You are on page 1of 20

CLASSE ABNT: confec c ao de trabalhos AT X segundo as normas ABNT acad emicos em L E

Miguel Vin cius Santini Frasson


o 1.1 Versa

SUMARIO 1 INTRODUC AO
Caro usu ario Se voc e tiver coment arios, sugest oes ou cr ticas referentes ` a classe ou aos estilos bibTEX, por favor entre em contato com o grupo abnTEX no C odigo Livre, atrav es da nossa p agina http://abntex.codigolivre.org.br. Seu feedback e de grande ajuda para que possamos melhorar nosso trabalho. Dentre o que foi implementado por esta classe, destacamos Folha de rosto e capa Um mecanismo semelhante ao \maketitle para sua folha de rosto e capa. Resumo e abstract Use os ambientes resumo e abstract para a correta formata c ao destas partes do texto. Anexos e ap endices Use os comandos \anexo ou \apendice, e depois comandos \chapter para gerar os t tulos de anexos e ap endices. Veja se c ao ?? para como personalizar t tulos destas partes. Espa camento entrelinhas Este item e automaticamente tratado pela classe, descrito em [?, 5.3]. Numera c ao das p aginas Como descrito em [?, 5.4], a partir da folha de rosto, todas as p aginas s ao contadas mas n ao numeradas, e a numera c ao aparece somente na parte textual. Isso e feito pela classe. Outros estilos de numera c ao ser ao discutidos na se c ao ??. Cabe calhos de p agina De acordo com a norma, a numera c ao da p agina aparece no canto superior direito de todas as p aginas a partir da parte textual [?, 5.4]. Veja se c ao ?? para detalhes. T tulos de cap tulos e se co es De acordo com [?], o t tulo das se c oes e alinhado ` a esquerda com o texto, em fonte que enfatize a hierarquia das se c oes, com seu indicativo (n umero) precedendo o t tulo, na mesma linha. Nas se c oes sem numera c ao, o t tulo e centralizado. Um cap tulo e uma se c ao prim aria. Sum ario Agora, todos os cap tulos depois do sum ario, inclusive os sem numera c ao (gerados com \chapter*), aparecem automaticamente no sum ario. Isso inclui refer encias, ndice remissivo, cap tulos e se c oes n ao numerados, etc. Os n umeros de p agina seguem a norma [?]. Outras funcionalidades tamb em foram implementadas, e ser ao discutidas a seguir. Obs.: Os exemplos deste manual assumem que o pacote inputenc, com a op c ao latin1, tenha sido carregado, para o uso de caracteres acentuados diretamente no A arquivo L TEX. 1

2 OPC OES DA CLASSE


Para uma maior compatibilidade com pacotes existentes, a classe ABNT e apenas uma modica c ao da classe standard REPORT. Por isso, todas as op c oes da classe REPORT s ao suportadas. As op c oes 12pt e a4paper s ao ativas [?, 5.1], mas voc e tem a liberdade de usar qualquer outra op c ao da classe REPORT no comando \documentclass[op c~ oes ]{abnt}. Vale lembrar que, pela norma, a impress ao e apenas em anverso (frente), com a excess ao da folha de rosto, em cujo verso consta a cha catalogr aca [?, 5.4]. Todas as op c oes do REPORT est ao presentes: 10pt, 11pt, 12pt (default); a4paper (default), a5paper, b5paper, letterpaper; landscape; titlepage (default), notitlepage; leqno1 ; fleqn2 ; oneside (default), twoside; openright (default para impress ao frente e verso), openany; onecolumn (default) e twocolumn. Est ao tamb em denidas as seguintes op c oes. pnumabnt (default), pnumromarab, pnumplain Estilo de pagina c ao do documento. Explicado na se c ao ??. sumariocompleto (default), sumarioincompleto Agora a maioria das estruturas incluem-se automaticamente no sum ario. Isso se aplica aos cap tulos n ao numerados (\chapter*), refer encias, ndice remissivo, etc. Se voc e quiser n ao incluir algo, poder a desativar a auto inclus ao com a op c ao sumarioincompleto ou usar o comando \ProximoForaDoSumario3 antes de um cap tulo ou se c ao. abnttoc (default), normaltoc De acordo com a norma [?], os n umeros das p aginas dos tens do sum ario devem vir precedidos por p.. Este comportamento e ativo com a op c ao tocabnt, e desativado com normaltoc. abntfigtabnum (default), normalfigtabnum De acordo com a norma [?], a numera c ao das guras e tabelas deve ser independente dos cap tulos e se c oes. A op c ao normalfigtabnum faz com que tais A numera c oes dependam dos cap tulos (o normal do L TEX). anapname (default), anapnoname anapmaiusc (default), anapnormal anapindicindent (default), anapcustomindent A norma d a a entender por um exemplo, mas n ao prescreve, que apare cam as palavras anexo e ap endice nos indicativos dessas partes, que estas sejam em caixa versal e que ap os uma quebra de linha no t tulo, o texto ca alinhado com o nal do indicativo. O usu ario pode escolher. Veja se c ao ?? para detalhes.
Numera ca o das equa c oes no lado esquerdo em vez do direito. Equa co es em destaque alinhadas a ` esquerda em vez de centralizadas. 3 Isso eu til, por exemplo, quando se quer inserir quebras de linha no t tulo de um \chapter*. Inclua depois este cap tulo no sum ario com \addcontentsline{toc}{chapter}{nome do cap tulo }.
2 1

espacosimples, espacoumemeio (default), espacoduplo O espa camento 1 1 /2 e prescrito pela norma. Leia a respeito na se c ao ??. plainheader (default), header, ruledheader, noheader Alguns estilos de cabe calhos de p agina. Tratado na se c ao ??. capchap, capsec Colocam em mai usculas os t tulos dos cap tulos e se c oes, respectivamente. No entanto, no sum ario e cabe calhos de p agina, as letras n ao t em o tipo alterado. autobm (default), noautobm especialA op c ao faz o modo matem atico acompanhar o negrito do texto. Util mente em t tulos de cap tulos e se c oes. A op c ao noautobm desativa este auto bold math. times Explicada na se c ao ??. Vale lembrar que as normas ABNT n ao fazem refer encia a uma fonte espec ca. indentfisrt (default), noindentfirst Esta classe n ao suprime mais a tabula c ao dos primeiros par agrafos de cap tulos A e se c oes. Reative o comportamento padr ao das classes standard do L TEX com a op c ao noindentfirst. Obs.: As op c oes paccomuns e sempaccomuns n ao ser ao mais suportadas a partir da vers ao 1.

3 PARTES 3.1 Folha de rosto e capa


Os dados da capa e da folha de rosto devem aparecer em uma seq u encia espec ca (ver se c ao ??). Implementamos um mecanismo semelhante ao \maketitle. Voc e tamb em tem a op c ao de n ao usar o nosso mecanismo (caso queira outro layout), como ser a explicado na se c ao ??.

3.1.1 Comandos \folhaderosto e \capa


Para usar nossa folha de rosto, entre com as informa c oes atrav es dos seguintes comandos (todos com nomes em portugu es, sem acentos): \autor{nome do autor } \titulo{t tulo } \orientador[alternativa para Orientador: ]{nome do orientador } \coorientador[alternativa para Co-orientador: ]{nome do co-orientador } \comentario{texto com a natureza e o objetivo do trabalho } \instituicao{nome da institui c~ ao } 3

\local{local } \data{data (ano do dep osito) } Depois disso, use os comandos \capa e \folhaderosto logo ap os os comandos anteriores. A capa em geral n ao e necess aria, j a que a maioria das institui c oes a fornecer ao. Alguns coment arios: l O comando \orientador admite um par ametro opcional que descreve o que vai aparecer no lugar da palavra Orientador:, que e o padr ao (mude, por exemplo, caso tenha orientadora ou orientadores). Se o par ametro opcional n ao for usado, usa-se Orientador:\vspace{1mm}\\. Se voc e desejar esta palavra e o nome do orientador na mesma linha, omita a quebra de linha (\\). Se voc e usar \orientador[]{nome do orientador } somente o nome do orientador aparecer a. Esses coment arios se aplicam de modo an alogo ao comando \coorientador. l Se voc e deseja colocar mais de uma linha no comando \instituicao, separe as linhas com o comando \par, como no exemplo \instituicao{Universidade de S~ ao Paulo\par Instituto de Ci^ encias Matem aticas e de Computa c~ ao} poss l E vel alterar todas as fontes na folha de rosto. Veja a se c ao ??.

3.1.2 Folha de rosto personalizada


Se o comando \folhaderosto n ao e aplic avel para sua necessidade, voc e pode fazer sua pr opria folha de rosto personalizada. Escreva o texto da sua folha de rosto dentro do ambiente titlepage. Se usar este ambiente, a numera c ao das p aginas se manter a correta4 . Um exemplo simples:
% Folha de rosto sem o uso de \folhaderosto \begin{titlepage} \vfill \begin{center} {\large Autor} \\[5cm] {\Huge T tulo da minha disserta c~ ao}\\[1cm] \hspace{.45\textwidth} % posicionando a minipage \begin{minipage}{.5\textwidth} \begin{espacosimples} Disserta c~ ao apresentada na Universidade Tal para a obten c~ ao do t tulo de mestre em ... \end{espacosimples} \end{minipage} \vfill Maio de 2002
4

A folha de rosto e contada na numera ca o no estilo ABNT, mas n ao em outros estilos.

\end{center} \end{titlepage}

Estes coment arios valem para a capa, tamb em feita com o ambiente titlepage.

3.2 Folha de aprova c ao


A norma [?] n ao determina a formata c ao exata da folha de aprova c ao. Diz apenas que e elemento obrigat orio, deve conter autor, t tulo por extenso e subt tulo, se houver, local e data de aprova c ao, nome, assinatura e institui c ao dos membros componentes da banca examinadora. N ao est a inclu da nas excess oes de tamanho de fonte ou espa camento entrelinha, portanto a fonte e 12pt em espa camento um e meio. Para facilitar a montagem da folha de aprova c ao, que exige espa co simples, introduzimos o ambiente folhadeaprovacao e o comando \assinatura{nome da pessoa }, que desenha a linha de assinatura. Um exemplo de folha de aprova c ao:
\begin{folhadeaprovacao} Tese de Doutorado sob o t tulo \textit{Quem veio primiro, o ovo ou a galinha?}, defendida por Z e do Bode e aprovada em 29 de fevereiro de 2002, em Santo Ant^ onio do Aracangu a, Estado de S~ ao Paulo, pela banca examinadora constitu da pelos doutores: \assinatura{Prof. Dr. Fulado de Tal \\ Orientador} \assinatura{Prof. Dr. Cicrano de Tal \\ Universidade de Mari apolis} \assinatura{Prof. Dr. Beltrano de Tal \\ Universidade de Vicentin opolis} \end{folhadeaprovacao}

Mais sobre o comando \assinatura


O comprimento da linha e ajustado pelo comprimento \ABNTsignwidth, que e 8 cm inicialmente. A grossura da linha e dada pelo comprimento \ABNTsignthickness, que e 0pt por default. O espa co vertical deixado para a assinatura e \ABNTsignskip, 2,5 cm por default. O comando \assinatura produz a linha de assinatura centralizada. Se voc e n ao desejar isso, use a vers ao estrelada do comando e posicione por sua conta. Por exemplo, suponha que se voc e prefere uma linha tra cada, com apenas 2 cm entre as linhas de assinatura e mais pr oximo da margem esquerda. Ent ao esperimente isso:
\setlength{\ABNTsignthickness}{0.4pt} \setlength{\ABNTsignskip}{2cm} \hspace*{1cm} \assinatura*{Prof. Dr. Fulano de Tal\\ Orientador}

\hspace*{1cm} \assinatura*{Prof. Dr. Cicrano de Tal\\ Universidade de Mari apolis} \hspace*{1cm} \assinatura*{Prof. Dr. Beltrano de Tal\\ Univ. de Vicentin opolis}

Voc e notar a que as assinaturas car ao mais proximas da margem, mas ainda continuar ao alinhadas ao centro entre si.

3.3 Resumo e abstract


A norma dita que o resumo e o abstract s ao em espa camento simples. Est a escrito em [?, 51] que as u nicas estruturas com fonte em tamanho menor s ao as cita c oes longas e as notas de rodap e, ou seja, o resumo e o abstract n ao est ao inclu dos nessa regra. Use os ambientes resumo e abstract (nesta ordem) para a correta formata c ao do texto. Exemplo:
\begin{resumo} Escreva aqui o texto de seu resumo... \end{resumo} \begin{abstract} Write here the English version of your Resumo... \end{abstract}

Se o resumo em l ngua estrangeira n ao e em ingl es, basta redenir o comando \ABNTabstractname para Resumen (castelhano) ou R esum e (franc es). Exemplo: \renewcommand{\ABNTabstractname}{Resumem}

3.4 Lista de s mbolos, siglas, etc


poss E vel o uso de uma listas de s mbolos, siglas ou abrevia c oes. Essas listas devem aparecer ap os o sum ario, mas ainda na parte pr e-textual, seguindo o esquema de numera c ao da parte pre-textual. Um comando \chapter*{nome da lista } n ao funcionaria, j a que a classe interpreta esse cap tulo n ao numerado como estando na parte textual. Ent ao criamos um comando para p or um cap tulo (sem numera c ao) na parte pre-textual: \pretextualchapter{nome da lista } c odigo da sua lista de s mbolos ou siglas...
A Obs.: O L TEX oferece a possibilidade de se montar a lista de s mbolos de maneira mais autom atica, mais ou menos do mesmo modo como se faz sum ario, sem a necessidade de fazer ` a m ao. A t tulo de exemplo, colocamos um maneira de fazer sua lista. Isto n ao ordenar a as entradas, o que est a de acordo com a norma (ver item lista de s mbolos da se c ao ??). Aqui, o comando \simb imprime o s mbolo no texto e na lista de s mbolos, e o comando \listadesimbolos imprimir a a lista.

% *****

Defini c~ ao da Lista de S mbolos

*****

% \simb[entrada na lista de s mbolos]{s mbolo}: % Escreve o simbolo no texto e uma entrada na Lista de S mbolos. % Se o par^ ametro opcional e omitido, usa-se o par^ ametro obrigat orio. \newcommand{\simb}[2][]{% \ifthenelse{\equal{#1}{}} {\addcontentsline{los}{simbolo}{\ensuremath{#2}}} {\addcontentsline{los}{simbolo}{#1}} \ensuremath{#2}} \makeatletter % para aceitar comandos com @ (at) no nome % \listadesimbolos: comando que imprime a lista de simbolos \newcommand{\listadesimbolos}{ \pretextualchapter{Lista de S mbolos} {\setlength{\parindent}{0cm} \@starttoc{los}}} % como a entrada ser a impressa \newcommand\l@simbolo[2]{\par #1, p.\thinspace#2} \makeatother % ***** fim da Lista de S mbolos *****

Exemplo de uso:
\newcommand{\R}{\mathds{R}} % usando o pacote dsfont \newcommand{\Cinf}{\mathcal{C}^\infty} \newcommand{\Cinfc}{\Cinf_c} no texto ... seja \simb{\R^n} o espa co euclidiano $n$-dimencional... ... $\phi\in \simb[$\Cinfc$ (fun c~ oes $\Cinf$ de suporte compacto)]{\Cinfc}$

produziria as seguintes entradas na lista de s mbolos:

3.5 Anexos e ap endices


Ap endices consistem em um texto ou documento elaborado pelo autor, a m de complementar sua argumenta c ao, sem preju zo da unidade nuclear do trabalho. Anexos consistem em um texto ou documento n ao elaborado pelo autor, que serve de fundamenta c ao, comprova c ao e ilustra c ao [?, 4.3.2 e 4.3.3]. Quando forem come car os ap endices, use o comando \apendice, e agora cada comando \chapter gerar a uma entrada de ap endice. O mesmo com anexos, mas use o comando \anexo na ocasi ao do in cio dos anexos.
\apendice \chapter{Primeiro ap^ endice } \chapter{Segundo ap^ endice }

ou
\anexo \chapter{Primeiro anexo } \chapter{Segundo anexo }

Como a boa formata c ao dessas partes poder a depender do caso particular, colocamos comandos que personalizam os t tulos dessas partes, descritos na se c ao ??. Obs.: O comando \chapter* continua funcionando da mesma maneira.

3.6 Indice remissivo


Voc e pode fazer seu ndice remissivo com o programa MakeIndex . Este coleciona as entradas do seu ndice no arquivo <nome-do-arquivo>.idx. Ent ao e necess ario rodar o programa MakeIndex para ordenar as entradas, produzindo um arquivo com o nome <nome-do-arquivo>.ind, que deve ser inclu do no seu documento com \input{<nome-do-arquivo>.ind}. Isto produzir a seu ndice remissivo. A novidade e que ele se auto-incluir a no sum ario e as colunas ser ao balanceadas, o que n ao acontecia com a classe REPORT. Se voc e n ao quiser o ndice com colunas balanceadas, acrescente no cabe calho o comando \IndiceNaoBalanceado. Obs.: Freq uentemente, quando se usa o MakeIndex com l nguas que possuem acentos ortogr acos (como em nossa l ngua portuguesa), aparecem problemas de ordena c ao de palavras, j a que ele ordena de acordo como est a literalmente escrito. Por exemplo, a palavra atomo: o comando \index{ atomo} transforma, pelo pacote inputenc, atomo em \atomo), implicando que palavra e vista pelo MakeIndex como se come casse por um s mbolo, n ao come cando pela letra A. As palavras cabana e ca cador apresentam ordem alafab etica trocada depois do MakeIndex , porque ele as v e como cabana e ca\c cador (e \ (barra invertida) vem antes da letra B na ordem alfab etica). Para solucionar esse problema, Arnaldo Mandel (am@ime.usp.br) criou um programa em Perl chamado FazIndex que faz a desTEXica c ao das entradas e depois roda o MakeIndex , corrigindo todos esses problemas. N ao importa, inclusive, que uma entrada tenha comandos de fonte. O FazIndex e realmente esperto. Pegue-o em http://www.spm.pt/~GUTpt/LaTeXPortugues/fazindex.html.

4 FORMATAC AO 4.1 Numera c ao das p aginas


No item pagina c ao de ?? est a descrito o mecanismo segundo o qual as p aginas s ao numeradas de acordo com as normas, o que n ao e o mais natural algu em pode dizer. No padr ao internacional, a numera c ao come ca depois da folha de rosto, em algarismos romanos at e o sum ario; na parte textual, a numera c ao come caria novamente, agora em algarismos ar abicos. Democr aticos, implementamos os dois esquemas. O esquema ABNT e padr ao. O outro, descrito acima, e acionado pela

op c ao de classe pnumromarab. Se voc e deseja que a classe n ao interra na pagina c ao, use a op c ao pnumplain. Tamb em, de acordo com a norma [?], os n umeros das p aginas no sum ario e lista de guras e tabelas s ao precedidos pela abrevia c ao p.. As op c oes de classe abnttoc e normaltoc ativam e desativam, respectivamente, esse comportamento.

4.2 Cabe calhos de p agina


De acordo com a norma, na parte pr e-textual, nenhuma p agina apresenta numera c ao. A partir da parte textual (ap os o sum ario em geral) a numera c ao aparece em todas as p aginas, inclusive aquelas com t tulos de cap tulos, que tradicionalmente n ao continham cabe calhos de p agina. Para sua maior comodidade, implementamos as seguintes op c oes de classe: plainheader padr O n umero da p agina aparece no canto superior direito da folha. E ao ABNT, e portanto default. header Al em do n umero da p agina no canto superior direito, aparece o nome da se c ao no canto superior esquerdo. Se a impress ao e frente e verso, nas p aginas pares (verso da folha), o nome das cap tulos aparece no cabe calho da p agina. ruledheader O mesmo que header, mas com uma linha sublinhando o cabe calho. noheader A Aplica-se o estilo padr ao do L TEX, com a numera c ao no p e da p agina. Outra alternativa e usa o pacote fancyhdr5 e alterar os estilos de p agina adequados: l O estilo de p agina dos t tulos de cap tulos e sempre plainheader . l Com excess ao de noheader6 , cada op c ao dada acima aplica ` as outras p aginas o estilo de p agina (\pagestyle) de mesmo nome. Uma forma de usar isso e chamar a classe com a op c ao header e redenir com os comandos do fancyhdr os estilos de p agina plainheader e header.
5 6

Pacote para congurar estilos de p agina (cabe calho e roda-p e) A op ca o noheader que ativa o estilo de p agina plain para todas as folhas.

4.3 T tulo de cap tulos e se c oes


Leia os items numera c ao das se c oes em ?? e se c oes em ??. Isso e o que foi implementado. A tipograa dos cap tulos ser em negrito e em it alico foi decidida baseado no livro [?], sobre tipograa. Leia a se c ao ?? para personalizar a fonte em que s ao impressos os t tulos dos cap tulos e se c oes (isto inclui t tulos em mai usculas).

4.4 T tulo de anexos e ap endices


Se foram criados esses comandos para formatar o t tulo de anexos e ap endices, e por que n ao quei satisfeito com o resultado oferecido, que e exigido pela norma ou insinuado por seus exemplos. Ficar a ent ao a crit erio do usu ario decidir a sua formata c ao, j a que o resultado varia muito caso a caso, dependendo por exemplo do comprimento dos nomes dos ap endices ou anexos. O que est a escrito na norma e que anexos e ap endices s ao identicados por letras mai usculas consecutivas, travess ao e pelo t tulo. Veja o exemplo dado no texto original da norma NBR 14724 (com tamanho de fonte el ao original): ANEXO A -- Representa c ao gr aca de contagem de c elulas inamat orias presentes nas caudas em regenera c ao -- Grupo de controle I Apesar deste exemplo dar a entender, o texto da norma n ao diz que a palavra ANEXO tem que aparecer, nem que tenha que ser em mai usculas, e nem que se ocorrer quebra de linha no t tulo, a pr oxima linha deve ser alinhada com o in cio do t tulo. As op c oes de classe anapname, anapindicindent e anapmaiusc, que s ao todas default, fazem como sugere o exemplo. Pessoalmente, n ao aprecio o estilo do exemplo acima, que em fontes grandes, normais de t tulos, caria absurdamente desproporcional. Experimente rodar o t tulo de anexo acima com a classe ABNT. Dependendo da conveni encia, sinta-se livre para alterar o que quiser em prol de seu texto. A op c ao anapnoname faz com que os t tulos sejam iguais aos dos cap tulos (mas a numera c ao ser a em algarismos romanos mai usculos). A op c ao anapnormal desativa o mai usculo das palavras anexo e ap endice nos indicativos. A op c ao anapcustomindent faz com que o tamanho da indenta c ao das linhas ap os a primeira seja \ABNTanapindent, que pode ser alterado com \setlength. O travess ao no t tulo e dado pelo comando \ABNTtravessao. Ent ao, se voc e quiser se livrar dele, pode redenir esse comando para ser um espa co, por exemplo. E poss vel tamb em alterar a qualquer momento o tamanho da fonte, bastando redenir o comando \ABNTanapsize, que por default e \LARGE. Tamb em foi denido um comando que e executado logo ap os o indicativo (Anexo A , por exemplo). O comando \ABNTaposindicativoanap permite muita exibilidade. Vejamos alguns exemplos: l Para t tulo com Anexo A em uma linha e o t tulo em outra, ambos alinhados ` a esquerda, use a op c ao de classe anapcustomindent e inclua 10

\renewcommand{\ABNTtravessao}{} \setlength{\ABNTanapindent}{0cm} \renewcommand{\ABNTaposindicativoanap}{\protect\\[4mm]}

l Para t tulo com Anexo A em uma linha, alinhado ` a esquerda, e o t tulo em outra, centralizado, use a op c ao de classe anapcustomindent e inclua
\renewcommand{\ABNTtravessao}{} \setlength{\ABNTanapindent}{0cm} \renewcommand{\ABNTaposindicativoanap} {\protect\\[4mm]\protect\centering}

l Para algo similar aos anteriores, mas com tudo centralizado (o que distoa dos t tulos dos cap tulos ABNT), use a op c ao de classe anapcustomindent e inclua
\renewcommand{\ABNTtravessao}{} \setlength{\ABNTanapindent}{0cm} \renewcommand{\ABNTaposindicativoanap} {\protect\centering\protect\\[4mm]}

O usu ario pode criar o estilo que quiser.

4.5 Espa camento entrelinhas


A norma pede que o texto seja digitado com 1 1 /2 de espa co entrelinhas. Se isso n ao for corretamente tratado, a apar encia nal do seu trabalho car a comprometida. A solu c ao usual apenas alterar o valor do comando \baselinestretch estica todos os espa camentos verticais como espa cos relacionados a guras e tabelas, demasiado espa camento em equa c oes em destaque, notas de rodap e, etc. Por esse motivo, optamos por usar o pacote setspace, que d a o correto tratamento a essa A quest ao e est a presente na maioria das distribui c oes L TEX recentes. A aus encia desse pacote causar a uma mensagem de aviso (warning ). Se esse for o seu caso, basta procurar pelo pacote na CTAN7 , instal a-lo ou simplesmente colocar o arquivo setspace.sty no mesmo diret orio do seu documento. F acil, n ao? Se voc e n ao quiser usar o pacote, apenas ignore o warning e uma solu c ao adaptada ser a adotada.

Ambientes espacosimples, espacoememeio e espacoduplo


A id eia e n ao se preocupar com o espa camento entrelinhas. No entanto, deixamos dispon veis ambientes e comandos para acertar o espa camento entrelinhas, se desejado. Fortemente desencorajamos alterar o espa camento redenindo o comando \baselinestretch. Para alterar o esquema de espa camento durante o texto, utilize um desses ambientes. Por exemplo, para deixar uma parte do texto com espa camento simples, use:
7 Comprehensive TEX Archive Network (www.ctan.org): reposit orio na internet dos arquivos relacionados a TEX.

11

\begin{espacosimples} Texto extenso... (que pode ter v arios par agrafos) \end{espacosimples}

O comando \espaco{palavra ou n umero }


O par ametro desse comando pode ser as palavras simples, umemeio ou duplo, para que os espa camentos sejam feitos de acordo com a classe, ou um n umero decimal (como 1.7), que e o fator pelo qual e multiplicado a dist ancia entre duas linhas. Prera esse comando a redenir o comando \baselinestretch. O espa camento selecionado e v alido apenas dentro do grupo ou ambiente. Por exemplo, use como em:
{\espaco{simples} Texto... (que pode ter v arios par agrafos) }

4.6 Cita c oes longas


Uma cita c ao longa (mais de 3 linhas) deve vir em par agrafo separado, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte menor, sem as aspas [?, 4.4] e com espa camento simples [?, 5.3]. prudente ler [?] Uma regra de como fazer cita c oes em geral n ao e simples. E se voc e optar for fazer uso freq uente de cita c oes. Para satisfazer ` as exig encias tipogr acas que a norma pede para cita c oes longas, use o ambiente citacao. Um exemplo pr atico extra do do texto original da norma NBR 10520 exatamente como est a l a como e digitado e seu respectivo resultado:
\begin{citacao} A teleconfer^ encia permite ao indiv duo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconfer^ enia incluem o uso da televis~ ao, telefone e computador. Atrav es de audio confer^ encia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de audio pode ser emitido em um sal~ ao de qualquer dimens~ ao (NICHOLIS, 1993, p. 181). \end{citacao} A teleconfer encia permite ao indiv duo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconfer enia incluem o uso da televis ao, telefone e computador. Atrav es de audio confer encia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de audio pode ser emitido em um sal ao de qualquer dimens ao (NICHOLIS, 1993, p. 181).

12

4.7 Fontes
4.7.1 Fontes do t tulo de cap tulos e se c oes
A fonte com que os cap tulos e impressa e dado pelo comando \ABNTchapterfont. O comando \ABNTchaptersize altera o tamanho da fonte dos cap tulos. A fonte com que as se c oes s ao impressas e dada pelo comando \ABNTsectionfont. O \ABNTtocchapterfont d a a fonte em que os cap tulos s ao apresentados no sum ario. Originalmente, o \ABNTchapterfont e \bfseries\itshape. Essa escolha particular foi motivada pelo livro [?], e particularmente acho um estilo bonito e elegante. O tamanho padr ao, dado por \ABNTchaptersize, e \huge. Por sua vez, o \ABNTsectionfont e denido originalmente por \bfseries. Inicialmente, o comando \ABNTtocchapterfont e \ABNTchapterfont\upshape, para acompanhar a fonte do cap tulo em primeria inst ancia. O usu ario pode sentir-se livre para alterar tais comandos a vontade para gerar os cap tulos e se c oes da maneira que quiser. No entanto e prudente n ao adicionar comandos de tamanho de fonte, como \large, por exemplo. Isto e porque o mesmo comando pode ser usado pelos v arios n veis de seccionamento. A fonte do \section e a mesma que a do \subsection, e assim por diante.
Se voc e quer t tulos de cap tulos e/ou se c oes em MAIUSCULAS , o que e um recurso dispon vel, e n ao obrigat orio, use as op c oes de classe capchap e capsec, respectivamente. Assim voc e n ao precisar a escrever tudo em mai usculas, e poder ao aparecer em caixa normal no sum ario, por exemplo. A norma n ao diz em nenhum momento que os itens do sum ario devem ter a mesma fonte dos t tulos. Apenas est a dito que a hierarquia do seccionamento deve ser destacada na tipograa, o que e o caso.

Obs. 1: Se voc e vai usar mai usculas em algum dos t tulos, considere usar alguma fonte que n ao seja extendida (muitas das fontes em negrito normais s ao), ou o texto poder a car muito largo, mesmo com poucas palavras, perdendo o t tulo sua beleza. A Muitas outras op c oes de fonte, al em das citadas a seguir, est ao disponiveis em L TEX.
A l Computer Modern Bold8 . Compare-a com a negrito standard do L TEX, a Computer Modern Bold Extended, dada pelo \bfseries.

l Computer Modern Sans Serif Semibold Condensed9 (a usada nos t tulos desse manual). Compare-a com a Computer Modern Bold Extended, selecionada pelos comandos \sffamily\bfseries. l Outra boa op c ao e a Times Roman Bold10 , dispon vel tamb em nas vers oes 11 12 it alico e obliquo . l Helvetica Narrow Bold13 . Outra op c ao e a Helvetica Bold14 .
Computer Modern Bold e dada por \fontfamily{cmr}\fontseries{b}\selectfont. CM Sans Serif Semibold Condensed via \fontfamily{cmss}\fontseries{sbc}\selectfont. 10 Times Roman Bold e dada por \fontfamily{ptm}\bfseries\selectfont. 11 Times Roman Bold Italic e dada por \fontfamily{ptm}\bfseries\itshape\selectfont. 12 Times Roman Bold Slanted e dada por \fontfamily{ptm}\bfseries\slshape\selectfont. 13 Helvetica Narrow Bold e dada por \fontfamily{phv}\fontseries{bc}\selectfont. 14 Helvetica Bold e dada por \fontfamily{phv}\bfseries\selectfont.
9 8

13

Obs. 2: Se voc e quer fontes sans serif nos t tulos de cap tulos e se c oes, tente a A seguinte sugest ao: use as fontes normais do L TEX (Computer Modern), acrescente a op c ao capchap e, antes do \begin{document}, acrescente
\renewcommand{\ABNTchapterfont}{\bfseries\sffamily\fontseries{sbc}\selectfont} \renewcommand{\ABNTsectionfont}{\bfseries\sffamily}

O \bfseries dentro da redeni c ao do \ABNTchapterfont e somente para que o auto bold math funcione, j a que o t tulo e em negrito.

4.7.2 Op c ao de classe times


Se voc e deseja utilizar a fonte Times Roman, que e uma fonte bonita, pode adicionar a op c ao times, e a classe tentar a executar isso para voc e, tentando primeiro os melhores pacotes. Se o pacote mathptmx estiver presente (a maioria dos casos), o modo matem atico tamb em ser a em Times. A desvantagem e que n ao existe uma vers ao em negrito para os s mbolos, e por isso n ao h a modo matem atico em negrito. A No entanto, pessoalmente acho que as fontes Computer Modern (originais do L TEX) s ao de excelente qualidade e compensa us a-las.

4.7.3 Fontes da folha de rosto


Voc e pode escolher livremente a fonte com que cada item da folha de rosto e impresso. Cada um dos comandos da folha de rosto (que coletam dados), como \autor, \titulo, etc, possui um comando que dene sua formata c ao, e esse comando tem a seguinte lei de forma c ao: \<comando> format. Por exemplo, para escrever o t tulo, usa-se fonte no tamanho \LARGE, no mesmo estilo dos t tulos dos cap tulos. Portanto o comando \tituloformat original e dado por \LARGE\ABNTchapterfont. Mude isso com o \renewcommand, por exemplo \renewcommand{\tituloformat}{\huge\bfseries} para ter o t tulo em \huge e s o em negrito.

4.7.4 Fontes do cabe calho de p agina


O esquema de cabe calho de p agina descrito na se c ao ?? tamb em apresenta alguma exibilidade nas fontes. l A fonte em que o n umero da p agina ser a impresso e dado pelo comando \thepageformat, que por default e \small. l A fonte do nome do cap tulo (marca esquerda, que s o e usada em impress ao frente e verso) e \leftmarkformat, inicialmente denida como \itshape. l A fonte do nome da se c ao (marca direita) e \rightmarkformat, sendo por default \small\itshape.

14

APENDICE A UM RESUMO DAS NORMAS


Fica muito dif cil formatar um texto acad emico sem um conhecimento b asico do conte udo da norma. Vamos portanto apresentar um resumo de alguns conceitos da norma NBR 14724 Informa c ao e documenta c ao Trabalhos acad emicos Apresenta c ao, de Julho de 2001.

A.1 NBR 14724: estrutura e algumas descri c oes


[?, 4] A estrutura de tese, disserta ca o ou de um trabalho acad emico, compreende elementos pr etextuais, elementos textuais e elementos p os-textuais, que aparecem no texto na seguinte ordem: Pr e-textuais Capa (obrigat orio) Folha de rosto (obrigat orio) Errata (opcional) Folha de aprova ca o (obrigat orio) Dedicat oria (opcional) Agradeciomentos (opcional) Ep grafe (opcional) Resumo em l ngua vern acula (obrigat orio) Resumo em l ngua estrangeira (obrigat orio) Sum ario (obrigat orio) Lista de ilustra co es (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de s mbolos (opcional) Textuais Introdu ca o Desenvolvimento Conclus ao P os-textuais Refer encias (obrigat orio) Ap endice (opcional) Anexo (opcional) Gloss ario (opcional) Algumas deni co es e esclarecimentos contidos na norma:

A.1.1 Elementos pr e-textuais


Capa [?, 4.1.1] Obrigat orio, para prote ca o externa e sobre o qual se imprimem informa co es que ajudam na identica ca o e utiliza ca o do trabalho, na seguinte ordem: - Nome do autor; - T tulo; - Subt tulo, se houver; - N umero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especica ca o do respectivo volume); - Local (cidade) da institui ca o onde deve ser apresentado; - Ano do dep osito (entrega). Folha de rosto (Anverso) [?, 4.1.2] Os elementos devem gurar na seguinte ordem: - Nome do autor: respons avel intelectual do trabalho; - T tulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identicando o seu conte udo e possibilitando a indexa ca o e recupera ca o da informa c ao;

15

- Subt tulo: se houver, deve ser evidenciada sua subordina ca o ao t tulo principal, precedido de dois pontos (:); - N umero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especica ca o do respectivo volume); - Natureza (tese, disserta ca o e outros) e objetivo (aprova ca o em disciplina, grau pretendido e outros); nome da institui ca o a que e submetido; a rea de concentra ca o; - Nome do orientador e, se houver, do co-orientador; - Local (cidade) da institui ca o onde deve ser apresentado; - Ano de dep osito (entrega). Folha de rosto (Verso) [?, 4.1.2] Deve constar da cha catalogr aca, conforme o C odigo de Cataloga ca o Anglo-Americano CCAA2. Folha de aprova c ao [?, 4.1.4] Elemento obrigat orio, que contem autor, t tulo por extenso e subt tulo, se houver, local e data de aprova ca o, nome, assinatura e institui ca o dos membros componentes da banca examinadora. Dedicat oria e Agradecimentos [?, 4.1.5 e 4.1.6] Opcionais. Os agradecimentos s ao dirigidos apenas a `queles que contribu ram de maneira relevante a ` elabora c ao do trabalho. Resumo na l ngua vern acula [?, 4.1.8] Elemento obrigat orio, que conciste na apresenta ca o concisa dos pontos relevantes de um texto; constitui-se em uma seq u encia de frases concisas e objetivas, e n ao de uma simples enumera ca o de t opicos, n ao ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conte udo do trabalho, isto e, palavras-chave e/ou descritores, conforme [?]. Resumo em l ngua estrangeira [?, 4.1.9] Elemento obrigat orio, que consiste em uma vers ao do resumo em idioma de divulga ca o internacional (em ingl es Abstract, em castelhano Resumen, em franc es R esum e, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do conte udo do trabalho, isto e, palavras-chave e/ou descritores, na l ngua. Sum ario [?, 4.1.10] Obrigat orio, que consiste na enumera ca o das principais divis oes, se co es e outras partes do trabalho, na mesma ordem e graa15 em que a mat eria nele sucede, acompanhado do respectivo n umero da p agina. Lista de guras e de tabelas [?, 4.1.11] Opcionais, elaborados de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo n umero da p agina. Lista de abreviaturas e siglas [?, 4.1.12] Opcional. Consiste na rela ca o alfab etica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou express oes correspondentes grafadas por extenso. Lista de s mbolos [?, 4.1.13] Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido signicado.

A.1.2 Elementos textuais


Parte do trabalho em que e exposta a mat eria. Deve conter tr es partes fundamentais: introdu ca o, desenvolvimento e conclus ao.

A.1.3 Elementos p os-textuais


Ap endice [?, 4.3.2] Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a m de complementar sua argumenta ca o, sem preju zo da unidade nuclear do trabalho. Os ap endices s ao identicados por letras mai usculas consecutivas, travess ao e pelos respectivos t tulos. Exemplo: APENDICE A -- Avalia ca o num erica de c elulas inamat orias totais aos quatro dias de evolu ca o. APENDICE B -- Avalia ca o de c elulas musculares presentes nas caudas em regenera ca o. graa signica aqui o que/como est a escrito, n ao referindo-se a aspectos da fonte na qual o texto e impresso.
15

16

Anexo [?, 4.3.3] Elemento opcional, que consistem em um texto ou documento n ao elaborado pelo autor, que serve de fundamenta ca o, comprova ca o e ilustra ca o. Os anexos s ao identicados por letras mai usculas consecutivas, travess ao e pelos respectivos t tulos. Exemplo16 : ANEXO A -- Representa ca o gr aca de contagem de c elulas inamat orias presentes nas caudas em regenera ca o Grupo de controle I ANEXO B -- Representa ca o gr aca de contagem de c elulas inamat orias presentes nas caudas em regenera ca o Grupo de controle I Gloss ario [?, 4.3.4] Opcional, que consiste em uma lista em ordem alfab etica de palavras ou express oes t ecnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas deni co es. Indice remissivo Nada consta sobre o ndice remissivo nesta norma, nem ao menos em que posi c ao do texto este deve ser posto, quando presente. Sua confec ca o est a determinada na norma [?], da qual infelizmente n ao temos acesso at e o presente momento.

A.1.4 Formas de apresenta c ao


Formato [?, 5.1] O texto deve estar impresso em papel branco, formato A4 (21,0 cm 29,7 cm), no anverso da folha, excetuando-se a folha de rosto. Projeto gr aco [?, 5.1] O projeto gr aco e de responsabilidade do autor. Fonte [?, 5.1] Recomenda-se, para digita ca o, a utiliza ca o de fonte de tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para cita co es longas e notas de rodap e. Margens [?, 5.2] As folhas devem apresentar margem esquerda e superior a 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Espacejamento [?, 5.3] Todo o texto deve ser digitado com 1 1 /2 de entrelinhas; as cita co es longas, as notas, as refer encias e os resumos em vern aculo e em l ngua estrangeira devem ser digitados ou datilografados em espa co simples. Numera c ao das se co es [?, 5.3.2] O indicativo num erico de uma se ca o precede seu t tulo, alinhado a ` esquerda, separado por um espa co de caracter. Nos t tulos sem indicativo num erico, como lista de ilustra co es, sum ario, resumo, refer encias e outros, devem ser centralizados, conforme [?]. [?, 5.5] Para evidenciar a sistematiza c ao do conte udo do trabalho, deve-se adotar a numera ca o progressiva para as se co es do texto. Os t tulos das se co es prim arias (cap tulos), por serem as principais divis oes do texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os t tulos das se c oes, utilizando-se os recursos de negrito, it alico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal17 , ou outro, conforme [?]. Pagina ca o [?, 5.4] Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seq uencialmente, mas n ao numeradas. A numera ca o e colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos ar abicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, cando o u ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitu do de mais de um volume, deve-se manter uma u nica seq u encia de numera ca o das folhas, do primeiro ao u ltimo volume. Havendo ap endice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira cont nua e sua pagina ca o deve dar seguimento a ` do texto principal. Equa co es e f ormulas [?, 5.8] Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seq u encia normal do texto, e permitido usar uma entrelinha maior para comportar seus elementos (expoentes, ndices e outros). Quando destacadas do par agrafo s ao centralizadas e, se necess ario, deve-se numer a-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espa co, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adi ca o, subtra ca o multiplica ca o e divis ao. Os exemplos apresentados aqui para anexos e ap endices s ao os do texto original na norma NBR 14724, exatamente como est a l a. 17 Em portugu es, caixa alta ou versal e o estilo em que todos os caracteres est ao em MAIUSCULAS; versalete corresponde ao estilo Small Capitals do ingl es.
16

17

Figuras [?, 5.9.1] Qualquer que seja seu tipo (gr aco, fotograa, quadro, esquema e outros), sua identica ca o (caption) aparece na parte inferior precedida da palavra Figura, seguida de seu n umero de ordem de ocorr encia no texto em algarismos ar abicos, do respectivo t tulo e/ou legenda explicativa da fonte, se necess ario. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto. Devem ser inseridas o mais pr oximo poss vel do trecho a que se referem. Tabelas [?, 5.9.2] T em numera ca o independente e consecutiva; o t tulo (caption) e colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu n umero de ordem em algarismos ar abicos; nas tabelas, utilizam-se os horizontais e verticais para separar os t tulos das colunas no cabe calho e fech a-las na parte inferior, evitando-se os verticais para separar colinas e os horizontais para separar linhas; as fontes citadas, na constru ca o de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodap e (da tabela) ap os o o de fechamento; caso sejam usadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a pr evia autoriza ca o do autor se faz necess aria, n ao sendo mencionada na mesma; devem ser inseridas o mais pr oximo poss vel do trecho a que se referem; se a tabela n ao couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, n ao e delimitado por tra co horizontal na parte inferior, sendo o t tulo e o cabe calho repetidos na folha seguinte.

A.2 Outras normas


Se co es [?, 2.2] As se co es prim arias s ao as principais divis oes do texto, denominadas cap tulos; As se co es prim arias podem ser divididas em se co es secund arias; as secund arias em terci arias, e assim por diante. [?, 2.3] S ao empregados algarismos ar abicos na numera c ao; o indicativo de uma se ca o precede o t tulo ou a primeira palavra do texto, se n ao houver t tulo, separado por um espa co; o indicativo da se ca o secund aria e constitu do pelo indicativo da se ca o prim aria que a precede seguido do n umero que lhe foi atribu do na seq u encia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em rela ca o a `s demais se co es; na leitura, n ao se l e os pontos (exemplo: 2.1.1 l e-se dois um um) [?, 4] Os indicatios devem ser citados no texto de acordo com os seguintes exemplos: . . . na se ca o 4. . . ou . . . no cap tulo 2. . . . . . ver 9.2 o . . . em 1.1.2.2 par ag. 3o agrafo de 1.1.2.2 ou . . . 3 par [?, 5] Os t tulos das se co es s ao destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito, it alico ou grifo, e redondo, caixa alta ou versal, etc.; Quando a se ca o tem t tulo, este e colocado na mesma linha do respectivo indicativo, e a mat eria da se ca o pode come car na linha seguinte da pr opria se ca o ou em uma se ca o subseq uente. Sum ario [?, 4.1.d] A pagina ca o deve vir sobre uma das seguintes formas: n umero da primeira p agina (p. ex.: p. 27); n umero das p aginas em que se distribui o texto; n umero das p aginas extremas (p. ex.: p. 71143) Refer encias bibliogr acas A normas [?] e t ao complicada e t ao extensa (19 p aginas) que a melhor forma de garantir que suas refer encias sejam formatadas corretamente e aprendendo a usar o bibTEX e aplicar um dos estilos bibTEX feitos pelo abnTEX: para cita ca o num erica por ordem de cita ca o ou cita ca o por ordem alfab etica. O pessoal que trabalhou no estilo bibTEX est a de parab ens pelo trabalho. Cita co es Se voc e vai fazer uso freq uente de cita co es, e melhor dar uma olhada na norma [?], que e um pouco complexa. Voc e pode encontr a-la em bibliotecas de algumas universidades. D e uma lida na nossa se ca o ??.

REFERENCIAS
[CCAA2] C odigo de Cataloga c ao Anglo-Americano 2, ed. S ao Paulo: FEBAB, 19831985. 18

[DTP] [NBR 6023] [NBR 6024] [NBR 6027] [NBR 6028] [NBR 6034]

Desktop-Publishing on the Arquimedes: DTP for all 18 , B. Goatly, ed. Sigma, Reino Unido, 1991. Informa c ao e documenta c ao Refer encias Elabora c ao, ABNT, 2000. Numera c ao progressiva das se c oes de um documento, ABNT, 1989. Sum ario, ABNT, 1989. Resumos, ABNT, 1990. Prepara c ao de ndice de publica c oes, ABNT, 1989.

[NBR 10520] Informa c ao e documenta c ao Apresenta ca o de cita c oes em documentos, ABNT, 2001. [NBR 14724] Informa c ao e documenta c ao Trabalhos acad emicos apresenta c ao, ABNT, 2001.

18 No nal de 2001, este livro estava dispon vel em formato PDF na internet. Ainda pode ser encontrado no site www.google.com, armazenado (cached ) em formato HTML.

19

You might also like