You are on page 1of 3

Plano de Ensino ECV 5648 Estruturas de Concreto (Ano 2007, 1o perodo) Ministrante: Professor Roberto de Oliveira, Ph.D.

(University of Waterloo, Canada, 1994) Engenheiro Civil (UFSC, 1972), Adjunto IV, DE Natureza: Obrigatria Oferta: Curso de Arquitetura e Urbanismo Regime Semanal: teras e quintas feiras, incio s 18:30 horas. Horas/aula por semana: 5 (Total: 75 horas/aula) Pr-requisitos: ECV 5247 Esttica e Sistemas Estruturais I ou ECV 5231 Esttica das Construes
A ) Ementa

Generalidades. Propriedades do Concreto. Ao e Concreto Armado. Classificao das Estruturas de Concreto Armado. Definio das cargas e Esforos Solicitantes. Flexo Simples e Cisalhamento. Lajes macias, mistas, nervuradas e cogumelo. Escadas. Vigas Isoladas e Contnuas. Compresso, trao, e flexo composta. Pilares e tirantes. Facultativo: Noes de Geologia, Mecnica dos Solos e Geotecnia. Sondagem Geotcnica SPT. Tipos de fundao e clculo de sapatas (armada e sem armao); similaridades com laje cogumelo.
B) Objetivos

Geral ou terminal: Habilitar o aluno a compreender e executar projetos de estruturas nvel 1 (ou elementares) preparando-os para: (Objetivos especficos) a) identificar e compreender os aspectos fundamentais dos materiais constituintes do Concreto Armado (CA), no tocante ao projeto; b) dimensionar e detalhar elementos estruturais do CA submetido flexo simples, esforo cortante e compresso em peas no muito esbeltas; c) interpretar e aplicar as prescries da norma tcnica pertinentes ao clculo de CA para estruturas de nvel 1; d) capacitar o futuro arquiteto a trabalhar em equipe multidisciplinar pelo entendimento dos termos e procedimentos em estruturas de concreto armado.
C) Desenvolvimento do curso:

Unidade I AEX: (setembro) Apresentao do professor, da disciplina e dos alunos: perspectivas e objetivos gerais das partes envolvidas no processo ensino-aprendizagem. Abordagem construtivista do ensino de

CA em contraposio ao instrucionismo aplicado ao ensino de estruturas pela construo do todo atravs das partes interligadas. Introduzir o conceito de desempenho das edificaes. Ao: definio e processo de fabricao; diferenas entre ferro e ao. Ao para construo: CA (Concreto Armado), CP (concreto protendido) e telas soldadas. Aos dteis e frgeis. Categorias e resistncia caracterstica. Diagramas tenso-deformao. Apresentao do trabalho (Projeto Piloto): lanamento da estrutura, conceitos de desempenho de edifcios e plantas de frma. Concreto: definio e componentes. Textura. Resistncia mecnica e durabilidade: fatores que a influenciam (antes e depois da produo). Medidas da resistncia: ensaios destrutivos e no destrutivos. Critrio probabilstico. Resistncia caracterstica. Unidade 2: AEX, OTR (setembro e primeira semana de outubro) Concreto Armado: definio e caractersticas. Solicitaes. Estado Limite ltimo: hipteses na flexo simples e tipos de sees. Laje armada em uma direo e suas aplicaes; escadas e sacadas convencionais. Lajes armadas em duas direes: processo das grelhas e evoluo para Marcus e Bares. Reaes, momentos e armaduras. Disposies construtivas de norma. Lajes mistas: detalhamento e cuidados de projeto/execuo. Vigas: armadura simples na flexo; exemplo de armadura dupla e seo Te. Cargas em vigas: peso prprio, paredes, lajes e de outras vigas; uso do diagrama de momento fletor. Detalhamento em planilha. Relao de ao para corte e compra de material. Conceito de Momento fletor mnimo.

Unidade 3: AEX, OTR (outubro e incio de novembro)

Cisalhamento: definio e uso da analogia de Mrsh. Uso do diagrama de esforo cortante para vigas. Clculo e distribuio de armaduras de combate ao cisalhamento em vigas: clculo exato com todas redues de norma e processo simplificado. Conceito de Fora cortante mnima.
Unidade 4: AEX, OTR (novembro, primeira semana dezembro) Pilares: tipos conforme a esbeltez. Pilares curtos e esbeltez intermediria. Flexo compresso: definies e clculo simplificado. Clculo pelo processo expedito e pelo processo exato. Quadro de carga e tabelamento (visando padronizao) de pilares. Detalhamento. Funo dos estribos. Unidade 5: AEX, OTR (segunda semana de dezembro; opcional) Laje cogumelo e sapatas: analogias de clculo. Detalhamento. Reservatrios convencionais e cuidados nos clculos simplificados.
D) Avaliao: seguir passo a passo a execuo de um projeto piloto estrutural em concreto armado, dentro dos passos convencionais de um clculo estrutural (laje-> viga-> pilar-> fundaes).

A estrutura a ser gerada um prdio de quatro pavimentos e o material constituinte das lajes ser concreto macio, misto (com blocos de tijolo, concreto celular e/ou poliestireno expandido). Efetua-se atravs de sucessivas e constantes verificaes do andamento do trabalho por etapas (a cada aula ou a cada semana), basicamente individual (em sua execuo em cada tpico) de carter tcnico-profissional. Ser observada, alm da qualidade e preciso, a pontualidade da entrega. Poder haver uma argio amostral respeito do trabalho ou para alunos que atrasarem sistematicamente as entregas de etapas. A freqncia s aulas, bem como a participao nestas, podem influir positivamente na nota final. O valor mdio percentual da nota para cada item o seguinte: (o valor exato ser exibido na proposta do ante-projeto arquitetnico a ser apresentado em cada incio das aulasprimeiro ms) a) partes grficas (frmas e planilhasde laje, vigas e pilar): 30% b) laje (clculo e detalhes): 20% c) vigas (clculo e detalhes): 25% d) pilares (clculo e detalhes): 10% e) presena e participao em aula, o restante. Observao: ao final do curso ser marcada uma prova final e/ou recuperao para aqueles alunos que tiverem nota acima de 3 (trs) e abaixo de 5,5 (cinco vrgula cinco), ou para aqueles que atrasarem consecutivamente mais de trs etapas.
E) Bibliografia
Normas tcnicas brasileiras de clculo de concreto armado, de cargas e barras de ao. Moraes, Marcelo da Cunha. Clculo de Concreto Armado. MacGraw Hill, 1980. Massaro Jr, Mrio. Concreto Armado. Apostila, editora USP. Pinheiro, L.P. e Giongo, J.S.. Concreto Armado: Propriedades dos Materiais. Publicao 006/87, Escola de Engenharia de So Carlos, USP. 1987. Normas explicitadas pelo COBRACON para estruturas de nvel 1

F) Vai ser procurado fazer ao menos uma visita obra de concreto armado em andamento. G) No decorrer do semestre poder haver palestras H) Os atendimentos/assessorias devero ser agendados por telefone ou e.mail.

E.mail: ecv1rdo@ecv.ufsc.br ECV Bloco A, sala 209 Fone: 331.9726

You might also like