You are on page 1of 4

Como nmelhorar seu pensamento crtico

O universo em um clique

Navegue por categorias Navegue por categorias

Buscar

Como nmelhorar seu pensamento crtico

Planto

Popular

Aleatrio

10 visionrios de Cincia e Tecnologia que experimentaram drogas

Caf pode diminuir pela metade risco de suicdio

Vivemos em uma teia de linhas-dotempo alternativas?

Pai da computao ser perdoado por ser gay

Por Cesar Grossmann em 25.07.2013 as 14:00

Como nmelhorar seu pensamento crtico

Vcio em sexo real?

O verme moribundo azul brilhante que poderia ser a chave para a longevidade humana Por que voc precisa esperar 10 segundos antes de religar seu roteador?

O pensamento crtico a ferramenta para decidir se uma afirmao verdadeira, verdadeira s em condies especiais, parcialmente verdadeira ou totalmente falsa. Ele comeou no ocidente com o mtodo socrtico, na Grcia Antiga, e no oriente com a literatura budista, na ndia Antiga. O pensamento crtico envolve a capacidade de:

Relacionados
Crtica, esprito crtico e outras obviedades

Pensamento mgico afasta o

reconhecer problemas, e encontrar maneiras prticas de lidar com eles; compreender a importncia de estabelecer prioridades em ordem de precedncia para resolver problemas; obter informao pertinente; perceber valores e suposies feitas a priori; compreender e usar a linguagem com preciso, claridade e discernimento; interpretar dados, tanto para apontar evidncias quanto para analisar argumentos; reconhecer a existncia (ou no existncia) de relacionamentos lgicos entre proposies; fazer concluses e generalizaes fundamentadas; testar concluses e generalizaes; reconstruir os padres de crenas com base em uma experincia mais completa. Por que a cincia possui credibilidade?

estresse de situaes difceis

Crianas de 5 anos j entendem o poder do pensamento positivo

A cadeira de rodas controlada com a fora do pensamento

Pensamento positivo pode deixar as pessoas efetivamente melhores?

O poder do pensamento negativo

http://hypescience.com/como-nmelhorar-seu-pensamento-critico/[26/07/2013 07:36:50]

Como nmelhorar seu pensamento crtico

A capacidade de questionar, a curiosidade, o desejo de conhecer e de saber nascem com o ser humano, mas o pensamento crtico tem que ser cultivado. Confira algumas dicas para voc afiar o seu pensamento crtico, seja para analisar uma oferta de automvel usado, seja para fazer a crtica a um poema ou romance.
Vdeo: veja um pensamento se

Questione-se
O que voc faria se em nada houvesse divisibilidade, comparabilidade, conectividade, distributividade, ordenabilidade, substituibilidade e satisfazibilidade?

formando

Os 10 problemas mais comuns do pensamento humano

Compreenda seu prprio propsito


O criticismo, especialmente o artstico, subjetivo. O que voc espera obter com sua crtica? Voc est analisando uma obra artstica, ou uma proposta de negcios objetiva? Qual o pior inimigo da Verdade?
Mquinas controladas pela fora do pensamento

Compreenda o propsito da pessoa que est sendo analisada


A maior parte das crticas descabida simplesmente porque o crtico no leva em conta o que o autor tinha em mente. O escritor pode apontar e acertar no galho, e voc achar que ele errou a ave que estava sobre o mesmo. A crtica deve responder pergunta: o autor conseguiu atingir seu objetivo original?

O poder do pensamento positivo: Verdade ou mito? Mascar chiclete deixa voc 10% mais alerta e impulsiona o pensamento

Pensamento positivo reduz o risco

Conhea as alternativas
Seja o que for que voc estiver analisando, preciso pesquisar trabalhos relacionados. A crtica s pode ser atingida se seguir um padro; uma obra s pode ser considerada superior ou inferior em relao a outra. Encontre obras contemporneas e empreendimentos similares no passado. Se voc est considerando a compra de um carro, descubra o custo de outras opes como a aquisio de carros de segunda mo, ou o custo do aluguel de um carro. Se no houver nada relacionado, use sua prpria viso de como deve ser o projeto, ou como o autor da proposta quer que ela seja executada. Ceticismo cientfico ou no?

de derrame

Microeletrodos permitem transmisso do pensamento

Carros que obedecem ao pensamento: sistema detecta inteno de frear do motorista

Aprenda a lgica
Estude a maneira que os argumentos so construdos, o que so premissas, e como as concluses so derivadas. Estude tambm as falcias lgicas, e pratique apontando-as na sua vida diria.

Tecnologia permite que paralisados se movimentem pela fora do pensamento

Macaco controla mo robtica apenas com o pensamento

Aprenda o jargo crtico


Cada campo tem seu jargo crtico. Por exemplo, em poesia termos como aliteraes, encadeamento e mtrica mostram que voc sabe do que est falando. Estes termos ajudam a construo de uma crtica mais concreta, e do um ponto para onde foc-la. Como podemos usar a criticidade como ele
A Crtica como recurso pedaggico Como rudo ambiente pode

Use a tcnica do BRI


O psiclogo do pensamento lateral Edward de Bono afirma que devemos listar os pontos bons, ruins e interessantes (BRI). O crebro desliga na frente de um lder religioso

aumentar a criatividade

Como superar um transtorno obsessivo-compulsivo

Justifique sua opinio


Jovens usam lcool como uma

No basta dizer que no gosta, preciso dizer porque no gosta, e dar sugestes para aperfeioamentos. Alm disso, preciso no ser absoluto, e ao mesmo tempo no ser tmido. Evite usar termos como nunca. Ao mesmo tempo, seja assertivo na crtica. Outras dicas:

desculpa para fazer sexo

Recomendamos os livros

http://hypescience.com/como-nmelhorar-seu-pensamento-critico/[26/07/2013 07:36:50]

Como nmelhorar seu pensamento crtico

No se deve tambm esquecer a diplomacia. Aponte sua crtica para a proposta, no para a pessoa. Sempre faa um arrazoado de hipteses dedutivas. Ou seja, dada uma situao particular, aplique o conhecimento relevante dos princpios e limitaes e mostre, de forma abstrata, as consequncias que podem resultar de diferentes variaes que voc consegue imaginar sobre o sistema. Voc tambm vai conseguir criticar muito melhor algo que voc consegue fazer. Preste ateno na crtica que outros oferecem sua crtica. Aprenda a diferena entre raciocnio indutivo e dedutivo, ou seja, quando uma discusso conduzida do particular para o geral, e do geral para o particular. Use bibliotecas e a internet para se informar sobre o tpico a ser criticado. Uma crtica feita sem muita informao s vezes pior que uma crtica mal feita. Pergunte pelas opinies alheias. Outras pessoas provavelmente iro acrescentar uma nova perspectiva que pode mudar sua abordagem. Considere pessoas de diferentes grupos etrios e diferentes ocupaes. [Wikihow]

Cesar Grossmann formado em Engenharia Eltrica, funcionrio pblico, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", no tem um smartphone, e usa uma cmera fotogrfica com filme (alm da digital). @cesarakg cesar@hiperciencia.com Site

Busca

Curta nossa pgina no Facebook:


Buscar

HypeScience
Curtir 193.072 pessoas curtiram HypeScience.

Atividade Recente
Cadastre-se
Crie uma conta ou Entrar para ver o que seus amigos esto fazendo.

As 4 irms que tiraram uma foto por ano durante 36 anos 2.931 pessoas recomendaram isso. http://hypescience.com/australiano-se-casa-comseu-cachorro/ 68 pessoas recomendaram isso.

Reponder
Voc precisa fazer o login para publicar um comentrio. Conectar com:

8 Fatos desagradveis sobre John Lennon que os

Poweredby OneAllSocialLogin

Categorias

Selecionar categoria Selecionar categoria

Sobre | Privacidade | Contato | Colabore

http://hypescience.com/como-nmelhorar-seu-pensamento-critico/[26/07/2013 07:36:50]

Como nmelhorar seu pensamento crtico

http://hypescience.com/como-nmelhorar-seu-pensamento-critico/[26/07/2013 07:36:50]

You might also like