You are on page 1of 2

ETAPA 1 (tempo para realizao: 3 horas) Aula-tema: Introduo aos processos de usinagem, Classificao e Nomenclatura dos Processos Mecnicos

de Usinagem. Esta atividade importante para que voc conhea o produto e estude os processos de fabricao empregados e controles aplicados no processo. Busca tambm proporcionar uma viso empreendedora e desenvolver a capacidade de anlise e trabalho em equipe. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Reunir-se em equipe e fazer um brainstorming sobre os possveis processos de fabricao a serem utilizados em uma empresa para produzir o produto escolhido pela equipe ou proposto pelo professor como objeto de estudo. Passo 2 (Equipe) Elaborar os fluxogramas possveis das principais etapas de processo de fabricao necessrios para a produo do produto em uma folha de papel tamanho A4, Redigindo com recursos do Excel ou Powerpoint. Passo 3 (Equipe) Escolher 2 dos fluxos de processos de fabricao possveis e detalhar cada fase do processo propondo um equipamento, tempo de execuo, meios de controle, e elaborar um lay-out funcional com base nos tempos de processo e processos de fabricao. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio com todos os passos desta etapa e entregar ao seu professor na formatao padronizada conforme as normas da ABNT citadas anteriormente.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 7 horas) Aula-tema: Conceitos Bsicos de Movimentos e Relaes Geomtricas do processo de Usinagem e Foras e Potncia na Usinagem, Materiais para Ferramentas, Fluidos de Corte. Esta atividade importante para que voc conhea o processo atual empregado na fabricao do produto que ser otimizado, possibilitando aos alunos conhecer e entender os resultados obtidos pelo processo atual (tempo de processo, produo horria, dados de corte, fluido refrigerante atual, ferramental utilizado, etc) e identificar as oportunidades de melhoria. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Reunir equipe de trabalho para discutir os 2 fluxos de processos de fabricao escolhidos do produto, escolher um destes processos para ser reestudado. Passo 2 (Equipe) Elaborar um mapa de fluxo de valor da situao atual do produto ou processo a ser melhorado. Passo 3 (Equipe) Identificar os desperdcios de processo. Passo 4 (Equipe) Identificar, com base no artigo acima citado no mapeamento atual, os desperdcios a serem eliminados e elaborar uma lista citando a operao, o desperdcio e a proposta de melhoria para cada oportunidade identificada.

You might also like