You are on page 1of 3

NIL GAUDIO FREIRE DOS SANTOS DIDTICA, PROFESSORA : LUIZA

Professor entrevistado: Gabriel Bezerra Ensina nos nveis fundamental e mdio, professor de educao fsica da rede publica*(estadual e municipal). *Por no ser concursado, atende a contratos temporrios ao municppio e ao estado, e sua carga horria depende destes contratos, no momento ele no est ensinando em nenhuma escola, apenas como instrutor de exercicios funcionais na beira mar.

O professor relatou em suas respostas entrevista os desafios nos processos de ensino e aprendizagem e suas tentativas de influenciar os alunos a terem uma diferente viso sobre o mundo ao seu redor e atravs de sua posio como professor tentar transform-los em bons cidados, tentando cumprir seu papel social. Por ser um professor de educao fsica h uma maior liberdade quanto a diversificao de atividades e modos como ele pode conduzir suas aulas, obviamente h um planejamento prvio tanto da parte terica como da parte fisica. Portanto suas aulas seguem sim modelos, mas modelos estes que podem ser adaptados as nescessidades de cada turma ou aula. Segundo ele, as maiores dificuldades enfrentadas em suas atividades como professor, provm da falta de recursos e investimentos do governo, pois como professor da rede publica, se depara constantemente com a falta de equipamentos para dar uma aula de qualidade, muitas vezes no h uma bola na escola, sendo os alunos ou ele prprio que tem que trazer de casa. H tambm a questo do salrio, no s por ele ser nfemo, mas principalmente pelos atrasos destes. Ele cita como realizao profissional, ver que alguns alunos, com dificuldades fsicas, ou psicolgicas, copnseguem superar suas dificuldades ao realizar exercicios que eles acreditavam no conseguir. Considera-se tambm realizado, quando consegue por uma luz na cabea de alguns alunos que se veem perdidos no mundo do crime(alguns deles traficavam no colegio, vendendo cocina e afins, e ate ofereceram pra ele). Bem, pode-se ver, como se ve no texto 3, a ultilizao de teorias e mtodos citados no texto da apostila, como o planejamento, a interatividade, como na teoria sociocomunicativa, a interao e compartilhamento, assim como o ato intencional. H tambm uma busca de compreenso quanto a classe social a qual os alunos pertencem, para tentar uma maior intero com estes.

Quanto a minha concepo de ensino, meio complicado tentar discorrer sobre isso, mas tentarei. No tenho a vontade de me tornar um professor, apesar de estar em um curso de licentciatura, sendo esta a minha ultima opo. Pelo menos no enquanto no houver uma mudana no sistema educacional, pois este, procura apenas formar trabalhadores de mentes cerradas para preencher as vagas no mercado de trabalho. Bem, tinha que escrever este pargrafo anterior para ajudar a compreender a minha viso, de como se deve ocorrer o ensino. Acho q os professores deveriam procurar ajudar os alunos a criar um censo crtico, coisa que dificilmente ocorre nos ensino fundamental e no ensino mdio, poucos so os professores que procuram estimular este tipo de pensamento crtico, eu por exemplo, durante meus periodo escolar, s tive uns dois professores que o fizeram, os outros, simplesmente no aceitavam questionamentos, tanto quanto as teorias as quais estavam esnsinando, tanto quanto aos mtodos escolhidos para ministrar suas aulas, s h o aprendizadodo censo crtico, na faculdade, nos cursos de humanidades principlamente . Por causa desses tipos de professores, muitos alunos, como eu, e mais ou menos 80% dos meus colegas da poca, tanto no ensino pblico, como no particular, acabavam se desinteressando pelas aulas, montonas, entediantes e com somente uma voz reinando, implantando, desde as primeiras sries, no subconsciente do aluno, a cultura de no questionar, sempre aceitar, a cultura da obediencia, talvez por isso o povo aceite essas atrocidades que esto aconetecendo na poltica, nos cenarios municipais, estaduais, federais e at mundias, sem fazer protestos, simplesmente reclamando, mas reclamando sentado no sof, ou num tamborete se for mais pobre, assistindo as novelas alienantes. Acredito que se estes professores, procurassem observar mais atentamente suas turmas, seus alunos, e procurassem se aproximar mais deles, para que se houvesse um aproveitamento e aprendizado mtuo, talvez poderamos ver resultados diferentes.

You might also like