You are on page 1of 8

FACULDADE PITGORAS LINHARES 2013/2 ENGENHARIA CIVIL MECNICA APLICADA 1 AVALIAO PARCIAL ALUNO: ALUNO: DATA 07/09/2013

1) Determine o momento resultante das quatros foras que atuam na haste em relao ao ponto O. (resolver atravs de anlise escalar) Resposta: MRO= -334 N.m

2) Uma fora de 200N atua sobre o suporte. Determine o momento da fora em relao ao ponto A: (resolver atravs de anlise escalar) Resposta: MA= 14,1 kN.m

3) A fora F aplicada nos terminais de cada suporte. Determine o momento da fora em relao ao ponto O.

a) Resolver atravs de anlise escalar: Resposta: M0= - 98,6 kN.m

b) Resolver atravs de anlise Vetorial: Resposta: M0= (- 98,6 kN.m)k

4) Determine o momento da fora de 800N em relao ao ponto A; e em relao ao ponto O:

5) Para o pedal de freio abaixo, determine o mdulo e a direo d menor fora P que tem momento igual a 130N.m em relao a B.

6) Uma fora P de 300N aplicada ao ponto A. a) Calcule o momento de P em relao a O utilizando as componentes horizontais e vertical da fora: b) Com a resultante da letra a, determine a distncia da origem O linha de ao de P:

7) Uma fora P= 400N aplicada ao ponto A. a) Calcule o momento da fora P em relao a O decompondo fora segundo OA e na direo perpendicular a AO b) Determine o mdulo. A direo e o sentido da menor fora Q que aplicada a B produza o mesmo momento, em relao a O que a fora P.

MOMENTO BINRIO 8) Duas foras de 60N so aplicadas, aos vrtices A e C de uma placa quadrada de 200mm de lado. Determine o momento binrio formado pelas duas foras: a) Multiplicando o mdulo das foras pela distncia entre suas linhas de Ao b) Decompondo cada fora segundo as direes horizontais e vertical e somando os momentos dos dois binrios resultantes.

9) Uma pea de madeira compensada, a qual esto sendo feitos furos, foi presa numa bancada com dois pregos. Sabendo que a broca da furadeira aplica um binrio de momentos 5N.m na pea. Determine a intensidade das foras resultantes que agem nos pregos sabendo que eles esto em: a) ponto A e B; b) ponto B e C; c) Ponto A e C;

10) Quatro pinos de 25mm de dimetro so presos a uma tbua. Dois barbantes apoiados nos pinos, so tracionados. Determine: a) O Binrio resultante na tbua; b) Se apenas um barbante utilizado, em quais pinos dever ser apoiado e em que direes dever ser tracionado a fim de que se produza o mesmo binrio com uma fora de trao mnima? c) Qual o valor dessa fora de trao mnima?

SISTEMA EQUIVALENTE DE FORAS 11) Uma viga de 3m carregada de vrias maneiras. Encontre dois carrgamentos que sejam equivalentes.

12) Determine o carregamento equivalente abaixo:

13) Determine a que distncia do ponto A a linha de ao resultante das trs cargas, quando: a) x= 0,38m b) x=1,22m c) x= 2,44m

14) Uma laje retangular de concreto suporta a carga de quatro colunas. Determine o mdulo, a direo e o ponto de aplicao da resultante das quatro cargas.

You might also like