You are on page 1of 2

Fernando Pessoa em seus heternimos ( biografia e caractersticas) ALBERTO CAEIRO Alberto Caeiro da Silva nasceu em Lisboa, a 16 de abril de 1889,

e morreu em 1915, na mesma cidade, tuberculoso. rfo de pai e me, viveu com uma tia, no campo. S teve instruo primria e, por isso mesmo, escrevia mal o portugus. Esses traos biogrficos ajustam-se perfeitamente sua poesia e principalmente, sua viso de mundo. Poeta que esta em contato direto com a Natureza, sua lgica a mesma da ordem natural: E ao lerem meus versos pensem Que sou qualquer cousa natural. Para Caeiro as coisas so como so(...)Por isso mesmo, seu mundo o mundo real sensvel ( ou real objetivo), tudo aquilo que existe e percebemos atravs dos sentidos. Da vem uma das principais caractersticas de Caeiro: ele pensa com os sentidos. Mas engana-se aquele que v nessa postura de Caeiro ausncia de reflexo; pelo contrrio, apenas outra forma de pensar. RICARDO REIS Ricardo Reis nasceu na cidade do Porto, a 19 de setembro de 1887. Estudou em colgio de jesutas, formandose em Medicina; politicamente, defendia a Monarquia; por no concordar com a Repblica, auto-exilou-se no Brasil. Era estudioso da cultura clssica ( o que equivale a dizer: de latim, grego, mitologia etc.). Esses traos biogrficos explicam perfeitamente as inquietaes que marcam a sua poesia, resultando em um escritor de inspirao neoclssica, horaciano na constante preocupao de gozar o momento ( o que nos remete ao carpe diem horaciano do sculo XVIII), j que a vida se resume a esses breves momentos: Mas tal como , gozemos o momento, Solenes na alegria levemente, E aguardando a morte Como quem a conhece. A poesia de Ricardo Reis marcada por um paganismo preocupado em mostrar que:

No matou outros deuses O triste deus cristo. Cristo um deus a mais, Talvez o que faltava.

ALVARO DE CAMPOS lvaro de Campos nasceu em Tavira ( extremo sul de Portugal), a 15 de outubro de 1890. Engenheiro naval formado na Esccia, vive em inatividade. ( no confundir com desempregado, aquele que quer trabalhar mas no encontra emprego, inativo no trabalha por outras razes. lvaro de Campos, no caso, jamais se sujeitaria a ficar confinado num escritrio, debruado sobre uma prancheta, manipulando rgua de clculo, batendo ponto, etc) Campos um poeta futurista, um homem do sculo XX, das fbricas, da energia eltrica, das mquinas, da velocidade; um inadaptado, vive margem de qualquer conduta social. Da ser o poeta do no , histericamente histrico no dizer de Fernando Pessoa, que ainda acrescenta: pus em lvaro de Campos toda a emoo. Mas engana-se quem pensar que Campos s emoo, sistema nervoso, febre; ele principalmente lucidez. Transcreve-se, a seguir, um fragmento de poema no qual lvaro de Campos fala de si mesmo: Coitado do lvaro de Campos , com quem ningum se importa! Coitado dele que tem tanta pena de si mesmo! E, sim, coitado dele! Mais coitado dele que de muitos que so vadios e vadiam, Que so pedintes e pedem, Porque a alma humana um abismo. Eu que sei. Coitado dele! Que bom poder-me revoltar num comcio dentro da minha alma! Mas at nem parvo sou! Nem tenho a defesa de poder ter opinies sociais. No tenho, mesmo, defesa humana: sou lcido. J disse: sou lcido. Nada de estticas corao: sou lcido. Merda! Sou lcido.

You might also like