You are on page 1of 7

INTRODUO

A viabilidade do conhecimento. O Programa Especial de Treinamento em Direito, PET-JUR, institudo nesta Universidade em 1983, tem, dentre outros, o objetivo de permitir, a doze jovens escolhidos por concurso, a preparao e a formao em pesquisa. Os integrantes do Programa so incentivados a criar e a desenvolver pesquisas individuais, alm daquelas que so realizadas pelo grupo. Assim, no s estabelecem-se linhas prprias de pensamento, como mantm-se pavimentada a via de atuao cientfica do Programa como um todo. Este, funcionando como verdadeiro bero para a formao de novos pesquisadores, estabelece ligao indelvel com os trabalhos realizados nos programas de Mestrado e de Doutorado. Neste caminho, cria-se uma harmoniosa congregao de esforos entre os trs estgios de formao da vida acadmica, tecendo um espectro garantidor da funcionalidade dos trabalhos, no seu retorno ao lugar primevo, qual seja, a sociedade. Os evidentes ganhos cristalizam-se na crescente maturidade e contedo das pesquisas, que adquirem uma profundidade mpar, ao galgarem os pesquisadores, cada etapa da carreira na Academia. Atualmente, diante da imperiosa necessidade de se pensar a complexidade da sociedade contempornea em todos os seus matizes, o grupo tem como linha central, a questo da Justia Distributiva e Multiculturalismo. Tal tema pe-se to explicitamente no mundo atual que, qualquer pensamento que vislumbre seriedade deve, ao menos pela via reflexa, estar em relao com ele. Isso porque a distribuio de bens materiais, concomitantemente formao da identidade e do reconhecimento do indivduo que atua na sociedade, so questes-chave para o entendimento do mundo moderno. Os esforos para se criar formas de compreenso desse novo panorama, deram ensejo formao de algumas linhas centrais de pensamento. Primeiramente, a que se convencionou chamar de Liberal, capitaneada pelo pensamento de Rawls e Dworkin. Como seu contraponto, estabelece-se a corrente chamada de Comunitria, com Walzer e Taylor nas frentes representativas. Em um terceiro momento, surge o pensamento de Jrgen Habermas numa tentativa de estabelecer uma nova forma de encarar a questo do indivduo moderno.

No intuito de introduzir o leitor em algumas das questes mais representativas do pensamento destes autores, deixam-se trs pequenos textos desenvolvidos pelos integrantes do programa, cedios da total inviabilidade de esgotamento de quaisquer das questes suscitadas.

Liberais
Marcus Eduardo de Carvalho Dantas Do que trata o pluralismo? Segundo a corrente do pensamento poltico conhecida como Liberal, o pluralismo liga-se de forma indelvel ao fato de que, nas sociedades democrticas contemporneas, termos mltiplas acepes acerca do que o Bem. Desta forma, a pergunta o que a vida digna? adquire diversos matizes, de acordo com a convico individual de quem se proponha a respond-la. Diante desta multiplicidade, os liberais espreitam a possibilidade de elaborao e fundamentao de um ideal de justia. Este deve ser capaz de assegurar a cada um dos atores sociais a possibilidade de realizao de seu projeto pessoal de vida, e que tal possibilidade seja factvel a todos. Neste iter, faz-se necessrio a garantia de uma neutralidade por parte do Estado, diante da prioridade dada autonomia privada e aos direitos fundamentais. Estes dois componentes devem ser protegidos das interferncias que podem advir das deliberaes pblicas, quaisquer que sejam elas. O campo vislumbrado como eficaz para consecuo de tal objetivo o Direito; e dele o papel de garantir a dita neutralidade estatal, bem como a prioridade da autonomia privada e dos direitos fundamentais. O fundamento deste Direito dado atravs do papel atribudo ao sistema de direitos e garantias pela Constituio. A interpretao desta Constituio deve se pautar pelos princpios e normas, entendendo o Direito como prioritrio sobre quaisquer das concepes de bem. mesma Constituio cabe a funo de garantir liberdades negativas assecuratrias da autonomia moral individual. Os pensamentos de Ronald Dworkin e John Rawls so dois dos grandes pilares de sustentao do edifcio terico liberal. Tratemos de Rawls. O objetivo primevo de Rawls definir a idia de Liberdade como sendo a capacidade que cada cidado deve ter de realizar seu projeto individual dentro do que

considere uma vida digna, sem interferncia externa que o impea. Para tanto, Rawls enumera dois princpios (no exaustivos) de justia. Utilizando-se da metodologia do contrato, os dois princpios elaborados so os que as partes escolheriam na chamada Posio Original, o momento da contratao. O primeiro princpio (e prioritrio) o que deve assegurar direitos e liberdades bsicas todos. Certo , porm, que a falta de meios materiais pode impedir o desfrute que estes direitos e garantias permitem. Assim, erige-se o segundo princpio, no sentido de garantir a distribuio eqitativa de bens primrios. Esta distribuio, juntamente com a garantia de direitos e liberdades, revelaria a existncia de respeito mtuo em tal sociedade, de maneira que o indivduo que a integre possuiria a capacidade de ter um sentido de justia, e uma concepo individual de bem. Rawls entende que os direitos e liberdades bsicas so inalienveis, e desta sua caracterstica decorre o fato de ser a Constituio o meio fixador, no s das restries garantidoras desses direitos e liberdades, mas tambm de sua prioridade. Numa outra vertente surge o pensamento de Dworkin. Sua teoria aparece como um liberalismo novo depurado da perspectiva utilitria, mas mantendo-se crtico aos limites do positivismo. Dworkin extrapola tais limites, lanando luzes concepo moral incrustada de forma substantiva nos princpios jurdicos. Estes so utilizados como alavanca possibilitadora de um salto para alm de uma viso meramente instrumental do Direito. Atravs dos princpios, poderemos ento entender o Direito no como um conjunto de normas e regras nicas, tal como os positivistas, mas sim como uma atitude interpretativa, fundamentada em uma concepo de complementariedade. Esta complementariedade abre espao para a exigncia de que tanto o Estado (e a figura do Juiz Hrcules), quanto os indivduos adeqem suas aes a um conjunto de princpios morais/jurdicos compartilhados. Assim, os princpios exigiriam uma estrutura poltica que viabilize o poder poltico de maneira horizontal e comprometido com a justia, alm de normas que realizem de forma eqitativa a distribuio de recursos e oportunidades. Sem dvida, a idia de um sistema poltico ntegro resgata o papel de fiel da balana entre os direitos individuais e o bem estar da sociedade, que o liberalismo tradicional havia deixado em algum lugar do passado. Isto porque a integridade poltica vai exigir que as decises pblicas tomadas pelos atores sociais devam ser justificadas pelos princpios polticos morais compartilhados. A legitimidade de tal entendimento clara: nas

sociedades democrticas contemporneas, corrente a idia de que todos devam ser tratados com igual respeito e considerao. Neste sentido, Dworkin constri trs princpios: o da participao, o da igual implicao e o da pessoalidade das convices morais e polticas, de forma que nenhum governo possa moldar concepes individuais de bem, nem sobrepujar nenhum direito individual, ainda que em nome do bem estar social.

Comunitrios
Daniel Nogueira Leito Formada por tericos como Michael Walzer, Charles Taylor, Michael Sandel e Alasdair MacIntyre, a corrente comunitria participa dos debates contemporneos sobre os ideais de justia social defendendo a tradio aristotlica. Quando se referem s sociedades modernas como pluralistas, os comunitrios interpretam tal adjetivao de modo distinto dos tericos liberais, concebendo o pluralismo como a diversidade de identidades sociais, especficas culturalmente e nicas do ponto de vista histrico. Do ponto de vista pblico, o pluralismo se expressa atravs de uma grande variedade de valores diferentes, incomensurveis e incompatveis defendidos por comunidades e grupos distintos. Tal nfase na multiplicidade de identidades sociais e culturais tnicas presentes na sociedade contempornea certamente advm da descrena na existncia de um sujeito universal e a-histrico, crendo ser impossvel a concepo de uma identidade individual constituda sem referncia comunidade social na qual se insere. Concebendo a justia como a virtude na aplicao de regras conforme as especificidades de cada meio ou ambiente social, criticam os liberais por no serem capazes de lidar com situaes intersubjetivas e de ver os dilogos apenas como uma sucesso alternada de monlogos. Grosso modo, isso implica que, ainda que implicitamente, tais pensadores do prevalncia s coletividades sobre os indivduos, ou seja, a autodeterminao das comunidades tem precedncia sobre os direitos fundamentais individuais, pois, afinal de contas, a comunidade que determina que direitos ela considera fundamentais. Um exemplo concreto disso a condenao pelos comunitrios do instituto do judicial review, ou seja, da declarao de inconstitucionalidade de leis pelo poder judicirio quando contrrias a uma vontade legislativa efetivamente popular e majoritria.

Na medida em que v a constituio como um projeto social, como uma forma de afirmao da identidade poltica de uma comunidade, o pensamento comunitrio d mxima importncia participao popular na interpretao e aplicao da constituio. Assim, ele se tornou muito influente entre os constitucionalistas mais progressistas, particularmente entre os americanos e os alemes, tendo chegado aos brasileiros por intermdio dos ibricos. A adoo entusistica do comunitarismo pela vanguarda constitucional brasileira corresponde ao desejo de romper com a tradio positivista, formalista e civilista que inspira todo nosso ordenamento jurdico, e teve grande impacto no processo constituinte de 1987.

Jrguen Habermas
Gustavo Alves do Esprito Santo Um dos grandes nomes da Escola de Frankfurt ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin e Theodor Adorno, Jrgen Habermas um dos maiores filsofos alemes da atualidade. Sua obra constitui, ao lado da de John Rawls, um dos maiores esforos hodiernos na busca pelo ideal de justia numa sociedade democrtica liberal. Partindo do fato de que no mundo moderno j no possvel configurar uma idia substantiva acerca do bem que venha a ser por todos compartilhada, Habermas, tal qual liberais e comunitrios, se depara com a necessidade de compreender o pluralismo caracterizador das sociedades modernas. Estabelecendo um novo paradigma na discusso travada por liberais e comunitrios, Habermas, a seu turno, acaba com a relao de antagonismo e concorrncia entre as concepes de pluralismo apresentadas por cada uma daquelas correntes: a concepo habermasiana de pluralismo , assim, capaz de agregar a lgica liberal da liberdade lgica democrtica da igualdade. Ao contrrio de liberais e comunitrios, o pensamento habermasiano no coloca, com efeito, qualquer relao de hierarquia entre a autodeterminao moral e a auto-realizao tica. Ao revs, estabelece uma relao de co-originalidade entre autonomia pblica e autonomia privada, onde ambas pressupem-se mutuamente. A engenhosidade do pensamento de Habermas reside, pois, no fato de estabelecer uma conexo entre as liberdades subjetivas privadas, defendidas pelos liberais,

e a efetiva participao cidad, to cara aos comunitrios. Tal conexo tem seu fundamento na concepo habermasiana dos direitos subjetivos, que, em oposio ao pensamento liberal, no mais se traduzem, nica e exclusivamente, na imposio de direitos negativos oponveis erga omnes, constituintes da esfera privada de liberdade individual. Uma sociedade democrtica e plural , sem embargo, composta por indivduos que se reconhecem mutuamente como co-associados livres e iguais. justamente este reconhecimento mtuo o elemento constitutivo de uma ordem jurdica na qual os indivduos so, ao mesmo tempo, autores e destinatrios dos direitos. Neste sentido, Habermas esclarece: no pode existir direito para todos sem liberdades subjetivas acionveis que garantem a autonomia privada de sujeitos jurdicos individuais; e no h direito legtimo sem legislao democrtica elaborada conjuntamente por cidados, que, como livres e iguais, participam deste processo. Surge, ento, uma concepo de pluralismo que requer, de um lado, o estabelecimento de direitos fundamentais garantidores da liberdade individual sem a qual o poder de auto-realizao tica dos grupos no pode ser exercido, e, de outro, a soberania popular como mecanismo a partir do qual estabelecer-se- a autodeterminao moral da sociedade. Adquire, assim, o Direito um papel relevante na garantia da estabilidade social, de vez que ser o definidor das regras do processo democrtico, bem como a via pela qual os direitos fundamentais tornar-se-o legtimos, de vez que em uma sociedade ps-convencional (plural) a legitimidade decorre da legalidade. Ressalte-se, por fim, que, no topo dos ordenamentos jurdicos nacionais, a Constituio tem a funo de contextualizar os princpios universalistas por ela elencados, quais sejam, os direitos fundamentais, transformando-os na nica base comum a todos os cidados. Assim, Jrgen Habermas nos oferece, de forma incontornvel no debate contemporneo, uma teoria poltica que tem o compromisso terico-metodolgico de estabelecer as relaes entre tica e justia em uma sociedade ps-convencional, cujo trao caracterstico o pluralismo.

Busca-se assim, trazer baila o debate fundamental do mundo novo, ao mesmo tempo em que d-se a sociedade brasileira, uma amostra viva do resultado do trabalho desenvolvido por jovens que, ao se debruarem sobre a pesquisa, demonstram, em linhas claras e firmes, que o conhecimento possvel e, mais que isso, permanece. Marcus Dantas.

You might also like