You are on page 1of 5

1- Conceitue Direitos Humanos. Todos os homens so sujeitos de direitos? Explique. R.

Direitos Humanos so um conjunto de direitos e liberdades inerentes ao ser humano, por isso irrevogveis qualquer um. Porm nem sempre foi assim: durante o perodo que a escravido era lcita esses homens explorados no eram considerados pessoas humanas, mas bens. Por isso, sendo ceifada de liberdade, condio sine qua non a uma pessoa humana, no eram sujeitos de direitos.

2- Os direitos humanos englobam, basicamente 5 direitos. Cite e Explique cada um deles. R. Em suma os Direitos Humanos englobam cinco direitos: civis, polticos, sociais, econmicos e culturais. Os primeiros esto relacionados ao direito vida, considerado o mais importante direito civil; liberdade, que s pode ser suprimida pelo estado; igualdade; propriedade e segurana. J os direitos polticos esto ligados ao sufrgio universal, que a faculdade de todos os cidados votar e ser votado. Os direitos sociais esto vinculados ao direito trabalhista, direito previdencirio e direito sade. Os direitos econmicos consistem basicamente no direito do usufruto dos benefcios econmicos do pas pelos cidados. Por fim os direitos culturais, que so os direitos preservao dos patrimnios histrico-culturais, sejam materiais ou imateriais; respeito identidade cultural e seu exerccio e proteo da autoria de produes cientficas, literrias ou artsticas.

3- A Declarao Universal De Direitos Humanos Da Organizao Das Naes Unidas afirma em seu art. 1 que: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Explique o que voc entendeu deste artigo com suas palavras. R. O artigo primeiro da Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas cita basicamente os direitos de todos os seres humanos liberdade, igualdade e fraternidade. Direitos estes que s foram consolidados com a Revoluo Francesa em 1789, embora idealizados dcadas antes pelos Iluministas a fim de permitir o progresso cientfico, econmico e social da sociedade em que viviam ainda muito presa s relaes feudais do medievo.

4- As expresses direitos fundamentais e direitos humanos so meramente sinnimas? possvel diferenci-las? R. As expresses direitos humanos e direitos fundamentais no so sinnimos.

Embora trate do mesmo princpio, a dignidade da pessoa humana, a primeira um direito internacional seu territrio de atuao ilimitado enquanto a segunda trata-se de um direito constitucional positivado por um determinado Estado o territrio de atuao territrio de seu Estado.

5- A CARTA DE 1988 O DOCUMENTO MAIS ABRAGENTE E PORMENORIZADO SOBRE DIREITO HUMANOS J ADOTADO NO BRASIL. Discorra sobre esta frase. R. A carta de 1988 foi construda sob um estado democrtico de direito (art.1 da Constituio Federal). Um marco da transio democrtica e da consolidao dos direitos humanos. Foi estruturada e tem como fundamento os direitos humanos. Considerada a Constituio Cidad.

6- Quais os princpios que aliceram o estado democrtico de Direito? Explique e fundamente sua resposta. R. A questo 12 ser de mesmo aproveitamento.

7- Fale sobre o Principio da Dignidade da Pessoa Humana. Explique e fundamente sua resposta. R. A dignidade da pessoa humana um princpio construdo pela histria. um valor. ele que norteia os demais princpios. a base dos demais (art. 5 da Constituio Federal). Ele completa os demais princpios.

8- A primazia do valor da dignidade humana UMA RESPOSTA PROFUNDA CRISE SOFRIDA PELO POSITIVISSIMO JURDICO, ASSOCIADA DERROTA DO FASCISMO, NA ITLIA, E DO NAZISMO, NA ALEMANHA, movimentos que promoveram a barbrie em nome da lei. Fale sobre este momento histrico. R. O horror causado pelas duas grandes guerras foi o principal motivo que culminou na criao da ONU Organizao das Naes Unidas, fundada em 24/10/1945 e permear a construo da Declarao Universal dos Direitos Humanos em 10/12/1948.A partir da houve esforo para a internacionalizao da Declarao atravs dos pactos. Pacto internacional dos direitos civis e polticos; Pacto internacional dos direitos econmicos e sociais; Pacto So Jos da Costa Rica.

9- Quando nasce o Direito Internacional dos Direitos Humanos? R. A internacionalizao do Direitos Humanos foi com o fim da 2 Guerra Mundial em 1945 e com a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU) e com a declarao universal dos direitos humanos em 1948.

10- A Carta Magna de 1988 refora a imperatividade dos direitos e garantias fundamentais ao instituir o princpio da APLICABILIDADE IMEDIATA. Fale sobre tal princpio e fundamente sua resposta. R. O principio seria auto-aplicvel ou o principio vira norma a partir do momento que ferimos o Direito da Pessoa Humana.

11- Para os Direitos Humanos o Direito Constitucional Ocidental so dotados de textos constitucionais abertos a PRINCPIOS, dotados de elevada CARGA AXIOLGICA. Qual a principal consequncia da axiologia para os Direitos Humanos? R. A pessoa humana sofre uma influencia axiolgica. Sendo que seus princpios so valores ticos.

12- Quais os princpios fundamentais do Estado Democrtico Brasileiro? Fundamente sua resposta. R. Seriam os trs princpios fundamentais do estado democrtico de direito a soberania, cidadania e a dignidade da pessoa humana que formalizam os direitos e valores da pessoa humana como cidado do estado democrtico.

13- Fale sobre a Evoluo histrica entre Direitos do Homem, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos. R. Fato histrico, inicia com os iluministas (forma embrionria do direito), com o movimento iluminista, os intelectuais de elite, destacam-se os pensadores John Locke tratado sobre o governo, Thomas Hobbes O Leviat, Emmanuel Kant crtica da razo pura, Jacques Rousseau Contrato Social, Montesquieu O esprito das leis, assim o nascimento do Direito do Homem, direito de 1 fase; - Direito Fundamentais; e Direitos Humanos; Trata-se da mesma matria, porem so diferentes, matria da dignidade da pessoa humana trata-se Direitos Humanos; Direito Fundamental, o direito constitucional positivado por um determinado estado, revoluo Francesa em 1789, o maior marco histrico se deu com a queda da bastilha, representado com a liberdade, igualdade, fraternidade.

- Direitos Humanos; O homem pelo simples fato de ser humano, ele j tem o direito humano; so tambm direito a liberdade fundamentais (liberdade de expresso, liberdade ao culto; liberdade de locomoo); Iniciou-se com a Declarao do Direitos Humanos; posterior o fundamento o direito humanos internacionais com a declarao universal de direitos humanos.

14- Fale sobre os Direitos Humanos de Primeira Gerao. R. Os Direitos Humanos de Primeira Gerao envolvem os direitos civis, os quais so direitos individuais e de todos os cidados, sendo que o maior e mais importante dos Direitos Civis o direito vida, descrito no Art. 5 caput da Constituio. No mbito civil tambm so englobados a Liberdade de Expresso, o Direito Honra, a Liberdade de Reunio (subentende-se de teor lcito), Liberdade de Associao, Direito Igualdade, Direito Propriedade e o Direito de Segurana. H ainda, presente na Primeira Gerao, os Direitos Polticos que so representados pelo exerccio do sufrgio universal, destacando o direito de votar e ser votado, descrito no Art. 14 da Constituio.

15- Fale sobre os Direitos Humanos de Segunda Gerao. R. Os Direitos de Segunda Gerao so os Direitos Sociais, Econmicos e Culturais. O Direito do Trabalho, o Direito dos Aposentados e o Direito Assistncia Mdica so amparados pela perspectiva social. J no sentido econmico, o direito prev que o ser humano tem a opo de usufruir do desenvolvimento econmico do pas, como por exemplo com a reduo do IPI. O Direito Cultural conta com o Ministrio da Cultura para a preservao e utilizao do patrimnio histrico cultural, alm de perpetuado por festividades como o Carnaval e o prprio folclore brasileiro que de direito de todos.

16- Fale sobre os Direitos Humanos de Terceira Gerao. R. Os Direitos Humanos de Terceira Gerao so marcados pela delimitao dos Direitos Difusos (direito de todos) e Direitos Coletivos (direitos de uma determinada classe de pessoas). Como exemplificao dos Direitos Difusos: Direito Solidariedade, a pessoa humana tem o dever moral de ser solidrio e o direito de receber solidariedade - Direito do Consumidor, fornece proteo a casos como o Estelionato de Educao e o Direito Ambiental, cujo cdigo prev penalidades jurdicas indstrias poluentes, chamadas de Pessoas Jurdicas.

17- Fale sobre os Direitos Humanos de Quarta Gerao. R. Os Direitos de Quarta Gerao possuem uma valorizao do ideal democrtico, permitindo ao povo o exerccio indireto na soberania do pas atravs do voto, e at mesmo o exerccio direto, como instrumentos poderosos como plebiscito, referendo e iniciativa popular, todos previstos no Art.14 da Constituio Federal e das evolues

decorrentes da rea biolgica e suas tecnologias. Estabelecendo ento o Direito a Informao, Direito ao Pluralismo, tanto religioso quanto partidrio, e o Direito Biotecnologia e a Bioengenharia, direitos estes que ainda no so reconhecidos integralmente por falta de previso legal, por exemplo, a clonagem de seres humanos.

18- Cite e explique 3 caractersticas dos Direitos Humanos. R. Direito a Vida, direito de viver a vida; Direito a Liberdade, direito de ir e vir a qualquer lugar quando se bem quiser; Direito a Igualdade; Somos todos iguais independentemente de qualquer desigualdade.

19- Existe diferena ou hierarquia entre Direitos Humanos? R. No existe hierarquia entre Direitos Humanos, pois uma lei se complementa a outra.

20- Os Direitos Fundamentais so Clusulas Ptreas no Brasil? Explique. R. Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: IV - os direitos e garantias individuais. No sofre emenda constitucional.

You might also like