You are on page 1of 24

A lei de desapropriao luz da doutrina e jurisprudncia.

Comentrios ao Decreto-lei n 3.365/1941


Juliano De Angelis
Elaborado em 05/2005. Pgina 1 de 2
A A

Decreto-lei n 3.365, de 21 de junho de 1941(DOU 18.07.1941)

Dispe sobre desapropriao [01] por utilidade pblica [02] [03] [04]
01 sinnimo de expropriao.

02 Embora s haja referncia utilidade pblica, a lei disciplina tambm os casos de necessidade pblica e interesse social (supletivamente, por fora do art. 5 da Lei n. 4132/62), no se aplicando apenas para os casos de interesse social para fins de reforma agrria, que tem disciplina prpria (Lei n. 8629/93 e LC n. 76/93). A Lei acolheu o entendimento de parte da doutrina (Seabra Fagundes e Eurico Sodr) que prega ser desnecessria a tripartio (utilidade, necessidade e interesse), pois a utilidade abrangeria os demais conceitos. A CF/88, entretanto, fez a separao, com o que concorda Jos Carlos Moreas Salles.

03 Conceituao dada por Hely Lopes Meirelles:

Utilidade pblica: se apresenta quando a transferncia de bens de terceiros para a Administrao conveniente, embora no seja imprescindvel. Necessidade pblica: surge quando a Administrao defronta situaes de emergncia, que, para serem resolvidas satisfatoriamente exigem a transferncia urgente de bens de terceiros para o seu domnio e uso imediato. Interesse social: ocorre quando as circunstncias impem a distribuio ou o condicionamento da propriedade para seu melhor aproveitamento, utilizao ou produtividade em benefcio da coletividade, ou de categorias sociais merecedoras de amparo especfico do Poder Pblico. Jos Carlos Moreas Salles faz a seguinte observao, no que toca distino entre utilidade pblica e interesse social: "com efeito, enquanto a primeira vedada, em regra, a alienao ou locao do bem expropriado, s admitindo que isso ocorra excepcionalmente, como nos casos da desapropriao por zona ou para fins de urbanizao, na ltima a regra consiste na venda ou locao do bem a terceiros (art. 4 da Lei n. 4132/62)".

04 No h disposio expressa prevendo a participao do Ministrio Pblico, ao contrrio do que ocorre com a ao de usucapio e na desapropriao por interesse social, para fins de reforma agrria (LC 76/93, art. 18, 2). Segundo acrdo do TJRS (70002673614), h interesse pblico decorrente da natureza da lide e da qualidade das partes a ensejar a obrigatria participao do

MP, nos termos do art. 82, III, do CPC. Entretanto, Jos Carlos Moraes Salles e a unssona jurisprudncia do STJ (REsp. n. 189017, j. 13.05.02; AgRg n. 493584, j. 19.12.03) entendem ser indevida a participao do MP, pois ausente o interesse geral, da coletividade, a propiciar o seu ingresso. H s o interesse da Fazenda Pblica (interesse pblico secundrio), a qual j est devidamente representada nos autos.

DISPOSIES PRELIMINARES

Textos relacionados

Evoluo normativa e jurisprudencial do carona no sistema de registros de preos e perspectivas prticas da novel legislao (Decreto n 7.892/2013)

Concurso notarial e registral reflexes nos dias atuais Anlise do lead time de licitao de servio de engenharia Contrato de obra de engenharia: o direito de reajuste de preos e o instituto da precluso lgica O colaborador eventual na administrao pblica, o direito ao recebimento de dirias e questes correlatas
Art. 1. A desapropriao por utilidade pblica regular-se- por esta lei, em todo o territrio nacional [05].

05 Compete privativamente Unio legislar sobre desapropriao (art. 22, II, da CF/88), podendo, entretanto, autorizar, via lei complementar, os Estados sobre questes especficas (art. 22, pargrafo nico, da CF/88).
Art. 2. Mediante declarao de utilidade pblica, todos os bens Municpios, Distrito Federal e Territrios.
[06]

podero ser desapropriados, pela Unio, pelos Estados,

06 Todos os bens passveis de desapropriao incluem: imveis ou mveis, corpreos ou incorpreos, fungveis ou infungveis, simples ou compostos, excluindo, to-somente, os diretos personalssimos (vida, honra, liberdade e nome). E mais: a pessoa jurdica no desapropriada, mas, sim, to-s os bens que tais entidades possuem ou os direitos representativos do capital delas.
1. A desapropriao do espao areo ou do subsolo s se tornar necessria, quando de sua utilizao resultar prejuzo patrimonial do proprietrio do solo [07].

07 Detalhe: as jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para o efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantida ao concessionrio a propriedade do produto da lavra (art. 176 da CF/88). A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais somente podero ser efetuados mediante autorizao ou concesso da Unio, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administrao no Pas. Todavia, assegurada a participao do proprietrio do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que a lei dispuser.
2. Os bens do domnio dos Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios podero ser desapropriados pela Unio, e os dos Municpios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato dever preceder autorizao legislativa
[08] [09][10].

08 S as entidades polticas maiores podem desapropriar das menores (por isso, Municpio no pode desapropriar de Municpio).

09 Segundo Seabra Fagundes e Jos Carlos Moreas Salles, qualquer bem da entidade poltica menor pode ser alvo da desapropriao (dominicais, comuns e especiais), pois no h qualquer restrio na lei. Disso diverge, no entanto, Eurico Sodr, entendendo somente cabvel sobre os dominiais.

10 As entidades descentralizadas (autarquia, sociedade de economia mista, fundao e empresa pblica) e os concessionrios de servio pblico, vinculados s entidades polticas maiores, no podem desapropriar bens das entidades pblicas menores, conforme Jos Carlos Moraes Salles e Hely Lopes Meirelles. O inverso (desapropriar bens de entidades descentralizadas), possvel, desde que mediante autorizao (por Decreto) da entidade superior que as instituiu e delegou, porque, sem essa condio, a atividade dos entes maiores seria tolhida (smula 157 do STF e art. 2 , 3 , DL 3365/41). Celso Antnio Bandeira de Mello contra esta hiptese. Para ele, autarquia de Unio, e.g., no poderia ser desapropriada pelo Estado.

3. vedada a desapropriao, pelos Estados, Distrito Federal, Territrios e Municpios de aes, cotas e direitos representativos do capital de instituies e empresas cujo funcionamento dependa de autorizao do Governo Federal e se subordine sua fiscalizao, salvo mediante prvia autorizao, por decreto do Presidente da Repblica. (Pargrafo acrescentado pelo DL n 856, de 11.09.1969).

Art. 3. Os concessionrios de servios pblicos e os estabelecimentos de carter pblico ou que exeram funes delegadas de poder pblico podero promover [11] desapropriao mediante autorizao expressa, constante de lei ou contrato [12].

11 Promover significa levar avante a desapropriao; concretiz-la. O decreto declaratrio de utilidade pblica, que atocondio da desapropriao, de incumbncia do Poder Pblico a que se encontra vinculado o concessionrio ou o ser paraestatal. Todavia, a desapropriao ser promovida por este ltimo, em nome prprio, e o bem, uma vez desapropriado, passar a integrar seus patrimnios, e no o do Poder Pblico. Como exceo regra, a Lei n. 9648/98, art. 10, prev que compete ANEEL declarar, para fins de desapropriao ou instituio de servido, as reas necessrias implantao de instalaes de concessionrias, permissionrios e autorizados de energia eltrica.

12 Exclui os autorizatrios, pois esses no celebram contrato.

Art. 4. A desapropriao poder abranger a rea contgua necessria ao desenvolvimento da obra a que se destina, e as zonas [13] que se valorizarem extraordinariamente [14], em conseqncia da realizao do servio. Em qualquer caso, a declarao de utilidade pblica dever compreend-las, mencionando-se quais as indispensveis continuao da obra e as que se destinam revenda.

13 Na desapropriao por zona, raramente utilizada na prtica, ocorre um substitutivo da contribuio de melhoria. Visa a impedir que o particular seja beneficiado custa da coletividade.

14 Uma pequena valorizao normal e no d ensejo modalidade de desapropriao por zona.

Art. 5. Consideram-se casos de utilidade pblica [15]:

15 As descries a seguir so meramente exemplificativas, entendimento contrrio violaria o art. 5 , XXIV, da CF/88, o qual dispe que a "lei estabelecer o procedimento", e no as hipteses.
a) a segurana nacional;

b) a defesa do Estado;

c) o socorro pblico em caso de calamidade;

d) a salubridade pblica;

e) a criao e melhoramento de centros de populao, seu abastecimento regular de meios de subsistncia;

f) o aproveitamento industrial das minas e das jazidas minerais, das guas e da energia hidrulica;

g) a assistncia pblica, as obras de higiene e decorao, casas de sade, clnicas, estaes de clima e fontes medicinais;

h) a explorao ou a conservao dos servios pblicos [16];

16 Deve-se fazer a distino da desapropriao com a encampao. Esta maneira especfica de extino das concesses, que poder ocorrer em casos de interesse pblico evidenciado, precedida de lei (controle do interesse pblico, pois, compete ao Poder Legislativo) e indenizao (art. 37 da Lei n. 8987). A desapropriao tem sede constitucional e se efetiva desde que presente o binmio utilidade pblica e prvia e justa indenizao em dinheiro, sendo que o controle cabe ao Poder Executivo, mediante Decreto.
i) a abertura, conservao e melhoramento de vias ou logradouros pblicos; a execuo de planos de urbanizao; o parcelamento do solo, com ou sem edificao, para sua melhor utilizao econmica, higinica ou esttica; a construo ou ampliao de distritos industriais. (NR) (Redao dada alnea pela Lei n 9.785, de 29.01.1999, DOU 01.02.1999).

j) o funcionamento dos meios de transporte coletivo;

k) a preservao e conservao dos monumentos histricos e artsticos, isolados ou integrados em conjuntos urbanos ou rurais, bem como as medidas necessrias a manter-lhes e realar-lhes os aspectos mais valiosos ou caractersticos e, ainda, a proteo de paisagens e locais particularmente dotados pela natureza;

l) a preservao e a conservao adequada de arquivos, documentos e outros bens mveis de valor histrico ou artstico;

m) a construo de edifcios pblicos, monumentos comemorativos e cemitrios;

n) a criao de estdios, aerdromos ou campos de pouso para aeronaves;

o) a reedio ou divulgao de obra ou invento de natureza cientfica, artstica ou literria;

p) os demais casos previstos por leis especiais.

1. A construo ou ampliao de distritos industriais, de que trata a alnea "i" do caput deste artigo, inclui o loteamento das reas necessrias instalao de indstrias e atividades correlatas, bem como a revenda ou locao dos respectivos lotes a empresas previamente qualificadas. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 6.602, de 07.12.1978).

2. A efetivao da desapropriao para fins de criao ou ampliao de distritos industriais depende de aprovao, prvia e expressa, pelo Poder Pblico competente, do respectivo projeto de implantao. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 6.602, de 07.12.1978).

3. Ao imvel desapropriado para implantao de parcelamento popular, destinado s classes de menor renda, no se dar outra utilizao nem haver retrocesso. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 9.785, de 29.01.1999, DOU 01.02.1999).

Art. 6. A declarao de utilidade pblica far-se- por decreto do Presidente da Repblica, Governador, Interventor ou Prefeito.

Art.

7.

Declarada

utilidade

pblica [17],

ficam

as

autoridades

administrativas

autorizadas

penetrar

[18]

nos

prdios [19] compreendidos na declarao, podendo recorrer, em caso de oposio, ao auxlio de fora policial.

17 A penetrao s permitida aps a publicao do decreto declaratrio. 18 Visa a permitir que as autoridades possam analisar adequadamente o bem a ser desapropriado. Deve ser exercido com moderao. No se configura, ainda, a imisso provisria, que s ocorrer judicialmente aps o pagamento da indenizao prvia.

19 Deve ser dada conotao ampla, a fim de albergar tambm terrenos no edificados.

quele que for molestado por excesso ou abuso de poder, cabe indenizao por perdas e danos

[20],

sem prejuzo da ao penal.

20 A indenizao devida mesmo que o dano no seja decorrente do abuso, nos termos do art. 37, 6 , da CF/88.
Art. 8. O Poder Legislativo [21] poder tomar a iniciativa da desapropriao, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessrios sua efetivao.

21 Segundo Hely Lopes Meirelles, trata-se de uma anomalia. Cabe ao Poder Executivo, entretanto, promov-la.

Art. 9. Ao Poder Judicirio vedado, no processo de desapropriao pblica [23].

[22],

decidir se se verificam ou no os casos de utilidade

22 O artigo em pauta deve ser analisado conjuntamente com o art. 20, que diz que "outra questo (alm de vcio processual e impugnao do preo) deve ser decidida por ao direta". Com isso, a limitao diz respeito, por economia processual, ao feito expropriatrio, afastando, assim, qualquer hiptese de inconstitucionalidade do dispositivo.

23 Sobre a anlise do poder discricionrio do ato pelo Poder Judiciria, h recente precedente do STJ, constante no informativo n. 241: "Cuida-se de mandado de segurana no qual o impetrante pretende invalidar ato de autoridade judicial que imitiu o Estado do Rio de Janeiro na posse de imvel objeto de processo expropriatrio. Visa, ainda, anulao do Dec. Expropriatrio n. 9.742/1987. A segurana foi concedida pelo TJ-RJ ao entendimento de que haveria ocorrido manifesto desvio de finalidade no ato expropriatrio, pois, alm de o Decreto omitir qual a utilidade pblica na forma do DL n. 3.365/1941, os imveis desapropriados destinavam-se a repasse e cesso a terceiros, entre eles, os inquilinos. O Min. Relator entendeu que se submete ao conhecimento do

Poder Judicirio a verificao da validade da utilidade pblica, da desapropriao e seu enquadramento nas hipteses previstas no citado DL. A vedao que encontra est no juzo valorativo da utilidade pblica, e a mera verificao de legalidade atinente ao controle jurisdicional dos atos administrativos, cuja discricionariedade, nos casos de desapropriao, no ultrapassa as hipteses legais regulamentadoras do ato. Com esse entendimento, a Turma no conheceu do recurso. REsp. 97.748, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, julgado em 5/4/2005".
Art. 10. A desapropriao dever efetivar-se mediante acordo [24] ou intentar-se [25] judicialmente dentro de cinco anos [26], contados da data da expedio do respectivo decreto e findos os quais este caducar [27].

24 H discusso sobre a possibilidade de ocorrer conciliao no feito expropriatrio, tendo em vista que o art. 447 do CPC s o permite quando "o litgio versar sobre direitos patrimoniais de carter privado". Para Jos Carlos Moraes Salles, ela possvel tanto no caso de o expropriado ser pessoa jurdica de direito privado quanto de direito pblico (ente pblico menor, por exemplo). Segundo ele, "seria, pois, absurdo fechar as portas conciliao entre as partes quando estas fossem justamente duas entidades de direito pblico". Mais adiante escreve: "Queremos crer, portanto, que a norma contida na parte inicial do art. 447 do CPC cede passo ao contedo teleolgico dos arts. 10 e 22 do Decreto n. 3345/41, o qual, por ser lei especial, deve prevalecer sobre o aludido preceito do Estatuto Processual".

25 Jos Carlos Moraes Salles entende que o prazo contado at a citao, em que pese o verbo indique a idia de ajuizamento. Isso porque a segunda parte do art. 263 dispe que os efeitos do art. 219 s ocorrem, em relao ao ru, aps ser validamente citado. Observe-se, entretanto, que a demora do Cartrio no pode prejudicar o autor. O STJ assim entende sobre o ponto: citado o ru regularmente ou por demora do Cartrio, a data da citao retroage ao do ajuizamento; havendo demora provocada pelo autor, a data a da efetiva citao (REsp. n. 80093, j. 15.12.98). Tudo por aplicao do art. 219, 1. , do CPC.

26 Na desapropriao por interesse social o prazo decadencial de apenas 2 anos.

27 O prazo de decadncia, por isso no interrompido.

Neste caso, somente decorrido um ano

[28] [29],

poder ser o mesmo bem objeto de nova declarao.

28 A constitucionalidade deste artigo questionada na doutrina, o qual, por oportuno, tambm se aplica desapropriao por interesse social. Jos Carlos Moraes Salles defende a inconstitucionalidade, pois a CF deixa claro que sempre que houver os elementos necessrios (necessidade, utilidade e interesse social) a desapropriao ser possvel. Por outro lado, Seabra Fagundes, defenda a aplicao da regra, por ser uma norma disciplinadora do poder de expropriar. 29 O prazo no se aplica se o outro decreto for expedido por entidade poltica diversa.

Pargrafo nico. Extingue-se em cinco anos o direito de propor ao que vise a indenizao por restries

[30]

decorrentes de atos

do Poder Pblico. (NR) (Pargrafo acrescentado pela Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001).

30 O dispositivo somente aplicvel quando decorrente de servido administrativa, e no por desapropriao indireta (no mera restrio). O STF, mediante liminar na ADIn n. 2260-1, j havia suspendido a eficcia de parte da redao anterior da MP

(posteriormente alterada, com o que ficou sem objeto a ADIn) que se referia ao "apossamento administrativo ou desapropriao indireta", sob o argumento de ser essa ao real, portanto, prescrevendo em 20 anos pelo CC/16. Soluo diversa, permitiria a usucapio pelo ente pblico no exguo prazo de 5 anos. Questionou-se na ocasio, ainda, a constitucionalidade formal da MP, por ausente os requisitos da relevncia e urgncia, passveis de controle, mesmo que excepcionalmente, pelo Poder Judicirio.

Juliano De Angelis
Procurador Federal. Responsvel pela Procuradoria Seccional Federal em Canoas (RS). Ex-scio da sociedade Bellini, Ferreira, Portal Advogados Associados. Psgraduando em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp/REDE LFG.

Fale com o autor Veja todos os artigos publicados pelo autor

Informaes sobre o texto


Ttulo original: "A lei de desapropriao luz da doutrina e jurisprudncia".

Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT):


DE ANGELIS, Juliano. A lei de desapropriao luz da doutrina e jurisprudncia. Comentrios ao Decreto-lei n 3.365/1941. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 895, 15 dez. 2005 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/7620>. Acesso em: 17 maio 2013.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/7620/a-lei-de-desapropriacao-a-luz-dadoutrina-e-jurisprudencia#ixzz2TaIw5dyM

A lei de desapropriao luz da doutrina e jurisprudncia.


Comentrios ao Decreto-lei n 3.365/1941
Juliano De Angelis
Elaborado em 05/2005. Pgina 2 de 2
AA

DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 11. A ao, quando a Unio [31] for autora, ser proposta no Distrito Federal ou no foro da capital do Estado onde for domiciliado o ru, perante o juzo privativo, se houver; sendo outro o autor, no foro da situao dos bens.
31

A nica exceo diz respeito Unio, em que a ao ser proposta na

Capital do Estado ou no Distrito Federal do domiclio do ru. Sendo o ru domiciliado no estrangeiro e a autora a Unio, aplica-se a regra do art. 94, 3, do CPC, em que se determina que a ao seja proposta no domiclio do autor, no caso, ser o Distrito Federal. Para os demais entes, vale a regra geral: situao dos bens.
Art. 12. Somente os juzes que tiverem garantia de vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos podero [32] conhecer dos processos de desapropriao.
32

O pretor no competente para o julgamento de processos expropriatrios.

Os juzes substitutos, embora no perodo de estgio probatrio, podem julgar, pois a eles a Lei Orgnica confere os mesmos poderes dos titulares.
Art. 13. A petio inicial, alm dos requisitos previstos no Cdigo de Processo Civil, conter a oferta do preo e ser instruda com um exemplar do contrato, ou do jornal oficial que houver publicado o decreto de desapropriao ou cpia autenticada dos mesmos, e a planta ou descrio dos bens e suas confrontaes.

Pargrafo nico. Sendo o valor da causa igual ou inferior a dois contos de ris, dispensam-se os autos suplementares.
[33]

Art. 14. Ao despachar a inicial, o juiz designar

um perito de sua livre escolha,


[34]

sempre que possvel tcnico, para proceder avaliao dos bens

33 A indicao do perito acompanhar o mandado de citao, sendo concedido ao ru, portanto, o prazo de 5 dias (art. 421, 1. , I, do CPC) para indicar assistente tcnico e apresentar quesitos, ou seja: antes da contestao, que ser apresentada no prazo de 15 dias.

34 A avaliao dos bens por perito, segundo Jos Carlos Moreas Salles, dever sempre ser realizada por perito designado pelo juiz, caso no haja concordncia expressa do ru sobre o preo. No se aplica, pois, o art. 427 do CPC.

Pargrafo nico. O autor e o ru podero indicar assistente tcnico do perito [35] [36].

35 , na verdade, assistente tcnico das partes.

36 O contido neste artigo no se aplica aos casos de desapropriao para imisso provisria em imveis residenciais urbanos, quando alegada urgncia, regulada pelo Decreto-lei n. 1075/70.

Art. 15. Se o expropriante alegar urgncia e depositar quantia arbitrada de conformidade com o artigo 685 do Cdigo de Processo Civil [37], o juiz mandar imiti-lo provisoriamente na posse dos bens [38] [39].

37 Atual arts. 822 a 838 do CPC.

38 Deve ser analisado se o caso no se enquadra no Decreto-lei n. 1075/70 ou na LC n. 76/93.

39 No caput, temos a regulao da imisso provisria postulada aps a citao; nas alneas esto previstas as hipteses de imisso requeridas antes de citao.
1. A imisso provisria poder ser feita, independente da citao do ru, mediante o depsito [40]:

40 H considervel nmero de decises (TJRS e STJ) que no aplicam a regra constante nas alneas, mas to-somente a do caput, pois entendem ser inconstitucional a imisso provisria sem indenizao prvia, justa completa - e em dinheiro. Nesse sentido: DESAPROPRIAO IMISSO NA POSSE IMVEL URBANO Decreto n 3.365/41, art. 15. I - A imisso provisria em imvel expropriando, somente possvel mediante prvio depsito de valor apurado em avaliao judicial provisria. II - Neste caso, tendo-se consumado a imisso provisria na posse, sem o cumprimento do pressuposto da avaliao judicial prvia, corrige-se a falha, em nome do princpio constitucional da justa indenizao, mediante laudo elaborado por perito judicial do juzo, no importando que se realize em poca posterior imisso na posse, j realizada. (STJ RESP 330179 PR Rel. Min. Humberto Gomes de Barros DJU 09.12.2003 p. 00212).

Textos relacionados

Contrapontos Jurisprudncia do TCU no que tange ao limite para adoo de licitao exclusiva para as microempresas, cooperativas e empresas de pequeno porte

Evoluo normativa e jurisprudencial do carona no sistema de registros de preos e perspectivas prticas da novel legislao (Decreto n 7.892/2013)

Concurso notarial e registral reflexes nos dias atuais Anlise do lead time de licitao de servio de engenharia Contrato de obra de engenharia: o direito de reajuste de preos e o instituto da precluso lgica

Entretanto, o STF tem posio firme (ressalvado o entendimento do Min. Marco Aurlio) no sentido da constitucionalidade do dispositivo, permitindo a imisso provisria mesmo que a indenizao no seja completa, fazendo, para tanto, distino entre desapossamento perda da posse e desapropriao perda da propriedade. Para o STF, a indenizao justa, prvia e em dinheiro s exigida quando da perda da propriedade, o que s ocorrer ao final do processo expropriatrio. No incio, s h perda da posse, necessria para satisfazer necessidade de urgncia. A propsito:

Recurso extraordinrio. Desapropriao. Imisso prvia na posse. 2. Discute-se se a imisso provisria na posse do imvel expropriado, initio litis, fica sujeita ao depsito integral do valor estabelecido em laudo do perito avaliador, se impugnada a oferta pelo expropriado, ou se, por fora dos pargrafos do art. 15 do Decreto-lei n 3365/1941 e do art. 3 do Decreto-lei n 1075/1970, possvel, aos efeitos indicados, o depsito pelo expropriante da metade do valor arbitrado. 3. O depsito prvio no importa o

pagamento definitivo e justo conforme art. 5, XXIV, da Constituio. No incidncia do art. 182, 4, III, da Lei Maior de 1988. 4. A imisso provisria na posse pressupe a urgncia do ato administrativo em apreo. 5. Inexistncia de incompatibilidade, do art. 3 do Decreto-lei n 1075/1970 e do art. 15 e seus pargrafos, Decreto-lei n 3365/1941, com os dispositivos constitucionais aludidos (incisos XXII, XXIII e XXIV do art. 5 e 182, 3, da Constituio). (RE n. 184069, Rel. Min. Nri da Silveira, j. 05.02.02) RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. DESAPROPRIAO. IMISSO PROVISRIA NA POSSE. EXIGNCIA DO PAGAMENTO PRVIO E INTEGRAL DA INDENIZAO. IMPOSSIBILIDADE. CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 15 E PARGRAFOS DO DECRETO-LEI N 3.365/41. PRECEDENTE. 1. O Plenrio desta Corte declarou a constitucionalidade do art. 15 e pargrafos do Decreto-lei n 3.365/41 e afastou a exigncia do pagamento prvio e integral da indenizao, para ser deferida a imisso provisria na posse do bem expropriado. 2. Recurso Extraordinrio conhecido e provido (RE n. 216964, Rel. Min. Maurcio Corra, j. 10.11.97). Em resumo, partindo do entendimento do STF, teremos:

a)pedido de imisso provisria em imvel no residencial e urbano, antes da citao, o depsito ser de acordo com as alneas do art. 15 do Decreto-lei n. 3365/4; aps a citao, obedecer ao caput, com prvia designao de percia; b)pedido de imisso provisria em imvel residencial urbano (Decreto-lei 1075/70), desde que habitado pelo proprietrio e no seja por interesse social, o proprietrio ser intimado para, em 5 dias, impugnar o valor ofertado. Sendo impugnado, ser nomeado perito judicial para apresentar laudo em 5 dias, devendo o juiz fixar o valor provisrio em 48h. Depositando metade do valor provisrio, o autor poder imitir-se temporariamente, sem possibilidade de reduo da quantia inicialmente proposta (mesmo que superior metade do valor provisrio). O art. 4 estabelece ainda o teto de 2.300 salrios mnimos como o limite a ser depositado para fins de imisso provisria. J pelo entendimento majoritrio do TJ/RS e do STJ, a imisso provisria, por qualquer uma das formas, dever ser precedida de avaliao judicial, caso impugnado o valor pelo expropriado, sendo condicionada ao depsito integral do valor estabelecido pelo perito, o qual o expropriado somente poder sacar 80% enquanto houver discusso sobre ele.

a) do preo oferecido, se este for superior a 20 (vinte) vezes o valor locativo, caso o imvel esteja sujeito ao imposto predial

[41];

41 Previso superada, pois estabelecida quando o IPTU era calculado com base no valor locativo do imvel. Com isso, tem-se admitido na jurisprudncia a imisso provisria com base nesta alnea, quando depositado o valor venal do imvel, que , hoje, o parmetro para o imposto. Basta anexar a certido expedida pela repartio competente, depositando o respectivo valor venal nela constante.

b) da quantia correspondente a 20 (vinte) vezes o valor locativo, estando o imvel sujeito ao imposto predial e sendo menor o preo oferecido [42];

42 Mesmas consideraes da nota anterior.

c) do valor cadastral do imvel, para fins de lanamento do imposto territorial, urbano ou rural, caso o referido valor tenha sido atualizado no ano fiscal imediatamente anterior;

d) no tendo havido a atualizao a que se refere o inciso "c", o juiz fixar, independente de avaliao, a importncia do depsito, tendo em vista a poca em que houver sido fixado originariamente o valor cadastral e a valorizao ou desvalorizao posterior do imvel. (Redao dada ao pargrafo pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

2. A alegao de urgncia, que no poder ser renovada, obrigar o expropriante a requerer a imisso provisria dentro do prazo improrrogvel de 120 (cento e vinte) dias [43]. (Redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

43 A alegao de urgncia pode ser feita no Decreto ou at o trnsito em julgado da ao, mas, quando postulada, dever ser efetivada em 120 dias.

3. Excedido o prazo fixado no pargrafo anterior no ser concedida a imisso provisria. (Redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

Art. 15-A. No caso de imisso prvia na posse, na desapropriao por necessidade ou utilidade pblica e interesse social, inclusive para fins de reforma agrria, havendo divergncia entre o preo ofertado em juzo e o valor do bem, fixado na sentena, expressos em termos reais, incidiro juros compensatrios [44] de at seis por cento ao ano sobre o valor da diferena eventualmente apurada na posse, vedado o clculo de juros compostos.
[45],

a contar da imisso

44 Visa a indenizar o expropriado pelos lucros cessantes pela no-utilizao do bem, podendo ser aplicada, pois, juntamente com os juros de mora, sem se configurar anatocismo. A jurisprudncia (smula 56 do STJ) entende que eles so devidos mesmo no caso de servido administrativa, com o que discorda Jos Carlos Moraes Salles, pois no h, para ele, perda da posse a justificar a compensao.

45 A liminar da ADIn n. 2332-2 suspendeu a expresso de "at 6% ao ano", para permitir os juros compensatrios em 12% ao ano. Determinou, ainda, que o clculo dos juros compensatrios seja feito com base na diferena eventualmente apurada entre 80% do preo ofertado e o valor do bem fixado em sentena, pois os 20% restantes no estavam disponveis ao expropriado (art. 33). O argumento invocado na deciso liminar foi, basicamente, a possibilidade da reduo dos juros compensatrios no atender ao reclamo constitucional de justa indenizao. Ademais, a Corte j havia consolidado o entendimento de que os juros compensatrios deveriam ser de 12%, nos termos da smula 618, sendo esse o percentual mais justo.
1 Os juros compensatrios destinam-se, apenas, a compensar a perda de renda comprovadamente sofrida pelo proprietrio [46].

46 Suspensa a eficcia pela ADIN n. 2332-2.

2 No sero devidos juros compensatrios quando o imvel possuir graus de utilizao da terra e de eficincia na explorao iguais a zero [47].

47 Suspensa a eficcia pela ADIN n. 2332-2.

3 O disposto no caput deste artigo aplica-se tambm s aes ordinrias de indenizao por apossamento administrativo ou desapropriao indireta, bem assim s aes que visem a indenizao por restries decorrentes de atos do Poder Pblico, em especial aqueles destinados proteo ambiental, incidindo os juros sobre o valor fixado na sentena.

4 Nas aes referidas no 3, no ser o Poder Pblico onerado por juros compensatrios relativos a perodo anterior aquisio da propriedade ou posse titulada pelo autor da ao. (NR) (Artigo acrescentado pela Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001). [48]

48 Suspensa a eficcia pela ADIN n. 2332-2.

Art. 15-B. Nas aes a que se refere o art. 15-A, os juros moratrios destinam-se a recompor a perda decorrente do atraso no efetivo pagamento da indenizao fixada na deciso final de mrito, e somente sero devidos razo de at seis por cento ao ano, a partir de 1 de janeiro do exerccio seguinte quele em que o pagamento deveria ser feito, nos termos do art. 100 da Constituio. (NR) (Artigo acrescentado pela Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001). [49]

49 A nova redao est em pleno vigor, a qual reduziu os juros de mora de 12% a 6%. O incio da fluncia tambm est de acordo com o entendimento do STF sobre os juros de mora, o qual os afasta no perodo regular de pagamento do precatrio. Nesse sentido: EMENTA: Precatrio judicial: atualizao da conta de liquidao: juros moratrios: excluso: CF, art. 100, 1. Firmou-se o entendimento Supremo Tribunal, a partir da deciso plenria do RE 298.616 - SP (Gilmar Mendes, 31.10.2002, inf. STF 288), no sentido de no serem devidos os juros moratrios no perodo compreendido entre a data de expedio do precatrio e a do efetivo pagamento, se realizado dentro do prazo constitucionalmente estipulado (RE n. 420163, Rel. Min. Saplveda Pertence, j. 30.06.04, STF).
Art. 16. A citao far-se- por mandado [50] na pessoa do proprietrio dos bens; a do marido dispensa a da mulher [51]; a de um scio [52], ou administrador, a dos demais, quando o bem pertencer sociedade; a do administrador da coisa no caso de condomnio, exceto o de edifcio de apartamentos constituindo cada um propriedade autnoma, a dos demais condminos, e a do inventariante, e, se no houver, a do cnjuge, herdeiro, ou legatrio, detentor da herana, a dos demais interessados, quando o bem pertencer a esplio.

50 Veda-se, pois, a citao por carta AR/MP.

51 Difere da regra do art. 10 do CPC, propiciando a celeridade processual necessria nas aes expropriatrias.

52 Em igualdade de condies com o administrador. O scio pode ser citado mesmo que no tenha poderes para tanto no contrato ou estatuto social. A regra no se aplica s associaes, segundo Jos Carlos Moraes Salles.

Pargrafo nico. Quando no encontrar o citando, mas ciente de que se encontra no territrio da jurisdio do juiz, o oficial portador do mandado marcar desde logo hora certa para a citao, ao fim de 48 horas, independentemente de nova diligncia ou despacho.

Art. 17. Quando a ao no for proposta no foro do domiclio ou da residncia do ru, a citao far-se- por precatria, se o mesmo estiver em lugar certo, fora do territrio da jurisdio do juiz.

Art. 18. A citao far-se- por edital se o citando no for conhecido, ou estiver em lugar ignorado, incerto ou inacessvel ou, ainda, no estrangeiro [53], o que dois [54] oficiais do juzo certificaro.

53 Afasta a regra geral, que exigiria a citao por carta rogatria.

54 A regra geral de apenas um Oficial de Justia.

Art. 19. Feita a citao, a causa seguir com o rito ordinrio.

Art. 20. A contestao [55] s poder versar sobre vcio do processo judicial dever ser decidida por ao direta [57].

[56]

ou impugnao do preo; qualquer outra questo

55 O conceito abrange a possibilidade de oposio de excees, vedada a propositura de reconveno e ao declaratria incidente. Possvel a alegao das hipteses do art. 301 do CPC.

56 Segundo Jos Carlos de Moraes Salles e Hely Lopes Meirelles, possvel o controle da regularidade extrnseca do ato declaratrio, tais como: competncia, forma, caducidade.

57 possvel mandado de segurana.

Art. 21. A instncia [58] no se interrompe. No caso de falecimento do ru, ou perda de sua capacidade civil, o juiz, logo que disso tenha conhecimento, nomear curador lide, at que se habilite o interessado.

58 Refere-se linguagem do CPC de 39. Quer dizer o curso regular da causa. Hoje, denomina-se crise do processo.

Pargrafo nico. Os atos praticados da data do falecimento ou perda da capacidade investidura do curador lide ratificados ou impugnados por ele, ou pelo representante do esplio ou do incapaz.

[59]

podero ser

59 O critrio adotado diametralmente oposto ao do CPC, previsto nos arts. 265 e 266, visando, com isso, atender ao interesse pblico em jogo.

Art. 22. Havendo concordncia sobre o preo, o juiz o homologar por sentena no despacho saneador

[60].

60 Despacho saneador linguagem do CPC anterior. Jos Carlos Moraes Salles assim dispe sobre a atualizao do dispositivo: "Destarte, sob a gide do atual Cdigo, o despacho saneador julgamento conforme estado do processo, em que o juiz, aps as providncias preliminares, declara, ainda que implicitamente, a admissibilidade da tutela estatal para compor processualmente o litgio, e ordena os atos posteriores do procedimento, encerrando ao mesmo tempo a fase postulatria".

Art. 23. Findo o prazo para a contestao e no havendo concordncia expressa [61] quanto ao preo, o perito apresentar o laudo em cartrio, at cinco dias [62], pelo menos, antes da audincia de instruo e julgamento.

61 Por haver necessidade de consentimento expresso e por a indenizao ter de ser justa, os efeitos da revelia no se fazem presentes nas aes expropriatrias. Esse o entendimento majoritrio da doutrina e unnime da jurisprudncia, a saber: PROCESSUAL CIVIL. AO DESAPROPRIATRIA. REVELIA . FIXAO DO JUSTO PREO. NECESSIDADE DA PERICIA. DECRETO-LEI 3.365/41(ART. 22). ARTIOS 285, 319 E 330, II, CPC. 1. A revelia do desapropriado, por si, no significa tcita aceitao da oferta, impondo-se a realizao da percia avaliatria para a fixao do justo preo constitucionalmente garantido. A prova tcnica s dispensvel ocorrendo a expressa aceitao da oferta (art. 22, Decreto-lei n. 3365/41). Ocorrente, pois, a revelia, no h julgamento antecipado (art. 330, II, CPC), nem se aplicar o art. 285, parte final, do CPC. Precedentes (STJ, REsp. 35520, Rel. Min. Milton Luiz Pereira, j. 17.04.95) 62 Difere da regra geral, em que o art. 433, caput, do CPC, dispe a apresentao em 20 dias antes da cerimnia.
1. O perito poder requisitar das autoridades pblicas os esclarecimentos ou documentos que se tornarem necessrios elaborao do laudo, e dever indicar nele, entre outras circunstncias atendveis para a fixao da indenizao, as enumeradas no artigo 27.

Ser-lhe-o abonadas, como custas, as despesas com certides, e, a arbtrio do juiz, as de outros documentos que juntar ao laudo.

2. Antes de proferido o despacho saneador, poder o perito solicitar prazo especial para apresentao do laudo.

Art. 24. Na audincia de instruo e julgamento proceder-se- na conformidade do Cdigo de Processo Civil. Encerrado o debate, o juiz proferir sentena fixando o preo da indenizao.

Pargrafo nico Se no se julgar habilitado a decidir, o juiz designar desde logo outra audincia que se realizar dentro de dez dias a fim de publicar a sentena [63] [64].

63 Jos Carlos Moraes Salles sustenta que a sentena dever fixar e no condenar - o valor da indenizao, condicionando a consumao da desapropriao (ingresso do bem no patrimnio do expropriante) aps o efetivo pagamento da indenizao. Depois de certificado o pagamento ocorrido, expedir-se- mandado de imisso definitivo, transcrevendo-se, a seguir, a sentena no Registro de Imveis, se for essa a natureza do bem atingido. Ou seja: no h natureza condenatria (visto que o autor no poderia ser condenado), mas, sim, mera condio para a efetivao da expropriao. Assim consta na obra: "Efetivamente, o juiz, ao proferir a sentena definitiva a que se refere o art. 24, fixa o quantum da indenizao devida ao expropriado, ao mesmo tempo em que insere no dispositivo do decisrio verdadeira condio suspensiva, ao determinar que, feito o pagamento, o bem ser incorporado automaticamente ao patrimnio do expropriante, consubstanciando, assim, a desapropriao. Com efeito, nos termos do art. 118 do CC/16, subordina-se a eficcia do ato condio suspensiva, enquanto este no se verificar, no ser adquirido o direito, a que ele visa. Ora, como afirmamos anteriormente, a desapropriao s se co nsuma com o pagamento da indenizao. Eis por que o magistrado, ciente desse mandamento constitucional, fixa na sentena o valor da indenizao e declara que a adjudicao do bem expropriando ao patrimnio do expropriante s se dar depois de verificada a condio

suspensiva, que pagamento da indenizao fixada. Com o pagamento, operar-se- automaticamente a transferncia da propriedade para o expropriante, consumando-se, por esse modo, a desapropriao" [grifo parte]. 64 A sentena dever observar as balizas do art. 27, no estando, porm, a ele limitado.

Art. 25. O principal [65] e os acessrios [66] sero computados em parcelas autnomas.

65 o valor do bem expropriado, seja este mvel ou imvel, corpreo ou incorpreo, fungvel ou infungvel, ser fixado observando-se, entre outros, os elementos do art. 27.

66 Compreende: juros de mora e compensatrios, honorrios advocatcios, despesas do processo, perdas e danos. Os juros compensatrios surgiram de construo jurisprudencial - sem previso legal, portanto com o fito de indenizar o proprietrio pelo no-uso e gozo da propriedade no perodo entre a imisso provisria perda da posse e a consumao da desapropriao, com o pagamento da indenizao. Por isso, havendo previso de juros compensatrios, afasta-se a possibilidade de indenizao dos lucros cessantes, sob pena de configurar-se bis in idem. Esse entendimento acolhido integralmente pela jurisprudncia do STJ (REsp. 569997, j. 09.03.04; REsp. 529692, j. 09.12.03). Por ser uma fico, os juros compensatrios so devidos mesmo que o bem no fosse usado no perodo posterior a imisso, conforme entendimento do STF (RE n. 123192, j. 04.02.94), que, inclusive, motivou a suspenso do art. 15-A, 2, do Decreto-lei n. 3365/41. Para no tornar vil a indenizao, o STF, no julgamento da ADIn n. 2332-2, manteve a taxa de 12% ao ano fixada na smula 618, suspendendo a eficcia da MP, que a reduzia para 6% ao ano.
Pargrafo nico. O juiz poder [67] arbitrar quantia mdica [68] para desmonte e transporte de maquinismos instalados e em funcionamento.

67 Hoje, deve ser lido como dever.

68 Leia-se: justa.

Art. 26. No valor da indenizao, que ser contemporneo da avaliao, no se incluiro os direitos de terceiros expropriado. (Redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

[69] [70] [71]

contra o

69 Analisa-se em conjunto com o art. 31.

70 A nossa lei acolheu o sistema da indenizao nica, ao contrrio de outras, que adotaram o sistema de indenizaes mltiplas. Pelo nosso sistema, em tese mais gil, consiste em conter numa soma global o valor correspondente a todos e quaisquer direitos que antes da explorao gravem a coisa, seja a favor do proprietrio, seja de outros sujeitos.

71 Quando terceiro for atingido e no poder se sub-rogar nos termos do art. 31, por manter direito de natureza pessoal, poder livremente ingressar com ao direta contra o expropriante e/ou expropriado, conforme a situao ftica, para ser indenizado pela desapropriao.

1. Sero atendidas as benfeitorias necessrias feitas aps a desapropriao

[72] [73];

as teis, quando feitas com autorizao do

expropriante. (Antigo pargrafo nico com redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956 e renumerado pela Lei n 4.686, de 21.06.1965).

72 H uma grave impropriedade tcnica. Isso porque o marco inicial para a verificao da instalao de benfeitorias a publicao do Decreto declaratrio para fins desapropriao, e no to-somente da desapropriao, a qual ocorre, ao final, com o pagamento da indenizao. Assim sendo, publicado o ato declaratrio de utilidade pblica somente as benfeitorias necessrias sero indenizadas; as teis, mediante expressa autorizao do expropriante; e, por fim, as volupturias no sero atendidas pelo expropriante. 73 Consigne-se, por oportuno, que o expropriado no est impedido de alienar o bem no perodo suspeito (entre o Decreto ao pagamento final), pois at a indenizao completa ainda o titular do domnio.

2. Decorrido prazo superior a um ano, a partir da avaliao, o juiz ou Tribunal, antes da deciso final, determinar a correo monetria do valor apurado, conforme ndice que ser fixado, trimestralmente, pela Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica. (Redao dada pela Lei n 6.306, de 15.12.1975).

Art. 27. O juiz indicar na sentena os fatos que motivaram o seu convencimento e dever atender, especialmente, estimao dos bens para efeitos fiscais; ao preo de aquisio e interesse que deles aufere o proprietrio; sua situao, estado de conservao e segurana; ao valor venal dos da mesma espcie, nos ltimos cinco anos, e valorizao [74] ou depreciao de rea remanescente, pertencente ao ru [75].

74 O entendimento jurisprudencial e doutrinrio de que, para ser descontado da indenizao a ser paga ao expropriado, a valorizao dever ser imediata e especfica, e no geral. Neste ltimo caso, entendem os julgados, que seria injusto penalizar tosomente o expropriado com valorizao que atingir a todos. Como a regra de que beneficiar a todos, dificilmente poder ser compensado no valor da indenizao a ser paga ao expropriado, devendo, para esse caso, o expropriante fazer uso da contribuio de melhoria.

75 No so critrios absolutos nem est o juiz adstrito ao laudo pericial.

1 A sentena que fixar o valor da indenizao quando este for superior ao preo oferecido condenar o desapropriante a pagar honorrios do advogado, que sero fixados entre meio e cinco por cento do valor da diferena, observado o disposto no 4 do art. 20 do Cdigo de Processo Civil, no podendo os honorrios ultrapassar R$ 151.000,00 (cento e cinqenta e um mil reais)
[76].

(Redao dada ao pargrafo pela

Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001).

76 Suspensa a aplicao da expresso "no podendo os honorrios ultrapassar R$ 151.000,00" pela ADIn n. 2332-2, sob o argumento de poder prejudicar a justa indenizao da propriedade.

2. A transmisso da propriedade, decorrente de desapropriao amigvel ou judicial, no ficar sujeita ao imposto de lucro imobilirio. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).
[77]

77 No est sujeito incidncia de imposto de renda o valor da indenizao proveniente de desapropriao direta ou indireta, includo tambm os juros de mora e compensatrios, por no se constituir "renda", a saber:

DESAPROPRIAO JUROS COMPENSATRIOS IMPOSTO DE RENDA NO INCIDNCIA Os juros compensatrios e moratrios integram a indenizao por expropriao, no constituindo renda; portanto, no podem ser tributveis. Precedentes. (STJ ROMS 11392 RJ 2 T. Rel. Min. Paulo Medina DJU 13.10.2003)
3 O disposto no 1 deste artigo se aplica:

I - ao procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo de desapropriao de imvel rural, por interesse social, para fins de reforma agrria;

II - s aes de indenizao por apossamento administrativo ou desapropriao indireta [78]. (Pargrafo acrescentado pela Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001).

78 H divergncia na jurisprudncia sobre a aplicao deste critrio para os honorrios em caso de desapropriao indireta. Na 2 Turma do STJ e no TJRS, o entendimento de que no se deve observar o limite deste dispositivo. H tambm alguns julgados da 1 Turma do STJ nesse sentido. O argumento desses julgados de que a desapropriao indireta esbulho possessrio, no merecendo o mesmo tratamento da desapropriao direta. Confira-se:

ADMINISTRATIVO. DESAPROPRIAO INDIRETA. HONORRIOS ADVOCATCIOS. A fixao dos honorrios advocatcios nas aes de desapropriao indireta, em que a conduta do ente estatal tem ntida feio de esbulho possessrio, no se sujeita s disposies do Decreto n. 3365/41, seno em carter subsidirio ao CPC. (REsp. n. 460263, 2 Turma, j. 22.06.04).
Entretanto, h decises mais recentes da 1 Turma do STJ no sentido da aplicao do limite de 5% para os casos de desapropriao indireta, no discorrendo mais a fundo sobre o porqu, a saber:

DESAPROPRIAO INDIRETA. LIMITE. DECRETO-LEI N. 3.365/41. OBSERVNCIA. 1. A sucumbncia nas aes expropriatrias rege-se pela lei vigente data da sentena que a impe, devendo ser observado o art. 27, 1, do Decreto-Lei n. 3.365/41, com a modificao introduzida pela MP n. 1.577/97, observando-se o limite mximo de 5% (cinco por cento). (AGRESP n. 648759, STJ, 1 TURMA, j. 30.09.04). 4 O valor a que se refere o 1 ser atualizado, a partir de maio de 2000, no dia 1 de janeiro de cada ano, com base na variao acumulada do ndice de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA do respectivo perodo. (NR) (Pargrafo acrescentado pela Medida Provisria n 2.183-56, de 24.08.2001, DOU 27.08.2001, em vigor conforme o art. 2 da EC n 32/2001).

Art. 28. Da sentena que fixar o preo da indenizao caber apelao com efeito simplesmente devolutivo, quando interposta pelo expropriado, e com ambos os efeitos, quando o for pelo expropriante.

1. A sentena que condenar a Fazenda Pblica em quantia superior ao dobro da oferecida fica sujeita ao duplo grau de jurisdio. (Redao dada pela Lei n 6.071, de 03.07.1974) [79].

79 Em caso de reexame necessrio, haver a devoluo e a suspenso dos efeitos da sentena, por aplicao analgica do caput. Assim pensam Jos Carlos Moreas Salles, Seabra Fagundes e Jos Frederico Marques.

2. Nas causas de valor igual ou inferior a dois contos de ris, observar-se- o disposto no artigo 839 do Cdigo de Processo Civil. [80]

80 Dispositivo revogado pelo CPC, visto que no contempla mais os "embargos de alada". Ademais, no h mais expresso monetria.

Art. 29. Efetuado o pagamento ou a consignao [81] [82] [83] [84], expedir-se- [85], em favor do expropriante, mandado de imisso de posse [86], valendo a sentena como ttulo hbil para a transcrio no registro de imveis [87] [88].

81 Trata da imisso definitiva, pois a provisria est regulada pelo art. 15.

82 O mandado s expedido aps o pagamento da indenizao. Com o pagamento, como entende a doutrina majoritria, que ocorre a desapropriao.

83 O pagamento marca o termo final da possibilidade de desistncia da ao expropriatria, e no o trnsito em julgado (REsp. n. 402482, STJ, j. 12.08.02).

84 O pagamento do valor fixado dever ser feito mediante prvia ao de execuo, que seguir o rito do art. 730, com posterior expedio de precatrio (REsp n. 285969, STJ, j. 06.10.03). Em caso de necessidade de precatrio complementar, no haver necessidade de nova citao da Fazenda Pblica, bastando a sua intimao dos clculos, para, querendo, interpor recurso de agravo de instrumento (AGA 470233, STJ, j. 17.11.03).

85 O artigo disciplina to-somente a expedio do mandado de imisso definitiva do expropriante na posse do imvel expropriado, depois de constado, pelo magistrado, o pagamento da indenizao devida ao expropriado. O dispositivo quer significar, portanto, que o juiz deve verificar, pessoalmente, o pagamento da indenizao, para s ento autorizar a expedio do mandado definitivo de imisso de posse em favor do expropriante. A partir desse momento, a sentena definitiva, proferida nas condies mencionadas no art. 24, poder ser levada ao registro.

86 Tendo j ocorrido a imisso provisria, haver to-somente a transformao dela em definitiva.

87 Trata-se de modo originrio de aquisio da propriedade, em que no h transmisso por interposta pessoa. A aquisio direta, fazendo o adquirente seu o bem apropriado, sem que lhe seja transmitido por outrem.

88 A desapropriao se concretiza independentemente da transcrio do ttulo aquisitivo (no tem aplicao o art. 1245 do CC/02, s aplicvel quando decorrente da modalidade derivada de aquisio), embora a transcrio seja de inegvel utilidade para que haja continuidade do registro, e se d maior publicidade aquisio originria gerada pela desapropriao.

Art. 30. As custas sero pagas pelo autor, se o ru aceitar o preo oferecido proporo, na forma da lei.

[89] [90];

em caso contrrio, pelo vencido, ou em

89 O dispositivo busca estimular o fim do litgio, e tem aplicao, por isso, mesmo que o expropriado no tenha aceito o valor na fase administrativa.

90 Caso haja transao o que difere de "aceitar o preo oferecido" - e no se tenha previsto nada no instrumento de como ficar o pagamento das custas, sero elas divididas igualmente, na forma do art. 26, 2, do CPC.

Art. 31. Ficam sub-rogados [91] no preo quaisquer [92] [93] [94] nus ou direitos que recaiam sobre o bem expropriado.

91 No se aplica aos casos de direito pessoal, em que o lesado dever ser ressarcido por ao direta, e no nos prprios autos da ao expropriatria.

92 Em caso de usufruto, uso e habitao, haver mera modificao qualitativa. Extingue-se apenas a fruio da coisa expropriada, mas o direito real permanece, em virtude da sub-rogao determinada pela lei.

93 Nos casos de direito real de garantia (penhor, hipoteca e anticrese), ocorrer o vencimento antecipado da obrigao principal garantida, nos termos do art. 1425 do CC/02. Assim, antecipado o vencimento por fora da desapropriao, opera-se automaticamente a sub-rogao do direito do credor sobre aquele quantum, de modo que da indenizao se retirar a quantia necessria ao pagamento deste ltimo, uma vez que essa ser a conseqncia do vencimento antecipado da dvida. No caso da hipoteca incidir em outros bens, incidir a regra constante 2 do art. 1425, assim disposto: " 2. Nos casos dos incisos IV e V, s se vencer a hipoteca antes do prazo estipulado, se o perecimento, ou a desapropriao recair sobre o bem dado em garantia, e esta no abranger outras; subsistindo, no caso contrrio, a dvida reduzida, com a respectiva garantia sobre os demais bens, no desapropriados ou destrudos". No caso de anticrese, por fora do art. 1509, 2, do CC/02, a sub-rogao s se operar se no houver credor do desapropriado com preferncia sobre o valor total de indenizao. Isso ocorre porque na anticrese a dvida garantida pelos frutos e rendimentos, e no pelo prprio imvel. Dessa forma, a sub-rogao s ocorrer se no houver direito de preferncia.

94 Em casos do bem estar gravado com clusula de inalienabilidade temporria ou vitalcia, aplica-se a regra do art. 1911, pargrafo nico, do CC/02, em que "o produto da venda converter-se- em outros bens, sobre os quais incidiro as restries apostas aos primeiros".

Art. 32. O pagamento do preo ser prvio e em dinheiro. (Redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956)

[95].

95 Mesma previso constante no art. 5 , XXIV, da CF/88. Cabe, aqui, uma ressalva: quando a desapropriao for promovida para fins de reforma agrria (Unio, art. 184 da CF/88) ou para que o imvel urbano cumpra a sua funo social (Municpio, art. 182 da CF/88), embora a Lei Maior deixe a impresso que ela ser prvia (art. 5. , XXIV, da CF/88), isso no ocorre. Celso Antnio Bandeira de Mello (Curso de Direito Administrativo, Editora Malheiros, 17. ed., p. 759) leciona "O outro o que se efetua atravs de pagamento em ttulos especiais da dvida pblica resgatveis em parcelas anuais e sucessivas. A indenizao tambm deve ser justa, mas j se v que no prvia, ainda que a Constituio assim o qualifique".

Art. 33. O depsito [96] do preo fixado por sentena, disposio do juiz da causa, considerado pagamento prvio da indenizao.

96 S tem aplicao esse preceito quando houver dvida quanto pessoa do proprietrio, oportunidade em que o "depsito", de fato, ser considerado como prvia indenizao. No mais, conforme entendem, entre outros, Jos Carlos Moraes Salles e Seabra Fagundes, somente o levantamento do preo pelo expropriado que se materializar a exigncia constitucional da prvia indenizao.

1. O depsito far-se- no Banco do Brasil ou, onde este no tiver agncia, em estabelecimento bancrio acreditado, a critrio do juiz. (Redao dada pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

2. O desapropriado, ainda que discorde do preo oferecido, do arbitrado ou do fixado pela sentena, poder levantar at 80% (oitenta por cento) do depsito feito para o fim previsto neste e no artigo 15, observado o processo estabelecido no artigo 34. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 2.786, de 21.05.1956).

Art. 34. O levantamento do preo ser deferido mediante prova de propriedade

[97],

de quitao de dvidas fiscais [98] que recaiam

sobre o bem expropriado, e publicao de editais [99], com o prazo de dez dias, para conhecimento de terceiros.

97 Tem aplicao, segundo STJ, para o caso de servido administrativa, mas no para o de desapropriao indireta (REsp. 252404, j. 17.09.02), pois, para este caso, a prova do domnio deve acompanhar a pea portal.

98 Segundo Jos Carlos Moraes Salles, a responsabilidade do expropriado pelo pagamento dos tributos vai at o levantamento do depsito, ou, no caso de dvida sobre a titularidade do domnio, at a consignao do valor fixado, pois nesse momento em que se efetiva a desapropriao. Por outro lado, Hely Lopes Meirelles e Raymundo Faoro sustentam que a responsabilidade cessa quando da imisso provisria, oportunidade em que o expropriante aufere todas as vantagens do bem. Este ltimo tambm o entendimento do STJ (REsp. n. 239687, j. 17.02.00).

99 Segundo Jos Carlos Moraes Salles e a jurisprudncia do STJ (REsp. n. 402928, j. 09.08.04), da responsabilidade do expropriante o pagamento das despesas com a publicao do edital, forte no art. 19 do CPC, e porque prevista para resguardar o seu interesse.

Pargrafo nico. Se o juiz verificar que h dvida fundada interessados a ao prpria para disput-lo.

[100]

sobre o domnio, o preo ficar em depsito, ressalvada aos

100 Somente dvida relevante comporta a aplicao desse preceito.

Art. 35. Os bens expropriados, uma vez incorporados Fazenda Pblica, no podem ser objeto de reivindicao [101] [102] [103], ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriao. Qualquer ao, julgada procedente, resolver-se- em perdas e danos.

101 A norma visa a proteger o interesse da coletividade, em oposio ao do particular.

102 O dispositivo veda, em tese, a retrocesso, a qual conceituada como o ato pelo qual o bem expropriado reincorporado, mediante devoluo da indenizao paga na expropriao, ao patrimnio do ex-proprietrio, em virtude de no haver sido utilizado na finalidade para a qual fora desapropriado. H grande divergncia sobre a natureza da retrocesso. Para uns direito pessoal (gera apenas perdas e danos), outros real (permite a reintegrao do bem ao ex-proprietrio) e, por fim, h quem entenda que ela no existe mais aps o advento deste dispositivo. Para os que defendem ser direito pessoal, invocam o art. 519 do CC/02, disposto que est na subseo destinada preempo ou preferncia, e o prprio dispositivo em pauta. Pensam assim: Hely Lopes Meirelles, Celso Ribeiro Bastos e parte da jurisprudncia do STJ (REsp. n. 43651, j. 05.06.00). Uma segunda corrente, sustenta ser a retrocesso um direito real, fundado que est no preceito constitucional de a propriedade somente ser passvel de desapropriao quando preenchidos os requisitos autorizadores. Permite-se, com isso, a reintegrao do bem ao antigo proprietrio. Assim pensam: Seabra Nunes, Gilberto Siqueira Lopes, Lcia Valle Figueiredo, Jos Carlos de Moraes Salles, Pontes de Miranda, Celso Antnio Bandeira de Mello, parte majoritria da jurisprudncia do STF e parte da jurisprudncia do STJ (REsp. 570483, j. 09.03.04). Para esses, no no CC que a retrocesso encontra fundamento. Ali poder-se-ia, quando muito, vislumbrar os lineamentos do instituto. na Constituio Federal que a retrocesso deita razes e recebe a essncia jurdica que a sustenta. Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, haveria ainda um direito misto (pessoal e real), em que se facultaria ao expropriado a opo, conforme o caso, de exigir direito de preferncia ou perdas e danos. 103 Seja qual for o entendimento acerca da natureza da retrocesso, h consenso na doutrina e jurisprudncia no sentido de que, mesmo que haja desvirtuamento do destino do bem expropriado, estando ele afetado a um interesse pblico, s restar ao lesado a indenizao por perdas e danos (AREsp. n. 73907, j. 24.03.04).

Art. 36. permitida a ocupao temporria [104] [105] [106], que ser indenizada, a final, por ao prpria, de terrenos no edificados [107], vizinhos [108] s obras e necessrios sua realizao.

104 Para Jos Carlos Moraes Salles, a ocupao temporria deve estar autorizada pelo Decreto.

105 No deve ultrapassar o limite necessrio para a realizao da obra, sob pena de se fazer uso da ao de reintegrao de posse.

106 Havendo resistncia do proprietrio, dever ser requerida a medida judicialmente, pois no h previso de ocupao sem tal autorizao (somente cabvel para o caso de requisio). A ao seguir o rito ordinrio do CPC.

107 Pequenas edificaes, tais como: barracos destinados a vigilantes ou a depsito de materiais, de nfima dimenso, no sero obstculos ocupao temporria.

108 Vizinho no sinnimo de contguo. No preciso, pois, que sejam confinantes com aqueles em que se efetuam as obras.

O expropriante [109] prestar cauo [110], quando exigida.

109 Pode ser qualquer ente pblico como entidades delegadas e executores da obra (empreiteiros).

110 Quando o ente for pblico, dever ser prestada em dinheiro, pois os bens dessa entidade so impenhorveis.

Art. 37. Aquele cujo bem for prejudicado extraordinariamente [111] em sua destinao econmica pela desapropriao de reas contguas [112] ter direito a reclamar perdas e danos do expropriante.

111 No foi recepcionado pelo art. 37, 6, da CF/88. A indenizao deve, pois, ser completa.

112 No se pode confundir este artigo com a previso do direito de extenso. Neste, o direito que tem o proprietrio de exigir que, na transferncia do imvel parcialmente desapropriado, seja includa a frao restante, que se tornou intil ou de difcil aproveitamento, o que tem fundamento no Decreto n. 4956/1903. Pode ser postulado o direito de extenso nos prprios autos da ao desapropriatria. J a norma em pauta, protege direito de terceiro, atingido que foi, indiretamente, pela desapropriao.
Art. 38. O ru responder perante terceiros, e por ao prpria, pela omisso ou sonegao de quaisquer informaes que possam interessar marcha do processo ou ao recebimento da indenizao.

Art. 39. A ao de desapropriao pode ser proposta durante as frias forenses, e no se interrompe pela supervenincia destas.

Art. 40. O expropriante [113] poder constituir servides [114] [115] [116] [117] [118] [119] [120] [121], mediante indenizao [122] [123] [124]na forma desta lei.

113 Termo foi mal empregado pelo legislador, pois confunde desapropriao com servido.

114 A servido pode ser de natureza civil ou administrativa (pblica). Ambas se diferem porque, na primeira, h necessariamente um prdio dominante e outro serviente, o qual fica obrigado a tolerar que dele se utilize, para certo fim, o dono do prdio dominante, estabelecendo-se, ainda, uma relao entre particulares. Na servido administrativa, no haver necessariamente dois prdios distintos; a relao formada ser de direito pblico, instituda em favor do interesse da coletividade.

115 H tambm distino entre desapropriao e servido. Naquela, o bem sai da propriedade do expropriado. Nesta, o bem permanece em poder do sujeito passivo, apenas se constituindo sobre ele um nus. Ademais, na expropriao haver sempre indenizao; j na servido, somente em caso de haver prejuzo. Por isso, Jos Carlos Moreas Salles entende ser equivocada a frase "ao expropriatria para a constituio de servido administrativa".

116 Para Hely Lopes Meirelles e Seabra Fagundes, h necessidade, para o ajuizamento da ao de constituio de servido, de declarao prvia de utilidade pblica do bem; em sentido contrrio pensa Jos Carlos Moreas Salles, pois entende que no h nenhuma imposio legal nesse sentido. Na prtica, tem-se adotado a primeira orientao.

117 No se pode confundir ainda servido com limitao administrativa. Esta, segundo definio de Hely Lopes Meirelles, "toda imposio geral, gratuita [para a jurisprudncia, cabe indenizao sempre que causar prejuzo, REsp. 435128, j. 19.05.03],

unilateral e de ordem pblica, condicionadora do exerccio de direitos ou de atividades particulares s exigncias do bem-estar social". Na servido, no h uma imposio geral, mas, sim, especfica a um determinado bem particular. Outro trao distintivo de que a limitao incide sobre o proprietrio (obrigao pessoal), enquanto a servido sobre a propriedade (nus real).

118 A requisio tambm no se confunde com servido ou desapropriao. A requisio, com fundamento no art. 5 , XXV, da CF/88, ato unilateral do poder pblico, por meio do qual ele se utiliza de bens ou servios particulares, objetivando, quanto aos primeiros, evitar a concretizao de danos que possam decorrer de perigo iminente para coletividade. No h necessidade de ingresso judicial para a requisio, sendo o seu controle feito posteriormente, assim como tambm ser dessa forma o pagamento da indenizao eventualmente devida.

119 A desapropriao indireta (desapossamento ou apossamento administrativo) , no fundo, uma expropriao que se realiza s avessas, sem observncia do devido processo legal. O Poder Pblico comete um ato ilcito, ao praticar um verdadeiro esbulho. construo pretoriana, criada a partir de aes possessrias e reivindicatrias convertidas em indenizatrias, diante do princpio da intangibilidade da obra pblica (logo, sem que haja ainda obra pblica ou servio pblico, possvel ajuizar os interditos possessrios e a vindicatria). A ao, por ter fundamento na propriedade, real, devendo o autor trazer a prova do domnio junto com a inicial. Prescrevia, no antigo CC, em 20 anos, prazo previsto para a usucapio extraordinria.

120 Deve ser registra (art. 167, I, item 6, da Lei de Registros Pblicos).

121 possvel a imisso provisria em caso de servido, que seguir os mesmos trmites da desapropriao.

122 No se indeniza o valor da propriedade, porque esta no retirada do particular que suporta nus. Ressarcem-se, portanto, unicamente, os prejuzos causados ao particular pela constituio da servido pblica, incluindo-se, entretanto, entre os mesmos as restries ao gozo sofridas pelo proprietrio.

123 Segundo o STJ (smula 56), so devidos juros compensatrios, com o que no concorda Jos Carlos Moraes Salles, porque no houve perda da propriedade nem da posse.

124 Para o STJ (RESp. 237745, j. 28.05.02), para o levantamento do dinheiro depositado na ao de constituio de servido, fez necessrio a atendimento do disposto no art. 34 desta lei, pois a indenizao somente devida ao proprietrio, nico atingido pelo instituio do nus. Nesse mesmo julgado, ficou consignado que a ao de constituio de servido deve obedecer a todos os trmites desta lei.

Leis 8629/93, lc 93, 4132/62.

Art. 41. As disposies desta lei aplicam-se aos processos de desapropriao em curso, no se permitindo depois de sua vigncia outros termos e atos alm dos por ela admitidos, nem o seu processamento por forma diversa da que por ela regulada.

Art. 42. No que esta lei for omissa aplica-se o Cdigo de Processo Civil.

Art. 43. Esta lei entrar em vigor dez dias depois de publicada, no Distrito Federal, e trinta dias nos Estados e Territrios do Acre; revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1941; 120 da Independncia e 53 da Repblica

GETLIO VARGAS

Francisco Campos.

You might also like