You are on page 1of 22

Secretaria Estadual de Sade - SESAB Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica - DIVEP Gerncia Tcnica do Programa Estadual de Controle do Dengue GT-PECD

GUIA PRTICO: Uso do Equipamento Costal Motorizado para Bloqueio de Casos de Dengue

Bahia Outubro / 2012

Apresentao

As aes para controle da dengue so mltiplas e requerem estratgias diferenciadas nas diversas fases de vida do mosquito e nas situaes de transmisso da dengue. Dentre as estratgias fundamentais preconizadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD destaca-se a necessidade da reduo da populao do Aedes aegypti, na sua fase adulta como medida de bloqueio da transmisso da dengue. Nas atividades de campo, uma situao de transmisso da dengue, exige a realizao de procedimentos complementares s atividades de rotina j realizadas pelos agentes de controle de endemias. Neste caso, o bloqueio de transmisso de casos da dengue atravs da aplicao de inseticida com uso de equipamento costal motorizado necessita ser adotado, levando-se em conta os critrios tcnicos especficos para sua utilizao. O Guia Prtico: Uso do Equipamento Costal Motorizado para Bloqueio de Casos de Dengue, elaborado pela DIVEP/SESAB, tem por objetivo fornecer orientaes

e procedimentos tcnicos dirigidos aos agentes de controle de endemias sobre a medida de bloqueio de transmisso da doena. A elaborao do Guia teve como base as recomendaes da Nota Tcnica 01/2011 GTFAD/CODTV/DIVEP/SESAB e busca informar, atravs de uma linguagem clara e com uso de ilustraes, o passo a passo sobre as situaes necessrias a aplicao do bloqueio, os modos de aplicao, as responsabilidades e tarefas de quem realiza a ao de bloqueio. A DIVEP/SESAB espera que este Guia Prtico colabore para que os procedimentos bsicos necessrios a realizao do bloqueio de casos sejam cumpridos de forma adequada, contribuindo efetivamente para o controle de casos e diminuio dos riscos de uma epidemia de dengue.

O que Bloqueio de Transmisso?

uma atividade que tem por finalidade interromper a transmisso de dengue no seu incio, utilizando adulticida por meio de equipamento porttil motorizado, concomitante com a eliminao de focos do vetor na sua fase aqutica (larvas e pupas) atravs de tratamento mecnico e/ou qumico na rea delimitada para essa atividade.

Quando deve ser feito?

1)

Quando houver a ocorrncia de um ou mais casos

suspeitos de dengue grave (FHD, SCD ou DCC). 2) Quando houver notificao de dois ou mais casos

suspeitos de dengue clssico, nos ltimos quinze dias,

cuja proximidade entre eles seja igual ou inferior a 100 metros. 3) Quando houver um ou mais casos de dengue

confirmados pelo LACEN nos ltimos 15 dias.

Vigilncia

Epidemiolgica

(VE)

municipal

dever

repassar uma relao dos casos com nome do paciente, nome da me, data dos primeiros sintomas e endereos (rua, bairro e ponto de referencia). Com estes dados o Controle Vetorial identificar no croqui a localizao do imvel para avaliao de possvel realizao de bloqueio. O procedimento de bloqueio no deve aguardar

resultados de exames laboratoriais, para confirmao dos casos suspeitos, conforme nota tcnica vigente.

Como determinar a rea para o Bloqueio baseado nos imveis onde ocorreram os casos suspeitos de dengue?

Passo 1: Verificar distncia entre os imveis

O supervisor medir a distncia, em passos, entre os dois ou mais casos suspeitos notificados. Estima-se que um passo em caminhada normal mede, aproximadamente, 50 cm. Sendo assim, haver bloqueio quando a distncia for menor ou igual a 200 passos (100 m), conforme as diversas situaes abaixo:

Quando os casos suspeitos ocorrerem na mesma

rua e do mesmo lado, contar os passos no sentido longitudinal entre os 02 imveis.

Quando os casos suspeitos ocorrerem na mesma

rua, porm, em lados opostos, contar os passos no sentido diagonal entre os 2 imveis.

Quando os casos suspeitos ocorrerem em ruas

diferentes, contar os passos pelo caminho mais curto.

Quando os casos suspeitos ocorrerem em QT

adjacentes e em ruas diferentes, contar os passos conforme o esquema abaixo. A distncia entre os dois imveis ser A + B.

Passo 2: Delimitar o raio

Medir um raio de 30 metros a partir dos casos identificados para bloqueio, contando os passos de uma caminhada normal para medir o alcance do raio. Cada passo deve corresponder a 50 cm, portanto, sero contados 60 passos para cada lado, para frente e para o fundo. Os passos devem ser contados iniciando da parte externa do imvel que deu origem ao bloqueio.

Para saber os imveis a serem trabalhados no raio

da rua onde aconteceram os casos, devero ser contados os 60 passos para o lado direito. Todo imvel tocado dever fazer parte do raio. Em seguida, o servidor retorna anotando os nmeros dos imveis dos quarteires (QTs) dos dois lados da rua. Realizar o mesmo procedimento para o outro lado.

Para saber os imveis a serem trabalhados no

lado oposto do quarteiro (QT) da frente do caso devero ser contados os 60 passos para frente e verificar se o imvel que d de fundo com o que se adentrou tocado. Se sim, esse imvel e os demais do mesmo alinhamento sero trabalhados no bloqueio. Para determinar o imvel tocado dessa situao, dever ser contado o nmero de passos at o final do quarteiro e transferir para o lado oposto desse quarteiro. Realizar o mesmo procedimento para o outro lado.

Para saber os imveis a serem trabalhados ao

fundo do imvel do caso dever ser contado o nmero de passos (Y) e transferir para o lado oposto desse quarteiro (QT). Dessa forma, se encontrar o imvel ao fundo do caso. A partir deste momento conta-se os 60 passos para um lado como foi orientado, anteriormente. Realizar o mesmo procedimento para o outro lado.

Como executar o Bloqueio?

Agora que j se sabe quais os quarteires (QTs) e imveis que pertencero ao bloqueio a equipe dever informar previamente aos moradores sobre o trabalho a ser realizado para que seja feita a proteo dos mesmos, dos animais e alimentos. O percurso a ser seguido semelhante ao da UBV pesada, ou seja, o operador deve contornar cada quarteiro (QT) antes de iniciar o seguinte. Para os quarteires (QTs) que sero trabalhados parcialmente, o caminho a ser percorrido ser da direita para a esquerda.

O fluxo do inseticida dever ser direcionado para o interior do imvel atravs de portas, janelas, cobogs, basculantes etc., de fora para dentro, sempre com deslocamento da direita para a esquerda. O bico do equipamento dever estar no alinhamento da janela, porta, basculante, cobog, etc. Para cada abertura do imvel estima-se 03 segundos de fluxo de inseticida (contar 101,102,103). O fluxo de inseticida s ser acionado nas portas, janelas etc. Nas paredes fechar o fluxo. Espera-se que cada equipe possa ter um rendimento mdio de 70 imveis por dia. Entretanto, em reas com alta densidade de imveis esse rendimento poder atingir 150 imveis ou mais. Nos imveis com os casos suspeitos de dengue que deram origem aos bloqueios as nebulizaes dos quintais esto recomendadas. A operao dever ser realizada no sentido anti-horrio.

Quem realizar a atividade?

A ao de bloqueio ser executada pelos agentes de controle de endemias (ACE) do municpio, a qualquer hora do dia. Para cada bloqueio poder ocorrer um, dois ou mais raios, conforme o caso.

Cada equipe de bloqueio ser composta de 02 ACE. Cada supervisor poder ficar responsvel por 03 equipes de bloqueio. A DIRES dever acompanhar a atividade sistematicamente. A ao de bloqueio, alm da aplicao do inseticida, dever tambm ter o devido registro da atividade realizada. O registro dever ser feito em boletins especficos do bloqueio (FAD-01 e FAD-04). Se o trabalho de rotina j tiver acontecido na rea do bloqueio, os registros do FAD-01 no sero inseridos no trabalho do ms para no ocorrer inconsistncia de dados.

H necessidade de registrar as atividades no FAD-3 (formulrio atrs da porta), tanto referente eliminao de criadouros quanto da aplicao de adulticida (UBV), sendo que nesta ltima o registro dever ser feito antes da nebulizao.

Municpio Divep

que

utiliza

mapeamento atravs do site da

1. Usando as Fichas de Notificao Individual (FNI) do SINAN, o municpio geocodificar diariamente os endereos de residncia dos pacientes suspeitos de no dengue. Esta atividade ser executada eletrnico utilizando-se uma ferramenta que est disponvel endereo www.saude.ba.gov.br/gtdengue 2. Caso o endereo contido na FNI no permita a geocodificao, recomenda-se que as coordenadas geogrficas do mesmo sejam captadas atravs de

GPS in loco e informadas atravs da ferramenta acima citada. 3. Atravs da ferramenta disponvel no endereo www.saude.ba.gov.br/gtdengue a Vigilncia Epidemiolgica consultar diariamente os registros dos casos dos ltimos quinze dias para visualizar no mapa a sua distribuio espacial.

Municpios que realizaram atividade de bloqueio de transmisso de dengue em 2012


(5.309 bloqueios at agosto)

You might also like