You are on page 1of 4

PROBLEMAS ENCONTRADOS NOS AGRONEGCIOS E POSSVEIS SOLUES

O crescimento acelerado da produo agropecuria traz consigo um agravamento dos problemas ambientais, tornando obrigatria a incluso dessa questo nas anlises setoriais do agronegcio. Preocupam sob a tica ambiental a utilizao elevada de recursos naturais, a gerao de resduos e dejetos que poluem o ar, a gua e o solo e, finalmente a expanso da fronteira agrcola e seus reflexos sobre o desmatamento. So aspectos importantes a serem considerados do ponto de vista produtivo. Apesar de a legislao ambiental brasileira ser abrangente, no se verifica, na prtica, o cumprimento de diversas regulamentaes. Neste sentido, o problema parece estar concentrado em duas frentes: por um lado, h uma clara ineficincia no processo de fiscalizao e estabelecimento do enforcement e, por outro, h um desconhecimento generalizado, por parte dos produtores, da existncia de tais legislaes e normas. Em geral, o investimento em prticas sustentveis ainda visto como um custo desnecessrio. Entretanto, em alguns anos, isto poder representar vantagens competitivas no comrcio ou, de forma mais radical, a prpria excluso do produtor da atividade.

Desmatamento. As alteraes nos padres de consumo e o aumento da produo de alimentos vm resultando, nos ltimos anos, num elevado crescimento da rea ocupada por grandes culturas, tais como a soja. A expanso da fronteira agrcola vem ocupando reas florestais, resultando em elevadas taxas de desmatamento e queimada (contribuindo para o agravamento do efeito estufa), bem como em alteraes da qualidade do solo. Madeireiras ilegais tambm atuam de forma intensa nestas regies. Possvel Soluo: Deve-se atentar at para o papel dos combustveis limpos, tais como o lcool e a agro-energia em geral, na expanso da fronteira agrcola. Se por um lado so importantes fontes de energia limpa, auxiliando na reduo do uso de combustveis fsseis e, portanto, nas emisses de gases de efeito estufa. Deve-se atentar para polticas que visem reduo desta taxa de desmatamento e da velocidade do avano da fronteira agrcola. Aumentos de produtividade, atravs de pesquisas cientficas e tecnolgicas e otimizao da utilizao do solo, podem diminuir a necessidade de fertilizantes ou da gua para irrigao devem ser prioridades. fundamental, portanto, conhecer o balano energtico de programas desta natureza e os impactos em termos da mudana do uso do solo e da expanso da fronteira agrcola. Com relao ao setor madeireiro, deve haver fiscalizao eficiente de

atividades ilegais, bem como disseminao de processos de certificao florestal; deve haver valorao da floresta plantada para a sociedade assim como do custo de oportunidade de se manter a floresta em p. Assim, necessrio identificar e valorar tais benefcios e custos, a fim de vislumbrar uma poltica adequada de incentivo manuteno de florestas.

Preo das principais commodities. O produtor se preocupa somente em produzir cada vez mais, e no sabe que ai onde ele era, pois se h muita oferta os preos dos produtos tendem a cair, e o prejuzo para os pequenos produtores inevitvel uma vez que o valor dos insumos alto. Possvel Soluo: Para amenizar esse problema a soluo que resta aos produtores diminuir gasto para isso o investimento em tecnologia pode ser encarado como uma forma, pois com a tecnologia h mais agilidade no processo.

Resduos e o ambiente. A questo dos resduos gerados pelos processos produtivos tambm merece destaque. Estes resduos contaminam o solo, os recursos hdricos e o ar, atravs da poluio local (queimadas) ou global (emitindo gases que prejudicam o efeito estufa). Possvel Soluo: Devem-se encontrar alternativas de tratamento e, quando possvel, aproveit-los como fontes energticas para abastecimento da propriedade ou at mesmo de pequenas comunidades locais, como j vem sendo verificado em algumas propriedades suincolas (atravs do aproveitamento do biogs, produzido pelos dejetos), usinas de acar e lcool (atravs da utilizao do bagao da cana para co-gerar energia), madeireiras (serragem), beneficiadoras de arroz (aproveitamento da palha de arroz), entre outros. Exemplo: Destaca-se o importante papel do Mercado de Carbono como possvel instrumento de efetivao de prticas scio-ambientais sustentveis e viabilizao de investimentos para aproveitamento de resduos e gerao de energia. Usinas sucroalcooleiras esto investindo em aumento de eficincia do processo de co-gerao de energia (substituio por caldeiras e turbinas mais eficientes), capaz de utilizar o bagao da cana durante todo o ano para gerar sua prpria energia e vender o excedente para a rede brasileira de energia eltrica.

Problemas de Infra-estrutura. A falta de armazns suficientes para estocar a produo de milho tem preocupado produtores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O gro estocado a cu aberto um risco iminente que ganhar fora quando comear a colheita da soja, previsto para o incio do ano que vem. A procura por novos mercados considerada uma sada para desafogar a produo. Mato Grosso, o maior produtor do cereal em segunda safra no Brasil, contabilizou na ltima safra um aumento de 104% na produo, que passou de 7,6 milhes de toneladas para 15,5 milhes de toneladas. Assim tambm comportou o plantio do milho em Mato Grosso do Sul, que registrou alta de 77% na produo da ltima safra, de 3,4 milhes de toneladas para 6 milhes de toneladas. Os dois estados contriburam para o acrscimo de 26,8% na produo brasileira, que alcanou 72,7 milhes de toneladas na safra 11/12 frente a 57 milhes de toneladas na temporada passada. O cenrio otimista ganha ares de preocupao quando o assunto escoamento. Alm da precariedade das estradas, como ocorre em solo mato-grossense, a falta de silos para estocagem do gro implica na venda imediata da produo. Possvel Soluo: Necessidade de acordos e negociaes internacionais, logstica, crescimento para atender demanda maior no futuro, consolidaes no mercado, crdito e interao entre os segmentos, investimentos em infra-estrutura logstica e livre concorrncia. Melhorando assim a infra-estrutura, rodovias e armazns atravs de liberao de verbas do governo. Sem infra-estrutura, no h como aproveitar oportunidades.

Monocultura. A produo de bicombustveis promessa de ganhos para a economia brasileira. Mas, se no for bem planejada, pode fazer ressurgir extensas plantaes de uma s cultura e trazer problemas como falta de alimentos e poluio A monocultura o plantio extensivo de um nico vegetal. Ela traz desvantagens ambientais ocorrem porque exaure o solo com o tempo e reduz a biodiversidade. As desvantagens sociais ocorrem porque reduz o uso da mo-deobra no campo e afugenta as populaes rurais. E ainda h desvantagens econmicas, pois apresenta enormes riscos, j que uma nica doena ou praga ou a queda do preo do produto no mercado podem pr a perder toda a cadeia produtiva regional. Apesar da multiplicidade do agronegcio brasileiro, pode-se dizer que em grandes reas do pas j se pratica a monocultura da soja, a principal estrela da agricultura nacional e responsvel at 2005 por 44% de toda a rea cultivada do pas e em escala internacional traria benefcios econmicos ao Brasil.

Possvel Soluo: A diversificao de cultivos basicamente a troca da monocultura de um tipo de gro, por exemplo, e a introduo de novos cultivos rentveis, como a fruticultura e a olericultura, fumo, por exemplo, e, com isso, incrementar a produo de alimentos e o ingresso econmico para o agricultor, utilizando o clima, perodo do ano para cultivo, para a plantao e colheita a seu favor.

Concluso Em geral, as solues apresentadas podem ser resumidas e aplicadas s diferentes atividades agropecurias, apoio a instituies de pesquisa e universidades para desenvolvimento de estudos que direcionem tecnicamente a tomada de deciso de poltica agrcola; incentivo ao desenvolvimento tecnolgico que aumente a produtividade agrcola, diminuindo a tendncia de desmatamento; aumente a eficincia energtica; trate eficientemente os resduos gerados com possibilidade de gerar energia dentro da prpria propriedade. Adoo de programas de fiscalizao; divulgao de informao e qualificao de recursos humanos; capacitao dos produtores e propagao de gestes sustentveis, atravs da adoo de certificao ou selos limpos. Alm da demanda crescente (principalmente por consumidores europeus) por produtos que levem em conta critrios socioambientais, a certificao induz a processos produtivos e administrativos mais eficientes e agregam valor ao produto. O grande problema do Agronegcio esta em fazer com que a indstria consiga assimilar a grande variao que ocorre na produo, no basta s produzir, mas sim saber comercializar saber agregar valor e no em produzir cada vez mais sem falar tambm na grande desorganizao que ha nos elos na maioria das cadeias isso tambm um grave problema. No Brasil como se no bastassem os problemas citados cima, existe outros trs que so o carro chefe para tantas dificuldades, so eles: - Desrespeito propriedade privada, falta de estrutura para escoar a safra, e falta de mo de obra especializada so os gargalos do nosso pas.

You might also like