You are on page 1of 2

FICHA DE AVALIAO 7 ano LNGUA PORTUGUESA

A) L atentamente o seguinte texto. GRUPO I Notcias da semana

Pinturas em ces atraem multido na China


Trs cachorrinhos Chow Chow e um Golden Retriever atraram uma verdadeira multido ao novo parque de animais na provncia de Henan, na China. So ces comuns, no fazem truques e comportam-se tal como qualquer outro co da mesma raa. O que os distingue a cor do pelo, tingido de forma a imitar Pandas (Chow Chows) e um Tigre Siberiano (Golden Retriever). Se parece difcil de acreditar, basta procurar no Youtube Panda Dog (Co Panda) para encontrar vrios ces com o pelo tingido de branco e olhos e patas de preto a imitar o padro bicolor destes ursos. No se sabe como a ideia surgiu, mas inicialmente pretendia-se alertar os chineses e o mundo para o facto de muitos animais selvagens que vivem neste pas estarem ameaados na natureza. A verdade que a moda pegou, mas no por questes de conservao de espcies. Existem j vrias lojas de animais na China a realizar este tipo de pinturas aproveitando-se do facto de muitos donos estarem dispostos a gastar pequenas fortunas para que os seus ces se assemelhem a animais selvagens. (adaptado) B) Recorda, agora, o que aprendeste sobre a Notcia e responde, de forma clara, cuidada e completa, a todas as questes. 1. Repara na estrutura desta notcia. 1.1. Identifica as partes que a constituem, assinalando no prprio texto. 1.2. Indica a informao do ttulo que poder levar o leitor a ler esta notcia. 1.3. Redige um subttulo apelativo. 2. No primeiro pargrafo de uma notcia, devem ser dadas informaes importantes que permitam responder a quatro questes essenciais sobre o acontecimento relatado. 2.1. Enumera as quatro questes acima referidas. 2.2. A partir dos dados da notcia, responde s questes por ti formuladas. 3. Aps a leitura do corpo da notcia, responde s duas questes que esto na base da sua redao. 4. A notcia por ser representada graficamente. 4.1. Nomeia a tcnica que permite essa representao. 4.2. A notcia transcrita respeita a tcnica que enunciaste? Justifica a tua resposta.

5. L atentamente a passagem seguinte:


O que normal que os avies aterrem bem e os passageiros cheguem em segurana aos seus destinos. E nenhum jornal do planeta seria lido se usasse as suas pginas para dar conta de quantos avies chegaram normalmente aos aeroportos. Mas quando um cai, queremos saber que caiu. E como. E porqu. In Pblico

5.1.

Indica a caracterstica da notcia que essa passagem aponta de forma indireta. 5.2. Refere mais duas caractersticas a que todas as notcias devem obedecer. 5.2.1. Explica em que consistem. GRUPO II 1. Relembra a classe dos nomes. 1.1. Classifica os nomes seguintes quanto sua subclasse: multido; China; ces; natureza e raa. 1.2. Diz se os nomes a seguir apresentados so uniformes ou biformes quanto ao gnero: animais; cachorrinhos; tigre; chineses e donos. 1.2.1. No caso dos nomes uniformes, diz os que so epicenos, sobrecomuns ou comuns de dois. 1.3. Refere o plural dos nomes apresentados: padro; cor; facto. 1.3.1. Explica a(s) regra(s) que seguiste. 2. Recorda, tambm, a classe dos adjetivos. 2.1. Identifica os adjetivos presentes na primeira frase do texto. 2.2. Classifica os adjetivos presentes nas expresses seguintes de acordo com a sua subclasse: a) muitos animais selvagens que vivem neste pas b) dispostos a pagar pequenas fortunas 2.3. Indica o grau superlativo absoluto sinttico dos adjetivos seguintes: cruel; amigo; sbio; pobre; mau; bom. GRUPO III 1. O excerto que a seguir se reproduz corresponde introduo de uma entrevista. L-o atentamente. Na sequncia do derrame de fuelleo verificado ontem, no navio Prestige, conversmos com Ventura Santos, do Instituto Hidrogrfico, que nos prestou esclarecimentos sobre as dimenses e localizao das manchas que podem ameaar a costa portuguesa. 1.1. Redige a possvel continuao desta entrevista, no esquecendo as caractersticas deste tipo de texto jornalstico.

You might also like