You are on page 1of 8

I- Msica a arte dos sons. constituda de melodia, ritmo e harmonia.

a) Melodia uma sucesso de sons musicais combinados b)Ritmo a durao e acentuao dos sons e pausas c) Harmonia a combinao dos sons simultneos

II- Representao violo ou guitarra Grfica do brao do

MI traste

Cordas Soltas L R SOL SI MI I II III IV V etc.

As cordas so contadas das mais agudas para as mais graves. 6 5 4 3 2 1

III- Clave
Clave um sinal usado no incio da pauta para determinar o nome e a altura das notas. Por enquanto, basta saber que ela designada para anotar os sons dos instrumentos. Existem trs tipos de clave mas para ns s interessa uma: a clave de sol. A clave de sol designada para anotar os sons de instrumentos agudos como:Violino, flauta, trompete, gaita, violo, bandolim, clareinete, boe e cavaquinho.

IV-

Figuras e valores das notas e pausas

Observe que os sons musicais tm duraes diferentes. Essas duraes so os valores, representados por figuras grficas de notao musical. Temos, para cada figura, uma correspondente indicando silncio. So as pausas.

Valores dos sons

Pausas Nomes Semibreve Mnima Semnima Colcheia Semicolcheia Fusa Semifusa

Nmero

1__________ 2__________ 4__________ 8__________ 16_________ 32_________ 64_________

V-

Compasso

a durao de um trecho musical em pequenas partes de durao com sries regulares de tempo. So separados por um trao vertical chamado barra simples.

Os compassos so denominados de acordo com o nmero de tempos: Binrio 2 tempos Ternrio 3 tempos Quaternrio 4 tempos Ele representado por uma frao onde, o numerador indica o nmero de tempos, em cada compasso, e o denominador o smbolo do valor de cada tempo. -BARRA de COMPASSO-

a)Simples Separa os compassos

b) Dupla Separa um trecho do outro

c) Final Trmino de uma msica

VI-

Intervalo, tom, semitom

Intervalo a distncia entre dois sons. Semitom o menor intervalo entre dois sons. Tom o intervalo formado por dois semitons.

VII-

Acidentes musicais

Sustenido ( # ) Eleva o som em um semitom. Bemol ( b ) Abaixa o tom em um semitom. Dobrado-sustenido ( x ) Eleva o som em um tom. Dobrado-bemol ( bb ) Abaixa o som em um tom.

VIII-

Escala

uma srie de sons ascendentes ou descendentes na qual o ltimo ser a repetio do primeiro uma oitava acima ou abaixo. A escala pode ser maior ou menor. MAIOR D R Mi F Sol L Si D Este o exemplo da escala de D maior tomada como padro por no possuir acidentes. Para construir a escala maior nas demais alturas, basta seguir o mesmo modelo em relao aos intervalos de um grau para outro: Intervalos de semitom entre os graus III---IV e VII---VIII e de tom entre os demais graus. MENOR L Si D R Mi F Sol L Este o exemplo da escala de L menor que tambm tomada por base por no possuir acidentes. A diferena que os Graus III, IV e VII so abaixados. Escalas relativas O sexto grau da escala maior a sua relativa na escala menor. Possuem acidentes iguais mas tnicas diferentes. o exemplo das escalas de D maior e L menor.

XIX-Acorde
o conjunto de trs ou mais sons ouvidos simultaneamente. Pode ser tambm arpejado quando as notas so ouvidas sucessivamente.

X-Cifra
Smbolos criados para representar o acorde de uma maneira prtica. composta de letras, nmeros e sinais. o sistema predominante usado em msica popular para qualquer instrumento. Em cifra, os nomes L, Si, D, R, Mi, F e Sol so substitudas pelas sets primeiras letras do alfabeto. A L B Si C D

D R E Mi F F G Sol Os nmeros e sinais usados na cifra representam os intervalos da escala, a partir da fundamental, em que so formados os acordes. Tomemos o exemplo de C7(#9). C quer dizer D. O nmero 7, o intervalo de stima menor a partir da fundamental D. E o # ao lado do 9, a nona aumentada. Na tabela de intervalos, dada no final dessa apostila, constam a lista com todos os intervalos e seus respectivos nomes. *Voc poder encontrar sons iguais com sons diferentes. A esse fenmeno chamamos Enarmonia. O que a Cifra estabelece Tipo dos acordes [maiores, menores (indicados por um mminsculo ao lado da letra maiscula)]. 2. Eventuais alteraes (5 aumentada ou diminuta, 9 menor) 3. Inverso do acorde (3, 5 ou 7 no baixo) *Baixo a nota mais grave do acorde.
1.

O que a Cifra no estabelece( livre escolha do executante) 1. A posio do acorde 2. Ordem vertical ou horizontal 3. Dobramentos e supresses de notas do acorde. Pode-se dobrar, triplicar ou suprimir: 5 justa e a fundamental. O dobramento da Tera deve ser evitado (enfraquece o acorde) e a fundamental s pode ser suprimida se um outro instrumento tocar o baixo.

XI- Formao do acorde


O acorde pode ser formado por trs, quatro ou mais sons. Trade Formada pelo agrupamento de 3 notas separadas por intervalos de teras e pode ser maior, menor, diminuta ou aumentada. Formao da trade maior formada pela fundamental (1), Tera maior (3M) e Quinta justa (5J) e se caracteriza pela superposio de uma Tera maior e de uma menor. Formao da trade menor formada pela fundamental, Tera menor (3m) e Quinta justa e se caracteriza pela superposio de uma Tera menor e uma maior. Formao da trade diminuta formada pela fundamental, Tera menor e Quinta diminuta(5b) e se caracteriza pela superposio de teras menores. Formao da trade aumentada Formada pela fundamental, Tera maior e Quinta aumentada (5#) e se caracteriza pela superposio de teras maiores.

1. 2. 3. 4.

Ttrade o agrupamento de quatro sons separados por intervalos de teras superpostas. Ex. C7M ou C7 *Usa-se o parnteses na cifra para separar o som bsico da trade, ou mesmo para uma melhor visualizao.

XII- Acorde no seu estado fundamental


quando o baixo a fundamental ou tnica.

XIII- Acorde invertido


quando a quinta, tera ou stima vai para o baixo. Dizemos que ele est na 1, 2 e 3 inverso respectivamente. Ex. C/E C/G C/Bb O numerador indica a fundamental e o denominador a nota do baixo.

XIX- Categoria dos Acordes


Maior Se caracterizam pela fundamental, Tera maior, Quinta justa e nunca possuem a stima menor. Menor Se caracterizam pela fundamental, Tera menor e Quinta justa. Stima dominante Os acordes de stima dominante se caracterizam pelo intervalo formado entre a Tera maior e a stima menor, dando origem ao som preparatrio ou de tenso. Ainda nessa categoria, encontramos o SubV7 que o acorde substituto do V7. encontrado um semitom acima do acorde que se quer resolver. Ex. No campo de D: C | Em | G7 | C || C | Em | Db7 | C || Stima diminuta Caracterizado pela fundamental, Tera menor, Quinta diminuta e construdo sobre o VII grau da escala. Pelo fato do acorde diminuto estar separado por intervalos de Tera menor (dividindo a oitava em quatro partes iguais), um mesmo acorde diminuto pode se desdobrar em quatro, isto , cada uma das quatro notas pode ser a fundamental de um novo acorde diminuto, sendo acordes equivalentes. So trs os acordes diminutos( B, C e Db). Os demais so desdobramentos ou inverses desses.

XIV- Funo tonal ou harmnica dos acordes


Em msica temos momentos instveis, estveis e menos instveis, e so essa variaes que motivam a continuidade da msica at o repouso final.

Funo Tnica Funo de sentido conclusivo (estvel). Geralmente o acorde que finaliza uma msica. O acorde principal o I grau e pode ser substitudo pelo III e VI graus. Funo Dominante Funo de sentido suspensivo (instvel) e pede resoluo na tnica. O principal acorde o V e pode ser substitudo pelo VII. Funo Subdominante Funo de sentido meio suspensivo, pois se apresenta de forma intermediria s outras funes.O principal acorde o IV e pode ser substitudo pelo II.

Trades diatnicas Formadas apenas com as notas da escala ou de uma tonalidade. 3M I C 3m 3m 3M IIm IIIm IV Dm Em F 3m 3m 3M Im IIm III Cm D E 3M V G 3m 3m VIm VIIm Am B

XV- Seqncias harmnicas formadas sobre os graus da escala

3M 3m 3m 3M IVm Vm bVI bVII F Gm Am B

You might also like