You are on page 1of 7

PROFESSOR: GUSTAVO VARGAS.

DIREITO ADMINISTRATIVO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Ol pessoal!!! Nesta aula conversaremos sobre o Processo Administrativo, matria recorrente em provas de concurso pblico. O seu estudo tem como base a Lei 9.784/1999. Este material um roteiro que ser esmiuado em sala de aula. ABRANGNCIA A Lei 9784/99 uma lei federal, ou seja, seu contedo de observ ncia obrigatria Administrao Pblica Federal, direta e indireta, inclusive aos rgos dos Poderes Judicirios e Legislativo da Unio, quando estiverem desempenhando funo administrativa. APLICAO A aplicao dessa Lei tem carter subsidirio. Os processos administrativos especficos continuaro disciplinados por lei prpria. Caso no haja lei especfica regulando um processo administrativo, ele ser inteiramente disciplinado pela Lei 9.784/99. PRINCPIOS A Lei enumera uma srie de princpios do Processo Administrativo:
Art. 2. A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

Alm desses, existem princpios implcitos apontados pela doutrina, vocs sabem quais so?? DIREITOS DOS ADMINISTRADOS Os direitos dos administrados esto previstos no art. 3 e em alguns outros dispositivos do texto legal: Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores. Ter cincia da tramitao dos processos. Formular alegaes e apresentar documentos. Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 5. Obter, sempre, uma deciso explcita da administrao. Existe, ainda, o direito de tramitao prioritria dos processos administrativos, conheceremos os casos!! 1. 2. 3. 4.

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 1 de 7

DEVERES DOS ADMINISTRADOS So deveres do administrado: 1. Expor os fatos conforme a verdade. 2. Proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. 3. No agir de modo temerrio. 4. Prestar informaes que lhe forem solicitadas. DO INCIO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido do interessado. O requerimento, em regra, ser escrito, salvo nos casos em que seja admitida a solicitao oral. vedada a recusa imotivada do recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. Quem pode instaurar um processo administrativo?? DA COMPETNCIA A competncia irrenuncivel, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Os atos de delega o e avocao devero ser publicados no meio oficial. O ato de delegao temporrio e revogvel a qualquer tempo. O ato de avocao temporrio, uma medida excepcional que deve ser justificada. A Lei enumera trs situaes em que no admitida a delegao, anotem!!! DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO As hipteses de impedimento e suspeio tm o intuito de preservar a atuao imparcial do agente pblico, reforando o princpio da impessoalidade e moralidade. impedido de atuar no processo o servidor ou autoridade que: 1. Tenha interesse direto ou indireto na matria. 2. Participe como perito, testemunha. 3. Esteja litigando com o interessado ou cnjuge. O servidor ou autoridade deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sob pena de falta grave. Pode ser arguida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum interessado ou com os respectivos cnjuges, parentes at terceiro grau. DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO DA FORMA Os atos do processo administrativo n o dependem de forma determinada, seno quando a lei expressamente exigir Os atos devem ser escritos, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade respons vel. DO TEMPO Os atos do processo devem se realizar em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio. Exceo: anotem!! DO LUGAR Os atos do processo devem se realizar preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o
professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 2 de 7

interessado se outro for o local da realizao. DA INTIMAO Intimar dar cincia ao interessado de algum ato praticado no processo, ou de alguma providncia que deva ser adotada. Quando for necessrio o comparecimento do interessado repartio, ele dever ser intimado com antecedncia mnima de ______ dias teis. Como a Administrao pode intimar o interessado?? E se o interessado no comparecer?? DA INSTRUO Essa fase destina-se averiguao e comprovao dos dados necessrios tomada de uma deciso fundamentada. Durante a instruo devero ser envidados todos os esforos, por iniciativa oficial ou por provocao do interessado. Quando a matria envolver assunto de interesse geral, o rg o poder realizar consulta pblica para manifestao de terceiros. Diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debate da matria. At que momento pode ser juntada prova no processo administrativo??? A Lei traz prazo para a emisso de parecer dos rgos consultivos e as consequncias da no emisso de parecer no prazo fixado. Temos que conhec-los!! Encerrada a instruo, abre-se um prazo mximo de _____ dias para manifestao do interessado. DEVER DE DECIDIR Aps a fase de instruo, a edio de uma deciso explcita por parte da Administrao obrigatria. Essa deciso tem que ser proferida em at ______ dias, prazo esse prorrogvel, motivadamente, por igual perodo. DA MOTIVAO O art. 50 da Lei de Processo Administrativo apresenta os atos que devem ser motivados: 1. Neguem, limitem direitos. 2. Imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. 3. Decidam processos administrativos de concurso. 4. Dispensem ou declarem inexigibilidade de processos licitatrios. 5. Decidam recursos administrativos. 6. Decorram de reexame de ofcio. 7. Deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres. 8. Importem anulao, revogao, suspenso ou convalida o de ato administrativo. Essa deve ser explcita, clara e congruente. DA DESISTNCIA E EXTINO DO PROCESSO O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido ou renunciar a direitos disponveis. A sua desistncia ou renncia no prejudica o prosseguimento do processo se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Alm disso, a desistncia ou renncia formulada no atinge outros interessados, se houver. O rgo competente poder declarar extinto o processo em duas situaes. Anotem!!

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 3 de 7

DA ANULAO, REVOGAO E CONVALIDAO O art. 53 preceitua que a Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em _____ anos, salvo comprovada m-f. Alguns atos administrativos, que possuam vcios sanveis podem ser convalidados. Convalidao o ato administrativo que corrige um ato com vcio de menor gravidade. O interesse pblico melhor atendido com a manuteno do ato do que com sua retirada do ordenamento jurdico. Anotem as condies para que um ato possa ser convalidado. DO RECURSO ADMINISTRATIVO Das decises administrativas cabe recurso. O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual se no reconsiderar no prazo de ____ dias, o encaminhar autoridade superior. Poder haver, no mximo, _____ instncia, salvo disposio legal em contrrio. Vejamos o que ocorre quando o interessado alega que a deciso da Administrao contraria enunciado de smula vinculante. Salvo disposio legal especfica, de _____ dias o prazo para interposio de recurso administrativo. Quando a lei n o fixar prazo diferente, o recurso dever ser decidido no prazo mximo de ____ dias. Esse prazo poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. O recurso no ser conhecido quando interposto em 4 situaes. Anotem! Por fim, ser se a Administrao quando da anlise do recurso pode agravar a situao do recorrente?? DA REVISO Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Neste caso, ser que a Administrao pode agravar a san o do recorrente? DA CONTAGEM DOS PRAZOS Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. Se o vencimento cair em dia que n o houver expediente, considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte. Os prazos fixados em meses ou anos contam-se data a data. Se no ms de vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms.

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 4 de 7

QUESTES 1- (2012/ESAF/ANALISTA RECEITA FEDERAL) "Quanto ao recurso administrativo previsto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, incorreto afirmar que: a) salvo disposi o legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. b) em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo prestada pelo requerente. c) o recurso administrativo tramitar, no mximo, por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) entre outros, tm legitimidade para interpor recurso administrativo as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos. e) quando interposto fora do prazo, o recurso no ser conhecido." 2- (2012/CESPE/TC. ADM.-ANCINE) A motivao, que a exteriorizao das razes que levaram prtica do ato, no obrigatria para todo tipo de ato administrativo. 3- (2012/CESPE/TC. ADM.-ANCINE) ter efeito suspensivo e devolutivo. O recurso contra o indeferimento da alegao de suspei o expressamente vedada pela Lei

4- (2012/CESPE/TC. REGULAO AUDIOVISUAL-ANCINE) n.o 9.784/1999 a delega o da edio de atos de carter normativo.

5- (2012/ESAF/ASSIST. TC. ADM.-MF) "A corre o ou regularizao de determinado ato, desde a origem, de tal sorte que os efeitos j produzidos passem a ser considerados efeitos v lidos, no passveis de desconstitui o e esse ato permanea no mundo jurdico como ato vlido, apto a produzir efeitos regulares, denomina-se a) Contraposio. b) Convalidao. c) Revogao. d) Cassao. e) Anulao." 6- (2012/ESAF/ASSIST. TC. ADM.-MF) "Determinado servidor do Ministrio da Fazenda recorre da deciso do Chefe da Diviso de Recursos Humanos DRH do rgo em que est lotado, que lhe negou o pedido de gozo de sua licena capacitao. O nico fundamento utilizado pelo recorrente centrou-se na ausncia de competncia do chefe da DRH para decidir a respeito de seu pleito. O recorrente sustenta que, ante a ausncia de previso especfica da competncia decisria no regimento interno do rgo para a referida DRH, somente o dirigente mximo poderia decidir o pleito. Tendo em mente o caso concreto acima narrado e os termos da Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo em mbito federal, assinale a opo que contenha a resposta correta. a) Assiste razo ao recorrente. A ausncia de previso legal especfica desloca a competncia decisria para a autoridade de maior grau. b) A autoridade competente para julgar o recurso do servidor poder delegar esta competncia desde que para agente de grau hierrquico superior ao da primeira instncia decisria. c) A delegao da competncia para julgamento do recurso deve ter sido prvia a sua interposio e divulgada na internet do rgo. d) A competncia para decidir acerca da licena capacitao era da DRH, unidade organizacional de menor nvel na hierarquia, no sendo admissvel em nenhuma hiptese, a avocatria. e) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para Decidir." 7- (2012/ESAF/MIN. INTEGRAO NACIONAL) "Nos termos da legislao federal vigente, no h

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 5 de 7

exigncia expressa de motivao dos atos administrativos que a) dispensem licitao. b) suspendam outros atos administrativos. c) decorram de reexame de ofcio. d) exonerem servidor ocupante de cargo em comisso. e) revoguem outros atos administrativos." 8- (2012/ESAF/MIN. INTEGRAO NACIONAL) "No que administrativos, correto afirmar que possuem efeitos retroativos: a) a revogao, a anulao e a convalidao de tais atos. b) apenas a anulao e a convalidao de tais atos. c) a revogao e a anulao de tais atos, apenas. d) apenas a anulao de tais atos. e) apenas a revogao e a convalidao de tais atos." se refere ao controle dos atos

9- (2012/ESAF/MIN. INTEGRAO NACIONAL) "O desatendimento, pelo particular, de intima o realizada pela Administrao Pblica Federal em processo administrativo a) no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. b) no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, mas constitui renncia a direito pelo administrado, se se tratar de direito disponvel. c) importa o reconhecimento da verdade dos fatos, mas no constitui renncia automtica a direito pelo administrado, tratando-se de direito indisponvel. d) importa o reconhecimento da verdade dos fatos, e a renncia a direito pelo administrado. e) opera extin o do direito de defesa, por opo do prprio particular." 10- (2012/CESPE/TER-RJ) A deciso de recursos administrativos no mbito do processo administrativo na administrao pblica federal no pode ser objeto de delega o. 11- (2006/ESAF/ACE-TCU) "Na Lei Federal 9784/99, que trata sobre o processo administrativo, esto previstos os deveres do administrado perante a Administrao. Assinale, no rol abaixo, aquele dever que no consta da norma acima mencionada, a) proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. b) no agir de modo temerrio. c) prestar as informaes que lhe forem solicitadas. d) atuar de forma a impulsionar o processo. e) expor os fatos conforme a verdade." 12- (2009/CESPE/ACE-TCU) Caso o TCU identifique que uma aposentadoria por ele j registrada tenha sido concedida de forma ilegal, sem que se caracterize m -f do aposentado, a referida corte poder anular esse ato, a qualquer tempo. 13- (2009/ESAF/AUDITOR-FISCAL) "Jo o pretende fazer um requerimento, de seu interesse, junto unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil em sua cidade. Conforme o que determina a Lei 9784/99, assinale a opo que relata a correta conduta. a) tratando-se de uma situao urgente, Joo protocolou seu requerimento num domingo, pela manh, junto ao segurana do prdio em que funciona a Receita Federal em sua cidade, conforme exceo legal para as hipteses de emergncia. b) o servidor da Receita Federal negou-se a receber o requerimento de Joo alegando a ausncia de reconhecimento de firma pelo cartrio competente. c) tendo em m os os documentos originais, Joo solicitou ao servidor da Receita Federal que autenticasse as cpias que apresentava, tendo sido seu pedido deferido. d) aps o transcurso de 15 (quinze) dias do protocolo de seu pedido, Joo recebeu a intima o para o seu prprio comparecimento sede do rg o naquele mesmo dia, com um prazo de 3 horas para a apresentao. e) tendo comparecido na data, hora e local marcados, Joo alegou a nulidade absoluta da intima o. A autoridade competente, assim, declarou nulo o ato e determinou que a intimao fosse realizada novamente."

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 6 de 7

14- (2004/CESPE/MIN. PBLICO DO TCU) Os atos do processo administrativo independem de forma determinada, a menos que a lei expressamente o exija. 15- (2009/CESPE/ACE-TCU) Uma autoridade poder, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros titulares de rg os, desde que esses lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, unicamente em razo de circunstncias tcnicas, sociais e econmicas.

GABARITO
1 B 11 D 2 C 12 E 3 E 13 C 4 C 14 C 5 B 15 E 6 E 7 D 8 B 9 A 10 C

Aps conferir o gabarito, preencha o quadro abaixo e veja a evoluo de seu aproveitamento.
Data Data Data N Questes 15 N Questes 15 N Questes Acertos Acertos Acertos %Acertos %Acertos %Acertos Data Data Data N Questes 15 N Questes 15 N Questes Acertos Acertos Acertos %Acertos %Acertos %Acertos

15 Sinta-se vontade para enviar suas dvidas atravs do email. Bons Estudos!!! Prof. Gustavo Vargas.

15

professorgustavovargas@gmail.com

Pgina 7 de 7

You might also like