You are on page 1of 3

Introduo eletricidade

1 - A carga eltrica e a eletrizao 2 - Condutores, isolantes e os processos de eletrizao 3 - A Lei de Coulomb 4 - Questes resolvidas

1 - A carga eltrica e a eletrizao


Desde o estudo da termodinmica, a fsica voltou-se predominantemente ao mundo microscpico, aos fenmenos cuja natureza reside na existncia e nas caractersticas e propriedades das partculas elementares. Inacessveis observao direta, elas so detectadas indiretamente pelas pistas ou traos deixados em grandes mquinas, onde so produzidos os mais diferentes ensaios experimentais, orientados por hipteses tericas. A eletricidade reside em partculas que compem o tomo, ou melhor, na carga eltrica, propriedade de algumas partculas elementares, cuja compreenso e aplicao se amplia dia a dia, embora a natureza intrnseca dessa propriedade talvez demore a ser compreendida. Os fenmenos de natureza eltrica so conhecidos h sculos. O termo eletricidade se origina da palavra elektron, nome grego do mbar, resina que se petrifica sculos depois de secretada por algumas rvores, fragmentos de mbar, quando esfregados com a pele de algum animal, adquirem a propriedade de atrair pequenos corpos como penas, pedaos de pergaminho ou folhas. Alis, o ato de esfregar um corpo contra o outro foi a primeira forma eficiente utilizada pelo ser humano para produzir eletricidade. Eletrizar um corpo dot-lo de eletricidade. O que isso significa e a explicao desse processo dependem da nossa compreenso da estrutura elementar da matria. A idia do tomo como constituinte elementar da matria tornou-se definitivamente aceita desde o incio do sculo XX. E, com ela, a convico de que a eletricidade uma propriedade de partculas elementares que compem o tomo: os eltrons, partculas que contm a carga elementar negativa, dispostos em camadas que se assemelham a nuvens envolvendo o ncleo do tomo, e os prtons, partculas de carga eltrica positiva, localizados no ncleo. Caractersticas da carga eltrica:

A carga eltrica se conserva, isto , a carga eltrica total de um sistema eletricamente isolado constante e quantizada, ou seja, seu valor mltiplo do valor da carga eltrica elementar;

Existem dois tipos de carga eltrica, uma chamada negativa e outra chamada positiva ;

Cargas eltricas de mesmo tipo repelem-se; de tipos diferentes atraem-se;

Em todo o tomo, o nmero de eltrons igual ao nmero de prtons, ou seja, todo tomo eletricamente neutro.

2 - Condutores, isolantes e os processos de eletrizao


Em princpio, condutor o corpo atravs do qual as partculas portadoras de cargas eltricas podem mover-se com facilidade. Quando isso no ocorre, ou ocorre com muita dificuldade, o corpo chamado de isolante. A idia de eletrizao muito simples. Se a matria constituda de tomos e todos os tomos so eletricamente neutros, todo corpo eletricamente neutro. Assim, nonvel da estrutura elementar da matria, eletrizar um corpo fazer com que os seus tomos tenham um nmero de eltrons diferente do nmero de prtons. Dois processos bsicos nos permitem provocar esse desequilbrio: a eletrizao por contato e a eletrizao por induo. Eletrizao por contato - quando dois corpos de materiais diferentes, eletricamente neutros, so postos em contato muito prximo (fortemente pressionados um comtra o outro), as suas camadas eletrnicas superficiais ficam tambm muito prximas. Por isso, os eltrons de um corpo podem migrar para o outro. O corpo que adquire eltrons torna-se eletricamente negativo; o que perde eltrons torna-se eletricamente positivo. A forma mais eficiente de estabelecer ou provocar esse contato esfregar um corpo contra o outro. Da essa forma de eletrizao ser chamada de eletrizao por atrito. Eletrizao por induo - Nesse processo, no h contato direto entre os corpos. Basta aproximar um corpo carregado, o indutor, de um corpo neutro a ser carregado, o induzido.

3 - A Lei de Coulomb
Por volta de 1775, algumas evidncias experimentais convenceram o fsico-qumico ingls Priestley de que a interao eltrica deveria ser descrita por uma lei semelhante da interao gravitacional - a atrao ou repulso entre cargas eltricas deveria ser tambm diretamente proporcional ao produto das cargas eltricas, grandeza equivalente massa na interao gravitacional, e inversamente proporcional distnci. Dez anos depois, o fsico francs Coulomb comprovou experimentalmente a previso terica de Priestley, num resultado que ficou conhecido como Lei de Coulomb:

A intensidade das foras de interao F entre dois pontos materiais de cargas eltricas e diretamente proporcional ao produto dessas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia d entre esses pontos.
Matematicamente, a Lei de Coulomb expressa na forma:

4 - Questes resolvidas

1.

Na figura esto representadas duas partculas de carga de mesmo sinal, cujos valores so

, separadas, no vcuo, por uma distncia d = 2.0 m.

a) Qual o mdulo da fora de interao eltrica entre essas partculas? b) Qual o mdulo dessa fora se a distncia for reduzida a 0.40 m? (Dado: Soluo a) )

b) Para d = 0.40 m, o mdulo de F passa a ser:

You might also like