You are on page 1of 4

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PENAL

CESPE - 2013 - Polcia Federal - Escrivo da Polcia Federal Julgue o item subsequente, relativo aplicao da lei penal e seus princpios. 1. No que diz respeito ao tema lei penal no tempo, a regra a aplicao da lei apenas durante o seu perodo de vigncia; a exceo a extra-atividade da lei penal mais benfica, que comporta duas espcies: a retroatividade e a ultra-atividade.

CESPE - 2013 - Polcia Federal - Escrivo da Polcia Federal Julgue o item subsequente, relativo aplicao da lei penal e seus princpios. 2. A contagem do prazo para efeito da decadncia, causa extintiva da punibilidade, obedece aos critrios processuais penais, computando-se o dia do comeo. Todavia, se este recair em domingos ou feriados, o incio do prazo ser o dia til imediatamente subsequente

CESPE - 2013 - TJ-MA - Juiz 3. No que concerne s posies existentes na teoria do delito, assinale a opo correta.

a) possvel a punio a ttulo de culpa mesmo se o resultado no tenha sido previsto pelo agente. b) inadmissvel legtima defesa contra legtima defesa putativa. c) A existncia do dolo do tipo permissivo serve concepo objetiva da descriminante. d) O dolo normativo corresponde ao modelo normativo de culpabilidade.

GABARITOS: 1-C 2-E 3-A www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PROCESSUAL PENAL

CESPE - 2013 - DPE-ES - Defensor Pblico - Estagirio 4. A respeito das normas previstas no CPP acerca do inqurito policial, assinale a opo correta.

a) vedado autoridade policial que preside o inqurito policial representar a priso preventiva autoridade judiciria. b) A autoridade policial pode arquivar autos de inqurito policial no podendo, nesse caso, proceder a novas pesquisas, se d outras provas tiver notcia. c) O MP no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias imprescindveis ao oferecimento da denncia. d) Nos crimes de ao penal pblica, o inqurito policial ser iniciado de ofcio ou mediante requisio da autoridade judiciria, do MP ou da DP. e) O inqurito dever terminar no prazo de trinta dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que for executada a ordem de priso, ou no prazo de noventa dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela.

CESPE - 2013 - Polcia Federal - Escrivo da Polcia Federal Acerca do inqurito policial, julgue os itens seguintes. 5. O valor probatrio do inqurito policial, como regra, considerado relativo, entretanto, nada obsta que o juiz absolva o ru por deciso fundamentada exclusivamente em elementos informativos colhidos na investigao.

6.

O princpio que rege a atividade da polcia judiciria impe a obrigatoriedade de investigar o fato e a sua autoria, o que resulta na imperatividade da autoridade policial de instaurar inqurito policial em todos os casos em que receber comunicao da prtica de infraes penais. A ausncia de instaurao do procedimento investigativo policial enseja a responsabilidade da autoridade e dos demais agentes envolvidos, nos termos da legislao de regncia, vez que resultar em arquivamento indireto de pea informativa.

GABARITOS: 4-C 5-C 6-E www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO

DIREITO ADMINISTRATIVO CESPE - 2013 - MPU - Tcnico Administrativo A respeito da organizao da administrao pblica, julgue o item a seguir. 7. Para exercer a disciplina e o controle administrativo sobre os atos e contratos relativos prestao de servio pblico especfico, a Unio pode criar, mediante lei federal, uma agncia reguladora, pessoa jurdica de direito pblico cujos dirigentes exercem mandatos fixos, somente podendo perd-los em caso de renncia, condenao transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar, entre outras hipteses fixadas na lei instituidora da entidade.

CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodovirio Federal Um PRF, ao desviar de um cachorro que surgiu inesperadamente na pista em que ele trafegava com a viatura de polcia, colidiu com veculo que trafegava em sentido contrrio, o que ocasionou a morte do condutor desse veculo. Com base nessa situao hipottica, julgue o item. 8. No poder ser objeto de delegao a deciso referente a recurso administrativo interposto pelo PRF contra deciso que lhe tiver aplicado penalidade em razo do acidente.

DIREITO CONSTITUCIONAL CESPE - CPRM - ANALISTA - DIREITO - NVEL SUPERIOR - 2013 9. O presidente da Repblica acumula as funes de chefe de Estado e de chefe de governo, e suas atribuies constitucionais so indelegveis.

CESPE - CPRM - ANALISTA - DIREITO - NVEL SUPERIOR - 2013 10. O Brasil adotou a forma republicana de governo e o modelo federativo de Estado que se embasa na autonomia e na soberania dos estados-membros, expressa pela capacidade destes de se auto-organizarem por meio das constituies estaduais.

GABARITOS: 7-C 9-E 8- C 10 - E

ESTUDE COM AS VIDEOAULAS DO CONCURSO VIRTUAL!

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO

www.concursovirtual.com.br

You might also like