You are on page 1of 19

Interbits SuperPro Web

1. (Ufsj 2013) Observe a imagem abaixo.

A rea de risco representada pela imagem est associada a) construo em encostas. b) ocupao de plancie de inundao. c) grande quantidade de chuva ao longo do ano. d) ao lixo acumulado no solo. 2. (Ufpa 2013)

No estudo das interaes da sociedade com o meio fsico devem-se considerar fatores sociais, econmicos, tecnolgicos e culturais estudados na dimenso do tempo e do espao. Ao analisar a representao da paisagem urbana apresentada na imagem, conclui-se que a) as formas de organizao do espao consideram a dinmica natural das reas de vrzeas e de terra firme. b) os aspectos da poluio das guas, como o depsito de resduos slidos, so de responsabilidade da populao do entorno. Pgina 1 de 19

Interbits SuperPro Web


c) o modo de vida ribeirinho apresenta resistncia diante da presso da modernizao urbana. d) a populao urbana encontra diferentes formas de adaptao na adversidade do ambiente urbano. e) o contraste de formas revela as desiguais condies de vida da populao da cidade. 3. (Uerj 2013)

A crtica feita nos quadrinhos se relaciona com uma contradio do capitalismo globalizado, o qual se caracteriza simultaneamente por: a) elitizao do acesso digital popularizao das mdias alternativas b) requinte dos sistemas produtivos declnio dos regimes democrticos c) manipulao dos padres tcnicos simplificao dos mtodos de gesto d) consumo de produtos sofisticados explorao da fora de trabalho fabril 4. (Ufrn 2012) Em uma aula de Geografia sobre a dinmica da populao brasileira, o professor apresentou dados do Censo Demogrfico 2010. Segundo esses dados, o pas atingiu um total de 190.755.799 habitantes, que se encontram distribudos pelos seus 8.514.876,599 km2, apresentando uma densidade demogrfica mdia de 22,43 hab./km 2. Para ilustrar as informaes, o professor mostrou aos alunos os mapas a seguir:

No decorrer da aula, a exposio sobre a dinmica da populao brasileira e a leitura dos mapas referentes densidade demogrfica e ao relevo do Brasil por regies permitiu ao aluno concluir que

Pgina 2 de 19

Interbits SuperPro Web


a) a populao encontra-se distribuda de forma desigual pelo territrio, sendo a Regio Sudeste, onde predominam planaltos, a que apresenta maior densidade demogrfica, devido, entre outros fatores, ao dinamismo econmico e capacidade de atrair migrantes. b) os maiores ndices de concentrao da populao ocorrem nas plancies localizadas no interior, onde se desenvolvem atividades do agronegcio que resultam, entre outros fatores, do processo de modernizao agrcola. c) a distribuio da populao pelo territrio ocorre de forma desigual, sendo a Regio Nordeste, onde predominam plancies, a que apresenta menor densidade demogrfica, devido, entre outros fatores, ao processo de ocupao desde o Perodo Colonial. d) os menores ndices de concentrao populacional ocorrem nos planaltos localizados na Zona Costeira, onde o processo de ocupao e o desenvolvimento econmico foram dificultados, entre outros fatores, pelas elevadas altitudes. 5. (Ufu 2012)

Sobre a questo do lixo urbano, a anlise da charge indica que, no Brasil, a) o crescimento econmico vivenciado nos ltimos anos tem repercutido na incluso de mais pessoas na classe mdia. o que incrementa a produo de mais lixo. b) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contnuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. c) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentvel e valorizada para diminuir a quantidade de lixo produzido. d) o lixo urbano, em sua maioria, est sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem. 6. (Ufsj 2012) Observe a imagem abaixo.

Pgina 3 de 19

Interbits SuperPro Web

Tendo como ponto de partida a imagem, assinale a alternativa que apresenta uma consequncia para o Meio Ambiente provocada pelas Boorocas ou Voorocas. a) Assoreamento de rios e lagos. b) Elevao do lenol fretico. c) Retirada integral da cobertura vegetal. d) Diminuio do escoamento superficial da gua. 7. (Ufg 2012) Analise a figura a seguir e leia os textos que a acompanham.

Pgina 4 de 19

Interbits SuperPro Web


O governo federal e o setor privado inauguraram um novo ciclo de desenvolvimento e ocupao da Amaznia Legal, onde vivem 24,4 milhes de pessoas e que representa s 8% do PIB brasileiro. FOLHA DE S. PAULO, So Paulo, 16 out. 2011, p. B1. [] Assim, ao invs de reproduzir, como nas antigas reas de incorporao agrcola, estruturas produtivas preexistentes, a expanso recente da fronteira agropecuria na Amaznia constitui, antes de mais nada, uma fronteira tecnolgica na qual a inovao cientfica o elemento central de explicao do novo perfil produtivo do agrorregional. Disponvel em: <www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/mapasdoc3.shtm>. Acesso em: 8 mar. 2011. Considerando-se a figura e os textos apresentados e a grande diversidade natural, social, econmica, tecnolgica e cultural da Amaznia Legal, evidencia-se uma regio em crescente processo de diferenciao. Esse processo contraria a imagem difundida pelo mundo de um espao homogneo, caracterizado pela presena de uma cobertura vegetal, que a identifica tanto interna quanto externamente. Desse modo, o novo modelo de desenvolvimento e de ocupao da Amaznia Legal, atualmente, baseia-se a) na articulao dos setores de produo de energia eltrica, transporte, minerao e agronegcio. b) no desenvolvimento de estratgias de preservao e controle da explorao dos recursos naturais. c) na estratgia geopoltica baseada no binmio desenvolvimento e segurana. d) na ocupao militar explicitada pelo projeto Calha Norte. e) nas estratgias que visam ao aprofundamento da internacionalizao da Amaznia. 8. (Ufsm 2012) Observe a figura:

O autor da pintura fornece pistas da regio de origem dos migrantes e revela uma situao comum a muitas famlias. O quadro sugere uma paisagem da regio do(a) a) pampa do Sul, e a migrao ocorrida intrarregional. b) semirido do Nordeste, e a migrao ocorrida o xodo rural. c) Agreste do Nordeste, e a migrao ocorrida a pendular. Pgina 5 de 19

Interbits SuperPro Web


d) Zona da Mata do Nordeste, e a migrao ocorrida a sazonal. e) cerrado do Centro-Oeste, e a migrao ocorrida a emigrao. 9. (Uespi 2012) Um grupo de estudantes, realizando um trabalho de campo para estudos ambientais, se defrontou com a situao atmosfrica, desenhada esquematicamente a seguir.

O que estava acontecendo naquele momento? a) A formao de uma chuva cida. b) A instalao de um pequeno tornado. c) O avano de uma frente fria. d) A ocorrncia de granizo. e) O recuo da Zona de Convergncia Intertropical. 10. (Ufrgs 2012) As figuras abaixo representam as alteraes nos volumes de balano hdrico entre um cenrio sem urbanizao e um urbanizado no Brasil.

Considere as seguintes afirmaes sobre os efeitos da urbanizao na dinmica do balano hdrico. I. A infiltrao no solo reduzida, mantendo estvel o nvel do lenol fretico. II. O volume de escoamento superficial aumenta devido retirada da superfcie permevel e da cobertura vegetal. III. As perdas por evapotranspirao so mais intensas no cenrio urbanizado. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas lI. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III. 11. (Ucs 2012) Os eclipses ocorrem quando um astro, na sua movimentao pelo espao sideral, oculta momentaneamente outro astro. Observe o desenho.

Pgina 6 de 19

Interbits SuperPro Web

O desenho acima est representando o eclipse a) total da Terra. b) parcial da Lua. c) parcial da Terra. d) total da Lua. e) parcial do Sol. 12. (Ufsm 2012) Observe as projees cartogrficas:

Numere corretamente as projees com as afirmaes a seguir. ( ( ( ( ( ) Na projeo cilndrica, a representao feita como se um cilindro envolvesse a Terra e fosse ento planificado. ) Na projeo azimutal, o mapa construdo sobre um plano que tangencia algum ponto da superfcie terrestre. ) Na projeo cnica, a representao feita como se o cone envolvesse o planeta e depois fosse planificado. ) Esse tipo de projeo representa, com menos distores, as baixas latitudes. ) Essa projeo comumente utilizada para anlises geopolticas e para retratar as regies polares e suas extremidades.

A sequncia correta Pgina 7 de 19

Interbits SuperPro Web


a) 1 - 3 - 2 - 3 - 1. b) 3 - 2 - 1 - 1 - 3. c) 1 - 3 - 2 - 1 - 3. d) 1 - 2 - 1 - 1 - 3. e) 3 - 1 - 2 - 3 - 1. 13. (Pucrs 2012)

A Projeo Cartogrfica da Terra representada no desenho do tipo a) Azimutal. b) Cilndrica Conforme. c) Cnica. d) Mercator. e) Peters. 14. (Unicamp 2012) Abaixo reproduzido um mapa-mndi na projeo de Mercator.

possvel afirmar que, nesta projeo, a) os meridianos e paralelos no se cruzam formando ngulos de 90, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ngulos de 90, o que distorce mais as pores terrestres prximas aos polos e menos as pores prximas ao equador. c) no h distores nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegao martima at os dias atuais. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ngulos perfeitos de 90, o que possibilita a representao da Terra sem deformaes. 15. (Unb 2012) Do ponto de vista cartogrfico, impossvel representar a superfcie curvilnea da Terra em um plano. As projees cartogrficas minimizam as distores criadas no mapa, conforme mostra o plano de projeo a seguir.

Pgina 8 de 19

Interbits SuperPro Web

A partir dessas informaes, assinale a opo em que a representao cartogrfica corresponde ao plano de projeo mostrado na figura acima.

a)

b)

c)

d) 16. (Ufrgs 2012) Observe o mapa abaixo.

Pgina 9 de 19

Interbits SuperPro Web

Este mapa representa a diviso entre a) pases industrializados e os de Terceiro Mundo. b) pases de economia monoprodutora e os de economia diversificada. c) pases de clima quente e os de clima frio. d) pases colonizadores e suas respectivas colnias no sculo XVI. e) pases signatrios do Protocolo de Kioto e os no signatrios. 17. (Udesc 2011) Observe o mapa com os fusos horrios.

Considerando um jogo de futebol cuja partida inicia em So Paulo, s 21 horas, assinale a alternativa que contm a hora em que este mesmo jogo ser visto ao vivo em Paris. a) O jogo ser visto em Paris s 2 horas da tarde do outro dia. b) O jogo ser visto em Paris quando l forem 21 horas. c) O jogo ser visto em Paris 1 hora da manh do dia seguinte. d) Como existem cinco fusos horrios de diferena entre So Paulo e Paris, o jogo ser visto em Paris s 16 horas do mesmo dia. Pgina 10 de 19

Interbits SuperPro Web


e) O jogo ser visto em Paris no mesmo dia que em So Paulo, s 17 horas. 18. (Uftm 2011) Levantamento feito pelo Ministrio das Relaes Exteriores mostra que 3 040 993 brasileiros, ou seja, 1,57% da populao do Brasil, migraram para diferentes continentes.

A partir da observao do mapa, pode-se afirmar que os continentes que abrigam o maior nmero de emigrantes brasileiros so a) americano, europeu e asitico. b) europeu, americano e da Oceania. c) americano, africano e asitico. d) asitico, europeu e africano. e) africano, americano e da Oceania. 19. (Ufu 2011) As coordenadas geogrficas so conceituadas como um conjunto de linhas imaginrias denominadas paralelos e meridianos que servem para localizar um ponto ou um acidente geogrfico na superfcie terrestre.

A partir das informaes acima, assinale a alternativa correta. a) O ponto D est localizado a 80 de latitude norte e a 140 de longitude leste. b) O ponto C est localizado a 160 de latitude norte e a 30 de longitude oeste c) O ponto A est localizado a 50 de latitude sul e a 100 de longitude leste. Pgina 11 de 19

Interbits SuperPro Web


d) O ponto B est localizado a 20 de longitude sul e a 60 de latitude oeste. 20. (Unesp 2011) Observe o planisfrio.

As coordenadas geogrficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfrio, so, respectivamente, a) 30 L e 0; 0 e 40 O. b) 30 N e 0; 0 e 60 O. c) 0 e 30 N; 60 S e 0. d) 30 N e 30 O; 60 S e 60 O. e) 30 S e 30 O; 60 N e 60 L. 21. (Enem simulado 2009) A figura a seguir ilustra as principais fontes de emisses mundiais de gs carbnico, relacionando-as a nossas compras domsticas (familiares).

Pgina 12 de 19

Interbits SuperPro Web

Com base nas informaes da figura, observado que as emisses de gs carbnico esto diretamente ligadas s compras domsticas. Deste modo, deduz-se das relaes de produo e consumo apresentadas que a) crescimento econmico e proteo ambiental so polticas pblicas incompatveis. b) a reduo da atividade industrial teria pouco impacto nas emisses globais de gs carbnico. c) os fluxos de carbono na biosfera no so afetados pela atividade humana, pois so processos cclicos. d) a produo de alimentos, em seu conjunto, diretamente responsvel por 17% das emisses de gs carbnico. e) haveria decrscimo das emisses de gs carbnico se o consumo ocorresse em reas mais prximas da produo.

Pgina 13 de 19

Interbits SuperPro Web

Gabarito:
Resposta da questo 1: [A] [A] CORRETA Como demonstrado na figura, o processo erosivo instalado resultado da ocupao de encostas. [B] INCORRETA A rea da figura uma vertente. [C] INCORRETA A regio se torna rea de risco no em razo da pluviosidade, mas pela ocupao da encosta. [D] INCORRETA A figura ou o processo de deslizamento no podem ser associados ao lixo. Resposta da questo 2: [E] Como mencionado corretamente na alternativa [E], a anlise da figura demonstra a segregao social urbana, estando os edifcios representao de melhores condies sociais margeados pela periferia, cujas condies habitacionais e sanitrias remetem ao espao do baixo poder aquisitivo, caracterizado pela deficiente infraestrutura e insuficincia das polticas pblicas. Esto incorretas as alternativas: [A] e [B], [C], e [D], porque o tema da figura no a dinmica natural, o impacto ambiental, a populao ribeirinha, ou as adversidades do meio urbano. Resposta da questo 3: [D] Como mencionado corretamente na alternativa [D], os quadrinhos fazem o contraponto de duas caractersticas do sistema produtivo da globalizao, que se caracteriza, de um lado pela, alta tecnologia e, por outro, pela subvalorizao dos salrios. Esto incorretas as alternativas: [A], porque os quadrinhos no fazem referncia s mdias alternativas ou excluso digital; [B], porque o pedido de socorro pelo operrio demonstra explorao de fora de trabalho, e no a sofisticao do processo produtivo, alm dos quadrinhos no fazerem meno ao sistema de governo; [C], porque a meno tecnologia indica desenvolvimento, e no manipulao de padres tcnicos, e a explorao da mo de obra no pode ser considerada como uma gesto simplificada. Resposta da questo 4: [A] Comumente associa-se o maior predomnio da populao em reas de menores altitudes, contudo, como mencionado corretamente na alternativa [A], no caso do Brasil, ao se analisar os mapas, conclui-se que a maior concentrao demogrfica na regio sudeste corresponde regio predominantemente planltica. Esto incorretas as alternativas: [B], porque a maior concentrao populacional ocorre nas reas litorneas e planlticas; [C], porque a regio norte apresenta a menor densidade demogrfica; [D], porque a maior concentrao demogrfica ocorre nas reas planlticas. Resposta da questo 5: [B] Os pases emergentes, como o Brasil, experimentam a partir da dcada de 2000 um significativo crescimento econmico, reduo da pobreza, aumento da classe mdia e, por sua vez, uma expanso do consumo e crescimento na produo de lixo. Todavia, ainda permanecem desigualdades sociais profundas e problemas ambientais graves. Como podemos observar na charge, contingentes considerveis da populao ainda esto excludos da lgica consumista e o investimento na alocao correta do lixo foi insuficiente. Resposta da questo 6: Pgina 14 de 19

Interbits SuperPro Web


[A] O desmatamento e o uso incorreto do solo aceleram o processo de eroso com a formao de sulcos, ravinas e voorocas (grandes feies erosivas esculpidas pela gua atravs de enxurradas). O material transportado pela gua (partculas de solo como areia e argila, alm de matria orgnica) se acumula no fundo de rios, lagos e reservatrios, causando seu assoreamento. Resposta da questo 7: [A] Como mencionado corretamente na alternativa [A] e evidenciado no mapa e nos textos, os investimentos governamentais na Amaznia priorizam a infraestrutura energtica e de transportes, integrando-a ao espao econmico nacional. Esto incorretas as alternativas: [B], [C], [D] e [E] porque nos textos ou no mapa no h meno, respectivamente, questo da preservao ambiental; da segurana em nvel nacional; do Projeto Calha Norte (programa de defesa de fronteira da Amaznia brasileira); ou da internacionalizao, haja vista que os projetos so desenvolvidos pelo governo brasileiro junto iniciativa privada. Resposta da questo 8: [B] Como indicado corretamente na alternativa [B], a figura representa a obra Os retirantes, de Cndido Portinari, cujos elementos retratam o nvel de sofrimento humano gerado pelos efeitos devastadores da seca e do descaso poltico na regio do serto nordestino. Esto incorretas as alternativas: [A], [C], [D] e [E] porque as reas mencionadas no representam a obra. Resposta da questo 9: [C] O esquema representa a formao de uma chuva frontal (decorrente de uma frente fria resultante do contato entre massa de ar quente e massa de ar frio). Observao: o desenho tambm similar ao da formao de chuva orogrfica, decorrente do aumento de nebulosidade pelo resfriamento do ar na rea montanhosa. Resposta da questo 10: [B] I. INCORRETA. No cenrio sem urbanizao, ocorre maior infiltrao da gua no solo. No cenrio urbanizado, a impermeabilizao do solo impede ou dificulta a infiltrao, reduzindo o volume de gua subterrnea. II. CORRETA. A impermeabilizao do solo em razo da cobertura asfltica e de concreto no cenrio urbanizado impede a infiltrao da gua, aumentando o escoamento superficial. III. INCORRETA. A evapotranspirao mais intensa no cenrio sem urbanizao. Resposta da questo 11: [D] O eclipse acontece quando um astro fica total ou parcialmente na escurido, pois no recebe radiao solar por um perodo curto de tempo. Neste caso, a posio da Terra entre o Sol e a Lua faz com que ocorra um eclipse total da Lua. Resposta da questo 12: [C] Como indicado corretamente na alternativa [C], a 1 e a 4 afirmativas correspondem projeo cilndrica representada pelo n. 1 da figura. Sua construo se d por meio da projeo do globo sobre um cilindro, onde as reas das baixas latitudes sofrem menores distores e das altas latitudes se ampliam. Pgina 15 de 19

Interbits SuperPro Web


A 3 afirmativa corresponde projeo cnica representada pelo n 2 da figura que, como o nome sugere, construda ao se projetar o globo sobre uma forma cnica. A 2 e a 5 afirmativas correspondem projeo polar, azimutal ou plana, representada pelo n 3 da figura, cuja construo se d por meio de um plano tangencial sobre um ponto do planeta que no sofrer distores. Em razo disso, so utilizadas, preferencialmente para representar reas polares, reas estratgicas em mapas de conflitos ou redes de infraestrutura. Resposta da questo 13: [A] O desenho representa uma projeo cartogrfica plana ou azimutal com perspectiva polar com centro no polo sul, o que favorece a representao da Antrtida. Portanto, so projees muito eficazes para o estudo dos fenmenos das regies polares. Tambm apresentam importante uso geopoltico. Resposta da questo 14: [B] A resoluo desta questo passa pela compreenso do aluno do conceito bsico de projeo, ou seja, todas as projees apresentam distoro de algum nvel. Isso descartaria a alternativa [A], pois o foco da projeo de Mercator nas regies de baixa latitude (apresentadas sem distoro), em detrimento das mdias e altas latitudes. Resposta da questo 15: [A] A figura utilizada no enunciado refere-se projeo cilndrica, cujo produto corretamente identificado na alternativa [A]. Esto incorretas as alternativas: [B], porque o mapa apresentado resultado de uma projeo azimutal; [C], porque a base da projeo do mapa representado uma figura cnica; [D], porque representa a Projeo afiltica de Robinson, cujo objetivo a maior aproximao das formas e reas dos continentes proporo real. Resposta da questo 16: [A] Como mencionado corretamente na alternativa [A], a regionalizao apresentada no mapa, adotada a partir da dcada de 1990, divide o planeta segundo a Linha da Pobreza em Norte e Sul, caracterizando, respectivamente, os pases desenvolvidos e/ou industrializados e os subdesenvolvidos. Esto incorretas as alternativas: [B], porque a diviso referencia o nvel de desenvolvimento econmico dos pases; [C], porque a regionalizao no faz meno aos tipos climticos; [D], porque a regionalizao no representa um mapa histrico; [E], porque a regionalizao no representa os signatrios do Protocolo de Kioto. Resposta da questo 17: [C] Como mencionado corretamente na alternativa [C], o jogo iniciado em So Paulo s 21 horas ser visto em Paris 1 hora do dia seguinte, haja vista, Paris estar localizada quatro fusos horrios no sentido oriental. Resposta da questo 18: [A] As migraes de brasileiros tiveram valores significativos ao longo da dcada de 1980. Os deslocamentos mais significativos foram para: Estados Unidos, devido ao seu grande desenvolvimento; Europa, principalmente a poro ocidental, por origens migratrias e maiores perspectivas de emprego em pases como a Espanha e a Inglaterra; sia, devido a migraes principalmente para o Japo, marcada pelos descendentes de japoneses, os dekasegui, para trabalhar na indstria. Pgina 16 de 19

Interbits SuperPro Web


Nas demais alternativas, a Oceania e a frica no receberam contingentes de migrantes brasileiros significativos. Resposta da questo 19: [C] As coordenadas geogrficas constituem-se em um sistema simples e prtico de localizao de pontos sobre a superfcie da Terra. So dadas pela latitude - distncia de um ponto ao Equador, variando de 0 a 90, podendo ser norte ou sul; longitude - distncia de um ponto ao meridiano inicial ou Meridiano de Greenwich, variando de 0 a 180 e podendo ser leste ou oeste. A alternativa [A] falsa: o ponto D est a 140 de longitude oeste. A alternativa [B] falsa: o ponto C est a 30 de latitude norte e 160 de longitude leste. A alternativa [D] falsa: o ponto B est a 20 de latitude sul e 60 de longitude oeste. Resposta da questo 20: [B] O ponto 1 est ao Norte da linha do Equador, junto a latitude de 30, enquanto que sua longitude encontra-se junto ao Meridiano de Greenwich que sabido equivale a 0. J o ponto 2, encontra se na linha do Equador indicando a latitude de 0 e na longitude de 60 a oeste. Resposta da questo 21: [E] [A] INCORRETA O crescimento econmico pode ocorrer em paralelo criao de reas de proteo ambiental e a figura, que o tema central da questo, versa sobre a origem da emisso de gs carbnico e no sobre polticas de desenvolvimento sustentvel. [B] INCORRETA Considerando que 23% das emisses de gs carbnico so resultantes de atividades industriais e 2/3 de 24% da produo de energia atendem a indstria e servios, a reduo da atividade industrial resultaria em grande contribuio para a diminuio do gs carbnico na atmosfera. [C] INCORRETA As atividades que sustentam o modelo de consumo, como mostrado na figura do enunciado, ampliam a emisso de gs carbnico alterando seu fluxo natural na biosfera. [D] INCORRETA Considerando que a agricultura responsvel por 17% das emisses de gs carbnico e o desmatamento que cria novas fronteiras agrcolas, por 14%, a produo de alimentos responsvel por 31% das emisses. [E] CORRETA Considerando que os transportes so responsveis por 14% das emisses e destes, metade correspondem ao traslado das cargas que so consumidas, caso o consumo ocorresse prximo rea de produo, haveria a reduo da emisso de gs carbnico prximo a 7%.

Pgina 17 de 19

Interbits SuperPro Web

Resumo das questes selecionadas nesta atividade


Data de elaborao: Nome do arquivo: 15/07/2013 s 11:04 FUND MED 21

Legenda: Q/Prova = nmero da questo na prova Q/DB = nmero da questo no banco de dados do SuperPro Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matria Fonte Tipo

1.............124541.....Baixa.............Geografia.......Ufsj/2013..............................Mltipla escolha 2.............122648.....Baixa.............Geografia.......Ufpa/2013.............................Mltipla escolha 3.............120077.....Baixa.............Geografia.......Uerj/2013..............................Mltipla escolha 4.............111102.....Baixa.............Geografia.......Ufrn/2012.............................Mltipla escolha 5.............121357.....Baixa.............Geografia.......Ufu/2012...............................Mltipla escolha 6.............119636.....Baixa.............Geografia.......Ufsj/2012..............................Mltipla escolha 7.............117947.....Baixa.............Geografia.......Ufg/2012...............................Mltipla escolha 8.............112496.....Baixa.............Geografia.......Ufsm/2012............................Mltipla escolha 9.............115642.....Baixa.............Geografia.......Uespi/2012...........................Mltipla escolha 10...........112607.....Baixa.............Geografia.......Ufrgs/2012............................Mltipla escolha 11...........120927.....Baixa.............Geografia.......Ucs/2012..............................Mltipla escolha 12...........112495.....Baixa.............Geografia.......Ufsm/2012............................Mltipla escolha 13...........112527.....Baixa.............Geografia.......Pucrs/2012...........................Mltipla escolha 14...........108955.....Baixa.............Geografia.......Unicamp/2012......................Mltipla escolha 15...........114877.....Baixa.............Geografia.......Unb/2012..............................Mltipla escolha 16...........112554.....Baixa.............Geografia.......Ufrgs/2012............................Mltipla escolha 17...........118615.....Baixa.............Geografia.......Udesc/2011..........................Mltipla escolha 18...........101416.....Baixa.............Geografia.......Uftm/2011.............................Mltipla escolha 19...........102164.....Baixa.............Geografia.......Ufu/2011...............................Mltipla escolha 20...........106204.....Baixa.............Geografia.......Unesp/2011..........................Mltipla escolha 21...........92072.......Baixa.............Geografia.......Enem simulado/2009............Mltipla escolha Pgina 18 de 19

Interbits SuperPro Web

Pgina 19 de 19

You might also like