You are on page 1of 17

1

Boaventura: Ratio est instrumentum fidei

Autor: Svio Laet de Barros Campos. Bacharel-Licenciado e Ps-Graduado em Filosofia Pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Introduo

Conduzir o homem a Deus, este o objetivo da filosofia de Boaventura. Ela nada mais do que uma estao na nossa viagem de volta ao Criador. Entretanto, para que a filosofia sirva eficazmente a este fim, importa que ela esteja sempre subordinada teologia. Ainda que perca com isso a sua autonomia, a filosofia ganha um novo e maior significado para o homem, pois se torna o ponto de transio entre a f pura e a teologia. A filosofia sucede f e, ipso facto, pressupe-na, mas precede a teologia. Nosso artigo pretende mostrar como estas questes se articulam na obra do mestre franciscano. Tentaremos estrutur-lo mediante duas trades. A primeira delas : amor, f e filosofia. A primazia cabe ao amor, pois por ele nossa vontade assente a Deus pela f e busca conhec-lo: seja mediante a razo, elevando-se das criaturas ao Criador (filosofia), seja mediante a f, aprofundando-se no contedo da mesma f (teologia). Nesta fase, urge mostrar que, segundo Boaventura, aqueles que filosofaram fora da f, caindo em terrveis erros, tiveram a sua inteligncia obscurecida. A segunda trade : a graa, o Cristo e a prece. A graa crstica a cabea desta trade. Por ela, Deus corrige a vontade do homem, degenerada pelo pecado, para que, amando-O, adira a Ele pela f e o busque quer pela filosofia e teologia, quer pela mstica, a fim de alcan-lo na viso da glria, que s ocorrer na Ptria. Ora, s conseguimos ser renovados pela graa, se a suplicarmos pela orao. Nossa anlise procurar encerrar-se pela considerao do filosofar na f segundo So Boaventura. Por razes didticas, daremos incio nossa abordagem, acercando-nos da temtica da f.

1. A f

O fim ltimo da alma humana contemplar a Deus, nEle repousar e dEle fruir eternamente. Ora, este conhecimento, conquanto ainda imperfeito, -nos assegurado j neste mundo pela f. Com efeito, somente pela f podemos chegar a saber que Deus o nosso bem supremo.1 Decerto que a filosofia tambm um conhecimento seguro e adquirido apenas pelo esforo da razo. No entanto, o filsofo menos seguro quanto ao que sabe do que o crente quanto ao que cr, porque a fonte da certeza filosfica a razo falvel e a da f a autoridade infalvel de Deus. No h, contudo, oposio entre f e filosofia; antes, cumpre dizer que no bojo da f que encontramos a fonte de toda a especulao filosfica.2 Passemos a considerar o lugar do amor, no pensamento de So Boaventura.

2. O amor

Deveras, quando a anuncia da razo basta haver o assentimento, a f pode ser subtrada. Portanto, a princpio, existe uma razo autnoma. Contudo, o nosso fim ltimo, que Deus, excede de muito a nossa natureza e o seu conhecimento ultrapassa as foras da nossa razo. Donde haver necessidade da f para conhec-lo, porquanto no aderimos a Ele apreendendo-o pelo intelecto, mas pelo amor que lhe dedicamos e que expressamos num ato de f. 3 O que este amor? O amor do qual falamos a caridade, que nos inclina a nosso bem supremo, que Deus.4 Agora bem, a filosofia nasce precisamente deste amor, porque ele logo

GILSON, Etienne. A Filosofia Na Idade Mdia. Trad. Eduardo Brando. So Paulo: MARTINS FONTES, 1995. p. 545: A alma humana feita para perceber um dia o bem infinito que Deus, repousar nele e fru-lo. Desse objeto supremo para o qual tende, a alma possui desde este mundo um conhecimento imperfeito, porm bastante seguro, que o conhecimento da f. Nenhum outro conhecimento nos proporciona uma convico to profunda, to inabalvel quanto este. 2 Idem. Ibidem: O filsofo menos seguro quanto ao que sabe do que o fiel quanto ao que cr. No entanto, a prpria f na verdade revelada a fonte da especulao filosfica. 3 Idem. Ibidem: Portanto, no mais por razo, mas por amor a esse objeto que fazemos ato de f. E ento tambm que a especulao filosfica entra em jogo. 4 GILSON, Etienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle Brouwer, 1948. p. 394: Com efeito, assim como os corpos no acham repouso at que o peso que os empurra no os tenha levado para sua posio natural, assim, tampouco, a alma pode repousar em Deus, que seu lugar natural de repouso e ltimo destino, se o amor no a leve a Ele fazendo-a alcanar o bem na qualidade de bem. (A traduo, para o portugus, nossa).

nos impele a conhecermos melhor o que amamos. H, pois, uma trade: o amor, a f e a filosofia. Ora, nesta trade, a primazia pertence ao amor; ele que gera a f e a fonte da filosofia. Sem embargo, quem cr por amor quer conhecer aquilo que ama, e por amor que busca compreender aquilo que ama: De modo admirvel deleita-se a alma ao entender o que com perfeita f, cr5. Sendo assim, a filosofia nasce do corao que ama e quer conhecer o objeto do seu amor. Destarte, por amor que se cr e que se busca compreender o que se cr.6 Sob este ponto de vista, filosofia e teologia (conhecimento oriundo da f), conquanto distintas por seus mtodos, prolongam-se e completam-se. De fato, se cremos por amor e por ele especulamos, o amor que nos leva a buscar a Deus, ora impulsionados pelo labor da razo, ora movidos pelo dado da f. Desta feita, o amor o elo entre f e razo; filosofia e teologia, cada uma ao seu modo, na unidade do amor, faz-nos tender para Deus.7 Boaventura afirma que caridade que (...) converge todo intento da Sagrada Escritura, e, por conseguinte, toda iluminao que descende do alto. Sem ela (a caridade) todo conhecimento vo8. Passemos a considerar as nefastas consequncias de uma filosofia entregue a si mesma.

3. A filosofia entregue a si mesma

A filosofia uma cincia que se baseia na razo e nos proporciona um conhecimento natural correto.9 De fato, capaz de princpios racionais seguros, a filosofia, atendo-se a estes mesmos princpios e mediante a experincia sensvel, poder proceder com segurana na investigao das coisas naturais e de suas causas inferiores.10 Assim sendo, ao menos

BOAVENTURA. II Sent. Promio, II, concluso. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 98. (A traduo, para o portugus, nossa). 6 Idem. A Filosofia Na Idade Mdia. p. 545: Quem cr por amor quer ter razes de sua crena; nada mais doce ao homem do que compreender o que ele ama; assim a filosofia nasce de uma necessidade do corao que quer fruir mais plenamente o objeto de sua f. 7 Idem. Ibidem: Isso significa que filosofia e teologia, distintas por seus mtodos, se prolongam e se completam mutuamente, a ponto de aparecerem como dois guias que nos conduzem a Deus. 8 BOAVENTURA. Hexaemeron. 22, 26. In: BOEHNER, Philotheus, GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: Desde as Origens at Nicolau de Cusa. 7a ed. Trad. Raimundo Vier. Petrpolis: VOZES, 2000. p. 424. 9 BOEHNER, Philotheus, GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: Desde as Origens at Nicolau de Cusa. 7a ed. Trad. Raimundo Vier. Petrpolis: VOZES, 2000. p. 425: A seu ver, como ao de todos os escolsticos, a filosofia um saber adquirido exclusivamente pela razo, o qual nos conduz a um conhecimento naturalmente certo (...).

teoricamente, Boaventura reconhece que a sistematizao de um saber baseado unicamente na razo natural seja certo e possvel. A isso alude, quando prev dois modos de se usar a razo:

Acrescente-se, sem embargo, que a razo, na investigao, pode proceder de dois modos: ou ajudada pela luz da f, ou deixada a seu prprio juzo, e deste modo procede ao olhar as naturezas e causas inferiores; pois adquire a cincia por via do sentido e da experincia.11 Todavia, no mbito da prtica, ele menos otimista quanto ao uso de uma razo autnoma. Devido s consequncias do pecado original, a luz da razo, posta em ns por Deus, obscureceu-se, e est, quando entregue unicamente s suas prprias foras, sujeita a muitos erros. Da filosofia entregue a si mesma, isto , sem contar com o apoio da f, temos as mais severas imprecaes de Boaventura. Estas frisam, sobretudo, a presuno dos filsofos que, imaginando poder confiar somente na sua razo e cincia, pensaram poder desvencilharse dos erros sem precisar recorrer a uma iluminao sobrenatural. Esta presuno, na concepo de Boaventura, precisamente a raiz que os fez sucumbir nos mais nefastos erros: Porm, muitos filsofos, querendo separar-se das trevas do erro, mesclaram-se com grande erros (...) ensoberbecendo-se de sua cincia, fizeram-se luciferianos12. Na concepo do nosso filsofo, no pode haver filosofia s sem ser precedida pela humildade do ato de f, no qual o esprito se submete a Deus e s verdades reveladas. Por isso, segundo o seu ponto de vista, a origem de todos os erros dos filsofos antigos a soberba:

A primeira claridade, isto , a da cincia filosfica, grande segundo a opinio dos homens mundanos; porm, facilmente se eclipsa (...) Quem confia na cincia filosfica, e presume de si por isso, e se julga melhor, um nscio se pretende por esta cincia somente, sem outra luz, apreender ao Criador; como se um homem quisesse ver o cu ou um corpo solar, servindo-se de um candeeiro.13 Porm, concebamos que o homem consiga conhecer muitas coisas somente pela filosofia. Admitamos, ademais, que chegue mesmo a Deus atravs dela. Ora, ferido como est

10

Idem. Ibidem: Este saber seguro acerca dos princpios deve ser ampliado pela razo atravs da investigao das coisas naturais. 11 BOAVENTURA. II Sent. 30, 1, 1, concluso. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 97. (A traduo, para o portugus, nossa). 12 BOAVENTURA. Hexaemeron. IV, 1. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 115. (A traduo, para o portugus, nossa). 13 BOAVENTURA. De Donis S.S. IV, 12. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 115. (A traduo, para o portugus, nossa).

pelo pecado, a menos que a luz da f o ampare, ele no conseguir permanecer em Deus por muito tempo. Na verdade, o erro dos antigos filsofos foi justamente este. Carentes da luz da f, estacionaram nas cincias filosficas e as suas mentes obscureceram-se. Conquanto seja sublime o conhecimento que a filosofia nos proporciona, quem se detiver nela, no alcanar o seu fim ltimo, pois a razo que caminha sozinha inevitavelmente acaba caindo no erro. Cumpre, pois, que no paremos no meio do caminho, que no paremos na filosofia. Vale a pena ceder a palavra ao que acentua o prprio Boaventura:

Admitamos que o homem tenha o conhecimento da natureza e da metafsica, que se eleve at s substncias mais altas, e admitamos que, a chegando, o homem se detenha: impossvel ele no cair em erro se no for ajudado pela luz da f e no crer que Deus uno e trino, poderosssimo e timo ao extremo na bondade (...). Foi por isso que essa cincia precipitou e obscureceu os filsofos (pagos), j que eles no possuam a luz da f (...). A cincia filosfica caminho para outras cincias, mas quem se deter nela cai nas trevas.14 Sem embargo, basta volvermos os nossos olhos para Aristteles e veremos quo catastrficas so as consequncias de uma filosofia totalmente independente da f, ou seja, de uma filosofia que s conta com a razo.15 Com efeito, Aristteles nega o suprassensvel, a saber, as ideias platnicas, e a sua explicao do universo demasiada naturalista. Negandose a ver no mundo sensvel sinais evidentes do sobrenatural, o Filsofo cai em sucessivos erros. O seu naturalismo a sua pedra de tropeo. Negando as Ideias, acaba por fechar o elo que nos liga a Deus. Ademais, os corolrios deduzidos destas premissas, no so menos graves: a negao da Providncia, o fatalismo, a eternidade do mundo, a unidade do intelecto e a ausncia de uma justa retribuio alm-tmulo.16 Com efeito, os erros de Aristteles e seus squitos foram to deletrios que, o que haviam dito de verdadeiro e justo nas cincias naturais, transformou-se em trevas ante malogros to perniciosos cometidos nas questes mais elevadas. E, para Boaventura, o grande problema dos sequazes de Aristteles do seu tempo que, fiando-se apenas na considerao de sua grande habilidade nas cincias da natureza,

14

BOAVENTURA. Collationes de donis Spiritus Sancti. IV, I. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991. p. 577 . 15 BOEHNER, GILSON. Histria da Filosofia Crist. p. 425: A filosofia aristotlica o exemplo tpico de uma filosofia elaborada com inteira independncia da f. 16 Idem. Ibidem: Restringindo-se conscientemente a uma explicao natural do mundo sensvel, e rejeitando as Idias - o elo intermedirio entre Deus e o mundo, - era inevitvel que ela incorresse em erro. A conseqncia foi toda uma srie de desacertos gravssimos: a negao da Providncia, o fatalismo, a doutrina da eternidade do mundo, da unidade do intelecto e a negao de uma retribuio no alm.

julgaram que tenha obtido o mesmo xito no que concerne s coisas divinas. Vale a pena ouvir esta advertncia da prpria boca do nosso filsofo:

Assim, pois, estes filsofos caram em erros e no foram apartados das trevas; e estes so erros pssimos. E, todavia, no foi cerrada com chave o poo do abismo. Estas so as trevas do Egito; porque ainda quando parecia haver neles grande luz pelas cincias precedentes, toda cincia fica extinguida por estes erros. E outros, vendo que foi to grande Aristteles nas outras cincias (i., nas cincias da natureza) e assim dito a verdade, no podem crer que nestas (i., nas cincias concernentes s coisas divinas) no haja dito verdade.17 Agora bem, Plato e os neoplatnicos, mormente Plotino, erraram menos, porm, tambm erraram. Erraram, sobretudo, por desconhecerem o pecado original. Ora, quem no est ciente da sua enfermidade, no lhe poder dar o tratamento adequado. Por haverem ignorado a enfermidade do pecado, platnicos e neoplatnicos no chegaram a conhecer o remdio da graa. Por isso, tambm eles sucumbiram e merecem censura, como assevera o Mestre Franciscano:

Este , pois, o remdio, a saber, a graa do Esprito Santo. Este mdico e esta graa no os pode dar a filosofia. Por que, pois, te glorias, tu que no conheces pela tua cincia nem tua enfermidade, nem sua causa, nem o mdico, nem o remdio?18 Desta sorte, resta aos filsofos a mesma sorte das avestruzes que, conquanto providas de asas, no se servem delas para voar, seno apenas correr: Estes filsofos tiveram asas de avestruz, porque seus afetos no estavam sanados, nem retificados, nem ordenados (...)19. Eis um juzo que parece definitivo em Boaventura sobre o uso da filosofia sem a iluminao da f, mxime no que tange s coisas divinas:

Do que se depreende que a cincia, sem o apoio da f, bem pouco pode lograr do conhecimento das coisas divinas; porque numa mesma coisa, o que clarssimo f sumamente oculto cincia, como patenteiam as altssimas e sumamente importantes questes que os

17

BOAVENTURA. Hexaemeron. VI, 5. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 105. (A traduo, para o portugus, nossa). 18 BOAVENTURA. Hexaemeron. VII, 11-12. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 108. (A traduo, para o portugus, nossa). 19 BOAVENTURA. Hexaemeron. VII, 3-13. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 108. (A traduo, para o portugus, nossa).

filsofos ignoraram plenamente, e agora as sabem os mais rudes cristos. Por isso, diz o Apstolo (I Cor, 1, 20), que Deus fez necedade a cincia deste mundo, porque todo conhecimento racional de Deus, mais necedade que verdadeira cincia. Pois leva quem escuta ao erro, se no ajudado e dirigido pela iluminao da f (...).20 Passemos a considerar a necessidade da graa e da prece para o filosofar na f.

4. A necessidade da graa crstica e da prece

O amor, que nos conduz f, tem sua sede na vontade. Alis, o fim de toda vontade verdadeiramente boa a caridade ou o amor.21 Ora, conquanto So Boaventura reconhea que tenhamos alguma boa vontade, aduz ser esta insuficiente, em virtude de estar ferida pelo pecado. Por isso, lograr o que queremos, a saber, chegar a Deus atravs do amor, somente mediante a graa conseguiremos. S ela nos pode levar a Deus pelos degraus do mundo. A graa o nico remdio para a cura da enfermidade da humanidade, que o pecado. Apenas ela pode nos re-encaminhar para Deus. Com efeito, perdidos na concupiscncia da carne, desviamo-nos dEle, e no conseguiremos regressar a Ele, a no ser pela graa. Destarte, a graa que sana as nossas faculdades; ela que nos proporciona uma vontade determinada e uma razo clarividente, e que, por conseguinte, torna possvel o nosso retorno a Deus.

Por outro lado, no podemos nos elevar acima de ns se uma fora superior a ns no o permitir. Com efeito, por mais que nos disponhamos interiormente a esta ascenso, de nada serve tudo aquilo se o auxlio de Deus no nos socorrer.22 Agora bem, a graa remdio salutar , ser-nos- concedida por meio da prece. Se a f precede a razo, a orao e a vida santa devem preceder a prpria investigao da verdade, que findar na viso da glria. Di-lo- Frei Boaventura:

20

BOAVENTURA. III Sent. 24, 2, 3, ad 4. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 113. (A traduo, para o portugus, nossa). 21 GILSON. La Filosofia de San Buenaventura. p. 194: Qual ser, portanto, o fim por excelncia de toda vontade verdadeiramente boa? Sem perigo de erro pode-se dizer que Deus, porm prefervel dizer que a caridade ou o amor. (A traduo, para o portugus, nossa).
22

Como, portanto, a graa constitui o fundamento da retido da vontade e da iluminao de uma razo penetrante, tambm necessrio, antes de tudo, orar, depois viver santamente e, por fim, aplicar-se considerao da verdade e, aplicando-se a ela, ascender gradativamente at chegar ao monte excelso, a Sio, onde se contemple o Deus dos deuses23 Ora, o auxlio de Deus socorre aqueles que o invocam de corao, com humildade e devoo; isto , aqueles que por ele anelam neste vale de lgrimas por meio de ardente orao. A orao, portanto, a fonte e a origem de nossa elevao a Deus.24 Neste sentido, enquanto Toms de Aquino comea a sua Summa perguntando, So Boaventura comea o seu Itinerarium rezando. Um comea falando sobre Deus, outro, falando com Deus.25 Portanto, todo o itinerrio para Deus tem o seu incio na orao ao Deus que buscamos. Ora, este mesmo Deus que nos atende, iluminando a nossa mente, a fim de que alcancemos a Ele prprio. Eis a prece com que Boaventura comea o seu Itinerarium:

No incio deste itinerrio, invoco o primeiro Princpio, do qual, como Pai da luz, descende toda iluminao espiritual, toda graa excelente e todo dom perfeito. Invoco o eterno Pai por meio de seu Filho e nosso Senhor Jesus Cristo, para que, pela intercesso da santssima Virgem Maria, me do mesmo Deus e Senhor nosso Jesus Cristo, e do beato Francisco, nosso guia e nosso pai, queira iluminar os olhos da nossa mente, para guiar nossos passos sobre o caminho daquela paz que supera toda compreenso.26 So Boaventura reza para obter a graa, graa que dimana de Cristo crucificado. Ele chega a Deus por Cristo, pois Cristo a Porta das Ovelhas. Aconselha, pois, os seus leitores e ouvintes a fazerem o mesmo. Estes devem, antes de qualquer coisa, lavar-se no sangue de Cristo, que lhes ser indulgente, perdoando-lhes os pecados, para que no acontea que leiam

23

BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. I, 8. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed. Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 265. (Os itlicos so nossos). 24 BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. I, 1. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed. Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 264. (O itlico nosso). 25 REALE, ANTISERI. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. p.586: Santo Toms inicia a Summa perguntando-se An Deus sit, ao passo que Boaventura d incio ao seu Itinerarium com uma prece: um fala de Deus, outro reza a ele. 26 BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. Prlogo, 1. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed. Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 263.

sem piedade, especulem sem devoo ou investiguem sem inspirao divina. Cedamos a palavra a Boaventura: Convido, portanto, o leitor a gemer, primeiramente, pedindo a Cristo crucificado, cujo sangue nos purifica das impurezas do vcio, para que no creia que lhe seja suficiente a leitura sem a compuno, a reflexo sem a devoo, a busca sem o impulso da admirao, a prudncia sem a capacidade de abandonar-se alegria, a atividade separada da religiosidade, o saber separado da caridade, a inteligncia sem humildade, o estudo sem a graa divina, o espelho da realidade sem a sabedoria inspirada por Deus.27 Destarte, a razo sozinha nada tem a nos dizer; os fatos, por si prprios, tambm nada dizem. Se a f religiosa no nos socorrer, narrando-nos a histria, esta ltima permanece muda, cega e surda: Na realidade, por si ss, os fatos so mudos: eles s falam se houver algum que saiba contar sua histria28. Verdadeiramente a f quem dita, a razo s escreve: E a razo s escreve o que a f dita29. E os sentidos s entraro em contato com a realidade quando forem reabilitados pela f.30 Na verdade, pela graa que passamos a olhar o mundo com aquele olhar da f e a vermos como ele todo significa Deus: todo o universo que porta significatione de Deus (...) um universo visto na perspectiva da f histria narrada pela f, torna-se uma histria essencialmente religiosa.32 Com efeito, num grande abismo a alma humana encontra-se decada. Naufragada nas coisas sensveis, delas no conseguiria soerguer-se contemplao de Deus, no fosse Cristo t-la resgatado, pela sua humanidade, da queda na qual Ado a precipitara. , pois, pela Verdade que Cristo que chegamos Verdade, que Deus. A Verdade habita em ns, e, sendo ela maior do que ns mesmos, por mais portentosos que sejam os nossos dons naturais, por eles no conseguiremos, ainda que entrando em ns mesmos, ascender-nos at Deus. Este feito, s pela mediao de Cristo porta segura poderemos realiz-lo. S a alma que cr em Cristo, consegue romper a sua surdez e, ouvindo a voz divina, contemplar o esplendor da sua luz:
31

. Assim, a

27

BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. Prlogo, 4. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed. Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 264. 28 REALE, ANTISERI. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. p. 587. 29 Idem. Ibidem. 30 Idem. Ibidem. p. 588: com os sentidos reabilitados pela f que o homem se aproxima da realidade 31 Idem. Ibidem. 32 Idem. Ibidem: E a histria de Boaventura histria religiosa.

10

Assim como algum que cai num precipcio l permanece se outro no o ajuda a sair, da mesma forma a nossa alma no teria podido erguerse das coisas sensveis at a contemplao de si mesma e da Verdade eterna nela refletida, se a prpria Verdade, assumindo a forma humana em Cristo, no se houvesse feito escada de recuperao da queda da primeira escada em Ado. Por isso, por mais que seja iluminado pelos dons naturais e pela cincia adquirida, ningum pode entrar em si mesmo para desfrutar de Deus seno pela mediao de Cristo, que disse: Eu sou a porta: quem passar atravs de mim se salvar, entrar e encontrar as pastagens eternas (...) a alma que cr, espera e ama Jesus Cristo (...) recupera o ouvido espiritual para ouvir as palavras divinas e a vista para contemplar os esplendores de sua luz.33 Cristo , enfim, tudo nesta nossa subida para Deus. Ele a vida, a porta, a escada, o caminho, o guia, o propiciatrio e o altar. Ei-lo nas palavras lricas de Boaventura: Nesta passagem, Cristo caminho e porta, Cristo escada e veculo, como o propiciatrio colocado sobre a arca de Deus o mistrio escondido nos sculos34. Urge, pois, consagramo-nos mais uno e menos investigao; mais ao dom de Deus que o Esprito Santo e menos aos livros e palavras frvolas; entreguemos nada criatura, tudo ao Criador. Ouamos o prprio Boaventura:

Para chegar a este estado, a natureza nada pode e pouco se pode fazer; preciso, portanto, conceder pouco busca e muitssimo compuo; pouco linguagem exterior e muitssimo alegria interior; pouco palavra e ao escrito e tudo ao dom de Deus, isto , ao Esprito Santo; pouco ou nada s criaturas e tudo Essncia criadora, ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo (...).35 Temos, pois, uma nova trade: a graa, Cristo e a prece. O ponto de interseco Cristo, pois mediante a orao que alcanamos a graa de Deus, que nos capacita para amar. Passemos considerao do filosofar na f segundo So Boaventura.

33

BOAVENTURA. Itinerarium mentis in Deum. IV, 2-3. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991. p. 588. 34 BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. VII, 1. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 267. 35 BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. VII, 5. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 268. No pensamento de Boaventura, a ltima palavra sempre a da graa e da mstica: BOAVENTURA. Itinerrio da Alma Para Deus. VII, 6 In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005. p. 268: Se, enfim, te perguntas como isso acontece; interroga a graa, no a doutrina, o desejo, no a inteligncia; o gemido da orao, no o estudo e a leitura; o esposo, no ao mestre; Deus, no o homem (...).

11

5. O filosofar na f

Partindo destes pressupostos, importa aduzir que o Doutor Serfico no rejeita a filosofia. Ele sabe distinguir uma filosofia crist de uma filosofia no-crist. Sendo que o nosso fim ltimo ultrapassa a nossa razo, se esta razo paralisar-se em si mesma, decerto alienar-se- do seu fim especfico. Neste sentido, Boaventura condena uma filosofia nocrist e uma razo profana, ou seja, uma razo e uma filosofia que se recusam a ver neste mundo signos de Deus.36 Sem embargo, o nosso fim ltimo Deus. Cremos nEle por amor e buscamos compreend-lo tambm por amor. Portanto, se a filosofia trata das coisas terrenas, deve ser somente na medida em que elas podem revelar o que deve ser o verdadeiro objeto do seu amor: Deus. De fato, quando se sujeita a esta ordem, a filosofia torna-se caminho para Deus. Toda a nossa vida no mais que uma peregrinao at Deus. Somos transeuntes neste mundo. Samos de Deus e estamos voltando para Ele; Deus mesmo disps este mundo de tal forma que ele nos sirva de caminho de volta para ele, posto que tambm o mundo saiu de Deus e est voltando para Ele. Por conseguinte, os seres deste mundo mesmo os mais enigmticos , para quem souber encar-los, revelar-se-o como manifestaes de Deus. Cabe nossa razo auxiliada pela f , perscrutar e decifrar estes entes. Na verdade, o mundo sensvel uma estrada que nos leva a Deus; a contingncia dos seres que o povoam so sinais que nos patenteiam a imutabilidade divina e a transitoriedade desta existncia. Ora, uma razo que saiba reconhecer estes sinais, uma razo peregrina para Deus.37 Desta feita, a filosofia de So Boaventura essencialmente crist, pois procura no mundo vestgios de Deus. O nosso telogo concebe a natureza como uma revelao de Deus, um caminho no qual o homem viandante e inquieto, sempre amparado pela graa e iluminado

36

REALE, ANTISERI. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. p. 578: O problema de Boaventura, portanto, no o de rejeitar o uso da razo e de toda filosofia, mas sim o de distinguir entre uma razo e uma filosofia ou teologia crist e uma filosofia no crist, entre uma razo que instrumento da f e da viso beatfica (...) e uma razo que, encerrando-se em uma auto-suficincia prpria, nega o sobrenatural em si mesma (T. Gregory). Ele contra uma filosofia no crist e contra uma razo auto-suficiente, incapazes de captar no mundo o signum, as pegadas de Deus. 37 GILSON. A Filosofia na Idade Mdia. p. 546 (...) e por isso que toda a sua filosofia consiste em nos mostrar um universo em que cada objeto nos fala de Deus, no-lo representa sua maneira e convida-nos a nos voltarmos para ele. Se a vida no mais que uma peregrinao a Deus, o mundo sensvel a estrada que nos leva a ele, os seres que a margeiam so signos que, a princpio, podem nos parecer enigmticos; mas, se os examinarmos atentamente, a f auxiliada pela razo decifrar sob caracteres sempre diferentes uma s palavra, um chamado sempre idntico: Deus.

12

pela f, consegue ver os sinais da Trindade por onde quer que ande.38 Ora, o papel da filosofia no seno fazer-nos descobrir estes germes divinos no mundo. Por isso, se a razo se ativer a servir de preldio teologia e mstica, sempre ser salutar ao homem viajor.39 A filosofia s quando se torna instrumento que nos introduz na teologia, sendo da mstica prlogo ou promio.40 Se, por um lado, a filosofia, purificada pela graa e corrigida pela f, perde a sua autonomia, por outro, elevada e adquire um valor maior, pois se torna um dos meios que levam o homem para o seu fim ltimo.41 Portanto, a filosofia, quando sujeita f, entra no seguimento certo, posto que se torna parte integrante de um mesmo organismo42: situa-se entre a f pura e a teologia. A teologia, por sua vez, a mediadora entre a filosofia e a contemplao mstica, e o ponto culminante da prpria contemplao ser a viso beatfica. No se deve confundir, pois, a filosofia com a mstica. A filosofia quando purificada , por certo que nos encaminhar para a mstica. No entanto, ela prpria no a mstica. O nosso itinerrio para Deus uma longa viagem, em que as cincias so simples estaes e o ponto de chegada o mesmo Deus altssimo.43 Passemos s consideraes finais deste artigo.

38

REALE, ANTISERI. Histria da Filosofia: Antigidade e Idade Mdia. p. 578: Em suma, Boaventura realiza escolha consciente daquela tradio de pensamento que, a partir de Plato, atravs de Agostinho e Anselmo, havia sustentado a reflexo crist na considerao do mundo como sistema de correspondncias ordenadas, como tecido de significados e relaes alusivos a Deus uno e trino, e o homem como inquieto peregrino do Absoluto tripessoal. 39 Idem. Ibidem: Para que serve uma filosofia que no torne mais evidente a presena de Deus no mundo e no leve a cabo a aspirao do homem ao conhecimento e posse de Deus? O exerccio da razo salutar quando nos permite descobrir, no mundo e em ns mesmos, aqueles germes divinos que, depois, a teologia e a mstica levam sua completa maturao. 40 Idem. Ibidem: A cincia filosfica que Boaventura busca e, ao seu modo, elabora , portanto, caminho para outras cincias, constitudas pela teologia e a mstica, da qual a filosofia, precisamente, prlogo e instrumento. 41 BOEHNER, GILSON. Histria da Filosofia Crist. p. 426: Perdendo embora o seu valor autnomo, ela assume, em compensao, um significado ainda maior para o homem (...) 42 Idem. Ibidem: Sujeitando-se f, acolhendo-lhe a luz superior e deixando-se orientar por ela, a filosofia depara o caminho certo e vem a ser um degrau no retorno do homem para Deus. Torna-se parte de um grande organismo. 43 Idem. Ibidem: De sorte que a filosofia no deve ser mais do que um ponto de transio. Situa-se entre a f pura e a Teologia; esta, por sua vez, media entre a filosofia e o dom da sabedoria ou contemplao, que ir culminar na luz da glria. Na concepo boaventurana do mundo, as cincias so simples estaes de uma longa viagem: a peregrinao da alma para Deus.

13

Concluso

Corrigida pela graa, a razo comea a fazer parte do caminho que nos leva at Deus. Deus a nossa salvao, a filosofia obra da razo , apenas parte deste caminho para se alcanar a salvao. A filosofia (...) deve, portanto, ser instrumento de salvao e nada mais (...)44. Por isso, pensar corretamente faz parte da nossa viagem at Deus. Ao contrrio, pensar de forma torpe pode realmente nos desviar do nosso verdadeiro fim. Assim, em So Boaventura, o pensar torna-se verdadeiramente uma questo de vida ou de morte eterna.45 Neste sentido, mister no nos apartarmos de Cristo nosso Salvador , nem mesmo quando filosofamos. No devemos deixar de ser cristos nem quando pensamos. Cristo o centro e no pode existir uma filosofia no-crist, na mesma medida que um cristo no pode pensar como se no o fosse. Acerca do pensamento de Boaventura, acena Gilson:

(...) colocando Cristo no centro de nossa histria, como Deus est no centro da histria universal, nunca se esquecer de que o cristo no pode pensar nada do que pensaria se no fosse cristo.46 A verdadeira filosofia comea com Cristo, pois, antes de tudo, a nossa razo orante mediante o dom da f em Cristo e atravs da regenerao operada pela graa de Cristo , que, por amor, comea a sua busca e no a termina seno em Cristo mesmo, porque Ele o seu fim prprio: A filosofia no comea sem Cristo, porque ele que o seu objeto, e no chegar a bom termo sem Cristo, porque ele que o seu fim47. Ora bem, Boaventura percorre todo este itinerrio para usarmos um termo de Gilson , inebriado por um sentimento trgico48, a saber, o homem que saiu de Deus pela criao, separou-se dEle pelo pecado, e precisa, pela graa e pela f no Salvador, voltar a unir-se a Ele na viso beatfica. Homem que leva a Revelao a srio49, o Doutor Serfico um cristo que filosofa e no um filsofo que tambm cristo.50 Para ele, a filosofia, concebida como um meio de

44

GILSON. La Philosophie de Saint Boaventure. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991. p. 585. 45 Idem. Ibidem. Ele pensa, porque, para ele, saber em que precisa pensar problema de vida ou de morte eterna (...) 46 Idem. Ibidem. 47 Idem. Ibidem. 48 Idem. Ibidem. (...) so Boaventura mostra-se profundamente penetrado por esse sentimento trgico (...). 49 Idem. Ibidem: (...) Boaventura leva a srio a Revelao.

14

decodificar os signos da criao, um instrumento da f, a razo lendo o que a f ilumina, a gramtica escrita com o alfabeto da f.51 Eis, enfim, a ordem hierrquica qual a filosofia deve-se conformar, ordem que os santos guardaram e qual os filsofos no se conformaram, tropeando, por isso mesmo, nas densas trevas dos seus prprios erros:

Pois a ordem consiste em comear pela estabilidade da f, seguir pela serenidade da razo, e chegar suavidade da contemplao. Esta a guardaram os Santos, atentos quilo que Isaas, segundo uma traduo, disse: Se no crerdes, no entendereis. E esta mesma ordem ignoraram-na os filsofos, os quais, desprezando a f e apoiando-se totalmente na razo, no puderam, de forma alguma, chegar contemplao.52

50

REALE, ANTISERI. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia: Boaventura cristo que filosofa e no filsofo que tambm cristo. 51 Idem. Ibidem: A razo instrumentum fidei: a razo l o que a f ilumina, gramtica escrita com o alfabeto da f 52 BOAVENTURA. Hexaemeron. VII, 11-12. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948. p. 120. (A traduo, para o portugus, nossa).

15

BIBLIOGRAFIA
BOAVENTURA. Collationes de Donis Spiritus Sancti. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991.

_____. _____. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948.

_____. Hexaemeron. In: BOEHNER, Philotheus, GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: Desde as Origens at Nicolau de Cusa. 7a ed. Trad. Raimundo Vier. Petrpolis: VOZES, 2000.

_____. _____. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948.

_____. Itinerarium mentis in Deum. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991.

_____. _____. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Patrstica e Escolstica. 2 ed. Trad. Ivo Storniolo. Rev. Zolferino Tonon. So Paulo: Paulus, 2005.

_____. II Sent. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948.

_____. III Sent. In: GILSON, tienne. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle, 1948.

BOEHNER, Philotheus, GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: Desde as Origens at Nicolau de Cusa. 7a ed. Trad. Raimundo Vier. Petrpolis: VOZES, 2000. pp. 421 a 426.

GILSON, Etienne. A Filosofia Na Idade Mdia. Trad. Eduardo Brando. So Paulo: MARTINS FONTES, 1995. pp. 544 a 558.

_____. In: REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991.

_____. La Filosofia de San Buenaventura. Trad. Esteban de Zudaire. Buenos Aires: Ediciones Descle Brouwer, 1948.

16

REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. 5 ed. So Paulo: Paulus, 1991. pp. 573 a 588.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like