You are on page 1of 13

Como funciona o violo

por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introduo
O violo um dos instrumentos mais populares do mundo e usado em muitos estilos de msica. Rock, country e msica flamenca usam o mesmo instrumento para produzir sons completamente diferentes. O violo um instrumento que existe desde o sculo 16, mas que passou por diversas transformaes. O desenvolvimento da guitarra eltrica a mudana mais recente. Curiosamente, a guitarra eltrica foi responsvel por um novo surto de popularidade do violo.

Foto cedida por Gibson Guitars

O clssico violo Gibson J45 Rosewood

Mas voc j parou para pensar em como funciona um violo? Para que servem os trastes? Por que o violo tem aquele buraco? Como funciona o captador da guitarra eltrica? Neste artigo, vamos descobrir como o violo produz msica! Voc tambm vai aprender um pouco sobre as notas e as escalas.

Partes do violo
Um violo um instrumento musical com som e formato nicos. A melhor maneira de se aprender como o violo produz som entendendo todas as partes deste instrumento. Vamos comear com o violo e depois vamos entender como funciona a guitarra eltrica.

Um violo pode ser dividido em trs partes principais:

o corpo

Foto cedida por Gibson Guitars

O corpo de um violo Gibson SJ200 Vine

o brao, que contm os trastes e as casas

Foto cedida por Gibson Guitars

O brao de um violo Gibson SJ200 Vine

a cabea, que contm as tarraxas

Foto cedida por Gibson Guitars

A mo de um violo Gibson SJ200 Vine

A parte mais importante do corpo a caixa acstica. O objetivo da caixa acstica amplificar o som de cada nota para que possamos ouvi-las.

Foto cedida por Gibson Guitars

O corpo de um violo Gibson SJ200 Vine

O corpo do violo tem um buraco, conhecido como boca. Ela normalmente redonda e centralizada, mas tambm existem bocas em forma de F, como nos violinos. Existe uma pea colada ao corpo chamada ponte, que funciona como uma ncora para segurar as cordas. Sobre a ponte est o rastilho, uma pea fina e dura onde as cordas se apoiam.

As vibraes produzidas nas cordas atravessam o rastilho, passam pela ponte e chegam ao corpo do instrumento. O corpo vibra junto com as cordas. Como o corpo do violo oco, ele se transforma em um caixa acstica e amplifica as vibraes das cordas. Se voc encostar um diapaso na ponte de um violo, vai perceber que so as vibraes das cordas que produzem o som de um violo. O processo completamente diferente nas guitarras eltricas (conforme abordaremos mais adiante).

Experimento
Voc ainda no acredita que a caixa acstica amplifica o som? Tente realizar este experimento:

1. Envolva uma tigela


com papel plstico bem esticado, como na figura. Se necessrio, use fita adesiva para fix-lo s bordas. Cole um elstico no centro do plstico com a fita adesiva e estique-o. Compare o som produzido pelo elstico com e sem a fita adesiva.

2.

3.

A diferena enorme. A fita adesiva aumenta a superfcie vibrante e o som fica muito mais alto.

O corpo da maioria dos violes tem uma cava, ou estreitamento, que facilita que voc o coloque sobre o joelho ou as coxas. A parte larga superior onde o brao se conecta ao corpo, e a inferior recebe a ponte. O tamanho e formato do corpo muda o som produzido pelo violo. Dois violes com corpos de formatos e tamanhos diferentes vo soar diferente. As duas curvas tambm afetam o som. Se voc balanar o violo, erguendo ora a parte inferior ora a superior, vai perceber a diferena. A curva inferior acentua os sons graves e a curva superior acentua os sons agudos. A parte da frente do brao contm os trastes. Os trastes so peas de metal cortadas e dispostas em intervalos especficos. Ao apertar uma corda no traste, voc muda o seu comprimento, e, conseqentemente, a nota que ela produz quando vibra. Falaremos mais sobre os trastes e seus espaamentos mais tarde. Entre o brao e a cabea existe uma pea chamada capotraste, com espaos para acomodar as cordas. Do ponto de vista musical, a ponte e o capotraste funcionam como as extremidades da corda. A distncia entre estes dois pontos chamada de comprimento da escala da guitarra.

A corda passa pelo capotraste e se conecta s tarraxas, que permitem que o msico aumente ou diminua a tenso das cordas para afin-las.

Foto cedida por Gibson Guitars

As tarraxas de um violo Gibson SJ200 Vine

Em quase todas as tarraxas existe uma pequena engrenagem que ajuda a apertar a corda.

Som, notas e tons


O violo um instrumento musical e o seu objetivo fazer msica. Msica a organizao de sons em padres que o crebro humano acha agradvel (ou pelo menos intrigante). Para entender melhor a msica, vamos comear respondendo algumas perguntas bsicas: o que som? Som qualquer mudana na presso do ar que os nossos ouvidos conseguem detectar e processar. Entretanto, a movimentao do ar tem que ser forte o suficiente para mover os tmpanos nos nossos ouvidos. Quanto mais forte a presso, mais alto o som. Para nossos ouvidos perceberem o som, ele precisa estar dentro de uma certa faixa de freqncia. Para a maioria das pessoas, a extenso de sons audveis de 20 Hz (Hertz, oscilaes por segundo) at 15 mil Hz. No conseguimos ouvir sons abaixo de 20 Hertz ou acima de 15 mil Hertz. Um tom um som que se repete a uma determinada freqncia.

Um tom formado por uma freqncia ou uma pequena quantidade de freqncias relacionadas. O oposto de um tom uma combinao de centenas ou milhares de freqncias aleatrias. Chamamos esta combinao aleatria de sons de rudo. Quando voc ouve o som de um rio, o som do vento balanando as folhas, o som de papel sendo rasgado ou o som da sua TV sintonizando um canal inexistente, voc est ouvindo rudo. O rudo no apenas soa aleatrio, como tambm se apresenta graficamente de maneira aleatria.

A nota musical um tom. Entretanto, o tom de uma nota musical j a reunio de vrios tons que agradam o crebro humano quando usados em conjunto. Voc pode escolher, por exemplo, um conjunto de notas nas seguintes freqncias:

264 Hz 297 Hz 330 Hz 352 Hz 396 Hz 440 Hz 495 Hz 528 Hz

Este conjunto particular de notas conhecido como escala maior. Cada nota da escala multiplicada por uma certa frao para atingir a prxima nota. Veja como funciona a escala maior:

264 Hz * 9/8 = 297 Hz 297 Hz * 10/9 = 330 Hz 330 Hz * 16/15 = 352 Hz

352 Hz * 9/8 = 396 Hz 396 Hz * 10/9 = 440 Hz 440 Hz * 9/8 = 495 Hz 495 Hz * 16/15 = 528 Hz

Por que essas fraes especficas foram usadas na escala maior? Simplesmente porque elas soam bem. Estas notas tm nomes. Veja a seguir:

264 Hz - C, d (multiplique por 9/8 para obt-la) 297 Hz - D, r (multiplique por 10/9 para obt-la) 330 Hz - E, mi (multiplique por 16/15 para obt-la) 352 Hz - F, f (multiplique por 9/8 para obt-la) 396 Hz - G, sol (multiplique por 10/9 para obt-la) 440 Hz - A, l (multiplique por 9/8 para obt-la) 495 Hz - B, s (multiplique por 16/15 para obt-la) 528 Hz - C, d (multiplique por 9/8 para obt-la)

E a seqncia se repete. Os nomes so totalmente arbitrrios, assim como as fraes, mas elas tm um som que agrada as pessoas. Perceba que as duas notas D so separadas por um mltiplo de dois (264 metade de 528). Este o fundamento das oitavas. Para subir uma oitava de uma nota, basta multiplicar a freqncia por dois, e para diminu-la basta dividir a freqncia por dois. Voc j deve ter ouvido falar de "sustenido" e "bemol". De onde eles vm? A escala de notas mostrada acima est no "tom de d", porque as fraes foram aplicadas ao D como nota inicial. Se o R fosse a nota inicial, com uma freqncia de 297, estaramos no "tom de r" e as freqncias seriam assim:

297 Hz - D, r (multiplique por 9/8 para obt-la) 334,1 Hz - E, mi (multiplique por 10/9 para obt-la) 371,3 Hz - F, f (multiplique por 16/15 para obt-la) 396 Hz - G, sol (multiplique por 9/8 para obt-la) 445,5 Hz - A, l (multiplique por 10/9 para obt-la) 495 Hz - B, s (multiplique por 9/8 para obt-la) 556,9 Hz - C, d (multiplique por 16/15 para obt-la) 594 Hz - D, r (multiplique por 9/8 para obt-la)

E a seqncia se repete. As notas em 297 Hz (D), 396 Hz (G) e 495 Hz (B) no tom de r coincidem com as notas do tom de d. A nota E no tom de r (em 334,1 Hz) muito prxima nota E no tom de d (330 Hz). Pode-se dizer a mesma coisa da nota A. F e C, entretanto, so diferentes nestes dois tons. F e C no tom de D so chamadas de F# (F sustenido) e C# (D sustenido) no tom de C. F sustenido tambm pode ser chamado de Sol bemol e D sustenido pode ser chamado de R bemol. Se voc aplicar as fraes para todos os

outros tons, mescle todas as notas idnticas e prximas e veja os sustenidos que sobraram. Voc vai perceber que sero necessrias as notas A#, C#, D#, F# e G# para completar a seqncia de todos os tons. Voc pode ver que, com toda essa mescla de tons, a escala maior d vrias formas arbitrrias de se afinar um instrumento. Por exemplo, voc pode afinar notas no tom de d e e os sustenidos de F e D para o tom de r ou os sustenidos de R e Sol. Isso pode virar uma baguna. Continue lendo para descobrir como o problema foi resolvido. Escala temperada O mundo da msica atual adota uma escala chamada escala temperada. A nota L vibra em 440 Hz e todas as outras notas so afinadas a partir dela. Em uma escala temperada, todas as notas derivam da dcima segunda raiz de 2 (aproximadamente 1,0595) em vez das fraes que vimos anteriormente. Isto , se voc pegar a freqncia de qualquer nota e multiplic-la por 1,0595, o resultado ser a freqncia da nota seguinte. Aqui esto as trs oitavas da escala temperada:

82,4 E - sexta corda solta 87,3 F 92,5 F# 98,0 G 103,8 G# 110,0 A - quinta corda solta 116,5 A# 123,5 B 130,8 C 138,6 C# 146,8 D - quarta corda solta 155,6 D# 164,8 E 174,6 F 185,0 F# 196 G - terceira corda solta 207,6 G# 220 A 233,1 A# 246,9 B - segunda corda solta 261,6 C - "D central" 277,2 C# 293,6 D 311,1 D# 329,6 E - primeira corda solta 349,2 F 370 F# 98,0 G 415,3 G# 110,0 A - quinta corda solta

466,1 A# 493,8 B 523,2 C 554,3 C# 587,3 D 622,2 D# 659,2 E - dcima segunda casa da primeira corda

Como voc pode ver nesta tabela, estamos falando novamente sobre os violes. Esta a afinao de um violo. Um violo com 12 trastes tem um alcance de trs oitavas, como demonstrado acima. A sexta corda solta a nota mais grave, e a nota da dcima segunda casa da primeira corda a mais aguda. Aqui est o layout das notas em um violo.

Voc pode ver neste diagrama que existem 72 casas, mas a tabela acima mostra apenas 37 notas nicas. Portanto, existem vrias maneiras de tocar as mesmas notas em um violo, e isto tambm utilizado para afinar as cordas. Por exemplo, voc pode afinar o L na quinta casa da primeira corda em 440 Hz. Voc sabe que o Mi da quinta casa da segunda corda tem o mesmo som da primeira corda solta, ento voc afina a segunda corda usando a primeira corda como referncia. O mesmo acontece nas outras cordas do violo. Por exemplo:

a quarta casa da terceira corda (B) tem o mesmo som da segunda corda solta

a quinta casa da quarta corda (G) tem o mesmo som da terceira corda solta a quinta casa da quinta corda (D) tem o mesmo som da quarta corda solta a quinta casa da sexta corda (A) tem o mesmo som da quinta corda solta

Quando todas as cordas estiverem perfeitamente afinadas utilizando a referncia do L em 440 Hz, o violo ter as notas com as freqncias mostradas na tabela acima. Esta a "afinao padro". Cordas e trastes A pergunta agora : como um violo gera as freqncias mostradas na pgina anterior? O violo utiliza a vibrao das cordas para emitir notas. Qualquer corda sob tenso vai vibrar em uma freqncia especfica. Isto est relacionado com:

o comprimento da corda a tenso da corda a espessura da corda a elasticidade do material da corda

Em um violo existem cordas com espessuras de tamanhos diferentes. A espessura tambm conhecida como calibre da corda. A primeira corda como um fio e a sexta encapada, por isso, muito mais grossa e pesada. A tenso das cordas controlada pelas tarraxas. O comprimento das cordas soltas, tambm conhecido como o comprimento de escala, a distncia do capotraste at a ponte. Na maioria dos violes, a escala mede de 60 a 65 cm. Quando voc pressiona a corda em uma casa, o comprimento desta corda muda. Conseqentemente, a freqncia que ela emite ao vibrar tambm muda.

Foto cedida por Gibson Guitars

O brao de um violo Gibson SJ200 Vine

Os trastes so espaados para produzir as freqncias corretas quando a corda pressionada nas casas. O nmero mgico do posicionamento dos trastes 17,817. Vamos supor que o comprimento da escala do violo de 65 cm. O primeiro traste deve estar localizado a 3,65 cm (65 / 17,817) do capotraste ou 61,35 cm da ponte. O segundo traste deve estar localizado a 3,44 cm (61,35 / 17,817) do primeiro traste ou 57,9 cm da ponte. O dcimo segundo traste deve estar exatamente no meio do caminho entre o capotraste e a ponte. A tabela a seguir mostra todas as posies dos trastes e a freqncia de cada nota na primeira corda. O comprimento da escala de 65 cm. Nota Casa E F F# G G# A A# B C C# D D# E Freqncia Distncia do traste (primeira corda) ponte (cm) 65 61,35 57,9 54,65 51,6 48,7 45,95 43,375 40,95 38,65 36,475 34,425 32,5 349,2 370 392 415,3 440 466,1 493,8 523,2 554,3 587,3 622,2 659,2

solta 329,6 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Os valores desta tabela so para uma escala com comprimento de 65 cm

O som do violo Voc j deve ter percebido que um piano, harpa, bandolim, banjo e guitarra reproduzem as mesmas notas utilizando cordas. Ento, por que cada instrumento soa to diferente? Diferentes instrumentos podem ser reconhecidos pelo som que produzem. Qualquer um pode perceber a diferena entre um piano e um banjo. Um violo emite o seu som da seguinte maneira: Um fato intrigante 1. Quando as cordas vibram, a vibrao transmitida para a ponte. 2. A ponte transmite a vibrao para o corpo. 3. O corpo amplifica o som. 4. O som sai pela boca do violo.
Um piano tem 88 teclas que se estendem por mais de 7 oitavas. A nota mais grave do piano vibra numa freqncia de 27,5 Hz e a nota mais alta vibra numa freqncia de 4.186 Hz.

O material do corpo, o seu formato e a utilizao de cordas do ao violo o seu som nico.

Foto cedida por Gibson Guitars

A construo do corpo de um violo Gibson SJ200 Vine

Existem diversas maneiras de se modificar o som de um instrumento. Esse o visual da nota. uma senide pura de 440 Hz:

O som do violo pode ser modificado se voc adicionar harmnicos. Quando voc bate em uma corda, ela toca uma nota pura, mas tambm emite harmnicos que tm freqncias duas, trs ou quatro vezes mais altas que a nota fundamental. Outras cordas tambm captam as vibraes da ponte e adicionam as suas prprias. Portanto, o som que voc ouve de um violo para uma nota , na verdade, uma mistura de vrias freqncias relativas. Aqui esto as duas notas mescladas:

O violo tambm adiciona um envelope em cada nota que reproduzida. A nota no comea e pra abruptamente. Ela vai se desenvolvendo durante a vibrao das cordas.

Neste momento, a amplitude (volume) da nota muda. Por exemplo, o envelope de som de um violo seria assim:

Isso no soa como um violo, mas mais prximo do som do instrumento do que uma senide de 440 Hz. Para fazer a nota soar exatamente como em um violo, voc teria que:

juntar o conjunto certo de harmnicos, na freqncia e amplitude corretas; conseguir o envelope correto; conseguir as variaes tonais corretas. O corpo do violo favorece algumas freqncias (o volume delas maior) e desfavorece outras. Voc teria que aplicar esta variao nas notas.

Se voc fizesse tudo isso, seria possvel criar uma nota com som de violo. o que fazem os sintetizadores quando simulam os sons de diferentes instrumentos.

Marshall Brain. "HowStuffWorks - Como funciona o violo". Publicado em 01 de abril de 2000 (atualizado em 03 de outubro de 2008) http://lazer.hsw.uol.com.br/violao.htm/printable (01 de maro de 2010)

You might also like