You are on page 1of 28

21/10/2009

MINERALOGIA APLICADA AOS MATERIAIS

DEPSITOS MINERAIS

Profa. Isabel Trannin


isatrannin@feg.unesp.br Guaratinguet - SP 2009

DEPSITOS MINERAIS

Referncias bibliogrficas
Bittencourt, J.S.; Moreschi, J.B. Recursos Minerais. In: Teixeira, W.; Toledo, M. C. M.; Fairchild, T. R.; Taioli, F. (Orgs.). Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. Cap. 21, p.445-470. Xavier, R.P. (trad.). Os recursos fsicos da Terra (S238) - Bloco 3. Parte 1. Depsitos minerais 1: origem e distribuio. Traduo de Brown, G. et al. The Earths physical resources - Block 3. Part 1 - Ore deposits 1: Origin and distribution, Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997

21/10/2009

Introduo
Sem os recursos minerais, a humanidade no teria como subsidiar seu crescente desenvolvimento tecnolgico. A aplicao de tcnicas modernas, por vezes, altamente refinadas, permitiu-lhe descobrir, obter e transformar bens minerais em bens manufaturados que tornaram a vida mais confortvel. Volumes gigantescos de bens minerais so rapidamente extrados de seus depsitos, o que pode levar escassez ou mesmo exausto dos mesmos.

Recursos Minerais e a Civilizao

21/10/2009

Os minerais em nosso dia-a-dia

Os minerais em nosso dia-a-dia


Cermica: Caulim, feldspato, calcrio,
nefelina sienito, pirofilita, slica/quartzo, carbonatos e sulfatos de sdio, talco, wolastonita (clcrio + slica).

Esmalte para cermica: halita

21/10/2009

Os minerais em nosso dia-a-dia


Lmpada

Quartzo, cobre, tungstnio (volframita e mercrio (cinbrio)

a scheelita),

Os minerais em nosso dia-a-dia


Cozinha

Granito, calcrio, quartzo, ao

21/10/2009

Os minerais em nosso dia-a-dia


Caixa dgua
Cimento: Ingrediente bsico: Calcrio Aditivos: bauxita (xidos e hidrxidos de Al), argila, gesso, xido de ferro, pedra pomes, areia quartzosa, vermiculita, amianto (asbesto/crisotila) e micas. Fibrocimento: so constitudas por cimento e fibras de amianto

Os minerais em nosso dia-a-dia


Pasta de dente
A pasta de dente feita de fluorita, barita, calcita, dolomita. E o recipiente da pasta feito de produtos de petrleo.

21/10/2009

Introduo
A demanda de bens minerais por geraes futuras pauta de estudos dos governos, pois as acumulaes econmicas de substncias minerais teis constituem pores muito restritas da crosta terrestre. Alm disso, para a formao de qualquer bem mineral necessrio um perodo de tempo muito grande. A extrao adequada dos recursos minerais uma atitude necessria para garantir o suprimento de insumos minerais imprescindveis ao desenvolvimento sustentvel. Nessa perspectiva, muitos metais so obtidos por tcnicas de reciclagem, a partir de bens manufaturados sucateados, assim como outros, menos abundantes so substitudos por metais mais abundantes.

Tpicos abordados
Sero abordados, de forma ampla, vrios conceitos bsicos relativos aos diferentes tipos de depsitos minerais: 1.Do ponto de vista geolgico: conceitos bsicos, como so gerados e por que se formam os depsitos, diferenciando-os das rochas que os envolvem, caracterizados por um ou mais minerais teis; 2.Do ponto de vista econmico: a importncia como fonte comercial de minerais e materiais rochosos necessrios fabricao de uma srie de produtos industriais, noes de extrao e aplicaes; 3.Recursos naturais finitos: linhas gerais e aes necessrias procura, descoberta e reposio de novos recursos minerais. 4.Panorama sobre a situao mineral brasileira: enfoque de aspectos de reserva, produo e comrcio de suprimentos minerais.

21/10/2009

Conceitos
Mineral
um slido, homogneo, natural, com uma composio qumica definida (mas geralmente no fixa) e um arranjo atmico altamente ordenado. geralmente formado por processos inorgnicos (Klein & Hurlbut, 1999) e so constituintes das rochas .

Quartzo

Feldspato

Conceitos
Gema: mineral ou rocha que por seus atributos de beleza, durabilidade, raridade, utilizada como adorno ou ornamento, ou lapidada e utilizada como jia. As gemas se destacam devido a beleza das suas cores e as suas propriedades pticas especiais.
Seixos de gemas polidos por abraso em tambor cilndrico. O seixo maior tem 40 mm de comprimento: 1- turquesa, 2 - hematita, 3 - crisocola, 4 - olho de tigre, 5 - quartzo, 6 - turmalina, 7 - cornalina, 8 - pirita, 9 - sugilita, 10 - malaquita, 11 quartzo rosa, 12 obsidiana, 13 - rubi, 14 gata muscnea, 15 - jaspe, 16 - ametista, 17 gata azul, 18 lpis-lazli.

21/10/2009

Conceitos
Mineral de minrio ou Minrio
Uma rocha ou mineral do qual podem ser obtidas uma ou mais substncias teis, de valor econmico. um erro conceitual pensar que minrio seja, de alguma forma, fisicamente diferente de todas as outras rochas que constituem a crosta terrestre. Devemos ento enfatizar o fato de que minrio definido em bases econmicas e no com base na geologia, mineralogia ou geoqumica.

Exemplos de minerais de minrio


Ferro Cobre

Hematita

Magnetita

Calcopirita

Chumbo

Alumnio

Galena

Bauxita (rocha)

Calcrio

Diamante

Rochas calcrias

Kimberlito

21/10/2009

Conceitos
Minerais de minrio e ganga
Existem dois tipos fundamentais de material em um depsito mineral: minerais de minrio: que contm as substncias desejadas explorao (valor econmico e; minerais de ganga: que compreende o material sem valor econmico.

Granitos Estanferos

Minerais de Ganga: feldspato, quartzo, mica. Mineral de Minrio: Cassiterita (SnO2)


Minrio de Estanho

Minrios podem fornecer uma nica substncia til (minrios simples) ou vrias (minrios complexos). Grande parte dos minerais de minrio so combinaes de metais com enxofre, oxignio e outros no-metais. Entretanto, alguns metais, como o ouro e a platina, podem ocorrer na forma elementar, ou seja, do elemento nativo, sendo denominados metais nativos.

Minerais de minrio e ganga

Importante
Obs: estes conceitos no so absolutos, uma vez que um mesmo mineral pode passar de uma para outra categoria, conforme o depsito mineral considerado ou pertencer a ambas as categorias em um mesmo minrio. Assim, tanto o feldspato, como quartzo e mica, podem constituir minerais de minrio em muitos pegmatitos.

21/10/2009

Conceitos
Minerais e rochas industriais: mineral ou rocha que, devido as
suas qualidades fsicas e qumicas particulares so consumidos praticamente sem alterao de suas propriedades originais, por terem aplicao direta pela indstria. No Brasil a maior demanda do setor de construo civil. Outros ex: fertilizantes fosfatados (apatita, fosforita), etc.

Conceitos
Recursos e reservas minerais
so substncias naturais inorgnicas depositadas na crosta em quantidade, teor ou, ainda, em qualidade que, uma vez pesquisados, exibam parmetros que indiquem um potencial de aproveitamento econmico. uma mineralizao estimada por pesquisa. Condicionantes geolgicos e de viabilidade tcnica, econmica e ambiental podem tornar o todo, ou uma parcela do recurso mineral, uma Reserva Mineral.

Recursos minerais:

Reserva mineral:

a parte do recurso mineral para a qual a pesquisa demonstra viabilidade tcnica e econmica para a extrao. Essa demonstrao inclui consideraes sobre elementos modificadores, tais como, fatores de lavra e beneficiamento, de economia e mercado, legais, ambientais e sociais, justificando-se a avaliao, envolvendo anlise de lucratividade, em um dado tempo.

10

21/10/2009

Conceitos
A reserva mineral, como parte do recurso mineral apresenta 3 classes: inferida, indicada e medida, que refletem, nessa ordem, o nvel crescente de pesquisa e conhecimento geolgico e tcnico-econmico do depsito.

Fonte: US Geological Survey Bull. 1450 A, 1976.

Conceitos
Reserva Mineral
Inferida: a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades so estimados com base em amostragem limitada e, portanto, com baixo nvel de confiabilidade. A inferncia feita a partir de informaes suficientes (geolgicas ou geoqumicas ou geofsicas, utilizadas em conjunto ou separadamente), admitindo-se, sem comprovao, que haja continuidade e persistncia de teor e/ou qualidades, de modo que se pode sugerir que o depsito tem potencial econmico. Indicada: a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades, contedo mineral, morfologia, continuidade e parmetros fsicos esto estabelecidos, de modo que as estimativas realizadas so confiveis. Envolve pesquisa com amostragem direta em estaes (afloramentos, trincheiras, poos, galerias e furos de sonda), adequadamente espaadas. Medida: a parte do Recurso Mineral para a qual a tonelagem ou volume, o teor e/ou qualidades, contedo mineral, morfologia, continuidade e parmetros fsicos esto estabelecidos com elevado nvel de confiabilidade. As estimativas so suportadas por amostragem direta em retculo denso (afloramentos, trincheiras, poos, galerias e furos de sonda), de modo que se comprove a permanncia das propriedades.

11

21/10/2009

Conceitos
Depsito mineral
Volume rochoso no qual substncias minerais esto concentradas de modo anmalo quando comparadas com sua distribuio mdia na crosta terrestre e, em quantidade suficiente para indicar um potencial econmico. Quanto maior o teor destas substncias, mais valioso ser o depsito, pois somente a partir de um valor mnimo de teor que os depsitos podem ser explorados com lucro (Bittencout e Moreschi, 2008).

~ Jazida mineral:

corpo mineral de onde se extrai substncias teis de forma economicamente vivel (Bittencout e Moreschi, 2008).

O que torna a explorao economicamente vivel? Clarke


As substncias minerais, salvo raras excees, esto presentes em seus depsitos em concentraes (teores) superiores aos teores mdios com que participam na composio qumica da crosta terrestre, ou seja, acima do seu clarke. A razo entre a concentrao (teor) mdia de uma substncia num minrio e seu clarke o chamado fator de concentrao (f.c.).

f.c. = teor mdio da substncia no minrio/clarke


Exemplos de teores: Alumnio clarke (8,2%) e no depsito (22%) Chumbo clarke (0,0014%) e no depsito (3,5%) Estanho clarke (0,00023%) e no depsito (0,4%) Ouro clarke (0,004 ppm) e no depsito (6 ppm)

12

21/10/2009

Teores mdios (clarke) de alguns metais na crosta terrestre e em seus depsitos minerais. 1 ppm = 0,0001%

Fonte: P Laznicka, 1985.

O que torna a explorao economicamente vivel?


Comparao entre fatores de concentrao

f.c. = teor mdio no minrio/clarke


fcAl = 22/8,2 ~ 3 fcFe = 40/5,6 ~ 8 (7,1) fcF = 12/0,0625 ~ 200 (192) fcAu = 6/0,004 ~ 1.500 fcSn = 0,4/0,00023 ~ 2000 (1.739) fcPb = 3,5/0,0014 ~ 2500
Obs: os processos geradores de depsitos de ouro, estanho e chumbo devero ser mais eficientes que os de alumnio ou ferro para concentrar, num dado local da crosta terrestre, quantidades economicamente viveis destes elementos.

13

21/10/2009

Como so formados os depsitos minerais?


O depsito mineral, embora seja um corpo rochoso diferenciado, devido a sua inusitada composio qumica e mineral, tem sua origem relacionada aos processos geolgicos comuns, como: sedimentao, intemperismo, metamorfismo, vulcanismo, plutonismo, etc.

Durante o desenvolvimento destes processos geolgicos podem ocorrer mecanismos ou condies especiais que conduzem concentrao de substncias teis, denominados processos de mineralizao. Assim, os depsitos minerais podem ser classificados conforme a dominncia de um desses processos em: depsitos sedimentares; depsitos intempricos; depsitos metamrficos, depsitos hidrotermais, etc.

Como so formados os depsitos minerais? Elementos essenciais

Fixao da substncia til em poro restrita do ambiente deposio 1. Rocha pr-existente; 2. Sistema geolgico complexo (magma); 3. Pores + profundas da crosta (manto superior); 4. guas retidas dentro de seqncia sedimentar ou vulcanosedimentar.

Ambiente de deposio
gua (superficial ou profunda) acionada por energia trmica ou pela fora gravitacional Varivel em escala e natureza: solo, sistemas de fraturas, plataforma continental

14

21/10/2009

Como so formados os depsitos minerais?

Formao na Superfcie da Crosta - Dinmica externa 1. Suprgenos: intemperismo 2. Sedimentares: sedimentao

Formao no interior da Crosta - Dinmica interna 1. Magmticos: Cristalizao de magmas 2. Hidrotermais: Solues aquosas aquecidas 3. Vulcano-Sedimentares: Atividades vulcnicas de fundo ocenico 4. Metamrficos: Metamorfismo (P e T)

Como so formados os depsitos minerais?


Formao na Superfcie da Crosta - Dinmica externa Exemplos: Ferro, mangans, rochas carbonticas, ouro, fosfato, cassiterita, bauxita, nquel, urnio, caulim e areia.

15

21/10/2009

Como so formados os depsitos minerais?


Formao no interior da Crosta - Dinmica interna Exemplos: Metais raros, fluorita, mica, quartzo, feldspato, sulfetos, pirita, zinco, cobre, chumbo, prata, mercrio e arsnio.

Como encontrar e caracterizar um depsito mineral?


Prospeco Mineral - Pesquisa bibliogrfica - Reconhecimento de campo - Fotografias areas e imagens de satlites - Mapas geolgicos - Sondagens - Levantamento geofsico Estudo de viabilidade econmica - Questes legais - Meio ambiente - Anlise de mercado - Avaliao de riscos

A identificao de um depsito mineral se inicia com o exame do indcio mineral ou ocorrncia mineral (concentraes superficiais usuais de um ou mais minerais teis que so indicativos da localizao de um depsito mineral).

16

21/10/2009

Extrao de minrios Lavra: conjunto de operaes realizadas visando retirada do


minrio a partir do depsito mineral.

Mina: o depsito mineral em lavra, sendo explorado economicamente. Esta designao continua sendo aplicada mesmo que a extrao tenha sido temporariamente suspensa.

Minerao x Garimpo
Minerao: Lavra feita com estudos prvios e realizada com mecanizao e em larga escala. Garimpo: lavra realizada por meio de atividades manuais e sem
qualquer estudo prvio do depsito.

Extrao de minrios Minerao

17

21/10/2009

Extrao de minrios Minerao

Extrao de minrios Garimpo: apesar do uso de mtodos rudimentares, os garimpos podem responder por uma parcela significativa da produo de certos bens minerais, como esmeralda, topzio, minerais litinferos (Li), diamante, ouro e cassiterita.

Processo mecnico para concentrao de minerais pesados por meio de uma batia.

18

21/10/2009

Extrao de minrios Garimpo


O minrio extrado do depsito lavado com gua no sluice (um tipo de calha usada pelos garimpeiros, tambm conhecida como cobra fumando), obtendose um concentrado da substncia til (ouro, cassiterita, diamante) que fica retida nas ripas transversais ao comprimento da calha. Foto: J.S. Bittencourt.

Extrao de minrios Garimpo

Garimpagem do ouro em Serra Pelada (Carajs - PA), na dcada de 1980.

19

21/10/2009

Extrao de minrios As minas podem ser dos tipos: 1. Mina a cu aberto

Extrao de minrios As minas podem ser dos tipos:


2. Mina subterrnea (lavra em subsolo)

20

21/10/2009

Extrao e beneficiamento de minrios


tal como ocorre na natureza, porm desmontado, deslocado por uma operao qualquer de lavra. Na maioria das vezes, no se encontra suficientemente puro ou adequado para que seja submetido aos processos metalrgicos ou para sua utilizao industrial.

Minrio bruto:

Tratamento/beneficiamento: aps a lavra os minrios so submetidos a um conjunto de processos industriais, que separa o mineral de minrio da ganga.

Beneficiamento de minrios Exemplos:


1. Minrio de ferro de alto teor: pode ser tratado por lavagem, seguida por classificao granulomtrica, produzindo, como concentrados, seus diferentes tipos comerciais. 2. Minrios de ouro, metais bsicos, urnio, platina, fosfato, grafita e tantalita: baixos teores e composio mineral particular, exigem mtodos de tratamento mais sofisticados, s vezes de alto custo, tais como qumicos e eltricos, para preparar a substncia til para a utilizao industrial.

21

21/10/2009

Classificao utilitria dos minerais de minrio

Classificao dos Minerais de minrio


Classificao utilitria, fundamentada em suas aplicaes:

Metlicos
Os metais ferrosos distinguem-se dos no-ferrosos por sua utilizao essencial na indstria do ao e na fabricao das demais ferroligas. Os metais no-ferrosos no pertencem ao grupo do ferro, mas apresentam alta demanda e propriedades igualmente importantes: cobre, zinco e chumbo, s vezes denominados de metais bases, juntamente com estanho e alumnio. Para sua utilizao, normalmente necessita ser trabalhado, transformado, na forma de metais ou ligas metlicas.

22

21/10/2009

Classificao dos Minerais de minrio


Classificao utilitria, fundamentada em suas aplicaes: No-metlicos: Como cloreto de sdio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila,
amianto, gua, etc. Podem ser utilizados sem maiores alteraes de suas caractersticas originais, p.e. o amianto, utilizado na fabricao de artefatos de fibrocimento ou talco, constituinte de massa cermica. Outros precisam tambm ser transformados qumica ou fisicamente para a utilizao comercial. Ex: fluorita e enxofre, pois na forma de cido fluordrico e cido sulfrico que estes 2 minerais tm suas maiores aplicaes industriais. Alguns minerais so colocados em mais de uma classe em funo de terem mais de uma utilizao. Ex. cromita metalrgica e cromita refratria ou diamante industrial (fabricao de ferramentas de corte) e diamante como pedra preciosa.

Consumo anual de minerais metlicos e no-metlicos/habitante 3 1

Ano:1998 -

23

21/10/2009

Consumo de metais Ligas metlicas


Como os metais puros atendem a apenas algumas das necessidades da sociedade tecnolgica atual, a maior parte das pesquisas tm sido realizadas em solues slidas de metais (e no-metais), mais conhecidas como ligas. As ligas podem ser formadas por uma mistura preestabelecida, como a do duralumnio (Mg e Al), ou por processos que permitam certos elementos permanecerem em um metal depois da fuso e refino, como o ao carbono (Fe e C).

Resultados:
O duralumnio apresenta resistncia tenso 6 vezes maior que a do alumnio e 3 vezes maior que a do magnsio; o ao carbono utilizado nas cordas do piano tem uma resistncia 12 vezes maior que a do ferro puro. A resistncia corroso de um metal uma propriedade que pode ser melhorada por meio de revestimento. Exemplos bem conhecidos incluem o revestimento do ao por placas de estanho e por zinco (galvanizao).

Consumo de metais Princpio da substituio


A escolha de um metal para um uso particular depender no apenas de suas propriedades, mas o preo tambm deve ser levado em considerao. Exemplo: uso de ferro em motor de automvel - o titnio seria mais leve, mais resistente e menos sujeito corroso, mas tambm seria em torno de 40 vezes mais caro que o Fe. A substituio de um metal por outro depender da diferena do preo dos dois metais e da eficincia com a qual o metal substituinte realizar as funes exigidas: no exemplo acima a substituio claramente vivel. Observao: O ferro um elemento que combina alta abundncia com extrao barata e propriedades metlicas teis. O alumnio mais abundante que o ferro na crosta terrestre e possui propriedades igualmente teis. No entanto, a extrao em seus depsitos muito mais difcil e de custo elevado. A produo anual de Fe cerca de 10 vezes a do alumnio.

24

21/10/2009

Consumo de metais Metais utilizados nas indstrias


Grupo Metais ferrosos ou ferro-ligas Metais no ferrosos Metais preciosos Metais radioativos Metais menores Metais tpicos Ferro, mangans, nquel, crmio, molibdnio, tungstnio, vandio, cobalto Cobre*, chumbo*, zinco*, estanho, alumnio Ouro, prata, grupo da platina Urnio, trio Antimnio, arsnio, berlio, bismuto, cdmio, mercrio, nibio, selnio, tntalo, telrio, titnio, zircnio

* Tambm conhecidos como metais bases

Consumo de metais Metais ferrosos


Cromo: usado em ao inoxidvel Molibdnio, mangans e tungstnio: aumentam a dureza do metal Cobalto: aumenta a propriedade magntica e a resistncia ao calor Nquel: melhora a resistncia mecnica e a propriedade anticorrosiva Vandio: aumenta a resistncia mecnica do metal

25

21/10/2009

Consumo de metais

Metais Preciosos: caracterizados pelo alto preo


Ouro Prata Platina Metal nativo Argentita: Ag2S; e como componente trao na galena e ouro nativo Metal nativo

Metais Radioativos: importantes em razo das propriedades radioativas, justificando a colocao em categoria separada.
Urnio Trio Uraninita (pitchblenda): U3O8 Torianita: ThSiO4

Consumo de metais Metais menores


todos os metais que possuem baixa disponibilidade.

Antimnio Arsnio Berlio Bismuto Cdmio Crio Mercrio Nibio Tntalo Titnio Zircnio

Estibinita: Sb2S3 Arsenopirita: FeAsS; realgar: AsS Berilo: Be3Al2 (SiO3)6 Bismutita: Bi2S3 Substitui o Zn na Esfalerita Monazita: CePO4 Cinbrio: HgS Columbita: FeNb2O6 Tantalita: FeTa2O6 Ilmenita: FeTiO3; rutilo: TiO2 Zirco: ZrSiO4

26

21/10/2009

Consumo de metais Metais menores


Vrios destes, que anteriormente tinham usos metalrgicos limitados, passam a ganhar importncia como os metais da nova tecnologia, como: Ligas de nibio: propriedades de superconduo a ToC muito baixas, Zircnio: indispensvel em reatores nucleares pela resistncia corroso e alta ToC de fuso Titnio: com baixo peso especfico e resistncia mecnica a altas ToC, o que o torna til em avies e veculos espaciais. A slica, o clcio, o sdio e o potssio tm uma enorme importncia como recursos, mas sob a forma de compostos e no como metais.

Um metal pode ser extrado de muitos minerais de minrio


Ex. O cobre pode ocorrer como:
1. metal nativo (Cu), 2. xido (cuprita: Cu2O), 3. sulfetos (calcopirita: CuFeS2; bornita: Cu5FeS4; covelita: CuS e calcocita: Cu2S), 4. carbonatos (malaquita Cu2CO3(OH)2 e azurita: Cu3(CO3)2(OH)2); 5. Silicato (crisocola silicato de Cu). 6. sais. Particularmente, em reas desrticas, tais como o deserto de Atacama no Chile, o cobre tambm forma sais, como a atacamita (CuCl2(OH)6), que se dissolveria em climas mais midos.

27

21/10/2009

Minerais de Minrio
Formam-se por meio de uma variedade de processos relacionados ao ciclo das rochas e podem ocorrer associados a rochas gneas, metamrficas e sedimentares. Minerais de minrio primrios: associados ao perodo original de formao do depsito mineral Minerais de minrio secundrios: quando expostos superfcie da crosta terrestre, ou mesmo prximos a ela, os depsitos minerais tornam-se sujeitos ao intemperismo fsico e qumico como qualquer outra rocha e novos minerais de minrio podem ser precipitados, originando os minerais de minrio secundrios

Minerais de minrio: primrios e secundrios


(a) (b)

(c)

(1%)

Aps enriquecimento secundrio ocorre aumento da concentrao de Cu em profundidade


(3%)

Seo geolgica: distribuio de minerais de minrio primrios e secundrios em um depsito mineral (a) antes e (b) depois do enriquecimento secundrio. (c) mudana resultante da distribuio do metal no depsito.

28

You might also like