You are on page 1of 3

Nota

PB DE GEOGRAFIA (tarde)

1/3

UNIDADE:__________________ PROFESSOR(A):____________________ 3 BIMESTRE/2011 ALUNO(A): _____________________________________________________ N _____________ TURMA:______________ 9 Ano / E Ensino Fundamental DATA: ___/___/_____
I - Orientaes: Preencha o cabealho de todas as pginas de sua prova. Verifique se o nmero de questes e a paginao esto corretos. II - Ateno: O aluno no poder estar portando, durante a prova, aparelho celular, bip ou outros objetos eletrnicos. Esses devero estar guardados, desligados, dentro das mochilas ou bolsas. Se o espao fsico permitir, todo o material escolar dever ser colocado perto do quadro-negro. Caso isso no seja possvel, ser colocado embaixo da carteira. A prova deve ser feita com caneta esferogrfica azul ou preta. No ser aceito rasura nas questes objetivas. A quadrcula do canto inferior direito para uso do professor e, no interior dela, sero colocados os pontos relativos aos acertos da pgina. No utilize qualquer corretivo e mquina de calcular. No pea material emprestado durante a prova. Ao escrever, observe se sua letra est legvel. Faa a prova com calma, pensando bem antes de responder s questes. Boa Prova!

2. (G1/CFTCE-2004) Na sia das Mones, ocorrem ventos que, durante uma poca do ano, sopram num sentido e, em outra poca, no sentido inverso. Com base nessas informaes, est INCORRETA a afirmativa do item: ( ) esses ventos so produzidos por diferenas de presso atmosfrica entre o oceano ndico e o Sul e o Sudeste da sia. ) as mones chegam s regies asiticas no vero, provocando fortes chuvas e inundaes. ) durante o inverno, as massas de ar continentais midas deslocam-se para o oceano, provocando muita precipitao. ) a maior atuao das massas de ar ocenicas ocorre no vero, trazendo chuvas torrenciais para o continente. ) por causa das mones, as pores Sul e Sudeste da sia so as reas de maior ndice pluviomtrico do globo terrestre.

( (

Nas questes 1, 2, 3, 4 e 5, assinale uma nica resposta. (50) 1. (UNIFESP-2009) Observe o mapa.

3. (UFRS-1997) Entre os equipamentos urbanos, ligados ao consumo, que condicionam a centralizao das atividades econmicas e contribuem para o processo de valorizao das reas centrais das grandes cidades esto os I - postos de sade II - shoppings centers III - cemitrios IV - hipermercados Quais esto corretos? ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Apenas I, II e III Apenas I, II e IV Apenas I e II Apenas II e IV I, II, III e IV

Conflitos polticos, de matriz religiosa, geram contestaes fronteirias entre os pases I e II, que so, respectivamente: ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Paquisto e ndia. China e ndia. Afeganisto e Paquisto. Bangladesh e China. Bangladesh e Afeganisto.

PB DE GEOGRAFIA - 9 Ano / E - Tarde - Ensino Fundamental - 3 Bimestre / 2011

ALUNO(A): _______________________________________ TURMA: ________________


4. (UERJ-2009)

2/3

5. (UFU-2005) A ndia possui aproximadamente 3,3 milhes de Km2. formada por vinte e seis estados e territrios onde habitam mais de um bilho de pessoas, 16,6% da populao mundial. No pas, existem dezesseis lnguas regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituio. A ndia compe-se de quatro regies geogrficas: a Cordilheira do Himalaia, a Plancie Indo-Gangtica, o Planalto do Dec e o deserto de Thar; apresenta, ainda, trs estaes climticas definidas pelas mones: a estao quente, a das mones e a denominada localmente de fresca.

Belezas naturais e boa infraestrutura de transportes e hotelaria so atributos comuns s reas que recebem grandes fluxos anuais de turistas. A leitura do grfico fornece elementos para concluir que outro importante fator comum aos pases que se destacam como destino turstico : ( ( ( ( ) ) ) ) grande territrio e variedade climtica poltica de preservao do patrimnio histrico anulao das aes de grupos polticos terroristas semelhana cultural com o pas de origem dos visitantes
GANERI, Anita. Explorando a ndia. Trad. M. Vilela. So Paulo: tica, 2002. (Suplemento de atividades)

Com base nas informaes apresentadas, marque a alternativa que NO condiz com a complexa realidade indiana. ( ) No contexto econmico atual, a ndia tem se destacado mundialmente pelo seu desenvolvimento em setores de tecnologia avanada (energia nuclear, satlites artificiais) e de informtica, que se desenvolveram em polos industriais como Bombaim, Dlhi e Balgalore. ( ) Tendo superado o problema do crescimento demogrfico e o da expanso populacional das cidades, a ndia tem apresentado um grande desenvolvimento promovido pela estatizao econmica e pela liberalizao comercial. ( ) O pas apresenta graves problemas sociais e culturais, tais como: precrias condies de habitao e saneamento bsico, fome e desnutrio, elevada taxa de desemprego, grande desigualdade na distribuio de renda, alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. ( ) Nos ltimos anos a produo agrcola da ndia aumentou muito, porm ocorreu a substituio de grande parte das culturas alimentares pelas de exportao, ocasionando graves consequncias para a alimentao da populao indiana.

PB DE GEOGRAFIA - 9 Ano / E - Tarde - Ensino Fundamental - 3 Bimestre / 2011

ALUNO(A): _______________________________________ TURMA: ________________


Responda:

3/3

6. (UNICAMP-2004) Apesar de importantes diferenciaes, o crescimento das atividades de turismo, recreao e lazer nas ltimas dcadas tem sido muito intenso em todo o mundo, com indicadores de que esse dinamismo ir continuar e se acentuar ainda mais nos prximos anos. Cada vez mais existe uma relao direta entre o turismo, recreao e lazer e outros setores econmico-sociais, como a agropecuria, a indstria e os servios em escalas diferenciadas.
(Adaptado de Adyr Balastreri Rodrigues, Apresentao, em Adyr Balastreri Rodrigues, Turismo, Modernidade, Globalizao. 2 ed., So Paulo: HUCITEC, 2000, p. 163).

a) Quais as principais razes que explicam um crescente contingente de turistas no mundo? (10) ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ b) O fenmeno do turismo influencia os lugares, s vezes, com pequenas transformaes, outras vezes, redefine sua dinmica de maneira intensa e irreversvel. Aponte duas modificaes espaciais produzidas pelo turismo urbano. (10) ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ c) Indique duas atividades que se ampliam com a dinamizao do turismo urbano. (10) ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 7.

O narcotrfico se expandiu por todo o mundo, promovendo diversos fluxos de circulao das drogas. Considerando a representao feita no mapa, a geografia mundial da produo, distribuio e do consumo das drogas, a) Aponte duas consequncias da intensificao dessas atividades no mundo; (10) ___________________________________________________________________________________ b) Cite dois grandes produtores (pas ou regio) e dois grandes consumidores de drogas no mundo. (10) ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

You might also like