You are on page 1of 16

Faculdade Evanglica de Tecnologia, Cincias e Biotecnologia

NORMAS
PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS E DE CONCLUSO DE CURSO TCC

Diretor: Prof. Marcos Tuler Coordenao de Teologia: Prof. Germano Soares Silva Coordenao de Pedagogia: Prof Daniella Bergamini Coordenao de Ps-Graduao e Ncleos de Integralizao de Teologia: Prof. Nelson Clio Rocha Procuradora Institucional: Prof Daniella Bergamini

Faculdade Evanglica de Tecnologia, Cincias e Biotecnologia Avenida Vicente de Carvalho, 1083 Vila da Penha CEP 21.210-000 RJ Contato: (021) 3015-1000 Fax: 2482-7733 faecad@faecad.com.br

RIO DE JANEIRO - RJ

2012

APRESENTAO

ESTA PUBLICAO DESTINA-SE A ORIENTAR OS ALUNOS dos cursos de Graduao e Ps-Graduao da FAECAD, permitindo-lhes enfrentar com tranquilidade o desafio de concluir com xito o processo de titulao. Pretende, tambm, contribuir para a padronizao dos textos produzidos na IES. O TRABALHO destaca um conjunto de recomendaes fundamentais para apresentao das Monografias ou TCC Trabalhos de Concluso de Cursos, relacionando as informaes e procedimentos necessrios para a elaborao do texto de acordo com a Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Sugere algumas formas de diagramao do texto seguindo os padres mais utilizados para que o graduando e o ps-graduando tenham alternativas de escolha de acordo com as caractersticas de sua rea de estudo. QUANTO S QUESTES RELATIVAS ORTOGRAFIA E GRAMTICA, j existem excelentes publicaes. Assim, fundamental que o aluno esteja atento s mudanas ocorridas na Lngua Portuguesa, e que os trabalhos sejam elaborados segundo as normas j regulamentadas. Para isso, o aluno dever consultar obras que tratam acerca da Nova Ortografia da Lngua Portuguesa. O CORPO DOCENTE DA FAECAD deve estar atento ao contedo do presente trabalho, solicitando dos discentes trabalhos acadmicos dentro das normas expostas, no sentido de prepar-los tambm para o trabalho final, o TCC.

TRABALHOS ACADMICOS E SILIMILARES

DE ACORDO COM A ABNT, so documentos que representam o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Devem ser feitos sob a coordenao de um orientador. MONOGRAFIA a exposio exaustiva de um problema ou assunto especfico, investigado cientificamente. Na FAECAD, a monografia requisito parcial para a concluso dos cursos de graduao e ps-graduao e para obteno dos respectivos ttulos. O TRABALHO DE PESQUISA pode ser denominado monografia quando apresentado como requisito parcial para o ttulo de bacharel, ou pode ser denominado trabalho de concluso de curso, quando apresentado como requisito parcial para a concluso de curso. MEMRIA a monografia publicamente comunicada em congressos, encontros, simpsios, academias, sociedades cientficas, segundo normas estipuladas pela coordenao dessas reunies e entidades.

I CONCEITO E OBJETIVOS

1. Entende-se por TCC a produo cientfica do aluno, individualmente ou em equipe, entregue na forma de trabalho monogrfico ou de relatrio de desenvolvimento de projeto experimental. 2. a) b) c) d) O TCC dever refletir: A consolidao dos conhecimentos construdos durante o curso e/ ou disciplinas; A formao bsica, cientfica, tcnica, sociopoltica. A capacidade investigativa e produtiva do aluno; O aprimoramento da capacidade de interpretao e crtica cientfica.

3. Os objetivos gerais de concluso de curso so os de propiciar aos alunos do curso de graduao da FAECAD ocasio de demonstrar o grau de habilitao adquirido, o aprofundamento temtico, o estmulo produo cientfica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretao e crtica do profissional docente da rea de sua escolha. 4. A Monografia realizada ao final do curso e requisito necessrio concluso do curso escolhido.

II DAS ETAPAS DO TCC

5. A elaborao do trabalho de concluso de curso compreende as seguintes etapas: A entrega do projeto ao professor-orientador; Redao e apresentao do TCC ao Coordenador de Curso atravs do orientador. 1 etapa Elaborao do projeto (7 semestre): Pesquisa bibliogrfica compatvel com o tema; Projeto de pesquisa; Apresentao de relatrios peridicos durante toda a etapa; Delineamento geral do trabalho, em texto escrito, em duas vias, at trinta dias antes do final do perodo letivo, para avaliao parcial; e) Execuo das correes solicitadas. a) b) c) d) 2 etapa Desenvolvimento do Trabalho (8 semestre): Incio da elaborao do trabalho; Apresentao de relatrios peridicos durante toda a fase; Execuo das correes solicitadas; Digitao definitiva do trabalho e entrega em (trs vias), de acordo com as especificaes tcnicas, at 30 (trinta dias) antes do trmino do semestre letivo.

a) b) c) d)

6. A coordenao do curso estabelecer todas as fases e cronogramas para elaborao e apresentao do projeto e da monografia.

III DO PROJETO DE TCC


7. O aluno deve elaborar seu projeto de TCC seguindo os critrios tcnicos estabelecidos nas normas ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e atendendo ao que dispem as normas e as orientaes de seu professor-orientador.

8. a) b) c) d) e) f) g) h) i)

A estrutura do projeto de TCC deve conter: Capa; Sumrio; Resumo; Introduo e justificativa, com sntese da bibliografia fundamental; Objetivos; Cronograma; Metodologia; Referncias Bibliogrficas; Concluso

9. O projeto dever obter aprovao do Coordenador do Curso e do orientador, obedecendo aos critrios de: a) Relevncia do tema; b) Formulao adequada do problema; c) Hipteses; d) Aplicabilidade. 10. O projeto dever ter no mnimo 4 e no mximo 6 folhas, a contar a partir da capa. 11. O projeto no aprovado deve ser devolvido imediatamente ao (s) aluno (s) com os comentrios e orientaes do professor-orientador, para que seja reformulado ou refeito e novamente encaminhado para anlise e parecer final. Em caso de trs reprovaes, o aluno s ter oportunidade no perodo letivo seguinte.

12. Aps aprovao do projeto sero permitidas pequenas mudanas que no comprometam as linhas bsicas, desde que com autorizao do professor orientador.

13. A mudana do tema da pesquisa acarretar a necessidade de apresentao de novo projeto, ficando a critrio de a Coordenao autorizar a mudana e definir novo cronograma.

IV DA ESTRUTURA DO TCC
14. A estrutura do trabalho cientfico, como o TCC, compreende elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. Os elementos e a ordem de apresentao deles no trabalho so os seguintes:

a) Elementos Pr-textuais: Capa Folha de rosto Errata (opcional) Folha de aprovao Dedicatria (opcional) Agradecimentos Epgrafe (opcional) Resumo

Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio b) Elementos Textuais: Introduo Desenvolvimento do trabalho Concluso c) Elementos ps-textuais Referncias Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo (opcional) 15. Formato do papel O texto deve ser impresso sobre papel branco opaco, em formato A4 (210 X 297 mm, de 75 gr/m), em disposio vertical. No trabalho deve ser utilizada somente a frente do papel (anverso). Recomenda-se a impresso do restante do trabalho apenas nesse lado do papel. No permitida a apresentao de pginas soltas ou encartadas no volume. Todas as informaes devem fazer parte do volume encadernado. 16. A hifenizao recomendada, para evitar espaos muito grandes entre elas. 17. Modelo a ser utilizado: a) Margem superior 2,5 cm b) Margem inferior 2,5 cm c) Margem esquerda 3 cm d) Margem direita 4 cm e) Cabealho 1 cm f) Rodap 0 cm g) Margem para ilustrao mnima 2 cm h) Largura da mancha grfica 13,5 cm i) Espao entre linhas 1,5 cm j) Primeira linha identao 1 cm 18. Alinhamento de pargrafos Pargrafos de texto, citaes longas, notas de rodap, epgrafes e bibliografia devem ser justificados. Caso seja possvel, recomenda-se a utilizao de hifenizao para evitar grandes espaos brancos no texto. Os ttulos e subttulos devem ser alinhados pela margem esquerda da pgina. Na capa e folha de rosto, o texto deve estar alinhado pela margem direita. 19. Citaes longas Citaes com mais de trs linhas devero comear novo pargrafo, em espao simples, com o texto alinhado pelo recuo da primeira linha do pargrafo anterior.

20. Tipologia As famlias de fontes escolhidas levam em conta a facilidade de aplicao. Essas fontes fazem parte do editor grfico mais utilizado atualmente. Recomenda-se a utilizao da ferramenta estilo, na qual o tamanho da fonte configurado para os diversos tipos de pargrafo. As famlias de fontes selecionadas so TIMES NEW ROMAN e ARIAL. Os textos longos, citaes e referncias bibliogrficas sero em Times New Roman, utilizando-se o negrito e o itlico para os destaques necessrios ao corpo do texto. A fonte Arial ser adotada para ttulos, subttulos, legendas, tabelas e partes dos elementos pr-textuais (capa e pginas iniciais), utilizando-se tambm o negrito e o itlico para os destaques. O tamanho da fonte 12 no corpo do texto (espao 1 e 1/5); 10 nas citaes longas em espao simples, bem como nas notas de rodaps; os ttulos das sees levam tamanho 14 negrito (Arial). 21. Numerao de pginas A contagem das pginas, para efeito de numerao, deve comear a partir da primeira folha do trabalho (folha de rosto). As capas no fazem parte da numerao. A numerao feita com algarismos arbicos nas pginas do texto, em conjunto com o cabealho, caso esse exista. Os algarismos das pginas do texto devem estar situados no alto das pginas, direita. A numerao das pginas prtextuais composta de algarismos romanos minsculos, abaixo e no meio da pgina. Para facilitar a organizao do trabalho, podem ser criados arquivos separados para cada parte do trabalho: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. 22. Todos os captulos, incluindo-se a Introduo, devem iniciar com nova pgina. Recomenda-se o sistema de numerao progressiva adotado pela ABNT (NBR 6024) para os captulos e sub-captulos. O excesso de subdivises deve ser evitado; sugere-se no ultrapassar o mximo de cinco algarismos. Ver o exemplo abaixo: Numerao progressiva de subdivises de captulos:

3 Ttulo do captulo (Arial 14 negrito)


Numerao progressiva de subdivises de captulos: 3.1. Ttulo do captulo (Arial 12 negrito) Numerao progressiva da segunda subdiviso de captulos: 3.1.1. Ttulo do captulo (Arial 12 negrito) 23. Cor da impresso A cor preta da impresso deve ser usada para todos os trabalhos. Fotografias, ilustraes, tabelas e quadros podero ser coloridos.

24. Logotipo da FAECAD O logotipo da FAECAD deve ser inserido na folha de rosto e na pgina de aprovao. Ver logotipo a seguir: Logotipo da FAECAD:

Faculdade Evanglica de Tecnologia, Cincias e Biotecnologia 25. Notas de rodap Tm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho consideraes complementares, cujas incluses no texto interromperiam a sequncia lgica da leitura. Devem ser reduzidas ao mnimo e aparecer em local to prximo quanto possvel do texto. Podem ser bibliogrficas, utilizadas para indicar a fonte de onde foi tirada uma citao, ou explicativas, utilizadas para apresentar comentrios ou observaes pessoais do autor, informaes obtidas por meio de canais informais. Ver exemplo: SILVA, G., A teoria da filosofia, p. 7. Ou: SILVA, G., A teoria da filosofia, p. 7. Utilizar os seguintes referenciais: Ibid. - Vrias citaes Id. - Citaes diferentes de uma mesma obra op. cit. - Anteriormente, na mesma pgina loc. cit. - Mesma pgina, citada anteriormente com intercalaes de outras notas.

26. Elementos da referncia bibliogrfica Ver exemplos abaixo: a) Autor pessoal PACHECO, A. Flora Trist: vida e obra. Rio de Janeiro: Edarte, 1994. SILVA, G. S. A. Glatas: Comentrio. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. SILVA, G. S. A. A origem da raa e a cor negra na Bblia. So Paulo: Ler e Ser, 2007.

TULER, M. A. Recursos didticos para a Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

b) Dois autores CARVALHO, S. P.; SOUZA, P. R. Organizao de ensino: resistncias sociais. Rio de Janeiro: Moderna, 1987. c) Trs autores OLIVEIRA, M. A.; COUTO, J. A.; MENEZES, L. C. Estudos comparados sobre construo de redes locais. So Paulo: Unitec, 1999. d) Mais de trs autores FONSECA, E. T. et al. Estudos de economia aplicada. Braslia: Ipea, 1996. e) Organizador MENDONA, L. P. (Org.). O psiclogo e a escola. So Paulo: USC, 1991. f) Editor GARCIA, P. (Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones y tecnicas. Madrid, Santillana, 1990. g) Autor desconhecido RROBLEMAS do setor educacional brasileiro. So Paulo: MEC, 1993, 164p. h) Autor entidade ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao apresentao. Rio de Janeiro, 2001. i) Denominao especfica ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatrio da diretoria geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985.

j) Sries e colees TULER, M. Pedagogia pastoral: liderana com enfoque no ensino. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. (Srie Ensinador Cristo).

27. Pode-se adotar a ordem alfabtica ou numrica na referncia bibliogrfica. 28. A apresentao da monografia dever estar de acordo com as normas para apresentao de trabalhos cientficos adotadas pela FAECAD.

V DA AVALIAO
29. Sero considerados como elementos de avaliao:

a) b) c) d) e)

Relevncia significativa e cientfica do tema; Formulao adequada do problema; Qualidade de bibliografia utilizada; Consistncia de argumentao; Redao e apresentao tcnica.

30. Na nota e/ou conceito final atribudo (a) ao(s) aluno(s) para o TCC devero ter sido pontuadas distintivamente as vrias etapas da construo do trabalho experimental etapas definidas pelo colegiado de Curso e/ou monografias, quais sejam: planejamento do estudo; coleta e anlise de dados empricos e/ou bibliogrficos, redao final, apresentao. 31. Para aprovao, o aluno deve obter nota final igual ou superior a sete. 32. Caso o aluno obtenha como resultado de avaliao final uma nota inferior a sete e superior a cinco, ter o prazo de 15 (quinze) dias para nova exposio escrita. 33. Entregues as cpias do TCC, com as alteraes realizadas, procede-se a uma nova avaliao, na forma prevista. 34. A cpia do exemplar com a avaliao, assinada pelos professores, ser encaminhada biblioteca. 35. O aluno que no entregar o TCC, sem motivo justificado, est automaticamente reprovado.

36. Esgotadas as oportunidades de aprovao, o aluno reinicia todo o processo de construo do TCC, ficando ao seu critrio continuar ou no com o mesmo tema ou com o mesmo orientador.

VI DO ALUNO
37. considerado aluno em fase de regularizao de TCC todo aquele regularmente matriculado no 7 semestre do curso escolhido. 38. O aluno em fase de realizao de TCC tem, entre outros, os seguintes deveres especficos: a) Frequentar as reunies convocadas pelo Coordenador de Curso ou pelo seu orientador nos horrios pr-estabelecidos. b) Manter contatos, no mnimo mensais, com o professor orientador, para discusso e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas.

c) Apresentar ao professor orientador um cronograma das atividades a serem desenvolvidas. d) Entregar relatrios escritos ao professor-orientador em datas pr-fixadas. e) Cumprir os prazos estabelecidos e divulgados pela Direo da Faculdade e/ou Coordenao do Curso para entrega de projetos, relatrios parciais e TCC. f) Elaborar a verso final de seu TCC atendendo ao que dispe a presente norma; g) Entregar na secretaria da faculdade e/ou Coordenador do Curso, no prazo estabelecido, as cpias do seu TCC na(s) forma(s) estipulada(s) (impressa, digital ou que utiliza meio eletrnico) para apreciao, aps reviso e liberao do professor-orientador.

VII DO PROFESSOR-ORIENTADOR
39. Estar apto a orientar monografia todo docente de Curso que possua, preferencialmente, ttulo de Mestre ou Doutor.

40. A troca de professor orientador s permitida quando outro docente assumir formalmente a orientao, aps anuncia expressa do professor substitudo e aprovao do Coordenador do Curso. 41. O professor-orientador tem, entre outros, os seguintes deveres especficos: a) Frequentar as reunies convocadas pela Direo da Faculdade ou Coordenador do Curso; b) Orientar a elaborao do TCC em encontros peridicos, em horrios previamente agendados; aluno ou grupo passou;

c) Entregar, no final, para o Coordenador do Curso, um relatrio devidamente preenchido e assinado de suas atividades de orientao e das vrias etapas pelas quais o aluno ou grupo passou. d) Participar de bancas de defesa para as quais estiver designado, obrigatoriamente as de seus orientandos, devendo, neste momento, assinar as fichas de avaliao dos TCCs e as atas finais das sesses de defesa. 42. A responsabilidade pela elaborao do TCC integralmente do(s) aluno(s), o que no exime o professor-orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas, as atribuies decorrentes da sua atividade de orientao. 43. O professor-orientador acompanhar a elaborao do trabalho de pesquisa desde a construo do projeto at a apresentao final da Monografia Banca Avaliadora.

VII APRESENTAO E DEFESA DA MONOGRAFIA


44. As sesses de apresentao e defesa das monografias so pblicas. 45. Na apresentao do trabalho, o aluno ter at vinte minutos para sua exposio do trabalho, a banca examinadora ter at quinze minutos para fazer as consideraes e arguies, dispondo o aluno de at quinze minutos para responder. 46. A monografia ser apresentada e defendida pelos acadmicos perante banca examinadora composta pelo professor-orientador e por mais dois membros titulares, indicados pela coordenao do Curso.

47. Um dos membros da Banca poder ser professor visitante, de outra IES, convidado previamente pela FAECAD. 48. A presidncia da banca ser nomeada pela coordenao do Curso. 49. A Banca examinadora somente poder instalar-se com a presena de trs membros. 50. As notas sero atribudas aps o encerramento da etapa de consideraes e arguio, individualmente por cada examinador, levando em considerao o trabalho escrito, sua exposio oral e as respostas s arguies da banca examinadora. a) Sero utilizadas fichas de avaliao individuais, para a atribuio das notas, nas quais os membros da banca atribuiro nota para cada item considerado. b) A nota final do acadmico ser o resultado da mdia aritmtica das notas atribudas em cada item pelos membros da banca examinadora. c) Para aprovao, o acadmico dever obter nota final igual ou superior a sete (numa escala de zero a dez). 51. A banca examinadora poder sugerir ou exigir que o acadmico reformule aspectos de sua monografia. a) O prazo para apresentar as alteraes ser de trinta dias a contar da data da apresentao e defesa. b) Aps a entrega das cpias da monografia, com as alteraes realizadas e o visto do professor-orientador, estar concluda a etapa de avaliao. 52. A ata de avaliao final, assinada por todos os membros da banca examinadora, permanecer arquivada na Coordenao do Curso. 53. O acadmico que no obtiver a nota estabelecida para a aprovao dever refazer as disciplinas de TCC I e TCC II, bem como a prpria monografia. 54. Caso o acadmico no comparea sesso de apresentao e defesa da monografia, dever justificar o motivo e solicitar coordenao do Curso a designao de nova data. Os motivos sero avaliados pela Coordenao do Curso, que decidir pelo deferimento ou indeferimento do pedido. 55. Todos os professores do Curso podem ser convocados a participar de banca examinadora, preferencialmente em suas respectivas reas de atuao. 56. Termo de aprovao um documento oficial da FAECAD que elaborado aps a defesa do trabalho acadmico. Deve vir logo aps a folha de rosto, em pgina distinta. Contm o nome do autor, ttulo e subttulo do trabalho, texto de aprovao, nome do orientador e dos membros da banca examinadora, do Coordenado do curso ao qual pertence o aluno, alm do local e data de aprovao. 57. Direitos autorais, perfil do aluno e ficha catalogrfica:

a) Direitos autorais Os direitos autorais das verses finais dos trabalhos so da FAECAD, do autor e do professor orientador. O texto padro para esta nota apresentado em Arial 12 em negrito e Times New Roman 12, normal. b) Perfil do aluno Um pequeno perfil do aluno, com no mximo 100 palavras deve ser includo contendo os seguintes dados: nome completo, formao universitria (graduao ou ps-graduao), rea de pesquisa ou interesse acadmico, principais projetos e rea de atuao profissional atual. c) Ficha catalogrfica Devero ser solicitados Biblioteca da FAECAD os dados para compor a ficha catalogrfica do trabalho. A mesma deve ser apresentada na forma de um quadro. Deve conter no mximo 10 palavras-chave.

FAECAD
Faculdade Evanglica de Tecnologia, Cincias e Biotecnologia

You might also like