You are on page 1of 5

Alguns exemplos de viso e misso em organizaes

Viso
A viso expressa um sonho que deve ser almejado em conjunto. Em funo disso, no h uma frmula exata para que possamos elabor-la. comum que a redao da viso nasa de um processo de brainstorming quando diferentes desejos e percepes so compartilhados at que o grupo chegue a um consenso sobre a redao que melhor expresse a ideia de todos. Vamos conhecer algumas vises explicitadas pelas organizaes? So elas: 1. Geraremos retornos financeiros fantsticos oferecendo um transporte terrestre e areo global totalmente confivel e competitivamente superior de produtos e documentos de alta prioridade exigindo uma expedio rpida e em tempo... O controle de cada pacote ser mantido acompanhamento eletrnicos em tempo real. atravs de sistemas de

Um registro completo de cada expedio e entrega sero apresentado junto com nossa conta. Seremos prestativos, corteses e profissionais entre ns e com o pblico. Lutaremos para termos um cliente totalmente satisfeito no final de cada transao.
Federal Express FedEx

Foi esta viso de futuro que impulsionou a FedEx como um novo negcio, fazendo com que alcanasse enorme sucesso e se tornasse modelo para outras empresas de entrega de documentos e encomendas. Hoje, a viso de futuro da empresa a seguinte: Operando em mais de 220 pases e territrios, a FedEx tem uma grande participao nos assuntos mundiais. Acelerando a comunicao global, criamos acessos a novas oportunidades e oferecemos s pessoas e aos negcios mais opes e maior confiana. (Traduo nossa)
Federal Express FedEx (2009)

Agora, o sonho representar um grande papel nos negcios mundiais, provendo acesso a novas oportunidades e aumentando o poder das pessoas e dos negcios com mais escolhas e maior confiana.

2. Empresa petroqumica lder na regio de atuao, com desempenho de classe mundial.


Copesul
1

A tnica do sonho da Copesul a liderana. 3. Ao entrar no sculo XXI, a CIDA continua comprometida em criar, junto a seus parceiros, um mundo melhor para todos: um mundo onde qualquer tipo de desigualdade de sexo, classe, raa ou etnia seja, finalmente, superado.
Canadian International Development Agency CIDA (1999)

Nesta viso, cabe certa utopia. Em 2003, o Departamento de Expresso Grfica ser reconhecido, institucionalmente, como um departamento de excelncia em sua rea de atuao.
rgo da UFSC (2000)

4.

A tnica do sonho desta empresa o reconhecimento pela qualidade dos servios, expresso como excelncia. 5. Ser referencial no negcio de energia eltrica pela excelncia da gesto e integrao com a sociedade.
Eletronorte (2001)

De modo semelhante viso anterior, o sonho desta empresa que a excelncia interna a leve a se tornar referncia no ambiente do negcio. 6. Ser empresa de excelncia no ciclo de energia eltrica, contribuindo para o bem-estar da sociedade, o desenvolvimento tecnolgico do pas e a proteo do meio ambiente.
Furnas (2009)

Novamente, a excelncia est a servio da sociedade, da tecnologia e do meio ambiente.

Empresa vencedora do Prmio Nacional da Qualidade de 1997.

7. O INPI dever ser um dos institutos de propriedade intelectual de referncia no mundo, no que tange eficincia e qualidade de seus diversos servios. (Viso para 2011)
Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI (2009)

O sonho do INPI tornar-se referncia mundial, em funo da qualidade operacional da empresa. 8. A misso do Banco Nossa Caixa ser eficiente, moderno e acessvel, contribuindo para o desenvolvimento social e econmico do Estado de So Paulo. Sua viso estratgica ser um banco de varejo regional, lder no Estado.
Banco Nossa Caixa (2008)

A viso do Banco Nossa Caixa est junto a sua misso e representa o sonho de liderana regional. provvel que essa viso sofra alguma mudana em funo da aquisio desse banco pelo Banco do Brasil, ocorrida no final de 2008. 9. At o final desta dcada, levaremos o homem lua e o traremos de volta a salvo.
John Kennedy (Incio dos anos 60)

Embora no seja de uma empresa, esta viso mostra o quo visionrio pode e deve ser um lder. Lderes de organizaes devem ter essa caracterstica.

Misso
Conhea, agora, as misses de algumas instituies: 1. Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produo, a comercializao e o uso de bens e servios, de forma competitiva e sustentvel, nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a proteo do meio ambiente e a defesa do consumidor.
ABNT (2009)

Esta misso responde, claramente, s cinco perguntas bsicas necessrias formulao da misso. Voc conhecer essas perguntas ao longo desta aula. 2. Exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial das administraes pblicas estadual e municipal, bem como dos recursos por elas geridos.
Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (1999)

Analise esta misso. Agora, compare-a com a verso a seguir. 3. Realizar o controle externo, valorizando a efetividade e o planejamento da gesto pblica, e contribuir para o desenvolvimento econmico e social do Estado do Rio de Janeiro.
Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (2009)

O que mudou entre a verso anterior e esta verso? Voc acredita que, agora, a misso ficou mais clara? Faa seus comentrios no Frum de Discusses. 4. Atuar no negcio de energia eltrica com rentabilidade e responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento do pas.
Eletronorte (2009)

Esta misso tambm est bem clara. 5. Ser uma empresa de referncia na distribuio de energia. Ser a luz e a energia da Bahia, contribuindo para seu desenvolvimento.
Coelba (2009)

Esta misso de outra empresa do setor eltrico apresenta-se bem diferente. Observe que, nesse caso, a proposta de desenvolvimento da empresa claramente regionalizada. 6. Atuar como empresa do ciclo de energia eltrica, ofertando produtos a preos razoveis e servios adequados para melhorar a condio humana.
Furnas (2009)

Esta misso de outra empresa do setor eltrico tambm diferenciada. Agora, reflita: O que a distingue das demais misses? 7. A misso do Banco Nossa Caixa ser eficiente, moderno e acessvel, contribuindo para o desenvolvimento social e econmico do Estado de So Paulo. Sua viso estratgica ser um banco de varejo regional, lder no Estado.
Banco Nossa Caixa (2008)

A misso do Banco Nossa Caixa est junto a sua viso. O texto da misso (primeira frase) no afirma, exatamente, o que o banco faz.

Isso nos induz a imaginar que o banco tem por misso trabalhar com qualquer produto/servio bancrio, desde que atenda finalidade de contribuir para o desenvolvimento social e econmico do Estado de So Paulo. Provavelmente, essa misso dever ser revista em funo da aquisio do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, no final de 2008.2

Para saber mais sobre a alterao da viso e da misso do Banco Nossa Caixa adquirido pelo Banco do Brasil , faa uma pesquisa e descubra se houve mudanas nos textos de cada uma dessas propostas.

You might also like