You are on page 1of 3

AQUINO, Maria Aparecida.

Censura, imprensa, Estado autoritrio (1968-1978) CAPTULO 3 RELAO ENTRE O ESTADO AUTORITRIO, A CENSURA E A IMPRENSA ESCRITA HISTRICO DA CENSURA POLTICA IMPRENSA ESCRITA: DA INSTAURAO EXTINO (1968-1978) - o marco de uma censura poltica lentamente institucionalizada estabelecido a partir de 13 de dezembro de 1968, data da edio do AI-5; (p. 206) - a edio do AI-5 representa, para o regime inaugurado em 1964, uma guinada de posio; - na imprensa as mudanas no demoraram a se fazer sentir; - o AI-5 foi um marco divisrio na histria da censura neste pas; (p. 207) - regime militar ps-64 ausncia de trao democrtico; (p. 208) - dentro da variedade de conceituaes usadas para definir a abrangncia de uma sociedade democrtica, o regime poltico instaurado no Brasil ps-64 no se enquadra em nenhuma delas; (p. 209) - no regime poltico instalado no Brasil aps 1964, no se reconhecem caractersticas bsicas do totalitarismo, como as estudadas por Hannah Arendt em sua obra O Sistema Totalitrio; (p. 210) - o totalitarismo no admite a existncia legal de partidos que a ele se opem, o que, guardadas as devidas propores, ocorreu no Brasil; (p. 211) - adotou-se o termo Estado autoritrio, por acreditar-se que amplia a concepo e melhor se adapta ao uso extrapolado da autoridade, durante os governos posteriores ao golpe de 1964; - no se partilha de uma concepo de Estado como algo que paire acima das classes; ao contrrio, ele concebido como fruto das contraditrias e conflitantes relaes sociais estabelecidas entre as camadas da sociedade; - aps a posse de Geisel: aumento do rigor da censura; (p. 215) - o processo de distenso poltica atinge a censura imprensa escrita em 1975; - entre 1975 e 1978: censura passa a ser mais restritiva e seletiva; - a atuao da censura prvia, entretanto, se conserva de modo intenso sobre alguns peridicos da imprensa alternativa (Exemplos: Opinio e Extra);

- ao manter a censura sobre outros jornais, o Estado desejava bloquear o risco que eles representavam para o projeto do desenvolvimento econmico delineado nas metas da Doutrina de Segurana Nacional; (p. 220)

O CARTER MULTIFACETADO E NO-ALEATRIO DA CENSURA POLTICA IMPRENSA ESCRITA - entre 1968 e 1978, a censura poltica imprensa escrita no Brasil agiu de duas formas: telefonemas, annimos ou no, ordens escritas e de acordos fechados com os proprietrios de grandes rgos de divulgao, ou atravs de censura prvia; (p. 222) - autocensura: aceitao, por parte das direes e de todos aqueles ligados na produo das matrias, das ordens transmitidas por organismos governamentais; - Hlio Fernandes (Tribuna da Imprensa): no perodo autoritrio ps-64 houve mais autocensura do que censura prvia donos de grandes jornais gostavam da censura, pois assim no precisavam assumir a responsabilidade pelas publicaes; (p. 223) - a censura prvia que, na maioria das vezes, foi um recurso repressivo estabelecido nos rgos de divulgao que se recusavam a aceitar as ordens, tambm estabeleceu-se independentemente de uma recusa aceitao das ordens, como foi o caso da imprensa alternativa; (p. 224) - a orientao da censura passou de tica para absolutamente imoral do controle censrio do Estado para a Polcia Federal; (p. 228) - variados tipos de censores mas todos sabiam muito bem o que estavam fazendo; (p. 232) - existe uma lgica interna na atuao da censura que explica sua frequncia e seu objeto de ao; (p. 234)

ESTUDO COMPARATIVO DA ATUAO DA CENSURA PRVIA: GRANDE IMPRENSA X IMPRENSA ALTERNATIVA - Glucio Ary Dillon Soares: as proibies foram muito numerosas durante a ditadura de Garrastazu Mdici, mantiveram-se altas durante o primeiro ano de Geisel e declinaram rapidamente a partir de 1975; (p. 235) - grande nmero de vetos que tratam das matrias relativas ao Movimento Estudantil preocupao em ocultar os aspectos repressivos do Estado autoritrio; (p. 238)

- Glucio Soares: para ele, a diferena entre a censura grande imprensa e alternativa reside no fato de M (Movimento) ser, segundo sua concepo, um jornal caracteristicamente poltico, enquanto encara a revista Veja como de ampla cobertura; (p. 240) - a liberao da grande imprensa e a manuteno da censura prvia sobre rgos de divulgao como M vm comprovar que o regime militar mostrava-se mais incomodado com os ataques da imprensa alternativa do que com o esclarecimento da opinio pblica de seu potencial de represso poltica; (p. 243) - matrias liberadas em outros jornais foram censuradas em M; (p. 246) - OESP (O Estado de So Paulo) e M (Movimento) violncia da censura muito maior no caso do segundo do que no primeiro; (p. 248)

CONSIDERAES FINAIS - a comparao entre os materiais vetados oriundos de M e de OESP comprovou que a censura apenas ocasionalmente foi aleatria; possua, com certeza, uma lgica interna enraizada na defesa dos interesses dos grupos presentes no Estado autoritrio e no projeto poltico que conceberam para o pas; (p. 256)

You might also like