You are on page 1of 79

MISSAS DOS DEFUNTOS

MISSAS DOS DEFUNTOS


LEITURA I
FORA DO TEMPO PASCAL

LEITURA I 1

2 Mac 12, 43-46

Uma aco digna e nobre, inspirada na esperana da ressurreio

Leitura do Segundo Livro dos Macabeus Naqueles dias, Judas Macabeu fez uma colecta entre os seus homens de cerca de duas mil dracmas de prata e enviou-as a Jerusalm, para que se oferecesse um sacrifcio de expiao pelos pecados dos que tinham morrido, praticando assim uma aco muito digna e nobre, inspirada na esperana da ressurreio. Porque, se ele no esperasse que os que tinham morrido haviam de ressuscitar, teria sido em vo e suprfluo orar pelos mortos. Alm disso, pensava na magnfica recompensa que est reservada queles que morrem piedosamente. Era um santo e piedoso pensamento. Por isso que ele mandou oferecer um sacrifcio de expiao pelos mortos, para que fossem libertos do seu pecado. Palavra do Senhor.

1076

missa dos defuntos

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 102 (103), 8 e 10.13-14.15-16.17-18 (R. 8a ou Salmo 36, 39a)

Refro: O Senhor clemente e cheio de compaixo. Ou: A salvao dos justos vem do Senhor. O Senhor clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. No nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. Como um pai se compadece dos seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Ele sabe de que somos formados e no Se esquece que somos p da terra. Os dias do homem so como o feno: ele desabrocha como a flor do campo; mal sopra o vento desaparece e no mais se conhece o seu lugar. A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que O temem e a sua justia sobre os filhos dos seus filhos, sobre aqueles que guardam a sua aliana e se lembram de cumprir os seus preceitos.

LEITURA I 2

Job 19, 1.23-27a

Eu sei que o meu Redentor est vivo

Leitura do Livro de Job Job tomou a palavra e disse: Quem dera que as minhas palavras fossem escritas num livro, ou gravadas em bronze com estilete de ferro, ou esculpidas em pedra para sempre!

leitura i fora do tempo pascal

1077

Eu sei que o meu Redentor est vivo e no ltimo dia Se levantar sobre a terra. Revestido da minha pele, estarei de p; na minha carne verei a Deus. Eu prprio O verei, meus olhos O ho-de contemplar. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 26 (27), 1.4.7 e 8b e 9a.13-14 (R. 1a ou 13)

Refro: O Senhor a minha luz e a minha salvao. Ou: Espero contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. O Senhor minha luz e salvao: a quem hei-de temer? O Senhor o protector da minha vida: de quem hei-de ter medo? Uma coisa peo ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santurio. Ouvi, Senhor, a voz da minha splica, tende compaixo de mim e atendei-me. A vossa face, Senhor, eu procuro: no escondais de mim o vosso rosto. Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, s forte. Tem coragem e confia no Senhor.

1078

missa dos defuntos

LEITURA I 3

Forma longa

Sab 3, 1-9

Aceitou-os como sacrifcio de holocausto

Leitura do Livro da Sabedoria As almas dos justos esto na mo de Deus, e nenhum tormento os atingir. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; a sua sada deste mundo foi considerada uma desgraa e a sua partida do meio de ns um aniquilamento. Mas eles esto em paz. Aos olhos dos homens eles sofreram um castigo, mas a sua esperana estava cheia de imortalidade. Depois de leve pena, tero grandes benefcios, porque Deus os ps prova e os achou dignos de Si. Experimentou-os como ouro no crisol e aceitou-os como sacrifcio de holocausto. No tempo da recompensa ho-de resplandecer, correndo como centelhas atravs da palha. Ho-de governar as naes e dominar os povos e o Senhor reinar sobre eles eternamente. Os que nEle confiam compreendero a verdade e os que Lhe so fiis permanecero com Ele no amor, pois a graa e a misericrdia so para os seus santos e a sua vinda ser benfica para os seus eleitos. Palavra do Senhor.

LEITURA I 3

Forma breve

Sab 3, 1-6.9

Aceitou-os como sacrifcio de holocausto

Leitura do Livro da Sabedoria As almas dos justos esto na mo de Deus, e nenhum tormento os atingir. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; a sua sada deste mundo foi considerada uma desgraa e a sua partida do meio de ns um aniquilamento. Mas eles esto em paz.

leitura i fora do tempo pascal

1079

Aos olhos dos homens eles sofreram um castigo, mas a sua esperana estava cheia de imortalidade. Depois de leve pena, tero grandes benefcios, porque Deus os ps prova e os achou dignos de Si. Experimentou-os como ouro no crisol e aceitou-os como sacrifcio de holocausto. Os que nEle confiam compreendero a verdade e os que Lhe so fiis permanecero com Ele no amor, pois a graa e a misericrdia so para os seus santos e a sua vinda ser benfica para os seus eleitos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 114 (115), 5-6; 115 (116), 10-11.15-16ac (R. 114 (115), 9)

Refro: Andarei na presena do Senhor, sobre a terra dos vivos. Ou: Aleluia. Justo e compassivo o Senhor, o nosso Deus misericordioso. O Senhor guarda os simples, estava sem foras e o Senhor salvou-me. Confiei no Senhor, mesmo quando disse: Sou um homem de todo infeliz. Na minha perturbao exclamei: falsa toda a segurana dos homens. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiis. Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias.

1080

missa dos defuntos

LEITURA I 4

Sab 4, 7-15

A verdadeira longevidade a vida sem mancha

Leitura do Livro da Sabedoria O justo, ainda que morra prematuramente, ter repouso. A velhice respeitvel no consiste numa vida longa, nem se mede pelo nmero dos anos. Para o homem, o valor dos cabelos brancos est na prudncia e a verdadeira longevidade a vida sem mancha. O justo agradou a Deus e foi por Ele amado; e, porque vivia no meio dos pecadores, Deus levou-o deste mundo. Arrebatou-o, para que a malcia no lhe mudasse os sentimentos e a astcia no lhe seduzisse a alma. Porque a fascinao do mal obscurece o bem e a vertigem da paixo corrompe um esprito inocente. Chegado perfeio em pouco tempo, o justo completou uma longa carreira. A sua alma era agradvel ao Senhor; por isso Ele Se apressou a tir-lo do meio da iniquidade. Os povos viram, mas no compreenderam, nem reflectiram neste facto: a graa e a misericrdia de Deus so para os seus eleitos, a proteco de Deus para os seus santos. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

Refro: O Senhor meu pastor: nada me faltar. O Senhor meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me s guas refrescantes e reconforta a minha alma.

leitura i fora do tempo pascal

1081

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, no temerei nenhum mal, porque Vs estais comigo: o vosso cajado e o vosso bculo me enchem de confiana. Para mim preparais a mesa vista dos meus adversrios; com leo me perfumais a cabea, e o meu clice transborda. A bondade e a graa ho-de acompanhar-me todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
LEITURA I 5 Is 25, 6a.7-9

O Senhor destruir a morte para sempre

Leitura do Livro de Isaas Sobre este monte, o Senhor do Universo h-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos. Sobre este monte, h-de tirar o vu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as naes; Ele destruir a morte para sempre. O Senhor Deus enxugar as lgrimas de todas as faces e far desaparecer da terra inteira o oprbrio que pesa sobre o seu povo. Porque o Senhor falou. Dir-se- naquele dia: Eis o nosso Deus, de quem espervamos a salvao; o Senhor, em quem pusemos a nossa confiana. Alegremo-nos e rejubilemos, porque nos salvou. Palavra do Senhor.

1082

missa dos defuntos

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 4a)

Refro: Ainda que tenha de andar por vales de trevas e de morte, nada temo, porque Vs estais comigo. O Senhor meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me s guas refrescantes e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, no temerei nenhum mal, porque Vs estais comigo: o vosso cajado e o vosso bculo me enchem de confiana. Para mim preparais a mesa vista dos meus adversrios; com leo me perfumais a cabea, e o meu clice transborda. A bondade e a graa ho-de acompanhar-me todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
LEITURA I 6 Lam 3, 17-26

bom esperar em silncio a salvao do Senhor

Leitura do Livro das Lamentaes A minha alma no conhece a paz, no sei o que seja a felicidade. Eu disse: Desapareceu a minha fora e a esperana que me vinha do Senhor. A recordao da minha misria e da minha vida errante absinto e veneno.

leitura i fora do tempo pascal

1083

A pensar nisto constantemente, a minha alma desfalece dentro de mim. Eis o que vou recordar em meu corao para reavivar a esperana: A misericrdia do Senhor no tem fim, no tem limites a sua compaixo, mas renova-se todas as manhs; grande a sua fidelidade. O Senhor a minha herana diz a minha alma por isso Eu espero nEle. O Senhor bom para quem nEle confia, para a alma que O procura. bom esperar em silncio a salvao do Senhor. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 24 (25), 6 e 7.17-18.20-21 (R. 1 ou 3a)

Refro: Para Vs, Senhor, elevo a minha alma. Ou: No sero confundidos os que em Vs esperam. Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericrdias e das vossas graas que so eternas. Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemncia, por causa da vossa bondade, Senhor. Aliviai a angstia do meu corao e livrai-me dos meus tormentos. Vede a minha misria e o meu tormento e perdoai todos os meus pecados. Defendei a minha alma e livrai-me: no me envergonharei de ter confiado em Vs. A inocncia e rectido me protejam, porque em Vs pus a minha esperana.

1084

missa dos defuntos

LEITURA I

Dan 12, 1-3

Os que dormem no p da terra acordaro

Leitura da Profecia de Daniel Naquele tempo, surgir Miguel, o grande chefe dos Anjos, que protege os filhos do teu povo. Ser um tempo de angstia, como no ter havido at ento, desde que existem naes. Mas nesse tempo, vir a salvao para o teu povo, para aqueles que estiverem inscritos no livro de Deus. Muitos dos que dormem no p da terra acordaro, uns para a vida eterna, outros para a vergonha e o horror eterno. Os sbios resplandecero como a luz do firmamento e os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justia brilharo como estrelas por toda a eternidade. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 41 (42), 2-3.5bcd; 42 (43), 3.4.5 (R. Salmo 41 (42), 3a)

Refro: A minha alma tem sede do Deus vivo. Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: Quando irei contemplar a face de Deus? A minha alma estremece ao recordar quando passava em cortejo para o templo do Senhor, entre as vozes de louvor e de alegria da multido em festa. Enviai a vossa luz e verdade, sejam elas o meu guia e me conduzam vossa montanha santa e ao vosso santurio.

leitura i no tempo pascal

1085

E eu irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria. Ao som da ctara Vos louvarei, Senhor, meu Deus. Porque ests triste, minha alma, e desfaleces? Espera em Deus: Ainda O hei-de louvar, meu Salvador e meu Deus.

LEITURA I
NO TEMPO PASCAL
LEITURA I 1 Forma longa Actos 10, 34-43

Foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Na verdade, eu reconheo que Deus no faz acepo de pessoas, mas, em qualquer nao, aquele que O teme e pratica a justia -Lhe agradvel. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que o Senhor de todos. Vs sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a comear pela Galileia, depois do baptismo que Joo pregou: Deus ungiu com a fora do Esprito Santo a Jesus de Nazar, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demnio, porque Deus estava com Ele.

1086

missa dos defuntos

Ns somos testemunhas de tudo o que Ele fez no pas dos judeus e em Jerusalm; e eles mataram-nO, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, no a todo o povo, mas s testemunhas de antemo designadas por Deus, a ns que comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que Ele foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos. dEle que todos os profetas do o seguinte testemunho: quem acredita nEle recebe pelo seu nome a remisso dos pecados. Palavra do Senhor.

LEITURA I 1

Forma breve

Actos 10, 34-36.42-43

Foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Na verdade, eu reconheo que Deus no faz acepo de pessoas, mas, em qualquer nao, aquele que O teme e pratica a justia -Lhe agradvel. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que o Senhor de todos. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que Ele foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos. dEle que todos os profetas do o seguinte testemunho: quem acredita nEle recebe pelo seu nome a remisso dos pecados. Palavra do Senhor.

leitura i no tempo pascal

1087

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 62 (63), 2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

Refro: A minha alma tem sede de Vs, meu Deus. Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. A minha alma tem sede de Vs. Por Vs suspiro, como terra rida, sequiosa, sem gua. Quero contemplar-Vos no santurio, para ver o vosso poder e a vossa glria. A vossa graa vale mais que a vida; por isso os meus lbios ho-de cantar-Vos louvores. Assim Vos bendirei toda a minha vida e em vosso louvor levantarei as mos. Serei saciado com saborosos manjares e com vozes de jbilo Vos louvarei. Porque Vos tornastes o meu refgio, exulto sombra das vossas asas. Unido a Vs estou, Senhor, a vossa mo me serve de amparo.

LEITURA I 2

Ap 14, 13

Felizes os que morreram no Senhor

Leitura do Livro do Apocalipse Eu, Joo, ouvi uma voz vinda do Cu, que me dizia: Felizes os que morreram no Senhor. Sim diz o Esprito de Deus desde agora, descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham. Palavra do Senhor.

1088

missa dos defuntos

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 129 (130), 1-2.3-4.5-6.6b-8 (R. cf. 5 ou 1)

Refro: Confio no Senhor, confio na sua palavra. Ou: Do profundo abismo chamo por Vs, Senhor. Do profundo abismo chamo por Vs, Senhor, Senhor, escutai a minha voz. Estejam os vossos ouvidos atentos voz da minha splica. Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poder salvar-se? Mas em Vs est o perdo, para Vos servirmos com reverncia. Eu confio no Senhor, a minha alma espera na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor mais do que as sentinelas pela aurora. Mais do que as sentinelas pela aurora, Israel espera pelo Senhor. Porque no Senhor est a misericrdia e com Ele abundante redeno. Ele h-de libertar Israel de todas as suas faltas.
LEITURA I 3 Ap 20, 11 21, 2

Os mortos foram julgados segundo as suas obras

Leitura do Livro do Apocalipse Eu, Joo, vi um grande trono branco e Aquele que estava nele sentado. Da sua presena fugiram a terra e o cu, sem deixarem vestgios. Vi tambm os mortos, grandes e pequenos, de p diante do trono.

leitura i no tempo pascal

1089

E abriram-se os livros. Abriu-se tambm um livro, que era o livro da vida. Os mortos foram julgados segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. O mar restituiu os mortos que nele estavam, a morte e a sua morada devolveram os mortos que tinham; e cada um foi julgado segundo as suas obras. A morte e a sua morada foram lanadas no lago de fogo. Esta a segunda morte: o lago de fogo. E quem no estava escrito no livro da vida foi lanado no lago de fogo. Vi ento um novo cu e uma nova terra, porque o primeiro cu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar j no existia. E vi a cidade santa, a nova Jerusalm, que descia do Cu, da presena de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 142 (143), 1-2.5-6.7ab e 8ab.10 (R. 1a)

Refro: Ouvi, Senhor, a minha orao. Ouvi, Senhor, a minha orao, pela vossa fidelidade, escutai a minha splica, atendei-me pela vossa justia. No chameis a juzo o vosso servo, porque ningum justo diante de Vs. Recordo os dias de outrora, medito em todas as vossas obras e considero as maravilhas que operastes. Estendo para Vs as minhas mos: como terra sem gua, a minha alma tem sede de Vs.

1090

missa dos defuntos

Ouvi-me, Senhor, sem demora, porque se apaga a minha vida. Fazei-me sentir desde a manh a vossa bondade, porque em Vs confio. Ensinai-me a cumprir a vossa vontade, porque sois o meu Deus. O vosso esprito de bondade me conduza por caminho recto.

LEITURA I 4

Ap 21, 1-5a.6b-7

Nunca mais haver morte

Leitura do Livro do Apocalipse Eu, Joo, vi um novo cu e uma nova terra, porque o primeiro cu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar j no existia. Vi tambm a cidade santa, a nova Jerusalm, que descia do Cu, da presena de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitar com os homens: eles sero o seu povo e o prprio Deus, no meio deles, ser o seu Deus. Ele enxugar todas as lgrimas dos seus olhos; nunca mais haver morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu. Disse ento Aquele que estava sentado no trono: Vou renovar todas as coisas. Eu sou o Alfa e o mega, o Princpio e o Fim. quele que tem sede darei a beber gratuitamente da fonte da gua viva. O vencedor receber esta herana; Eu serei seu Deus e ele ser meu filho. Palavra do Senhor.

leitura i no tempo pascal

1091

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 121 (122), 1-2.4-5.6-7.8-9 (R.1 ou cf. 1)

Refro: Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Ou: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Detiveram-se os nossos passos s tuas portas, Jerusalm. Para l sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo o costume de Israel, para celebrar o nome do Senhor; ali esto os tribunais da justia, os tribunais da casa de David. Pedi a paz para Jerusalm: Vivam seguros quantos te amam. Haja paz dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palcios. Por amor de meus irmos e amigos, pedirei a paz para ti. Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti todos os bens.

1092

missa dos defuntos

LEITURA II
LEITURA II 1 Rom 5, 5-11

Justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira divina

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: A esperana no engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado. Quando ainda ramos fracos, Cristo morreu pelos mpios no tempo determinado. Dificilmente algum morre por um justo; por um homem bom, talvez algum tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por ns, quando ramos ainda pecadores. E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito maior razo seremos por Ele salvos da ira divina. Se, na verdade, quando ramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito maior razo, depois de reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Mais ainda: tambm nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem alcanmos agora a reconciliao. Palavra do Senhor.

leitura ii

1093

LEITURA II 2

Rom 5, 17-21

Onde abundou o pecado superabundou a graa

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Se a morte reinou pelo pecado de um s homem, com muito mais razo, aqueles que recebem com abundncia a graa e o dom da justia, reinaro na vida por meio de um s, Jesus Cristo. Porque, assim como pelo pecado de um s, veio para todos os homens a condenao, assim tambm, pela obra de justia de um s, vir para todos a justificao que d a vida. De facto, como pela desobedincia de um s homem, todos se tornaram pecadores, assim tambm, pela obedincia de um s, todos se tornaro justos. Ora, veio a Lei e multiplicaram-se as faltas; mas onde abundou o pecado superabundou a graa, para que, assim como o pecado reinou pela morte, tambm a graa reine pela justia, para nos dar a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Palavra do Senhor.
LEITURA II 3 Forma longa Rom 6, 3-9

Vivamos uma vida nova

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos ns que fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Baptismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova.

1094

missa dos defuntos

Se, na verdade, estamos totalmente unidos a Cristo pela semelhana da sua morte tambm o estaremos pela semelhana da sua ressurreio. Bem sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que fosse destrudo o corpo do pecado e no mais fssemos escravos dele. Quem morreu, est livre do pecado. Se morremos com Cristo, acreditamos que tambm com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo j no pode morrer; a morte j no tem domnio sobre Ele. Palavra do Senhor.

LEITURA II 3

Forma breve

Rom 6, 3-4.8-9

Vivamos uma vida nova

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos ns que fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Baptismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova. Se morremos com Cristo, acreditamos que tambm com Ele viveremos. sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo j no pode morrer; a morte j no tem domnio sobre Ele. Palavra do Senhor.

leitura ii

1095

LEITURA II 4

Rom 8, 14-23

Esperando a libertao do nosso corpo

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos os que so conduzidos pelo Esprito de Deus so filhos de Deus. Vs no recebestes um esprito de escravido para recair no temor, mas o Esprito de adopo filial, pelo qual exclamamos: Abba, Pai. O prprio Esprito d testemunho, em unio com o nosso esprito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, tambm somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, tambm com Ele seremos glorificados. Eu penso que os sofrimentos do tempo presente no tm comparao com a glria que se h-de manifestar em ns. Na verdade, as criaturas esperam ansiosamente a revelao dos filhos de Deus. Elas esto sujeitas v situao do mundo, no por sua vontade, mas por vontade dAquele que as submeteu, com a esperana de que as mesmas criaturas sejam tambm libertadas da corrupo que escraviza, para receberem a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E no s ela, mas tambm ns, que possumos as primcias do Esprito, gememos interiormente, esperando a adopo filial e a libertao do nosso corpo. Palavra do Senhor.

1096

missa dos defuntos

LEITURA II 5

Rom 8, 31b-35.37-39

Quem poder separar-nos do amor de Cristo?

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Se Deus est por ns, quem estar contra ns? Deus, que no poupou o seu prprio Filho, mas O entregou morte por todos ns, como no havia de nos dar, com Ele, todas as coisas? Quem acusar os eleitos de Deus, se Deus os justifica? E quem os condenar, se Cristo Jesus morreu e, mais ainda, ressuscitou, est direita de Deus e intercede por ns? Quem poder separar-nos do amor de Cristo? A tribulao, a angstia, a perseguio, a fome, a nudez, o perigo ou a espada? Mas em tudo isto somos vencedores, graas quele que nos amou. Na verdade, eu estou certo de que nem a morte nem a vida, nem os Anjos nem os Principados, nem o presente nem o futuro, nem as Potestades nem a altura nem a profundidade nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que se manifestou em Cristo Jesus, nosso Senhor. Palavra do Senhor.

leitura ii

1097

LEITURA II 6

Rom 14, 7-9.10c-12

Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Nenhum de ns vive para si mesmo e nenhum de ns morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. Na verdade, Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Todos havemos de comparecer diante do tribunal de Deus, como est escrito: Por minha vida, diz o Senhor, todo o joelho se dobrar diante de Mim e toda a lngua dar glria a Deus. Portanto, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus. Palavra do Senhor.

LEITURA II 7

Forma longa

1 Cor 15, 20-24a.25-28

Em Cristo sero todos restitudos vida

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Cristo ressuscitou dos mortos, como primcias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, tambm por um homem veio a ressurreio dos mortos; porque, do mesmo modo que em Ado todos morreram, assim tambm em Cristo sero todos restitudos vida.

1098

missa dos defuntos

Cada qual, porm, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primcias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasio da sua vinda. Depois ser o fim, quando Cristo entregar o reino a Deus seu Pai. necessrio que Ele reine, at que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus ps. E o ltimo inimigo a ser aniquilado a morte, porque Deus tudo colocou debaixo dos seus ps. Mas quando se diz que tudo Lhe est submetido, claro que se exceptua Aquele que Lhe submeteu todas as coisas. Quando todas as coisas Lhe forem submetidas, ento tambm o prprio Filho Se h-de submeter quele que Lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. Palavra do Senhor.

LEITURA II 7

Forma breve

1 Cor 15, 20-23

Em Cristo sero todos restitudos vida

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Cristo ressuscitou dos mortos, como primcias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, tambm por um homem veio a ressurreio dos mortos; porque, do mesmo modo que em Ado todos morreram, assim tambm em Cristo sero todos restitudos vida. Cada qual, porm, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primcias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasio da sua vinda. Palavra do Senhor.

leitura ii

1099

LEITURA II 8

1 Cor 15, 51-57

A morte foi absorvida na vitria

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Vou dar-vos a conhecer um mistrio: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da trombeta final porque a trombeta soar , os mortos ressuscitaro incorruptveis e ns seremos transformados. necessrio que este nosso corpo corruptvel se torne incorruptvel e que este nosso corpo mortal se torne imortal. Quando este nosso corpo corruptvel se tornar incorruptvel e este nosso corpo mortal se tornar imortal, ento se realizar a palavra da Escritura: A morte foi absorvida na vitria. morte, onde est a tua vitria? morte, onde est o teu aguilho?. O aguilho da morte o pecado e a fora do pecado a Lei. Mas dmos graas a Deus, que nos d a vitria por Nosso Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

1100

missa dos defuntos

LEITURA II 9

2 Cor 4, 14 5, 1

As coisas visveis so passageiras; as invisveis so eternas

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Como sabemos, irmos, Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus tambm nos h-de ressuscitar com Jesus e nos levar convosco para junto dEle. Tudo isto por vossa causa, para que uma graa mais abundante multiplique as aces de graas de um maior nmero de cristos para glria de Deus. Por isso, no desanimamos. Ainda que em ns o homem exterior se v arruinando, o homem interior vai-se renovando de dia para dia. Porque a ligeira aflio dum momento prepara-nos, para alm de toda e qualquer medida, um peso eterno de glria. No olhamos para as coisas visveis, olhamos para as invisveis: as coisas visveis so passageiras, ao passo que as invisveis so eternas. Bem sabemos que, se esta tenda, que a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Cus uma habitao eterna, que obra de Deus e no feita pela mo dos homens. Palavra do Senhor.

leitura ii

1101

LEITURA II 10

2 Cor 5, 1.6-10

Recebemos nos Cus uma habitao eterna

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Ns sabemos que, se esta tenda, que a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Cus uma habitao eterna, que obra de Deus e no feita pela mo dos homens. Por isso, estamos sempre cheios de confiana, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos luz da f e no da viso clara. E com esta confiana, preferamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos ns devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido enquanto esteve no corpo, quer o bem quer o mal. Palavra do Senhor.
LEITURA II 11 Filip 3, 20 - 21

Cristo nos transformar imagem do seu corpo glorioso

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Filipenses Irmos: A nossa ptria est nos Cus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformar o nosso corpo miservel, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. Palavra do Senhor.

1102

missa dos defuntos

LEITURA II 12

1 Tes 4, 13-18

Estaremos sempre com o Senhor

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Tessalonicenses No queremos, irmos, deixar-vos na ignorncia a respeito dos defuntos, para no vos contristardes como os outros, que no tm esperana. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, do mesmo modo, Deus levar com Jesus os que em Jesus tiverem morrido. Eis o que temos para vos dizer, segundo a palavra do Senhor: Ns, os vivos, os que ficarmos para a vinda do Senhor, no precederemos os que tiverem morrido. Ao sinal dado, voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, o prprio Senhor descer do Cu e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro. Em seguida, ns, os vivos, os que tivermos ficado, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Palavra do Senhor.

leitura ii

1103

LEITURA II 13

2 Tim 2, 8-13

Se morremos com Cristo, tambm com Ele viveremos

Leitura da Segunda Epstola do apstolo So Paulo a Timteo Carssimo: Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, at ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus no est encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvao que est em Cristo Jesus, com a glria eterna. digna de f esta palavra: Se morremos com Cristo, tambm com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, tambm com Ele reinaremos; se O negarmos, tambm Ele nos negar; se Lhe formos infiis, Ele permanece fiel, porque no pode negar-Se a Si mesmo. Palavra do Senhor.
LEITURA II 14 1 Jo 3, 1-2

Veremos a Deus tal como Ele

Leitura da primeira Epstola de So Joo Carssimos: Vede que admirvel amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo no nos conhece, porque no O conheceu a Ele. Carssimos, agora somos filhos de Deus e ainda no se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele . Palavra do Senhor.

1104

missa dos defuntos

LEITURA II 15

1 Jo 3,14-16

Passmos da morte para a vida, porque amamos os irmos

Leitura da Primeira Epstola de So Joo Carssimos: Ns sabemos que passmos da morte para a vida, porque amamos os nossos irmos. Quem no ama permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmo homicida e vs sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo em si. Nisto conhecemos o amor: Ele deu a sua vida por ns e ns devemos tambm dar a vida pelos nossos irmos. Palavra do Senhor.

evangelho

1105

EVANGELHO
Nas solenidades e festas celebradas durante a Quaresma, em que o refro Aleluia suprimido, pode utilizar-se, antes e depois do versulo, uma das aclamaes propostas na p. 48.

1 ALELUIA Mt 25, 34

Refro: Aleluia.

Repete-se

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: recebei como herana o reino preparado para vs desde a criao do mundo. Refro
EVANGELHO Mt 5, 1-12a

Alegrai-vos e exultai, porque grande nos Cus a vossa recompensa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, ao ver a multido, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-nO os discpulos e Ele comeou a ensin-los, dizendo: Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus. Bem-aventurados os humildes, porque possuiro a terra. Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados.

1106

missa dos defuntos

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. Bem-aventurados os puros de corao, porque vero a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque sero chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguio por amor da justia, porque deles o reino dos Cus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs. Alegrai-vos e exultai, porque grande nos Cus a vossa recompensa. Palavra da salvao.

2 ALELUIA cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro
EVANGELHO Mt 11, 25-30

Vinde a Mim...Eu vos aliviarei

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, Jesus exclamou: Eu Te bendigo, Pai, Senhor do cu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sbios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

evangelho

1107

Tudo Me foi dado por meu Pai. Ningum conhece o Filho seno o Pai e ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave e a minha carga leve. Palavra da salvao.

3 ALELUIA cf. Filip 3, 20

Refro: Aleluia.

Repete-se

A nossa ptria est nos Cus, donde esperamos o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Refro

EVANGELHO

Mt 25, 1-13

A vem o Esposo: ide ao seu encontro

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos a seguinte parbola: O reino dos Cus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes.

1108

missa dos defuntos

As insensatas, ao tomarem as suas lmpadas, no levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, comearam todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: A vem o esposo; ide ao seu encontro. Ento, as virgens levantaram-se todas e comearam a preparar as lmpadas. As insensatas disseram s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lmpadas esto a apagar-se. Mas as prudentes responderam: Talvez no chegue para ns e para vs. Ide antes compr-lo aos vendedores. Mas, enquanto foram compr-lo, chegou o esposo: as que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram tambm as outras virgens e disseram: Senhor, senhor, abre-nos a porta. Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: No vos conheo. Portanto, vigiai, porque no sabeis o dia nem a hora. Palavra da salvao.
4 ALELUIA Mt 25, 34

Refro: Aleluia.

Repete-se

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: recebei como herana o reino preparado para vs desde a criao do mundo. Refro

evangelho

1109

EVANGELHO

Mt 25, 31-46

Vinde, benditos de meu Pai

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Quando o Filho do homem vier na sua glria com todos os seus Anjos, sentar-Se- no seu trono glorioso. Todas as naes se reuniro na sua presena e Ele separar uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocar as ovelhas sua direita e os cabritos sua esquerda. Ento o Rei dir aos que estiverem sua direita: Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herana o reino que vos est preparado desde a criao do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; no tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na priso e fostes ver-Me. Ento os justos Lhe diro: Senhor, quando que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando que Te vimos doente ou na priso e Te fomos ver?. E o Rei lhes responder: Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmos mais pequeninos, a Mim o fizestes. Dir ento aos que estiverem sua esquerda: Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

1110

missa dos defuntos

Porque tive fome e no Me destes de comer; tive sede e no Me destes de beber; era peregrino e no Me recolhestes; estava sem roupa e no Me vestistes; estive doente e na priso e no Me fostes visitar. Ento tambm eles Lhe ho-de perguntar: Senhor, quando que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na priso, e no Te prestmos assistncia?. E Ele lhes responder: Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmos mais pequeninos, tambm a Mim o deixastes de fazer. Estes iro para o suplcio eterno e os justos para a vida eterna. Palavra da salvao.

5 ALELUIA Ap 14, 13

Refro: Aleluia.

Repete-se

Felizes os que morreram no Senhor: descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham. Refro

evangelho

1111

EVANGELHO

Forma longa

Mc 15, 33-39; 16, 1-6

Jesus, soltando um grande brado, expirou

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, quando chegou o meio-dia, as trevas envolveram toda a terra at s trs horas da tarde. E s trs horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Elo, Elo, lem sabactni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?. Alguns dos presentes, ouvindo isto, disseram: Est a chamar por Elias. Algum correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a na ponta duma cana, deu-Lhe a beber e disse: Deixa ver se Elias vem tir-lO dali. Ento Jesus, soltando um grande brado, expirou. O vu do templo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurio que estava em frente de Jesus, ao v-lO expirar daquela maneira, exclamou: Na verdade, este homem era Filho de Deus. Depois de passar o sbado, Maria Madalena, Maria, me de Tiago, e Salom compraram aromas para irem embalsamar Jesus. E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol. Diziam umas s outras: Quem nos ir revolver a pedra da entrada do sepulcro?. Mas, olhando, viram que a pedra j fora revolvida; e era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma tnica branca, e ficaram assustadas.

1112

missa dos defuntos

Mas ele disse-lhes: No vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazar, o Crucificado? Ressuscitou: no est aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Palavra da salvao.

EVANGELHO

Forma breve

Mc 15, 33-39

Jesus, soltando um grande brado, expirou

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, quando chegou o meio-dia, as trevas envolveram toda a terra at s trs horas da tarde. E s trs horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Elo, Elo, lem sabactni?. que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?. Alguns dos presentes, ouvindo isto, disseram: Est a chamar por Elias. Algum correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a na ponta duma cana, deu-Lhe a beber e disse: Deixa ver se Elias vem tir-lO dali. Ento Jesus, soltando um grande brado, expirou. O vu do templo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurio que estava em frente de Jesus, ao v-lO expirar daquela maneira, exclamou: Na verdade, este homem era Filho de Deus. Palavra da salvao.

evangelho

1113

6 ALELUIA Jo 11, 25a.26

Refro: Aleluia.

Repete-se Refro
Lc 7, 11-17

Eu sou a ressurreio e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrer.
EVANGELHO

Jovem, Eu te digo: levanta-te

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, dirigia-Se Jesus para uma cidade chamada Naim; iam com Ele os seus discpulos e uma grande multido. Quando chegou porta da cidade, levavam um defunto a sepultar, filho nico de sua me, que era viva. Vinha com ela muita gente da cidade. Ao v-la, o Senhor compadeceu-Se dela e disse-lhe: No chores. Jesus aproximou-Se e tocou no caixo; e os que o transportavam pararam. Disse Jesus: Jovem, Eu te ordeno: levanta-te. O morto sentou-se e comeou a falar; e Jesus entregou-o sua me. Todos se encheram de temor e davam glria a Deus, dizendo: Apareceu no meio de ns um grande profeta; Deus visitou o seu povo. E a fama deste acontecimento espalhou-se por toda a Judeia e pelas regies vizinhas. Palavra da salvao.

1114

missa dos defuntos

7 ALELUIA cf. Filip 3, 20

Refro: Aleluia.

Repete-se

A nossa ptria est nos Cus, donde esperamos o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Refro
EVANGELHO Lc 12, 35-40

Estai vs tambm preparados

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Tende os rins cingidos e as lmpadas acesas. Sede como homens que esperam o seu senhor voltar do casamento, para lhe abrirem logo a porta, quando chegar e bater. Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo: cingir-se- e mandar que se sentem mesa e, passando diante deles, os servir. Se vier meia-noite ou de madrugada felizes sero se assim os encontrar. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladro, no o deixaria arrombar a sua casa. Estai vs tambm preparados, porque na hora em que no pensais vir o Filho do homem. Palavra da salvao.

evangelho

1115

8 ALELUIA Ap 14, 13

Refro: Aleluia.

Repete-se

Felizes os que morreram no Senhor: descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham.
EVANGELHO

Refro

Lc 23, 33.39-43

Hoje estars comigo no Paraso

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, quando os soldados chegaram ao lugar chamado Calvrio, ali crucificaram Jesus e os dois malfeitores, um direita e outro esquerda. Um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: No s Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a ns tambm. Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: No temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplcio? Quanto a ns, fez-se justia, pois recebemos o castigo das nossas ms aces. Mas Ele nada praticou de condenvel. E acrescentou: Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza. Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: Hoje estars comigo no Paraso. Palavra da salvao.

1116

missa dos defuntos

9 ALELUIA Ap 1, 5a.6b

Refro: Aleluia.

Repete-se

Jesus Cristo o Primognito dos mortos. A Ele a glria e o poder pelos sculos dos sculos. Refro
EVANGELHO Forma longa Lc 23, 44-46.50.52-53; 24, 1-6a

Pai, em tuas mos entrego o meu esprito

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Era j quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, at s trs horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O vu do templo rasgou-se ao meio. E Jesus exclamou com voz forte: Pai, em tuas mos entrego o meu esprito. Dito isto, expirou. Havia um homem, bom e justo, chamado Jos, que era membro do Sindrio. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. E depois de o ter descido da cruz, envolveu-o num lenol e depositou-o num sepulcro escavado na rocha, onde ningum ainda tinha sido sepultado. No primeiro dia da semana, ao romper da manh, as mulheres que tinham vindo com Jesus da Galileia foram ao sepulcro, levando os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do sepulcro removida e ao entrarem no acharam o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas com o sucedido, apareceram-lhes dois homens com vestes resplandecentes.

evangelho

1117

Ficaram amedrontadas e inclinaram o rosto para o cho, enquanto eles lhes diziam: Porque buscais entre os mortos Aquele que est vivo? No est aqui: ressuscitou. Palavra da salvao.
EVANGELHO Forma breve Lc 23, 44-46.50.52-53

Pai, em tuas mos entrego o meu esprito

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Era j quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, at s trs horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O vu do templo rasgou-se ao meio. E Jesus exclamou com voz forte: Pai, em tuas mos entrego o meu esprito. Dito isto, expirou. Havia um homem, bom e justo, chamado Jos, que era membro do Sindrio. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. E depois de o ter descido da cruz, envolveu-o num lenol e depositou-o num sepulcro escavado na rocha, onde ningum ainda tinha sido sepultado. Palavra da salvao.
10 ALELUIA Jo 3, 16

Refro: Aleluia.

Repete-se

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unignito: quem acredita nEle tem a vida eterna.

Refro

1118

missa dos defuntos

EVANGELHO

Forma longa

Lc 24, 13-35

No tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glria?

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Dois dos discpulos de Jesus iam a caminho duma povoao chamada Emas, que ficava a sessenta estdios de Jerusalm. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e ps-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: Que palavras so essas que trocais entre vs pelo caminho?. Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Clofas, respondeu: Tu s o nico habitante de Jerusalm a ignorar o que l se passou nestes dias!. E Ele perguntou: Que foi?. Responderam-Lhe: O que se refere a Jesus de Nazar, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os prncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado morte e crucificado. Ns espervamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, j o terceiro dia depois que isto aconteceu. verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, no encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele no O viram.

evangelho

1119

Ento Jesus disse-lhes: Homens sem inteligncia e lentos de esprito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! No tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glria?. Depois, comeando por Moiss e, passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoao para onde iam, Jesus fez meno de seguir para diante. Mas eles convenceram-nO a ficar, dizendo: Ficai connosco, porque o dia est a terminar e vem caindo a noite. Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se ps mesa, tomou o po, recitou a bno, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da sua presena. Disseram ento um para o outro: No ardia c dentro o nosso corao, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?. Partiram imediatamente de regresso a Jerusalm e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simo. E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o po. Palavra da salvao.

1120

missa dos defuntos

EVANGELHO

Forma breve

Lc 24, 13-16.28-35

No tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glria?

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Dois dos discpulos de Jesus iam a caminho duma povoao chamada Emas, que ficava a sessenta estdios de Jerusalm. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e ps-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ao chegarem perto da povoao para onde iam, Jesus fez meno de seguir para diante. Mas eles convenceram-nO a ficar, dizendo: Ficai connosco, porque o dia est a terminar e vem caindo a noite. Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se ps mesa, tomou o po, recitou a bno, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da sua presena. Disseram ento um para o outro: No ardia c dentro o nosso corao, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?. Partiram imediatamente de regresso a Jerusalm e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simo. E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o po. Palavra da salvao.

evangelho

1121

11 ALELUIA Mt 25, 34

Refro: Aleluia.

Repete-se

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: recebei como herana o reino preparado para vs desde a criao do mundo. Refro
EVANGELHO Jo 5, 24-29

Quem ouve a minha palavra e acredita passou da morte vida

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Quem ouve a minha palavra e acredita nAquele que Me enviou tem a vida eterna e no ser condenado, porque passou da morte vida. Em verdade, em verdade vos digo: Aproxima-se a hora _ e j chegou _ em que os mortos ouviro a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, vivero. Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim tambm concedeu ao Filho que tivesse a vida em Si mesmo; e deu-Lhe o poder de julgar, porque o Filho do homem. No vos admireis do que estou a dizer, porque vai chegar a hora em que todos os que esto nos sepulcros ouviro a sua voz: Os que tiverem praticado boas obras iro para a ressurreio dos vivos e os que tiverem praticado o mal para a ressurreio dos condenados. Palavra da salvao.

1122

missa dos defuntos

12 ALELUIA Jo 6, 39

Refro: Aleluia.

Repete-se

Esta a vontade de meu Pai, diz o Senhor: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. Refro
EVANGELHO Jo 6, 37-40

Quem acredita no Filho tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Todos aqueles que o Pai Me d viro a Mim e queles que vm a Mim no os rejeitarei, porque desci do Cu, no para fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. E a vontade dAquele que Me enviou esta: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. De facto, esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que v o Filho e acredita nEle tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia. Palavra da salvao.
13 ALELUIA Jo 6, 51

Refro: Aleluia.

Repete-se

Eu sou o po vivo que desceu do Cu, diz o Senhor: Quem comer deste po viver eternamente. Refro

evangelho

1123

EVANGELHO

Jo 6, 51-58

Quem comer deste po tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Eu sou o po vivo que desceu do Cu. Quem comer deste po viver eternamente. E o po que Eu hei-de dar minha carne, que Eu darei pela vida do mundo. Os judeus discutiam entre si: Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?. E Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Se no comerdes a carne do Filho do homem e no beberdes o seu sangue, no tereis a vida em vs. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia. A minha carne verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, tambm aquele que Me come viver por Mim. Este o po que desceu do Cu; no como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste po viver eternamente. Palavra da salvao.

1124

missa dos defuntos

14 ALELUIA Jo 11, 25a.26

Refro: Aleluia.

Repete-se Refro
Jo 11, 17-27

Eu sou a ressurreio e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrer.
EVANGELHO Forma longa

Eu sou a ressurreio e a vida

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus chegou a Betnia e encontrou Lzaro sepultado havia j quatro dias. Betnia distava de Jerusalm cerca de trs quilmetros. Muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria, para lhes apresentar condolncias pela morte do irmo. Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To conceder. Disse-lhe Jesus: Teu irmo ressuscitar. Marta respondeu: Eu sei que h-de ressuscitar na ressurreio do ltimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viver; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrer. Acreditas nisto?.

evangelho

1125

Disse-Lhe Marta: Acredito, Senhor, que Tu s o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. Palavra da salvao.

EVANGELHO

Forma breve

Jo 11, 21-27

Eu sou a ressurreio e a vida

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Marta a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To conceder. Disse-lhe Jesus: Teu irmo ressuscitar. Marta respondeu: Eu sei que h-de ressuscitar na ressurreio do ltimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viver; e todo aquele que vive e acredita em Mim, nunca morrer. Acreditas nisto?. Disse-Lhe Marta: Acredito, Senhor, que Tu s o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. Palavra da salvao.

1126

missa dos defuntos

15 ALELUIA Jo 3, 16

Refro: Aleluia.

Repete-se

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unignito: quem acredita nEle tem a vida eterna. Refro
EVANGELHO Jo 11, 32-45

Lzaro, vem para fora

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Maria, irm de Lzaro, chegou ao lugar onde estava Jesus e, logo que O viu, caiu a seus ps e disse-Lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Jesus, ao v-la chorar, e vendo chorar tambm os judeus que vinham com ela, comoveu-Se profundamente e perturbou-Se. Depois perguntou: Onde o pusestes?. Responderam-Lhe: Vem ver, Senhor. E Jesus chorou. Diziam ento os judeus: Vede como era seu amigo. Mas alguns deles observaram: Ento Ele, que abriu os olhos ao cego, no podia tambm ter feito que este homem no morresse?. Entretanto, Jesus, intimamente comovido, chegou ao tmulo. Era uma gruta, com uma pedra posta entrada. Disse Jesus: Tirai a pedra. Respondeu Marta, irm do morto: J cheira mal, Senhor, pois morreu h quatro dias.

evangelho

1127

Disse Jesus: Eu no te disse que, se acreditasses, verias a glria de Deus?. Tiraram ento a pedra. Jesus, levantando os olhos ao Cu, disse: Pai, dou-Te graas por Me teres ouvido. Eu bem sei que sempre Me ouves, mas falei assim por causa da multido que nos cerca, para acreditarem que Tu Me enviaste. Dito isto, bradou com voz forte: Lzaro, vem para fora. O morto saiu, de mos e ps enfaixados com ligaduras e o rosto envolvido num sudrio. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Ento muitos judeus, que tinham ido visitar Maria, ao verem o que Jesus fizera, acreditaram nEle. Palavra da salvao.

16 ALELUIA Ap 14, 13

Refro: Aleluia.

Repete-se

Felizes os que morreram no Senhor: descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham. Refro

1128

missa dos defuntos

EVANGELHO

Forma longa

Jo 12, 23-28

Se o gro de trigo, lanado terra, morrer, dar muito fruto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o gro de trigo, lanado terra, no morrer, fica s; mas se morrer, dar muito fruto. Quem ama a sua vida, perd-la-, e quem despreza a sua vida neste mundo conserv-la- para a vida eterna. Se algum Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estar tambm o meu servo. E se algum Me servir, meu Pai o honrar. Agora a minha alma est perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Veio ento do Cu uma voz que dizia: J O glorifiquei e tornarei a glorific-lO. Palavra da salvao.

EVANGELHO

Forma breve

Jo 12, 23-26

Se o gro de trigo, lanado terra, morrer, dar muito fruto

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o gro de trigo, lanado terra, no morrer, fica s; mas se morrer, dar muito fruto.

evangelho

1129

Quem ama a sua vida, perd-la-, e quem despreza a sua vida neste mundo conserv-la- para a vida eterna. Se algum Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estar tambm o meu servo. E se algum Me servir, meu Pai o honrar. Palavra da salvao.

17 ALELUIA Jo 6, 40

Refro: Aleluia.

Repete-se

Esta a vontade de meu Pai, diz o Senhor: quem acredita em Mim tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no ltimo dia.
EVANGELHO

Refro
Jo 14, 1-6

Em casa de meu Pai h muitas moradas

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: No se perturbe o vosso corao. Se acreditais em Deus, acreditai tambm em Mim. Em casa de meu Pai h muitas moradas; se assim no fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vs tambm. Para onde Eu vou, conheceis o caminho.

1130

missa dos defuntos

Disse-Lhe Tom: Senhor, no sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vai ao Pai seno por Mim. Palavra da salvao.
18 ALELUIA Jo 6, 39

Refro: Aleluia.

Repete-se

Esta a vontade de meu Pai, diz o Senhor: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. Refro
EVANGELHO Jo 17, 24-26

Quero que onde Eu estou, tambm eles estejam comigo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Cu e disse: Pai santo, quero que onde Eu estou, tambm estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glria, a glria que Me deste, por Me teres amado antes da criao do mundo. Pai justo, o mundo no Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e d-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles. Palavra da salvao.

evangelho

1131

19 ALELUIA Jo 11, 25a.26

Refro: Aleluia.

Repete-se Refro
Jo 19, 17-18.25-30

Eu sou a ressurreio e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrer.
EVANGELHO

Inclinando a cabea, expirou

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus, levando a cruz, saiu para o chamado Lugar do Calvrio, que em hebraico se diz Glgota. Ali O crucificaram, e com Ele mais dois: um de cada lado e Jesus no meio. Estavam junto cruz de Jesus sua Me, a irm de sua Me, Maria, mulher de Clofas e Maria Madalena. Ao ver sua Me e o discpulo predilecto, Jesus disse a sua Me: Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discpulo: Eis a tua Me. E a partir daquela hora, o discpulo recebeu-a em sua casa. Depois, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: Tudo est consumado. E, inclinando a cabea, expirou. Palavra da salvao.

NAS EXQUIAS DAS CRIANAS

PARA AS CRIANAS BAPTIZADAS

LEITURA I
FORA DO TEMPO PASCAL
LEITURA I 1 Is 25, 6a.7-9

O Senhor destruir a morte para sempre

Leitura do Livro de Isaas Sobre este monte, o Senhor do Universo h-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos. Sobre este monte, h-de tirar o vu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as naes; Ele destruir a morte para sempre. O Senhor Deus enxugar as lgrimas de todas as faces e far desaparecer da terra inteira o oprbrio que pesa sobre o seu povo. Porque o Senhor falou. Dir-se- naquele dia: Eis o nosso Deus, de quem espervamos a salvao; o Senhor, em quem pusemos a nossa confiana. Alegremo-nos e rejubilemos, porque nos salvou. Palavra do Senhor.

exquias das crianas baptizadas

1133

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

Refro: O Senhor meu pastor: nada me faltar. O Senhor meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me s guas refrescantes e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, no temerei nenhum mal, porque Vs estais comigo: o vosso cajado e o vosso bculo me enchem de confiana. Para mim preparais a mesa vista dos meus adversrios; com leo me perfumais a cabea, e o meu clice transborda. A bondade e a graa ho-de acompanhar-me todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

1134

missa dos defuntos

LEITURA I 2

Lam 3, 22-26

bom esperar em silncio a salvao do Senhor

Leitura do Livro das Lamentaes A misericrdia do Senhor no tem fim, no tem limites a sua compaixo, mas renova-se todas as manhs; grande a sua fidelidade. O Senhor a minha herana diz a minha alma por isso Eu espero nEle. O Senhor bom para quem nEle confia, para a alma que O procura. bom esperar em silncio a salvao do Senhor. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6 e 7bc.20-21 (R. 1b)

Refro: Para Vs, Senhor, elevo a minha alma. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vs sois Deus, meu Salvador. Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericrdias e das vossas graas que so eternas. Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemncia, por causa da vossa bondade, Senhor. Defendei a minha alma e livrai-me: no me envergonharei de ter confiado em Vs. A inocncia e rectido me protejam, porque em Vs pus a minha esperana.

exquias das crianas baptizadas

1135

LEITURA I
NO TEMPO PASCAL
LEITURA I 1 Ap 7, 9-10.15-17

Deus enxugar todas as lgrimas dos seus olhos

Leitura do Apocalipse de So Joo Eu, Joo, vi uma multido imensa, que ningum podia contar, de todas as naes, tribos, povos e lnguas. Estavam de p, diante do trono e na presena do Cordeiro, vestidos com tnicas brancas e de palmas na mo. E clamavam em alta voz: A salvao ao nosso Deus, que est sentado no trono, e ao Cordeiro. Esto diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que est sentado no trono abrig-los- na sua tenda. Nunca mais tero fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairo sobre eles. O Cordeiro, que est no meio do trono, ser o seu pastor e os conduzir s fontes da gua viva. E Deus enxugar todas as lgrimas dos seus olhos. Palavra do Senhor.

1136

missa dos defuntos

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 148, 1-2.11-12ab.12bc-14a.14bcd (R. cf. 13a)

Refro: Louvai o nome do Senhor. Ou: Aleluia. Louvai o Senhor do alto dos cus, louvai-O nas alturas, louvai-O, todos os seus Anjos. Reis e povos do mundo, prncipes e todos os juzes da terra, jovens e donzelas, velhos e crianas; Louvem todos o nome do Senhor, porque o seu nome sublime, a sua majestade est acima do cu e da terra. Exaltou a fora do seu povo: louvem-nO todos os seus fiis, os filhos de Israel, seu povo eleito.

LEITURA I 2

Ap 21, 1a.3-5a

Nunca mais haver morte

Leitura do Livro do Apocalipse Eu, Joo, vi um novo cu e uma nova terra. E do trono ouvi uma voz forte que dizia: Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitar com os homens: eles sero o seu povo e o prprio Deus, no meio deles, ser o seu Deus.

exquias das crianas baptizadas

1137

Ele enxugar todas as lgrimas dos seus olhos; nunca mais haver morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu. Disse ento Aquele que estava sentado no trono: Vou renovar todas as coisas. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 41 (42), 2-3.5bcd; 42 (43), 3.4.5 (R. 41, 3a)

Refro: A minha alma tem sede do Deus vivo. Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: Quando irei contemplar a face de Deus? A minha alma estremece ao recordar quando passava em cortejo para o templo do Senhor, entre as vozes de louvor e de alegria da multido em festa. Enviai a vossa luz e verdade, sejam elas o meu guia e me conduzam vossa montanha santa e ao vosso santurio. E eu irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria. Ao som da ctara Vos louvarei, Senhor, meu Deus. Porque ests triste, minha alma, e desfaleces? Espera em Deus: Ainda O hei-de louvar, meu Salvador e meu Deus.

1138

missa dos defuntos

LEITURA II
LEITURA II 1 Rom 6, 3-4.8-9

Acreditamos que tambm com Cristo viveremos

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos ns que fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Baptismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova. Se morremos com Cristo, acreditamos que tambm com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo j no pode morrer; a morte j no tem domnio sobre Ele. Porque na morte que sofreu, Cristo morreu para o pecado de uma vez para sempre; mas a sua vida, uma vida para Deus. Assim, vs tambm, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.

exquias das crianas baptizadas

1139

LEITURA II 2

Rom 14, 7-9

Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Nenhum de ns vive para si mesmo e nenhum de ns morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. Na verdade, Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Palavra do Senhor.

LEITURA II 3

1 Cor 15, 20-23

Em Cristo sero todos restitudos vida

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Cristo ressuscitou dos mortos, como primcias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, tambm por um homem veio a ressurreio dos mortos; porque, do mesmo modo que em Ado todos morreram, assim tambm em Cristo sero todos restitudos vida. Cada qual, porm, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primcias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasio da sua vinda. Palavra do Senhor.

1140

missa dos defuntos

LEITURA II 4

Ef 1, 3-5

Escolheu-nos, em Cristo, antes da criao do mundo, para sermos santos

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Efsios Irmos: Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Cus nos abenoou com toda a espcie de bnos espirituais em Cristo. NEle nos escolheu, antes da criao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis, em caridade, na sua presena. Ele nos predestinou, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

LEITURA II 5

1 Tes 4, 13-14.18

Estaremos sempre com o Senhor

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Tessalonicenses No queremos, irmos, deixar-vos na ignorncia a respeito dos defuntos, para no vos contristardes como os outros, que no tm esperana. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, do mesmo modo, Deus levar com Jesus os que em Jesus tiverem morrido; e assim estaremos sempre com o Senhor. Consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Palavra do Senhor.

exquias das crianas baptizadas

1141

EVANGELHO
Nas solenidades e festas celebradas durante a Quaresma, em que o refro Aleluia suprimido, pode utilizar-se, antes e depois do versulo, uma das aclamaes propostas na p. 48.

1 ALELUIA cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro
EVANGELHO Mt 11, 25-30

Escondeste estas verdades aos sbios e as revelaste aos pequeninos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, Jesus exclamou: Eu Te bendigo, Pai, Senhor do cu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sbios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ningum conhece o Filho seno o Pai e ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.

1142

missa dos defuntos

Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave e a minha carga leve. Palavra da salvao.
2 ALELUIA Jo 6, 39

Refro: Aleluia.

Repete-se

Esta a vontade de meu Pai, diz o Senhor: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. Refro
EVANGELHO Jo 6, 37-40 ou 37-39

A vontade dAquele que Me enviou esta: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Todos aqueles que o Pai Me d viro a Mim e queles que vm a Mim no os rejeitarei, porque desci do Cu, no para fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. E a vontade dAquele que Me enviou esta: que Eu no perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no ltimo dia. (De facto, esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que v o Filho e acredita nEle tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia.) Palavra da salvao.

exquias das crianas baptizadas

1143

3 ALELUIA 2 Cor 1, 3b-4a

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito seja Deus, Pai de misericrdia e Deus de toda a consolao, que nos conforta em todas as tribulaes.
EVANGELHO

Refro
Jo 6, 51-58

Quem comer deste po tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, disse Jesus multido: Eu sou o po vivo que desceu do Cu. Quem comer deste po viver eternamente. E o po que Eu hei-de dar minha carne, que Eu darei pela vida do mundo. Os judeus discutiam entre si: Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?. E Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Se no comerdes a carne do Filho do homem e no beberdes o seu sangue, no tereis a vida em vs. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ltimo dia. A minha carne verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.

1144

missa dos defuntos

Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, tambm aquele que Me come viver por Mim. Este o po que desceu do Cu; no como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste po viver eternamente. Palavra da salvao.
4 ALELUIA 2 Cor 1, 3b-4a

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito seja Deus, Pai de misericrdia e Deus de toda a consolao, que nos conforta em todas as tribulaes.

Refro

EVANGELHO

Jo 11, 32-38.40

Se acreditares, vers a glria de Deus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Maria, irm de Lzaro, chegou ao lugar onde estava Jesus e, logo que O viu, caiu a seus ps e disse-Lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. Jesus, ao v-la chorar, e vendo chorar tambm os judeus que vinham com ela, comoveu-Se profundamente e perturbou-Se. Depois perguntou: Onde o pusestes?. Responderam-Lhe: Vem ver, Senhor. E Jesus chorou.

exquias das crianas baptizadas

1145

Diziam ento os judeus: Vede como era seu amigo. Mas alguns deles observaram: Ento Ele, que abriu os olhos ao cego, no podia tambm ter feito que este homem no morresse?. Entretanto, Jesus, intimamente comovido, chegou ao tmulo. Era uma gruta, com uma pedra posta entrada. Disse Jesus: Eu no te disse que, se acreditasses, verias a glria de Deus?. Palavra da salvao.
5 ALELUIA 2 Cor 1, 3b-4a

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito seja Deus, Pai de misericrdia e Deus de toda a consolao, que nos conforta em todas as tribulaes.
EVANGELHO

Refro
Jo 19, 25-30

Eis a tua Me

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Estavam junto cruz de Jesus sua Me, a irm de sua Me, Maria, mulher de Clofas e Maria Madalena. Ao ver sua Me e o discpulo predilecto, Jesus disse a sua Me: Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discpulo: Eis a tua Me. E a partir daquela hora, o discpulo recebeu-a em sua casa.

1146

missa dos defuntos

Depois, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: Tudo est consumado. E, inclinando a cabea, expirou. Palavra da salvao.

PARA AS CRIANAS AINDA NO BAPTIZADAS


LEITURA I
LEITURA I 1 Is 25, 6a.7-8b

O Senhor destruir a morte para sempre

Leitura do Livro de Isaas Sobre este monte, o Senhor do Universo h-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos. Sobre este monte, h-de tirar o vu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as naes; Ele destruir a morte para sempre. O Senhor Deus enxugar as lgrimas de todas as faces. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6 e 7bc.17 e 20 (R. 1b)

Refro: Para Vs, Senhor, elevo a minha alma. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vs sois Deus, meu Salvador. Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericrdias e das vossas graas que so eternas. Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemncia, por causa da vossa bondade, Senhor.

1148

missa dos defuntos

Aliviai a angstia do meu corao e livrai-me dos meus tormentos. Defendei a minha alma e livrai-me: no me envergonharei de ter confiado em Vs.
LEITURA I 2 Lam 3, 22-26

bom esperar em silncio a salvao do Senhor

Leitura do Livro das Lamentaes A misericrdia do Senhor no tem fim, no tem limites a sua compaixo, mas renova-se todas as manhs; grande a sua fidelidade. O Senhor a minha herana diz a minha alma por isso Eu espero nEle. O Senhor bom para quem nEle confia, para a alma que O procura. bom esperar em silncio a salvao do Senhor. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6 e 7bc.17 e 20 (R. 1b)

Refro: Para Vs, Senhor, elevo a minha alma. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vs sois Deus, meu Salvador. Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericrdias e das vossas graas que so eternas. Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemncia, por causa da vossa bondade, Senhor.

exquias das crianas ainda no baptizadas

1149

Aliviai a angstia do meu corao e livrai-me dos meus tormentos. Defendei a minha alma e livrai-me: no me envergonharei de ter confiado em Vs.

EVANGELHO
Nas solenidades e festas celebradas durante a Quaresma, em que o refro Aleluia suprimido, pode utilizar-se, antes e depois do versulo, uma das aclamaes propostas na p. 48.

1 ALELUIA cf. Mt 11, 25

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito sejais, Pai, Senhor do cu e da terra, porque revelastes aos pequeninos os mistrios do reino. Refro

EVANGELHO

Mt 11, 25-30

1150

missa dos defuntos

Escondeste estas verdades aos sbios e as revelaste aos pequeninos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Naquele tempo, Jesus exclamou: Eu Te bendigo, Pai, Senhor do cu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sbios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ningum conhece o Filho seno o Pai e ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave e a minha carga leve. Palavra da salvao.

2 ALELUIA Ap 1, 5a.6b

Refro: Aleluia.

Repete-se

Jesus Cristo o Primognito dos mortos. A Ele a glria e o poder pelos sculos dos sculos. Refro

exquias das crianas ainda no baptizadas

1151

EVANGELHO

Mc 15, 33-40

Jesus, soltando um grande brado, expirou

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Naquele tempo, quando chegou o meio-dia, as trevas envolveram toda a terra at s trs horas da tarde. E s trs horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Elo, Elo, lem sabactni?. que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?. Alguns dos presentes, ouvindo isto, disseram: Est a chamar por Elias. Algum correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a na ponta duma cana, deu-Lhe a beber e disse: Deixa ver se Elias vem tir-lO dali. Ento Jesus, soltando um grande brado, expirou. O vu do templo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurio que estava em frente de Jesus, ao v-lO expirar daquela maneira, exclamou: Na verdade, este homem era Filho de Deus. Estavam tambm ali umas mulheres a observar de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, me de Tiago e de Jos, e Salom. Palavra da salvao.

3 ALELUIA 2 Cor 1, 3b-4a

Refro: Aleluia.

Repete-se

Bendito seja Deus, Pai de misericrdia e Deus de toda a consolao, que nos conforta em todas as tribulaes. Refro

1152

missa dos defuntos

EVANGELHO

Jo 19, 25-30

Eis a tua Me

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Estavam junto cruz de Jesus sua Me, a irm de sua Me, Maria, mulher de Clofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Me e o discpulo predilecto, Jesus disse a sua Me: Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discpulo: Eis a tua Me. E a partir daquela hora, o discpulo recebeu-a em sua casa. Depois, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: Tudo est consumado. E, inclinando a cabeca, expirou. Palavra da salvao.

You might also like