You are on page 1of 27

8/1/2013

A abertura necessria para se despender os hbitos da dissimulao que perpetuam a politicagem interna.

Mas a abertura um conceito complexo e sutil, o qual s pode ser entendido luz das disciplinas de trabalhos com modelos mentais e aprendizado em equipe.
8/1/2013 2

A abertura participativa, a liberdade de se falar o que se pensa. A abertura reflexiva comea com a disposio de desafiarmos nosso prprio pensamento, de reconhecermos que qualquer certeza que j tivemos , no melhor dos casos, uma hiptese sobre o mundo.

8/1/2013

Mas a disciplina do pensamento sistmico nos mostra que simplesmente no existem respostas certas ao se lidar com a complexidade. Por isso a abertura e o pensamento sistmico esto to associados.

8/1/2013

Por outro lado, quando as pessoas em uma organizao passam a reconhecer coletivamente que ningum tem as respostas, esse fato libera a organizao de maneira marcante. A liberdade para (em vez da liberdade de) a liberdade para criar os resultados que realmente desejamos. a liberdade que as pessoas que perseguem o domnio pessoal buscam.

8/1/2013

As pessoas aprendem mais rapidamente quando tm uma verdadeira noo de responsabilidade por suas aes. por isso que as organizaes que aprendem sero, cada vez mais, organizaes localistas.

8/1/2013

Localismo significa mover as decises em direo aos nveis mais baixos da hierarquia organizacional. O localismo uma pedra fundamental no projeto de organizaes que aprendem.

8/1/2013

Um dos grandes problemas que afetam as organizaes que esto se tornando mais localistas que a alta gerncia, paralisada pelo medo do que poderia perder, est negligenciando essa nova funo extremamente importante.

8/1/2013

Enquanto as organizaes tradicionais exigem sistemas gerenciais que controlam o comportamento das pessoas, as organizaes que aprendem investem na melhoria da qualidade do pensamento, na capacidade de reflexo e aprendizagem em equipe e na habilidade de desenvolver vises compartilhadas e uma compreenso compartilhada de questes empresariais complexas.

8/1/2013

Em uma organizao, o gerente o especialista.

8/1/2013

10

Se no existe autoridade qual recorrer, ento profissionais de sucesso devem desenvolver a capacidade de trabalhar em ciclos contnuos de pausas.

8/1/2013

11

A administrao do tempo e da ateno uma rea na qual a alta gerencia tem uma influncia significativa, no pela postura, mas pelo exemplo.

8/1/2013

12

A forma pela qual cada um de ns e cada um de nossos colegas mais prximos administram seu prprio tempo dir muito sobre nosso comprometimento com a aprendizagem.

8/1/2013

13

Quando falamos em tempo no podemos deixar de tocar no assunto famlia x trabalho. As empresas tradicionais inegavelmente nutrem os conflitos entre trabalho e famlia.

8/1/2013

14

Na maior parte das vezes simplesmente a empresa cria uma srie de exigncias e presses sobre os indivduos, que inevitavelmente entram em conflito com o tempo para a famlia e para si prprio.

8/1/2013

15

As disciplinas das organizaes que aprendem iro colocar um fim no tabu que tem cercado a questo do equilbrio entre trabalho e famlia, e que a tem mantido fora das agendas das empresas.

8/1/2013

16

Porm, as conseqncias das escolhas dos indivduos em relao ao trabalho e famlia dependero, num certo nvel, do clima organizacional de um modo geral. Ironicamente, os conflitos entre trabalho e famlia podem ser uma das primeiras formas por meio das quais as empresas tradicionais limitam sua eficcia e habilidade de aprendizagem.

8/1/2013

17

Depois de pensar a respeito da harmonia entre trabalho e famlia as empresas devem dar uma ateno especial aos micromundos. Os micromundos so sistemas de computador que fazem com que os gerentes comecem aprender atravs da prtica suas questes sistmicas mais importantes.
8/1/2013 18

Especificamente, os micromundos comprimem o tempo e o espao de forma que se torna possvel experimentar e aprender quando as conseqncias de nossas decises ocorrem no futuro e em partes distantes da organizao, simulando situaes reais.
8/1/2013 19

Os micromundos sero comprovadamente uma tecnologia decisiva na implementao das disciplinas da organizao que aprende.

8/1/2013

20

O livro apresenta 3 micromundos. 1 - Aprendizagem sobre o futuro: descobrindo contradies internas em uma estratgia. Quando isso ocorre, a estratgia tambm apresenta contradies internas, que comprovadamente tornaro difcil ou impossvel a implementao.
8/1/2013 21

2 - Observando oportunidades estratgicas ocultas: como nossas crenas influenciam a preferncia de nossos clientes. Alguns dos micromundos mais importantes ajudam equipes envolvidas em vises conflitantes de questes complexas. 3 - Descobrindo a alavancagem no explorada: a tendncia baixa qualidade nas empresas de servios. Existem foras sistmicas que trabalham contra a sustentao da alta qualidade.
8/1/2013 22

As organizaes que aprendem exigem uma nova viso de liderana. Nossa viso tradicional de lderes est profundamente enraizada em uma viso individualista e nosistmica do mundo.

8/1/2013

23

A nova viso da liderana nas organizaes que aprendem centrada em tarefas mais sutis e importantes. Nas organizaes que aprendem, os lderes so projetistas, regentes e professores. O trabalho projetista dos lderes envolve projetar as polticas, estratgias e sistemas da organizao.

8/1/2013

24

Os lderes mais bem-sucedidos so aqueles que se vem continuamente como projetistas, no como expedicionrios. A histria de propsito do lder tanto pessoal como universal. A histria de propsito do lder tanto pessoal como universal. Define o trabalho da vida do lder.
8/1/2013 25

A melhor forma de se analisar o lder como um regente, no contexto do desenvolvimento de organizaes que aprendem, ver como os indivduos comprometidos com tal trabalho descrevem seu prprio senso de propsito.

8/1/2013

26

Vdeo

8/1/2013

27

You might also like