You are on page 1of 25

H uma enorme diversidade de cnones mas, ainda hoje, os mais utilizados no desenho de figuras humanas so os cnones clssicos gregos.

J no sc. V a.C., os Gregos estabeleceram as propores ideais para o corpo humano belo. Preocuparam-se em proporcionar a forma encontrandolhe toda a sua beleza natural. E, desde ento at hoje, aplicamos ainda as mesmas relaes de proporo, o cnone grego. No Renascimento, Leonardo Da Vinci estudou e recuperou o cnone grego, que tinha sido abandonado durante sculos.

Arte Grega, sculo V a.C.

Na figura humana, h um plano vertical de simetria e uma medida que proporciona as partes. Existe uma medida para proporcionar todas as partes do corpo: a cabea.
O corpo do homem enquadra-se num rectngulo com 8 medidas de altura e 2 medidas de largura. No corpo humano adulto, bem proporcionado: - altura de 3 cabeas, situa-se o umbigo, - altura de 4 cabeas, situa-se o pbis; - a distncia entre os ombros de 2 cabeas;

O rosto seguramente a parte do nosso corpo que melhor conhecemos. Olhamo-lo diariamente frente ao espelho, ainda que s fixemos o seu aspecto geral. exteriores.

Situam-se na nossa cara quatro dos cinco rgos dos sentidos: os olhos, a boca, o nariz e as orelhas. Todos eles tm importantes funes na recepo dos estmulos exteriores.

A representao do rosto humano requer muita ateno.


A ajuda dos cnones pode facilitar a tua tarefa, pois eles referem-se s propores ideais. O cnone um conjunto de linhas horizontais que orientam e estruturam os diferentes elementos do rosto.

Cada pessoa uma individualidade e portanto diferente da outra. Observar a forma definidora do rosto e do crnio, esta , nuns casos um vulo quase perfeito, enquanto que noutros o queixo se torna bicudo (queixo triangular) ou se alarga numa oval ou numa forma quadrangular.

VULO

OVAL

Deves tentar perceber o que importante e diferente em cada rosto tendo em conta a localizao e os pormenores dos elementos que tens a desenhar, como boca, nariz, olhos e sobrancelhas.

OLHOS

- Onde marco a linha dos olhos? O nvel dos olhos divide ao meio a cabea. Marca ento a linha horizontal dos olhos a meio do eixo vertical. - Qual a largura dos olhos? Cada olho mede um quinto da largura da cabea.

- Qual a distncia entre os olhos? A distncia entre os olhos a largura de um olho.

NARIZ

- Marca a linha horizontal que define a altura do nariz. A linha horizontal situa-se ao meio da Altura entre os olhos e o queixo. - Qual a largura do nariz em baixo? A largura do nariz corresponde largura de um olho.

- Qual a largura da boca? A boca tem uma dimenso variando entre um olho e meio ou dois.

- Qual a localizao das orelhas? Nos extremos da linha dos olhos, podes marcar o incio das orelhas. Um pouco abaixo do nariz, tira uma paralela linha dos olhos, tens o extremo das orelhas.

PESCOO

O pescoo um pouco mais largo que trs olhos.

CABELO

Na representao do cabelo, ocorrem problemas de forma, brilhos e reflexos, luz e sombra, valorao tonal e direco do traado ou da pincelada.

Estudar Rostos

You might also like