You are on page 1of 14

CENTRO EDUCACIONAL METROPOLITANO

A importncia da Informtica no Dia-a-dia

ALUNO FULANO DE TAL

So Joo de Meriti, 2013

CENTRO EDUCACIONAL METROPOLITANO A importncia da Informtica no Dia-a-dia

Trabalho exigido como parte dos requisitos para concluso da disciplina de Informtica com o tema A importncia da Informtica no Dia-a-dia, sob a orientao do Professor : JESS REZENDE DOS SANTOS.

Curso: Enfund II

So Joo de Meriti, 2013

SUMRIO
1. INTRODUO.............................................................................................................4 2. CARACTERIZAO DA ESCOLA E DA EQUIPE GESTORA 2.1 CARACTERIZAO DA ESCOLA.........................................................................5 2.2 CARACTERIZAO DA EQUIPE GESTORA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS.................................................................................................................6 3. DESENVOLVIMENTO E ANLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS 3.1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO...................................................... .................7 3.2 ANLISE DO PROJETO PEDAGGICO E ESTRUTURA CURRICULAR...........8 3.3 PARTICIPAO .................................................................................................... 9 3.4 JUSTIFICATIVA .....................................................................................................9 4. REFERNCIAS..........................................................................................................13

1. INTRODUO

Este relatrio objetiva relatar as observaes de campo por exigncia da disciplina Prtica de Estgio Supervisionado em Gesto das Organizaes Escolares, efetuado no Centro Educacional Metropolitano, fins curso de Pedagogia da Universidade Estcio de S, campus EAD - So Joo de Meriti. O relatrio contempla observaes de campo no tocante : Identificao da escola, Sua histria, Infraestrutura, Projeto Poltico Pedaggico, equipe Gestora e demais aspectos relevantes. Uma observao reflexiva e fundamental para o desenvolvimento da prxis pedaggica tendo como base uma viso educacional emancipatria aliados a uma gesto educacional democrtica e participativa, sabendo que so indissociveis. Procurou-se analisar aspectos da prtica da equipe gestora em exerccio no campo de estgio, bem como, enunciar os modelos adotados e a aplicao dos mesmos, analisando os fatos em si, evitando confrontos desnecessrios com a administrao, primando por uma relao dialgica e de colaborao.

2. CARACTERIZAO DA ESCOLA E DA EQUIPE GESTORA 2.1 CARACTERIZAO DA ESCOLA

O CENTRO EDUCACIONAL METROPOLITANO,(nome fantasia) situado AV. do Comrcio n0 40 -Bairro Jardim Metrpole So Joo de Meriti RJ, instituio de cunho privado, teve seu incio formal em 1973 registrado como SOCIEDADE EDUCACIONAL JARDIM METRPOLE (ano em que foi adquirida pelo seu atual proprietrio) ,oferecendo como modalidade educativa ensino fundamental os anos iniciais basicamente as classes, Nova Classe C, D e E. A estrutura fsica da escola muito boa, as salas so amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas, armrio para guardar materiais e quadro branco . O material necessrio para o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado, a equipe diretiva da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola. Existem vrias dependncias para realizao de atividades tais como: quadra esportiva coberta para prtica de educao fsica, laboratrio de informtica equipado com 20 computadores , climatizado e com manuteno regular, biblioteca, sala de professores climatizada, reas administrativas (secretaria, sala da direo, coordenao, orientao, almoxarifado, setor financeiro) refeitrio, cozinha. A equipe pedaggica trabalha para melhoria na qualidade de ensino de forma harmoniosa e tica. Existem investimentos regulares em infraestrutura, para maior satisfao dos pais e dos educandos. A escola possui atualmente, aproximadamente 390 alunos, matriculados nos dois turnos de funcionamento, 15 professores, 5 funcionrios administrativos, e 02 funcionrios de manuteno e limpeza (merendeiras e serventes). So disponibilizados aos alunos passeios culturais, Informtica Aplicada Educao e neste ms de junho esto sendo realizados diversos eventos culturais relativos ao tema Festa Junina.. Em relao ao Projeto Poltico Pedaggico, o mesmo est sendo formulado, no sendo possvel o acesso a este documento. e anos finais .Atende

2.2 CARACTERIZAO DO PROFESSOR ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

DA

EQUIPE

GESTORA:

Com relao ao planejamento docente, no havia exigncia formal de apresentao de um plano de curso, algo que j comeou a mudar , incluindo os planos de aula , os contedos eram registrados em uma agenda , para terem o controle do que estavam ensinando nas aulas, a escola basicamente segue o modelo tradicional. Na prxis docente, h fortes pitadas do construtivismo, com estmulos ao desenvolvimento da autonomia, livre pensar e capacidade reflexiva, bem como, o uso de softwares educativos no laboratrio de informtica que estimulam grandemente o raciocnio lgico, coordenao motora e o desenvolvimento das capacidades do educando de forma interativa e reflexiva, sendo que, alguns ainda esto um pouco resistentes a estas inovaes. Fora do laboratrio de informtica educativa parece prevalecer o modelo tradicional, com cpias, correes ,ditados e exerccios caractersticos do modelo tradicional empirista, com aplicaes espordicas do reforo positivo behaviorismo, evidenciando se vo ou no para o laboratrio de informtica ou outra atividade interessante. A avaliao se d da forma tradicional, com exerccios de fixao, e avaliao das atividades de forma quantitativa. A equipe gestora formada por 01 diretor administrativo, 01 coordenador pedaggico, 01orientadora educacional e 02 secretrias, tais profissionais possuindo formao inerente a funo que exercem. No tocante ao tema para que serve a escola , observei que os alunos tem uma postura caracterstica daqueles ensinados em um ambiente tradicional, realizam tarefas por notas ou pontos e os professores aplicam tarefas para dar notas ou pontos.
{...}no desempenho fragmentado das funes escolares. Neste modelo, o diretor responsvel apenas pela parte burocrtica, o coordenador pedaggico apenas supervisionava o trabalho dos professores e esses se ocupam de assuntos relacionados sala de aula. O modelo de organizao baseado na administrao escolar, com objetivos empresariais, no responde mais as demandas educacionais (AULA4).

3.

DESENVOLVIMENTO E ANLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS 3.1ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO Est em processo de concluso, a reforma de uma sala climatizada, com mveis

adequados que ir comportar a coordenao e orientao pedaggica. Tal infraestrutura disponibilizada, ir descentralizar e facilitar os processos de gesto educativa, permitindo o atingimento do propsito que a realizao do projeto poltico-pedaggico participativo, articulado com todos os atores intraescolar e extraescolar, permitindo um acesso mais humanizado da superviso escolar a documentos e prticas internas, viabilizando a participao dialgica do mesmo. Percebo que o supervisor pedaggico um articulador dos processos educativos conjuntamente com seus diversos atores, afim de que possa dinamizar objetivos para que acontea a aprendizagem significativa. Segundo (REZENDE, 2013), o coordenador tcnico-pedaggico, tirando dvidas, orientando {}, desenvolvendo no grupo uma perspectiva poltico-pedaggica, sem abrir mo de qualidades como empatia, equidade, empatia, dialogicidade e autenticidade, permitindo um exerccio de movimento em direo mudana necessria ao desenvolvimento de um novo perfil para o supervisor pedaggico. A postura reguladora e de controle do supervisor pedaggico como diz Motta: se deve ao histrico de construo da profisso do Supervisor pedaggico que antes exercia a funo de controle, hoje a perspectiva desse fazer se volta muito mais para auxiliar ao professor a trabalhar a sua prpria autonomia e, consequentemente, a do aluno. premissa bsica do supervisor pedaggico: Trabalhar na formao continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.

3.2 ANLISE DO PROJETO PEDAGGICO E ESTRUTURA CURRICULAR

Atuao da equipe gestora segue o modelo tradicional de administrao, por ser uma instituio particular, delega funes a equipe educativa: Coordenador pedaggico e orientador educacional que em sintonia com o supervisor pedaggico efetua o acompanhamento de prticas e processos educativos em vigncia no interior da escola, tal modelo administrativo, tenta se aproximar do conjunto das prticas educativas por fora da equidade, senso de justia, empatia e liderana participativa caractersticos da figura dos administradores, permitindo uma articulao da equipe pedaggica mais ou menos adequada. As disciplinas so administradas pelos professores de forma fragmentada, cada um cuidando do seu quinho. Apesar disto h um esforo por parte da administrao em modernizao e superao destas contradies, de forma que posso ressaltar o projeto de informtica aplicada a educao bastante moderno e inovador, que dentro de uma perspectiva construtivista e sociointeracionista, busca reduzir o fosso existente entre as disciplinas trazendo grande interao pedaggica interdisciplinar, aliado a um projeto pedaggico de caractersticas claras e definidas, apoiado em recursos inovadores como o webquest, estratgias de pesquisa orientada e aprendizagem em rede. De acordo com o site Escola do Futuro da USP:
WebQuest uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crtico. Navegar na internet pode ser um processo de busca de informaes valioso na construo do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e intil coletar de dados sem relevncia que no agregam qualidade pedaggica ao uso da rede. WebQuest pretende ser, e tem mostrado s-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crtico, o desenvolvimento de professores, a produo de materiais e o pensamento crtico e protagonismo juvenis.

3.3 PARTICIPAO

A participao se d em carter espordico, quando das reunies de professores, sendo a participao efetiva dos professores a forma presencial sem muita expressividade e vez por outra como expresso verbal e discusso de ideias, sendo que as decises de peso e de relevncia ficam a cargo da administrao, apesar da citada caracterstica tradicional, reitero o devir percebido no ambiente intraescolar em direo a melhoria da qualidade do ensino e interdisciplinaridade, desta forma, percebvel que existem escolas que seguem modelo tradicional mais esto em movimento, e escolas que esto atualizadas no tocante ao modelo de gesto participativa, porm encontram-se estagnadas, dados os empecilhos na rea gestora ou falta de coeso da equipe pedaggica fazendo minguar o movimento de transformao de uma realidade educativa inadequada para uma prtica transformadora e significativa devido a algumas variveis como: Falsa democracia e participao em virtude das decises terem sido tomadas previamente, em suma, somente verbalizao de opinies ou gasto de tempo com assuntos irrelevantes que podem ser resolvidos facilmente pelo responsvel do caso., ou seja, no acontece efetivamente o compartilhamento do poder, viabilizando a tomada de decises participativa. Este modelo falso no sustentvel, pois uma caracterstica imprescindvel da gesto participativa a deciso por consenso. 3.4 JUSTIFICATIVA Ao analisar a questo administrativo gestora no mbito educacional geral, percebe-se a prtica evidente da aplicao taylorista no processo, veem- se fragmentaes diversas separando o pensar do fazer o profissional da educao submetendo-se a uma prtica educativa alienada alheio ao que acontece no ambiente intraescolar e extraescolar, preocupando-se somente em seguir o livro (manual instrues do professor) risca, dar a sua aula, afinal, s recebo para dar aulas, houve-se dizer, tenho de cumprir o plano de aula! Passar e corrigir dever no caderno e no d tempo para realizar outras atividades. O

Fordismo consolida-se. Na realidade o que Ford propunha era uma sociedade baseada no consumo de massa e, para isso,

10

deveria haver condies para tal. A linha de montagem automtica facilitaria o aumento da produtividade, do lazer e, consequentemente, do consumo. (AULA1, p.7). Essas outras, gentileza, regras de convivncia eles deveriam ter aprendido em casa, os pais no ensinam e jogam tudo para cima da escola, se o aluno no consegue acompanhar o ritmo acelerado, que os pais contratem uma explicadora! Tais expresses pessoais colhidas no contexto educacional infantil, paralelo a isto, percebe-se como caracterstica do Fordismo facilitar a subcontratao de empresas para tarefas especializadas. A falta de participao do gestor educacional e coordenador educacional no processo educativo como um todo gera diversas disparidades, comprometendo uma prtica educativa que deveria ser crtica, reflexiva, consciente do seu papel social e polticopedaggico. Mesmo que haja um projeto poltico pedaggico, se o mesmo for s de gaveta, no mudar em nada no contexto educacional geral, pois, tal documento dever ser fruto de constantes anlises permitindo um devir educativo de qualidade e constantemente ressignificativo e revigorante combatendo a inrcia educativa, a acomodao docente, a prostrao ante as dificuldades na realizao do fazer docente. V- se claramente uma similaridade com a teoria fordista/taylorista de linha de produo quando o funcionrio alienado tem que dar conta de um sem nmero de tarefas em menor quantidade de tempo possvel e a semelhana da esteira de produo, com a produo em srie de um sem nmero de exerccios, cpias e tarefas sem significao que s produzem treino e exerccios repetitivos sem ao menos refletir se est acontecendo aprendizado significativo, so conceitos decorados que logo sero esquecidos. Nos melhores casos s se analisa de forma quantitativa as tarefas e exerccios dados, grficos das notas nas avaliaes e a premiao behaviorista dos primeiros colocados. Num outro olhar, percebi a gesto escolar participativa toyotista, onde a instituio detm profissionais da rea educacional atualizados, em constante formao

continuada, comprometidos com uma educao transformadora porm so submetidos, ou se deixam submeter, a uma prtica de explorao da sua subjetividade, sua capacidade crtica, criatividade, produtividade. Porm as decises importantes ficam a cargo do Administrador tipo, ns decidimos democraticamente que, vai ser feito desta forma.
11 Alm do saber operrio, que o fordismo expropriou e transferiu para a esfera da gerncia cientfica, para os nveis de elaborao, a nova fase do capital, da qual o toyotismo a melhor expresso, retransfere o savoir faire (saber fazer) para o trabalho, mas o faz apropriando-se crescentemente da sua dimenso intelectual, das suas capacidades cognitivas, procurando envolver mais forte e intensamente a subjetividade operria (ANTUNES, 2011).

Este despotismo disfarado, traz estranhamento ao produto conhecimento produzido pelo professor a medida que reduz a distncia entre professores e administradores/proprietrios a alienao torna-se, ento, aparente, menos desptica, mas intensamente interiorizada, minimizada pela reduo da separao entre a elaborao e a execuo, pela reduo dos nveis hierrquicos no interior das empresas.
{...}a empresa da flexibilidade desidratada acabou por engendrar novos e mais complexos mecanismos de interiorizao, de personificao do trabalho, sob o "envolvimento incitado" do capital, incentivando o exerccio de uma subjetividade marcada pela inautenticidade, isto , aquela que ocorre quando o incentivo para o exerccio da subjetividade do trabalho sempre conformada pelos interesses das empresas, no comportando nenhum trao que confronte com o iderio do lucro e do aumento da produtividade. O exerccio da subjetividade empresarial no comporta, por exemplo, a propositura de uma greve para melhorar as condies de trabalho. Ao contrrio, trata-se de um exerccio de um subjetivismo anticoletivo, antissindical e intensamente empresarial. Ao contrrio, o exerccio da subjetividade autntica dse quando no h constrangimentos que "obrigam" o "envolvimento incitado", a realizao de prticas empresariais que objetivam melhorar a "integrao" entre trabalhadores e empresas. Por isso, o exerccio da subjetividade autntica expressa formas de autonomia, enquanto as formas de subjetividade inautntica so prprias da heteronomia (ANTUNES, 2011).

Desta forma percebe-se as complexidades adotadas pelo neocapitalismo e suas multifacetadas formas de alienao, sendo constantemente disfaradas, interiorizadas, trazendo naturalidade ao processo de alienao que continua em escalada de crescimento vertiginoso. De forma concomitante, a participao em reunies so em sua maioria presenciais omissas com algumas intervenes pessoais tmidas ou em alguns casos como expresso verbal e discusso
12

de ideias, no passando de verbalizao de opinies, com claro propsito de confirmar decises j tomadas pelo autoritarismo administrativo. O ideal seria a participao como tomada de deciso, mas isto implica em compartilhar poder, realidade ainda um tanto distante do contexto contemporneo, dados os condicionantes histrico-culturais, sociais da atividade gestora administrativa. Penso que a intensificao do dilogo, aliados a uma gesto verdadeiramente participativa (sugiro aqui uma formao ou grande vivncia pedaggica por parte do gestor), em conjunto com os demais atores coordenador pedaggico e supervisor educacional, este abandonando a postura de senhor do bem e do mal da educao, e seu carter regulatrio que produz desconfiana e inquietao, dadas as caractersticas histrico-sociais da funo.
{...}o que eu tenho observado no cotidiano de determinada escola o carcter regulador, em detrimento de una aproximao dialgica que favorea a educao que sonhamos, ter o supervisor como um parceiro que oriente processos afim de atingirmos uma educao efetivamente emancipatria (REZENDE, 2013).

Tal experincia de campo foi bastante revigorante e esclarecedora no tocante a observao e anlise das prticas pedaggicas mesmo que ultrapassadas mais ainda em utilizao em algumas instituies, sinalizando que a pesar do conhecimento disponibilizado e modelos atualizados para o fazer educacional, eternizam-se paradigmas que dado ao seu contexto histrico sociocultural teimam por no desaparecer. Que juntos possamos construir um fazer educativo dada vez mais transformador, participativo, tico, equnime, que combata a desigualdade no somente com palavras, mas, criando situaes de igualdade de condies e acesso, em constante ressignificao que

produza uma educao de qualidade que funcione como um vrus positivo que contamine toda a cadeia educacional e culmine por contaminar o pas, se isto acontecer, no haver vencedores ou derrotados, todos seremos vencedores. Salve! REFERNCIAS ANTUNES, Ricardo.Os exerccios da subjetividade: as reificaes inocentes e as reificaes estranhadas. Cad. CRH vol.24 no.spe1 Salvador 2011. Disponvel em <https://www.google.com.br/search?q=toyotismo+explorase+a+subjetividade&oq=toyotismo+explorase+a+subjetividade&aqs=chrome.0.57.18048j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 1 de junho de 2013. AULA1: Educao Profissional Teoria e Prtica, p.7. Disponvel em <http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp? curso=1548&turma=369511&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSom enteLeitura=undefined&origem=lista > Acesso em 30 de maio de 2013. AULA 1: A Superviso Pedaggica: conceitos e especificidades, p.10. Disponvel em: <http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp? curso=1439&turma=369510&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSom enteLeitura=undefined&origem=lista > Acesso em 1 de junho de 2013. AULA 4: A Equipe Gestora: A Rotina da Instituio Escolar e seus Desafios para a Gesto, p. 4 e 11. Disponvel em <http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp? curso=1849&turma=369551&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSom enteLeitura=undefined&origem=lista> Acesso em 20 de junho de 2013. MOTTA, Dalta. 2013.2-EAD - SUPERVISO E ORIENTAO PEDAGGICA (CEL0365/1354363) 9001 - Frum de Discusso A (Aulas 1 a 3). Disponvel em: <http://estacio.webaula.com.br/aluno/forum/comentarioss.asp? SalaDeAula=True&CodTopico=502835&CodTurma=369510&limitePostagem=50 > Acesso em 1 de junho de 2013. REZENDE, Jess. 2013.2-EAD - SUPERVISO E ORIENTAO PEDAGGICA (CEL0365/1354363) 9001 - Frum de Discusso A (Aulas 1 a 3). Disponvel em: <http://estacio.webaula.com.br/aluno/forum/comentarioss.asp? SalaDeAula=True&CodTopico=502835&CodTurma=369510&limitePostagem=50 > Acesso em 1 de junho de 2013. WEBQUEST. Escola do futuro Universidade de So Paulo. Disponvel em :

<http://futuro.usp.br/portal/Pesquisa/Projetos.view.ef?id=48 > Acesso em 03 de junho de 2013.

You might also like