You are on page 1of 8

Psicologia USP Print ISSN 0103-6564

Psicol. USP vol.10 n.1 So Paulo 1999

O TELESCPIO E O CALEIDOSCPIO: O INCONSCIENTE EM FREUD E GRODDECK


Lazslo Antonio vila Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto - SP

Este ensaio investiga o conceito de Inconsciente em Freud e Groddeck. H uma relao ntima e complexa entre as idias desses autores, que se demonstra pelos modelos que cada um deles elegeu para representar o aparelho psquico. A escolha de Freud recaiu sobre o Telescpio que enxerga longe e procura, em imensas distncias, pelo Homem. O modo pelo qual Groddeck v a realidade humana representado pelo Caleidoscpio, o mutante e multicolorido instrumento que re-cria continuamente o que se v. Descritores: Inconsciente. Psicanlise. Freud, Sigmund, 1856-1939. Groddeck, Georg, 1866-1934. Metapsicologia.

O Inconsciente: o desconhecido; o incgnito; o encoberto; o que ; o que funda; o que forma; o a-temporal; o que j estava; o que est; aqui e l; o que estar; o que cria; o que faz; o que recorda; o que domina; o que subjaz; o que pr-forma; o que conduz; o que produz; o que desfaz; o que deforma; o que diz forma; o que informa; o que rima; o que mira; o que ri; o inconsciente. Trataremos aqui de duas formas em que se deixa entrever o Inconsciente, em que se pode descrever o Inconsciente. Descrer-ver o Inconsciente: Freud e Groddeck. Freud prope o aparelho psquico como um aparato tico com a conformao de uma luneta, ou um telescpio. No captulo sete da Interpretao dos Sonhos (Freud, 1900), ele elabora sua primeira Metapsicologia. Nela supe duas extremidades para este aparato, uma perceptiva, outra motora. O psiquismo concebido como um sofisticado equipamento capaz de contactar a realidade, apropriando-se perceptiva e motoramente dela, mas com transformaes ativas dessa mesma realidade no interior do dito

aparelho. Embora instrumento, o psiquismo criativo em seu processo de captao. A "matria" absorvida nunca apenas reproduzida, no se trata, em absoluto, de um aparelho "fotogrfico". Ela re-criada, moldada, plsticamente tratada, perfazendo novas "realidades". Mais semelhante, portanto, ao trabalho do pintor do que ao do fotgrafo. Mas Freud, visionrio, vai mais longe e prope como modelo, no o quadro, o pincel e a paleta, mas o Telescpio. Tele-escpico. V longe, o Mestre. Sonhador, volta-se para as estrelas, perscruta o espao desconhecido. Viaja profundezas, imensides. Com seu aparelho (psquico e, simultaneamente, terico) prope a investigao dos mistrios, das distncias. E da maior das distncias: aquela que separa o Homem de si mesmo. Est criada a Psicanlise. Com o advento do Inconsciente, perde-se o orgulho antropocntrico, narcisicocntrico. Mais s do que nunca, transformado por sua serva Cincia em um tolo desorientado, o Homem, este Senhor despojado, volta-se irado contra suas criaturas. E a Psicanlise uma das vtimas: de peste converte-se em vacina. Imunizada, imunizante, esvaziada de seu carter virulento, em apenas poucos anos torna-se mtodo de normalizao, de normatizao. Deve voltar a ser uma serva obediente, que arrume a casa ao invs de torn-la um pandemnio. O prprio Freud, criador e criatura da Psicanlise, age obliquo. Cria instituio, afasta rivais e "diferentes". Olha zeloso a cria, a prole, a obra. Mas, atravessado pelo que gerou, deixa-se ultrapassar e se torna instrumento do que faz. Medium da Psicanlise, revolucionado por ela, arrebatado. Refaz o que criou, re-pensa. Atravs de seu telescpio divisa o que deve elaborar. Serve sua descoberta, segue o impulso a que deu origem, mas que agora o conduz. forado a descrever o Cu que vislumbrou. forado a inventar o que imaginou. Se "viu" deve "dizer". Mas a ideologia faz sua terraplanagem, e rpida a "recuperao" da Psicanlise: de saber subversivo a "contribuio" para as formas positivas do saber e da adaptao. E a a Psicanlise que podia desconstruir se incorpora "realidade". Mas, mas ... tambm a Psicanlise serva. serva de um mistrio. Revolve-se a terra aplainada. Agitam-se as foras telricas. E as onricas tambm. O mito originrio convulsiona a criatura. Freud e todos os psicanalistas debatem-se em sua contradio: agitaram as profundezas, convocaram os elementos, debruaram-se nos umbrais. Agora olham. Aterrados, maravilhados, seduzidos. Depois despertam. E h que se fazer alguma coisa. Por que no uma profisso? Uma profisso bem real. Feita de horrios, e regras, regras, regras. Uma profisso bem honrada. Se possvel bem parecida com a Medicina. E aquilo que foi visto? E o horror? E o fascnio? E o medo? E a deslumbrante fantasia? E tantas possibilidades? Tantos seres, tanta vida? E o abismo? E o inconsciente? Domestique-se o Inconsciente.

Descrevam-no, descrevam-no to minuciosamente que ele mais se parea com a cartografia de um territrio bem conhecido. Um velho mapa, um conjunto de linhas, pontos, cores, traos. Uma velha fotografia. Freud se mexe no tmulo. No, uma fotografia, no! uma carta do Cu! o profundo. o mistrio. A Freud chama auxlio. um mdico tambm. Groddeck. Aquele que gostava de se apelidar com o nome de um gnomo.1 Aquele irreverente. Aquele que imaginava o Inconsciente como um Caleidoscpio (Groddeck, 1984, p.226). Aquele que via tudo cambiante, mutante, inquietamente agitado. Irisado. Partindo do horror das doenas orgnicas, daquelas crnicas, das terrveis em suas seqelas, das acabrunhantes doenas fsicas estigmatizantes, das angstias tremendas dos doentes terminais, esse mdico-psicanalista-poeta buscava smbolos. Smbolos onde pudesse ler nas mais dramticas dores e nos sintomas cruamente concretos sinais de uma linguagem criativa. Cada doena uma obra de arte. Cada sofredor um artista. E a Psicanlise, guia-mestra da interpretao que arrebata, da interpretao que cura, transforma. Meio mstico, tambm visionrio, Groddeck um sonhador. Sonha uma Psicanlise quase Literatura, uma Psicanlise quase Iniciao (D`Epinay, 1988). Com fervor convida seus pacientes a se re-inventarem. Desafia-os. Leiam-se suas Conferencias Psicanalticas para o Uso dos Doentes (Groddeck, 1978-1979, 1981, 1983). Em 1917, enquanto Freud faz suas Conferencias Introdutrias, obra magnifica, para um pblico leigo mas culto, Groddeck predica para doentes. Doentes terminais, crnicos, desenganados. Freud divulga a Psicanlise, que pela primeira vez tem ouvintes atentos e benevolentes. Por curiosa simetria, Groddeck expande a Psicanlise para pessoas que se no encontrarem uma forma de escapar ao cruel destino de suas doenas fsicas, em breve j no podero receber mais qualquer forma de ajuda. Groddeck faz Conferncias onde se expe como modelo. Modelo de identificao, mas no identificao de um ideal e sim identificao com as contradies de quem sabe que possui e tenta reconhecer seu Inconsciente. Freud (1900) fez sua auto-anlise publicamente, principalmente na Interpretao dos Sonhos. Groddeck faz a sua nestas Conferncias, em seu Sanatrio. Expe-se n. Para Freud se tratava de articular um mtodo para a associao-livre, para o levantamento das resistncias, para o desvendamento do latente, para a descrio dos mecanismos do processo primrio, para a gestao de sua Metapsicologia. Para Groddeck tratava-se de produzir um discurso que curasse. Um discurso que cursasse com o rumo das idias de seus pacientes, para que o Inconsciente pudesse emergir. Freud queria descrever, elaborar, teorizar. Produzir mtodo e tcnica. Gerar conhecimento. Groddeck quis escrever, gerar, artistizar. Queria produtos assistemticos e abertos. Pretendeu gerar encantamento.

Ambos foram gnios. Freud no sentido da Cincia. Groddeck no sentido de um gnio mal, irascvel, com fora e poder para perturbar a Psicanlise, mas que num turbilho (como costuma acontecer ...) partiu, deixando um pouco atnitos e descrentes os que o puderam perceber. Groddeck uma dimenso da Psicanlise. Uma dimenso muito presente em Freud. Essa dimenso que pede criao, e quer que a Psicanlise seja pensante, pulsante. Que a Psicanlise seja viva e no se deixe encarcerar nos esquemas de pensamento que ela mesma gera. Que no seja devorada pela Ideologia. Que seja mais Fnix do que Quimera.

Os dois inconscientes Trafegaremos aqui entre dois textos-chaves, o magistral "O Inconsciente" (Freud, 1915) e o marginal "Sobre o Isso" (Groddeck, 1925), este ltimo retirado da Arca.2 Textos-chaves para abrir e para trancar. Chaves para comunicar. Descobrir. Sigamos Freud: Para o criador da Psicanlise
... a hiptese do Inconsciente imprescindvel e legtima (...) j que os dados na conscincia so cheios de lacunas, tanto nas pessoas saudveis quanto nas doentes ocorrem freqentemente atos psquicos os quais, para seu esclarecimento, pressupe outros atos, os quais a conscincia no gerou. (1915, p.1).

O Inconsciente para Freud , assim, uma hiptese "imprescindvel e necessria", frente sua inteno de esclarecer os atos psquicos que permanecem ocultos, mas que podem manifestar-se indiretamente como lacunas na Conscincia, ou como sonhos, parapraxias ou sintomas neurticos. Groddeck parte da noo do Isso3, conceito ambguo e indefinido, que alcana a totalidade do humano: "Esta uma reflexo sobre o Isso. Em vez da frase: eu vivo, ela defende a seguinte idia: eu sou vivido por Isso." (Groddeck, 1992, p.29). O Isso groddeckiano essencialmente inconsciente, mas no se confunde com o sistema Inconsciente da primeira tpica freudiana, nem se identifica com o Id da teoria estrutural (segunda tpica). Se para Freud a Conscincia era apenas a ponta de um iceberg, abarcando o Inconsciente a quase totalidade da vida psquica, para Groddeck o Isso abrange "a vida inteira":
Da unio entre o espermatozide e o vulo humanos surge um ser humano, no um cachorro ou um pssaro; nele h um Isso que fora o desenvolvimento do ser, que constri o corpo e a alma do ser humano. Esse Isso dota sua criatura, a personalidade, o Ego do ser humano, de nariz, boca, msculos, ossos, crebro, faz com que esses rgos funcionem e entrem em atividade j antes do nascimento, e impele o ser que est surgindo a aes convenientes, antes de completar-se o desenvolvimento de seu crebro. Pergunta-se se esse Isso, que capaz de tanta coisa, no estaria em condies de construir igrejas, de compor uma tragdia ou inventar mquinas; pergunta-se se toda manifestao de vida humana, seja corporal ou psquica, saudvel ou enfermia, pensamento, ao ou funo vegetativa no pode ser atribuda em ltima anlise ao Isso, de modo que o corpo, a alma e a vida conscientes fossem uma iluso. (Groddeck, 1992, p.29-30).

Com imenso rigor e detalhamento, Freud vai buscar circunscrever/estabelecer o conceito do Inconsciente:
Antes de prosseguirmos queremos enunciar o fato importante mas incomodo, de que a inconscincia (Unbewusstheit) apenas um aspecto do psquico, o qual de modo algum basta para caracteriz-lo. Dose atos psquicos de diferentes valores (Dignitt) mas que, no obstante, passam por cima disso, ficam acima disso quanto caracterstica, quanto ao carter de ser, ou de estar, inconsciente. O inconsciente abrange, por um lado, atos, o mero latente que temporariamente inconsciente, mas que em nada diferem em si do consciente e, por outro lado, casos como o do recalcado, os quais, no caso de virem a ser conscientes eles se distinguiriam vividamente sobre o que consciente. Podemos colocar um fim em todos os mal entendidos se ns de agora em diante apenas descrevermos os vrios tipos de atos psquicos se absolutamente no levarmos em considerao se so conscientes ou inconscientes porm sim atravs de sua relao com as pulses e aspiraes, atravs de sua composio (montagem, formao de palavras = Zusammenseetzung), filiao (pertinncia) na classificao da hierarquia dos sistemas psquicos uns em relao aos outros e na ligao que possam trazer. (1915, p.5).

Groddeck (1992) prefere um atalho: "sobre o Isso no se pode falar, seno apenas ensaiar palavras." E prossegue: "Um exame mais detido mostra inclusive que todos os conceitos e denominaes tornam-se oscilantes, inseguros frente ao Isso." (p.30). Para ele a tarefa , ento: "investigar as sendas misteriosamente entrelaadas da associao, sem a iluso de querer faz-lo metodicamente." (p.31). Com mtodo, Freud prossegue:
Se quisermos levar com seriedade uma tpica dos atos anmicos ento teremos que dirigir nosso interesse para uma dvida que surge em um desses lugares. Quando um ato psquico (limitemo-nos aqui a respeito daqueles da natureza de uma representao [Vorstellung]) converte-se do sistema Inc. para o sistema Cc. (ou P-Cc), deveramos supor que com esta converso teria um novo registro como que se uma segunda Niederschrift (Nieder - abaixo, inferior, baixo; schrift - escrita, relao, minuta; schriften - caligrafia, escrita, letra, corpo; - inscrio) fosse atada Vorstellung, portanto ela poderia conter-se em uma nova localidade psquica e prximo do qual a inscrio originria persiste? Ou ento nos devemos acreditar que a converso passou de um estado para um outro o mesmo material e cumpriu-se na mesma localidade? (1915, p.6).

Para Freud trata-se da importante questo da inscrio psquica, que lhe permitir pensar as tpicas psquicas, desfazendo qualquer possvel relao com a localizao anatmica:
Nossa tpica psquica no tem preliminarmente nada a ver com a anatomia; ela se estabelece nas regies do aparato anmico onde elas podem se dispor no corpo e no ficar prisioneiras de uma localizao anatmica. (1915, p.6).

Groddeck no busca as distines, mas uma viso unitria, integrativa:


Como nico caminho compreenso, eu considero o salto ao prprio mago das coisas. A hiptese de que somos vividos por um Isso acaba com uma srie de conceitos com os que nos acostumamos a pensar; eu j mencionei que para o Isso no existe nem corpo nem alma, pois ambos so formas de manifestao desse ser desconhecido, e que o Ego, a individualidade, torna-se duvidoso, pois podemos seguir o Isso desde a fecundao e retroceder mais ainda at a cadeia dos antepassados. (1992, p.32).

Freud faz ento a importante discusso sobre a possibilidade de existirem afetos inconscientes, trabalhando principalmente o "sentimento inconsciente de culpabilidade" e a angstia inconsciente, e prope que se reserve o termo inconsciente para a representao (Vorstellung), entendendo que a censura atue fundamentalmente na separao do afeto com a representao que lhe era originariamente "atada". Assim, o

Inconsciente, enquanto sistema, vai ser povoado principalmente por contedos reprimidos, representaes desligadas de seus afetos, que ou permanecem livres, ou convertem-se em angstia, ou prestam-se s somatizaes. Descreve, ento, as principais caractersticas desse sistema:
O ncleo do Inc. consiste em representantes pulsionais, que querem descarregar seus investimentos, portanto em moes desejantes (Wunschregungen). Estas moes pulsionais (Triebregungen) so coordenadas uma com as outras, subsistem ininfluenciveis uma prxima da outra (nebeneinander), uma no contradiz, contraria (wiedersprechen) a outra. Quando duas moes desejantes tornam-se ativas ao mesmo tempo, suas finalidades (alvos) devem mostrarem-se incompatveis, ento as duas moes nisso no se anulam (ziehen) uma a outra nem uma suspende a outra, porm elas tratam de construrem uma finalidade intermediria juntas, um Compromisso. (...) No se d neste sistema nenhuma negao, nenhuma dvida, nenhum grau de incerteza. Tudo isso vem a ser primeiramente atravs do trabalho da censura introduzida entre o Inc. e o P-Cc. (Freud, 1915, p.13).

Freud distinguir o processo primrio do processo secundrio, concedendo ao primeiro uma maior mobilidade das cargas dos investimentos. Propor o Inconsciente como um sistema onde o deslocamento a lei soberana, podendo as representaes ficarem desinvestidas integralmente, ou acumularem, atravs do processo da condensao, a cota de investimento de muitas outras representaes. Duas novas dimenses so acrescentadas:
Os processos (acontecimentos) do sistema Inc. so zeitlos (onde o tempo falta, onde o tempo abandonou), isto , no so tornados ordenados temporalmente, no se tornam alterados atravs da passagem do tempo, no tem absolutamente nenhuma referncia ao tempo. Tambm a referncia ao tempo vincula-se ao trabalho dos sistemas Cc. (...) Da mesma maneira processos (Vorgnge) do Inc. carecem de toda considerao sobre a Realidade (Realitt). Eles esto sujeitos ao princpio de prazer, seus destinos s dependem do grau de sua fora e se eles preenchem as exigncias da regulao prazer-desprazer. (Freud, 1915, p.13-4).

Freud prope o seguinte conjunto de caractersticas como fundamentais aos processos inconscientes: a no-contradio, a plena mobilidade dos investimentos, a ausncia de tempo e a no considerao pela Realidade externa, substituda pela psquica. Estas caractersticas tornam os processos inconscientes irreconhecveis pela Conscincia. Groddeck (1992) formula, ao meu ver, as mesmas idias:
De verdadeiros antagonismos, a vida e a morte transformam-se em conceitos elaborados arbitrariamente, porque ningum capaz de reconhecer quando o Isso deixa morrer ou faz viver. A delimitao espacial tambm no funciona para o Isso, que flui e e se espalha nas imediaes; no possvel determinar ponto em que um pedao de po, um gole de gua, um simples compasso de inspirar o ar, um objeto da viso, da audio, do olfato, do paladar e do tato passam a ser propriedade do Isso. As diferenas entre os sexos se diluem, o Isso humano desde sempre homem e mulher, e mistura-se novamente na fecundao. A determinao da idade falha, pois nIsso h fatores de todas as faixas etrias vividas, no s a partir da fecundao, mas desde o tempo dos bisavs. E por ltimo, o que mais importante na minha reflexo: a conscincia do homem perde sua posio central, cede-a ao inconsciente, sem que se possa encontrar uma linha definida de demarcao. (p.32).

Toda esta passagem poderia ser tomada com o mesmo sentido que Freud d, no final de seu texto, "linguagem de rgo" que ele reconheceu na hipocondria. Para Freud essa manifestao caracterizaria um processo tpico da linguagem do esquizofrnico, onde a representao de palavra (Wortvorstellung) regride e apresenta-se como representao

de Coisa (Sachvorstellung). O esquizofrnico lida ento com palavras como se fossem coisas, e "manipulam Coisas (Dinge) concretas como se fossem abstratas." (1915, p.23). Talvez seja este o problema com Groddeck: seu Isso extravasa demais, dando-nos a inquietante sensao de que nossas vivncias corporais possam tornar-se fluidas como palavras, articulveis como linguagem, e poderosas para enunciar, por conta prpria, nosso viver e nossa capacidade para pens-lo. Mas, suas concepes permitem uma eficaz investigao e ao teraputica nas afeces psicossomticas4 e seu pensamento ousado e disruptivo est disponvel para quem quiser reencontr-lo. Como Laplanche (1992): "Groddeck, continua sendo para ns um dos pontos de referncia nessa problemtica do inconsciente, referncia tanto mais central porquanto permaneceu oculta por tanto tempo." (p.26).

VILA, L.A. The Telescope and the Kaleidoscope: Unconscious in Freud and Groddeck. Psicologia USP, So Paulo, v.10, n.1, p.157-68, 1999. Abstract: This paper deals with the concept of the Unconscious in the works of Freud and Groddeck. There is a complex relationship between the ideas of these authors, which is demonstrated by the models that each one elected for the representation of the psychic apparatus. Freud's choice was the Telescope, that sees faraway, looking through imense distances, searching Man. Groddeck's way of looking the human reality is the Kaleidoscope, the mutative and multicoloured instrument that re-creates continuously what is seen. Index Terms: Unconscious. Psychoanalysis. Freud, Sigmund, 1856-1939. Groddeck, Georg, 1856-1934. Metapsychology.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS VILA, L.A. Doenas do corpo e doenas da alma: investigao psicossomtica psicanaltica. So Paulo, Escuta, 1996. [ Links ] D'PINAY, M.L. Groddeck: a doena como linguagem. Trad. Graciema Pires Therezo. Campinas, Papirus, 1988. [ Links ] FREUD, S. (1917). Conferencias introductorias al psicoanlisis. In: Obras completas. Trad. Luis Lopez-Ballesteros y de Torres. Madrid, Biblioteca Nueva, 1973. p.21232412. [ Links ] FREUD, S. (1900). La interpretacin de los sueos. In: Obras completas. Trad. Luis Lopez-Ballesteros y de Torres. Madrid, Biblioteca Nueva, 1973. p.343720. [ Links ]

FREUD, S. (1915). Metapsicologia. Trad. Jorge Luis Veschi. 1993. [Mimeografado] [ Links ] GRODDECK, G. Confrences psychanalytiques l'usage des malades. Trad. Roger Lewinter. Paris, Editions Champ Libre / Roger Lewinter, 1978-1979, 1981. 3 v. [ Links ] GRODDECK, G. Estudos psicanalticos sobre psicossomtica. Trad. Neusa Messias Soliz. So Paulo, Perspectiva, 1992. [ Links ] GRODDECK, G. O livro d'isso. Trad. Jos Teixeira Coelho Netto. So Paulo, Perspectiva, 1984. (Coleo Estudos, 83) [ Links ] GRODDECK, G. Las primeras 32 conferencias psicoanalticas para enfermos. Trad. Hugo Acevedo. Buenos Aires, Paids, 1983. (Biblioteca de Psicologia Profunda, 64) [ Links ] GROTJAHN, M. Georg Groddeck, 1866-1934: o analista indmito. In: ALEXANDER, F. et al. A histria da psicanlise atravs dos seus pioneiros. Rio de Janeiro, Imago, 1981. [ Links ] LAPLANCHE, J. O inconsciente e o id. Trad. lvaro Cabral. So Paulo, Martins Fontes, 1992. [ Links ]

1 Groddeck (1984), em seu O livro d'Isso se apresenta sob o pseudnimo de Patrik Troll. Um Troll era, na Idade Mdia, um esperto gnomo, cheio de truques e malcia. 2 "A Arca" era a revista produzida e editada por Groddeck. Este texto est reproduzido em: Groddeck (1992). 3 Freud tomou a expresso "Das Es", o "Id", de Groddeck, adotando-a a partir de 1923, conforme relata Grotjahn (1981). 4 Para uma exposio detalhada veja-se: vila (1996).

You might also like