You are on page 1of 150

GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES JAQUES SILVEIRA LOPES

02

ISSN : 2179-1732

Coordenadoria de Educao Aberta e a Distncia

Geometria Analtica

Universidade Federal de Viosa

Reitora
Nilda de Ftima Ferreira Soares

Vice-Reitor
Demetrius David da Silva

Conselho Editorial
Andra Patrcia Gomes Joo Batista Mota Jos Benedito Pinho Jos Luiz Braga Tereza Anglica Bartolomeu

Geometria Analtica

Diretor Frederico Vieira Passos


Prdio CEE, Avenida PH Rolfs s/n Campus Universitrio, 36570-000, Viosa/MG Telefone: (31) 3899 2858 | Fax: (31) 3899 3352

Geometria Analtica

Ficha catalogrfica preparada pela Seo de Catalogao e Classificao da Biblioteca Central da UFV

L864g 2012

Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira, 1974Geometria analtica [recurso eletrnico] / Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes, Jaques Silveira Lopes. Viosa, MG : UFV/CEAD, 2012. 148p. : il. (algumas col.) ; 29cm. (Conhecimento, ISSN 2179-1732; n.2) Livro eletrnico. Bibliografia p. 148 1. Geometria analtica. I. Lopes, Jaques Silveira, 1975-. II. Universidade Federal de Viosa. Coordenadoria de Educao Aberta e a Distncia. III. Ttulo. CDD 22. ed. 516.3 CEAD - Coodenadoria de Educao Aberta e a Distncia Frederico Vieira Passos - Diretor

ISSN 2179-1732; n.2

LOPES, Gabriela e LOPES, Jaques - Geometria Analtica. Viosa - MG: UFV/CEAD, 2012.

Layout: Diogo Rodrigues Capa: Daniel Fardin Grficos e imagens: Brulia Aparecida A. Perzio Editorao Eletrnica: Diogo Rodrigues Reviso Final: Joo Batista Mota

Geometria Analtica

SUMRIO
7 24 35 45 54 80 88 99 108 113 120 132 O Plano Parbola Elipse Hiprbole Vetores Produto Escalar Produto Vetorial Retas Planos no Espao ngulos Distncias no Espao Tridimensional Superfcies Qudricas

Geometria Analtica

Prefcio
Este texto foi idealizado para servir de referncia na disciplina de Geometria Analtica do Curso de Licenciatura em Matemtica Modalidade a Distncia da Universidade Federal de Viosa. Em funo disto ele basicamente um guia no que se refere aos conceitos bsicos da Geometria Analtica, que so fundamentais na compreenso de teorias mais avanadas nas disciplinas de Clculo Diferencial e Integral. O trabalho de confeco do material foi bastante rduo, pois considerou as caractersticas de construo de um curso que oferecido a distncia, mas que preserva a qualidade do curso presencial ofertado pela UFV. O material aqui desenvolvido ter, na UFV, o suporte e a complementao de outras mdias disponibilizadas na plataforma de interao PVANet, que um ambiente virtual de aprendizagem. Alm do PVANet, a disciplina contar com todos os elementos que esta modalidade de ensino exige: tutores presenciais e a distncia; coordenadores de polos; professores coordenadores de disciplinas; coordenador de tutores; comisso coordenadora de curso etc. A produo do material contou com o importante apoio da equipe de tutores do Curso e vale a pena deixar registrado o agradecimento a Brulia Aparecida de Almeida Perzio, Frederico Ventura Batista, Isaque Viza de Souza e Marcos Barros. Especificamente sobre o texto produzido, dividimos os conceitos em mdulos, que representam, de certa maneira, as semanas de aula da disciplina. Comeamos o material explorando a ideia primria da Geometria Analtica plana, que consiste em estabelecer uma correspondncia entre pontos do plano e pares ordenados de nmeros reais, tornando possvel uma correspondncia entre curvas do plano e equaes de duas variveis. Assim transferimos uma investigao geomtrica para outra investigao algbrica correspondente. Passamos pelo estudo de parbolas, elipses, hiprboles, retas, vetores, propriedades dos vetores etc, e finalizamos o texto abordando o conceito de Geometria Analtica no espao.

Mdulo

O Plano
Nosso estudo comea pela idia de que os pontos de uma reta orientada esto em correspondncia biunvoca com os nmeros reais. Um eixo uma reta orientada na qual fixamos um ponto O e o referimos a ele como origem do eixo:

Para determinar a correspondncia biunvoca dos pontos deste eixo com os nmeros reais, colocaremos o ponto O do eixo em correspondncia com o nmero real zero. Fixando uma unidade de medida, associamos a cada ponto X do eixo a um nmero real x tal que a distncia de X a O |x|, e de tal forma que se X est direita de O, ento x positivo e se X est esquerda de O, ento x negativo.

Denotando a distncia entre o pontos O e X do eixo por d(O,X), observe que:

O ponto A do eixo est direita de O e em correspondncia com o nmero real positivo 2 de tal forma que d(O,A)=2. O ponto B do eixo est esquerda de O e em correspondncia com o nmero real negativo -3 de tal forma que: d(O,B) = |-3|=3.

Coordenadas no Plano
A geometria espacial nos diz que duas retas que se interceptam determinam um plano. Consideremos o plano definido pelo par de eixos perpendiculares x e y, conforme a figura a seguir:

Geometria Analtica

Note que as origens dos dois eixos x e y coincidem. Tomemos a unidade OX igual OY e seja P um ponto qualquer do plano. Traando-se a nica reta paralela x ao eixo x, passando pelo ponto P notamos que x intercepta o eixo y no ponto Y1. Traando-se a nica reta paralela y ao eixo y, passando pelo ponto P notamos que y intercepta o eixo x no ponto X1. Veja a seguir:

Seja x o nmero real correspondente ao ponto X1 do eixo x e y o nmero real correspondente ao ponto Y1 do eixo y. O que notamos que os nmeros x e y determinam univocamente, o ponto P. Observe que dados os nmeros reais x e y, podemos determinar pontos X e Y sobre os eixos x e y, respectivamente, e traar as paralelas x e y, assim a interseo destas paralelas o ponto P. Usaremos a notao P(x,y) para denotar um ponto do plano. Os nmeros x e y constituem as coordenadas de P e so chamados de abscissa e ordenada respectivamente. Dessa forma estabelecemos uma correspondncia biunvoca entre os pontos do plano e o conjunto de pares ordenados de nmeros reais (x,y). O que acabamos de construir chamado de sistema de coordenadas. Os eixos dividem o plano em quatro regies, chamadas quadrantes. Veja a figura a seguir:

O Plano

Exemplo 1:
A geometria espacial nos diz que duas retas que se interceptam determinam um plano. Consideremos o plano definido pelo par de eixos perpendiculares x e y, conforme a figura a seguir:

Soluo:

Geometria Analtica Atividade I:


1) Como so as coordenadas dos pontos que esto sobre o eixo x? 2) Como so as coordenadas dos pontos que esto sobre o eixo y? 3) A posio de um ponto P(x,y) em um plano xy estabelece o sinal de suas coordenadas. Complete o quadro abaixo:

Distncia entre dois pontos


Sejam os pontos P(x1,y1) e Q(x2,y2) do plano, traando-se a paralela por P ao eixo x e a paralela por Q ao eixo y obtemos o ponto de interseo R. Os pontos P, Q e R determinam um tringulo retngulo em R, cujas medidas so dos catetos so |x1-x2 | e |y1-y2 | como na figura abaixo:

Pelo teorema de Pitgoras, a medida da hipotenusa e esse nmero a distncia de P a Q e usaremos a notao d(P,Q), isto , d(P,Q)=

10

O Plano Atividade II:


1) Dados dois pontos P(x1,0) e Q(x2,0), de modo que o segmento PQ seja paralelo ao eixo x, mostre que a distncia de P at Q dada por d(P,Q)= |x1-x2 |. 2) Dados dois pontos P(0,y1) e Q(0,y2) de modo que o segmento PQ seja paralelo ao eixo y, mostre que a distncia de P at Q dada por d(P,Q)= |y1-y2 |.

Exemplo 2:

Ponto mdio de um segmento


Para determinar as coordenadas do ponto mdio M de segmento AB cujas extremidades so A(a1,a2) e B(b1,b2) faamos o seguinte:

Pela definio de ponto mdio temos que d(A,M)=d(B,M) Supondo M(x,y); podemos escrever:

11

Geometria Analtica
Elevando ao quadrado ambos os membros: (a1-x)2 + (a2-y)2 = (b1-x)2+ (b2-y)2 Desenvolvendo e organizando [a12 - b12 - 2x(a1 - b1)] + [a22 - b22 - 2y(a2 - b2)] = 0 Como x=(a1 + b1) / 2 e y=(a2+b2) / 2 satisfazem a equao e, as coordenadas de um ponto so nicas, o ponto mdio do segmento AB :

Exemplo 3:
Quais so as coordenadas do ponto mdio do segmento cujas extremidades so A(2,-4) e B(6,5)? Soluo:

12

O Plano

Exemplo 4:
Dado ponto P(-2,6),qual o seu simtrico em relao ao eixo y? Soluo: Para encontrar o simtrico do ponto P em relao ao eixo y: trace a reta paralela x ao eixo x, passando pelo ponto P. Essa reta intercepta o eixo y no ponto M. O simtrico do ponto em relao ao eixo y o ponto R tal que M o ponto mdio do segmento PR. Disso, sendo M(0,6) e supondo R(x,y), M(0,6) = M ((x-2) / 2, (y+6) / 2) e podemos fazer (x-2)/2=0 e (y+6)/2=6, obtendo x=2 e y=6. Assim, o simtrico do ponto P em relao ao eixo y R(2,6).

13

Geometria Analtica Circunferncia


Dado um ponto C de um plano e um nmero real positivo r, circunferncia de centro C e raio r o conjunto dos pontos do plano cuja distncia ao ponto C r.

Por definio, um ponto P pertence circunferncia de centro C e raio r, se, e somente se, d(P,C) = r.

Equao da Circunferncia
Considere em um sistema de coordenadas um ponto C(x0,y0 ). Vamos encontrar uma equao para a circunferncia de centro C(x0,y0 ) e raio r.

Um ponto P(x,y) pertence circunferncia de centro C(x0,y0 ) e raio r, se somente se, d(P,C)=r ou

14

O Plano
Elevando ambos os membros ao quadrado, podemos escrever (x-x0)2 + (y-y0)2=r2 e esta denominada equao da circunferncia de centro C(x0,y0 ) e raio r. Desenvolvendo e organizando podemos escrever essa equao da seguinte forma: x2+y2 - 2x0 x - 2y0 y + (x02 + y02 - r2) = 0

Exemplo 5:
Determine a equao da circunferncia de centro C(3,-2) e raio 2 Soluo: Substituindo x0,y0 e r por 3,-2 e 2 respectivamente na equao (x-x0)2 + (y-y0)2 = r2, obtemos: (x-3)2 + [y-(-2)]2=22 ou (x-3)2 + (y+2)2 = 4 Desenvolvendo, temos x2 - 6x + y2 + 4y - 9 = 0

Exemplo 6:
Encontre uma equao da circunferncia tangente aos eixos cujo raio 4 e o centro se encontra no 2 quadrante. Soluo: Com os dados informados obtemos o centro da circunferncia C(-4,4) e o raio 4. Observe a figura da circunferncia, sua equao : [x - (-4)]2 + (y-4)2 = 42

15

Geometria Analtica
ou, (x+4)2 + (y-4)2 = 42

Exemplo 7:
Determine o centro e o raio da circunferncia x2 + y2 - 12x - 8y + 43 = 0. Soluo: Podemos escrever: (x2 - 2.6x) + (y2 - 2.4x) + 43 = 0 Completando quadrados (x2 - 2.6x + 62) - 62 + (y2 - 2.4x + 42) - 42 + 43 = 0 (x-6)2 + (y-4)2 = 9 Identificando com a equao (x-x0)2 + (y-y0)2 =r2, obtemos as coordenadas do centro C(6,4) e raio 3.

Retas no Plano

16

O Plano
Os pontos do plano que se encontram sobre uma reta vertical que intercepta o eixo x em x0, possuem coordenadas do tipo (x0,y), note que a 1 coordenada fixa e igual a x0. Veja a figura a seguir:

Na figura anterior observamos que os pontos do plano que se encontram sobre uma reta horizontal que intercepta o eixo y em y0 tm coordenadas do tipo (x,y0),note que a 2 coordenada fixa igual a y0. Sabemos que por um ponto A passam infinitas retas

17

Geometria Analtica
e que por dois pontos A e B passa uma nica reta.

A inclinao de uma reta no plano o ngulo, no sentido anti-horrio, que ela forma com o semi-eixo positivo. Veja a figura.

Mas para determinar a equao de uma reta no plano utilizaremos a tangente trigonomtrica da inclinao e a denominaremos de declividade da reta ou coeficiente angular da reta. Assim a reta r da figura acima tem inclinao 45 e declividade mr=tg 45=1 e a reta stem inclinao 120 e declividade ms=tg 120 -1,73. Retas verticais no possuem declividade, pois tg 90 no existe com nmero real. Dados dois pontos distintos A(a1,a2) e B(b1,b2) sobre uma reta, vamos determinar a sua declividade.

18

O Plano

Observe na anterior que os ngulos indicados so congruentes e assim a declividade da reta pode ser determinada no tringulo ACB sendo: tg =(Cateto Oposto)/(Cateto Adjacente)=(b2-a2) / (b1-a1) A declividade de uma reta ser indicada pela letra m, assim: m=(b2-a2) / (b1-a1) Voc deve observar que o denominador b1-a1 sempre diferente de zero, pois se a reta tem declividade ela no vertical.

Exemplo 8:
A declividade da reta que passa pelos pontos A(1,1) e B(3,3) 1. Soluo: Como a declividade da reta m=(b2-a2)/(b1-a1 ), temos:

m=(3-1)/(3-1)=2/2=1

19

Geometria Analtica Atividade III:


1) Mostre a seguinte proposio: Duas retas so paralelas se, e somente se, possuem a mesma declividade. Ou seja, se mr a declividade da reta r e ms a declividade da reta s, ento mr=ms .

2) Mostre a seguinte proposio: Duas retas so perpendiculares se, e somente se, a declividade de uma delas o inverso simtrico da outra. Ou seja, se mr a declividade da reta r e ms a declividade da reta s, ento mr= -1/ ms .

20

O Plano Equao de uma Reta


Se um ponto P(x,y) pertence a uma reta que passa por A(a1,a2) com declividade m, podemos escrever: m=(y-a2)/(x-a1 ) ou ainda y -a2=m(x-a1) que denominada equao reduzida da reta.

Exemplo 9:
A equao da reta que contm os pontos A(3,-1) e B(2,4) : y+5x-14=0

21

Geometria Analtica Atividade IV:


1) Mostre que a distncia de um ponto P(x0,y0) a uma reta r, de equao ax+by=c d(P,r)=|ax0+by0-c|/(a2+b2 ).

22

O Plano Lista de Exerccios


1) Dado o ponto P(2,-3), qual o seu simtrico em relao ao eixo x? 2) Qual o simtrico do ponto P(-2,-1) em relao origem O(0,0)? 3) Quais so os vrtices de um quadrado com centro na origem do sistema de coordenadas, se os lados so paralelos aos eixos coordenados medem 6? 4) Qual o permetro do tringulo de vrtices P(1,2), Q(3,4) e R(1,6)? Esse tringulo issceles? Justifique. 5) Provar que o tringulo com vrtices A(3,-6), B(8,-2) e C(-1,-1) retngulo. 6) Achar um ponto com abscissa 4 cuja distncia ao ponto P(-2,7) seja igual a 10. 7) Se um extremo de um segmento de reta for o ponto A(3,-4) e o ponto mdio desse segmento o ponto M(1,-3), achar as coordenadas do outro extremo. 8) Determinar uma equao da reta que passa pelo ponto P(6,2) e tem inclinao 135. 9) Escrever uma equao da reta que passa pelo ponto A(1,-3) e tem declividade m=3. 10) Estabelecer uma equao da reta que passa pelos pontos A(3,5) e B(-3,2). 11) Determinar k para que as retas 2x-4y=1 e 3x-ky=2 sejam: a) paralelas; b) perpendiculares. a 2. 12) Encontrar a equao da circunferncia de centro em C(2,-1) e raio igual

13) Determinar a equao da circunferncia de centro C(-4,6) que passa pelo ponto P(1,2).

23

Mdulo

Geometria Analtica

Parbola
Considere, em um plano, um ponto F e uma reta d que no contm F. Parbola o conjunto dos pontos de um plano que so equidistantes de F e d.

O ponto F denominado foco e a reta d diretriz da parbola. Nossa inteno encontrar uma equao para a parbola e notamos que a definio envolve conceito de distncia entre pontos e distncia de um ponto a uma reta. De acordo com a definio, um ponto F do plano pertence parbola de foco F e diretriz d se, e somente se,

Indicando por Q o p da perpendicular baixada de um ponto P do plano sobre a diretriz d, P pertence parbola se, e somente se,

24

Parbola
A reta que passa pelo foco e perpendicular diretriz chamada de eixo da parbola. O ponto de interseo da parbola com o seu eixo o vrtice da parbola, indicado pela letra V. Note que: d(F,V) = d(V,d)

Equao da Parbola
Vamos deduzir a equao da parbola em uma posio favorvel aos clculos. Em um sistema de coordenadas, o eixo da parbola coincide com o eixo y, e o vrtice da parbola coincide com a origem do sistema de coordenadas.

Desta forma, o foco um ponto sobre o eixo y , digamos F(0,p). Com isso, a diretriz tambm fica determinada e a reta x=-p , pois:

d(F,V) = d(V,d) = | p |

Se P(x,y) um ponto qualquer da parbola, ento, o ponto Q tem coordenadas Q(x,-p). Por definio:

elevando ambos os membros ao quadrado e desenvolvendo os quadrados perfeitos:

25

Geometria Analtica
efetuando os clculos, obtemos:

e essa denominada equao da parbola de vrtice na origem e eixo, coincidindo com o eixoy. O sinal de p na equao determina se a parbola tem concavidade voltada para cima ou para baixo. Vejamos:

26

Parbola
como x2 um nmero no negativo, a equao x2 = 4py indica que o membro direito tambm um nmero no negativo, isto , 4py menor ou igual a zero. Para isso, y=0 ou p e y devem ter o mesmo sinal. Se p>0 , ento y>0 e o ponto da parbola P(x,y) est no 1 ou no 2 quadrante do sistema de coordenadas. Dessa forma, a parbola tem concavidade para cima. Se p<0 , ento y<0 e o ponto da parbola P(x,y) est no 3 ou no 4 quadrante do sistema de coordenadas. Dessa forma, a parbola tem concavidade para baixo.

Exemplo 1
Encontre o foco, a equao da diretriz da parbola esboo. e faa um

Soluo: Vamos escrev-la na forma x2 = 4py , assim:

identificamos nesta equao p = -4. Da, o foco F(0,4) e a diretriz y = 4

27

Geometria Analtica
Agora, vamos deduzir a equao da parbola cujo eixo coincide com o eixo e o vrtice coincide com a origem do sistema de coordenada.

O foco um ponto sobre o eixo x : F(p,0) e assim, a diretriz e a reta x = -p. Se P(x,y) um ponto da parbola, ento Q(-p,y) pela definio de parbola:

elevando ambos os membros ao quadrado e desenvolvendo os quadrados perfeitos:

28

Parbola
efetuando os clculos, temos:

que denominada equao da parbola de vrtice na origem e eixo coincidindo com o eixo x.

Atividade I:
O sinal de p na equao y2 = 4px determina se a parbola tem concavidade voltada para a direita ou esquerda. Observe que se p > 0, ento, a parbola tem concavidade para a direita. Se p < 0, ento, a parbola tem concavidade para a esquerda

Exemplo 2:
Dada a equao y2 = 16x, podemos identificar p fazendo: y2 = 4.4.x, uma vez que a equao da parbola y2 = 4px , obtemos p = 4 e disso, o foco F(4,0) e a diretriz x = -4

29

Geometria Analtica

Translao de Eixos
Faremos uma translao de eixos para encontrar uma equao da parbola que possui eixo paralelo a um dos eixos coordenados. Veja a figura a seguir, na qual esto representados dois sistemas de coordenadas x0y e x101y1. Um ponto P do plano tem coordenadas P (x1y1) no sistema x101y1, mas tambm P(x,y) no sistema x0y e disso, obtemos a relao:

30

Parbola

Agora, estamos preparados para encontrar a equao de uma parbola, cujo eixo paralelo ao eixo y e o vrtice V(x0,y0) coincidindo com a origem 01 do novo sistema de coordenadas x101y1.

31

Geometria Analtica
Neste novo sistema de coordenadas x101y1 a parbola tem equao: x12 = 4py1 e como x1 = x - x0 e y1 = y - y0 temos que:

a equao da parbola de vrtice V(x0, y0) e eixo paralelo ao eixo y.

Atividade II:
Deduza a equao da parbola de vrtice V(x0, y0) e eixo paralelo ao eixo x.

Exemplo 3
Determine o foco e a diretriz da parbola x2 - 4x - 24y + 28 = 0 Soluo: Primeiramente, vamos colocar a equao da parbola na forma (x-x0)2 = 4p(y - y0). Note que o eixo da parbola paralelo ao eixo y. Dada x2 - 4x - 24y + 28 = 0 podemos escrever: x2 - 4x = 24y - 28 completando quadrados: (x2 - 4x + 4) - 4 = 24y - 24 Efetuando os clculos: (x2 - 2) = 24y - 24 e da, (x - 2)2 = 24 (y-1)

32

Parbola
Comparando com a equao (x - x02) = 4p (y - y0) , obtemos x0 = 2 e y0 = 1 que determina o vrtice da parbola V(2,1). Identificando p: 4p = 24, ento, p = 6, o que nos leva a concluir que a parbola tem concavidade voltada para cima. Como d(F,V) = 6, temos que as coordenadas do foco so F(2,7). O valor de p tambm determina a diretriz d, pois se lembre que d(V,d) = |p|. Neste caso, d(V,d) = 6 e, assim, y = -5 a equao da diretriz.

33

Geometria Analtica Lista de Exerccios


1) Encontre a equao da parbola com foco F(0,-2) e com diretriz em y=2. 2) Qual o valor de m para que a parbola y2=mx tenha foco no ponto F(6,0)? 3) Achar a equao de uma parbola de foco F(-7,0) e diretriz dada pela equao x - 7=0 4) Achar a equao de uma parbola cujo vrtice coincida com a origem do sistema de coordenadas, sabendo-se que a parbola est disposta simetricamente ao eixo x e passa pelo ponto A(9,6). 5) A reta x-y+2=0 intercepta a parbola y2=8x ? 6) Achar a equao de uma reta tangente parbola y2=8x e paralela reta 2x+2y-3=0. 7) Determine o foco, o vrtice, a equao da diretriz e esboce as parbolas cujas equaes so: x=(1/4)y2 e y= - (1/4)x2. 8) Deduza uma equao da parbola que contm o ponto P(1,4), sabendo que seu eixo paralelo ao eixo y e que seu vrtice o ponto V(2,3). 9) Encontre as coordenadas do foco e a equao da diretriz da parbola x2+6x-12y+57=0.

34

Mdulo

Elipse
Considere em um plano dois pontos distintos fixos F1 e F2. Elipse o conjunto de pontos do plano cuja soma das distncias aos pontos F1 e F2 constante.

Os pontos F1 e F2 so os focos da elipse. Nossa inteno encontrar uma equao para a elipse, notamos que a definio envolve apenas o conceito de distncia entre pontos De acordo com a definio, um ponto P do plano pertence elipse de focos F1 e F2 se, e somente se, d(P,F1 ) + d(P,F2) = constante

A fim de deduzirmos uma equao para a elipse, indicaremos a constante por 2a. Assim, P pertence a elipse se, e somente se: d(P,F1 ) + d(P,F2 )=2a

A distncia entre os focos d(F1, F2 )=2c, denomina-se distncia focal; o ponto mdio do segmento F1 F2 o centro da elipse, e ser indicado pela letra C.

35

Geometria Analtica
Em toda elipse, os pontos B2 , C, F2 determinam o tringulo retngulo de dimenses a, b, c, como na figura a seguir e, pelo teorema de Pitgoras, obtemos a seguinte relao: a2 = b2 + c2. Note que j conhecemos a e c. O valor de b fica assim determinado b2 = a2 - c2.

A elipse possui 4 vrtices que so os pontos caracterizados a seguir: A1 e A2 so pontos da elipse, tais que d(A1 ,C)=d(A2 ,C)=a. B1 e B2 so pontos da elipse, tais que d(B1 ,C)=d(B2 ,C)=b. O eixo maior da elipse o segmento A1 A2 cujo comprimento 2a, e o eixo menor da elipse o segmento B1 B2 cujo comprimento 2b.

Excentridade
A excentricidade de uma elipse o nmero real positivo e = c/a. Observe que como c < a temos que 0 < e < 1. Esse nmero est relacionado forma da elipse; quanto mais prximo de zero for o valor de e, a forma da elipse se aproxima da forma de uma circunferncia. Quanto mais achatada for a elipse, mais o valor de e se aproxima de 1. Observe:

36

Elipse Atividade I:
1) Fixado o valor de a, mostre que quanto mais a elipse se aproxima de uma circunferncia, menor a distncia entre os focos. 2) Fixado o valor de a, mostre que quanto mais achatada a elipse, maior a distncia entre os focos.

Equao da Elipse
A seguir, deduziremos uma equao da elipse em uma situao particular: o centro coincide com a origem do sistema e os focos esto sobre um eixo coordenado. Temos dois casos a considerar:

Focos sobre o eixo x

Focos sobre o eixo y

Consideremos o caso em que os focos esto sobre o eixo x: Como d(F1,F2) = 2c, suponhamos F1 (-c,0) e F2 (c,0). De acordo com a definio, um ponto P(x,y) pertence elipse se, e somente se,

disso,

e podemos escrever:

elevando ambos os membros ao quadrados desenvolvendo os quadrados perfeitos:

37

Geometria Analtica
efetuando os clculos e explicitando o radical:

a2 [(x-c)2 + y2 ] = a4 - 2a2cx + c2x2 desenvolvendo os quadrados perfeitos e efetuando os clculos: a2x2 - 2a2cx + a2c2 + a2y2 = a4 - 2a2cx + c2x2 mas podemos escrever: (a2 - c2)x2 + a2y = a2 (a2 - c2) pela relao encontrada em toda elipse, a2 + b2 = c2, podemos fazer a2 - c2 = b2 e substituir acima: b2x2 + a2y2 = a2b2 e dividindo ambos os membros por a2b2, obtemos:

que chamada equao da elipse de centro na origem e focos sobre o eixo x.

Observao: Os vrtices da elipse A1 e A2 pertencem ao eixo x e tem coordenadas A1 (-a,0) e A2 (a,0) e os vrtices B1 e B2 pertencem ao eixo y e tem coordenadas B1 (0,-b) e B2 (0,b).

38

Elipse Exemplo 1
Determine os focos, os vrtices e a excentricidade da elipse de equao

Os focos so F1 (-c,0) e F2 (c,0) onde c determinado na relao a2 + b2 = c2. Comparando a equao com a equao reduzida notamos que a2 = 9 e b2 = 4, e disso: c2 = a2 - b2 = 9 - 4 = 5 e da c=5. Logo os focos so F1 (-5,0) e F2 (5,0). Para determinar os vrtices, observamos que de a2=9 a medida do eixo maior A1 A2 2a=6 e os vrtices so A1 (-3,0) e A2 (3,0). E ainda da equao temos que b2=4 o que implica b=2 e os vrtices B1 (0,-2) e B2 (0,2). A excentricidade e=(5)/3. Veja o esboo da elipse:

O segundo caso, centro coincidindo com a origem do sistema e focos sobre o eixo y, fica a seu cargo:

39

Geometria Analtica

Translao de Eixos
Vamos representar dois sistemas de coordenadas: o sistema xOy e o sistema x1 O1 y1 de tal forma que a origem O1 do sistema x1 O1 y1 tem coordenadas (x0 ,y0) em relao ao sistema xOy e os eixos x1 e y1 so paralelos aos eixos x e y respectivamente e mantm a direo. Veja a figura:

40

Elipse
Um ponto qualquer P do plano tem coordenadas P(x,y) em relao ao sistema xOy e coordenadas P(x1,y1) em relao ao sistema x1 O1 y1. Observamos as seguintes relaes:

e podemos escrever:

Exemplo 2
Seja o ponto P(3,-2) em relao ao sistema xOy. Realizando uma translao em que a origem O1 (-1,3) as coordenadas de P em relao ao sistema x1 O1 y1 so: x1 = 3 - (-1) = 4 y1 = -2 - 3 = -5 Veja a figura a seguir:

41

Geometria Analtica

Levando em considerao o exposto acima, a equao da elipse com centro no ponto O1 (x0,y0) e eixo maior paralelo ao eixo x ; e como x1 = x - x0 e y1 = y - y0, temos:

que a equao da elipse de centro C(x0 ,y0) e eixo maior paralelo ao eixo x. Analogamente:

a equao da elipse de centro C(x0,y0) e eixo maior paralelo ao eixo y.

42

Elipse Exemplo 3

43

Geometria Analtica Exemplo 4


Encontrar os vrtices da elipse anterior) (Veja o exemplo

Lista de Exerccios
1) Encontrar uma equao da elipse de focos F1 (0,-1) e F2 (0,1) e eixo maior 4. 2) Determinar os focos, os vrtices e esboce as elipses cujas equaes so:

a)

b)

c) 9x2+4y2=36

3) Calcular a distncia focal de uma elipse cujo eixo maior mede 10 e cujo eixo menor mede 8. 4) A orbita da Terra uma elipse e o sol ocupa um dos focos. Sabendo que o eixo maior tem 153.493.000 Km e que a excentricidade de 0,0167, calcular a menor e maior distncia da Terra ao sol. 5) Ache uma equao da elipse cujos focos se encontram sobre o eixo das abscissas, dispostos simetricamente em relao origem do sistema de coordenadas, e sabendo-se que: a) O seu eixo maior 5 e o menor 2; b) O seu eixo menor 24 e distncia focal 10. 6) Calcular a rea do quadriltero em que dois vrtices coincidam com os focos da elipse x2 + 5y2 = 20 e os dois outros com as extremidades do eixo menor. 7) Achar os pontos de interseo da reta x + 2y - 7 = 0 e da elipse x2 + 4y2 = 25. 8) Obter a equao da elipse cujos vrtices so A1 (1,-7) e A2 (1,3); B1 (-2,-2) e B2 (4,-2). 9) Determinar os focos da elipse 10) Esboce a elipse 4x2 + 9y2 - 8x - 36y + 4 = 0

44

Mdulo

Hiprbole
Dados dois pontos distintos F1 e F2. Hiprbole o conjunto dos pontos do plano tais que a diferena das distncias, em mdulo, aos pontos F1 e F2 constante.

Seja a um nmero real tal que 2a<d(F1,F2 ). Um ponto P do plano pertence hiprbole se, e somente se,

|d(F1,P)-d( F2,P)| = 2a

A hiprbole uma curva constituda por dois ramos e, observando a figura anterior, voc pode notar o seguinte: P pertence ao ramo da direita se d(F1,P)-d( F2 ,P)=2a. P pertence ao ramo da esquerda se d(F1,P)-d( F2,P)=-2a. Os pontos F1 e F2 so denominados focos da hiprbole e d(F1 ,F2 ) = 2c a distncia focal. A reta que contm os focos F1 e F2 intercepta a hiprbole em dois pontos, A1 e A2, que so denominados vrtices da hiprbole. O segmento A1 A2 o eixo real da hiprbole.

45

Geometria Analtica
O ponto mdio do segmento F1 F2 o centro da hiprbole.

Considere os pontos B1 e B2 pertencentes a mediatriz do segmento F1 F2, tais que d(B1 ,C)=d(B2 ,C)=b, onde b determinado pela relao c2=a2+b2. O segmento B1 B2 o eixo imaginrio da hiprbole.

Equao da Hiprbole
Encontraremos uma equao para a hiprbole com centro na origem do sistema de coordenadas e focos sobre o eixo x. Como d(F1 , F2 )=2c, ento as coordenadas dos focos so F1 (-c,0) e F2 (c,0), e um ponto P(x,y) do plano pertence hiprbole se, e somente se,

|d(P, F1 )-d(P, F2 )| = 2a

46

Hiprbole

c2 = a2 + b2

que a equao da hiprbole de centro na origem e focos sobre o eixo x.

Exemplo 1
Encontre os focos e os vrtices da hiprbole Soluo: Comparando a equao dada com a equao observamos que a2=16 e b2=9, disso a=4 e b=3.

Lembre-se que os focos so F1 (-c,0) e F2 (c,0), onde c pode ser determinado pela relao c2 = a2 + b2 = 16 + 9 = 25...c = 5. Ento os focos so F1 (-5,0) e F2 (5,0). Os vrtices so A1 (-4,0) e A2 (4,0).

47

Geometria Analtica

Atividade
1) Desenvolva:

2) Mostre que uma equao para a hiprbole com centro na origem do sistema de coordenadas e focos sobre o eixo y :

48

Hiprbole Assntota da Hiprbole


Seja y=mx uma reta. Vamos determinar condies sobre a, b e m para que a reta y=mx intercepte a hiprbole . Veja a figura a seguir:

Suponhamos P(x1, y1) seja um ponto de interseo da reta com a hiprbole. Temos que resolver o sistema:

x1:

49

Geometria Analtica
Para que x1 tenha valor real, isto , para que a reta intercepte a hiprbole, necessrio e suficiente que

Ou seja m2 < (b2 / a2) Sendo a e b nmeros positivos, segue que: (-b/a) < m < (b/a) Portanto para que a reta y=mx intercepte a hiprbole (x2/a2) - (y2/b2) =1 sua declividade deve estar compreendida entre -b/a e b/a. As retas do tipo y=mx com declividade -b/a e b/a so chamadas assntodas da hiprbole, isto , as assntotas de uma hiprbole so as retas:

Veja a figura a seguir:

50

Hiprbole Exemplo 2
Encontre as assntotas da hiprbole Soluo: Comparando a equao dada com a equao x^2/a^2 -y^2, observamos que a2=16 e b2=9, disso a=4 e b=3.

As assntodas so as retas y = (b/a) x e y = (-b/a) x No nosso caso: y = (-3/4)x e y= (-3/4) x.

Atividade
Se os focos, da hiprbole com centro na origem, esto sobre o eixo y, digamos F1 (0,-c) e F2 (0,c), um ponto P(x,y) pertence hiprbole se, e somente se, |d(P,F1 )-d(P,F2 )| = 2a Efetue as contas e obtenha a equao da hiprbole com centro na origem e focos sobre o eixo y:

51

Geometria Analtica
Mostre que as assntotas da hiprbole, neste caso, so as retas:

Exemplo 3
Encontre os focos, os vrtices e as assntotas da hiprbole Soluo: Comparando a equao dada com a equao observamos que a2 = 4 e b2 = 16, disso a=2 e b=4. Neste caso, os focos so F1 (0,-c) e F2 (0,c) onde c determinado na relao

Ento os focos so F1 (0,-20) e F2 (0,20). Os vrtices so A1 (0,-2) e A2 (0,2). As assntotas so as retas

no nosso caso:

52

Hiprbole

Lista de Exerccios
1) Ache uma equao da hiprbole de focos F1 (-3,0) e F2 (3,0) e vrtices A1 (-2,0) e A2 (2,0). 2) Determine os focos, os vrtices, as equaes das assntotas e esboce as hiprboles cujas equaes so:

3) Qual a equao da hiprbole que tem o centro na origem do sistema de coordenadas, o eixo real sobre o eixo x, 2b = 6 e excentricidade de 5/4 ? 4) Hiprbole equiltera aquela em que a=b, ou seja, a medida do eixo real igual ao do eixo imaginrio. Quais so as equaes das assntotas de uma hiprbole equiltera

5) Ache a equao da hiprbole equiltera que passa pelo ponto P(4,-2), o centro coincide com a origem do sistema de coordenadas e os focos esto sobre o eixo x. 6) Uma hiprbole tem um de seus vrtices em A(3,0) e as equaes de suas assntotas so 2x-3y=0 e 2x+3y=0. Determine uma equao da hiprbole. 7) Demonstre que a distncia de um foco da hiprbole a sua assntota b. 8) Determine os pontos de interseo da reta 4x-3y-16=0 e da hiprbole

9) Ache os focos da hiprbole bole e suas assntotas

. Esboce essa hipr-

10) Calcule as equaes das assntotas da hiprbole y2 - x2 + 4y + 4x - 1 = 0.

53

Mdulo

Geometria Analtica

Vetores

Uma abordagem geomtrica

Um segmento de reta orientado determinado por um par de pontos orientados, veja a figura a seguir

!
54

O ponto inicial do segmento a sua origem e o ponto final a sua extremidade. Para indicar um segmento de origem em A e extremidade em B usaremos a notao AB. Na figura anterior voc pode observar os segmentos de reta orientados: AB, CD, e EF. Note que quando fixamos a origem A e a extremidade B de um segmento de reta orientado estamos estabelecendo um sentido de percurso da origem para a extremidade, uma direo, que a direo da reta que passa por A e B, e tambm um comprimento.

Chamamos de segmento nulo o segmento de reta orientado cuja extremidade coincide com a origem. Ao segmento nulo no associamos um sentido e nem uma direo e dizemos que seu comprimento zero.

Dois segmentos orientados AB e CD tm a mesma direo se a reta r determinada pelos pontos A e B e a reta s determinada pelos pontos C e D so paralelas ou coincidentes, veja as figuras a seguir.

Vetores
Quando dois segmentos de reta orientados tm a mesma direo podemos comparar os seus sentidos de percurso. Em uma das situaes ilustradas a seguir, dizemos que AB e CD tem o mesmo sentido.

J as situaes ilustradas a seguir mostram segmentos de reta orientados AB e CD que possuem sentidos de percurso contrrios.

Dado um segmento de reta orientado AB o segmento BA cuja origem B e extremidade A denominado segmento oposto de AB. Voc deve notar que AB e BA tem a mesma direo, sentidos de percursos opostos e o mesmo comprimento.

55

Geometria Analtica Segmentos Equipolentes e Vetores


Dizemos que dois segmentos de reta orientados AB e CD so equipolentes, se i) ou ambos so nulos ii) ou nenhum nulo, e tm mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento. Usaremos a notao AB~CD para indicar que os segmentos de reta orientados AB e CD so equipolentes, e tambm podemos dizer que AB equipolente a CD.

Um segmento de reta orientada AB no equipolente ao seu segmento oposto BA, pois apesar de AB e BA possurem mesma direo e mesmo comprimento eles tem sentidos contrrios.

Voc pode concluir da definio que um segmento AB equipolente a ele mesmo e indicamos por AB~AB. Essa chamada propriedade reflexiva da equipolncia. Note tambm, que se AB equipolente a CD e ento CD equipolente a AB caracterizando a propriedade simtrica da equipolncia: Se AB~CD ento CD~AB. Decorre da definio que se AB equipolente a CD e por sua vez CD equipolente a EF, ento AB equipolente a EF. Podemos dizer assim: se AB e CD tm mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento e por sua vez CD e EF tem mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento, ento AB e EF tambm tm mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento. Essa a propriedade transitiva da equipolncia: Se AB~CD e CD~EF, ento AB~EF. Fixado um segmento de reta orientado AB, o conjunto de todos os segmentos equipolentes a AB determina um vetor que ser indicado por v ou AB. Podemos escrever:

v = {PQ/ PQ~AB}

onde PQ segmento qualquer do conjunto. Veja a figura a seguir:

56

Vetores
Voc deve notar que quaisquer dois segmentos do conjunto v tm mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento, diferem possivelmente, apenas pela sua localizao, assim no vamos distingui-los. Dessa forma, da definio decorre que um vetor v determinado por uma infinidade de segmentos de reta orientados e qualquer um desses segmentos determina o mesmo vetor. Podemos ento, escolher dentre essa infinidade de segmentos um representante do vetor v. A figura a seguir ilustra um vetor v determinado pelo segmento AB.

Todos os segmentos tm mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento e podemos escolher, por exemplo, o segmento GH para representar o vetor v. O que deve ficar claro para voc que se tivssemos escolhido outro segmento para representar o vetor v as caractersticas de direo, sentido e comprimento seriam as mesmas do segmento AB. Desta forma, as caractersticas de um vetor v so as mesmas de qualquer um de seus representantes. NOTAES E TERMINOLOGIAS 1) Vetor nulo o vetor cujo representante um segmento nulo e ser indicado por 0. 2) Dois vetores AB e CD so iguais se, e somente se, AB~CD. 3) O mdulo ou comprimento de um vetor v o comprimento de um de seus representantes e ser denotado por |v| ou |AB| 4) O oposto de um vetor v = AB o vetor BA que ser indicado por -AB ou -v

57

Geometria Analtica
5) Dizemos que os vetores v = AB e u = CD so colineares ou paralelos se tiverem representantes AB e CD que tm a mesma direo. Indica-se por v // u.

6) Se os representantes AB, CD e EF dos vetores v, u e w, respectivamente so pertencentes a um mesmo plano , dizemos que os vetores v, u e w so coplanares.

Dois vetores v e u sempre so coplanares, para notar isso faa o seguinte, escolha representantes de v e u com a mesma origem. Os pontos O, P e Q determinam um plano.

58

Vetores Adio de Vetores


Considere os vetores v e u representados pelos segmentos de reta orientados tais que a extremidade de v coincide com a origem de u. Assim, podemos escrever v = AB e u = BC.

A soma dos vetores v e u o vetor e v + u determinado pelo segmento de reta orientado AC:

Atividade I
Dados os vetores v e u descreva o procedimento que deve ser seguido para encontrar o vetor soma v + u.

59

Geometria Analtica Propriedades da Adio


1) Comutativa: v + u = u + v

Note nas figuras anteriores que os vetores v + u e u + v possuem mesma direo, mesmo sentido e mesmo comprimento, e isso nos leva a concluir que v + u = u + v. 2) Associativa: (v + u) + w = v + (u + w). Acompanhe a evoluo das figuras

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)

60

Vetores
Observe nas figuras 4 e 8 que os vetores (v + u) + w e v + (u + w) tem mesma direo sentido e comprimento, o que nos permite escrever: (v + u) + w = v + (u + w). 3) Elemento neutro: 0 v + 0 = 0 + v = v. Lembre-se que o vetor nulo 0 representado pelo segmento nulo cuja origem e extremidade coincidem. 4) Elemento Oposto: Dado um vetor v, existe um vetor que somado a v tem como resultado o vetor nulo, esse vetor o oposto de v indicado por - v: v + (- v) = (- v) + v = 0.

Diferena de Vetores
A propriedade do elemento oposto nos sugere definir a diferena de dois vetores v e u da seguinte forma:

v - u = v + (-u )

isto , a diferena v - u a soma dos vetores v e -u (oposto de u ). Veja a figura

Regra do Paralelogramo
Ao escolhermos representantes dos vetores v e u com origens coincidentes, digamos v = AB e u = AC, podemos construir um paralelogramo ABDC como na figura a seguir:

61

Geometria Analtica
Voc deve notar que o segmento de reta orientada BD tambm um representante do vetor u e que o segmento de reta orientado CD tambm um representante do vetor v. E disso, verificamos que o segmento de reta AD representa a soma v + u e o segmento CB representa a diferena v - u.

Multiplicao por um nmero real


Dado um nmero real m 0 e um vetor no nulo v, o vetor indicado por mv denominado produto do nmero real m pelo vetor v e tal que: 1) v e mv tm a mesma direo (v e mv so paralelos). 2) Se m > 0, ento v e mv tem o mesmo sentido e se m < 0, ento v e mv tem sentido contrrio. 3) | mv | = | m | | v | (o mdulo de mv o mdulo de m vezes o mdulo do vetor v).

OBSERVAO
Se m = 0 ou v = 0, ento mv = 0.

Propriedades da Multiplicao por um nmero real


Se v e u so vetores quaisquer que e m e n nmeros reais. 1) m (nv) = (mn) v. 2) (m+n) v = mv + nv. 3) m(v + u ) = mv +mu. 4) 1v =v.

62

Vetores Exemplo 1
Dados os vetores v, u e w representados pelos segmentos a seguir, construa o vetor 3u - v

Soluo:

ngulo entre dois vetores


Considere os vetores no nulos v e u representados pelos segmentos AB e CD, respectivamente.

Podemos escolher representantes para u e v com origem no mesmo ponto.

O ngulo entre os vetores v e u o ngulo formado pelas semi-retas OC e OD e tal que 0 .

63

Geometria Analtica Exemplo 2


Dados os vetores v, u e w representados pelos segmentos a seguir, construa o vetor 3u - v

Observao: Se = /2, dizemos que os vetores v e u so ortogonais e indicamos v u. O vetor nulo considerado ortogonal a qualquer vetor.

Atividade II
Sendo o ngulo entre os vetores v e u, ilustre cada uma das situaes abaixo: 1) Se =0, ento v e u tm a mesma direo e sentidos contrrios. 2) Se =0, ento v e u tm mesma direo e mesmo sentido. 3) O ngulo formado pelos vetores v e -u o suplemento do ngulo entre os vetores v e u.

O Espao Tridimensional
Considere trs eixos orientados x,y e z perpendiculares entre si que se interceptam na origem O como mostra a figura abaixo:

64

Vetores
Tomemos sobre os eixos x,y e z unidades iguais e o sentido positivo como na figura anterior. Dois eixos que se interceptam determinam um plano. Note que os eixos x,y e z definem trs planos, coordenados. Veja as trs situaes a seguir. 1) Plano xz perpendicular ao eixo y.

2) Plano yz perpendicular ao eixo x.

65

Geometria Analtica
3) Plano xy perpendicular o eixo z.

Os pontos P do espao esto em correspondncia biunvoca com as ternas ordenadas de nmeros reais (x,y,z). Para estabelecer essa correspondncia veja a seguinte construo:

Atividade III
Dada uma terna ordenada de nmeros reais (x0,y0,z0) determine geometricamente o ponto P do espao que est em correspondncia com essa terna. Para representar um ponto no espao seguiremos um procedimento anlogo ao feito no plano, porm com um passo a mais. Considere a terna ordenada de nmeros reais (x0,y0,z0), vamos descrever o procedimento que mostra que essa terna corresponde a um ponto no espao tridimensional. Para isso, considere um sistema de coordenadas tridimensional e podemos fazer o seguinte: 1) Marque sobre o eixo x o valor x0. Trace a reta y1 paralela ao eixo y e passando por x0.

O ponto sobre o eixo x em correspondncia com o nmero real x0 P1 (x0,0,0).

66

Vetores
2) Agora, sobre o eixo y marque o valor y0, com isso conseguimos o ponto P2 ( 0, y0, 0). Passando por P2, trace a reta x1 paralela ao eixo x.

Note que as retas x1 e y1 se interceptam em um ponto P3 e, esse ponto tem coordenadas (x0,y0,0). Os pontos OP1 P3 P2 determinam um paralelogramo no plano xy. 3) Pelo ponto P3 trace a paralela z1 ao eixo z e, tambm, a diagonal OP_3 do paralelogramo OP1 P3 P2

67

Geometria Analtica
4) Sobre o eixo z marque o valor z0 determinando assim o ponto P4 (0, 0, z0) sobre o eixo z. Passando por P4 ,trace a paralela z2 diagonal OP3:

As retas z1 e z2 se interceptam no ponto P(x0 , y0 , z0). Para estabelecer a correspondncia biunvoca a construo que acabamos de fazer deve ser feita no sentido inverso, isto , dado um ponto P do espao temos que determinar a terna ordenada de nmeros reais que o representa. Tente fazer!

!
68

Usaremos a notao P(x,y,z) para denotar um ponto do espao tridimensional. Os nmeros x, y e z constituem as coordenadas de P e so chamados de abscissa, ordenada e cota, respectivamente. Dessa forma estabelecemos uma correspondncia biunvoca entre os pontos do espao tridimensional e o conjunto de ternas ordenados de nmeros reais (x,y,z). O que acabamos de construir chamado de sistema de coordenadas espaciais.

Vetores Exemplo 3
Na figura a seguir esto representados no espao tridimensional os vrtices de um paraleleppedo de dimenses: altura 4, largura 3 e profundidade 2, cujo um dos vrtices coincide com a origem do sistema de coordenadas.

Observaes:
V2 (2,0,0) est sobre o eixo x; V3 (2,5,0) est no plano xy; V4 (0,5,0) est no eixo y; V5 (0,5,4) est no plano yz; V6 (0,0,4) est no eixo z; V7 (2,0,4) est no plano xz.

Vetores no Plano
Cada par ordenado de nmeros reais (x, y) est em correspondncia com um ponto P do plano. par (x, y) podemos fazer corresponder um vetor no plano com origem em O e extremidade em P: OP. Veja a figura:

69

Geometria Analtica
Ento podemos definir: um vetor no plano um par ordenado de nmeros reais (x, y) e usaremos a notao v para indicar um vetor no plano. Os nmeros reais x e y so as componentes do vetor v.

Adio de Vetores
Sejam v = (a1, b1) e u = (a2, b2) vetores no plano. Como segue a soma de v e u o vetor v + u, onde

Exemplo 4
Dados os vetores v = (1,3) e u = (2,1) determine v + u. Faa um esboo e verifique a regra do paralelogramo. Soluo: Por definio v + u = (1+2,3+1) = (3,4)

70

Vetores Exemplo 5
Dados os vetores v = (-1,2) e u = (3,4) determine v - u, faa um esboo e verifique a regra do paralelogramo. Soluo: Por definio v - u = v + (-u ) v - u = (-1,2)+(-3,-4) v - u = (-4,-2).

Os segmentos de reta BA e OC so equipolentes e qualquer um deles representa o vetor v - u. Escolheremos OC para representar v - u.

Multiplicao por um nmero real


Dado um vetor v = (a1, b1) e um nmero real m, definimos a multiplicao do vetor v pelo nmero real m como segue: mv = (ma1, mb1)

Exemplo 6
Considere o vetor v = (3,-2) determine e esboce os vetores 2v e -3v. Soluo: 2v = (2.3,2.(-2)) = (6,-4) e -3v = (-3.3,-3.(-2)) = (-9,6).

71

Geometria Analtica

Note que os vetores v e 2v so colineares assim como v e -3v.

Propriedades da Adio
Sejam v = (a1, b1), u = (a2, b2) e w = (a3, b3) vetores quaisquer no plano: 1) Comutativa: v + u = u + v Demonstrao: v + u = (a1, b1 ) + (a2, b2) v + u = (a1 + a2, b1 + b2) . Como cada coordenada um nmero real e sabemos que o conjunto dos nmeros reais goza da propriedade comutativa podemos escrever: v + u = (a2 + a1, b2 + b1) v + u = (a2, b2 ) + (a1, b1) v + u = u + v. 2) Associativa: v + (u + w) = (v + u) + w Demonstrao: v + (u + w) = (a1, b1 ) + ((a2, b2 ) + (a3, b3 )) = (a1, b1) + (a2+ a3, b2 + b3 ) = = (a1 + (a2 + a3), b1 + (b2 + b3)) Como cada coordenada um nmero real e sabemos que o conjunto dos nmeros reais goza da propriedade associativa podemos escrever: v + (u + w) = (a1 + (a2 + a3), b1 + (b2 + b3 )) = ((a1 + a2) + a3, (b1 + b2) + b3) = = (a1 + a2, b1 + b2 ) + (a3, b3) = ((a1, b1) + (a2, b2)) + (a3, b3)) = (v + u) + w. 3) Vetor Nulo: existe 0 =(0,0) (vetor nulo), tal que v + 0 = v. Faa a demonstrao como atividade. 4) Elemento Oposto: Dado um vetor v = (a1, b1), existe um vetor que somado a v tem como resultado o vetor nulo, esse vetor o oposto de v indicado por - v = (-a1, -b1): v + (- v) = (- v) + v = 0 . Faa a demonstrao como atividade.

72

Vetores Propriedades da Multiplicao por um nmero real


Sejam v = (a1, b1), u = (a2, b2) vetores quaisquer do plano e m e n nmeros reais: 1) Distributiva em relao soma de vetores: m (v + u) = mv + mu. Demonstrao: m (v + u) = m(a1 + a2, b1 + b2) =( m(a1 + a2 ), m(b1 + b2 )) =(ma1 + ma2, mb1 + mb2) =(ma1, mb1 )+(ma2, mb2) =mv + mu. 2) Distributiva em relao soma de escalares: (m+n) v = mv + nv Demonstrao: (m+n) v = ((m+n) a1, (m+n) a2) = (ma + na1, ma2 + na2) = m(a1, a2 ) + n(a1, a2 ) = mv + nv 3) m(n( v)) = (mn)v Faa a demonstrao como atividade. 4) 1.v = v Faa a demonstrao como atividade.

Componentes de um vetor determinado por dois pontos


Sejam A (x1, y1) e B (x2, y2) pontos do plano. O segmento orientado AB determina um vetor v cujas coordenadas so (x2 - x1, y2 - y1). Observando a figura a seguir,

73

Geometria Analtica

Exemplo 7
Dados os pontos A(2,3) e B(4,1) encontre as coordenadas do vetor v = AB e faa um esboo: Soluo: v = AB v=B-A v = (4-2,1-3) v = (2,-2)

74

Vetores Vetores no Espao


Cada terna ordenada de nmeros reais (x,y,z) est em correspondncia com um ponto P do espao. terna (x,y,z) podemos fazer corresponder um vetor no espao com origem em O e extremidade em P: (OP). Veja a figura a seguir:

Isso nos permite definir vetor no espao como segue: Um vetor no espao uma terna ordenada de nmeros reais (x,y,z) e usaremos a notao v para indicar um vetor no espao. Os nmeros reais x,y e z so as componentes do vetor v.

Operaes
Sejam v = (a1, b1, c1) e u = (a2, b2, c2) vetores no espao e m um nmero real.

Adio Multiplicao por um nmero real

75

Geometria Analtica Exemplo 8


Dados os vetores v = (2,3,4) e u = (1,2,0) no espao, pela definio temos que: v + u = (2+1,2+3,4+0) v + u = (3,5,4). Veja a representao na figura a seguir:

Valem as propriedades:

Propriedades da Adio
1) Comutativa: v + u = u + v 2) Associativa: (v + u) + w = v + (u + w). 3) Elemento neutro: 0 v+0=0+v=v. Lembre-se que o vetor nulo 0 representado pelo segmento nulo cuja origem e extremidade coincidem. 4) Elemento Oposto: Dado um vetor v, existe um vetor que somado a v tem como resultado o vetor nulo, esse vetor o oposto de v indicado por - v: v + (- v) = (- v) + v = 0.

Diferena de Vetores
A propriedade do elemento oposto nos sugere definir a diferena de dois vetores v e u da seguinte forma: v - u = v + (-u) Isto , a diferena v - u a soma dos vetores v e -u (oposto de u).

76

Vetores Diferena de Vetores


A propriedade do elemento oposto nos sugere definir a diferena de dois vetores v e u da seguinte forma: v - u = v + (-u) Isto , a diferena v - u a soma dos vetores v e -u (oposto de u).

Propriedades da Multiplicao por um nmero real


Se v e u so vetores quaisquer que e m e n nmeros reais. 1) Associativa: m (nv) = (mn) v. 2) Distributiva em relao soma de nmeros reais: (m+n) v = mv + nv. 3) Distributiva em relao soma de vetores: m(v + u) = mv + mu. 4) Identidade: 1v = v.

Exemplo 9

Atividade IV

Componentes de um vetor determinado por dois pontos


Sejam A(x1, y1, z1) e B (x2, y2, z2 ) pontos do espao. O segmento orientado AB determina um vetor v cujas coordenadas so:

77

Geometria Analtica

Atividade IV
Verifique que os pontos A(2,-1,3), B(6,1,0) e C(-6,-5,9) so colineares.

Estamos usando a notao v para indicar vetores no plano ou no espao. O que os diferem: Em termos de coordenadas, o que difere um vetor no plano de um vetor no espao a quantidade de coordenadas, no plano v = (a1, b1) duas coordenadas. No espao v = (a1, b1,c1), trs coordenadas.

Observao:

78

Vetores Lista de Exerccios


1) Dados os vetores v e u represente graficamente os vetores 2v e -3u e 2v - 3u.

2) Se o ngulo entre os vetores v e u v e /3. Qual o ngulo entre os vetores 3v e -3u. 3) Dados os vetores no espao v = (2,4) e u = (-1,3), determine e esboce os vetores: a) -v b) 3u - v c) v - u d) 2u + 3v. 4) Dados os pontos A(3,-2) e B(-4,1). a) Determinar o vetor AB. b) Determinar o ponto C tal que AC = 1/2 AB. (Note que C o ponto mdio do segmento AB). 5) Dados os vetores v = (0,-3) e u = (2,4), determinar um vetor w tal que 2(v + w) -3 (u - 2v) - w = 0. 6) Dados os pontos A(2,-1), B(3,6) e C(3,4) do plano determine os vetores: a) AB b) BC c) AB - BC d) AC

7) Represente graficamente os pontos O(0,0,0), P(2,3,2), Q(2,0,-4), R(0,-3,0), S(-1,-3,-4), T(0,0,5), U(-1,0,2) no sistema de coordenadas tridimensional. 8) Descreva e represente graficamente os seguintes conjuntos de pontos do espao: S1={(x,y,z)|z=0} S_2={(x,y,z)|z=2} S2={(x,y,z)|x=z=0} S3={(x,y,z)|x=1 e z=2}. 9) Considere os vetores v = (3,1,-3) e u = (2,0,6). Determine o vetor w tal que 2w - 3(v + u) = 3(w - v) + u. 10) Dados os pontos A(3,-1,2) e B(4,-2,5) determine o ponto P tal que AP =2AB 11) Verifique se os pontos A(5,1,-3), B(7,2,-2) e C(3,0,-4) so colineares.

79

Mdulo

Geometria Analtica

Produto Escalar

Exemplo 1
Voc pode imaginar que o produto escalar uma mquina que usa vetores como matria prima e produz um nmero real:

80

Produto Escalar

Exemplo 2

81

Geometria Analtica

Exemplo 3

4)

82

Produto Escalar Atividade

Exemplo 4

83

Geometria Analtica Atividade

o que nos d uma relao entre o produto escalar de dois vetores e o ngulo por eles formado.

84

Produto Escalar

85

Geometria Analtica

Exemplo 6

Exemplo 7

86

Produto Escalar Atividade


Faa uma pesquisa sobre a projeo de um vetor sobre outro.

Lista de Exerccios

87

Mdulo

Geometria Analtica

Produto Vetorial
Dados os vetores v = (a1, b1, c1) e u = (a2, b2, c2) o produto vetorial de v por u o vetor w = (b1 c2 - c1 b2, a2 c1 - a1 c2, a1 b2 - a2 b1). O vetor w indicado por v u e se l v vetorial u. Podemos escrever o vetor v u como segue: v u = (b1 c2 - b2 c1 ) i + (a2 c1 - a1 c2 ) j + (a1 b2 - a2 b1 ) k e podemos express-lo na forma de um determinante:

Ento, uma forma de memorizar a frmula do produto vetorial v u calcular o determinante

como se fosse um determinante sobre o conjunto dos nmeros reais.

Exemplo 1
Sejam v = (3,2,-1) e u = (-1,3,4) vetores, calcule v u: Soluo:

Propriedades do Produto Vetorial


Estudaremos algumas propriedades do produto vetorial. Sejam v = (a1 ,b1 ,c1) e u = (a2 ,b2 ,c2) vetores e m um nmero real. 1) v v = 0, qualquer que seja o vetor v. (O produto vetorial de um vetor por ele mesmo sempre igual ao vetor nulo) Demonstrao: Se v = (a1 ,b1 ,c1), ento pela definio do produto vetorial

88

Produto Vetorial

Atividade I
Mostre que v (u w) (v u) w (O produto vetorial no associativo)

89

Geometria Analtica

Exemplo 2

90

Produto Vetorial

Atividade II

91

Geometria Analtica
Aplicao do Mdulo do Produto Vetorial
Sejam v e u vetores no nulos. Se escrevermos v = AB e u = AC fcil notar que esses vetores determinam um paralelogramo ABDC, veja a figura a seguir:

Vamos mostrar que o mdulo do produto vetorial dos vetores v e u igual a rea do paralelogramo ABDC. Na anterior, observamos que a medida da base do paralelogramo ABDC o mdulo do vetor v indicado por | v |. Tambm se o ngulo entre os vetores v e u, veja a figura a seguir, a altura do paralelogramo ABDC h = | u | sen. Ento, indicando a rea do paralelogramo por Ap segue que: Ap = (base)(altura) Ap = | v | | u | sen

Exemplo 3

92

Produto Vetorial
O exemplo anterior ilustra uma situao favorvel ao clculo da rea do paralelogramo usando as dimenses da base e a altura. Mas nem sempre a posio dos vetores no espao que determinam o paralelogramo favorvel ao clculo da rea dessa forma. Veja o seguinte exemplo:

Exemplo 4

Produto Misto
J aprendemos que para vetores u e w no espao, o produto vetorial u w ainda um vetor no espao. E tambm, j sabemos que o produto escalar de dois vetores um nmero real. Agora, faremos o produto escalar de um vetor v por u w, obtendo-se um nmero real

que ser representado por (v , u , w) e denominado o PRODUTO MISTO dos vetores v, u e w tomados nesta ordem:

93

Geometria Analtica

Propriedades do Produto Misto


Uma propriedade muito importante do produto misto a seguinte: 1) (v , u ,w ) = 0 se um dos vetores nulo, se dois deles so colineares, ou se os trs so coplanares.

94

Produto Vetorial

Exemplo 5

Exemplo 6

Aplicao do Mdulo do Produto Misto


Uma aplicao interessante do mdulo do produto misto o clculo do volume de um paraleleppedo. Trs vetores no nulos v , u e w determinam um paraleleppedo. Escrevendo v = AD , u = AB e w = AC. Observe a figura:

95

Geometria Analtica

96

Produto Vetorial Exemplo 7

Lista de Exerccios

97

Geometria Analtica

98

Mdulo

Retas
Equaes da Reta no Espao
Agora que voc j estudou vetores no espao vamos associ-los equaes de retas no espao. Ns dizemos que um vetor paralelo a uma reta quando a reta que o contm paralela a essa reta. Observe a figura 1:

Figura 1. Vetor v paralelo reta r. Uma reta no espao coordenado est determinada por dois pontos distintos P e Q desta reta. Tomemos o vetor v com origem na origem O do sistema de coordenadas e paralelo ao vetor PQ contido na reta. Observemos que o vetor v paralelo reta, dessa forma associamos reta uma direo dada pelo vetor v E Tambm a essa reta associamos um ponto P sobre ela.

Figura 2 Agora, fixado um vetor no nulo v e um ponto R fora da reta que contm v, existe uma nica reta passando por R que paralela ao vetor v . Dessa forma, uma reta fica determinada por um ponto sobre ela e um vetor paralelo a ela e reciprocamente, um vetor no nulo (v 0) e um ponto fora da reta que contm o vetor determina uma nica reta.

99

Geometria Analtica
Vamos deduzir uma equao analtica para uma reta no espao utilizando a notao de vetores. Tomemos um ponto P sobre a reta e um vetor no nulo v paralelo reta. Um outro ponto Q no espao pertence a essa reta, ento os vetores PQ e v so paralelos, e pela condio de paralelismo de dois vetores, j estudada, existe um nmero real t tal que:

A equao deduzida acima denominada EQUAO VETORIAL DA RETA.

O vetor v paralelo reta denominado vetor diretor da reta

Observe que a cada valor real atribudo a t obtemos um ponto da reta, e quando t varia de menos infinito (-) a mais infinito(+) descrevemos todos os pontos da reta.

Exemplo 1

100

Retas

a) Fazendo t=0 na equao vetorial encontrada, (x-1,y-2,z)=(0,0,0), obtemos x=1, y=2 e z=0, ou seja, obtemos o ponto P da reta r. b) Ao atribuir um valor real a t obtemos um ponto da reta r. Por exemplo, para t=3: (x-1,y-2,z)=3(2,3,3), ou seja, (x-1,y-2,z)=t(6,9,9) e da x=7, y=11 e z=9 Obtemos o ponto Q(7,11,9) sobre a reta r. c) Por outro lado, dado um ponto R (x0, y0, z0) no espao podemos determinar se ele pertence ou no reta r. Por exemplo, o ponto R (4,1,3) pertence reta r? Temos que verificar se existe ou no um nmero real t tal que: (4-1,1-2,3) = t(1,3,3), que o mesmo que (3,1,3) = (t,3t,3t), isto

Como para satisfazer as trs equaes anteriores t no assume um nico valor, ento o ponto R (4,1,3) no pertence reta r. Agora, vamos estabelecer mais um tipo de equaes para a reta. Lembre-se que a equao vetorial da reta : PQ = tv , onde P um ponto sobre a reta e v um vetor paralelo reta. Em termos de coordenadas, fazendo P (x0, y0, z0), Q (x,y,z) e v=(a,b,c) podemos fazer:

101

Geometria Analtica

Nota: t denominado parmetro da reta

Exemplo 2

102

Retas

Figura 4. Nesse exemplo, poderamos ter escolhido o ponto Q(-2,3,5) sobre a reta e as equaes paramtricas seriam:

Um pouco mais... A reta do exemplo 2 com equaes paramtrica paralela ao plano coordenado xz. Por qu?

As equaes acima so diferentes, mas descrevem a mesma reta. Atribuindo o mesmo valor de t em ambas as retas, encontramos pontos diferentes sobre a mesma reta. Por exemplo, quando t=2 obtemos o ponto R(-5,3,5) nas equaes (I) e o ponto S(-8,3,11) nas equaes (II). Mas ambos os pontos R e S pertencem reta. Mostre que o ponto R pertence reta cujas equaes paramtricas so:

103

Geometria Analtica
Duas retas no espao podem ser paralelas, concorrentes ou reversas:

RETAS PARALELAS
Sejam r e s retas no espao com vetores diretores v1 e v2, respectivamente. As retas r e s so paralelas se, e somente se, os seus vetores diretores so paralelos. Veja a figura:

Figura 8

Exemplo 3

104

Retas
RETAS CONCORRENTES
Duas retas so concorrentes no espao, r1 e r2, so concorrentes se elas se interceptam em um ponto.

Exemplo 4

As retas acima so concorrentes. Primeiramente, observemos que o vetor diretor da reta r, v1=(-2,1,-3) no paralelo ao vetor diretor da reta r2, v2=(-2,3,6), garantindo assim que as retas no so paralelas. O sistema

tem soluo x=1, y=5 e z=2. O ponto P=(1,5,2) pertence as duas retas, garantindo assim que elas so concorrentes.

RETAS REVERSAS
Duas retas r1 e r2 que no so paralelas ou concorrentes so reversas. Exemplo:

As retas acima so reversas. Primeiramente, observemos que as retas no so paralelas, pois os vetores diretores v1=(2,-5,-2) e v2=(4,2,-5) das retas r1 e r2 respectivamente, no so paralelos.

105

Geometria Analtica
O sistema

no possui soluo, indicando assim, que as retas no so concorrentes.

Quando duas retas no espao so ortogonais?

Lista de Exerccios
1) Escreva as equaes paramtricas da reta definida pelos pontos A(1,-3,-4) e B(3,5,-2) 2) Escreva as equaes paramtricas da reta que contm o ponto A(1,-3,-4) e paralela ao vetor v=(3,-1,4) 3) Escreva as equaes paramtricas da reta que contm o ponto A(2,-1,3) e paralela a reta cujas equaes paramtricas so

4) Encontrar as equaes paramtricas da reta que passa pelo ponto A(1,-3,2) e tem vetor diretor v=(4,-2,5). 5) Dada a reta

a) citar um vetor diretor da reta r. b) Encontrar o ponto da reta r cuja abscissa 3. c) O ponto P(1,-2,3) pertence a reta r? Justifique. 6) Achar as equaes paramtricas da reta que passa pelos pontos A(2,-1,4) e B(3,2,-1). 7) Determinar a equao da reta que passa pelo ponto A(2,1,-3) e paralela reta

106

Retas
8) Justifiqueque as retas abaixo so paralelas

9) Defina o valor de m para que as retas abaixo sejam ortogonais.

107

Mdulo

Geometria Analtica

Planos no Espao
Seja um plano. Suponha que n = (a,b,c) um vetor normal ao plano , isto , n perpendicular a todo vetor paralelo ao plano , e, tambm, seja P(x0, y0, z0) um ponto do plano . A condio necessria e suficiente para que um ponto P(x,y,z) do espao esteja nesse plano que n seja ortogonal ao vetor P0P. Veja a figura:

Mas, j sabemos que ao dizer que os vetores n e P0 P so ortogonais significa que o produto escalar entre eles nulo. Fazendo n = (a,b,c) e P0 (x0, y0, z0) e P(x,y,z), ento n P0 P = 0 nos permite escrever: (a,b,c)(x - x0,y - y0, z - z0)=0 ou ainda

que chamada equao cartesiana do plano . Na equao cartesiana do plano a(x - x0) + b(y - y0) + c (z - z0 ) = 0, podemos efetuar os clculos e obter ax + by + cz - ax0 - by0 - cy0 = 0 e escrevendo - ax0 - by0 - cy0 = d, obtemos

que denominada equao geral do plano .

108

Planos no Espao
Exemplo 3
Obtenha uma equao geral do plano que passa pelo ponto P0 (1,-3,2) e tem n = (2,4,-5) como vetor normal. Soluo: Para encontrar uma equao do plano precisamos conhecer um vetor normal ao plano e um ponto do plano:

A equao deduzida anteriormente a(x - x0) + b(y - y0) + c(z - z0) = 0 vamos substituir as coordenadas do ponto A e do vetor normal n: 2(x - 1) + 4[y - (-3)] + (-5) (z - 2) = 0, podemos ainda, efetuar os clculos e obter: 2x + 4y - 5z + 20 = 0 que a equao solicitada.

Atividade I
Encontre uma equao para o plano que passa pelo ponto P0 (1,-3,2) e normal ao vetor i = (1,0,0). Esboce esse plano. Encontre uma equao para o plano que passa pelo ponto P0 (1,-3,2) e normal ao vetor j = (0,1,0). Esboce esse plano. Encontre uma equao para o plano que passa pelo ponto P0 (1,-3,2) e normal ao vetor k = (0,0,1). Esboce esse plano. Observao: Se n = (a,b,c) um vetor normal a , ento qualquer vetor tn, t0 tambm normal ao plano . Basta que voc observe que n e tn tm a mesma direo:

109

Geometria Analtica
Se voc substituir o vetor normal n normal ao plano por tn obtemos a mesma equao para o plano. Veja o exemplo 2 a seguir.

Exemplo 2
Encontre a equao geral do plano que passa pelo ponto A(1,-3,2) e tem m = (6,12,-15) como um vetor normal. (leia o exemplo1 desta aula e note que m = 3n). Soluo: Como m = (6,12,-15) normal a , temos a equao: 6(x-1) + 12 [y - (-3)] + (-15)(z-2)=0, e efetuando os clculos: 6x + 12y - 15z + 60 = 0 podemos escrever 2x + 4y - 5z + 20 = 0 que a mesma equao obtida no exemplo 1. Observao: Seja um palno cuja equao ax + by + cz + d = 0. importante notar que os coeficientes a,b e c das variveis, x,y e z, respectivamente, representam as componentes de um vetor normal ao plano.

Exemplo 3
Cite um vetor normal ao plano 5x - 3y + 2z - 4 = 0 Soluo: Os coeficientes das variveis, x,y e z so 5,-3 e 2 respectivamente, assim um vetor normal ao plano n = (5,-3,2).

Se voc trocar o ponto P0, por onde o plano passa, por outro ponto A do mesmo plano, os valores a,b,c e d da equao se alteram?

Um pouco mais...

Atividade II
Obtenha uma equao geral do plano que passa pelo ponto P0 (-1,-2,2) e tem n = (2,4,-5) como vetor normal. (Compare com o exemplo 1)

110

Planos no Espao
Trabalhando com a Equao
Para obter pontos de um plano que tem equao ax + by + cz + d = 0 , basta atribuir valores arbitrrios a duas variveis e calcular o valor da outra na equao dada. No EXEMPLO 1 encontramos a equao geral 2x+4y-5z+20=0 para o plano que tem vetor normal n=(2,4,-5) e passa pelo ponto A(1,-3,2). Para determinarmos outro ponto deste plano, vamos fazer x=4 e y=3 na equao anterior e teremos: 24+43-5z+20=0 8+12-5z+20=0 -5z=-40 z=8 e, portanto, o ponto P(4,3,8) pertence ao plano. Para determinar se um ponto do espao pertence ao plano, basta substituir suas coordenadas x,y e z na equao e verificar se ela satisfeita. Por exemplo, o ponto R(1,-3,2) pertence ao plano 2x+4y-5z+20=0, pois 21+4(-3)-5(2)+20=0. J o ponto S(3,2,-1) no pertence ao plano, pois 23+4(2)-5(-1)+20=6+8+5+20=390.

Atividade III
Existem vrias formas de se determinar um plano, vejamos algumas: 1) Trs pontos no colineares determinam um plano; 2) Duas retas paralelas determinam um plano; 3) Duas retas concorrentes determinam um plano. Lembre-se que para encontrar uma equao de um plano precisamos conhecer um vetor normal ao plano e um ponto do plano, para cada um dos casos citados anteriormente, diga como voc encontra um vetor normal ao plano.

111

Geometria Analtica
Lista de Exerccios
1) Encontre a equao do plano que passa pelo ponto A(2, -1, 3) e tem vetor normal n = (3,4,5). 2) Cite um vetor normal e dois pontos do plano 3x-y+4z-6=0. 3) Dado o plano 2x-4y-3z+4=0. Encontrar: a) O ponto do plano cuja abscissa 3 e ordenada -5. b) O ponto do plano cuja ordenada -1 e cota 4. c) O valor de m para que o ponto P(n,2n,3n) pertena ao plano. 4) Achar a equao do plano que passa pelos pontos A(3,-1,2), B(1,0,4) e C(2,2,1). 5) Determinar a equao do plano que passa pelo ponto A(1,-3,2) e paralelo ao plano 2x-3y+z-5=0. 6) Justifique a seguinte afirmao: Os planos 2x+y-2z-1=0 e 4x+2y-4z-4=0 so paralelos. 8) Achar a equao do plano que passa pelo ponto A(1,-3,2) e perpendicular reta

9) Determinar o ponto de interseo da reta

10) Encontrar as equaes paramtricas da interseo do dois planos 2x-y+3z-5=0 e 3x+y-2z-1=0. 11) A reta est contida no plano 2x+3y-4z-5=0?

112

Mdulo

ngulos
ngulo Entre Duas Retas
Sejam r e s retas com vetores diretores vr e vs, respectivamente. O ngulo entre as retas r e s o menor ngulo entre um vetor diretor de r e um vetor diretor de s.

10

Sendo este ngulo observamos que 0/2 e disso cos um nmero maior ou igual a zero e podemos escrever

Exemplo 1
Calcular o ngulo entre as retas

Um vetor diretor da reta r vr=(2,-1,-1) e um vetor diretor da reta s vs=(-1,-1,2). Calculando os seus mdulos:

113

Geometria Analtica

Observao: Observe que as retas r e s so ortogonais se, e somente se, vr vs = 0.

Exemplo 2
Mostre que as retas abaixo so ortogonais.

Soluo: Um vetor diretor de r vr=(-2,1,1) Um vetor diretor de s vs=(1,-2,4) Calculando o produto escalar de vr por vs: vr vs = -2 -2 + 4 = 0, logo as retas r e s so ortogonais.

114

ngulos
Exemplo 3
Mostre que as retas abaixo no so ortogonais.

Soluo: Um vetor diretor de r vr=(3,-2,-1) Um vetor diretor de s vs=(3,-4,1) Calculando o produto escalar de vr por vs: vr vs = 9+8-1=160, logo as retas r e s no so ortogonais. Dadas duas retas r e s no paralelas com vetores diretores vs e vr, respectivamente, uma reta p simultaneamente ortogonal a r e s tem a direo do vetor vr vs.

e a reta fica determinada quando conhecemos um de seus pontos.

Exemplo 4
Encontre as equaes da reta p que passa pelo ponto A(1,-3,4) e ortogonal s retas:

115

Geometria Analtica

Soluo: Um vetor diretor de r vr=(3,-1,2) Um vetor diretor de s vs=(1,3,0) Calculando o produto vetorial de vr por vs:

Um vetor diretor da reta p vr vs=(-6,2,10). Para escrever as equaes paramtricas de p:

ngulo Entre Dois Planos


Sejam 1 e 2 planos com vetores normais n1 e n2, respectivamente. O ngulo entre os planos 1 e 2 o menor ngulo que um vetor normal a 1 forma com um vetor normal a 2.

116

ngulos
Sendo este ngulo observamos que 0/2. Disso cos um nmero maior ou igual a zero e podemos escrever

Exemplo 5
Determinar o ngulo entre os planos 1:x+z+5=0 2:-x+y-2z-3=0 Soluo: Um vetor normal ao plano 1 n1=(1,0,1) Um vetor normal ao plano 2 n2=(-1,1,-2). Calculando os mdulos de n1 e n2:

Dois planos 1 e 2 com vetores normais n1 e n2 respectivamente, so perpendiculares se, e somente se, os seus vetores normais so ortogonais, isto , n1 n2=0.

117

Geometria Analtica
Exemplo 6
Os planos 1:2x-y+z+7=0 e 2:x+y-z-2=0 so perpendiculares. Soluo: Um vetor normal ao plano 1 n1=(2,-1,1) Um vetor normal ao plano 2 n2=(1,1,-1). Calculando n1 n2 = (2,-1,1) (1,1,-1) = 2 - 1 - 1= 0 Como n1 n2 = 0 os planos so perpendiculares.

Atividade I
Nesta aula, voc aprendeu a calcular o ngulo entre duas retas e o ngulo entre dois planos. Agora, faa uma pesquisa sobre ngulo entre uma reta e um plano.

Lista de Exerccios
1) Determinar o ngulo entre as retas:

2) Qual o valor de m para que as retas abaixo sejam ortogonais?

3) Qual o valor de m para que seja de 30 o ngulo entre a reta e a reta determinada pelos pontos A(-1,0,1) e B( 0,n,3).

118

ngulos
4) Encontrar as equaes paramtricas da reta que passa por A(2,-1,3) e simultaneamente ortogonal s retas

5) Qual o valor de m para que os planos 1=2x+3y-z+4=0 e 2=mx-6y+2z+3=0 sejam paralelos? 6) Determinar o ngulo entre os planos a) 1=2x-4y-2z+2=0 e 2=2x-y-z+5=0 b) 1=x-y+3=0 e 2=2x-y-z+4=0 7) Qual o valor de m para que os planos 1=mx+2y-6z+4=0 e 2=2x+6my+4z+4=0 sejam perpendiculares? 8) Determinar o valor de m para que o ngulo entre os planos 1=2x+ny+4z-3=0 e 2=4x+5y+3z+1=0 seja de 30.

119

11

Mdulo

Geometria Analtica

Distncias no Espao Tridimensional


Distncia Entre Dois Pontos
Dados dois pontos P(x1, y1, z1) e Q(x2, y2, z2) a distncia entre P e Q o mdulo do vetor PQ, isto ,

Sabemos que PQ = Q - P = (x2 - x1, y2 - y1, z2 - z1) , e disso , e portanto

Exemplo 1

120

Distncias no Espao Tridimensional


Distncia de um Ponto a uma Reta
Seja P(x1, y1, z1) um ponto qualquer do espao e r uma reta definida por um ponto A(x0, y0, z0) e um vetor diretor v=(a1, b1, c1). Os vetores AP e v determinam um paralelogramo:

a altura desse paralelogramo a distncia do ponto P reta r, d(P,r). Chamando a rea do paralelogramo de AP sabemos que

Podemos determinar a rea do paralelogramo usando o mdulo do produto vetorial

ento podemos escrever

e disso

ou seja:

121

Geometria Analtica
em que A um ponto da reta r e v um vetor diretor da reta r.

Observao:
Se P r, ento d(P,r)=0.

Calcule a distncia do ponto P(3,-2,4) reta

Soluo: Primeiramente vamos determinar um ponto da reta r, fazendo, por exemplo, t=0. Obtemos: A(2,1,0). Um vetor diretor da reta r pode ser obtido observando-se os coeficientes de t nas equaes paramtricas de r: v = (-3,2,-1) pela frmula

temos

Distncia entre duas retas


J sabemos que duas retas r e s no espao tridimensional podem ser: 1) Concorrentes

122

Distncias no Espao Tridimensional


2) Paralelas

3) Reversas

Se as retas r e s so concorrentes ento a distncia entre elas nula e escrevemos d(r,s)=0.

Retas Paralelas
Se as retas r e s so paralelas a distncia entre elas a distncia de um ponto qualquer P de uma delas outra reta, observe

123

Geometria Analtica
Disso, d(s,r)=d(P,r),P r ou d(r,s)=d(Q,s),Q r. Mas j sabemos calcular a distncia de um ponto a uma reta.

Calcule a distncia entre as retas

Atividade I
Calcule d(r,s)=d(Q,r), Q s.

124

Distncias no Espao Tridimensional


Retas Reversas
Sejam r e s retas reversas. Sejam P(x1, y1, z1) um ponto de r e vr=(a1, b1, c1) um vetor diretor de r e sejam Q(x2, y2, z2) um ponto de s e vs = (a2, b2, c2) um vetor diretor de s. Os vetores vr, vs e PQ determinam um paraleleppedo. Veja a figura a seguir.

Observe que a reta r pertence ao plano da base do paraleleppedo e a reta s paralela a essa base, pois tem a direo do vetor vs. Note que a base do paraleleppedo o paralelogramo determinado pelos vetores vr e vs e a altura desse paraleleppedo a distncia entre as retas r e s. Sabemos que o volume Vp do paraleleppedo Vp = (rea da base) altura

podemos determinar Vp usando o mdulo do produto misto:

125

Geometria Analtica
Exemplo 4
Calcular as distncias entre as retas

Soluo: Um vetor diretor de r vr=(1,0,2) e um vetor diretor de s vs=(1,1,1). Como 1/1 0/1 as retas no so paralelas. Um ponto da reta r P(0,3,0) e um ponto da reta s Q(0,0,0). Calculando o produto misto de vr, vs e PQ:

as retas so reversas. Vamos calcular a distncia entre as retas reversas r e s:

Distncia de um ponto a um plano


Sejam P (x1, y1, z1) um ponto do espao e :ax + by + cz + d = 0 um plano. Trace por P uma perpendicular ao plano que a intercepta no ponto Q. Veja a figura a seguir:

126

Distncias no Espao Tridimensional


Note que o vetor normal ao plano e o vetor QP possuem a mesma direo. A distncia d do ponto P ao plano

Seja A(x0, y0, z0) um ponto qualquer do plano e observe que o vetor QP a projeo do vetor AP na direo do vetor n. Veja a figura a seguir.

127

Geometria Analtica

Exemplo 5

Distncia de uma reta a um plano


S podemos falar da distncia de uma reta a um plano somente quando a reta paralela ao plano. Voc sabe por qu?

128

Distncias no Espao Tridimensional

Seja r uma reta paralela a um plano , a distncia d da reta ao plano a distncia de qualquer ponto da reta ao plano. J sabemos calcular a distncia de um ponto a um plano. Ento, se P um ponto de r, temos

Exemplo 6

129

Geometria Analtica
Distncia entre dois planos
S faz sentido falar de distncia entre dois planos quando esses planos so paralelos. Sejam 1 e 2 planos paralelos, a distncia d entre os planos a distncia entre um ponto qualquer de um dos planos ao outro plano:

Como j sabemos calcular a distncia de um ponto P a um plano segue

ou

Atividade
Calcular a distncia entre os planos 1:6x-y+4z-2=0 e 2:x-3z+4=0.

130

Distncias no Espao Tridimensional


Lista de Exerccios
1) Calcular a distncia entre os pontos P(-1,3,4) e Q(3,-2,-1). 2) Encontrar no eixo das abscissas, um ponto equidistante de P(3,2,1) e C(2,1,1). 3) Calcular a distncia do ponto P(-3,2,1) reta

4) Calcular a distncia entre as retas r:(x-2,y+3,z-1)=t(1,-2,4) e

5) Calcular a distncia entre as retas

6) Qual a distncia da origem O(0,0,0) reta

7) Calcular a distncia do ponto P(3,-1,4) ao plano :2x+y-3z+1=0.

8) Calcular a distncia da reta

ao plano

9) Qual a distncia da origem O(0,0,0) ao plano :3x+2y-z+4=0 10) Calcular a distncia entre os planos 1:2x+y-3z+1=0 e 2:4x+2y-6z+5=0.

131

12

Mdulo

Geometria Analtica

Superfcies Qudricas

132

Superfcies Qudricas
Exemplo 1

133

Geometria Analtica

134

Superfcies Qudricas
Exemplo 2

135

Geometria Analtica

136

Superfcies Qudricas
Exemplo 3

137

Geometria Analtica

Exemplo 4

138

Superfcies Qudricas

139

Geometria Analtica

Exemplo 5

140

Superfcies Qudricas

141

Geometria Analtica

Exemplo 6

142

Superfcies Qudricas

143

Geometria Analtica

Atividade I

Exemplo 7

144

Superfcies Qudricas

Atividade II

Exemplo 8

145

Geometria Analtica

Exemplo 9

146

Superfcies Qudricas

Superfcie Esfrica

Exemplo 10

147

Geometria Analtica

Atividade III

148

Superfcies Qudricas

Lista de Exerccios

149

Geometria Analtica

Referncias Bibliogrficas
DIAS, Cludio Carlos; DANTAS, Neuza Maria. Geometria analtica e nmeros complexos. Natal, RN: EDUFRN, 2006. EVES, Howard; Introduo histria da matemtica; traduo: Hygino H. Domingues. Campinas,SP: Editora UNICAMP, 2004. KLTNIC. Problemas de Geometria Analtica. Livraria Cultura Brasileira. Belo Horizonte, 1984. REIS, G.L. ; SILVA, V.V. Geometria Analtica. 2 edio. Rio de Janeiro: LTC, 1996. STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analtica. 2 edio. So Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 1987. VENTURI, Jacir J. Cnicas. 6 edio. Curitiba,PR: Editora UFPR, 1992.

150

You might also like