You are on page 1of 11

Alegaes Finais Estelionato, Bando e Quadrilha, Uso de Documento Falso. Falta de Prova pericial, Absorvio do Falso pelo Estelionato.

EXMO. SR. DR. JUIZ COMARCA DE .......

DE

DIREITO

DA

ESCRIVANIA DO CRIME

Protocolo .................

................................, j qualificado, nos autos da ao penal que lhe move a Justia Pblica desta comarca, via de seu defensor, in fine assinado, permissa mxima vnia, vem perante a conspcua e preclara presena de Vossa Excelncia, com supedneo no art. 403, do Cdigo de Processo Penal, com a redao que lhe deu a Lei 11.719/2008, apresentar

ALEGAES FINAIS
Face aos seguintes fatos razes e fundamentos:

SMULA DOS FATOS

1 Na exordial acusatria, de fls ....., o rgo da Acusao Oficial, imputou ao acusado, ora defendente, a prtica do ilcito penal incrustado na norma proibitiva do artigo 171, caput, 288 e 304, em concurso de pessoas com os corus ..........., ................ e ...................., nos seguintes termos in verbis:
Consta do incluso Inqurito Policial registrado sob o n ........, oriundo da Delegacia de Polcia local, que os denunciados, j qualificados nos autos, utilizando-se de meios fraudulentos, induzindo e mantendo outrem em erro, obtiveram vantagens ilcitas em prejuzo alheio, quando tambm denotou-se que de forma organizada, estiveram associados formando quadrilha ou bando para o fim de cometer infraes. Que segundo consta, no dia ......... do corrente ano, o primeiro denunciado, utilizando-se de diversos documentos falsificados, adquiriu junto a ............. .........................., localizada nesta cidade, uma moto ......, no valor de R$ ....... (..............), emitindo, para pagamento, quatro cheques clonados da conta ........., agncia ........., ..........., cujo titular, na verdade, era ...................., conforme apurao feita junto Instituio Financeira. Que alguns dias depois, o primeiro denunciado retornou at a referida empresa e apresentou o segundo denunciado, que utilizando tambm de documentos falsificados, adquiriu uma moto ....... Fazer, no valor de R$ ....... (...........................), cujo pagamento fora feito atravs da emisso de ..... cheque, tambm clonados da conta ....., agncia ......, Banco ........, cujo titular, segundo apurado, seria na verdade, ............................ Que poucos dias antes dos cheques inicialmente apresentados vencessem, o primeiro denunciado novamente contactou os funcionrios da ........., indicando o terceiro e o quarto denunciado como possveis compradores, sendo que, nesta oportunidade desconfiando que algo estaria errado, pela semelhana da documentao apresentada, a vtima, por meio

de seus administradores, passou a investigar a origem dos documentos, o que frustou as duas ltimas negociaes. Assim, no obtendo xito na tentativa de receber o prejuzo sofrido e diante das informaes de que o primeiro denunciado teria utilizado dos mesmos artifcios em outras oportunidades, a vtima procurou a Delegacia de Polcia local para a adoo da providencias cabveis. (...)

A denncia foi recebida as fls. ......; ocasio em decretou-se a priso preventiva; citado via editalcia (fls. ........), no compareceu para ser interrogado, tendo sido determinada a suspenso do processo (fls.....). Com o cumprimento do mandado de priso em desfavor do co-ru .................... (fls........), prosseguiu a instruo criminal com relao a este, com a ...... (...) testemunhas arroladas na denncia (fls........); e, via deprecata ..... (...) testemunhas de beatificao, arroladas pelo Acusado .........., alm da genitora do, ora defendente, (fls. .....). As fls. o Acusado, ora defendente fez juntar instrumento procuratrio aos autos, pugnando pelo prosseguimento do feito se a sua presena fsica, pedido que foi indeferido nesta instncia singela e deferido pelo TJ... atravs do HC ................). Retomado o andamento do persecutio criminis, a defesa tcnica do Acusado as fls., ratificou e convalidou o conjunto probatrio carreado para os auto na sua ausncia. A prova coligida durante a instruo criminal, insuficiente para embasar eventual decreto condenatrio, vez que todas testemunhas ouvidas em Juzo so empregados da

suposta vtima, e por isso indignos de valor probante so seus depoimentos. De outro prisma verifica-se que com a absolvio do co-ru ...................., invivel o reconhecimento do crime de bando ou quadrilha (art. 288 do CPB) vez que restaram apenas ... acusados, nmero aqum daquele exigido no referido dispositivo legal para a configurao do delito. Com relao ao crime de tipificado no art. 304 do Cdigo Penal Brasileiro, insta a concluso, como delitomeio, de que o mesmo restou absorvido pelo crime de estelionato, que no presente feito, representa o delito-fim. Embora o Acusado, ora defendente, responda outro processo criminal na comarca de ................, tecnicamente primrio, possui residncia na cidade de Ceres, e em caso de eventual condenao deve sua reprimenda pena ser ancorada no mnimo legal, a ser cumprida no local onde reside.

DO DIREITO
PRELIMINARMENTE O Cdigo de Processo Penal, no Livro que trata das nulidades processuais impe o seguinte comando normativo:
Art. 564 - A nulidade ocorrer nos seguintes casos: (...) 0missis III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: (...) omissis

b) O Exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no artigo 167.

Nosso Estatuto de Ritos Processuais Penais, no artigo ut retro citado, dispe que ocorrer nulidade no caso de falta de termos ou frmulas, dentre os quais a realizao de exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, como no caso em pauta, por corporificar e instrumentalizar a materialidade dos fatos objeto da persecuo judicial. Isso, porque a Justia Criminal, principalmente, deve exteriorizar-se atravs de formas, absolutamente cogentes e inalterveis ao arbtrio das partes. Assim, sua falta j traduz nulidade por si mesmo, independentemente da ocorrncia ou no de prejuzo. Oportuna a lio do eminente jurisconsulto ptrio JLIO FABBRINI MIRABETE, quando assim leciona:
Causa nulidade absoluta a ausncia do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios. Na hiptese de delicta lactis permanentis por ele que se comprova a existncia do crime quando este deixa vestgios, sob pena de nulidade, para evitarse acusaes infundadas. Ressalva o artigo 167, porm, que no sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova 1 testemunhal pode suprir-lhe a falta. (Grifei).

Diz a jurisprudncia
"A no realizao de exame de corpo de delito direto, que d maior credibilidade e confiana ao julgador, por incria da autoridade policial, que, por comodismo, realiza o exame indireto, sem especificao
1

Jlio Fabbrini Mirabete, Cdigo de Processo Penal Interpretado Ed. 94, pg. 634;

de sua fonte, implica comprometimento da prova da materialidade do delito, impondo-se a absolvio" (RT 637/267). No mesmo sentido, (TJSP: RT 553/339; TACRSP: RT 548/339; TJMG: RT 534/416.)

Correta a advertncia de que quando o ilcito penal deixa vestgios torna-se necessria e imprescindvel a realizao do exame de corpo de delito. Desta tica, destina-se a comprovao por percia da existncia dos elementos objetivos do tipo, os quais so aferidos, principalmente, ao resultado produzido pelo atuar reprovvel, de que houve o evento, do qual depende a existncia objetiva do crime, ex vi do artigo 13, do Cdigo Penal. Incensurvel o posicionamento de que configura-se nulidade absoluta a ausncia do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, e no caso sub examine, tratase de delicta factis permanentes, sendo por ele que se comprova a existncia tpica s quando h vestgios positivados, sempre sob o crivo da nulidade absoluta. Neste sentido pacfica a orientao pretoriana j apontada.2 preciso insistir, no entanto, que se trata de nulidade absoluta e no relativa, que por fora do que dispe normativamente o artigo 573, do CPP, e pela ausncia de dispositivo que lhe outorgue qualquer sanatria (v. por falta do exame de corpo de delito, direto ou indireto, nos crimes que deixam vestgios, ex vi do artigo 564, III, letra b do CPP. No caso em tela, a documentao acostada aos autos, pela suposta vtima, constitui talvez ou simplesmente, mero indcio da ocorrncia de possvel ilcito penal, no podendo ser elevado a categoria de prova da materialidade de um delito, que por sua natureza e sede deixa vestgios constatveis atravs de elaborao de Laudo Pericial em documentos que se
2

RTJ 99/101; RT 534/416, 548/339, 554/335, 556/348, 580/316 e 637/267;.

submetidos ao crivo dos senhores peritos poderiam comprovar a existncia ou no da alegada fraude ou artifcio. A evidncia do aspecto ora suscitada encontra eco nas prprias palavras das testemunhas ouvidas em Juzo, que de forma unssona declaram que o Acusado teria utilizado de documentos falsificados para a aquisio dos bens da suposta vtima. Excelncia flagrante e incontestvel a incidncia da nulidade do processo por falta de prova da materialidade dos fatos descritos na denncia de fls., por infringncia do disposto no artigo 564, III, b do Cdigo de Processo Penal, impondo-se o reconhecimento da preliminar suscitada com o julgamento do feito sem apreciao do mrito, determinando-se o arquivamento da presente ao penal para todos os fins de direito.

DO MRITO
A denncia imputa ao Acusado a conduta descrita no art. 288, que assim preconiza associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometerem crimes. O referido dispositivo, trata-se crime coletivo, plurissubjetivo, que exige um nmero mnimo de quatro agentes para sua configurao tpica, o que vale dizer que com a absolvio do co-ru ........................., restaram apenas trs acusados, nmero inferior ao exigido legalmente, para a configurao do ilcito penal denunciado. Logo, por falta de elementar do tipo impe-se sua absolvio. A jurisprudncia hodierna comunga o entendimento acima alinhado conforme o seguinte julgado:

A absolvio, com provimento da apelao, de um dos quatro rus que se associaram para cometer crimes, descaracteriza o delito de quadrilha ou bando, pela falta, em relao aos demais, do quorum mnimo de quatro3

Assim sendo, dever o Acusado, ora defendente, ser absolvido da imputao prevista no aret. 288 do CPB. De igual modo no merece prosperar a acusao referente o delito previsto no art. 304, do Cdigo Penal Brasileiro, vez que, no presente caso, a suposta falsidade configurou ato meramente preparatrio do crime de estelionato, pelo que dever por este ser absorvido, conforme inteligncia do art. 14 do mesmo Codex. A doutrina mais abalizada tem proclamado que os atos preparatrios, quais sejam aqueles que representam a forma de atuar, que criam condies prvias para a realizao do delito planejado, no so punveis. Assim sendo, aquela conduta que precede, sob o prisma temporal, a execuo do fato criminoso, meramente uma fase do iter criminis, ou seja ato preparatrio indiferente ao nosso direito penal, que pune a cogitao e a preparao. No caso em apreo, a suposta falsificao de documentos configurou ato preparatrio do delito de estelionato, conforme entendimento esposado pela jurisprudncia majoritria:
tentativa cometida mediante uso de documento falso - Pune-se somente o crime de estelionato,que absorve afalsidade,

TFR AC 7.605 Rel. Nilson Neves, JTFR Lex 62/345;

quando este foi o meio empregado para a prtica.4

fraudulento

Uso de documento falso Crime-meio para a obteno da indevida vantagem econmica Absoro pelo crime-fim, no caso estelionato. Inteligncia da Smula 17 do STJ - Se o uso de documento falso foi endereado obtenao de indevida vantagem econmica, o falso constitui-se em crime-meio, que fica absorvido pelo crime-fim no caso estelionato.5 A utilizao de documento falsificado como meio para a prtica de estelionato, resulta na absoro, por este, do delito previsto no art. 304 do CP.6

, assim, caso de uso de documento falso delito-meio - para a consumao do verdadeiro objetivo do agente, o estelionato delito-fim, h pluralidade de normas e unidade de crimes, onde nasce a consuno, com que se procura resolver o problema de conflito aparente de normas. Segundo o princpio da consuno, a norma incriminadora de um fato, que meio necessrio ou normal fase de preparao ou execuo de outro crime, excluda pela norma a este relativa. Assim sendo, no magistrio de Heleno Fragoso h consuno quando um crime meio necessrio ou normal fase de preparao ou de execuo de outro crime.7 Deste modo, imperioso que se proceda a absolvio do Acusado, ora defendente com relao ao delito do art.
4 5

TJSP Ap. 1.350/95 Rel. Jos Lucas Alves de Brito RT 733/661; TJSP Ver. 174.504-3/7 Rel. Breno Guimares RT 724/618; 6 TJSP AC Rel. Camargo Sampaio RT 492/315; 7 Heleno Cludio Fragoso Lies de Direito Penal 7 Ed. ;Vol. 1, pg. 376;

304 do Cdigo Penal Brasileiro, vez que pelo princpio da consuno este foi absorvido pelo delito de estelionato. O Acusado, embora responda por outra ao penal na comarca de................ primrio, possui endereo certo e sabido na cidade de Ceres, onde reside em companhia de sua me, pelo que, no caso de eventual condenao deve sua pena ser cumprida naquela urbe conforme lhe faculta o art. 86, da Lei de Execuo Penal.

EX POSITIS,
Espera o Acusado, ......................, sejam as presentes Alegaes finais, recebidas, vez que prprias e tempestivas, julgando procedente a preliminar suscitada, com a decretao da nulidade absoluta do processo nos termos do art. 564, III, b, do Cdigo de Processo Penal, em caso de anlise de mrito, julgada improcedente a denncia e todos seus termos, decretando-se sua ABSOLVIO, pois desta forma Vossa Excelncia estar restabelecendo o imprio da Lei, do Direito e da Excelsa JUSTIA.

Termos em pede e espera deferimento.

LOCAL, DATA.

_____________
OAB

You might also like