You are on page 1of 10

Introduo Neste tutorial ensinaremos a voc passo-a-passo o que deve ser feito caso o seu computador no ligue de modo

que voc possa identificar e resolver o problema. Por o micro no liga queremos dizer que o computador est morto, ou seja, nada aparece na tela. Se voc v algo na tela do computador significa que ele est LIGANDO e, portanto, ns no cobriremos o que est acontecendo com o seu computador neste tutorial (neste caso voc tem um problema diferente: seu computador no est carregando o sistema operacional isto , no ele no est dando o boot. provvel que a gente escreva sobre este problema em um futuro tutorial). O principal problema com os usurios que se deparam com esta situao que eles comeam a tentar vrias coisas diferentes sem um procedimento padronizado e no final das contas acabam se perdendo. Pior do que isso que muitos usurios assumem que entendem como os computadores funcionam, o que normalmente no o caso. Um bom exemplo so aqueles usurios que dizem que a placa-me est funcionando e tentando dar boot porque eles esto ouvindo o disco rgido girar. Isto no faz o menor sentido, j que os discos rgidos comeam a girar assim que eles recebem corrente eltrica da fonte de alimentao, mesmo que eles no estejam conectados placa-me, s para voc ter uma idia das idias sem sentido que vimos as pessoas dizerem em nosso frum. Por essa razo ns recomendamos que voc siga as instrues contidas neste tutorial na ordem em quem foram publicadas. No assuma que qualquer um dos passos bobo, pois nenhum deles muitos usurios comeam a desmontar o micro totalmente s para descobrirem mais tarde que uma memria USB defeituosa instalada em uma das portas USB estava impedindo o micro de ligar. Se voc seguir risca o nosso tutorial teria detectado este problema imediatamente. Se voc j tentou vrias coisas diferentes esquea tudo o que j foi feito e siga nosso tutorial passo-a-passo. No pule nenhum dos passos aqui descrito s porque voc j o tentou anteriormente. A ordem em que eles foram publicados muito importante e s porque voc j tentou algo antes no significa necessariamente que se o repetir obter o mesmo resultado. Claro que outros profissionais podero sugerir um guia diferente com diferentes passos ou com uma ordem diferente. Este guia que estamos publicando o resultado de nossa experincia de quase 20 anos em manuteno de computadores e em nossa opinio a melhor maneira de resolver problemas em seu micro. Pronto? Ento mos obra! Passo 1 Inspeo Externa A primeira coisa que voc precisa fazer verificar o seu micro externamente. Para isso siga os passos abaixo. No tente ligar o micro ainda:

Verifique se o cabo de fora est ligado rede eltrica. Verifique se o cabo de fora est firmemente preso fonte de alimentao (sugerimos que voc o remova e o conecte novamente). Verifique se a chave 110/220 V da fonte de alimentao est corretamente

posicionada, caso sua fonte tenha uma. Verifique se a chave liga/desliga localizada na fonte de alimentao (na parte traseira do micro) est na posio ligada, se sua fonte tiver uma. Verifique se a chave reset na parte frontal do gabinete no est presa. Voc pode verificar isto pressionando-a; caso ela no se mova significa que ela est presa e voc precisa liber-la usando alguma ferramenta (chave de fendas pequena, clipe de papel, etc). Remova todos os cabos externos do seu micro, incluindo o teclado, mouse, impressora, cmera digital, iPod, etc, e todos os outros dispositivos externos que possam estar conectados no micro, como memrias USB. Deixe apenas o cabo do monitor ligado. Aps este passo os nicos cabos que estaro conectados no micro sero o cabo de fora e o cabo do monitor de vdeo. Verifique se o monitor est ligado (ele deve ter um LED ligado ou piscando indicando que ele est ligado). Se este LED no estiver ligado ou piscando, verifique se o cabo de fora do monitor est corretamente conectado na tomada e se ele est firmemente conectado no monitor. Verifique se as configuraes de brilho e contraste do seu monitor esto ajustadas corretamente (j vimos muitas vezes que o problema era que a tela do monitor estava muito escura e o micro estava funcionando bem).

Aps ter feito esses passos, tente ligar o computador. Ele est funcionando agora? Excelente! Caso no esteja, vejamos o que fazer a seguir. Passo 2 Inspeo Interna: O Bsico Agora que descartamos tudo o que poderia ser considerado como um problema bobo voc precisar abrir o micro. Para isto voc precisar remover a tampa esquerda do gabinete removendo dois parafusos localizados no lado direito da parte traseira do micro e puxando a tampa para trs. Agora voc precisar remover tudo o que no necessrio para o micro ligar. Isto realmente importante. Para o micro ligar so necessrios apenas os seguintes componentes:

Fonte de alimentao; Placa-me; Processador; Cooler do processador; Um (e apenas um) mdulo de memria; Uma placa de vdeo.

Portanto todo o resto pode ser removido do micro. Isto inclui todas as placas de expanso que voc possa ter (por exemplo, placa de som), discos rgidos, unidades pticas, mdulos de memria (deixe apenas um instalado), sua segunda placa de vdeo, ventoinhas do gabinete, ventoinhas extras etc. Se sua placa-me tem vdeo on-board e voc tem uma placa de vdeo avulsa instalada, remova a placa de vdeo e instale o cabo do monitor no conector do vdeo on-board. A remoo dos componentes deve ser feita com a fonte de alimentao desligada, caso contrrio voc poder danificar seus componentes. Como o seu computador no est

ligando, isto algo difcil de perceber. Para ter certeza que a fonte no est fornecendo energia para nenhum componente, remova o cabo de fora da tomada. Esta a melhor maneira de realizar este procedimento com segurana. Como voc pode ver na lista acima, o computador no precisa ter nenhum disco instalado para ligar. Portanto no se esquea de remov-los (voc precisa remover o cabo que conecta os discos placa-me e os cabos de alimentao que os conecta fonte de alimentao). Voc tambm precisa desconectar da fonte as ventoinhas auxiliares presentes no gabinete. Aps remover os componentes desnecessrios para que o micro ligue, tente lig-lo novamente (no se esquea de instalar o cabo de fora de volta na fonte). O micro ligou agora? timo, voc revolveu o problema e agora precisa instalar todas as peas de volta, uma a uma (isto , desligando o computador, colocando uma pea de volta, ligando o computador novamente e vendo se ele continua ligando). No esquea que voc s pode instalar componentes com o micro desligado, por isso voc precisa desligar o micro antes de instalar a prxima pea. Se aps a instalao de uma pea o micro no ligar, isto significa que a ltima pea que voc instalou est com defeito e precisa ser descartada e eventualmente substituda, ou ela pode estar com problema de mau contato, problema sobre o qual falaremos em detalhes no passo quatro. No reinstale todas as peas ao mesmo tempo, j que voc no poder determinar qual a pea defeituosa. exatamente por isso que estamos dizendo para voc reinstalar as peas uma-a-uma e ligar o micro aps reinstalar cada pea. Se o seu micro ainda no estiver ligando, significa que uma das peas listadas acima est com problema ou est com mau contato. Antes de continuarmos, d uma olhada no que acontece quando voc tenta ligar o micro, mas desta vez com o gabinete aberto e apenas com as peas listadas acima instaladas:

A fonte de alimentao est fornecendo energia? Voc pode verificar isso olhando se o LED presente na placa-me e/ou LED verde presente no painel frontal do gabinete esto ligando quando voc pressiona o boto liga/desliga do gabinete. Se a fonte no estiver fornecendo energia isto significa que ela est com defeito e deve ser substituda. O cooler do processador est girando? Se ele no estiver girando e assumindo que a fonte de alimentao no est com defeito, o cooler do processador est com defeito e deve ser substitudo. Vrias placas-me tm um circuito de proteo que desliga o micro caso o cooler do processador esteja com defeito. O micro funciona por alguns segundos e depois desliga (ou seja, o cooler do processador gira por alguns segundos e ento o micro desliga sozinho)? Isto pode ser causado por vrias coisas, mas por enquanto tente limpar o contedo da memria de configurao CMOS (procedimento descrito na prxima pgina)

Voc ouve bipes provenientes do alto-falante do gabinete? Se isto estiver ocorrendo, significa que provavelmente existe um problema de mau contato em sua placa de vdeo ou mdulos de memria (mais sobre isso depois) ou eles esto com problema. Passo 4 Limpando a Memria de Configurao CMOS

O prximo passo limpar a memria de configurao CMOS, que uma pequena memria localizada na placa-me responsvel por armazenar a configurao do computador. Isto feito mudando a posio de um jumper ou dando um curto-circuito em dois contatos ou dois pinos na placa-me com uma chave de fendas pequena. A localizao exata deste jumper, contatos ou pinos depende da placa-me e voc precisa ver a sua localizao exata no manual da placa (normalmente os nomes Clear CMOS, CCMOS ou CLRTC esto escrito ao lado do jumper/contatos/pinos). Nas figuras abaixo mostramos alguns exemplos.

clique para ampliar

Figura 1: Jumper para limpar a memria de configurao CMOS (voc precisar mudar sua posio).

clique para ampliar

Figura 2: Pinos para limpar a memria de configurao CMOS (voc precisar dar um curto-circuito neles com uma chave de fendas pequena).

clique para ampliar

Figura 3: Contatos para limpar a memria de configurao CMOS (voc precisar dar um curto-circuito neles com uma chave de fendas pequena). O procedimento sempre o mesmo: com o micro desligado (ou seja, com o cabo de fora fora da tomada) mova a posio do jumper ou faa um curto-circuito nos dois contatos ou pinos com a chave de fendas e mantenha esta posio por dois segundos. Feito isto mova o jumper de volta para a sua posio padro e ligue o micro novamente. Se este passo no resolveu o problema ou seja, se o micro ainda no estiver ligando v para o prximo passo. Se ao limpar a memria de configurao CMOS o problema foi resolvido, voc precisar fazer duas coisas. Primeiro precisar colocar todas as peas do seu micro de volta. Segundo, voc precisar entrar no setup da placa-me e reconfigur-lo. Seu micro exibir uma mensagem na tela dizendo que o contedo da memria CMOS foi apagado e que voc precisar pressionar F1 para entrar no setup e configur-lo. Passo 4 Removendo Mau Contatos (Cont.) Se voc tem um processador Intel soquete 775 voc pode usar a borracha para limpar seus contatos e, em seguida, usar a escova de dentes umedecida com lcool isoproplico. Se o seu processador usa pinos (por exemplo, processadores AMD e antigos processadores Intel), voc no poder usar a borracha j que se voc fizer isso poder quebrar os pinos do processador. Neste caso use somente a escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 9: Limpe os contatos do processador com uma borracha (apenas para processadores soquete 775).

clique para ampliar

Figura 10: Em seguida limpe os contatos com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 11: Limpando os pinos de um processador AMD com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico. Aps limpar as peas voc precisa limpar seus soquetes na placa-me. Isto deve ser

feito com a escova de dentes umedecida com lcool isoproplico. Nunca use a borracha na placa-me.

clique para ampliar

Figura 12: Limpe o soquete do processador com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 13: Limpe os soquetes da memria com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 14: Limpe o slot da placa de video com uma escova de dentes umedecida com

lcool isoproplico. Aps ter limpado as peas como instrudo e ter dado um tempo para que elas secarem, instale o processador, o cooler do processador, o mdulo de memria e a placa de vdeo de volta na placa-me e tente ligar o micro. Se o micro ligar, timo, voc resolveu o problema. Caso ele no ligue, siga para o prximo passo. Passo 4 Removendo Mau Contatos Se o seu computador ainda no estiver ligando voc precisar limpar os soquetes de memria, o slot da placa de vdeo e o soquete do processador, j que pode haver um problema de mau contato entre esses componentes e seus respectivos soquetes. Voc precisar comprar lcool isoproplico (isopropanol), uma borracha e uma escova de dentes. O correto seria usar uma escova anti-esttica, mas d para quebrar o galho com uma escova de dentes barata.

clique para ampliar

Figura 4: Material necessrio para resolver problemas de mau contato. Remova o processador (voc precisar remover o cooler do processador primeiro, obviamente), a memria e a placa de vdeo da placa-me. Voc limpar os contatos de borda da placa de vdeo e o mdulo de memria com a borracha como se estivesse apagando os contatos, como mostrado nas Figuras 5 e 7. Faa isso longe do computador e no toque nos contatos de borda aps os ter limpados. Voc deve limpar os contatos de borda disponveis em ambos os lados do mdulo de memria e da placa de vdeo. Aps esfregar a borracha, limpe os contatos de borda com a escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 5: Limpe os contatos de borda do modulo de memria com uma borracha.

clique para ampliar

Figura 6: Em seguida limpe os contatos com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

clique para ampliar

Figura 7: Limpe os contatos de borda da placa de vdeo com uma borracha.

clique para ampliar

Figura 8: Em seguida limpe os contatos com uma escova de dentes umedecida com lcool isoproplico.

Passo 5 Solucionando Problemas Se voc chegou at este passo e seu computador ainda no estiver ligando isto significa que um dos componentes do micro est com defeito e voc precisa identific-lo. Se voc seguiu nosso guia corretamente, seu computador tem agora apenas os seguintes componentes instalados:

Fonte de alimentao; Placa-me; Processador; Cooler do processador; Um mdulo de memria; Uma placa de vdeo.

Voc precisar testar cada pea individualmente em um outro micro que voc saiba que esteja funcionando corretamente voc precisar de um micro com o mesmo soquete de processador para testar o seu processador e com o mesmo tipo de memria para voc testar seus mdulos de memria. Para a maioria dos usurios esta tarefa rdua, j que a maioria das pessoas no tem dois computadores similares em casa. Voc precisar de um amigo com um micro similar (esta a hora ideal para voc ligar para aquele o seu primo que sempre lhe pede favores). Portanto voc ter que pegar sua placa de vdeo, instal-la neste outro computador (removendo a placa de vdeo deste outro computador primeiro, claro), ligar e ver o que acontece. No se esquea de testar todas as peas, j que mais de um componente pode estar com defeito. Alm disso, no esquea que voc pode apenas instalar e remover peas com o micro desligado e para uma precauo extra ns recomendamos que voc faa isto com o cabo de fora fora da tomada. Aps este passo voc ter isolado qual componente est defeituoso e que precisa ser substitudo.

You might also like