You are on page 1of 23

Avaliao da Ferramenta Methodology Explorer

Marlia Lima, Hermano Perrelli Centro de Informtica Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Caixa Postal 15.064 91.501-970 Recife PE Brasil
{msml,hermano}@cin.ufpe.br

Resumo. Este trabalho descreve o processo de avaliao da ferramenta Methodology Explorer, desenvolvida pelo Centro de Informtica UFPE, cujo foco o processo de desenvolvimento de software e encontra-se, atualmente, na verso 1.0. A sua avaliao foi realizada com o objetivo de delinear novas funcionalidades, baseada numa viso de mdio e longo prazo, assim como aumentar a sua qualidade no que se refere a eficincia e facilidade de uso.

1. Introduo
O sistema Methodology Explorer uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Informtica da Universidade Federal de Pernambuco e tem seu foco voltado para o processo de desenvolvimento de software. Tem como objetivo principal permitir, de maneira intuitiva e eficiente, a definio de componentes de processos adequados a uma organizao e seus projetos. Um componente uma unidade da metodologia que pode ser manipulada isoladamente, por exemplo: artefato, atividade, conjunto de atividades etc [Junior 2002]. Atualmente a ferramenta encontra-se na verso 1.0 e atravs dela, o usurio - em geral, engenheiro de processos ou projetista de metodologias - poder cadastrar novos componentes ou criar componentes a partir de outros j existentes. Alm disso, poder alterar, remover e consultar componentes j criados. Tais componentes podem ser exportados da ferramenta, gerando pginas HTML que podem ser visualizados sem utilizar a ferramenta. Considerando uma viso de curto e mdio prazo, espera-se que as prximas verses da ferramenta incorporem as seguintes caractersticas: Seja robusta o suficiente para permitir cadastrar, recuperar e manipular componentes metodolgicos de uma maneira simples, rpida e fcil; Possua regras de consistncia no momento de cadastrar os componentes, evitando assim, erros no momento de definir novo componentes a partir de outros j existentes; Permitir que durante o fluxo de instanciao dos componentes as vises de projeto e organizao sejam consideradas.

Em longo prazo espera-se que atravs da ferramenta Methodology Explorer o usurio seja capaz de caracterizar projetos, acompanhar e gerenciar sua execuo de acordo com o processo associado.

Considerando estas vises de futuro, o objetivo deste trabalho delinear novas possibilidades para a ferramenta. No restringindo apenas a novas funcionalidades, mas inclusive aumentar a qualidade do produto disponibilizado no que se refere a eficincia e facilidade de uso. A seguir descrita a metodologia definida para atingir esses objetivos.

1.1. Metodologia A metodologia para desenvolvimento deste trabalho de avaliao foi definida por quatro etapas bem distintas, conforme figura abaixo.

Teste

Avaliao ISO 12119

Benchmarks

Avaliao Final

Figura 1. Metodologia de Desenvolvimento do Trabalho

A seguir temos a descrio de cada etapa: Etapa I Conformidade com a Norma ISO/IEC 12119: avaliao da ferramenta Methodology Explorer, verso 1.0, segundo os Requisitos de Qualidade para pacotes de software definidos pela norma NBR ISO/IEC 12119 com o intuito de observar sua conformidade com a mesma, e levando assim a desenvolver uma ferramenta de maior qualidade do ponto de vista do usurio final. Etapa II Testes: avaliao da ferramenta propriamente dita, teste de suas funcionalidades e facilidade de uso. Etapa III Benchmark: realizao de um benchmark com as ferramentas: Config e AdaptPro Estao TABA e APSEE Prosoft com o objetivo de comparar os resultados produzidos por cada uma e delinear futuras verses para a Methodology Explorer. Este benchmark consistiu da modelagem das disciplinas de Requisitos e Anlise e Projeto do RUP Rational Unified Process. [RUP] Etapa IV: reunir os resultados obtidos nas trs etapas anteriores (teste, avaliao segundo ISO 12119 e benchmark) de forma a gerar um conjunto de recomendaes para futuras verses da ferramenta.

2. Avaliao de Conformidade com a Norma NBR ISO/IEC 12119


2.1. Descrio da Norma A Norma NBR ISO/IEC 12119 Pacotes de software Teste e requisitos de qualidade aplicvel a pacotes de software. So exemplos: processadores de texto, planilhas eletrnicas, bancos de dados, software grficos, programas para funes tcnicas ou cientficas e programas utilitrios. Esta norma estabelece requisitos de qualidade e instrues de teste (em particular para teste por terceira parte) para pacotes de software, sendo estruturada conforme figura abaixo [NBR ISO/IEC 12119].

Norma ISO/IEC 12119

Requisitos de Qualidade

Instrues para Teste

Descrio de Produto

Documentao de Usurio

Programas e Dados

Pr-requisitos de Teste

Atividades de Teste

Registros de Teste

Relatrio de Teste

Teste de Acompanhame nto

Figura 2. Estrutura da Norma NBR ISO/IEC 12119

Desta forma, a norma ISO 12119 no trata de processos de produo de software, trata de pacotes de software da forma como so oferecidos e liberados para uso. Ou seja, o sistema de qualidade do produtor est fora do escopo desta norma. Neste sentido, os potenciais usurios desta norma podem ser: Fornecedores que estejam especificando os requisitos para um pacote de software, projetando um modelo para descrever produtos, divulgando seus prprios produtos, submetendo produtos certificao; Entidades de certificao que pretendam estabelecer um modelo de certificao por terceira parte; Entidades de credenciamento que credenciam entidades de certificao ou laboratrios de teste; Laboratrios que devero seguir as instrues de teste para certificao ou para a emisso de marca de conformidade com a norma; Auditores quando julgam a competncia de laboratrios de teste; Compradores que pretendam comparar os requisitos necessrios para executar uma determinada tarefa com a informao presente nas descries de produtos existentes ou verificar se os requisitos foram atendidos; Usurios que pretendam se beneficiar com produtos melhores.

O contexto deste trabalho se encaixa como um usurio do tipo fornecedor que deseja avaliar a conformidade do seu produto com a norma. A seguir temos a listagem de algumas das definies utilizadas pela norma e seu entendimento de fundamental importncia para o entendimento da avaliao apresentada adiante. Estas so: Documento de Requisitos: documento contendo quaisquer combinaes de recomendaes, requisitos ou regulamentaes a serem atendidas por um pacote de software. Descrio de Produto: documento expondo as propriedades de um pacote de software, com o principal objetivo de auxiliar os potenciais compradores na avaliao adequada do produto antes de sua aquisio. Documentao de Usurio: conjunto completo de documentos, disponvel na forma impressa ou no, que fornecido para a utilizao do produto, sendo tambm uma parte integrante do produto. Documentao de Pacote: documentao de usurio e o documento de requisitos. Funo: implementao de um algoritmo em um programa com o qual o usurio ou o programa pode realizar toda uma tarefa ou parte dela. Guia de teste (test case): instruo documentada para o responsvel pelo teste que especifica como deve ou convm que seja testada uma funo ou uma combinao de funes. A norma ISO/IEC 12119 estabelece que um pacote de software est em conformidade com a mesma se atende a todos os requisitos1 estabelecidos para o Documento de Requisitos, Documentao de Usurio e Programas e Dados integrantes do software. Os requisitos indicados pelo uso da forma verbal convm que so opcionais [NBR ISO/IEC 12119]. Nas subsees a seguir, ser apresentada uma avaliao da ferramenta Methodology Explorer segundo os Requisitos de Qualidade. O resultado apresentado no formato de tabela onde a cada requisito est associada uma breve descrio e um indicativo, conforme legenda a seguir, se o mesmo foi atendido pela ferramenta sob anlise, a Methodology Explorer.
Tabela 1. Legenda dos Indicativos de Conformidade Smbolo Significado No se aplica Requisito Atendido Requisito No-atendido

No passvel de avaliao

Os requisitos sobre a documentao de usurio, programas e dados contm muitos requisitos gerais, mas no incluem todas as propriedades que os usurios possam desejar.

2.2. Avaliao da Descrio do Produto Nesta seo apresentada um tabela para o conjunto de requisitos estabelecidos para a Descrio de Produto. As informaes abaixo foram obtidas a partir do website onde a ferramenta encontra-se disponvel para download. Os dados encontrados esto distribudos ao longo dos tpicos apresentados no site, ou seja, no esto concentrados em um nico documento ou seo especfica com determina a Norma.
Tabela 2. Requisitos sobre o contedo da Descrio de Produto Caractersticas Requisitos Gerais Subcaractersticas Requisitos gerais Requisito Livre de inconsistncias internas Atendid o

Cada declarao deve ser correta e possvel de teste Convm que a descrio seja suficientemente inteligvel, completa, boa organizao e apresentao. Convm que cada termo utilizado tenha um nico significado Manuteno Declarar se existe manuteno, e existindo o que est includo Declaraes sobre Viso geral das funes Disponibilizar viso geral das funes (nem Funcionalidade todas precisam ser mencionadas), dados necessrios e facilidades oferecidas Para cada funo declarada identificar se a mesma parte do produto, de uma extenso ou de um suplemento sem garantia por exemplo Valores-limite Identificar Valores-limite, se existirem. Exemplos: nmero mximo de registros eu um arquivo, nmero mximo de critrios de busca, tamanho mnimo de amostra etc Declaraes sobre Declaraes sobre confiabilidade Incluir informaes sobre procedimentos Confiabilidade para preservao dos dados Declaraes sobre Interface com usurio O tipo de interface com o usurio deve ser Usabilidade especificado, por exemplo: menu, janela, linha de comando etc. Conhecimento requerido Conhecimentos especficos requeridos para a aplicao do produto devem ser descritos, por exemplo: conhecimento de outro idioma diferente daquele em que foi escrita a descrio de produto, conhecimento de uma rea tcnica, conhecimento de um sistema operacional etc Adaptao s necessidades dos Identificar as ferramentas de adaptao e as usurios condies de uso caso o produto possa ser adaptado pelo usurio, por exemplo: parmetros de configurao, mudana de algoritmo para computao atribuio de teclas de funo etc.

Proteo contra infraes e direitos Declarar proteo contra infraes e direitos autorais autorais, se existir. Declaraes sobre Pode incluir dados sobre o comportamento Declaraes sobre Eficincia Eficincia do produto em relao ao tempo, tais como tempo de resposta e taxas de throughput para uma/cada funo sobre condies estabelecidas Declaraes sobre Pode conter declaraes sobre Declaraes sobre Manutenibilidade Manutenibilidade manutenibilidade Declaraes sobre Pode conter declaraes sobre portabilidade Declaraes sobre Portabilidade Portabilidade

? ?

? ?

2.3. Avaliao da Documentao do Usurio Nesta seo apresentada um tabela para o conjunto de requisitos estabelecidos para a Documentao de Usurio.
Tabela 3. Requisitos sobre o contedo da Documentao de Usurio Caracterstica Requisito Completitude Todas as funes devem ser completamente descritas Todo valor-limite citado na descrio de produto deve ser repetido Incluir manual de instalao com todas as informaes necessrias, caso a instalao possa ser feita pelo usurio Convm que o manual de instalao estabelea o espao de armazenamento mnimo e mximo para a instalao do produto Correo Todas as informaes na documentao de usurio devem estar corretas. Convm que a documentao de usurio no contenha ambigidades nem erros Consistncia No deve apresentar contradies internas nem com a Descrio de Produto. Convm que cada termo tenha um nico significado em toda documentao Inteligibilidade Convm que a documentao de usurio seja inteligvel pela classe de usurios que normalmente executa a tarefa a ser atendida pelo produto, utilizando, por exemplo, uma seleo apropriada de termos, exibies grficas, explicaes detalhadas citando fontes teis de informao Apresentao e Convm que a documentao de usurio possua boa Organizao apresentao e organizao, de tal modo que quaisquer relacionamentos sejam facilmente identificados. Convm que todo documento tenha ndice analtico e remissivo Convm que o procedimento para impresso do documento seja indicado, caso no esteja na forma impressa Atendido

?
2

O manual citado no documento e disponibilizado juntamente com o arquivo de instalao.

2.4. Avaliao de Programas e Dados Nesta seo apresentada um tabela para o conjunto de requisitos estabelecidos para o item Programas e Dados.
Tabela 4. Requisitos sobre o contedo da Documentao de Usurio. Caracterstica Funcionalidade Instalao Presena de funes Correo Subcaracterstica Requisito Deve ser passvel de instalao com sucesso seguindo o manual, se puder ser feita pelo usurio. Todas funes mencionadas na documentao de usurio devem ser executveis da mesma forma nela descrita. Os programas e dados devem corresponder a todas as declaraes contidas na descrio de produto e na documentao de usurio As funes devem ser executadas de maneira correta para a realizao de uma tarefa. Os programas e dados no devem conter contradies internas, contradies com a descrio do produto e nem com a documentao de usurio. Convm que o controle da operao do programa pelo usurio e o comportamento do programa (por exemplo, mensagens, formatos de tela de entrada e relatrios impressos) sejam estruturados de maneira uniforme. O sistema no deve entrar em um estado no qual o usurio no consiga control-lo, nem deve corromper ou perder dados. Os programas devem reconhecer as violaes da sintaxe estabelecida para entrada de dados. Convm que as perguntas, mensagens e resultados dos programas sejam inteligveis. Deve ser possvel sempre ao usurio descobrir que funo est sendo executada. Convm que os programas forneam ao usurio informaes claramente visveis e fceis de serem lidas. Convm que o usurio seja guiado por informaes codificadas e agrupadas adequadamente. Onde for necessrio, convm que o usurio seja alertado pelos programas. Atendid o
3

Consistncia

Confiabilidade

Confiabilidade

?
5

Usabilidade

Inteligibilidade Apresentao e organizao

3 4

Instalao realizada com sucesso aps detalhamento da verso inicial do manual de instalao Problemas encontrados foram corrigidos, resultando numa nova verso da ferramenta. 5 Mensagens de erro no esclarecedoras

Operacionalidade

Eficincia

Eficincia

Manutenibilidade Manutenibilidade Portabilidade Portabilidade

Convm que as mensagens dos programas sejam projetadas de forma que o usurio possa diferenci-las facilmente pelo tipo, por exemplo: confirmao, solicitaes, advertncias, mensagens de erro. Convm que os formatos de tela de entrada, relatrios e de outras de entrada e sada sejam projetadas para serem claros e com boa apresentao e organizao. A execuo de funes que tem conseqncias graves deve ser reversvel, ou os programas devem dar uma clara mensagem sobre as conseqncias e requisitar confirmao antes da execuo do comando. Convm que o usurio seja capaz de acessar subitens de um texto de documentao de forma direta caso o mesmo seja exibido em um dilogo. Exemplo: pela seleo em uma tabela de contedo exibida na tela, ou por uma funo de busca baseada em palavraschave. Deve estar em conformidade com as declaraes de eficincia citadas em sua descrio Deve estar em conformidade com as declaraes de manutenibilidade citadas em sua descrio Deve estar em conformidade com as declaraes de portabilidade citadas em sua descrio

3. Benchmark
Nesta seo descrita a terceira etapa da metodologia utilizada, a realizao de um benchmark. Como descrito na seo 1.1, este benchmark consistiu em modelar um processo formado pelas disciplinas de Requisitos e Anlise e Projeto do RUP. Foram utilizadas as seguintes ferramentas, alm da prpria Methodology Explorer: APSEE Projeto Prosoft. Integrao de Ferramentas para Gerncia do Processo de Desenvolvimento de Software.

O Ambiente Prosoft - Projeto de Ambiente de Desenvolvimento de Software, est sendo desenvolvido no Instituto de Informtica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), em um programa de cooperao internacional com o Institut fr Informatik - Universitt Stuttgart (Alemanha) [APSEE]. A ferramenta APSEE foi inserida no ambiente Prosoft com o objetivo de auxiliar as diferentes etapas do ciclo de vida de processos, como modelagem, execuo, instanciao, validao, avaliao, reutilizao, adaptao e aperfeioamento. Config e AdaptPro Estao TABA. O projeto Estao TABA desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como objetivo a gerao de ambientes de desenvolvimento de software

adequados s particularidades de processos de desenvolvimento e projetos especficos. A ferramenta Config permite a configurao de ambientes organizacionais, enquanto que a AdaptPro permite a instanciao de processos de software em ambientes configurados pela Estao TABA [TABA]. Para cada ferramenta citada acima ser apresentado, nas sees a seguir, o resultado da modelagem proposta como benchmark. 3.1 Ferramenta Methodology Explorer Na figura baixo temos a viso do processo instanciado na ferramenta Methodology Explorer.

Figura 2. Viso do Processo Modelado na Ferramenta Methodology Explorer.

Em seguida, o processo foi publicado atravs da gerao de um website. Esta operao disponibilizada pela ferramenta atravs da funcionalidade Web Publisher.

Figura 3. Funcionalidade Web Publisher.

Figura 4. Website gerado pelo Web Publisher do Methodology Explorer.

Uma vez que os processos base foram definidos, o usurio poder criar novos processos a partir destes. Esta tarefa possvel atravs da funcionalidade Instance Creator, conforme ilustrado nas figuras a seguir.

Figura 5. Instance Creator Selecionando a Metodologia base.

Figura 6. Instance Creator Selecionado os componentes.

Figura 7. Nova metodologia instanciada a partir do Instance Creator do Explorer.

Methodology

Em resumo, atualmente atravs da ferramenta Methodology Explorer possvel definir um novo processo, instanciar processos a partir de outros j modelados e public-los em forma de website. 3.2 Ferramentas Config e AdaptPro Estao TABA Atravs da Estao TABA o benchmark poderia ser realizado com a utilizao da ferramenta Config, que permite a configurao de um ambiente baseado num processo, e pela ferramenta AdaptPro, utilizada para instanciar um processo para um determinado projeto. Contudo, no foi possvel realizar o benchmark proposto em funo das ferramentas acima citadas no estarem disponveis publicamente. Embora a realizao do benchmark tenha sido invivel, decidimos acrescentar algumas telas que permitem visualizar algumas das funcionalidades oferecidas pelas ferramentas Config e AdaptPro. As figuras apresentam funcionalidades da ferramenta Config onde o usurio poder caracterizar uma dada Organizao e definir seus processos base.

Figura 8. Caracterizando uma Organizao na ferramenta Config, Estao TABA.

Figura 9 e 10. Caracterizando um Processo Padro para a Organizao com a ferramenta Config, Estao TABA.

Uma vez configurado o ambiente da Organizao atravs da ferramenta Config, o usurio poder, ento, caracterizar um processo para uma determinado projeto a partir da ferramenta AdaptPro (vide figuras a seguir).

Figura 11. Definindo um Processo para um Projeto com a Ferramenta AdaptPro, Estao TABA.

Figura 12. Definindo o Ciclo de Vida do Processo com a ferramenta AdaptPro, Estao TABA.

Figura 13. Visualizando o Processo Definido com a ferramenta AdaptPro, Estao TABA.

Em funo dessas ferramentas, Config e AdaptPro, disponibilizarem um grande nmero de funcionalidades no seria possvel no espao deste artigo apresentar as respectivas telas para cada uma das mesmas. Sendo assim, so listadas abaixo as vises contempladas e consideradas pela Estao TABA para definio e instanciao de processos: Viso da Organizao: caracterizao da organizao, cultura e objetivos na rea de software. Definio de processos padro para a organizao, considerando aspectos de Qualidade de Software como as atividades propostas pelo CMM e pela norma NBR ISO12207. Viso de Projeto: caracterizao e planejamento do processo para um projeto especfico, levando em considerao suas particularidades.

3.3 Ferramenta APSEE Ambiente Prosoft Ao contrrio das ferramentas citadas anteriormente, a APSEE utiliza uma linguagem de modelagem, chamada PML Process Modeling Language, atravs da qual o usurio pode definir seus processos. De forma resumida, segue na tabela abaixo uma legenda para cada elemento da linguagem utilizado no benchmark.

Tabela 5. Alguns Elementos da Linguagem PML, APSEE Prosoft. Elemento Atividades Atividade Folha Significado

Atividade Decomposta (fragmento)

Conexo entre Atividades Conexo Simples de Seqncia, onde dependncia pode ser uma conexo do tipo: end-start, start-start, end-end ou ? (indefinido). Conexo Simples de Feedback, onde condio uma expresso lgica avaliada em tempo de execuo.

Conexo Mltipla de Join, onde Tipo pode ser: AND, OR ou XOR; e Tipo_Dep pode ser: end-start, startstart, end-end ou ? (indefinido). Conexo Mltipla de Branch, onde Tipo pode ser: AND, OR ou XOR; e Tipo_Dep pode ser: end-start, startstart, end-end ou ? (indefinido). Artefato Artefato

Conexo entre artefatos e atividades.

A seguir so apresentadas algumas figuras que representam a modelagem da disciplina de Requisitos na ferramenta APSEE utilizando a linguagem PML.

Figura 14. Modelagem Disciplina de Requisitos na APSEE Prosoft.

Figura 15. Detalhando a Modelagem da Atividade Decomposta Analyse the Problem da Disciplina de Requisitos na APSEE Prosoft.

As Atividades, Papis (Roles) e Artefatos definidos na ferramenta podem ser criados sob uma hierarquia, facilitando assim sua contextualizao no processo. Nas figuras a seguir, so apresentadas as hierarquias definidas para os Papis e Artefatos das disciplinas consideradas no benchmark. Lembrando que esta hierarquia pode ser definida livremente pelo usurio, ou seja, da forma que lhe for mais conveniente. Para a execuo deste benchmark foi escolhida a hierarquia definida pelo prprio RUP.

Figura 16. Hierarquia de Artefatos Modelada na Ferramenta APSEE Prosoft.

Figura 17. Hierarquia de Papis Modelada na Ferramenta APSEE Prosoft.

Assim como a Estao TABA, a ferramenta APSEE tambm incorpora as vises da organizao e de projetos especficos para permitir a definio, instanciao, e execuo dos processos. A seguir, temos uma tabela onde so apresentadas de forma sucinta as funcionalidades ou caractersticas disponibilizadas por cada ferramenta utilizada por este benchmark.
Tabela 6. Concluso do Benchmark: funcionalidades de cada Ferramenta. Caractersticas Modelagem de qualquer processo Linguagem de modelagem Instanciao a partir de um processo padro Hierarquia de artefatos, atividades, ferramentas e papis. Viso de Projeto Viso da Organizao Acompanhamento das atividades durante execuo do projeto Mtrica Conhecimento do Processo Compatibilizao com CMM e ISO Polticas de Instanciao Methodology Explorer Config e AdaptPro Estao TABA APSEE Prosoft

4. Recomendaes
Como ltima etapa da metodologia de desenvolvimento definida para este trabalho, citada na seo 1.1, este tpico tem como objetivo reunir um conjunto de recomendaes para a evoluo da ferramenta Methodology Explorer a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores: avaliao segundo a norma ISO 12119, testes gerais e execuo de um benchmark. Desta forma, as recomendaes esto organizadas segundo dois grupos: Conformidade com a Norma ISO 12119 e Novas Caractersticas e Funcionalidades. Este ltimo tem como objetivo listar novas funcionalidades que venham a permitir permitir a instanciao de um processo para um projeto especfico de uma organizao, assim como acompanhar sua execuo. 4.1 Recomendaes para Conformidade com a Norma ISO/IEC 12119 Disponibilizar a qualquer pessoa interessada um documento sob o ttulo Descrio do Produto contendo todas as informaes exigidas pela norma, vide seo 2.2. Este documento pode ser feito em qualquer formato, como por exemplo: doc, html ou pdf; o importante que as informaes estejam agrupadas sob o ttulo Descrio de Produto. Disponibilizar aos usurios da ferramenta um documento sob o ttulo Documentao do Usurio contendo todas as informaes exigidas pela norma. Para isto, suficiente complementar o manual do usurio j existente com as informaes no disponibilizadas, vide seo 2.3. Em relao utilizao do software propriamente dito: o Disponibilizar um manual de instalao com um passo a passo detalhado e explcito, de forma que a execuo dos mesmos no exija um conhecimento adquirido previamente pelo usurio. o Resolver o aspecto de lentido na execuo quando o usurio entra com muitos dados. Atualmente, medida que as informaes so cadastradas a execuo da funcionalidade salvar vai ser tornando cada vez mais lenta. o Emitir mensagens de erro que sejam claras o suficiente para que o usurio possa identificar onde est acontecendo o problema e como resolv-lo. o Projetar o layout das mensagens emitidas de forma que o usurio possa diferenci-las pelo tipo, por exemplo: confirmao, solicitao, advertncias e mensagens de erro. o Requisitar confirmao antes da execuo de comandos como excluir, sair e fechar. Em relao a este ltimo, solicitar ao usurio confirmao se as alteraes realizadas devem ser salvas ou no quando o mesmo executa a funcionalidade fechar metodologia. 4.1 Recomendaes para Novas Caractersticas e Funcionalidades Aspectos relacionados ao site http://www.cin.ufpe.br/~mexplorer: do Projeto Methodology Explorer,

o Disponibilizar informaes de forma estruturada sobre o projeto de desenvolvimento da ferramenta: objetivos do projeto, objetivos da ferramenta, equipe, histrico, usurios da ferramenta e publicaes relacionadas. o Analisar a necessidade de criar uma verso em ingls do site, considerando qual o pblico-alvo esperado para a ferramenta. Em relao ao Manual do Usurio disponibilizado: o Criar uma seo com exemplos de processos definidos na ferramenta. Estes exemplos orientam o usurio e demonstram todo o potencial da ferramenta. o Informar mais detalhes sobre a funcionalidade Web Publisher: que informaes so publicadas. Em relao funcionalidade Web Publisher: o Gerar o website em ingls, uma vez que a ferramenta est em ingls. o Disponibilizar templates para que o usurio tenha mais de uma opo de layout de pgina. o Melhorar a navegabilidade no website gerado de forma que o usurio possa identificar em que item do menu ele se encontra durante a navegao. Em relao a novas funcionalidades o Criar a viso de Projeto permitir que o usurio caracterize um projeto e associe um processo ao mesmo. o Permitir que artefatos, papis, atividades, ferramentas sejam definidos de forma estruturada, cada qual com entradas para as informaes relevantes ao seu contexto. o Permitir o acompanhamento das atividades de cada participante do projeto, ou seja, visualizar o status das atividades e artefatos definidos para cada pessoa no projeto. o Permitir, ao trmino do projeto, que seja analisada a aderncia do processo escolhido ao tipo de projeto em questo. Disponibilizar essas informaes no momento em que o usurio instancie um processo para um novo projeto.

5. Avaliao Final e Concluses


A partir dos resultados obtidos com a execuo do benchmark chegamos a uma viso de que os processos caminham para uma particularizao em funo da cultura da organizao e de caractersticas especficas dos projetos aos quais esto relacionados. Ou seja, cada empresa pode ter processos que se adequam melhor s necessidades e objetivos de cada projeto e da prpria empresa. Nesse contexto, a principal evoluo da ferramenta Methodology Explorer seria permitir esta particularizao dos processos em funo da organizao e de seus

projetos. Um outro fator importante a ser considerado trata-se das documentaes disponibilizadas aos usurios. Uma boa documentao de fundamental importncia para que o usurio consiga utilizar toda a potencialidade da ferramenta e da forma mais adequada. E neste caso, uma boa opo seria disponibilizar exemplos de processos, j conhecidos, definidos na ferramenta de forma que o usurio tenha exemplos prticos e reais nos quais possa basear-se.

6. Referncias
APSEE Prosoft Projeto de Ambiente de Desenvolvimento de Software. UFRGS http://www.inf.ufrgs.br/~prosoft/ Colombo, R., Tsukumo, A., et al. (1997) Qualidade de Software: Vises de Produto e Processo de Software, II Escola de Informtica da SBC, Piracicaba, SP, p.173-189. Colombo, R., Guerra, A. The Evaluation Method for Software Product. CenPRA Centro de Pesquisas Renato Archer. Estao TABA UFRJ. Meta-Ambiente para instanciao de Ambientes de Desenvolvimento de Software convencionais e Orientados a Domnios. http://www.cos.ufrj.br/~taba Ferramenta Methodology Explorer, http://www.cin.ufpe.br/~mexplorer Junior, C. R. S. (2002) Documento de Requisitos do Sistema Methodology Explorer, verso 3.0, http://www.cin.ufpe.br/~mexplorer NBR ISO/IEC 12119, Tecnologia de informao Pacotes de Software Teste e requisitos de qualidade, Rio de Janeiro, 1998. RUP Rational Unified Process, http://www.rational.com

You might also like