You are on page 1of 3

Ele Senhor e Cristo

"Porm que se diz? A palavra est perto de ti, na tua boca e no teu corao; isto , a palavra da f que pregamos. Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Porque com o corao se cr para justia, e com a boca se confessa a respeito da salvao" (Romanos 10:8-10). Esta uma passagem bem conhecida que fala sobre salvao. Mas observe a confisso do eunuco etope, feita antes de seu batismo pela gua em Cristo. "Filipe respondeu: lcito, se crs de todo o corao. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo o Filho de Deus" (Atos 8:37). Freqentemente comparamos as duas passagens, sugerindo que a confisso do eunuco e a confisso que Paulo est discutindo so a mesma. Mas observe que h uma diferena. O eunuco confessou Jesus como o Cristo e como o Filho de Deus. Paulo discute confessar Jesus como Senhor. Eis a uma diferena.

O ponto
Confessar Jesus como o "Cristo" significa que proclamamos que cremos que ele o ungido de quem os profetas do Velho Testamento tinham profetizado. A palavra "Cristo" a traduo grega da palavra hebraica "Messias". O eunuco estava dizendo que ele cria que Jesus era o cumprimento da profecia de Isaas. Isto significa que Jesus era aquele apontado por Deus para assumir o ofcio real, sacerdotal, do Messias prometido. necessrio crer e querer confessar esta crena. Mas no a mesma coisa que confessar Jesus como Senhor. Por exemplo, quando Pedro proclamou no Dia de Pentecostes que "... este Jesus, que vs crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36), ele estava dizendo que Deus fez de Jesus duas coisas diferentes: Senhor e Cristo.

A diferena
perfeitamente possvel algum confessar sua crena que Jesus o Cristo sem confessar Jesus como Senhor. As pessoas o fazem a todo tempo. Confessar Jesus como Cristo afirmar que cremos que ele quem ele declarou ser, o Salvador, o Filho de Deus, o Redentor. Precisamos fazer isto para sermos salvos. Mas confessar Jesus como Senhor envolve no somente a boca, mas um reconhecimento que ele nosso Senhor e Mestre e que desejamos submetermo-nos e obedecermos a ele. Os primeiros discpulos jamais perturbariam as autoridades romanas confessando Jesus como o Cristo. Eles no se preocupariam com isso. Mas confessar Jesus como Senhor e rei era outro assunto. Dizer que a primeira lealdade deles era com o Senhor Jesus como oposto a Csar fez com que muitos deles fossem postos na priso e mortos. Quando os judeus incrdulos queriam pr Roma atrs dos cristos, eles o acusavam de aceitar Jesus como Senhor e rei (Mateus 22:15-22; Atos 17:6-7).

Confessar Jesus como Senhor


Ento, falando praticamente, o que afinal envolvido em confessar Jesus como Senhor? Bem, obviamente a primeira coisa envolvida falar de nossa aceitao de seu senhorio. Nosso texto de Romanos diz, "Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor..." (10:9). Mas isso no termina aqui. Somente comea aqui. Jesus, de fato, nem mesmo quer que faamos tal confisso se no estivermos querendo agir sobre ela. Ele no quer que o chamemos

"Senhor" e "Mestre" se no queremos comprometer-nos a fazer as coisas que ele diz. Ele disse, "Por que me chamais Senhor, Senhor, e no fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46). Em vez disso, nossos atos precisam condizer com nossas palavras: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai" (Colossenses 3:17). Confessar o senhorio de Jesus com nossas bocas enquanto no submetemos nossas vidas a ele intil. Se ele verdadeiramente nosso Senhor, ento ele domina tanto nossas palavras como nossos atos.

Os mandamentos do Senhor
Simplesmente no h outra autoridade na igreja alm da do Senhor Jesus. Ele disse, "Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra" (Mateus 28:18). As Escrituras afirmam que o Pai "... ps todas as coisas debaixo dos ps e, para ser o cabea sobre todas as coisas, o deu igreja..." (Efsios 1:22). Algumas vezes, obedecer ao Senhor pode significar que temos que fazer algo difcil. Podemos ser forados a correr um risco ao falar, ou enfrentar o pecado, ou renunciar a uma liberdade pessoal por causa de Cristo. Nosso discipulado pode levar-nos a uma confrontao indesejvel. Aceitar o "senhorio" de Jesus significa aceitar que estamos caminhando diretamente contra o mundo e seus padres falsos. Podemos ter que lutar para perdoar quando somos lesados, quando poderamos preferir desforrar-nos. Pode ser que tenhamos que mudar nosso foco e sermos mais cuidadosos para que nossas ambies mundanas no atropelem a causa do reino em nossas vidas dirias. Aceitar o senhorio de Jesus significa que estamos querendo submeter nossas vontades e necessidades s suas e a colocar seu reino em primeiro lugar. Aceitar o senhorio de Jesus significa aceitar tudo o que ele disse. Observe a Escritura seguinte como exemplo: "Desde esse tempo, comeou Jesus Cristo a mostrar a seus discpulos que lhe era necessrio seguir para Jerusalm e sofrer muitas coisas dos ancios, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o parte, comeou a reprov-lo, dizendo: Tem compaixo de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecer. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda! Satans; Tu s para mim pedra de tropeo, porque no cogitas das cousas de Deus, e sim das dos homens. Ento, disse Jesus a seus discpulos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perd-la-; e quem perder a vida por minha causa ach-la-. Pois que aproveitar o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dar o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:21-26). Jesus fez uma afirmao que Pedro no gostou de ouvir. Pedro disse "No!" Mas "no" algo que ningum diz ao Senhor. Aceitar o senhorio de Jesus envolve dizer "sim" a tudo o que ele diz. Envolve negao de interesses prprios, incluindo algumas vezes entregar a prpria vida. Mas tambm envolve encontrar a vida, isto , a vida eterna. H lucro eterno em aceitar Jesus como Senhor e Cristo. -por Jon Quinn Leia mais sobre este assunto:

Salvao Sem Confisso? As Coisas de Deus ou as dos Homens? Verdadeira Converso


ESTUDOS BBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM UDIO MENSAGENS EM VDEO ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE EST ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito? 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, So Paulo, SP, 05786-970. Andando na Verdade 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, So Paulo, SP, 05786-970 Estudos Bblicos estudosdabiblia.net 2011 Karl Hennecke, USA

You might also like