You are on page 1of 9

MANUAL DO CANDIDATO

Extenso

Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contm informaes bsicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das disciplinas, processo seletivo, documentao para ingresso em nossos cursos, diferenciais do curso, minicurrculo do coordenador tcnico do curso, contatos, entre outras. Salientamos que para detalhamento sobre investimento, incio previsto do curso, entre outras informaes que desejar, voc dever cadastrar-se em nosso site ou entrar em contato com o campus em que est sendo oferecido o curso de sua escolha. Seja bem-vindo(a) FAAP Ps-Graduao! Prof. Victor Mirshawka Junior Diretor FAAP Ps-Graduao

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

NDICE

PERCIA JUDICIAL PARA ADMINISTRADORES, ECONOMISTAS E CONTADORES | RP... 3 OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS ........................................................................... 4 INFORMAES GERAIS ..................................................................................... 6 PRODUTOS EDUCACIONAIS FAAP-PS ................................................................ 7 REAS ABRANGIDAS PELOS CURSOS.................................................................. 8 FAAP UPGRADE CLUB........................................................................................ 8 CAMPI FAAP .................................................................................................... 9

A concepo de projetos pedaggicos de cursos apropriados s necessidades de formao dos alunos e alinhados s demandas do mercado, associada escolha diligente dos melhores professores, culminando com os trabalhos de concluso (monografias) e sua avaliao, dentro da rea de produo cientfica, so o cerne de nossas atividades. Por conta disso, estamos constantemente pesquisando e estudando, luz dos cenrios e tendncias competitivas, a figura fugidia do profissional do futuro. O profissional tecnolgico, o competente, o talentoso, o humanista e o artista/culto. Prof. Victor Mirshawka Junior | Diretor da FAAP Ps-Graduao

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

PERCIA JUDICIAL PARA ADMINISTRADORES, ECONOMISTAS E CONTADORES | RP


Vinculao: Coordenao: rea: Campus: Objetivo: Faculdade de Economia Prof. Matheus Bernardo Delbon e Prof. Victor Toyoji de Nozaki Administrao e Negcios, Finanas e Economia Ribeiro Preto Prover conceitos e ferramentas para a formulao de laudos e pareceres periciais para instruir aes judiciais, atuando como assistente tcnico ou perito do juzo. Capacitar administradores, economistas e contadores com as principais ferramentas tcnicas e conceitos de Direito Processual. Profissionais de Administrao, Economia e Contabilidade que buscam um novo mercado ou complementar sua atuao profissional atuando na rea jurdica. Alm de profissionais de Direito que busquem ampliar seus conhecimentos em percia judicial, para melhor entendimento e formulaes de quesitos. Apresentar em sala de aula casos prticos atravs dos quais ser explicada a teoria e a legislao intrnseca a cada disciplina. Administrao Judicial de Empresas em Recuperao Judicial e Falncia Arbitragem e Mediao Aspectos Jurdicos da Percia Administrativa, Econmica e Contbil Clculos Previdencirios Clculos Trabalhistas Direito Processual Aplicado a Percia Elaborao, Impugnao e Resposta de Laudo Pericial Legislao Previdenciria Aplicada a Percia Legislao Trabalhista Aplicada a Percia Matemtica Financeira e Clculos Aplicados a Percia Orientaes Procedimentais, Valorao e Mercado de Trabalho Percias Extrajudiciais Percias Financeiras e Bancrias Percias Mercantis Utilizao de Planilhas Eletrnicas

A quem se destina:

Metodologia: Programa:

Obs.: disciplinas em ordem alfabtica.

Processo seletivo: Documentos necessrios para o processo seletivo:

Anlise curricular, entrevista e o envio dos documentos abaixo listados. Duas fotos 3x4 recentes iguais. CPF - uma cpia simples. RG - uma cpia simples. Curriculum vitae (para anlise). Comprovante de residncia com CEP - uma cpia simples. Ficha de inscrio entregar preenchida (clique aqui para download da ficha).

Local do curso e endereo para envio dos documentos para o processo seletivo:

FAAP Ps-Graduao | Campus Ribeiro Preto Av. Independncia, 3670 14026-160 Ribeiro Preto/SP (16) 3913-6300 | posrp.secretaria@faap.br Enviar documentao aos cuidados de Simone Lopes.

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS


Administrao Judicial de Empresas em Recuperao Judicial e Falncia Arbitragem e Mediao Entender os mecanismos da Lei 11.101/05 (Recuperao de Empresas e Falncia), para atuao como administrador judicial ou assistente das partes para a formulao de plano de recuperao judicial.

Aplicar mtodos extrajudiciais de conflitos, promovendo institutos de arbitragem (Lei Federal 9.307/96) mediao, dentre outro mtodos ainda menos conhecidos como conselho de conflitos, a fim de promover a atuao de profissionais especficos como administradores, economistas e contadores como conhecedor tcnico da matria em litgio com o objetivo de evitar a morosidade e onerosidade da justia comum. Apresentar a forma em que o profissional de Administrao, Economia e Contabilidade atua na qualidade de perito judicial, sua previso legal e importncia dentro do processo judicial.

Aspectos Jurdicos da Percia Administrativa, Econmica e Contbil Clculos Previdencirios

Apresentar a sistemtica adotada pela Previdncia Social para o clculo de concesso de benefcios previdencirios, bem como os clculos para recebimento de valores devidos pelo INSS, e reclculos de benefcios. Promover o desenvolvimento da habilidade de realizar percia no campo previdencirio junto a Justia Federal. Apresentar a sistemtica que compem a CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas) para a composio dos salrios, encargos sociais, previdencirios e demais benefcios tais como: hora-extra, frias, 13 salrio, contribuio previdenciria, adicionais salariais, salrios por comisso, imposto sindical, dentre outros a fim de proferir laudo de liquidao de sentena trabalhista na Justia do Trabalho. Apresentar os elementos de Direito Processual para que o perito judicial entenda a sistemtica da justia, possibilitando manusear o processo e praticar os atos atribudos aos peritos. Estudar tcnica de redao de Laudo Pericial, fazendo com que o aluno se familiarize com o portugus jurdico e a forma de escrita inerente ao Direito, bem como a forma demandada pela Justia de um bom laudo pericial. Apresentar as normas tcnicas em que o perito deve se atentar para defender seu posicionamento pericial, respondendo as partes que provavelmente contestaro ou pediro esclarecimentos sobre o laudo apresentado. Apresentar os temas de Direito Previdencirio, bem como as leis que envolvem e demandam de percias judiciais de administradores, economistas e contadores.

Clculos Trabalhistas

Direito Processual Aplicado a Percia

Elaborao, Impugnao e Resposta de Laudo Pericial

Legislao Previdenciria Aplicada a Percia Legislao Trabalhista Aplicada a Percia Matemtica Financeira e Clculos Aplicados a Percia Orientaes Procedimentais, Valorao e Mercado de Trabalho

Apresentar os temas de Direito do Trabalho, bem como as leis, que envolvem e demandam de percias judiciais de administradores, economistas e contadores.

Apresentar os principais sistemas de clculo financeiro, usualmente aplicado em contratos bancrios e financeiros no Brasil.

Orientar com relao aos procedimentos junto aos Conselhos Profissionais (CRA, CORECON, CRC) para a obteno de certido de perito judicial, bem como para se inscrever como perito judicial junto ao judicirio e como assistente tcnico das partes.

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

Percias Extrajudiciais

Apresentar temas que podem requerer percia mesmo sem a existncia de um processo, muitas vezes analisando sobre a viabilidade de se iniciar um processo e suas expectativas. Apresentar os principais temas judiciais em matria bancria e financeira, tais como contratos bancrios, financiamentos expurgos inflacionrios, dentre outros. Apresentar temas referentes percia de empresas, tais como valor de uma empresa, viabilidade econmica, estado falimentar e plano de recuperao judicial. Apresentar ferramentas informatizadas para a utilizao de planilhas eletrnicas (MS Exel, Br Calc), apresentando suas frmulas e sistemtica de utilizao.

Percias Financeiras e Bancrias Percias Mercantis

Utilizao de Planilhas Eletrnica

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

INFORMAES GERAIS
Coordenao tcnica: Prof. Victor Toyoji de Nozaki (vtnozaki@faap.br) Economista e Mestre em Economia Aplicada pela FEARP USP. Foi Administrador Pblico na rea de Finanas, Administrao e Saneamento Bsico, alm de ter sido professor de Administrao Pblica das Faculdades Integradas Fafibe. consultor da rea pblica, em especial no que se refere gesto de projetos. Possui larga experincia no assunto, tendo desenvolvido aes tanto na rea pblica como na privada. ainda consultor especialista em projetos de captao de recursos financeiros de empresas privadas e pblicas. Prof. Matheus Bernardo Delbon (mbdelbon@faap.br) Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Uniara - Centro Universitrio de Araraquara; Especialista em Direito Empresarial (MBA) pela FGVLaw; Graduado em Administrao Pblica pela UNESP; Graduado em Direito pela UNIP. scio da Evoluta Assessoria que atua na rea de consultoria pblica; fundador da Corte Arbitral Mercantil do Brasil, cmara especializada em mediao e arbitragem; scio do Delbon & Ortega Advogados, militando na rea empresarial e tributria, tendo atuado em diversas percias judiciais e, como administrador judicial, em falncias e recuperao de empresas; diretor da Associao dos Administradores da Regio Central Paulista, e Presidente do Sindicato dos Administradores de Araraquara. Diferenciais do curso: Curso mais prtico e objetivo que os cursos tradicionais de ps-graduao na rea, voltado para as principais questes judiciais envolvendo percia; maior abrangncia de profissionais, envolvendo administradores e economistas, e no apenas contadores como a maioria dos cursos oferecidos no mercado; infraestrutura e fora da marca FAAP. Para exercer a profisso de perito judicial o profissional dever possuir nvel superior em Administrao (tecnolgos e bacharis), Economia, Contabilidade (nvel tcnico e superior) e Direito. Como critrios de avaliao so considerados o grau obtido nas avaliaes de cada disciplina, devendo ser, no mnimo, a mdia superior a 5,0 (cinco) por disciplina e 7,0 (sete) para todo o curso; e a frequncia mnima exigida por disciplina de 75%. Ao final do curso, cada participante dever elaborar individualmente um trabalho de concluso de curso como parte dos requisitos sua concluso. A durao do curso de aproximadamente 06 (seis) meses, com carga horria total de 72 horas. Aos aprovados ser fornecido certificado de concluso, nos moldes da estruturao do curso.

Pr-requisitos para a inscrio:

Critrios de avaliao:

Durao | carga horria:

Observao: facultado FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de at oito dias antes da data prevista para seu incio, hiptese em que ser restitudo ao candidato o valor pago, no prazo de oito dias teis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancria para a restituio. Nos cursos ministrados em mais de um mdulo, facultado tambm a alterao dos dias e horrios de aulas do(s) mdulo(s) subsequente(s), caso seja necessria a reorganizao de turmas.

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

PRODUTOS EDUCACIONAIS FAAP-PS


PS-GRADUAO Os cursos de ps-graduao lato sensu tm a partir de 360 horas de durao e permitem ao aluno aprimorar seus conhecimentos em reas-chave para seu desenvolvimento profissional e pessoal ou aprofundar o entendimento sobre temas de seu interesse. Os cursos incluem a elaborao de uma monografia, oportunidade para o aluno exercitar os conhecimentos adquiridos durante o programa. O MBA Empresarial um programa baseado no desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes dos participantes perante os desafios da moderna gesto das empresas que desejam mudanas com sustentabilidade, adequando-se s necessidades da realidade econmico-cultural brasileira. O objetivo principal deste programa a preparao de executivos para o sucesso profissional em ambientes competitivos, disponibilizando toda a infraestrutura acadmica e a excelncia como polo cultural caractersticos da FAAP. O projeto prev uma interao efetiva entre os participantes, enfatizando a utilizao do trabalho em equipe e dos instrumentos de aprendizagem capazes de formar lderes do mais elevado nvel profissional. O curso destinado a profissionais que estejam em ascenso nas empresas que atuam, com experincia mnima comprovada de trs anos em posies de liderana, buscando agregao de valor na Gesto Empresarial. O MBA Executivo foi estruturado como uma sequncia natural das atividades de ensino desenvolvidas pela Faculdade de Administrao da FAAP desde 1973, que lhe valeram o reconhecimento do mercado como uma instituio voltada qualidade de ensino, preocupada constantemente com a empregabilidade de seus formandos. Depois de reconhecida pelo mercado como uma escola diferenciada, desde a instituio do Exame Nacional de Cursos pelo Ministrio da Educao e Cultura, a Faculdade de Administrao alcanou, por oito vezes consecutivas, o nvel "A". Apenas onze instituies, entre os mais de mil cursos de administrao de empresas no Pas, lograram obter consecutivamente esse resultado. Seu enfoque estratgico, a participao de professores de alto nvel, com grande experincia acumulada no mundo empresarial ao lado de uma slida formao acadmica, a preocupao constante com qualidade, que resultou num nmero mximo de vinte alunos por classe, um mdulo internacional opcional que permite ao executivo travar conhecimento com o que se vem fazendo no exterior no ensino da administrao; ao lado de uma metodologia voltada ao estudo de casos, ao uso intensivo de tecnologia da informao, valorizao do trabalho em equipe e intensa troca de experincias entre os participantes, tudo isto faz do MBA Executivo um programa de caractersticas diferenciadas. O MBA em Gesto do Luxo uma experincia pioneira nas Amricas, destinada a profissionais com slida formao universitria e reconhecida (cinco anos) experincia profissional. O curso visa capacitar o participante nas principais tcnicas de gesto dos chamados "bens e servios de luxo", que podero ser utilizadas neste segmento ou em qualquer outra rea onde exista a necessidade de focar a gesto de segmentao de mercado, posicionamento, fidelizao de clientes e sofisticadas estratgias de qualidade e marcas. A Educao continuada pode ser promovida por meio de programas intensivos, de curta durao, sem necessidade de comprovao de concluso de curso superior. Os eventos oferecidos pela Ps-Graduao da FAAP so formatados para estabelecer fruns de debate e troca de experincias profissionais, atravs de temas relacionados s diversas reas de conhecimento em que a FAAP oferece cursos de especializao, ou temas que estejam em evidncia em determinado momento. Os programas so elaborados com o objetivo de proporcionar ao mercado, oportunidades de relacionamento entre profissionais e especialistas e a atualizao e transferncia de conhecimentos, conceitos, modernas prticas e novas tcnicas, transmitidas por palestrantes de renome nacional e internacional.

MBA EMPRESARIAL

MBA EXECUTIVO

MBA EM GESTO DO LUXO

EXTENSO

EVENTOS

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

CURSOS ABERTOS

O Projeto PENSE MELHOR foi elaborado tendo em vista a necessidade crescente de aperfeioamento e capacitao de qualquer profissional nas competncias da era do conhecimento: pensamento produtivo, deciso, gesto competente, criatividade, inovao, inteligncia emocional, motivao, persuaso e viso sistmica, entre outras. Consiste numa srie de atividades desenvolvidas por especialistas da FAAP, tais como: palestras, cursos abertos de curta ou mdia durao, cursos in-company, consultoria, coaching e cursos a distncia, baseadas nas demandas de capacitao do mercado e em algumas publicaes de destaque no mundo organizacional, selecionadas criteriosamente e com o objetivo de auxiliar na formao de habilidades e competncias relevantes. Saiba mais sobre o PENSE MELHOR: http://pos.faap.br/pensemelhor

REAS ABRANGIDAS PELOS CURSOS


:: Administrao, Negcios, Finanas e Economia :: Arte, Cultura, Design e Moda :: Direito :: Engenharia, Tecnologia, Projetos e Logstica :: Marketing e Comunicao

FAAP UPGRADE CLUB


O compromisso da FAAP Ps-Graduao com o seu sucesso profissional vai alm da sala de aula. Os alunos contam com um programa de benefcios, criado especialmente para aqueles que buscam fazer um upgrade em sua carreira. :: Carreira e desenvolvimento profissional: Participao em eventos sobre planejamento de carreira. :: Coaching individual: Orientao profissional e acompanhamento de carreira com profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching. :: Visibilidade nas melhores empresas: Parceria com o grupo Michael Page, focando a melhor colocao do aluno no mercado de trabalho. :: Participao na vida cultural da FAAP: Convites para vernissages do MAB Museu de Arte Brasileira da FAAP e para espetculos do Teatro FAAP. :: Descontos exclusivos: Condies especiais para aquisio de produtos da Livraria Cultura, ligados ao upgrade profissional dos alunos. Visite o site do FAAP Upgrade Club e saiba mais: www.faap.br/upgradeclub

A FAAP oferece uma experincia de ensino-aprendizagem nica, ao promover o acesso do aluno a um ambiente com amplas oportunidades para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

CAMPI FAAP

Entre em contato com a CENTRAL DE ATENDIMENTO FAAP para obter informaes sobre investimento, forma de pagamento em parcelas e condies para pagamento vista, incio previsto e demais detalhes sobre o curso.

SO PAULO Sede

Rua Alagoas, 903 - Prdio 2 - 1 andar 01242-902 - Higienpolis - So Paulo/SP Tel.: (11) 3662-7449 pos.atendimento@faap.br Rua So Vicente de Paulo, 463 01229-010 - Santa Ceclia - So Paulo/SP Tel.: (11) 3662-7449 pos.atendimento@faap.br Av. Dr. Jorge Zarur, 650 12243-081 - Serimbura - SJC / SP Tel.: (12) 3925-6400 possjc.secretaria@faap.br Av. Independncia, 3670 14026-160 - Ribeiro Preto/SP Tel.: (16) 3913-6300 posrp.secretaria@faap.br Ed. Prime SBS Quadra 2 Lote 15 Bloco E Salas 608-609 Asa Sul Braslia/DF Tel.: (61) 3031-2736 faapbrasilia@faap.br

SO PAULO Centro de Excelncia

SO JOS DOS CAMPOS

RIBEIRO PRETO

BRASLIA

www.faap.br/pos

FAAP Ps-Graduao | Manual do Candidato

You might also like