You are on page 1of 10

Manuteno de Computadores: Aprenda a desmontar um PC.

Por Fabio Roberto Machado Jordo segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Baixaki iniciou uma srie de artigos sobre manuteno de computadores com um artigo bem til que ensina em poucos passos a abrir o gabinete (confira esse artigo clicando aqui). Para dar continuidade a srie, elaboramos este artigo completo que mostra como desmontar um computador. Recomenda-se que voc reserve um bom tempo para ler o artigo e ento executar cada um dos passos, pois desmontar um PC no uma tarefa to simples e rpida.
Cuidado!

Assim como j citado no artigo Aprenda a abrir o gabinete do seu computador, antes de manusear qualquer componente de hardware, muito importante que voc tome o cuidado de se livrar da energia eletrosttica. Para no ter um pequeno acidente com um de seus componentes, indicado que voc use uma pulseira antiesttica ligada a uma superfcie aterrada, ou ento, simplesmente encoste suas mos alguns segundos em um objeto de metal (que no tenha pintura) e que possua aterramento, a fonte do seu computador pode ser muito til nesse caso (evidente que seu PC deve estar ligado ao terra). Outros cuidados a serem tomados quanto energia eletrosttica no trabalhar com blusas de l, em locais que possuam tapete ou carpete, ou ainda, em cima de mesas de plstico, pois estes so casos que podem gerar energia eletrosttica.
Retirando placas PCI e AGP

Comearemos a desmontar o computador retirando as placas de vdeo e modem. Claro que voc pode proceder diferente, porm,

recomenda-se que voc siga exatamente nossos passos para no encontrar dificuldades ao remover algum item de hardware. Prepare sua chave Philips e comece a desparafusar a proteo das placas PCI e AGP (ou PCI-Express).

Optamos por remover a placa PCI primeiro, mas voc pode retirar a placa que preferir. Para retirar a placa do gabinete, desparafuse a parte metlica do gabinete e ento pegando com cuidado, na parte metlica e na outra extremidade, retire com cuidado a placa. Caso voc esquea, todo procedimento relacionado a hardware deve ser executado com o computador desligado, inclusive com a chave da fonte na posio desligada.

Se voc possuir mais placas instaladas, repita o procedimento. Ateno: usurios que utilizam placas do tipo AGP ou PCI-Express, podem ter de destravar a placa. Nossa placa-me no possui esta trava de proteo, mas a maioria possui, portanto, certifique-se de pressionar a trava para ento desencaixar a placa de vdeo.

Vamos tirar a fonte do gabinete

A fonte um item bem complicado de ser removido do gabinete, porque ela est conectada a diversos componentes. A primeira coisa a se fazer desconectar os cabos que entregam energia para a placame. Veja abaixo que h dois conectores (dependendo da placa-me somente um conector utilizado), por isso desconecte ambos com cuidado para no estragar os encaixes ou o cabo. Frisa-se ainda que devem ser retiradom os cabos segurando pelo conector, no puxe os fios, pois eles iro arrebentar. Note que os cabos da fonte possuem uma pequena trava junto ao conector. Para conseguir desconectar o cabo da placa-me, voc deve pressionar esta trava para ento puxar o cabo.

Agora ainda falta desconectar os cabos da fonte que esto ligados a outros componentes. Veja que o HD, o drive de CD e a unidade de disquetes utilizam cabos de energia. No h segredos para removlos, basta puxar o cabo pelas laterais (no pelos fios!). Confira a imagem abaixo.

Por fim, voc deve remover os parafusos que prendem a fonte ao gabinete. Normalmente so quatro parafusos, porm fontes mais robustas no seguem necessariamente o padro e podem ter outras travas, e caso voc possua uma fonte diferente, talvez seja melhor consultar o manual.

Desconectando os cabos IDE

Para que o sistema operacional reconhea seus dispositivos de armazenamento e unidades pticas necessrio que, alm do cabo de energia, o cabo IDE esteja conectado. Remover os cabos IDE uma tarefa bem simples, sendo que voc deve pegar com cuidado pelas pontas do conector e ento ir puxando vagarosamente. Ateno: no puxe a fita dos cabos IDE, pois elas arrebentam facilmente e voc no poder mais utilizar seu cabo.

Depois de remover o cabo das unidades de armazenamento, voc ainda deve desconectar os cabos da placa-me. O procedimento o mesmo, pegue nas extremidades do conector e v puxando com cuidado. Para retirar o HD ou uma das unidades pticas, siga o procedimento da imagem abaixo.

Desencaixe as memrias

Retirar a memria da placa-me bem fcil. Note na imagem abaixo que ela possui duas travas nas laterais, sendo que basta pression-las para que a memria desencaixe. Ao desencaixar os pentes de memria, pegue com cuidado pelas bordas, evitando tocar nos

contatos metlicos, pois isso pode ocasionar problemas graves com a memria ou com a placa-me ao reencaixar.

Cooler e processador

At aqui no foi to difcil, no mesmo? Agora hora de retirar o cooler e ento o processador. O cooler e o dissipador geralmente saem juntos, bastando voc destravar o cooler para retirar a pea e desconectar o cabo de energia da ventoinha (confira imagem abaixo).

Para retirar o processador o procedimento simples: mude a posio da trava para cima e ento pegue cuidadosamente pelas bordas do processador.

Desparafuse a placa-me

Por fim restou apenas retirar a placa-me do gabinete. Ela fixada no gabinete por seis parafusos (algumas placas podem utilizar mais ou menos parafusos), os quais devem ser retirados com a utilizao de uma chave Philips.

Provavelmente haver alguns cabos pequenos conectados a sua placa-me, os quais so responsveis por ativar o boto POWER, RESET e o alto-falante do gabinete. Marque precisamente a ordem desses cabos e ento retire-os com cuidado. Aps isso a placa-me est solta e voc deve peg-la pelas bordas para retirar do gabinete.

Finalizando

Pronto, seu computador est todo separado em partes. Logo o Baixaki ir publicar um artigo mostrando como montar um computador, de maneira muito semelhante a este artigo. Boa sorte a todos na desmontagem e tomem muito cuidado com os itens de hardware.

You might also like