You are on page 1of 21

SUSPENSES AUTOMOTIVAS

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

Funes primrias do sistema de suspenso


Proporcionar flexibilidade vertical de forma
que os pneus possam seguir uma pista no uniforme, isolando o chassi das irregularidades da pista, Manter os pneus na direo apropriada e camber superfcie da pista, Reagir s foras produzidas pelos pneus foras longitudinais (acelerao e frenagem), foras laterais (curvas) e torques de frenagem e acelerao, Resistncia rolagem do chassi, Manter os pneus em contato com a pista com a mnima variao de carregamento.

Eixos Slidos
As rodas so montadas nos extremos de uma viga rgida, o movimento de uma roda transmitida a roda oposta, se obtendo o mesmo esteramento e camber. Usados comumente na dianteira de caminhes pesados, onde necessria uma grande capacidade de carregamento. O camber das rodas no afetado pela rolagem da carroceria. O alinhamento das rodas mantido, minimizando o desgaste dos pneus. Exemplo suspenso VW Fox, Dianteira: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidrulicos. Traseira: Interdependente com braos longitudinais e amortecedores hidrulicos.

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

Eixos Slidos (cont.)


Hotchkiss
a forma mais comum de eixo motriz nico. O eixo posicionado por feixes de molas semi-elpticas, sendo conduzido por um cardam com juntas universais. As molas so presas ao chassi nos extremos e com o eixo no ponto meio. O feixe de molas talvez o mais simples e econmico de todos os sistemas utilizados em suspenses, mas apresenta como desvantagem sua excessiva flexibilidade vertical e rigidez lateral-longitudinal.

Four link
Em resposta s carncias apresentadas pelo modelo hotchkiss, o sistema four link apresenta braos inferiores que controlam esforos longitudinais e braos superiores que absorvem os torques de frenagem/acelerao e esforos laterais. So capazes de usar molas. Embora mais caros que o feixe de molas, sua forma geomtrica permite melhor controle da localizao do centro de rolagem e performance anti-squat e anti-dive.

Suspenso traseira hotchkiss Suspenses automotivas

Suspenso traseira four-link ENG 03031 Dinmica de Veculos 3

Suspenso Independente
Veculos de passageiros e caminhes leves utilizam suspenses dianteiras independentes.

Suspenso Dianteira SLA short-long arm

De funcionamento semelhante ao apresentado anteriormente, no entanto apresentam os braos Suspenso Trailing Arm inferiores e superiores com tamanhos Um dos sistemas independentes dianteiros mais diferentes. Os braos possuem a forma de A, simples e econmicos. Apresenta braos de sendo tambm conhecidos por A-arm ligao paralelos e de igual comprimento, suspension. ligados s rodas em uma extremidade, e em O desenho da geometria de uma suspenso barras torcionais na outra extremidade. SLA exige muito cuidado para a obteno de Essas barras torcionais que fornecem o efeito uma boa performance. A diferena de tamanho de mola na suspenso. Com seu desenho as entre os braos propicia camber melhor da roda rodas permanecem paralelas carroceria e o externa, ao se opor ao camber pela rolagem da camber segue o rolamento da carroceria. carroceria, mas piora o camber da roda interna.

Suspenso dianteira independente trailing arm

Suspenso dianteira brao A ENG 03031 Dinmica de Veculos 4

Suspenses automotivas

Suspenso Independente (Cont)


MacPherson Strut
De estrutura similar ao SLA, apresentando como componente substituto ao brao superior um suporte telescpico, que incorpora um efeito amortecedor.

Suspenso traseira Multi-Link


Caracterizam-se por apresentarem no mnimo quatro barras, com conexes esfricas, no apresentando momentos. Em alguns casos so utilizadas at mesmo cinco barras, para um maior controle nos ngulos da roda em curvas.

Muito utilizado em carros com trao dianteira, devido ao espao que propicia. Apresenta como Seu uso permite grande flexibilidade no projeto vantagem a capacidade de distribuir as cargas para obter diversos movimentos da roda. da suspenso na carroceria sobre uma rea maior. Sua desvantagem sua altura excessiva, que limita a diminuio da altura do cap.

Suspenso traseira Suspenso Mac Pherson Suspenses automotivas ENG 03031 Dinmica de Veculos 5

Suspenso Independente (Cont)


Suspenso Traseira Trailing-Arm
Utilizadas em carros de alta performance. Os braos absorvem foras longitudinais e momentos de frenagem, controlando a elevao e abaixamento do carro em aceleraes e frenagens. Tem a vantagem de reduzir o peso no suspenso ao montar o diferencial na carroceria.

Eixo Articulado
A maneira mais fcil de se obter suspenso traseira independente atravs do sistema de eixo articulado. Utiliza-se um sistema de pivotamento central no eixo, que ocasiona grandes variaes no ngulo das rodas durante as curvas. Isso constitui um grave problema que a elevao do carro, gerando um maior momento que pode vir a ocasionar o tombamento do veculo.

Suspenso traseira Suspenso traseira do Corvette Suspenses automotivas ENG 03031 Dinmica de Veculos 6

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch


O carregamento nas rodas traseiras de um veculo aumenta com a transferncia de peso longitudinal que ocorre durante a acelerao. A carga no eixo traseiro dada por: Assim, h o efeito implcito do Power Squat, que a compresso na suspenso traseira de veculos com trao traseira. Isto causar um alvio de carga na suspenso dianteira do veculo. A combinao destes dois efeitos envolve o balano -pitch- do veculo, constitudo pelo jounce traseiro e rebound dianteiro.

b ax h Wr = W L + g L

O sistema de suspenso projetado considerando a transferncia de peso e para O segundo termo do lado direito deve-se ao minimizar o squat e o pitch. efeito de transferncia de peso. A transferncia de peso para as rodas e para o eixo feita principalmente atravs da suspenso.

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Anlise do Trailing Arm equivalente
Foras anti-squat so geradas no eixo motriz traseiro pela escolha da geometria da suspenso. Fx: fora motriz horizontal no solo. Fz; reao vertical no solo causada pelas componentes verticais das foras dos braos de controle.

cargas estticas verticais so As suspenses so funcionalmente equivalentes As ao trailing arm com relao reao das foras desconsideradas na anlise. e momentos no veculo. Escrevendo a segunda lei de Newton nas Considera-se um eixo motriz restrito por braos direes vertical e horizontal, e o equilbrio de momentos em torno de O, de controle superior e inferior.

Fx + P 1 cos 1 P 2 cos 2 = 0
FZ P 1 sin 1 P 2 sin 2 = 0

Fx z 2 P1 cos(1 ) z1 = 0
P 1 =
Foras atuando no sistema de suspenso do eixo motriz

Fx z2 z1 cos1

Da primeira e ltima equao, e ainda considerando ngulos pequenos,


ENG 03031 Dinmica de Veculos 8

Suspenses automotivas

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Anlise do Trailing Arm equivalente (cont)
Da primeira e ltima equao, e ainda considerando ngulos pequenos,
z2 Fx 1 + z 1 P2 = cos 2

Da geometria, tan1 =

z 2 + z1 e d

tan 2 =

e z2 d

Logo, a relao de foras resulta,


Fz z 2 z 2 + z1 e z1 + z 2 e z 2 = + Fx z1 d z1 d
2 2 + z 2 z1 z 2 e + z1e z1 z 2 + z 2 e z 2 z2 = z1d

Assim,

FZ = P 1 sin 1 + P 2 sin 2 z z2 = Fx 2 tan 1 + Fx 1 + tan 2 z1 z 1

Fz e = Fx d

A expresso idntica aquela obtida se os braos de controle so substitudos por um brao nico (trailing) pivotado na carroceria na interseo projetada dos braos. A interseo um ponto de reao virtual onde a reao do torque dos braos da suspenso podem ser resolvidos em foras longitudinais e verticais impostas na carroceria do veculo.
ENG 03031 Dinmica de Veculos 9

Foras atuando no sistema de suspenso no eixo motriz

Suspenses automotivas

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Anlise do Trailing Arm equivalente .. Eixo motriz nico traseiro
A carga por pneu consiste de um componente Como qualquer suspenso funcionalmente esttico mais o dinmico da transferncia de equivalente ao brao trailing, o desempenho carga na acelerao. anti-squat avaliado considerando o diagrama Com o peso do eixo desprezvel, a soma de de corpo livre do eixo motriz traseiro. momentos em torno de A no equilbrio fornece: W h Ponto A: piv imaginrio na carroceria. M =W d + a d W d W d F e = 0

rs

Como o brao parafusado rigidamente ao eixo, apresenta a habilidade de transmitir uma fora vertical massa suspensa projetada para resistir Wrs: carga esttica no eixo ou na suspenso o squat. Wr: carga na suspenso pela acelerao Kr: constante de mola na suspenso traseira r: deflexo da suspenso traseira (+ jounce) A suspenso dianteira fica sujeita a uma deflexo para cima (rebound), pela transferncia de carga longitudinal Wf
W f =
Suspenses automotivas

g L W h e a x Fx = K r r Wr = g L d

rs

W h ax = K f f g L
ENG 03031 Dinmica de Veculos 10

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Eixo motriz nico traseiro (cont)
O ngulo de pitch p do veculo na acelerao a soma das deflexes pela distncia entre eixos.
P = r f
L = 1 W h a x 1 Fx e 1 W h a x + L g L Kr L Kr d L g L K f

Substituindo a fora Fx igual a (W/g)ax temos


P =
Foras atuando no eixo motriz traseiro durante a acelerao

1 W h ax 1 W ax e 1 W h ax + L g L Kr L g Kr d L g L K f 1W 1 h 1 e 1 h ax + L g Kr L Kr d K f L

Considerando as deflexes:
Wr = W h e a x Fx = K r r g L d

O ngulo de pitch p zero resulta para, Condio anti-squat, na suspenso traseira (sem jounce, deflexo para baixo) Condio anti-pitch total,
Suspenses automotivas

e h h Kr = + d L L Kf
e h = d L
e h h h + =2 d L L L

W h W f = ax = K f f g L

ENG 03031 Dinmica de Veculos

11

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Trao traseira com suspenso independente Trao dianteira com eixo nico Existe uma reao do torque de trao que atua no sistema igual a Td=r Fx (r: raio do pneu). O diferencial montado na carroceria impondo um torque motriz atravs dos eixos meios.
W h M A = Wrs d + g L ax d Wrs d Wr d Fx (e r ) = 0

O ngulo de pitch p resulta,


1W 1 h 1 h 1 e P = ax + + L g Kr L K f L K f L

O primeiro termo do lado direito a condio anti-lift no eixo dianteiro, ao invs de antisquat no eixo traseiro Condio total de anti-lift,

Logo, o ngulo de pitch p resulta,


1W 1 h 1 er 1 h P = ax + L g Kr L Kr d Kf L

Compensao total do squatch,

e h h Kf = d L L Kr

e r h h Kr = + d L L Kf
Anti-squatch de 100% na suspenso traseira corresponde a (e-r)/d=h/L.
Suspenses automotivas ENG 03031 Dinmica de Veculos 12

Princpios Anti-Squat e Anti-Pitch (cont)


Trao dianteira com suspenso independente O ngulo de pitch p resulta,
P =
1W 1 h 1 h 1 er ax + + L g K L K L K L f f r
Wr = W h e r a x (1 ) Fx r = K r r g L dr e r W h ax + Fx f = K f f g L df

W f =

Condio total de anti-lift,

A equao de pitch resulta,


P =
1W 1 h (1 ) (er r ) 1 h (e f r ) ax + + L g K L K d K L K d r r f f f r

er h h Kf = d L L Kr
Trao independente nas quatro rodas Seja a frao da fora de trao total desenvolvida no eixo dianteiro,

Observa-se na equao que o desempenho antisquat e anti-pitch depende de uma combinao nas propriedades do veculo: geometria da suspenso, rigidez da suspenso e distribuio de foras trativas. Caso um ou ambos os eixos fossem nicos, r=0 no eixo pertinente.

Fxf = Fx

Fxr = (1 ) Fx

A mudana de carga em cada eixo dada por,


ENG 03031 Dinmica de Veculos

Suspenses automotivas

13

Geometria da Suspenso Anti-Dive


A transferncia de carga longitudinal por causa da frenagem causa o balano do veculo para frente produzindo o brake dive. Os mesmos princpios usados para o clculo da resistncia da suspenso ao squat na acelerao so usados para a gerao de foras anti-dive na frenagem. As condies anti-dive so obtidas para, Suspenso dianteira: Suspenso traseira:
ef df = tan f = h L

Para obter 100% anti-dive dianteiro e 100% anti-lift traseiro, o piv para o brao efetivo deve cair no locus dos pontos definidos nestas relaes. Se os pivs so localizados abaixo do locus, anti-dive<100% obtido; se localizado acima do locus, o eixo dianteiro se levanta e o traseiro desce na frenagem.

er h = tan r = dr (1 ) L
Condies anti-dive

: frao da fora de frenagem desenvolvida


no eixo dianteiro

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

14

Geometria da Suspenso Anti-Dive(Cont)


Na prtica, 100% anti-dive raramente usado. O mximo anti-dive, raramente excede 50%. Isso ocorre por certas causas: Anti-dive completo requer que o pivotamento esteja localizado acima do ponto requerido para o anti-squat total; Com anti-dive total, as mudanas do ngulo de caster da suspenso dianteira podem aumentar demais o esforo de esteramento durante a frenagem; A geometria do sistema de direo requerido seria muito complexo; Na suspenso traseira, problemas de sobreesteramento podem ser criados pela elevada localizao do piv; O desempenho comprometido. de NVH pode ser
ENG 03031 Dinmica de Veculos

Suspenses automotivas

15

Exemplo 1
Encontre a geometria necessria para obter Se a suspenso pretende obter 100% anti-squat, 100% de anti-squat na suspenso traseira, e a ento e/d precisa ser igual a 0.189. geometria para obter anti-pitch total para o eixo A compensao total do pitch requer slido, de um veculo com trao traseira. e/d=0,301. A suspenso traseira e dianteira possuem molas de coeficientes 169 e 285 lb/in, respectivamente A acelerao pitch encontrada por: (os coeficientes so combinaes dos lados esquerdo e direito). 1W 1 e 1 h 1 h A altura do CG 20,5 in e a distncia entre eixos 108,5.
+ Kr L Kr d K f L P 1 4074lb 1 20.5 0.189 1 20.5 = + 2 a x 108.5in 386lb / sec 169lb / in 108.5 169lb / in 285lb / in 108.5 L g ax = 0.0000645rad / (in / sec 2 ) = 0.0249rad / g = 1.43 deg/ g

P =

Soluo:
Para veculo com trao traseira num eixo slido, temos a condio para pitch zero:
e h h Kf = + d L L Kr 20,5 20,5 169 + = 0,189 + 0,112 108,5 108,5 285 = 0,301 =

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

16

Anlise dos Centros de Rolagem


Centros de Rolagem nos Eixos
Suspenso traseira do tipo four-link
Centro de rolagem do carro o ponto onde as Neste tipo de suspenso, a mudana na foras laterais desenvolvidas pelas rodas so inclinao do eixo de rolagem durante as curvas transmitidas ao veculo. freqentemente grande, em relao a outros Cada suspenso tem seu centro de rolagem, tipos de suspenses. O centro de rolagem se definido como o ponto no plano transversal ao localiza relativamente alto comparado a outras centro das rodas onde as foras laterais devem suspenses, incorrendo em um momento de ser aplicadas ao veculo sem produzir rolagem excessivo nas rodas traseiras. Porm, o alto centro de rolagem ajuda a reduzir vibraes angulao nas rodas. no eixo. Ponto de reao virtual fisicamente a interseco entre os eixos de qualquer par de braos de controle de uma suspenso

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

17

Anlise dos Centros de Rolagem(Cont)


Centros de Rolagem nos Eixos(Cont)
Suspenso traseira do tipo Three-link
O link superior no reage s foras laterais e, portanto, ignorado nesta anlise. Geralmente este tipo de suspenso tem o centro de rolagem mais baixo do que o four-link. Tambm a inclinao do eixo de rolagem permanece relativamente constante durante rolagem do carro e variaes de carga.

Four-link com braos paralelos


Ponto A o ponto virtual de reao dos braos menores. O ponto B indefinido, porm se sabe que ele se encontra na extenso da linha de centro do brao inferior em algum lugar no infinito.

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

18

Anlise dos Centros de Rolagem(Cont)


Centros de Rolagem nos Eixos(Cont)
Suspenso do tipo Hotchkiss Centros de Rolagem de Suspenses Independentes
O procedimento utilizado no clculo dos O centro obtido atravs da reta que une os centros de rolagem de suspenses dois pontos de fixao do feixe de molas, e sua independentes descrito abaixo: interseco com a linha central do veculo. Esse resultado pode parecer estranho a primeira Encontra-se o ponto de reao virtual A, vista, mas valores experimentais comprovam Traa-se uma linha entre o ponto A e o sua utilizao. ponto de contato entre pneu e solo, O ponto de rolagem ser a interseco da linha anteriormente traada com a linha de centro do veculo.

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

19

Anlise dos Centros de Rolagem(Cont)


Alguns casos tpicos de centro de rolagem de suspenses independentes:

Suspenses automotivas

ENG 03031 Dinmica de Veculos

20

Suspenses Ativas
O objetivo principal das suspenses ativas propiciar a capacidade de adaptao das caractersticas do sistema de acordo com as solicitaes. Se dividem em: Suspenses semi-ativas: possui um sistema de mola e amortecedor que tm suas caractersticas alteradas por sinais externos. Dividem-se em:

Slow-active: responde rapidamente s Suspenses passivas: compostas por um solicitaes, no entanto, necessita de muito sistema armazenador (mola) e dissipador tempo para voltar aos parmetros originais. (amortecedor) de energia. No varia com o Low-bandwidth: possui caractersticas para tempo. carregamentos que variam entre 1-3Hz. Suspenses auto-regulveis: muito semelhante ao modelo passivo, no entanto possui caractersticas adaptativas. o caso das suspenses a ar, muito comuns em caminhes, onde a rigidez da mola se adapta ao peso da carga. High-bandwidth: tem a mesma capacidade do modelo anterior, alm de se adaptar a freqncias de 10-15Hz. Suspenses totalmente ativas: Possuem um atuador, geralmente um cilindro hidrulico, que gera as foras desejadas na suspenso.

Suspenses passivas: compostas por um sistema armazenador (mola) e dissipador Esse sistema sofre a mesma classificao do (amortecedor) de energia. No varia com o sistema de suspenses semi-ativas. tempo.
Suspenses automotivas ENG 03031 Dinmica de Veculos 21

You might also like