You are on page 1of 44

Papel

O papel um dos produtos mais consumidos no mundo e, h sculos, faz parte do cotidiano da humanidade. Como meio bsico de educao, comunicao e informao para a maioria das pessoas, compe livros, jornais, revistas, documentos e cartas e, assim, contribui para a transmisso do conhecimento. Serve, tambm, a um amplo espectro de usos comerciais e residenciais, a exemplo das caixas para transporte de mercadorias, das embalagens que protegem alimentos e centenas de outros produtos, das folhas para impresso por computadores a uma variedade de produtos para higiene e limpeza. No rastro dos avanos tecnolgicos, as aplicaes se diversificam para tornar mais fcil, gil e produtiva a vida dos consumidores e das empresas, governos e instituies. Para suprir essa necessidade, primordial a produo e consumo do papel dentro de padres sustentveis, um desafio para o qual a indstria est atenta, inova, investe e vem obtendo resultados positivos. importante ressaltar que o papel produzido no Brasil tem origem nas florestas plantadas, um recurso renovvel. Alm disso, o papel reciclvel, ou seja, grande parte retorna ao ciclo produtivo aps o consumo. Alm dessas vantagens, a indstria avana com melhorias contnuas para uma produo mais limpa e de menor impacto. O Brasil um importante produtor mundial de papel e, alm de abastecer o mercado domstico, exporta produtos principalmente para pases da Amrica Latina, Unio Europeia e Amrica do Norte.

Histria

Nos primrdios de sua histria, o ser humano registrava suas atividades gravando smbolos, desenhos e palavras em pedras ou em metais. Isso fez com que, ao contrrio da tradio oral, a comunicao grfica dos registros no se extinguisse com o tempo. O papel tambm vem sendo utilizado para contar a histria da humanidade. Tem como origem mais remota o papiro planta nativa dos pntanos egpcios, que provavelmente comeou a ser utilizada para gravaes trs milnios antes de Cristo. Tal como conhecido hoje, o papel remonta China do sculo II. Sua inveno foi anunciada ao Imperador Ho Ti pelo oficial da corte Cai Lun (Tsai Lun), no ano 150. Desde ento, o invento influencia a vida de bilhes de pessoas desde aquela poca.

Por mais de 600 anos, os chineses mantiveram sigilo sobre o primeiro sistema de fabricao de papel, que usava fibras de rvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. A massa resultante era espalhada sobre uma peneira com moldura de bambu e um pano esticado e submetida ao sol para um processo natural de secagem. O segredo foi desvendado no ano 751, quando o exrcito rabe atacou a cidade de Samarcanda, dominada pelo imprio chins naquela poca. Tcnicos de uma fbrica de papel foram presos e levados para Bagd, onde se comeou a fabricar papel, tambm sem se revelar a tcnica. At que, no sculo XI, a novidade foi introduzida pelos rabes na Espanha e espalhou-se pelo Ocidente.

Salto importante foi dado por Johannes Gutenberg, em 1440, ao inventar a imprensa e tornar os livros acessveis ao grande pblico, o que demandou quantidades maiores de papel. Durante boa parte de sua histria, o papel foi fabricado mo. Em meados do sculo XVII, os holandeses comearam a aplicar a fora hidrulica para mover grandes pedras que, movidas umas contra as outras, melhor preparavam as fibras para a produo de papel. Chamados de holandesas, esses moinhos so utilizados at hoje. A primeira mquina para fazer papel foi inventada na Frana por Nicholas-Louis Robert em 1799. Pouco tempo depois, os irmos Fourdrinier apresentaram o mtodo de produo contnua de papel, aperfeioado na Inglaterra. A tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo. Na segunda metade do sculo XIX, quando a madeira substituiu trapos na produo de papel, as mquinas Fourdrinier ganharam mudanas importantes. Os avanos na composio qumica do papel transformaram a sua fabricao, que ganhou escala industrial. As mquinas se modernizaram e atingiram alto grau de automao e produtividade. No Brasil, o papel comeou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a So Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do caf. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produo de papel. Hoje, vrios Estados brasileiros produzem diferentes tipos de papel: papelcarto, de embalagens, de imprimir e escrever, de imprensa e para fins sanitrios, alm dos especiais.

Papel para Imprimir e Escrever


Os primeiros papis que surgiram na histria tiveram a finalidade de servir escrita. Com o desenvolvimento dos mtodos de reproduo, passaram a ser teis para disseminar idias.

A tecnologia refinou seus usos e, hoje, esto classificados em diferentes categorias: papel imprensa para jornal, papis revestidos e no-revestidos para livros, revistas e outras publicaes; e papel para escrita e reproduo. Dependendo da aplicao, esses papis necessitam de determinadas caractersticas, como resistncia a dobras, gua, luz e calor. Ou, ento, precisam de rigidez flexo ou de permeabilidade a graxas e vapor dgua, entre outros pontos. Os principais tipos so:

Papel

Offset.

Papel

de

impresso,

com

ou

sem

revestimento. Tem boa colagem interna e superficial e gramatura especfica para o processo Offset, que exige elevada rigidez e resistncia, inclusive gua e umidade.

Papel couch. Indicado para trabalhos de alta qualidade

grfica, como rtulos de embalagens, revistas, folhetos e encartes. produzido, normalmente, a partir do papel de imprimir, mediante a aplicao de tinta, podendo receber acabamento brilhante ou texturizado.

Papel jornal ou papel imprensa. Destina-se impresso de

jornais, peridicos, revistas, listas telefnicas, suplementos e encartes promocionais.

Papel LWC. o mais usado na produo catlogos e Papel monolcido. Sua principal utilidade na impresso Papel apergaminhado. Indicado para escrever. Opaco e

revistas.

de sacolas, rtulos, etiquetas e laminados.

liso por igual na duas faces, usado normalmente para correspondncias e para produzir cadernos escolares, envelopes e folhas almao.

Papel super bond. Semelhante ao apergaminhado, mas Cartolina para impressos. Usado para impressos, pastas

em cores.

para arquivos e cartes de visita.

Papis para embalagens


So papis que protegem e acondicionam produtos. Moldados principalmente como caixas ou sacos, apresentam grande diversidade tanto para embalagens leves como pesadas. Permitem o uso de fibra reciclada na sua produo e tm a boa resistncia como uma de suas caractersticas bsicas. Esses papis compem embalagens para uma variada gama de produtos, de remdios a gneros alimentcios, inclusive bebidas e congelados. Servem tambm para outros usos, como forrao de paredes ou produo de envelopes. A impermeabilidade e outras caractersticas exigidas para contato direto com alimentos e outros produtos so definidas pelos processos de tratamento industrial do papel e pela sua combinao com outros materiais, como plsticos e metais. Os principais tipos so: Para Papelo Ondulado - Papel de embalagem, usado na fabricao de chapas e caixas. classificado em:

Miolo (Fluting) Papel ondulado, utilizado no miolo da Capa de 1 (Kraftliner) - Papel fabricado com grande

chapa de papelo.

participao de fibras virgens, atendendo s especificaes de resistncia necessrias para constituir a capa ou forro das caixas de papelo ondulado.

Capa de 2 (Testliner) - Papel semelhante ao Capa de 1,

porm com propriedades inferiores, conseqentes da utilizao de matrias-primas recicladas em alta proporo.

White Top Liner - Papel branco fabricado com grande

participao de fibras virgens, atendendo as especificaes de resistncia requeridas para constituir parte das caixas de papelo ondulado. Papel Kraft -Papel de embalagem, cuja caracterstica principal sua resistncia mecnica. classificado em:

Kraft Natural para Sacos Multifolhados - Papel fabricado

essencialmente a partir de fibra longa. Altamente resistente ao rasgo e com boa resistncia ao estouro, usado essencialmente para sacos e embalagens industriais de grande porte.

Kraft Extensvel - Fabricado essencialmente a partir de

fibra longa. Altamente resistente ao rasgo e energia absorvida na trao, usado para embalagem de sacos de papel.

Kraft Natural ou em Cores para Outros Fins - Fabricado

essencialmente a partir de fibra longa, monolcido ou alisado, com caractersticas de resistncia similar ao Kraft Natural para Sacos Multifolhados, usado para a fabricao de sacos de pequeno porte, sacolas e para embalagens em geral.

Kraft Branco ou em Cores - Fabricado essencialmente a

partir de fibra longa, monolcido ou alisado, usado como folha externa em sacos multifolhados, sacos de acar e farinha, sacolas e, dependendo da gramatura, para embalagens individuais de balas, bombons, etc.

Tipo Kraft de 1 - Papel de embalagem, semelhante ao

Kraft Natural ou em Cores, porm com menor resistncia que este, monolcido ou no, usado geralmente para saquinhos, etc.

Tipo Kraft de 2 - Papel semelhante ao Tipo Kraft de 1,

porm com resistncia inferior, usado para embrulhos e embalagens em geral. Para embalagens leves - classificado em:

Estiva e Maculatura - Papel fabricado essencialmente com

aparas, em cor natural, acinzentada, usado para embrulhos que no requerem apresentao, tubetes e conicais.

Seda - Papel de embalagem, branco ou em cores usado leves, embrulhos de objetos artsticos,

para

embalagens

intercalao, enfeites, proteo de frutas, etc. Papel glassine, cristal ou pergaminho - Tem como principal caracterstica a transparncia, obtida mediante elevado grau de refino no processo produtivo. usado em embalagens de

alimentos, como proteo de frutas nas rvores e papel autoadesivo.

Papel

greaseproof

Translcido,

possui

elevada

impermeabilidade s gorduras e, por isso, compe embalagem para produtos gordurosos.

Papis para fins sanitrios


Tambm chamados de papis tissue, compem folhas ou rolos de baixa gramatura, usados para higiene pessoal e limpeza domstica, como papel higinico, lenos, papel-toalha e guardanapos. Alm das fibras virgens, eles tm como caracterstica de sua composio o uso de aparas recicladas de boa qualidade. Os principais tipos so:

Papel higinico. Usado especificamente em toaletes, pode Guardanapo. Pode incluir aparas tratadas quimicamente. Toalhas de mo. Tem uso normalmente comercial,

ter uma ou mais folhas e diferentes graus de maciez.

Textura e absoro so alguns de seus atributos.

consumido em rolos ou folhas intercaladas.

Toalhas de cozinha. Destinadas ao consumo residencial Lenos. Podem utilizar aparas de boa qualidade tratadas

para limpeza em geral, como de pias e fogo.

quimicamente e tm menor gramatura, sendo teis para limpeza facial.

Papis especiais
Do papel-moeda aos filtros de caf e autocopiativos, so mltiplos os exemplos de papis com finalidades especiais, presentes na rotina dos consumidores.

Papis auto-adesivos. Recobertos por adesivo base de

resinas e gomas sintticas, aderem superfcie com a qual entram em contato. Compem etiquetas e fitas adesivas para fechar embalagens.

Papis decorativos. So teis para revestimento de

chapas de madeira ou compensados, tambm com aplicao em mveis e pisos.

Papis metalizados. Recebem revestimento metlico para Papel absorvente base para laminados. Com alta

fins industriais.

absoro, utilizado para o manuseio de resinas sintticas na fabricao de laminados plsticos.

Papel autocopiativo. Produzem cpias duplicadas em

blocos sem a necessidade de papel carbono. A primeira via revestida no verso com microcpsulas de corantes. A via intermediria contm revelador da face da frente e microcpsulas atrs. Ela registra as letras, transmitindo-as para a prxima folha.

Papis crepados. Por ser crepado, tem maior elasticidade

e maciez, caractersticas importantes para o uso como base para germinao de sementes, fitas adesivas e reforo de costura em sacos multifoliados.

Papel de segurana. Destina-se impresso de selos,

papel-moeda, tickets, ingressos, passes escolares e documentos que exigem proteo contra fraudes. Os principais recursos de segurana incluem ausncia de fluorescncia, microcpsulas e fios visveis a olho nu ou sob luz UV (ultravioleta), proteo qumica e filigranas que mudam de cor quando reagem com tinha de carimbo ou caneta, alm de pigmentos imunes reproduo por scanners, entre outros.

Papel filtrante. Fabricado geralmente com pasta qumica, Papel Kraft especial para cabos eltricos. confeccionado

tem uso em diferentes processos industriais de filtrao.

sem metais e outros materiais condutores de eletricidade, tendo elevada resistncia mecnica e eltrica.

Papel Kraft especial para condensadores. Isento de

cloretos solveis, tem porosidade e pureza qumica especficas para uso em condensadores.

Papel Kraft especial para fios telefnicos. Natural ou nas

cores verde, azul e vermelho, apresenta elevada resistncia mecnica, usado nos fios condutores de cabos telefnicos.

Evoluo da Produo Brasileira de Papel


O Brasil um grande produtor de papel. Destaca-se mundialmente por produzir e abastecer os mercados com expressivos volumes de papel de embalagem, papis de imprimir e escrever e papelcarto. Nos ltimos dez anos, o Pas aumentou sua produo em 34,7%, com crescimento mdio de 3,0% ao ano, acompanhando as mudanas economia brasileira. O desenvolvimento socioeconmico e o aumento de renda da populao, com a insero de novos consumidores no mercado, resultaram em mais demanda por livros, cadernos, jornais e revistas, embalagens para alimentos, remdios e itens de higiene pessoal. Em 2008, o setor posicionou-se como 11 produtor mundial de papel e, em 2009, manteve esse mesmo lugar com a produo de 9,4 milhes de toneladas do produto.

Novos investimentos
A indstria brasileira de celulose e papel investir cerca de US$ 20 bilhes nos prximos sete anos na base florestal e na construo de novas fbricas. Ao final de 2017, quando terminar o ciclo de crescimento das florestas que esto sendo plantadas em 2010, a produo de celulose passar de 13,4 milhes para 20 milhes de toneladas. Tambm nesse perodo, a produo de papel aumentar de 9,3 milhes para 12,5 milhes de toneladas, e a rea de florestas plantadas crescer 25%.

Processo
O processo de produo de papel compreende trs etapas (i) a formao das florestas e seu corte; (ii) a produo da celulose; e (iii) a produo do papel.

Florestas Plantadas

No Brasil, 100% da produo de celulose e papel tem como origem florestas plantadas de eucalipto e pinus. Nessas florestas, as rvores so cultivadas em reas especficas, com insumos de alta qualidade, e, depois, colhidas para uso industrial. Em seguida, nova floresta plantada perpetuando o ciclo plantio/colheita. As florestas plantadas so cultivadas atendendo a planos de manejo sustentvel que tm como objetivo reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econmico e social das comunidades vizinhas. Com base em tecnologias avanadas de gesto e controle, as empresas de celulose e papel visam a alcanar prticas de excelncia em sustentabilidade na rea ambiental. A utilizao de florestas plantadas para fins industriais muito importante para a conservao do meio ambiente, pois as rvores produzem a matria-prima que supre a necessidade da populao por papel, madeira, lenha, carvo para uso energtico e outros produtos de largo consumo, sem esgotar os recursos naturais. As florestas plantadas so resultado de uma histria de aprendizado recente. Florestas comerciais existem no Brasil h aproximadamente um sculo, mas a cincia que garante o seu uso sustentvel foi introduzida no Pas h 50 anos, quando os cursos superiores comearam a formar profissionais especializados.

Hoje, alm do manejo, os investimentos em pesquisa esto direcionados para o melhoramento gentico das espcies, com o objetivo de aumentar a produtividade das florestas plantadas e, assim, otimizar o uso das reas de plantio. Os clones obtidos pelo cruzamento entre diferentes espcies geram rvores mais resistentes a pragas e a doenas, com maior taxa de crescimento e capacidade de produzir mais celulose. Cenrio brasileiro - Graas aos avanos no manejo florestal, a indstria brasileira de celulose e papel tornou-se mundialmente competitiva, colocando o Brasil entre os principais produtores. O setor florestal brasileiro um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. O Pas detm uma parcela significativa dos plantios globais: 6,3 milhes de hectares, de acordo com a Associao Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). Cerca de um tero dessa rea corresponde s florestas para celulose e papel, incluindo 374 mil hectares em mais de 21 mil propriedades de produtores independentes muitos deles integrantes de programas de parcerias florestais que abastecem o setor. Cenrio global - Ao redor do planeta, os dez principais pases com florestas plantadas, incluindo o Brasil, somam 182 milhes de hectares de plantaes florestais, dos quais 132 milhes so produtivos e 50 milhes tm funo exclusiva de proteo, segundo a Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO). Um tero da produo global de papel provm dessas reas cultivadas. O aumento dos plantios florestais no planeta sinaliza a sua capacidade de proporcionar benefcios. So servios ambientais vitais, como a conservao da biodiversidade, a proteo da gua e o equilbrio do clima, pois elas absorvem grandes quantidades de CO2da atmosfera e, assim, contribuem para a mitigao dos efeitos do aquecimento global. As florestas plantadas tambm colaboram para recuperar reas degradadas e desertificadas e para manter a fertilidade dos

solos. No campo social, geram empregos, ajudam a reduzir a pobreza e incluem os pequenos produtores na cadeia da economia.

Pinus
O pinus uma espcie tolerante a baixas temperaturas e ao plantio em solos rasos e pouco produtivos para agricultura. Dele se origina a celulose de fibra longa, muito resistente e ideal para a fabricao de papis para embalagens e papis de imprensa, entre outros tipos. As rvores deste gnero ocupam 17% das reas de florestas plantadas que abastecem as fbricas de celulose instaladas no Brasil. O melhoramento gentico tornou o uso industrial do pinus cada vez mais vivel.

Por atender s necessidades de consumo humano, o plantio de pinus assim como o do eucalipto, espcie tambm usada no Pas para produzir papel , ajuda a preservar as florestas nativas e a equilibrar o clima. E o mais importante em tempos de aquecimento global: com seu rpido crescimento, absorve CO2 da atmosfera em taxas expressivas.

De acordo com a Associao Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), as plantaes de pinus cobrem 1,8 milho de hectares do territrio nacional, e se destinam a diversas utilidades industriais. O manejo dessas florestas contribui para abastecer o mercado, antes atendido por espcies nativas. O plantio florestal do pinus , hoje, uma importante atividade produtiva do Pas, fonte de riqueza e desenvolvimento social, bem como de conservao ambiental. As florestas plantadas da espcie so fontes de matria-prima para vrias finalidades e contribuem para a preservao de matas nativas. Produtividade Dcadas de investimento em pesquisa e melhoramento gentico levaram ao aumento da produtividade das florestas plantadas, que produzem cada vez mais madeira na mesma rea cultivada.

Pinus para celulose Produtividade mdia (m3/ha/ano) 1980 2008 Crescimento Potencial Cresciment o 19 Fonte: Pyry 36 89% 40 111%

Introduo do Pinus no Brasil O pinus chegou ao Brasil h mais de um sculo pelas mos dos imigrantes europeus que plantavam a espcie para fins ornamentais. Um dos objetivos mais importantes da introduo do pinus no Pas foi suprir a necessidade de madeira para abastecimento industrial, destinada produo de madeira serrada, de madeira laminada para confeco de painis, e, tambm, de celulose e papel. Por volta de 1950, a espcie comeou a ser cultivada em escala comercial para produo de madeira. - As primeiras plantaes de que se tem notcia foram de Pinus canariensis, proveniente das Ilhas Canrias, em torno de 1880, no Rio Grande do Sul. - Em 1906, so publicados por A. Lfgren, o primeiro diretor do Instituto Florestal de So Paulo, pesquisas referentes introduo de pinus no Brasil. - 1936: Foram introduzidas pelo Instituto Florestal de So Paulo, sementes de Pinus taedae Pinus elliottii, que, hoje, so destinadas, respectivamente, produo de matria-prima para as indstrias de celulose e papel, e para madeira serrada e extrao de resina. - 1955: Foram plantadas extensas reas localizadas na rede de Estaes Experimentais do Instituto Florestal de So Paulo, tendo como base, alm do Pinus taeda e Pinus elliottii, os chamados Pinus tropicais (Pinus caribaea var. caribaea, Pinus caribaea var. hondurensis, Pinus caribaea var. bahamensis, Pinus kesiya, Pinus patula, Pinus maximinoi). - As espcies Pinus taeda e Pinus elliottii se destacaram pela facilidade nos tratos culturais, rpido crescimento e reproduo intensa no Sul e Sudeste do Brasil. - Em 1958, em Agudos (SP), teve incio o primeiro plantio comercial de pinus, realizado pelo empresrio alemo Richard Freudenberg. oocarpa, Pinus tecunumanii, Pinus strobus e Pinus

- Entre 1955 e 1964, estabeleceram-se grandes programas de reflorestamento, baseados exclusivamente em Pinus taeda e Pinus elliottii. - At o final da dcada de 1950, o Instituto Florestal de So Paulo havia testado um total de 55 espcies de pinus.

Eucalipto

Originrio da Austrlia e da Indonsia, o eucalipto hoje uma das principais fontes de matria-prima para produzir papel. Pertence ao gnero Eucalyptus, que rene mais de 600 diferentes espcies. Em territrio brasileiro, o eucalipto encontrou timas condies de clima e solo para se desenvolver, com crescimento mais rpido que nos demais pases e alto ndice de produtividade. A utilizao do eucalipto no segmento papeleiro data do incio do sculo XX, mas sua produo massiva, s ocorreu por volta de

1957. A partir da espcie se produz a celulose de fibra curta, usada na fabricao de guardanapos, papel higinico, papis para imprimir e escrever, entre outros itens. Hoje, as florestas plantadas de eucalipto cobrem 4,5 milhes de hectares no Brasil. Desse total, 1,62 milho cultivado pela indstria de celulose e papel, segundo dados da Associao Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). O eucalipto tem uso mltiplo. Alm da produo de celulose, tambm fonte de carvo vegetal para gerar energia e de madeira slida usada em mveis, pisos, revestimentos e outras aplicaes na construo civil. Por atender s necessidades de consumo humano, o plantio de eucalipto assim como o do pinus, espcie tambm usada no Brasil para produzir papel , ajuda a preservar as florestas nativas e a equilibrar o clima. E o mais importante em tempos de aquecimento global: com seu rpido crescimento, absorve CO2 da atmosfera em taxas expressivas. No Brasil, o eucalipto leva aproximadamente sete anos at ser colhido e requer poucas aes do homem sobre o solo. Pode ser cultivado em terrenos de baixa fertilidade natural, embora no tolere solos rasos e excesso de gua. Alm disso, no exige muitos nutrientes e defensivos agrcolas em comparao com outras culturas. Nas reas manejadas, a espcie no causa impactos para a gua do solo, pois suas razes permanecem distantes do lenol fretico. Nas florestas plantadas de eucalipto, a gua da chuva chega com mais intensidade ao solo do que nas matas tropicais. Essas so mais densas e retm maior volume de gua nas copas das rvores, aumentando a perda de gua pela evaporao, antes de a chuva atingir o solo. Produtividade Dcadas de investimento em pesquisa e melhoramento gentico levaram ao aumento da produtividade das

florestas plantadas, que produzem cada vez mais madeira na mesma rea cultivada.

Eucalipto Produtividade mdia (m3/ha/ano) 1 980 24 008 2 o 41 71%

para

celulose

Cresciment al

Potenci

Cresci mento

70

192%

Fonte: Pyry

Introduo do eucalipto no Brasil Os primeiros eucaliptos chegaram ao Brasil como planta ornamental em 1825, no Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Em 1868, a espcie comeou a ser plantada para a produo de lenha e formao de barreiras contra o vento, inicialmente no Estado do Rio Grande do Sul. Sua expanso ganhou impulso nos primeiros anos do sculo XX com o trabalho do primeiro brasileiro a se interessar pelo estudo e cultivo da planta: o silvicultor Edmundo Navarro de Andrade. Na antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o cientista promoveu plantios de rvores para alimentar caldeiras das locomotivas e produzir dormentes, moires e postes. Na poca, foram introduzidas no Horto Florestal de Rio Claro (SP) as espcies de eucalipto cultivadas atualmente no Pas.

O plantio florestal do eucalipto , hoje, uma importante atividade produtiva no Brasil, fonte de riqueza e desenvolvimento social, bem como de conservao ambiental.

Extrao
Normalmente, utilizamos um equipamento chamado harvester, que corta a rvore no p, descasca e corta o tronco em toretes. Parte das cascas e folhas permanecem na floresta. Os toretes so transportados para a beira dos talhes de plantio por equipamentos especficos (forwarder) e dali so transportados em caminhes para a fbrica.

O Processo Kraft de Cozimento


Os toretes recebidos nas fbricas de celulose so, se necessrio, descascados e posteriormente picados em cavacos. Os cavacos so ento transferidos por esteira transportadora aos digestores, onde passam por um processo de cozimento com adio de sulfato de sdio e soda custica. Este processo de cozimento, designado Processo Kraft, minimiza os danos s fibras da celulose, de forma a preservar sua uniformidade e resistncia. Durante o cozimento, as fibras de celulose so separadas da lignina e resinas, quando ento obtemos celulose no branqueada. Numa fase de prbranqueamento, a celulose ento lavada e submetida a um processo de deslignificao por oxignio que, combinado com o Processo Kraft, remove aproximadamente 95% da lignina. A esta altura do processo, uma pequena parcela da fibra de celulose produzida utilizada na produo de alguns tipos de papelcarto. A lignina e os produtos resultantes do Processo Kraft compem o chamado licor negro, que separado e enviado para evaporadores para elevar a concentrao de slidos e em seguida para uma caldeira de recuperao. Neste equipamento, o licor negro utilizado como combustvel para a produo de vapor e energia eltrica, e

recuperamos

aproximadamente

99%

das

substncias

qumicas

utilizadas no Processo Kraft.

Branqueamento
Os mtodos de branqueamento mais utilizados so o ECF (Elemental Chlorine Free) e TCF (Totally Chlorine Free). No branqueamento tradicional com cloro utilizado o cloro molecular ou gasoso em combinao com outros produtos qumicos que contm cloro e hiplocorito. Outros branqueadores qumicos esto substituindo o cloro molecular e o hiplocorito em funo das exigncias ambientais e de qualidade. Oxignio, perxido de hidrognio, oznio e cidos peracticos so os produtos qumicos utilizados no branqueamento totalmente livre de cloro (TCF). No branqueamento ECF utilizado dixido de cloro com produtos qumicos livres de cloro. A celulose branqueada com a finalidade de remover compostos coloridos, em geral de cor marrom, que do a ela uma colorao no adequada para alguns tipos de papis. Na verdade, trata-se de um processo de purificao, onde se usam reagentes qumicos para modificar e extrair esses compostos com cor provenientes da lignina e extrativos da madeira e que so chamados de compostos cromforos. O branqueamento feito em etapas, chamadas estgios ou estdios, que variam em tipo e nmero conforme a qualidade da polpa e o grau de alvura que se objetiva. O conjunto de estgios forma uma sequncia de branqueamento. De forma geral, utilizam-se compostos oxidantes (dixido de cloro, perxido de hidrognio, oxignio e oznio), ou redutores (ditionitos e dixido de enxofre) para causar as modificaes nas estruturas dos cromforos e a soda custica para a remoo por extrao alcalina. Algumas fbricas utilizam um estgio com cido forte e baixo pH no pr-branqueamento para hidrolisar compostos indesejveis chamados cidos hexenurnicos. Antigamente, os branqueamentos utilizavam cloro elementar e hipoclorito de sdio, mas hoje as modernas

sequncias ECF (Elemental Chlorine Free) no os usam mais por razes ambientais. Existem algumas poucas empresas que possuem branqueamento em sequncia sem composto algum de cloro, em sequncias denominadas TCF (Totally Chlorine Free). Para os eucaliptos, as sequncias mais comuns so as em 4 ou 5 estgios do tipo ODEopD ou ODEopDD, onde O = oxignio, D = dixido de cloro, E = soda custica, P = perxido de hidrognio. Com elas, conseguem-se excelentes nveis de alvura na polpa o que a habilita para diversos tipos de papis mais nobres e demandados pela sociedade. Ou seja, o papel branco produzido com celulose branca a diversos outros aditivos (cola, cargas minerais, alvejantes ticos, etc.) A prxima etapa do processo de produo de celulose o processo de branqueamento qumico. Nosso atual complexo branqueador consiste de uma srie de torres de branqueamento de mdia densidade atravs das quais passa a celulose deslignificada. Cada torre de branqueamento contm uma mistura diferente de agentes branqueadores. A produo da celulose convencional feita atravs de um processo que utiliza o cloro, dixido de cloro e soda custica, ao passo que o processo de branqueamento Elemental Chlorine Free, ou ECF, no utiliza o cloro elementar. Ao final desta etapa a celulose branqueada transferida para torres de armazenagem ainda em forma lquida. A partir deste ponto, ela pode ser destinada diretamente para as mquinas de papis na Unidade Mucuri e na Unidade Suzano, ou em caminhes para a Unidade Rio Verde ou, ainda, no caso da Celulose de Mercado, para secadoras onde a celulose ento secada, moldada em folhas e cortada e, em seguida, embalada.

Deslignificao com oxignio


Vantagens da deslignificao com oxignio:

Deslignificao

adicional

em

conjunto

com

cozimento, com maior eficincia que o cozimento continuado.

Reduo

das

emisses

da

planta

de

branqueamento.

Reduo de consumo dos produtos qumicos de Aumento do nvel de alvejamento considerando a Menor quantidade de shives (pequenas partculas) e

branqueamento.

tabela de nveis de branqueamento.

menor teor de estratos, mantendo a resistncia da polpa de papel.


Facilidade da parada do sistema. Tecnologia aprovada, pronta para mudanas futuras

no processo. A deslignificao com oxignio pode ser considerada em parte como uma continuao do cozimento e em parte como a primeira fase de branqueamento. Atualmente, esta tcnica uma fase padro do processo de produo da polpa de papel. O benefcio obtido nos custos de produo mensurvel tanto no processo ECF quanto no TCF. A polpa de papel (na fase de deslignificao com oxignio) tratada com oxignio em um vaso de presso a alta temperatura, em um meio alcalino. A deslignificao pode variar de 40-70%, dependendo da madeira utilizada como matria-prima e se so utilizados um ou dois reatores em srie. A pasta no branqueada Kraft tem um teor de lignina de 3-5%, que aps a deslignificao com oxignio pode ser reduzida para em torno de 1.5%, ou seja, equivalente a um nmero kappa de 8-10. O equilbrio entre o cozimento e a deslignificao com oxignio: Do ponto de vista do branqueamento, seletividade e produo, melhor prolongar a deslignificao com oxignio do que prolongar a cozimento. O kappa do cozimento deveria ser otimizado junto com a

deslignificao com oxignio. Prolongue o cozimento, mas no muito Deixe que a deslignificao com oxignio faa o seu trabalho! A importncia de uma boa lavagem:

Uma lavagem ineficiente antes da deslignificao

com oxignio aumenta a alcalinidade e o oxignio, prejudicando a seletividade.

A transferncia do DQO (Demanda Qumica de

Oxignio) dentro do reator deveria ser menor do que 100 kg/ton.

A DQO da deslignificao com oxignio consome os

produtos qumicos branqueadores. A remoo e a boa lavagem importante. Condies em um ciclo de deslignificao em um meio com oxignio:
Grau de deslignificao Consistncia da polpa de papel Presso Temperatura Tempo CARGAS QUIMICAS: NaOH MgSO4 O2 % % Mpa o C min 40-50 10-15 0.4-0.6 85-95 60

kg/Adt 20-25 kg/Adt 2-4 kg/Adt 15-20

Branqueamento com perxido reforado com oxignio


Vantagens perxido quente: Presso e temperatura (100-110C) resultam em uma melhor estequiometria e taxa de branqueamento mais elevada do que quando realizado presso atmosfrica e a 85-90C.Menor tempo de reteno: 1-2 horas, contra 5-15 horas nos sistemas presso atmosfrica.Importante etapa para seqncias TCF. do branqueamento pressurizado com

Pode reduzir para 50% a carga de CIO 2 e os nveis de AOX nas seqncias ECF. No branqueamento totalmente livre de cloro (TCF) os ciclos pressurizados com perxidos (PO) apresentam vantagens e permitem alcanar alto nvel de alvejamento final. Um ciclo intenso com perxido reduzir o consumo de dixido de cloro e tambm substituir uma etapa deste processo nas seqncias com dixido de cloro (branqueamento ECF). Um ciclo pressurizado com perxido quente trabalha com temperaturas acima dos 100C, com uma pequena quantidade de oxignio. Um pr-requisito para obter xito no branqueamento com perxido que seja baixo o contedo de ons metlicos, como por exemplo, mangans, cobre e ferro.

Lavagem de celulose e papel


A lavagem da polpa de papel com CO 2 uma tecnologia patenteada, introduzida pela Linde no incio dos anos 90. Atualmente, utilizada em mais de 40 linhas de fibras Kraft e linhas de sulfite. Esta tecnologia oferece melhorias considerveis na qualidade da lavagem e diminui o impacto sobre o meio ambiente. Vantagens da lavagem da polpa de papel com CO2

Aumento da capacidade da lavagem. Menor consumo de vapor, uma vez que reduz a

quantidade necessria de gua de lavagem para manter um nvel determinado de transferncia.

Reduo de aditivos, como agentes antiespumantes Menor custo de manuteno.

e dispersantes Pitch.

O dixido de carbono (CO2) adicionado s lavadoras de pasta marrom apresenta um resultado favorvel na remoo dos compostos

orgnicos e inorgnicos da polpa. O CO 2, de acordo com a situao da planta, poder ser usado para gerar diversos benefcios.

Processo de Produo de Papel


Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree no revestido em todas as nossas unidades de produo. Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree revestido e papelcarto em nossa Unidade Suzano. Iniciamos a produo de papel encaminhando a celulose para refinadores, que aumentam o nvel de resistncia das fibras. Aps o refino, a soluo de celulose alimentada mquina de papel, onde misturada com materiais e outros aditivos, de forma a fornecer as propriedades demandadas pelos consumidores finais. Estes aditivos incluem cola sinttica, carbonato de clcio precipitado (o processo alcalino), alvejantes ticos e outros. Durante o processo de produo de papel e papelcarto, a folha formada, prensada e seca. Na etapa final do processo, rolos de papel de grande dimenso so convertidos em bobinas, papel formato flio e papel cut-size. No caso do papel revestido, o papel passa por tratamentos adicionais, com aplicaes de tinta de revestimento em uma ou nas duas faces do papel dependendo do tipo de produto e acabamento, antes de ser cortado consoante as especificaes do cliente ou do convertedor. Monitoramos a produo por um sistema computadorizado que controla cada etapa do processo de produo. A programao e o

controle da produo de papel so feitos com estreita coordenao entre as reas de produo, vendas e marketing. Desta forma, somos capazes de planejar, otimizar e customizar a programao de produo, bem como de antecipar e responder com flexibilidade s variaes sazonais e preferncias dos consumidores.
1 . Matria

prima - Toretes de madeira

Primeiro, os toretes so cortados e as cascas removidas. Os toretes vo ou para os desfibradores ou so cortados em cavacos, pedaos de madeira de 4-5 centmetros, e direcionados para os refinadores. Os troncos de madeira so responsveis por aproximadamente 50% da matria prima usada na fabricao de papel. A outra metade contm papel reciclado, cavacos de serraria e celulose comprada. 2. Produo da pasta mecnica Um spruce feito de fibras de 3 a 4 milmetros, colados com lignina. A Norske Skog se utiliza de dois processos para fazer a pasta mecnica: por refinador (TMP) ou por desfibrador (SGW). No processo de refinao, as fibras so separadas primeiramente atravs de um aquecimento das fibras. Estas so ento preparadas entre dois discos de ao rotatrios. O resultado chamado de pasta termomecnica (TMP). No processo por desfibrador, as fibras so separadas atravs da presso dos toretes contra as pedras de desfibramento, criando a chamada pasta mecnica (SGW Stonegroundwood). Acrescentando-se a estas fibras finas, vrias fbricas usam papel reciclado como matria prima de sua produo de papel. O papel reciclado transformado em pasta atravs de um processo de eliminao da tinta (DIP). 3. Branqueamento, cargas e celulose Kraft Para fazer com que o papel fique suficientemente branco, a pasta branqueada. Cargas (caulim e carbonato de clcio) so adicionadas para certas categorias de papis para revista, a fim de proporcionar uma melhor qualidade superficial, com isso melhorando as caractersticas da impresso. Para que tanto o papel de imprensa

quanto o papel para revista estejam suficientemente resistentes, a celulose kraft adicionada pasta mecnica ou TMP. A celulose produzida quimicamente atravs de um cozimento de cavacos de madeira. Uma mistura de pasta mecnica, qumica, cargas e gua alimentam a mquina de papel, que o prximo passo no processo. 4. Seo de formao Algumas das caractersticas do papel so adicionadas na seo de formao. Quando a pasta de papel injetada sobre a tela formadora, ela contm aproximadamente 99% de gua e 1% de fibras/carga. Na seo de formao, a gua removida atravs da gravidade e vcuo da pasta entre duas telas perfuradas. Parte dessa gua drenada atravs das telas, restando uma maior concentrao s fibras. O papel est comeando a se formar. 5. Seo das prensas O papel vai da seo de formao para a seo de prensas. Nesta seo reduz-se o contedo de gua presente na folha pressionando-se o papel entre feltro em grandes cilindros rotatrios onde tambm se faz uso de vcuo. 6. Seo de secagem Na seo de secagem o papel conduzido atravs de telas secadoras e passa por cilindros de ao rotatrios aquecidos internamente com vapor. O calor faz com que a gua se evapore, consequentemente o papel atinge uma porcentagem de gua de 8 a 10%. 7. Calandra Depois da seo de secagem, o papel pressionado por cilindros de ao aquecidos para se obter qualidade superficial, um processo chamado de calandragem. O papel ento enrolado em grandes bobinas chamadas de rolo jumbo. Leva-se apenas de 10 a 20 segundos para que a pasta de papel entre na seo de formao, passe pelos 100 metros da mquina de papel, e ento seja enrolado. 8. Super calandra

Na produo de certas qualidades de papel para revistas, o papel passa por muitos cilindros (ao / borracha) suavemente aquecidos em uma mquina separada (super calandra). A inteno obter-se uma maior qualidade superficial do papel quando comparado com o processo de calandragem simples (upgrade). 9. Produo dos rolos Na rebobinadeira, os grandes rolos (rolos jumbo) so cortados em rolos menores (bobinas), ajustados largura e dimetro solicitados pelos clientes. 10. Embalagem As bobinas so embaladas, marcados com os dados necessrios e controlados antes de serem transportados aos clientes. http://www.norskeskog.com/Produtos/Como-funciona-a-produ %C3%A7%C3%A3o.aspx

Fornos de cal: adio de oxignio


A capacidade de produo de um forno de cal pode ser incrementada com a utilizao de oxignio. O aumento da capacidade, que pode chegar a 30%, permite que sejam postergados os investimentos para atingir uma maior capacidade. A alternativa de adquirir mais cal e despejar o excedente de lama custosa.

Pode-se,

adicionalmente,

obter

uma

economia

com

combustvel da ordem de 30% por tonelada de cal, que dever ser somada aos benefcios j mencionados com a adio do oxignio. A considervel economia com o combustvel pode, em alguns casos, tornar rentvel o oxignio adicionado, mesmo quando no necessrio ampliar a capacidade da produo. Utilizando o oxignio para enriquecer o forno de cal so obtidas as seguintes vantagens:

Aumento da capacidade (at 30%). Reduo do consumo do combustvel (leo, gs Reduo do consumo especifico de energia. Reduo do risco de H2S.

natural, etc)

Reciclagem de papel

Alm de ser de origem renovvel, o papel est entre os produtos que apresentam maior taxa de reciclagem no Brasil. No total, 43,7% de todos os papis que circularam no Pas, em 2008, foram encaminhados reciclagem ps-consumo, segundo dados da Pesquisa Ciclosoft do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (CEMPRE).

importante ressaltar que grande quantidade de aparas de papel reciclvel utilizada na fabricao de outros produtos, como telhas, sem ser computada nas estatsticas de recuperao. Alm disso, tambm no se excluem os papis que no so passveis de reciclagem, como os higinicos, que contm impurezas. Se esses quesitos passassem a ser avaliados, a taxa de recuperao subiria expressivamente. A reciclagem tradicional no setor papeleiro. As fbricas so abastecidas por uma grande rede de aparistas, cooperativas e outros fornecedores de papel ps-consumo que fazem a triagem, a classificao e o enfardamento do material. A cadeia produtiva que envolve a atividade gera empregos e renda, movimentando a economia. Sob o ponto de vista econmico, a atividade reduz os custos de produo, distribui riquezas e promove a recuperao de matriasprimas que sero novamente inseridas no ciclo de consumo. Como todo papel produzido no Brasil tem origem na celulose de florestas plantadas de pinus e eucalipto, o processo de reciclagem tem origem em uma fonte de recursos renovveis. Ou seja, depois de utilizadas, as fibras dessas rvores se transformam novamente em matria-prima para a fabricao de novo produto. Ainda em relao ao meio ambiente, a reciclagem aliada a outros fatores, como o uso de resduos para aproveitamento energtico e plantio de florestas que absorvem carbono da atmosfera contribui para um balano ambiental positivo como resultado da produo de celulose e papel. Alm disso, a recuperao do material aps o consumo ajuda a diminuir o volume de detritos a ser descartado em lixes e aterros sanitrios j saturados. Pelo alto poder calorfico, o papel pode ser utilizado na reciclagem energtica, caracterstica que dever ganhar importncia no futuro prximo. A reciclagem poderia ser ainda maior com polticas pblicas de incentivo do governo, iniciativas empresariais, maior organizao dos

trabalhadores que recolhem os materiais e novas atitudes do consumidor. Consumo consciente Reduzir o desperdcio de papel e adotar hbitos para a separao do material reciclvel nas residncias. Essas prticas contribuem para melhorar a qualidade e a homogeneidade das fibras que retornam s indstrias. Tambm importante a coleta seletiva e a triagem dos resduos reciclveis sem a contaminao por matria orgnica tais como restos de comida e outras impurezas. importante ressaltar que o papel no pode ser reciclado infinitas vezes, pois as fibras perdem a resistncia e as caractersticas que definem o tipo do papel. Por isso, ser sempre necessrio o uso de fibras virgens originrias das florestas plantadas para viabilizar a produo e atender s necessidades de consumo da populao.

Na Valpasa a produo do papel feita com fibras 100% recicladas.

Desagregao: Os fardos so selecionados e jogados no hidrapulper, que funciona como se fosse um liquidificador gigante, dentro dele o papel se mistura com a gua e se transforma em uma pasta homognea. Tanque Primrio: Neste tanque armazenada massa de papel que vem do desagregador.

Limpeza: Depois a massa passa pelo Cleanner onde retirada a areia, em seguida passa pelo Turbo Separador que termina de desintegrar as fibras e retira os materiais mais leves (plstico, isopor, etc..) Peneira: Nesse processo so separadas as fibras dos rejeitos, os rejeitos seguem para disposio final de resduos slidos e a fibra aceita retorna para o processo. Engrossador de tela: As fibras aceitas pela peneira vibratria e pelo hidroclone passam pelo Engrossador de Tela (do tipo Side Hill) que retira o excesso de gua, onde a gua retorna para o sistema. Tanque secundrio: Aqui a massa limpa armazenada. Deste tanque as fibras seguem para o refinador. Refinador: Aqui, as fibras do papel so refinadas, permitindo maior absoro de gua e uma melhor interao na formao do papel. Tanque Tercirio: Aps passar pelo o refinador a massa estocada no tanque tercirio para armazenamento e hidratao das fibras. Tratamento: aps passar pela caixa de nvel ela vai para o silo onde tratada (adicionado amido, Sulfato de alumnio, resina, cola e corante quando necessrio) e enviada bomba de mistura. Depurador: Nesse processo de depurao so removidas todas as impurezas ainda restantes na massa. Formao: Aqui a massa passa pela Tela formadora, que promove a drenagem de gua formando a folha de papel Prensas: A folha de papel sai da Mesa Plana/Formadora e passa por 2 prensas que tem a funo de retirar parte da gua existe na folha. Secagem: Em seguida a folha de papel passa por diversos cilindros secadores aquecidos por vapor cuja finalidade a remoo do restante de gua necessria, sendo que no final da secagem a folha ter de 5 a 8% de gua.

http://www.valpasa.com.br/website/pt/index.php? abrir=processo_produtivo_papel&id_animacao=topo_processo_produt ivo_papel.swf&PHPSESSID=

MATRIAS-PRIMAS FIBROSAS VIRGENS


PASTA QUMICA (CELULOSE) o material que, aps cozimento, atinge pelo menos o grau ROE 10, equivalente ao nmero de Permanganato (TAPPI) 50, com um contedo mximo de lignina ao redor de 10%. Se os valores, aps o cozimento, indicarem pasta mais dura, classificar o produto como pasta semiqumica ou a que corresponder. PASTA SEMIQUMICA a pasta cuja remoo de lignina foi apenas parcial, atingindo grau ROE de 10 a 28, equivalente ao nmero de Permanganato (TAPPI) de 50 a 140. Geralmente, depois do cozimento, segue-se um desfibramento mecnico. Se os valores, aps o cozimento, indicarem pasta mais dura, classific-la como pasta mecanoqumica. PASTAS DE ALTO RENDIMENTO PASTA MECNICA a pasta de materiais ligno-celulsicos obtida por processo puramente mecnico. PASTA MECANOQUMICA a pasta de materiais ligno-celulsicos, obtida por processo de desfibramento, sofrendo um tratamento qumico posterior ao desfibramento, atingindo grau ROE 28 ou maior, equivalente ao nmero de Permanganato (TAPPI) de 140 ou maior. PASTA QUIMIMECNICA (CMP) a pasta de materiais ligno-celulsicos prvia e levemente tratados com reagentes qumicos, obtida por desfibramento a presso atmosfrica.

PASTA TERMOMECNICA (TMP) a pasta obtida por desfibramento em desfibrador a disco, sob presso, de materiais ligno-celulsicos previamente aquecidos com vapor saturado. PASTA QUIMITERMOMECNICA (CTMP) a pasta obtida por desfibramento em desfibrador a disco, sob presso, de materiais ligno-celulsicos prvia e levemente tratados com reagentes qumicos. BRANQUEAMENTO considerada branqueada a pasta cujo grau de alvura igual ou maior do que 80 GE e semi-branqueada quando seu grau de alvura situar-se entre 59 a 79 GE. CELULOSE PARA DISSOLUO Estas pastas podem ser ao sulfito ou ao sulfato branqueadas, intensamente refinados com um alto teor de fibras puras de alfacelulose. O seu uso final normal a produo de rayon, celofane, acetato, explosivos, etc. (FONTE BRACELPA) Depois de coletada na s ruas e selecionada, a matria-prima ( chamada de aparas ) levada ao hidrapulper, uma espcie de liquidificador gigantesco, onde foi cheio previamente com gua. As aparas so, ento, dissolvidas por ao do rotor, formando uma espcie de pasta semelhante a um mingau, com 96% de gua e 4% de fibras. A mistura formada leva o nome de massa de papel ou polpa. Depois de homogeneizada, ou seja, completamente hidratada, a massa bombeada a um tanque. Parte das impurezas fica retida no hidrapulper, que dotado de uma peneira onde a massa passa livremente e A as impurezas desse maiores a ficam para passa ser retiradas por diversos posteriormente e descartadas. partir ponto, mistura depuradores para retirar as impurezas menores e levada aos refinadores, espcies de moinhos, fazendo com que as fibras

alcancem

uma a

condio condio

de ideal

regularidade para serem

em

tamanho, por

proporcionando

conduzidas

bombeamento at o tanque da mquina de papel. Esse tanque alimenta continuamente a mquina de papel, onde essa massa diluda em uma mistura na proporo 1:99, ou seja, uma parte de massa para noventa e nove de gua, sendo, depois, bombeada para a caixa de entrada da mquina. Na mquina de papel, a massa derramada em cima de uma tela e vai sendo enxugada at as prensas (rolos que espremem o papel para retirar a gua). Depois de passar pelas prensas, a folha mida levada para os secadores (cilindros ocos de chapa de ferro, aquecidos internamente com vapor) como se fossem ferros de passar cilndricos, onde o papel seco, chegando no final da seo de secagem com uma umidade em torno de 7%, que o estgio final da produo na mquina. Depois, a grande folha de papel enrolada em uma estanga, formando uma bobina. Os rolos, ento, so carregados nos caminhes que iro transport-los at o cliente, normalmente o fabricante das chapas de papelo. As chapas so transformadas em caixas, que por sua vez vo acondicionar novos produtos e sero descartadas de novo, recomeando o ciclo de reciclagem. As empresas recicladoras so de extrema importncia para o equilbrio do meio-ambiente. So produtos reciclados e reciclveis que mais contribuem para balano ecolgico no mundo moderno e ns fazemos parte dele.

Durante os processos industriais so gerados muitos resduos, podendo ser de origem slida, lquida ou gasosa. Todos so de grande importncia ambiental, porm os de origem slida, que apresentam reatividade e ocupam grande espao fsico, devem receber um cuidado especial. Existem trs tcnicas principais para tratamento dos resduos slidos: incinerao, reduo da toxicidade, e disposio no solo. Esta ltima depende de fatores geogrficos, geolgicos e climticos, alm da potencialidade de reaproveitamento. Neste sentido, o uso desses resduos na agricultura tornou-se bastante comum devido capacidade do solo de inativar quimicamente diversos compostos, principalmente os metais, que so retirados da soluo do solo e retidos pela fase slida por mecanismos de soro. Com o surgimento de novos sistemas de tratamentos, que reduzem sensivelmente o potencial poluidor dos resduos, o uso agrcola, seja como fonte de nutrientes para as plantas ou como corretivo da acidez do solo, dependendo da composio qumica dos mesmos, tem-se tornado uma alternativa barata e interessante na preservao da qualidade ambiental. No entanto, ao se recomendar tal utilizao, necessrio estudar possveis alteraes que possam ocorrer nas propriedades fsico-qumicas do solo, bem como a resposta das plantas a tais produtos. A lama de cal e o dregs so dois resduos utilizados como corretivos da acidez do solo. Ambos so derivados do processo de separao da celulose, que extrada da madeira por meio de ataque alcalino. Neste processo, so utilizados reagentes oxidantes e alcalinos que compem o chamado licor branco (NaOH + Na2S-). Da reao do licor branco com a madeira originam-se dois subprodutos: a polpa celulsica e o licor negro. Este ltimo, aps ser evaporado a teor de slidos, queimado na caldeira de recuperao, resultando em um fundido, que logo aps a dissoluo com o licor branco fraco proveniente da lavagem da lama de cal, forma o chamado licor verde (Na2CO3 + Na2SO4 + Na2S + Fe(OH)2). Da caustificao do licor verde, ou seja, aps a adio de xido de clcio (CaO), extrada a lama de cal, um resduo de colorao branca

formado predominantemente por carbonato de clcio(CaCO3). O dregs, por sua vez, possui cor acinzentada e removi-do durante a clarificao do licor verde, ou seja, por ocasio da remoo de impurezas (carbono, partculas de lama, hidrxidos e sulfetos de metais, alm de outros elementos). Os valores de neutralizao (VN) destes resduos so proporcionais aos teores de xidos, hidrxidos e carbonatos associados quimicamente a elementos como o Ca e o Na. Estes valores podem variar de 40 a 70% para a lama de cal e de aproximadamente 40% para o licor verde8,9. O VN a capacidade neutralizante do corretivo de acidez do solo, ndice que faz parte do Poder Relativo de Neutralizao Total (PRNT). O PRNT tambm considera o grau de moagem do corretivo (ER), sendo ambos expressos em percentagem de equivalncia ao carbonato de clcio (CaCO3) puro, que de 100%. Sua frmula descrita da seguinte maneira: PRNT (%) = (VN x ER)/100 Em estudos realizados com o licor verde gerado em outros pases, verifica-se a existncia de alguns elementos essncias s plantas, como clcio, magnsio, potssio, cobre e zinco, alm de atributos importantes, como o valor de neutralizao. No entanto, as informaes existentes sobre a composio qumica do dregs produzido nas indstrias brasileiras se referem a trabalhos realizados na dcada de 80. O dregs um resduo de origem industrial e, como tal, pode ser uma fonte de metais pesados, trazendo grande preocupao quanto a sua utilizao na adubao de plantas empregadas diretamente na alimentao humana, assim como na contaminao dos lenis freticos. A maior ou menor mobilidade destes metais no solo vai depender de vrias caractersticas intrnsecas do solo, principalmente o pH adsoro. Alm disso, mesmo em quantidades-trao, alguns destes elementos so muito txicos, podendo aumentar este efeito na medida em que vo sendo incorporados ao solo. A composio e o nmero de stios de

qumica inorgnica do lote de dregs analisado indica que este produto pode ser utilizado como corretivo da acidez dos solos agrcolas e tambm como fonte de clcio e de alguns micronutrientes s plantas, sem riscos de contaminao a curto e mdio prazo. http://www.aga.com.br/international/web/lg/br/likelgbr.nsf/doc byalias/nav_indpp_fiberline

You might also like