You are on page 1of 6

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

I Srie
Nmero 34

BOLETIM OFICIAL
SUMRIO

CONSELHO DE MINISTROS: Resoluo n 40/2011: Autoriza a Direco-Geral do Tesouro a prestar ELECTRA SARL, nos termos do artigo 8 do Decreto-Lei n. 45/96, de 25 de Novembro, um aval no valor de 100.000.000$00 ECV (cem milhes de escudos cabo-verdianos), com o intuito de garantir uma operao de crdito junto Caixa Econmica de Cabo Verde. Resoluo n 41/2011: Acelera a apropriao e implementao da Lei n. 39/VI/2004, de 2 de Fevereiro, doravante designada Lei de Modernizao Administrativa.

P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

1066 I SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 24 DE OUTUBRO DE 2011

CONSELHO DE MINISTROS
Resoluo n 40/2011
de 24 de Outubro

Resoluo n 41/2011
de 24 de Outubro

Com o propsito de implementar o Projecto de Manuteno dos Grupos Caterpillar 1 e 2 da Central Elctrica de Palmarejo para 2011, a ELECTRA SARL, empresa de electricidade e gua, requereu o aval do Estado para obter um nanciamento, no valor de 100.000.000$00 ECV (cem milhes de escudos cabo-verdianos), junto Caixa Econmica de Cabo Verde. O aludido projecto, para alm da manuteno da referida central elctrica, visa a melhoria da qualidade de fornecimento de energia elctrica na cidade da Praia, bem como a reduo de avarias nos respectivos grupos, buscando, essencialmente, maior ecincia do servio. Reconhecendo o manifesto interesse pblico do investimento pretendido pela ELECTRA SARL, e tendo em conta o seu actual panorama problemtico, sobretudo no que concerne ao fornecimento de energia elctrica na capital do pas, renem-se todas as condies exigveis para a concesso do aval solicitado. Nos termos dos artigos 1 e 7 do Decreto-Lei n. 45/96, de 25 de Novembro, que regula o regime de concesso dos avales do Estado; e No uso da faculdade conferida pelo n 2 do artigo 265 da Constituio, o Governo aprova a seguinte Resoluo:
Artigo 1 Autorizao

A modernizao da Administrao Pblica tem constitudo um desao constante dos sucessivos Governos de Cabo verde. Nesse processo contnuo de modernizao, foi editada a Lei n. 39/VI/2004, de 2 de Fevereiro, que estabelece medidas de modernizao administrativa, designadamente sobre acolhimento e atendimento dos cidados em geral e dos agentes econmicos em particular, comunicao administrativa, simplicao de procedimentos, audio dos utentes e sistema de informao para a gesto. Tem-se conscincia de que a execuo da citada Lei de que se esperava trazer melhorias signicativas no funcionamento dos servios pblicos, no tem tido a adeso esperada por parte dos organismos da Administrao directa e indirecta do Estado, bem como das autarquias locais, havendo assim uma fraca implementao e apropriao da referida Lei, identicada pelos diversos gestores das entidades pblicas. Existem, entretanto, excepes como, nomeadamente, os servios da Casa do Cidado que tm aplicado a lei com sucesso reconhecido na generalidade do pas. A aplicao da lei pelos servios da Casa do Cidado refora a importncia dos princpios e objectivos da referida Lei e mostra o potencial de mudana de paradigma no relacionamento com o cidado e com as empresas que nela est intrnseca. Neste sentido a apropriao e implementao de aces imediatas da mencionada Lei por toda a Administrao Pblica, poder ter um impacto massicador na melhoria dos servios prestados com ganhos em acolhimento e atendimento, comunicao, simplicao de procedimentos, reengenharia de processos, satisfao dos utentes e informao para gesto. Convindo acelerar a apropriao e implementao da Lei n. 39/VI/2004, de 2 de Fevereiro dando cabal cumprimento ao estabelecido; Nos termos do n. 2 do artigo 265 da Constituio, o Governo aprova a seguinte Resoluo:
Artigo 1 Objecto

autorizada a Direco Geral do Tesouro a prestar ELECTRA SARL, nos termos do artigo 8 do DecretoLei n. 45/96, de 25 de Novembro, um aval no valor de 100.000.000$00 ECV (cem milhes de escudos caboverdianos), com o intuito de garantir uma operao de crdito junto Caixa Econmica de Cabo Verde.
Artigo 2 Entrada em vigor

A presente Resoluo tem por objecto acelerar a apropriao e implementao da Lei n. 39/VI/2004, de 2 de Fevereiro, doravante designada Lei de Modernizao Administrativa.
Artigo 2 mbito

A presente Resoluo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Vista e aprovada em Conselho de Ministros Jos Maria Pereira Neves Publique-se. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

A presente Resoluo aplica-se a todos os servios da Administrao directa e indirecta do Estado.


Artigo 3 Obrigao dos servios

Todos os servios da Administrao directa e indirecta do Estado devem proceder a anlise da Lei de Moderni-

P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

I SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 24 DE OUTUBRO DE 2011


zao Administrativa, proceder a sua divulgao junto dos colaboradores e estabelecer um cronograma de implementao da mesma.
Artigo 4 Implementao da lei de modernizao administrativa

1067

c) Mecanismos de audio e participao: i. Disponibilizao no local de atendimento de forma visvel de uma caixa de sugestes e opinies; ii. Acolhimento, tratamento e seguimento s reclamaes e sugestes emitidas pelos utentes; e iii. Anlise e deciso, incluindo a comunicao ao interessado, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, de toda e qualquer correspondncia, designadamente sugestes, criticas ou pedidos de informao dirigidas a qualquer servio. d) Simplicao de procedimentos: i. Adopo pelos servios de mecanismos de delegao e subdelegao de competncias que propiciam respostas cleres s solicitaes dos utentes e proporcionem um pronto cumprimento de obrigaes e uma gesto mais clere e desburocratizada; ii. Utilizao em diferentes servios ou com mltiplas nalidades, exceptuamse documentos solicitados expressamente para ns especcos de atestados, certides, certicaes ou qualquer outro tipo de documento destinado a declarar ou a fazer prova de quaisquer factos; e

Todos os servios da Administrao directa e indirecta do Estado, devem criar condies para implementao dos seguintes aspectos da Lei de Modernizao Administrativa: a) Acolhimento e atendimento: i. Axao do horrio de atendimento; ii. Dia e horrio de audincia aos cidados; iii. Fixao do organograma do servio; iv.Qualicao em atendimento pblico de funcionrios escalados para atendimento; v. Identicao devida do funcionrio que faz o atendimento pblico; vi. Implementao do disposto no artigo 9 da Lei de Modernizao Administrativa sobre prioridade no atendimento; e vii. Implementao do disposto no artigo 11 da Lei de Modernizao Administrativa sobre especializao dos atendedores. b) Comunicao administrativa: i. Existncia de linhas telefnicas a custo reduzidas ou nulas, afectas exclusivamente para pedido de informao, sem possibilidade de fazer chamadas internas ou externas e proceder a sua divulgao em todas as comunicaes e suportes informativos da entidade; ii. Uso de linguagem simples, clara, concisa e signicativa, sem siglas, termos tcnicos ou expresses intimidatrias, na comunicao com cidados; iii. Comprovao de declaraes ou factos, sempre que possvel, pela simples exibio de documentos os quais aps anotao e conrmao dos dados so restitudos aos interessados; iv. Consultas mtuas entre servios, para obteno de declaraes, atestados, certides e outros elementos atravs de telefone, fax ou outros meios; e v. Informao, por escrito, por parte dos servios, aos utentes da previso do tempo de resposta sempre que o prazo de resoluo seja superior a um ms.

iii. Fomento pelos servios da Administrao directa e indirecta do Estado da utilizao progressiva de meios automticos e electrnicos de pagamentos devidos a Administrao Pblica. e) Instrumentos de apoio a gesto: i. Elaborao pelos servios da Administrao directa e indirecta do Estado de planos e relatrios anuais de actividades de acordo com a Resoluo n. 1/2003, de 3 de Fevereiro; ii. Contemplao nos planos e relatrios de actividades, e em captulo prprio, das medidas de modernizao administrativa, nomeadamente, a desburocratizao, qualidade e inovao que se prope desenvolver, bem como a avaliao da sua aplicao em cada ano; e iii. Competncia das Direces Gerais de Oramento Planeamento e Gesto (DGPOG) de cada departamento Governamental para elaborar relatrios anuais de avaliao das medidas de modernizao administrativa. f) Divulgao da informao administrativa: i. Promoo, sempre que possvel, por parte dos servios da Administrao directa e indirecta do Estado, de meios de divulgao

P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

1068 I SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 24 DE OUTUBRO DE 2011


multimdia das suas actividades, com o objectivo de esclarecer os utentes sobre o seu funcionamento; ii. Existncia nos servios da Administrao directa e indirecta do Estado de stios informticos onde so publicadas as suas actividades, projectos e programas, bem como a generalidade da sua documentao; e iii. Publicao, caso no for possvel aos servios da Administrao directa e indirecta do Estado dispor de um stio informtico prprio, das suas actividades em outros stios informticos da Administrao Pblica.
Artigo 5 Equipas sectoriais

f) Corrigir e dar respostas a possveis situaes de incapacidade dos servios na aplicao da Lei da Modernizao Administrativa; g) Propor ao membro do Governo responsvel pela Reforma do Estado a distino dos servios com as melhores prticas no que diz respeito a aplicao da Lei da Modernizao Administrativa; e h) Aprovar o regimento interno. 3. Integram a Comisso de Seguimento e Avaliao: a) Um representante da Unidade de Coordenao da Reforma do Estado, que coordena; b) Um representante da Secretria de Estado da Administrao Pblica; c) Um representante do Ncleo Operacional para a Sociedade de Informao; d) Um representante da Casa do Cidado; e) Pontos focais dos departamentos governamentais, a partir das suas Direces Gerais de Planeamento, Oramento e Gesto; f) Um representante de associaes de defesa de consumidor; e g) Quatro representantes das cmaras de comrcio. 4. Podem participar das reunies da Comisso de Seguimento e Avaliao um representante da Associao Nacional dos Municpios de Cabo Verde. 5. Podem, ainda, participar das reunies da Comisso de Seguimento e Avaliao, precedendo convite do Coordenador, representantes dos servios da Administrao directa e indirecta do Estado cuja participao sejam considerada importante, tendo em conta os assuntos a tratar, porm, sem direito a voto. 6. Os representantes dos organismos referidos nas alneas a) a e) do n. 3 so designados por Despacho do membro do Governo responsvel pela Reforma do Estado, sob proposta das entidades representadas. 7. Os representantes referidos nas alneas f) e g) do n 3 so indicados pelas respectivas associaes. 8. Por cada membro efectivo devem os organismos competentes designar simultaneamente um vogal suplente, de nvel adequado, que substitui aquele nas suas faltas e impedimentos. 9. Os membros da Comisso de Seguimento e Avaliao podem, a todo o tempo, ser destitudos e substitudos pela entidade que os tiver designado, a seu pedido ou por iniciativa desta. 10. A no designao pelas entidades referidas no n. 3 dos respectivos representantes, ou a sua demora, no im-

1. Todos os servios da Administrao directa e indirecta do Estado devem-se organizar em equipas sectoriais para materializar a implementao da Lei da Modernizao Administrativa. 2. As equipas referidas no nmero anterior devem ser criadas a partir das Direces Gerais de Planeamento Oramento e Gesto de todos os departamentos governamentais, e afectar a sua aco todos os servios que integrem o respectivo departamento governamental. 3. Cada equipa tem um ponto focal na Comisso de Seguimento e Avaliao da Unidade de Coordenao da Reforma do Estado.
Artigo 6 Comisso de seguimento e avaliao da implementao da lei da modernizao administrativa

1. criada, na Unidade de Coordenao da Reforma do Estado, uma Comisso de Seguimento e Avaliao da Implementao da Lei da Modernizao Administrativa, doravante designada Comisso de Seguimento e Avaliao, em ordem boa divulgao e implementao da Lei da Modernizao Administrativa. 2. Compete Comisso de Seguimento e Avaliao: a) Incentivar os departamentos governamentais a adoptarem programas de modernizao com base na Lei da Modernizao Administrativa e metodologias internacionalmente reconhecidas; b) Dar especial ateno a modernizao dos servios considerados prioritrios; c) Fazer o seguimento e a avaliao da divulgao, implementao e aplicao da Lei da Modernizao Administrativa; d) Fazer o acompanhamento e controlo da divulgao e implementao da Lei da Modernizao Administrativa; e) Proceder a estudos de avaliao da satisfao dos clientes que permitem aferir os nveis de implementao da Lei de Modernizao Administrativa;

P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

I SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 24 DE OUTUBRO DE 2011


pede o vlido funcionamento da Comisso de Seguimento e Avaliao desde que estejam designados ou indicados 6 (seis) membros. 11. Os representantes dos organismos pblicos e privados que participam nas reunies da Comisso de Seguimento e Avaliao, no so remunerados.
Artigo 7 Guidelines

1069

pedida informao j disponvel em outros servios pblicos ou a sua comprovao atravs de certides

Obter informao j disponvel em outros servios da Administrao Pblica em vez de pedir de novo ao cidado. Criar certides permanentes on-line ou facilitar a partilha de informao entre os servios (respeitando a proteco de dados pessoais) Estabelecer protocolos com outros servios pblicos para obter recursos adicionais ou para subcontratar parte da actividade

O Guidelines que identica os objectivos da modernizao administrativa, encontra-se em anexo a presente Resoluo, da qual faz parte integrante.
Artigo 8 Sensibilizao dos municpios

O membro do Governo responsvel pelas relaes com os municpios sensibiliza estes para adopo da doutrina da presente Resoluo e os apoia para o efeito nos termos que vierem a ser denidos em protocolo especco.
Artigo 9 Entrada em vigor

H um acrscimo elevado mas meramente conjuntural nos processos relativos a uma da actividade administrativa (ex. para obter uma licena) exigida a entrega de vrias cpias de documentao H diculdades na partilha de informao entre servios e na articulao dos procedimentos prestada informao insuciente aos utentes ou potenciais utentes de uma determinada actividade administrativa So necessrias vrias deslocaes a diferentes servios ou ao mesmo servio para completar um determinado processo (ex. obter uma licena ou renovar a carta de conduo) exigido o pagamento de vrios encargos em diferentes momentos do mesmo processo implicando vrias deslocaes H um elevado nmero de requerimentos mal preenchidos ou de processos decientemente instrudos

Eliminar pedido de cpias, executando-as no balco receptor

A presente Resoluo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Vista e aprovada em Conselho de Ministros, Jos Maria Pereira Neves Publique-se. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves ANEXO (a que se refere o artigo7) GUIDELINES PARA IDENTIFICAO DE OBJECTIVOS DA MODERNIZAO ADMINISTRATIVA OBJECTIVO Diminuir o nmero de atendimentos presenciais Reduzir tempos de espera e deslocaes Minimizar o nmero de interaces relacionadas com o mesmo processo Prestar servios na hora Dar mais e melhor acesso informao Eliminar comprovativos e certides entre servios pblicos
DESCRIO obrigatrio o preenchimento de vrios formulrios, nos quais se repete alguma informao j anteriormente pedida OPORTUNIDADE Eliminar ou fundir formulrios, Obter informao a partir de processos anteriores;

Estabelecer interfaces electrnicas de transmisso de informao Disponibilizar o acesso s aplicaes informticas por parte de outros servios Criar bases de dados partilhadas de conhecimento Consolidar e claricar informao Disponibilizar informao no canal web

Integrar o processo num nico balco ou criar interlocutores nicos Estabelecer procedimentos de transmisso de informao entre servios Criar um canal alternativo para alguns passos do processo (i.e telefone para informaes, Web para entrega de formulrios)

Eliminar guias de pagamento Permitir pagamento por transferncia bancria Permitir diversos pagamentos num mesmo acto

Publicitar requerimentos preenchidos para ajuda Elaborar guias de ajuda passo a passo

P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

1070 I SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 24 DE OUTUBRO DE 2011


O tempo necessrio para completar um processo demasiado longo face importncia do processo ou ao ritmo que aconselhvel imprimir actividade econmica em questo No esto denidos prazos limite para uma resposta dos servios pblicos ou no so cumpridos os prazos xados Segmentar os processos em funo do menor grau de risco ou de complexidade Eliminar licenas e autorizaes que sejam desnecessrias nas situaes de menor grau de risco ou de menor complexidade Substituir licenas e autorizaes prvias por obrigaes de noticao e sistemas de certicao Permitir o acompanhamento do processo e criar canais alternativos de contacto Estabelecer prazos de resposta Estabelecer prioridades de resposta no caso de impossibilidade de cumprimentos de todos os prazos Denir tipos de respostas mnimas no caso de incumprimento de prazos Publicitar as prioridades e os tipos de respostas mnimas

GUIDELINES PARA IDENTIFICAO DE OBJECTIVOS DA MODERNIZAO ADMINISTRATIVA OBJECTIVO Diminuir o nmero de atendimentos presenciais Reduzir tempos de espera e deslocaes Minimizar o nmero de interaces relacionadas com o mesmo processo Prestar servios na hora Dar mais e melhor acesso informao Eliminar comprovativos e certides entre servios pblicos O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

B O L E T I M OFICIAL
Registo legal, n 2/2001, de 21 de Dezembro de 2001
Av. Amlcar Cabral/Calada Diogo Gomes,cidade da Praia, Repblica Cabo Verde. C.P. 113 Tel. (238) 612145, 4150 Fax 61 42 09 Email: incv@gov1.gov.cv Site: www.incv.gov.cv

AVISO
Por ordem superior e para constar, comunica-se que no sero aceites quaisquer originais destinados ao Boletim Ocial desde que no tragam aposta a competente ordem de publicao, assinada e autenticada com selo branco. Sendo possvel, a Administrao da Imprensa Nacional agradece o envio dos originais sob a forma de suporte electrnico (Disquete, CD, Zip, ou email). Os prazos de reclamao de faltas do Boletim Ocial para o Concelho da Praia, demais concelhos e estrangeiro so, respectivamente, 10, 30 e 60 dias contados da sua publicao. Toda a correspondncia quer ocial, quer relativa a anncios e assinatura do Boletim Ocial deve ser enviada Administrao da Imprensa Nacional. A insero nos Boletins Ociais depende da ordem de publicao neles aposta, competentemente assinada e autenticada com o selo branco, ou, na falta deste, com o carimbo a leo dos servios donde provenham. No sero publicados anncios que no venham acompanhados da importncia precisa para garantir o seu custo.
Para o pas: Ano I Srie ...................... II Srie...................... III Srie ................... 8.386$00 5.770$00 4.731$00

ASSINATURAS
Para pases estrangeiros: Semestre 6.205$00 3.627$00 3.154$00 I Srie ...................... II Srie...................... III Srie .................... Ano 11.237$00 7.913$00 6.309$00 Semestre 8.721$00 6.265$00 4.731$00

Os perodos de assinaturas contam-se por anos civis e seus semestres. Os nmeros publicados antes de ser tomada a assinatura, so considerados venda avulsa. AVULSO por cada pgina ............................................................................................. 15$00

PREO DOS AVISOS E ANNCIOS


1 Pgina .......................................................................................................................... 1/2 Pgina ....................................................................................................................... 1/4 Pgina ....................................................................................................................... 8.386$00 4.193$00 1.677$00

Quando o anncio for exclusivamente de tabelas intercaladas no texto, ser o respectivo espao acrescentado de 50%.

PREO DESTE NMERO 90$00


P2V8T4B6-243RLTBP-1U2V3U2K-24211W01-4Y9N5J3S-6Y0L5N5G-9F3K4P7T-29M3VIQX

You might also like