You are on page 1of 131

CURSO BASICO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA

INTRODUO
Empilhadeiras so mquinas de uso industrial, para tanto tem-se que seguir uma srie de normas especificas para que tenha uma operao segura livre de acidentes com danos trabalhadores e prejuzos materiais. Quanto melhor o treinamento ministrado para o operador, menor as chances de se ter um acidente. Para tanto este manual trs dicas especficas para treinamento de Operador de Empilhadeira.

NORMA REGULAMENTADORA 11 Portaria 3.214 de 08/06/1978 Transporte, movimentao e manuseio de materiais

NORMA REGULAMENTADORA 11

11.1 - Normas de segurana para operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras. 11.1.3 - Os equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, transportadores de diferentes tipos, sero calculados e construdos de maneira que ofeream as necessidades garantidas de resistncia e segurana, e conservados em perfeitas condies de trabalho.

NORMA REGULAMENTADORA 11

11.1.3.2 - Em todo equipamento ser indicado, em lugar visvel, a carga mxima de trabalho permitida. 11.1.3.3 Para os equipamentos destinados a movimentao do pessoal sero exigidas condies especiais de segurana. 11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com fora motriz prpria, o operador dever receber um treinamento especfico, dado pela empresa que o habilitar nesta funo.

NORMA REGULAMENTADORA 11 11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado devero ser habilitados e s podero dirigir se durante o horrio de trabalho portarem um carto de identificao, com o nome e fotografia, em lugar visvel.

11.1.6.1 O carto ter validade de 01 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidao, o empregado dever passar por exame de sade completo, por conta do empregador. 11.1.7 Os equipamentos de transporte motorizados devero possuir sinal de advertncia sonora (buzina).

NORMA REGULAMENTADORA 11 11.1.9 Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emisso de gases txicos, por mquinas transportadoras, dever ser controlada para evitar concentraes, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissveis.

11.1.10 Em locais fechados e sem ventilao, proibido a utilizao de mquinas transportadoras, movidas a motores de combusto interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

VECULOS INDUSTRIAIS Veculos industriais dentro do sentido destas orientaes so todos os meios de transporte montados em rodas e movidos a fora com a exceo de carros de trilhos que de acordo com seu desenho e construo so usados para transportar, puxar, erguer, empilhar ou colocar em pratilheiras todo tipo de carga, e que so controlados por um assistente ou dirigidos por um motorista que senta ou fica de p num assento de motorista provido especialmente para este fim, que pode ser elevado ou fixo no chassis.

VECULOS INDUSTRIAIS

Equipamentos adicionais
Equipamentos adicionais so dispositivos montados na porta-forquilhas ou no recebedor de carga de um veculo industrial. Servem para mover ou manusear a carga e para aumentar a rea de utilizao do veculo industrial.

A EMPILHADEIRA
A empilhadeira um veculo automotor utilizado para movimentar e transportar cargas. Dotada de garfos e outros dispositivos de sustentao de carga, a empilhadeira projetada de forma a permitir a movimentao e o deslocamento de cargas tanto no sentido vertical como no horizontal. utilizada para empilhamento, desempilhamento e transporte de cargas.

CLASSIFICAO DAS EMPILHADEIRAS


As empilhadeiras podem ser classificadas de duas maneiras: quanto ao abastecimento e quanto s caractersticas. a) Classificao quanto ao abastecimento Neste caso temos os seguintes tipos: A gasolina a empilhadeira que mais polui o ambiente; A diesel apresenta menos poluio que a anterior; A gs polui menos que as duas anteriores, por ser mais perfeita a queima de combustvel; A eletricidade no apresenta poluio por no haver combusto. Por essa razo mais usada nas empresas alimentcias, farmacuticas e em espaos confinados.

CLASSIFICAO DAS EMPILHADEIRAS b) Classificao quanto s caractersticas: Mecnica Normal possui cmbio com conversor de torque; Mecnica Normal com Acoplamento Fludo evita o desgaste prematuro da embreagem; Hidrulica Normal possui cmbio hidramtico, tendo a alavanca somente duas posies de sentido frente e r, com uma, duas ou mais velocidades de marcha.

OPERADOR

OPERADOR
Operador no contexto destas orientaes, qualquer pessoa fsica ou jurdica que utiliza um veculo industrial propriamente ou sob cuja autorizao tal veculo usado. Em casos especiais, ex. arrendamento ou aluguel de veculos industriais, o operador a pessoa que tem responsabilidade, de acordo com os contratos existentes entre o proprietrio e o locatrio do veculo, de observar as obrigaes operacionais especificadas nas orientaes.

DIREITOS, DEVERES E REGRAS DE CONDUTO PARA OPERADORES

Os operadores de veculos industriais devem ser avisados dos seus direitos e deveres, e instrudos na operao de veculos industriais. Devem ser cedidos ao motorista os equipamentos necessrios como: sapatos/botas de segurana e capacete de proteo.

CONDUTA DO OPERADOR Quando se dirige no local de trabalho, o operador deve se comportar exatamente como na estrada pblica. A velocidade deve ser adaptada s condies do local de trfego. Ele deve andar lentamente: nas curvas, quando chegando ou dentro de corredores estreitos, quando passando por portas de vai-vem, nas curvas cegas e em superfcies desparelhas. O operador deve manter sempre uma distncia suficiente do veculo na frente que possibilita frear com segurana e deve manter o veculo sempre sob controle. Deve-se evitar a parada brusca, manobras bruscas de virar e dar r, e ultrapassagem em locais perigosos e curvas cegas.

CONDUTA DO OPERADOR Veculos industriais com assento ou posio para operador no devem ser postos em movimento de fora do veculo (com a exceo de veculos de direo com alavanca que podem ser usados alternativamente como veculos industriais com assistente). Enquanto o veculo industrial estiver em movimento, proibido: deixar braos e pernas estendidos para fora do veculo; permitir que o corpo se estende alm do limite externo do veculo; deslocar-se de um veculo para outro ou para estruturas fixas.

AUTORIZAO PARA DIRIGIR Os veculos industriais devem ser dirigidos somente por pessoas apropriadas com idade mnima de 18 anos que foram treinadas para dirigir o veculo, que demonstraram para o gerente ou seu agente suas habilidades para dirigirem e manusearem cargas, e que foram expressamente autorizadas pela empresa a dirigir.

PROIBIO DE USO POR PESSOAS NO AUTORIZADAS


O operador tem responsabilidade pelo veculo industrial durante o horrio de servio. Deve proibir o uso ou operao do veculo industrial por pessoas no autorizados. Tambm ele deve proibir a subida de pessoa no autorizada no veculo, forquilhas ou equipamentos adicionais no caso de veculo no projetado e equipados para passageiros. O nmero de pessoas permitidas no deve ser ultrapassado.

REGULAMENTOS SOBRE OPERAES COM VECULOS INDUSTRIAIS A fim de assegurar o uso de veculos industriais com segurana, o veculo e a rea de servio devem estar em estado satisfatrio. A princpio, um veculo industrial deve ser utilizado de tal maneira que no apresente ameaa ou perigo s pessoas.

REGULAMENTOS SOBRE OPERAES COM VECULOS INDUSTRIAIS Os veculos industriais podem ser utilizados somente para fins apropriados. No devem ser usados para rebocar carros de trilhos. No podem ser usados para empurrar ou manobrar carros de qualquer natureza. Esta proibio no abrange veculos industriais especialmente fabricados ou equipados para este fim.

DIRIGINDO NA ESTRADA PBLICA Veculos industriais usados para dirigir nas estradas pblicas devem cumprir as regulamentos especiais do pas em que so usados, e se obter autorizao das autoridades apropriadas.

REGULAMENTOS SOBRE ESTRADAS, PISTAS E A REA DE SERVIO Somente as estradas e pistas autorizadas para trnsito pelo operador ou seu agente podem ser usados pelo veculo. Portanto o operador e seu agente devem assegurar que terceiros no autorizados no entrem na rea de servio. Cargas devem ser armazenadas somente nos locais providos para este fim.

ESTADO DAS ESTRADAS E PISTAS


As superfcies de estradas e pistas devem ser estveis e na medida que for possvel livres de qualquer irregularidade. Portanto canais de esgotos, encruzilhadas etc. devem ser nivelados e se for necessrio, providos de rampas para deixar a passagem a mais suave possvel. Todas as estradas e pistas devem ter visibilidade boa e ficar livres de obstculos o obstrues. No se deve estacionar nas estradas e pistas. O piso da rea de servio onde se empilha as unidades de carga deve ser plano, horizontal e firme. A existncia de reas danificadas, obstculos, falhas e defeitos que atrapalham o trnsito dever ser comunicada pessoa responsvel e o concerto efetuado imediatamente.

DIMENSES DE ESTRADAS E PISTAS Cabe ao motorista verificar que haja nas proximidades do veculo uma margem de segurana vertical de pelo menos 2.0m entre o lado mais alto do equipamento ou carga e a estrutura do prdio, lmpadas, canos, etc. se por exemplo uma viga se proteja dentro altura de elevao, o veculo pode ser operado nesta rea somente a velocidade baixssima e com muito cuidado.

CONDIES AMBIENTAIS

Veculos industriais pretendidos para uso sob condies especiais de temperatura, de clima e outras (ex. cmaras frias, locais com perigo de exploso ou de excesso de rudos) devem ser equipados especialmente para estes fins e autorizados conforme a necessidade.

OPERAO PROTEO DA POSIO DO MOTORISTA Onde h carga empilhada que poderiam cair em cima do motorista, a posio do motorista deve ser protegida por um dispositivo adicional especial de segurana (teto protetor de motorista). No carregamento de cargas pequenas, deve ser instalado uma grade de segurana para evitar que as cargas caiam por cima do motorista.

OPERAO Corredor Um corredor a pista entre pratilheiras criada exclusivamente para o fim de servir as pratilheiras por veculos industriais dentro de um sistema de armazenamento. No prprio para trnsito de passagem, veculos ou pessoas. A largura do corredor determinada pela largura mxima do veculo industrial utilizado ou unidade usada, mais uma margem de segurana funcionalmente de no menos que 1.0m total.

OPERAO
Servio de pratilheiras. Servio de pratilheiras no contexto dessas orientaes significa o carregamento e descarregamento de unidades de carga bem como cargas parciais em corredores.

OPERAO
Sinalizao de pistas. Sinalizao de pistas tem finalidade de orientar veculos industriais de movimento independente atravs de pistas determinadas pelo sistema dentro de um sistema de armazenamento.

OPERAO DANOS, FALHAS E DEFEITOS A existncia de danos ou outra falha ou defeito em veculos industriais ou equipamentos adicionais dever ser comunicada imediatamente ao supervisor. Veculos industriais e equipamentos adicionais que no esto em condies seguras e confiveis para dirigir no devem ser usados at completar o servio de manuteno necessrio. Dispositivos e interruptores de segurana no devem ser removidos ou inativos. Valores fixos pr-determinados no devem ser alterados.

OPERAO REA DE PERIGO Nenhuma pessoa deve permanecer dentro da rea de perigo de um veculo industrial. Pela rea de perigo se entende aquela rea em que as pessoas ficam ameaadas pelos movimentos do veculo industrial, seus dispositivos funcionais, recebedor de carga (ex. equipamentos adicionais), ou carga sendo transportada.

OPERAO AJUSTE DE UNIDADE DE CARGA A fim de garantir que a carga seja seguramente assentada, o operador deve verificar que a distncia entre as forquilhas esteja corretamente e que passem o mais longe possvel por baixo da carga. A carga no deve projetar substancialmente alm das extremidades das forquilhas ( ex. no mais que 50mm). O operador deve verificar que a carga seja seguramente assentada. Somente cargas bem assentadas podem ser transportadas.

OPERAO DEIXANDO O VECULO INDUSTRIAL SEM OPERADOR Quando se deixa um veculo industrial sem operador, deve-se desligar a fora, freio de estacionamento dever ser acionado, o recebedor de carga dever ser completamente baixado, e todas as alavancas de operaes devero estarem em ponto morto.

OPERAO DEIXANDO O VECULO INDUSTRIAL SEM OPERADOR No se deve estacionar veculos industriais em declives. Se for necessrio, o veculo deve ser imobilizado, por exemplo por meio de calos. A chave de ignio deve ser retirada. Sem instrues especficas, o motorista no deve entregar a chave de ignio a outra pessoa.

OPERAO TRANSPORTE DE VECULOS INDUSTRIAIS Para transportar veculos industriais devem ser observadas as instrues especificadas pelo fabricante nas instrues operacionais. Para erguer veculos industriais ou equipamentos adicionais associados, os cabos de elevao devem ser fixados nos pontos identificados pelo fabricante.

OPERAO VERIFICAES ANTES DE INICIAR O SERVIO Antes de comear o trabalho com um veculo industrial o operador deve verificar que o veculo esteja em boas condies de trabalho.

OPERAO INSPEO INICIAL Observar no mnimo. -Sistema de ignio; -Nvel de leo hidrulico adequado; -Luzes e sinais (buzina) de segurana esto funcionando; -Freios de mo e de curso operam normalmente; -Direo no apresenta folgas; -Cmbio em condies adequadas; -Nvel de gua da bateria; -Torre operando normalmente; -Ausncia de sinais de vazamento; -Pneus em bom estado; -Ausncia de sinais de avarias; -Hormetro

OPERAO ESTABILIDADE
A estabilidade dos veculos industriais deve ser verificada de acordo com as normas vigentes. Estes testes abrangem somente as foras dinmicas e estticas de inclinao que podem surgir dentro das condies operacionais especificadas nos regulamentos e em uso prprio e correto. O perigo de exercer o momento de inclinao por uso imprprio e incorreto no pode ser excludo por tais condies rigorosas de estabilidade. Nenhuma alterao que aumenta a capacidade de carga e/ou influi negativamente na estabilidade pode ser efetuada sem a aprovao do fabricante.

OPERAO CAPACIDADE DE CARGA


A capacidade de carga especificada para o veculo industrial, que determinada pelo centro de gravidade da carga e a altura da elevao, no pode ser ultrapassada. A informao apresentada na placa de referncia no veculo deve ser observada. proibido colocar pesos adicionais ou permitir que pessoas subam no veculo a fim de aumentar a capacidade de carga.

OPERAO PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO Gangorra ou Ponto de Apoio


constituda segundo o princpio de vai-e-vem, como uma gangorra, onde a carga colocada nos garfos compensado pelo contrapeso situado na parte traseira da empilhadeira, quando carregada est contrabalana buscando a estabilidade. A capacidade de elevao de uma empilhadeira afetada pelo peso da carga e distncia do centro de gravidade da carga, ou seja centro da carga.
CENTRO DE ROTAO EST NO CENTRO DAS RODAS DIANTEIRAS

OPERAO PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO Tringulo de Estabilidade


rea formada pelos trs pontos de suspenso da mquina. Caso o ponto de equilbrio se desloque para fora da rea do tringulo, o veculo capotar naquele sentido. Quanto mais rpida e brusca a virada, tanto mais forte ser o efeito da transferncia de peso. Gangorra ou Ponto de Apoio

CENTRO DE EQUILBRIO

VIRADA ESQUERDA

VIRADA DIREITA

EM REPOUSO

ARRANCANDO PARADO

OPERAO EMPILHAMENTO
Aproxime-se da pilha com a carga abaixada e inclinada para trs; Reduzir a velocidade e parar na frente da pilha, brecar e diminuir a inclinao para trs at um ponto suficiente para manter a estabilidade da carga;

OPERAO EMPILHAMENTO
Elevar a carga at a altura desejada para o empilhamento;

OPERAO EMPILHAMENTO
Quando a carga estiver longe do alto da pilha, dirigir para frente, se necessrio, para aproximar o veculo da pilha, e brecar novamente. Avanar a carga, tomando cuidado para no deslocar cargas das pilhas adjacentes;

OPERAO EMPILHAMENTO
Quando a carga estiver sobre a pilha, colocar o mastro na posio vertical e baix-la;

OPERAO EMPILHAMENTO

Quando a carga estiver empilhada com segurana, baixar os garfos at solta-los do pallet e recolhe-los. Nessa posio, a inclinao para frente pode ser util; Observao: Se os garfos no estiverem afastados totalmente da pilha, o veculo deve ser movimentado um pouco para trs;

OPERAO EMPILHAMENTO

Quando os garfos estiverem longe da pilha, brecar novamente se o veculo foi movimentado e inclinar o mastro para trs e baixa-lo at pouco acima do cho, antes de ir embora;

OPERAO DESEMPILHAMENTO Parar na frente da pilha e brecar. Colocar o mastro na posio vertical. Se necessrio ajustar a abertura dos garfos a largura da carga e assegurar-se de que o peso da carga est dentro da capacidade do veculo;

OPERAO DESEMPILHAMENTO
Elevar os garfos at uma posio que permita a entrada do pallet;

OPERAO DESEMPILHAMENTO
Se necessrio, dirigir para frente para aproximar o veculo da pilha, e brecar novamente. Avanar o mastro para a frente, sob a carga;

OPERAO DESEMPILHAMENTO
Levantar a carga at ela se afastar da pilha e inclinar cuidadosamente para trs, o suficiente para estabilizar a carga;

OPERAO DESEMPILHAMENTO
Quando a carga estiver longe do alto da pilha, recolher o mastro. Quando necessrio, movimentar o veculo ligeiramente para trs, afastando-o da pilha, certificando-se de que o caminho est livre e tomando cuidado para no deslocar cargas das pilhas adjacentes:

OPERAO DESEMPILHAMENTO
Baixar a carga cuidadosamente e uniformemente at a posio correta de percurso, inclinar para trs totalmente antes de ir embora.

OPERAO MOVIMENTANDO-SE COM UMA CARGA Assim que voc pegar uma carga, voc ter que moviment-la para algum lugar; assim, siga estas dicas de direo segura:

OPERAO MOVIMENTANDO-SE COM UMA CARGA Sempre dirija com carga ligeiramente inclinada para trs para aumentar a estabilidade.

OPERAO MOVIMENTANDO-SE COM UMA CARGA

Movimente-se com a carga na altura apropriada. Uma altura estvel com folga de 10 a 15 cm nas pontas e 5 cm nos taces em geral suficiente para passar acima das irregularidade do piso e evitar restos de materiais.

OPERAO MOVIMENTANDO-SE COM UMA CARGA Se voc no puder enxergar por cima da carga, dirija em marcha a r. Nunca tente enxergar pelos lados da carga.

OPERAO TRANSPORTE DE ESTRADO


Como regra gera, as unidades de carga ( ex.estrados) devem ser transportadas individualmente. O transporte de vrias unidades de carga ao mesmo tempo permissvel somente: Sob instrues do supervisor; Cumprindo as exigncias tcnicas.

OPERAO UTILIZANDO MONTA-CARGA O operador junto com seu veculo industrial, pode usar somente os monta-carga de capacidade de peso suficiente e apropriados para carregar veculos industriais tambm aprovados pelo operador. Estes pontos devem ser verificados antes de entrar no elevador com um veculo industrial.

PERIGO MONTA-CARGA PESO MXIMO 5.000 KG

OPERAO UTILIZANDO MONTA-CARGA Dentro do monta-carga o veculo deve ser segurado firmemente para que nenhuma parte possa fazer contato com a parede do fundo do elevador. Os veculos industriais com assistente somente devero ser guiados para dentro do elevador com o recebedor de carga entrando na frente. Os passageiros devero entrar no elevador somente aps o veiculo e devero sair antes do mesmo.

PERIGO MONTA-CARGA PESO MXIMO 5.000 KG

OPERAO CHEGANDO EM RAMPAS DE CARREGAMENTO Antes de chegar numa rampa de carregamento o operador deve verificar que a mesma seja instalada e fixada corretamente, que possua uma capacidade de carga adequada. O operador deve dirigir lentamente e com cuidado na rampa.

OPERAO CASOS ESPECIAIS Deve-se obter a autorizao da pessoa responsvel para qualquer uso que no se enquadra no uso normal de veculos industriais e quando o operador fica na duvida sobre o xito de tal uso de uma maneira correta e segura. Em casos de dificuldade especial tais como o uso simultneo de dois veculos industriais para transportar cargas pesadas ou volumosas, o supervisor mesmo deve estar presente no local de trabalho e assumir a responsabilidade e controle deste transporte.

OPERAO VISIBILIDADE NA DIREO O operador deve olhar na direo de movimento e deve ter sempre uma vista adequada sobre a rea de trabalho. Especialmente quando dirigindo de r, ele deve ter certeza que o caminho esteja livre e sem obstruo. No caso de transportar cargas que reduzem a visibilidade, ele deve dirigir o veculo com a carga atrs. Se assim no for possvel, uma outra pessoa deve caminhar na frente do veculo como guia. Nestas condies, o veculo deve andar a velocidade baixssima e com cuidado especial.

OPERAO DIRIGINDO EM RAMPAS


Nas rampas, a carga deve ser transportada sempre voltada para o lado mais alto da rampa. Um veculo industrial pode ser usado somente em rampas aprovadas para tal tipo de veculo e que podem ser transitadas com segurana de acordo com as especificaes tcnicas do veculo. O operador deve verificar que as rodas possam se agarrar na superfcie e que a ltima esteja limpa. No permitido fazer a volta ou estacionar nas rampas. O operador deve reduzir a velocidade nas rampas.

OPERAO DECLIVES DE INCLINAES Declives de inclinaes transitados por veculos industriais devero ter uma superfcie suficientemente spera e como regra geral no podem exercer 8%. Nas extremidades superior e inferior deveria haver uma transio suave de inclinao para evitar que a carga se encoste no cho ou que o chassis se danifique.

COMO DIRIGIR COM SEGURANA Nunca levante uma carga enquanto voc estiver em movimento. Sempre espere at que voc esteja na rea de carga, completamente parado, para ento levantar o mastro.

COMO DIRIGIR COM SEGURANA Certifique se a carga superior esteja bem apoiada e alinhada na pilha. Se voc estiver um pouco inclinado, a pilha toda pode tombar.

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Somente transporte cargas que os garfos suportem o peso;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Dirija a uma velocidade compatvel com as condies existentes. Diminua a marcha em superfcies molhadas ou escorregadias;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

No utilize pallets com defeitos ou danificados, muito menos armazene pallets com partes soltas;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Se algum momento a empilhadeira estiver falhando ou se houver motivo para considera-la insegura pare imediatamente e procure fazer a manuteno;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

No passe por cima de objetos deixados no cho. Pare a empilhadeira retire os objetos e avise o superior;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Os garfos devem ser sempre bem colocados sob a carga, de preferncia no comprimento total deles. Ao andar, a parte de trs da carga deve estar firmemente localizada contra o guarda cargas e o mastro inclinado para trs;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Certifique-se de que h espao suficiente para levantar e manobrar a carga;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA


Verifique se a carga est segura, especialmente no caso das soltas; Faa um teste na carga, erguendo-a um pouco, se ela inclinar para o lado, abaixe-a e mude a posio dos garfos para melhor balanceamento; Erga os garfos lentamente para que a carga se mantenha estvel e use apenas um deles;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA No levante cargas instveis devem ser cuidadosamente arrumadas antes de levantar, ou bem fixadas, depois que estiverem no alto em movimento, ser tarde demais! Assegure-se que a carga est centralizada antes de levanta-la uma carga instvel perigosa!

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Para se manter as cargas bem firmes nos garfos, o comprimento dos mesmos deve ser de pelo menos 75% (3/4) da profundidade da carga;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

No arraste a carga sobre o piso, muito menos a empurre;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Verifique o peso da carga. Se no estiver identificado, pergunte ao supervisor ou a quem possa informar;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Nunca tente movimentar cargas em excesso ou acrescentar mais contra-peso empilhadeira;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Tome cuidado ao brecar pois a empilhadeira carregada pode tombar ou projetar a carga;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

No faa curvas em alta velocidade, a empilhadeira no tem suspenso, e pode capotar;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA No obstrua passagens de pessoas ou equipamentos de combate incndio;

HIDRANTE

HIDRANTE

COMO DIRIGIR COM SEGURANA No arranque de forma brusca ou pare nesta condio; Quando no mais houver trabalho com a empilhadeira, a mesma deve ser estacionada e ter sua chave desligada e retirada, freios acionados e controles em ponto neutro, a fim de que no seja operada por pessoas no autorizadas;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA


No passe a carga por cima de pessoas e no permita que as pessoas passem sob os garfos ou permaneam nas proximidades; Tenha especial cuidado ao levantar ou posicionar a carga muito prximo empilhamentos, a fim de evitar batidas e tombamentos;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA


Antes de usar seu veculo industrial, o operador deve verificar que no haja pessoas na rea de perigo e deve manter pessoas no autorizadas afastadas desta rea; especialmente, proibido permanecer nas proximidades das partes mveis. Onde existe perigo para pessoas, deve ser dado aviso com boa antecedncia. O operador deve parar o trabalho com veculo imediatamente e tomar providncias para evitar o uso no autorizado, caso as pessoas no se afastem da rea de perigo aps serem avisadas .

COMO DIRIGIR COM SEGURANA Tambm inclui a rea em que poderia cair uma carga ou um dispositivo funcional. Portanto proibido caminhar ou permanecer em baixo das forquilhas elevadas ou equipamentos adicionais, tanto com o veculo carregado como descarregado.

COMO DIRIGIR COM SEGURANA Somente pessoas autorizadas podero entrar em reas de armazenamento. Dever ser evitado perigo potencial tomando as medidas apropriadas, ex. placa, marcao de limites, barreiras.
PERIGO CIRCULAO DE EMPILHADEIRAS PROIBIDO PARA PEDESTRES

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Jamais permita passageiros nos garfos ou em qualquer outra parte da empilhadeira, ela s tem um acento, e o do operador; Mantenha os garfos abaixados e o freio de estacionamento acionado;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Excepcionalmente, os veculos podero ser usados para elevar pessoas para reparo ou fazer inventrio. Nunca leve ningum sem uso de uma plataforma fixada adequadamente aos garfos e ao guarda cargas;

COMO DIRIGIR COM SEGURANA

Obedea a todos os sinais e demarcaes, dirija devagar e acione a buzina quando necessrio; Esteja alerta enquanto opera a sua empilhadeira;

CUIDADOS No coloque ningum em risco; No v em direo de algum que esteja trabalhando perto de uma parede ou outro objeto fixo, pode no haver nenhuma maneira da pessoa escapar;

CUIDADOS No ande com os garfos elevados; No dirija com as mos molhadas ou oleosas; Os calados devem estar desprovidos de graxas e gorduras; No se esquea, mantenha as mos no volante; Se no houver viso pare;

CUIDADOS Mantenha-se totalmente dentro da empilhadeira; Nunca coloque os braos, as mos, as pernas ou a cabea entre as vigas do mastro ou fora dos limites da cabine da empilhadeira, talvez voc fique sem eles;

CAPOTAMENTO A empilhadeira pode capotar se for operada de uma maneira inadequada:

No salte;

CAPOTAMENTO Incline-se contrrio; ao

CAPOTAMENTO Segure firmemente ao volante de direo;

CAPOTAMENTO Firme os ps;

IMPORTANTE Prtica e concentrao no seu trabalho so as chaves para tornar-se um operador bem sucedido. Lembre-se que voc coloca em risco, voc mesmo e os seus colegas quando voc no consegue os procedimentos de operao segura. Um operador profissional de empilhadeira deve ter certeza de que o equipamento est em boas condies e que ir praticar as tcnicas de operao segura.

REAS DE PERIGO reas de perigo devem ser identificadas por placas sinalizao convencionais e ser for necessrio por placas de aviso adicionais. Avisos de obstculos ou obstrues devem ser visveis com bastante antecedncia e devem identificar o perigo claramente. A altura da pista deve ser dimensionada de acordo com a altura do veculo industrial, com um mnimo de 2500mm, e deve ser indicada visivelmente.

PERIGO

PISO COM SALINCIA

AMBIENTES PERIGOSOS Veculos industriais usados por exemplo em ambientes com riscos de exploso ou de incndio devem ser especialmente equipados para este fim. Tais locais de perigo devem ser identificados pela colocao de placas de aviso.

PERIGO

REA DE INFLAMVEIS

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Fora eltrica por bateria Deve-se observar os requisitos legais apropriados quanto instalao e operao de estaes de carregamento de bateria. As seguintes regras de segurana devem ser observadas: Pessoal de manuteno O carregamento, manuteno e troca de baterias podero ser efetuados somente por pessoas especialmente treinadas, de acordo com as instrues dos fabricantes das baterias, do equipamento de carregamento e dos veculos. Deve-se observar os regulamentos sobre o manuseio.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Medidas contra incndio Os funcionrios no devem fumar ou usar qualquer tipo de chama na hora de manusear baterias. Substncias combustveis e qualquer dispositivo ou equipamento que produz fascas devem ser mantidos a uma distncia de pelo menos 2m de qualquer veculo sendo carregado e do equipamento de carregamento. A rea de trabalho deve ser bem ventilada e equipada com meios de combater incndio. Estacionamento com segurana Para fazer qualquer servio de bateria, o veculo deve ser estacionado seguramente. O veculo pode ser ativado e usado somente aps colocar todas as tampas e conexes em estado operacional normal.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Troca de bateria A fim de evitar curto circuito, as baterias com terminais ou conectores expostos devem ser cobertas com uma esteira de borracha. No caso de usar guindaste para trocar a bateria, os cabos de carga devem exercer uma fora vertical para no apertar a carcaa da bateria. Os ganchos devem ser engatados de tal maneira que no possam cair em cima das clulas da bateria quando os cabos de carga ficarem frouxos. No caso de trocar a bateria utilizando um carro de transporte de bateria., deve-se prevenir-se contra movimento inesperados do veculo e do carro de transporte durante a operao de troca.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Pesos e dimenses de bateria O peso e dimenses da bateria influem na estabilidade do veculo. A bateria pode ser trocada somente por outra do mesmo tipo. No deve remover pesos adicionais ou mudar sua posio. Fixao da bateria A bateria deve ser fixada seguramente no veculo a fim de evitar danos causados por movimentos inesperados. Aps cada troca de bateria, deve-se verificar os meios de fixao e regula-los se for necessrio.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Danos aos cabos de bateria Quando se instala e retira a bateria, deve-se tomar cuidado para no danificar os cabos da bateria. Antes do carregamento, os cabos da bateria e do carregador de bateria devem ser inspecionados por danos e se for necessrio trocado. Manuteno da bateria As tampas das celas da bateria devem ser mantidas secas e limpas. Acido que derrama deve ser neutralizado imediatamente. As braadeiras e conectores dos cabos devem ser limpos, levemente engraxados e apertados firmemente no seu lugar.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Carregamento da bateria Deve-se desligar o pino de tomada somente com o veculo e equipamento de carregamento desligados. Durante o perodo de carregamento, deve-se expor as celas da bateria para permitir ventilao suficiente. Nenhum objeto metlico deve ser colocado em cima da bateria. Veculo movido a motor de combusto interna Antes de ligar o motor de combusto interna, deve-se verificar que o freio de estacionamento esteja acionado e que o indicador de direo de movimento esteja em ponto morto.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Utilizao em locais fechados Deve-se verificar que exista ventilao suficiente para utilizao em locais fechados. A regulagem de motor deve ser verificada regularmente. No permitido o uso de gs propelente em reas subterrneas. Em casos excepcionais e sob condies especiais pode ser dada autorizao oficial.

REGULAMENTOS ABRANGENDO DIVERSOS TIPOS DE SISTEMA DE FORA Abastecimento de combustvel Deve-se observar as estipulaes legais e locais atuais e armazenamento e manuseio de combustvel, levando em considerao o aumento no perigo de acidentes. Medidas para evitar incndio proibido fumar e no se deve usar chamas de qualquer tipo durante o abastecimento de combustvel e a verificao do tanque de combustvel.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Manuteno e inspeo A manuteno e inspeo devem ser feitas nos intervalos especficos de acordo com as instrues do fabricante. Peas de reposio e equipamentos operacionais devem ser usados de acordo com as instrues do fabricante. Pessoal de manuteno Somente pessoas qualificadas e autorizadas podem fazer servios de manuteno em veculos industriais.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Medidas especiais e diversas Medidas a serem adotadas durante o servio de manuteno Todas as medidas de segurana necessrias devem ser adotadas durante o servio de manuteno a fim de evitar acidentes. Deve ser prevenido qualquer movimento inesperado do veculo industrial (ex. retirando o pino de tomada no caso de monta-cargas eltricos). Para executar trabalhos em baixo do recebedor de carga elevado, deve-se tomar medidas para que este no possa descer.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Levantamento com cabos ou com macaco Para levantar veculos industriais adicionais, os cabos de carga podem ser fixados somente nos pontos prprios para este fim. Para levantar com um macaco, deve-se usar meios apropriados (calos, blocos de madeira) para evitar o deslizamento ou tombamento do veculo ou equipamento.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Servios de limpeza No se deve usar lquidos combustveis para o servio de limpeza. Deve-se tomar medidas de segurana contra formao de fascas causadas por curto circuito (ex. desligando a bateria). Para limpar veculos industriais com equipamentos de gua quente, deve-se cobrir todas as peas que possam ser danificadas ou afetadas (especialmente peas eltricas). Componentes eltricos e eletrnicos devem ser limpos com um jato suave de ar comprimido e escovas nometlicas.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Trabalho no equipamento eltrico Trabalho no equipamento eltrico de veculos industriais pode ser efetuado somente quando o equipamento no esteja ligado na fonte eltrica. Para testes de funes e trabalho de controles e ajustes, somente pessoas instrudas e autorizadas podem trabalhar com peas eletricamente ligadas, observando as medidas de segurana apropriadas. Anis, pulseiras metlicas, etc., devem ser tirados antes de trabalhar com componentes eletrnicos.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Servio de solda A fim de prevenir danos ao equipamento eltrico que contm componentes eletrnicos tais como, por exemplo, regulagem eletrnica de fora, controle de elevao, etc., estes componentes devem ser retirados do veculo antes de comear servio de solda. Dispositivo de segurana Aps reviso e manuteno todos os dispositivos de segurana devem ser reinstalados e verificado seu funcionamento.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Valores regulares Na manuteno e reposio de componentes hidrulicos e eltricos deve-se observar os valores de regulagem independente do equipamento. Em caso algum estar desregulado pode-se alterar as velocidades de funcionamento.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Rodas e pneus A qualidade das rodas e pneus afeta a estabilidade e manuseio de veculos industriais. Pode-se fazer alteraes somente aps acordo com o fabricante. Na troca de rodas ou pneus deve-se verificar que o alinhamento de nvel do veculo no fique afetado (por exemplo, as rodas dos lados esquerdo e direito devem ser trocados ao mesmo tempo). No caso de utilizao de rodas com discos de roda divididos, deve-se observar o procedimento especial para trocar pneus.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Inspees e testes Cada veculo industrial deve ser inspecionado pelo menos uma vez ao ano ou aps qualquer acidente ou acontecimento, por uma pessoa especialmente qualificada. Em relao a isso deve ser efetuado uma inspeo completa rigorosa do estado tcnico do veculo industrial alm da manuteno normal, com considerao especial preveno de acidentes. Tambm, deve-se inspecionar os veculos industriais a procura de danos que poderiam ter sido causado por uso imprprio. Um relatrio de testes deve ser preparado. Os resultados dos testes devem ser guardados pelo menos at a prxima inspeo.

REGULAMENTOS DE MANUTENO Inspees e testes O operador tem toda a responsabilidade de tratar das falhas e defeitos. A referida pessoa qualificada deve proferir sua opinio e avaliao sem ficar influda por fatores operacionais e econmicos e levando em considerao somente o aspecto de segurana. A mesma pessoa dever ter conhecimentos e experincia suficiente para poder julgar o estado de um veculo industrial e a eficincia dos dispositivos de segurana de acordo com as regras normais e princpios bsicos usados para teste e inspeo de veculo industriais.

LEMBRE-SE Trabalhador: se voc opera ou trabalha prximo a empilhadeiras veja estas dicas que podero lhe proteger: 1 - Use cinto de segurana se ele est disponvel na empilhadeira. 2 - Relatar para seu supervisor qualquer dano ou problema que acontea a uma empilhadeira durante seu turno de trabalho. 3 - No salte de uma empilhadeira em caso de capotagem. Fique na empilhadeira esperando firmemente e incline-se na direo oposta do capotamento. 4 - Use precauo extrema em rampas.

LEMBRE-SE 5 - Nos degraus, incline a carga para trs e leve a carga somente o necessrio que possibilite ver a superfcie do degrau. 6 - No levantar ou abaixar os garfos da empilhadeira enquanto a empilhadeira est em movimento. 7 - No manuseie cargas que sejam acima da capacidade de peso da empilhadeira. 8 - Opere uma empilhadeira a uma velocidade que permita que ela seja parada com segurana. 9 - V devagar e acione a buzina quando atravessar corredores ou outros locais onde a viso obstruda.

LEMBRE-SE 10 - Olhe para o caminho que ir passar e mantenha uma viso clara dele. 11 - No permita passageiros montados na empilhadeira (de carona), a menos que um assento esteja disponvel para tal. 12 - Quando estacionar e sair de uma empilhadeira, acione os freios de estacionamento, abaixe os garfos, e neutralize os controles. 13 - No dirija a empilhadeira na direo de algum postado em frente de uma bancada ou qualquer outro objeto fixo. 14 - No utilize a empilhadeira para elevar trabalhadores que esto sobre os garfos.

LEMBRE-SE 15 - Elevar um trabalhador sobre uma plataforma somente quando a empilhadeira estiver diretamente embaixo da rea de trabalho. 16 - Sempre que uma empilhadeira utilizada para elevar uma pessoa, assegura que a plataforma de elevao no seja a torre ou os garfos da empilhadeira. 17 - Use meios de proteo como grades, correntes ou um cinto de corpo com uma guia ou dispositivo para diminuio de velocidade nas plataformas. 18 - No dirija ou movimente a empilhadeira para outro local com a plataforma ou garfos de trabalho elevada.

LEMBRE-SE 19 - Alm dos regulamentos acima, empregados e operadores devem seguir o Manual de Operao, que so fornecidos pelos fabricantes de equipamentos, onde descrevem a operao segura e manuteno de empilhadeiras.

VIAS DE ACESSO DOS EQUIPAMENTOS 1 - Onde for possvel, as empilhadeiras devem trafegar em lugares diferentes dos pedestres. 2 - Limite para os pedestres lugares especficos para andarem, ou para as empilhadeiras. 3 - Restringir o uso de empilhadeiras prximo dos horrios de entrada e sada da fbrica, locais de descanso, lanchonetes, e do porto principal, particularmente quando h pico do fluxo de trabalhadores a p (por exemplo na troca de turno). 4 - Quando for prtico, instalar barreiras fsicas para assegurar que estaes de trabalho estejam isoladas de corredores utilizados por empilhadeiras.

VIAS DE ACESSO DOS EQUIPAMENTOS 5 - Avaliar intersees, cruzamentos e outros cantos cegos para determinar a instalao de espelhos de cpula poderiam melhorar a visibilidade de operadores de empilhadeira ou do trabalho a p. 6 - Utilizar todos os esforos para alertar os trabalhadores quando uma empilhadeira est se aproximando. Use buzinas, alarmes, luzes piscantes para advertir os trabalhadores que esto a p e outras empilhadeiras da rea. Luzes piscantes so importantes especialmente em reas onde o nvel de rudo ambiente alto.

AMBIENTE DE TRABALHO 1 - Assegure que as inspees de segurana dos locais de trabalho so realizadas habitualmente por pessoa que possa identificar riscos e condies que gerem perigo aos trabalhadores. Perigo incluem obstrues em passagens, esquinas e intersees onde a visibilidade difcil, e empilhadeiras que trafegam prximas a trabalhadores a p. A(s) pessoas(s) que conduz(em) as inspees devem ter autoridade para implementar as medidas corretivas prontamente.

AMBIENTE DE TRABALHO 2 - Quando possvel, instalar estaes de trabalho, painis de controle e equipamentos longe do corredor por onde passam empilhadeiras. No armazene caixas, prateleiras, ou outros materiais em cruzamentos ou locais que possam obstruir a viso dos operadores. 3 - Assegurar prticas de direo seguras, como obedecer limites de velocidade, parando nos locais onde solicitado, baixar a velocidade, soar a buzina nos cruzamentos. 4 - Reparar e manter em condies as superfcies de rodagem ou operao de empilhadeiras.

CONCLUSO Os dados de fatalidade indicam que as trs maiores causas de acidentes relacionados com empilhadeiras so: capotamento, trabalhadores sendo erguidos atravs de garfos das empilhadeiras, e trabalhadores que caem de empilhadeiras. Os estudos destes casos indicam que a empilhadeira, o ambiente de fbrica, e aes do operador podem contribuir para acidentes fatais com empilhadeiras. Somando-se a tudo isto, estas fatalidades indicam que muitos trabalhadores e empregados no esto usando ou no esto conscientes dos procedimentos de segurana e do uso adequado de empilhadeiras, de forma a reduzir o risco de dano e morte.

CONCLUSO Reduo do risco de acidentes com empilhadeiras requer um ambiente de trabalho seguro, uma empilhadeira segura, trabalhador treinado, prtica de trabalho segura, administrao de trfego sistemtica. NIOSH recomenda que os empregadores e trabalhadores cumpram com os regulamentos da OSHA e seus padres, manuteno de equipamentos. Por isso voc que est sendo preparado para operar uma empilhadeira, siga diariamente todas as recomendaes citadas neste manual.

You might also like