You are on page 1of 26

REDAO PARA CONCURSOS Mdulo 4 O Texto Dissertativo 2

1. TEMA 2. TTULO 3. AS POSSIBILIDADES SEMNTICAS

1. TEMA
} CONCEITUANDO
Corresponde, grosso modo, ao ASSUNTO ou ao ENFOQUE SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, proposto por uma determinada banca examinadora, a respeito do qual o candidato dever escrever.

COMPREENDENDO E CONTEXTUALIZANDO Antes de iniciar uma dissertao, absolutamente imprescindvel compreender, contextualizar e definir o tema, o assunto a ser abordado. Em outras palavras, no se deve escrever sem saber claramente sobre o que dissertar.

DELIMITANDO
Em uma prova de Redao, sempre importante delimitar o tema proposto, com a maior preciso possvel, de modo a facilitar a abordagem dissertativa/ argumentativa sobre o assunto por parte do redator. Exemplos: TEMA SUGERIDO: A Violncia DELIMITANDO O TEMA... A Violncia Urbana TEMA SUGERIDO: A Educao no Brasil DELIMITANDO O TEMA... A Falncia do Ensino Pblico Brasileiro

2. TTULO
} CONCEITUANDO No contexto redacional, corresponde ao nome dado inscrio posta no comeo de um texto, delineando ou mesmo sugerindo de certo modo o enfoque de abordagem dado pelo redator quanto ao tema proposto. uma criao individual. A principal atribuio do ttulo fisgar a ateno e o interesse do leitor para o texto/assunto ao qual remete!

} ATRIBUTOS DE UM BOM TTULO


certo que existe um manancial de possibilidades e de critrios para a qualificao do que seria um bom ttulo. Fatores como o gnero textual solicitado, o perfil da banca examinadora (concurso civil ou militar, por exemplo), entre outros contextos interferem sobremaneira nessa questo. Todavia, um bom ttulo deve ser:
Coerente com o tema apresentado e com texto produzido Objetivo Criativo Expressivo (atrativo, impactante, sedutor...) Informativo

Na seara concurseira, o ttulo pode vir a ser um bom diferencial para depor a favor de um texto. (Mas, lembre-se: s se deve empreg-lo quando a proposta redacional o exigir! D um ttulo sua redao/produo...) Via de regra, nos grandes concursos pblicos, voc deve comear imediatamente com a introduo do texto!

} ALGUNS AFORISMOS TITULARES...


O ttulo, de certo modo, confere um carter identitrio produo textual e, em muitos casos, revelam surpreendentes indcios de autoria; Podem ser opacos (promovem um desafio ao leitor para ler o texto e compreender o porqu da estrutura utilizada) ou transparentes (revelam claramente ao leitor informaes sobre o que ele ir encontrar na sequncia textual). Em muitos casos, um ttulo opaco pode encerrar uma piscadela dirigida ao leitor, por meio da qual o redator promove um certo jogo de adivinhao ou at mesmo de seduo, provocando-o e conduzindo-o leitura do texto para chegar efetiva compreenso do ttulo.

} ALGUNS AFORISMOS TITULARES... Mesmo em textos de natureza mais sria e com maior grau de formalidade, pode-se fazer dele um ponto de relaxamento, brincando ou jogando com palavras e ideias, para conferir a ele maior criatividade; Na criao de alguns ttulos, possvel fazer uso de recursos como intertextualidade, jogos de ambiguidades e at figuras de linguagem. As mais frequentes so a metfora, a metonmia e a anttese. Em todos os casos, busca-se uma frmula para substituio.

Exemplificando: Exemplificando No ttulo do poema A Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes, observa-se uma metfora pela semelhana entre a fotografia do bombardeio nuclear de agosto de 1945 e a flor. No ttulo do romance O feijo e o sonho, de Orgenes Lessa, h uma metonmia. O feijo, alimento, sintetiza a necessidade de busca da sobrevivncia. No ttulo do filme de Jean-Jacques Anaud, por exemplo, Preto e Branco em Cores, temos duas antteses: entre os vocbulos preto e branco; e entre as expresses preto e branco e em cores.

TEMA X TTULO
TEMA Corresponde, grosso modo, ao ASSUNTO ou ao ENFOQUE SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, proposto por uma determinada banca examinadora, a respeito do qual o candidato dever escrever. TTULO No contexto redacional, corresponde ao nome dado inscrio posta no comeo de um texto, delineando ou mesmo sugerindo de certo modo o enfoque de abordagem dado pelo redator quanto ao tema proposto. uma criao individual.

TEMA X TTULO
SO EXEMPLOS DE TEMA

F A Violncia Urbana F tica na Administrao Pblica F Pena de Morte F Tecnologia e Globalizao F Cidadania e Participao Social F Crise na Educao Brasileira

TEMA X TTULO
SO EXEMPLOS DE TTULO

F Violncia urbana: fruto do sistema? F tica e administrao pblica: limites da (i)moralidade F Pena de morte: crime contra a vida! F Tecnologia: avanos na integrao global F Cidadania: protagonismo na participao social F Educao brasileira: (m) vontade poltica ou omisso?

3. AS POSSIBILIDADES SEMNTICAS } Observe: A Lei mostra os dentes


Esse jogo, no caso acima, baseia-se na relao entre a violncia de determinadas raas de ces, animais que usam os dentes para atacar, e a expresso mostrar os dentes, que pode conotar, em determinado contexto, agressividade, preparao para o ataque, exatamente o que a lei estava demonstrando aps um perodo de anlise. Se houvesse um ttulo tradicional possvel, como Leis restringem liberdade dos ces ou Vereadores aprovam sanes contra ces violentos, este seria muito menos atraente e sugestivo ao leitor.

IMPORTANTE EXERCITAR?
01. A seguir apresentamos os ttulos e os respectivos contedos das matrias a que se referem. Assinale a alternativa cujo ttulo no se utiliza do recurso semntico descrito acima. ( ) Mos obra (Veja, 14.4.99) sete irmos capixabas, em Nova York, fazem sucesso com servios de manicure, pedicure e depilao. ( ) No fio da navalha (ZH, 18.4.99) devido presso por causa dos vinte anos de jejum de ttulos da Ferrari, a mais lendria das equipes de Frmula 1, Schumacher arrisca a prpria vida nas pistas para superar as limitaes do seu carro.

IMPORTANTE EXERCITAR?
01. A seguir apresentamos os ttulos e os respectivos contedos das matrias a que se referem. Assinale a alternativa cujo ttulo no se utiliza do recurso semntico descrito acima. ( ) Mos obra (Veja, 14.4.99) sete irmos capixabas, em Nova York, fazem sucesso com servios de manicure, pedicure e depilao. (X) No fio da navalha (ZH, 18.4.99) devido presso por causa dos vinte anos de jejum de ttulos da Ferrari, a mais lendria das equipes de Frmula 1, Schumacher arrisca a prpria vida nas pistas para superar as limitaes do seu carro.

IMPORTANTE EXERCITAR?
( ) Barraco no templo (Veja, 9.12.98) na disputa pelo comando de seita sul-coreana, monges budistas de faces diferentes envolvem-se em tumulto no templo central. ( ) A justia no banco dos rus (poca, 22.3.99) Governo, congresso e opinio pblica apontam para problemas do judicirio, como lentido, ineficcia e custo oneroso. ( ) O peixo da rede (Veja, 14.4.99) como Jeff Bezos ganhou bilhes de dlares, via Internet, com a livraria virtual Amazon.

IMPORTANTE EXERCITAR?
02. Reescreva os ttulos abaixo de modo que eles se tornem mais atraentes para o leitor. A) A Violncia Nas Cidades. ] Sugestes * Violncia urbana: haver soluo? * Violncia urbana: fruto do sistema?

IMPORTANTE EXERCITAR?
B) A Importncia Da Solidariedade. ] Sugesto * Solidariedade humana, uma questo de cidadania C) Doao de rgos Sim ou No? ] Sugesto * Doao de rgos: desrespeito s leis divinas ou ato de amor?

IMPORTANTE EXERCITAR?
D) Meio ambiente x Desenvolvimento Sustentvel ] Sugesto * Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel: como conciliar os interesses em conflito? E) A influncia estrangeira na nossa identidade cultural. ] Sugesto * Identidade cultural e influncia estrangeira: limites e potencialidades

IMPORTANTE EXERCITAR?
03. Tema e ttulo so duas coisas bem distintas. Mostre que voc realmente aprendeu a diferenci-los. Para cada um dos textos abaixo, identifique o tema e elabore ttulos adequados e criativos. A) Nos dias de hoje, a escola deve receber e acolher todas as crianas, independentemente da raa, cor, credo ou sua origem cultural ou socioeconmica, deficincias ou diferenas. De acordo com a Declarao de Salamanca (em 1994), o princpio fundamental da escola inclusiva o de que todas as

crianas devem aprender juntas, sempre que possvel, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenas que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder s necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educao de qualidade a todos atravs de um currculo apropriado, arranjos organizacionais, estratgias de ensino, uso de recursos e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de servios e apoio proporcional ao contnuo de necessidades especiais encontrados dentro da escola.

IMPORTANTE EXERCITAR?
] TEMA * A incluso na escola ] TTULOS SUGERIDOS * Escola inclusiva: educao para um novo milnio * Educao inclusiva: direito de todos

IMPORTANTE EXERCITAR?
B) Em maro de 2009, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego - PME, a populao composta pelas pessoas declaradas pretas ou pardas representava 42,8% das 40,7 milhes de pessoas com 10 anos ou mais de idade nas seis regies metropolitanas investigadas pela Pesquisa Mensal de Emprego. A Regio Metropolitana de Salvador apresentou a maior proporo de pretos ou pardos (82,7%) e Porto Alegre a menor (12,6%).

Embora a soma de pretos ou pardos representasse menos da metade (45,3%) da populao em idade ativa, quando se considerava a populao desocupada passava a representar a maior parcela, ou seja, 50,5% dos desocupados eram pretos ou pardos. A desigualdade em termos de insero no mercado de trabalho tambm pde ser verificada atravs da taxa de desocupao, que para este grupo (10,1%) situava-se num patamar acima da taxa de desocupao dos brancos (8,2%).

IMPORTANTE EXERCITAR?
] TEMA * Empregabilidade e indicadores de cor ou raa ] TTULO SUGERIDO * Empregabilidade e (des)igualdade racial: desafio do novo milnio

LEMBRELEMBRE -SE:

A grandeza no consiste em receber honras, mas em merec-las.


Aristteles

You might also like