You are on page 1of 8

PENSAMENTO E A AQUISIO DA LINGUAGEM: UMA REFLEXO DA TEORIA DE VYGOTSKY

[1]RAMOS, Rowayne Soares. [2]OLIVEIRA, Ana Arlinda.

Resumo: Este artigo aborda a linguagem humana, destacando, conforme a teoria de Vygotsky, a relao existente entre pensamento e palavra, a interao entre o beb e o sujeito falante, enfatizando a fala egocntrica, interior e social, nas concepes de Piaget e Vygotsky. Partindo de uma leitura analtica e reflexiva do Livro Linguagem e Pensamento do autor citado. A relao entre linguagem e pensamento para Vygotsky de suma importncia para as relaes culturais e sociais do sujeito em sua vivncia com o mundo exterior e interior do processo de aquisio da linguagem.

Palavras-chave: Linguagem. Pensamento. Palavra. Teoria sociointeracionista.

1. Introduo
A criana, desde o seu nascimento, imersa em um mundo social, onde toda a atividade humana mediada pela linguagem. Atravs de sua interao com o mundo, a criana, gradativamente, vai apropriando-se da linguagem em suas relaes com os objetos e com o outro, seja criana ou adulto. Quando nasce, o beb encontra um mundo de linguagem, onde a me fala com ele e fala com os demais na presena dele. Desta forma, quando o beb comea a falar como outro que ele se refere, dizendo: ele quer..., o nen gosta.... Este processo nomeado por Lacan, como alienao, preciso alienar-se no desejo e nas palavras de outra pessoa para poder ter existncia simblica. Portanto, para o beb poder falar por si mesmo, tendo seu eu como sujeito de seu enunciado, primeiramente, a linguagem vai habit-lo atravs das palavras que o envolvem e aps, ele ter a iluso de domin-la. Tambm ser necessria a separao que desalienar o nen do saber e das palavras da me, para que ela tenha uma existncia simblica prpria.

Os pais se admiram a cada vez que tm o privilgio de acompanhar de perto as primeiras vocalizaes do beb, seus balbucios e fragmentos de enunciados, reconhecendo parte de suas prprias falas. Desta forma, a aquisio da linguagem um fenmeno que se repete em cada ser. Na convivncia com a famlia, o beb recebe a transmisso de uma lngua, junto com as normas, tradies e costumes da comunidade, do contexto em que est inserido. Pode-se afirmar que a funo que a linguagem cumpre no desenvolvimento do ser humano algo insubstituvel. Como coloca Jerusalinsky:

Se bem que a criatura humana nasa com uma disposio na sua aparelhagem orgnica para funcionar no campo da linguagem, ela no nasce coma a linguagem pr-estabelecida. Ela nasce sim, tanto com a disposio como tambm com a necessidade imperiosa de funcionar nesse campo. No h nada no organismo humano que venha a suprir a funo imprescindvel que a linguagem cumpre (2002, p.9).

A relao do sujeito com a realidade se faz sempre mediada pelo outro, atravs da linguagem. Vygotsky considera a linguagem como constituidora das funes mentais superiores, sendo que o conhecimento adquirido nas relaes entre as pessoas, atravs da linguagem e da interao social. Sendo assim, Vygotsky acredita que no significado da palavra que o sujeito encontra as respostas referentes s questes sobre pensamento e fala. Seguindo esta teoria, valido questionar: Como se d este processo de aquisio da linguagem na criana? Qual a relao da palavra com o pensamento? Para obter respostas para estas questes, busquei auxilio na teoria de Vygotsky sobre pensamento, aquisio e desenvolvimento da linguagem.

2. Quem foi Vygotsky

Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu a 5 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, no nordeste de Minsk, na Bielo-Russia. Em 1917, aps graduar-se na Universidade de Moscou, com especializao em Literatura, comeou sua pesquisa literria. De 1917 a 1923 lecionou literatura e psicologia numa escola em Gomel. Em 1924 mudou-se para Moscou, trabalhando no Instituto de Psicologia e no Instituto de

Estudos das Deficincias, por ele criado. Entre 1925 e 1934, reuniu em torno de si um grande grupo de jovens cientistas que trabalhavam na rea de psicologia e no estudo das anormalidades fsicas e mentais. Dr. Em Educao e Desenvolvimento Humano; Psiclogo Especialista em Psicologia Clnica. O interesse pela medicina fez com que realizasse o curso. Um pouco antes de sua morte, foi convidado para dirigir o departamento de Psicologia do Instituto Sovitico de Medicina Experimental. Entre suas principais obras destaca-se: A Formao Social da Mente, Linguagem, Desenvolvimento e Linguagem e Pensamento e Palavra. Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar s crianas. Ao lado de colaboradores como Leontiev e Luria, apresenta-nos conceitos importantes para a aprendizagem e a psicologia. Vygotsky sempre considerou o homem inserido na sociedade e, desta forma, sua abordagem foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com nfase da dimenso scio-histrica e na interao do sujeito com o outro no espao social. Suas maiores contribuies esto nas reflexes sobre o desenvolvimento infantil e sua relao com a aprendizagem em sociedade e o desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Vygotsky morreu de Tuberculose, em 11 de junho de 1934, deixando importante contribuio para a psicologia e a aprendizagem.

3. As relaes entre Pensamento e Linguagem No livro Pensamento e Linguagem, Vygotsky apresenta uma argumentao elaborada, demonstrando que a Linguagem um processo pessoal ao mesmo tempo em que um processo social. Assim, a fala humana o comportamento do uso de signos mais importante ao longo do desenvolvimento da espcie humana. Atravs dela, a criana supera as limitaes existentes em seu ambiente, controlando o prprio comportamento. Na psicologia existem vertentes diferentes que explicam a aquisio da linguagem, sendo que umas defendem que a linguagem inata, j nasce com o beb e outras, que ela aprendida no meio, na interao com o ambiente e as pessoas. Para Chomsky A aquisio da Lngua se parece muito com o crescimento dos rgos em geral; algo que acontece com a criana e no algo que a criana faz (1998, p.23). Inatista, Chomsky acredita que a mente j vem dotada de uma estrutura propensa a adquirir saberes, sendo a aquisio da linguagem uma parte especfica do

processo de aquisio do conhecimento. O autor afirma que atravs da linguagem o ser humano consegue expor o pensamento e comunicar-se, diferenciando-se assim dos outros seres vivos. Chomsky ressalta que a criana nasce com as condies de aprender lnguas, com o rgo da linguagem embutido no sistema nervoso central. Para ele, embora o meio ambiente importe, influenciando no processo da linguagem, o curso geral do desenvolvimento e os traos bsicos so pr-determinados pelo estado inicial. A criana no aprende uma lngua, ela a desenvolve e todo ser humano considerado normal capaz de desenvolver qualquer lngua natural (humana). Sua teoria confrontada com a de Skinner, que alega que a linguagem essencialmente uma questo de aprendizagem, no sentido especfico de aquisio pela mente, atravs de um sistema exterior. Vygotsky, ao contrrio, acredita que a aquisio da linguagem na criana se d devido interao que a mesma possui com o ambiente que a rodeia e o convvio com outros da espcie. A linguagem no apenas uma expresso do conhecimento adquirido pela criana, entre pensamento e palavra existe uma inter-relao fundamental, em que a linguagem tem papel essencial na formao do pensamento e do carter do indivduo. Pode-se considerar a linguagem como um instrumento complexo que viabiliza a comunicao e a vida em sociedade. Sem ela, o ser humano no social, nem cultural. Para o autor, pensamento e linguagem tm origens diferentes. Inicialmente (no inicio da vida humana), o pensamento no verbal e a fala no intelectual. Desta maneira, o balbucio e o choro da criana nos primeiros meses de vida so estgios do desenvolvimento da fala que no tm relao com a evoluo do pensamento, sendo consideradas como manifestaes de comportamento emocional. As risadas, os sons inarticulados e os gestos so meios que o beb dispe de contato social a partir do nascimento. Embora pensamento e linguagem tenham razes diversas (genticas do pensamento e da linguagem), h no desenvolvimento da criana um perodo considerado como prlingustico do pensamento e um perodo pr-intelectual da fala. Vygotsky ressalta que a descoberta mais importante da vida da criana acontece por volta dos dois anos de idade, quando as curvas da evoluo do pensamento e da fala se cruzam e unem-se para formar uma nova forma de comportamento, surgindo assim a fala racional ou pensamento verbal. Neste perodo a criana percebe

que cada coisa tem um nome, um signo, um significado. A curiosidade desperta e a criana desenvolve seu vocabulrio. Desta forma, no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. no significado, ento, que podemos encontrar as respostas s nossas questes sobre a relao entre o pensamento e a fala. (Vygotsky, 2005, p. 5). O significado parte integrante da palavra, pertencendo ao domnio da linguagem e ao domnio do pensamento, pois uma palavra sem significado um som vazio. A relao entre pensamento e palavra um processo vivo; o pensamento nasce atravs das palavras. Uma palavra desprovida de pensamento uma coisa morta, e um pensamento no expresso por palavras, permanece uma sombra. A relao entre eles no , no entanto, algo j formado e constante; surge ao longo do desenvolvimento e tambm se modifica (2005, p.190). A funo da linguagem a comunicao combinada com o pensamento, a comunicao permite a interao social e organiza o pensamento. No desenvolvimento humano, a aquisio da linguagem passa por diversas fases: a linguagem social, a linguagem egocntrica e a linguagem interior: a social tem a funo de comunicar, sendo a primeira linguagem que surge; a egocntrica e a interior esto intimamente ligadas ao pensamento.

4. Fala Egocntrica nas concepes de Piaget e Vygotsky

Em relao fala egocntrica, Vygotsky e Piaget discordam em vrios aspectos: Na concepo de Piaget, em sua fala egocntrica, a criana no se adapta ao pensamento do adulto, sendo que seu pensamento permanece totalmente egocntrico, tornando sua conversa incompreensvel para os outros. Desta forma, a criana no tenta se comunicar, apenas faz comentrios em voz alta do que est fazendo. Esta uma fala que no apresenta funo til. As observaes sistemticas de Piaget quanto ao uso da linguagem pela criana, definem que as conversas das crianas podem ser divididas e classificadas em dois grupos: o egocntrico e o socializado. Desta forma, a fala egocntrica se assemelha a um monlogo, a criana s fala de si prpria, sem interesse por interlocutor, no espera resposta, pois no est querendo comunicar-se e no se preocupa se algum a

est ouvindo. J na fala socializada h a tentativa de estabelecer dilogo, a criana transmite informaes e questiona. Para Piaget, a fala egocntrica deriva da socializao insuficiente da fala e desaparece (se atrofia) na idade escolar, por volta dos sete ou oito anos. Na concepo de Vygotsky, a fala egocntrica Um fenmeno de transio das funes interpsquicas para as intrapsquicas, isto , da atividade social e coletiva da criana para a sua atividade mais individualizada (2005, p.166). A fala egocntrica tem um papel importante na atividade da criana, sendo que e o curso do desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Temos ento duas linhas de pensamento referente fala egocntrica: Na viso de Piaget a fala social subseqente fala egocntrica e a fala egocntrica ento desaparece: FALA EGOCNTRICA FALA SOCIAL DESAPARECIMENTO Na viso de Vygotsky, o desenvolvimento evolui da fala social para a egocntrica, sendo que a fala mais primitiva do ser humano a fala social e o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Desta forma a fala egocntrica transformase em fala interior. FALA SOCIAL FALA EGOCNTRICA FALA INTERIOR Sendo um instrumento do pensamento, a linguagem apresenta alm das caractersticas da fala externa (discurso), a possibilidade da existncia da fala interior, que acontece quando o sujeito consigo mesmo, volta-se para o pensamento, exercitando suas funes psicolgicas. O declnio da fala egocntrica representa que a criana abstraindo o som da fala, adquire capacidade para raciocinar e pensar as palavras, sem precisar verbaliz-las, o que representa a fala interior. Portanto, a fala interior surge aps a fala egocntrica, quando as palavras passam a ser pensadas, sem que obrigatoriamente sejam ditas.

5. Concluso

A funo primordial da fala, conforme Vygotsky o contato social, sendo que a vivncia em sociedade essencial para o ser humano. O desenvolvimento da linguagem impulsionado pela necessidade que o sujeito tem de comunicar-se com o

ambiente e os outros seres da espcie. Desta forma, quando a criana chora, balbucia ou d risada, est criando um meio de contato com o outro alm de obter um alivio emocional. Quanto questo da fala egocntrica, nota-se que Piaget e Vygotsky discordam em vrios aspectos, do surgimento at o desaparecimento. Mas h tambm uma concordncia entre os dois autores referente a este tipo de fala: a fala egocntrica caracteriza uma fase especial do desenvolvimento da criana, representando uma forma especfica de orientao social. Se a linguagem matria do pensamento e tambm o elemento da comunicao social, pode-se afirmar que no h sociedade sem comunicao e consequentemente, sem linguagem. A linguagem constituda a partir da sociedade humana, sendo um produto social, nascido da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se com seus semelhantes. A criana nasce inserida em um mundo de linguagem, um universo repleto de simbolizao. O contato com o adulto, que nomeia os objetos, estabelece relaes e situaes iro auxili-la na construo de significados. As experincias do cotidiano oferecem elementos para a criana organizar seu pensamento, interagir com o meio e realizar suas prprias escolhas. Vygotsky defende a idia de que onde houver linguagem h relao entre sujeitos e as nossas funes psicolgicas superiores so adquiridas pela convivncia com o outro. A transio entre pensamento e palavra passa pelo significado Neste processo, a linguagem de funo social, o sistema simblico de todos os seres humanos, sendo mediadora do sujeito e o objeto de conhecimento.

Referncias

BERNARDINO, L. M. F. (Org.). O que a psicanlise pode ensinar sobre a criana, sujeito em constituio. In: A Abordagem psicanaltica do desenvolvimento infantil e suas vicissitudes.So Paulo: Escuta, 2006.

CHOMSKY, Noam. Linguagem e Mente. Braslia: Editora da UnB, 1998. VYGOTSKY, L. S. A formao Social da Mente. Traduo Jos Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. So Paulo: Martins Fontes, 1989. _________________ . Pensamento e Linguagem. Traduo Jeferson L. Camargo.

So Paulo: Martins Fontes, 1993.

[1] Mestrando em Educao PPGE/UFMT Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento


[2]

Orientadora - Professora Ps-Doutora em Educao PPGE/UFMT

You might also like