You are on page 1of 90

i i

i i

AS RELAES DE PODER NA IDADE MDIA TARDIA

Jos Antnio de C. R. de Souza

2010

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

Io Captulo da obra acabada de publicar por Jos Antnio de C. R. de Souza, As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia. Marslio de Pdua, lvaro Pais e Guilherme de Ockham, co-edio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/EST edies, Porto Alegre, 2010, e aqui publicado pela L USO S OFIA . NET com benvola autorizao do autor

i i i

i i

i i

Covilh, 2010

F ICHA T CNICA Ttulo: As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia. Marslio de Pdua, lvaro Pais e Guilherme de Ockham Autor: Jos Antnio de C. R. de Souza Coleco: Artigos L USO S OFIA Design da Capa: Antnio Rodrigues Tom Composio & Paginao: Jos Maria Silva Rosa Universidade da Beira Interior Covilh, 2010

i i i

i i

i i

i i i

i i

i i

AS RELAES DE PODER NA IDADE MDIA TARDIA Marslio de Pdua, lvaro Pais e Guilherme de Ockham
Jos Antnio de C. R. de Souza

Io Captulo O CONTEXTO HISTRICO1


Algum tempo depois do falecimento repentino de Henrique VII (* c. 1275) de Luxemburgo, em 24 de agosto de 1313, aos arredores de Siena, coroado imperador do Sacro Imprio Romano Germnico, em Roma em 29 de junho de 1312, embora exercesse aquele cargo desde 1308, dois prncipes alemes, Lus de Wittelsbach, duque da Baviera, (* 1282), e Frederico I de Habsburgo, (* c. 1289), da ustria, lho do imperador Alberto I (12551308), foram apresentados e apoiados como candidatos s coroas germnica e imperial, respectivamente, pelos partidos luxemburgus e Habsburgo.
Este texto a verso original do primeiro captulo de meu livro, intitulado As relaes de poder na Idade Mdia Tardia poca de Marslio de Pdua, lvaro pais e Guilherme de Ockham, co-edio publicada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto/EST edies, Porto Alegre, 2010.
1

i i i

i i

i i

Jos Antnio de C. R. de Souza

Em 19 de outubro de 1314, em Frankfurt, o partido luxemburgus constitudo por Joo de Luxemburgo, (* 12961346), rei da Bomia e lho do imperador Henrique VII, Baldono de Luxemburgo, (* 1285/13071354), arcebispo de Trier/Trves e irmo do mencionado imperador, Pedro de Aspelt, (1306-20), arcebispo de Mogncia/Mainz/Mayence e primaz da Alemanha, Joo, duque/Herzog da Saxnia, membro do ramo Lauenburg e Waldemar, marqus de Brandenburgo votaram no duque da Baviera. Dois dias depois, na mesma cidade, quatro outros prncipes eleitores, nomeadamente, Rodolfo de Wittelsbach, (12741319), irmo mais velho de Lus da Baviera, conde Palatino do Reno / Pfalzgrafschaft bei Rhein, Henrique II de Virneburg (1304-32), arcebispo de Colnia/Kln, Rodolfo (Raul) I (12981356), duque da Saxnia, pertencente ao ramo Wittemberg e Henrique de Krnten, considerado por eles como rei da Bomia, votaram em Frederico.2 Em seguida, os dois os candidatos foram coroados. Lus o foi em Aquisgrana (Aachen, Aix la Chapelle), o lugar costumeiro, pelo arcebispo de Mogncia, Pedro Aspelt e, Frederico foi coroado em Bonn pelo arcebispo de Colnia, Henrique II de Virneburg.3 Essa eleio formalmente apresentava diversos problemas: ela no foi consensual, porque havia dois partidos e dois candidatos. Cada partido tinha um rei da Bomia como eleitor, embora, de fato, Joo de Luxemburgo estivesse a exercer aquele cargo. Os dois ramos da casa ducal da Saxnia se achavam com o direito de participar da mencionada eleio. Alm disso tudo, se Frederico no tinha sido coroado em Aquisgrana, Lus no foi coroado pelo arcebispo de Colnia.
Cf. Jacobus SCHWALM, in Monumenta Germaniae Historica, (MGH ), Constitutiones et acta publica imperatorum et regum, vol. V, 2a edio, Hannover, 1981, p. 89-93; 95-103. 3 O arcebispo de Colnia, em nome do papa, quem devia ungir e coroar o rei eleito.
2

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

Por isso, como os dois partidos nem tampouco os dois pretendentes ao trono alemo no tivessem chegado a um acordo, inicialmente e at 1316, Lus e Frederico escolheram a guerra como meio para resolver a questo, mas, a vitria no sorriu para nenhum deles. Naquela ocasio, eles resolveram apelar para Joo XXII, (* 1244, setembro de 1316-34)4 , que acabava de ser eleito papa, a m de que ele se pronunciasse por um ou outro, como j tinha acontecido em outras eleies disputadas, nomeadamente em 1198 e 1257. Nesse nterim, porm, interessado na prosperidade mercantil das cidades do norte da Itlia, o Bvaro j estava a apoiar os Gibelinos contra os Guelfos5 , no s tendo reconrmado nos cargos de vigrios imperiais a Mateus Visconti I (12501322) de Milo e a Cangrande della Scalla, (12911329), de Verona, mas tambm enviando reforos militares aos seus aliados, contra Roberto de Anju, (12771343), rei de Npoles, lder do partido Guelfo, o qual continuava a exercer o cargo de vigrio papal in temporalibus para o Patrimonium Petri. Foi ele que ... soumit Jean XXII un projet de bulle qui aurait pour effect de soustraire totalement lItalie lEmpire et datttribuer au SouCf. Y. RENOUARD, La papaut Avignon, Paris, 1954 ; B. GUILLEMAIN, La court ponticale dAvignon, (1309-1376). tude dune socite, Paris, 1962 ; D. PALADILHE, Les papes en Avignon, Paris, 1975 ; Jean FAVIER, Les papes dAvignon, Fayard, Paris, 2006. 5 J. LE GOFF. J. A Civilizao do Ocidente Medieval. 2a . ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. v. II, p. 300: GIBELINOS. Por morte do imperador Lotrio (1138), tiveram este nome os partidrios de Conrad III de Hohenstaufen, dito Waibling (Gibelino) devido ao seu castelo de Waibling, que se opunham aos partidrios de Henrique da Baviera, da famlia dos Welf (Guelfos). Estes dois termos, que designaram na Alemanha dos sculos XII e XIII os partidrios dos pretendentes ao trono imperial pertencentes s duas famlias rivais, designaram em Itlia, entre os sculos XII e XV, os partidrios do papa (Guelfos) e os do imperador (Gibelinos).
4

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

Jos Antnio de C. R. de Souza

verain Pontife le droit de delimiter les frontires de lAllemagne et dItalie, cest a dire au fond de disposer du royaume dArles....6 Mediante esse plano, aps a diviso do Imprio, a regio da Lombardia seria anexada ao reino de Npoles, e o ducado da Borgonha ao reino da Frana. Por esses motivos, o Pontce no se pronunciou por nenhum dos candidatos, antes pelo contrrio, em 1317, promulgou a decretal Si fratrum, na qual considerava o imprio vacante e avocava para si a administrao imperial: um costume consagrado pelo direito, que h muito vem sendo observado que, ao vagar-se o Imprio, como acontece agora, devido morte de Henrique, e tendo em vista que no possvel recorrer a nenhuma outra autoridade secular, devolve-se a jurisdio e o governo do Imprio e o regime de Estado ao Sumo Pontce, a quem, na pessoa de Pedro, Jesus conferiu o poder sobre os imprios celeste e terrestre, poder esse que ele deve exercer pessoalmente ou por intermdio de outras pessoas....7 Todavia, o tempo ia passando e como a vitria militar no sorrisse aos Guelfos, Joo XXII resolveu interferir mais ecazmente no conito, enviando mais tropas recrutadas na Francia para apoiar seus aliados, nomeando seu sobrinho, o cardeal Bertrand de Pouget (c. 12801352), para comand-las. Enquanto isso, na Alemanha a guerra civil ia prosseguindo, at que em 28 de setembro de 1322, Lus da Baviera derrotou o rival na batalha de Mhldorf e o aprisionou. Em seguida, ento, pode enviar tropas alems para ajudar seus aliados. Os Gibelinos conseguiram derrotar os Guelfos e recuperar Milo. Aps essa vitria, os partidrios do Bvaro estabeleceram a supremacia imperial no norte da Itlia.
Cf. G.MOLLAT, Les Papes dAvignon 1305-1378, Paris, Letouzey & An, 1964, p. 343. Cf., tambm H.S. OFFLER, Empire and Papacy: The Last Struggle, in Transactions of the Royal Historical Society, 6 (1956) p. 2147. 7 Cf. MGH, Const. et Acta, V, p. 340.
6

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

Ao papa Joo XXII s restava aplicar uma arma muito temida na Idade Mdia, a excomunho. Os canonistas inicialmente redigiram documentos nos quais Lus IV era acusado de usurpador dos tronos alemo e imperial pelo fato de a sua eleio no ter sido conrmada pelo papa8 , bem como, diziam que a eleio de 1314, era invalida por no ter sido efetuada em consenso. Em seguida, o prprio pontce passou a ameaar o imperador com a excomunho, caso ele no abandonasse o trono usurpado, com a agravante de, ainda, ter apoiado hereges contumazes.9 O monarca naturalmente no se submeteu a tal imposio e, ento, em 23 de maro de 1323, acabou sendo excomungado. Mas, sua reao contra o ato pontifcio no tardou muito. Ela se efetivou, por meio dum veemente e longo, manifesto publicado em Sachsenhausen a 22 de maio do mesmo ano.10 Esse manifesto acusava Joo XXII de inmeras arbitrariedades entre as quais a de no reconhecer como rei dos Romanos aquele que fora eleito pela maioria dos prncipes eleitores e, h muito, j governava a Alemanha em concrdia.11
O fundamento da tese curialista e papal era a clebre decretal Venerabilem de Inocncio III (1198-1216), atravs da qual esse papa ocializou a teoria da translatio Imperii dos Gregos para os Germnicos, efetuada por intermdio do papa Leo III no Natal de 800. Cf. Jos Antnio de C. R. de SOUZA/ + Joo Morais BARBOSA, O reino de Deus e o reino dos homens As relaes entre os poderes espiritual e temporal na Baixa Idade Mdia, Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997, c. 2, documento 29, p. 133-136. 9 Os hereges a quem Joo XXII fazia referncias eram os lderes gibelinos, aos quais aludimos e os Franciscanos dissidentes refugiados em Munique. 10 Cf. MGH, Const. Et Acta, vol. V. Na verdade, o Manifesto a 3a Apelao de Lus IV contra Joo XXII. H duas formas quase iguais desse documento. A primeira foi elaborada pelos Franciscanos refugiados na corte imperial de Munique. A segunda mais resumida foi publicada ocialmente pela chancelaria imperial. Encontram-se, respectivamente s pginas 723-744 e 745-754. 11 Servimo-nos da primeira verso latina do texto citado, cuja traduo aqui introduzimos: Ns, Lus pela graa de Deus, rei dos Romanos sempre augusto, propomos contra Joo XXII que se intitula papa, visto ser inimigo da paz, intensicar e suscitar discrdias e escndalos no s na Itlia, o que notrio, mas
8

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

Jos Antnio de C. R. de Souza

Entretanto, um dos trechos mais longos do documento em apreo acusa Joo XXII de herege notrio12 por ter desacreditado a Sagrada Escritura e contestado a denio de outros papas, ao negar a doutrina da pobreza de Cristo e dos Apstolos por meio das bulas Ad conditorem canonum e Cum inter nonnulos, porque a mesma punha em causa a riqueza e o poder possudos e ambicionados pela Igreja. Alis, essa tese era defendida pela grande maioria da Ordem Franciscana, como fundamento de seu ideal religioso. O documento termina com um apelo do imperador Igreja no sentido de contambm na Alemanha... e porque evidentemente claro que ele o autor de discrdias e semeador da cisnia entre os is de Cristo... tambm evidente que no mencionado processo que com mais propriedade deve ser considerado como um excesso, na verdade, a parte citada foi prejudicada, porque nunca estivemos presentes nem ausentes por contumcia nem to pouco nenhuma citao a nosso respeito foi feita, segundo estabelece a ordem jurdica.... ele porm subverte igualmente os direitos divino e humano... confere arcebispados, bispados e abadias de maneira parcial a pessoas indignas e de qualquer idade no levando em conta o seu comportamento, desde que sejam rebeldes e inimigas do Imprio... porque declara solenemente que a eleio para o trono imperial deve ser realizada em concrdia e que o imperador deve ser eleito pela maior parte dos eleitores, por exemplo, deve ser eleito ao menos por quatro deles. E contudo, ns o fomos no s pela maior parte, ou melhor por duas partes dos prncipes eleitores como notrio. No entanto, ele considerado temerrio, amante da falsidade e inimigo da justia e verdade, arma que a nossa eleio foi realizada havendo discrdia.... 12 In 28: ... Defendeu uma doutrina e asseres venenosas e herticas armando que Cristo e os Apstolos possuram bens temporais em comum... Tal armao notoriamente hertica, profana e contrria ao sagrado texto do Evangelho... e neste imutvel fundamento o almo pai Francisco, testemunha de Cristo, fundou a sua Ordem e a santa me Igreja aprovou e conrmou a Regra que Cristo lhe revelou e ele a comps, atravs das determinaes de inmeros Pontces Romanos: Honrio, Gregrio IX, Alexandre IV, Inocncio IV, Inocncio V e Nicolau III e IV.... Cf. tambm J. MIETHKE, Der Kampf Ludwigs des Bayern mit Papst und avignonesischer Kurie in seiner Bedeutung fr die deutsche Geschichte, in Quellen und Forschungen aus dem Gebiet der Geschichte, Neue Folge, Heft, 22, Paderborn, 2002, S. 54-59.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

vocar um conclio geral para julgar aquele papa, tido na conta de herege.13 Esse novo matiz inserido nas disputas tericas entre os dois poderes j havia sido usado anteriormente por ocasio do conito entre Gregrio IX (122741), Inocncio IV (124354) e o imperador Frederico II (121550), e, mais recentemente, em 1302, quando se defrontaram Bonifcio VIII (12941303) e Filipe IV (12851314) de Francia. Querendo vetar a interferncia dos papas na esfera temporal, os soberanos seculares e seus partidrios apelavam a uma instncia que achavam superior, isto o Conclio Geral, pois, no entender deles, os citados papas tinham professado heresias.14 Devido importncia da questo em torno pobreza absoluta de Cristo e de seus Apstolos, fundamento para o ideal de pobreza Menorita, a qual teve desdobramentos no plano terico-poltico, ao ponto de muitos franciscanos, como teremos ocasio de ver nos captulos III e IV deste livro, entre os quais lvaro Pais e Guilherme de Ockham terem escrito tratados ou a favor do poder ilimIn 32: ... E juramos perante os santos Evangelhos de Deus que acreditamos em tudo e em cada uma das armaes que eles contm, as quais so verdadeiras e no tocante ao que dissemos poderemos provar contra ele (Joo XXII), pois segundo o testemunho dos Santos Padres sucientemente o bastante para que seja julgado como herege. Juramos tambm, enquanto tivermos foras, prosseguir em nossa luta contra ele, em um prximo Conclio Geral que vier a ser reunido em um local protegido e seguro, para a honra divina e a exaltao da f crist e da Santa Igreja de Deus e do Sacro Imprio, dos prncipes e dos is vassalos e conservao e dilatao do mesmo se Deus o permitir.... 14 Cf. Olivier de la BROSSE, in Le Pape et le Concile, p. 86 : ... la querelle du pouvoir temporel et du pouvoir spirituel, qui agrmenta tout le Moyen Age, ntait pas encore completement termine au dbut du 14e. Sicle. Mais un fait nouveau apparut cette poque: lusage, par les princes temporels, dun appel au concile... lorsquun pape prtend, en vertu de la thorie des deux glaives, annexer le temporel par le biais des sanctions spirituelles, les princes ripostent en appelant de ses dcisions devant un concile qu ils proposent de rassembler....
13

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

10

Jos Antnio de C. R. de Souza

itado do papa ou contra a plenitudo potestatis atribuda ao mesmo, oportuno fazer uma digresso e tratarmos desse assunto. A questo da pobreza evanglica na Ordem Franciscana pode ser examinada sob duas perspectivas, apenas at certo ponto associadas, porm, correlatas. Uma dessas perspectivas concerne vivncia quotidiana da mesma, ideal esse perseguido e defendido, inicialmente, pelos Zelanti, (freis Leo, Runo e ngelo), os companheiros de S. Francisco que lhe sobreviveram e seus discpulos, (bem-aventurado Joo de Parma, Geral de 1247 a 1257, Geraldo de san Donino e Hugo de Digne) e, depois, pelos Espirituais, herdeiros e sucessores desses ltimos, contra a acomodao e a adaptao da maior parte dos Menores ao modus vivendi das outras ordens religiosas no que tange ao entendimento e prtica da pobreza, no transcurso do sculo XIII. Esses dois comportamentos diferentes acabaram gerando um antagonismo radical entre os frades, ao ponto de os representantes dos Espirituais e os da Comunidade15 terem levado seu problema ao papa Clemente V (130514), o qual achou por bem apresentar uma soluo denitiva para o mesmo, durante o Conclio de Vienne (131112), a m de dar-lhe um peso maior sua deciso.
A respeito da luta entre os Espirituais e a Comunidade, no interior da Ordem Franciscana, cf. Malcolm D. LAMBERT, Franciscan Poverty (The Doctrine of the Absolute Poverty of Christ and the Apostles in the Franciscan Order 1210-1323), 2nd edition, The Franciscan Institute, S. Bonaventure University, Saint Bonaventure, 1998; Idem, The Franciscan Crises under John XXII, Franciscan Studies 32 (1972) p. 123143; Nachman FALBEL, A luta dos Espirituais e a sua contribuio para a reformulao da teoria tradicional acerca do poder papal, S. Paulo, Faculdade de Filosoa Letras e Cincias Humanas da USP, 1976, reeditado sob o ttulo Os espirituais franciscanos, S. Paulo, EDUSP/Perspectiva, 1995; Marino DAMIATA OFM, Guglielmo di Ockham Povert e Potere, vol. I, Firenze, Studi Francescani, 1978. Todos esses livros arrolam ampla lista de fontes e estudos. Cf. tambm, L. DE BONI, O debate sobre a pobreza como problema poltico nos sculos XIII e XIV, Patrstica et Mediaevalia, XIX (1998), p. 2350.
15

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

11

Em 6 de maio de 1312, quase ao encerramento do Conclio, o papa promulgou o decreto Exivi de Paradiso16 , mediante o qual, de um lado, procurava corrigir as transgresses abusivas da parte da Comunidade no tocante prtica da pobreza e, de outro, mitigar o rigorismo excessivo dos Espirituais quanto vivncia da mesma. Esse documento de carter disciplinar se fundamentou na legislao anterior promulgada pela Igreja e, sobretudo na bula Exiit qui seminat de Nicolau III, decretada em 14 de agosto de 1279, no tocante ao estilo e organizao de vida menorita. Um passo importante do citado decreto reiterava que, tendo renunciado ao direito de propriedade sobre os bens materiais, tam in speciali quam in communi, porque desejavam observar o conselho evanglico da pobreza, conforme a Regra ordena explicitamente, os Frades conservavam apenas o uso simples de fato sobre os mesmos. A Igreja continuava sendo a nica proprietria de tais bens.17 Ademais, o referido decreto aprovado solenemente em Conclio, exprimia a raticao ocial dum modus vivendi j aprovado anteriormente por inmeros papas, e, agora, passava a contar com o respaldo de toda a Igreja, l representada conforme a genuna tradio crist-apostlica deliberativa. Em seguida ao trmino do Conclio, se os lderes da Comunidade sentiram-se desprestigiados pelo Papado e a disputa entre eles e os Espirituais, particularmente, com os da Provena, da Toscana e da Marca de Ancona, onde eram mais numerosos, manteve-se irreversivelmente, entretanto, naquele momento, tambm no havia no interior da Ordem frades que gozassem de prestgio e respeito sucientes para tentar conciliar os religiosos dos dois partidos. Por isso, em 1316, preocupado que estava com a disciplina no interior da mesma, logo que foi eleito Ministro Geral da Ordem,
16 17

Cf. Bullarium Franciscanum. V, ed. C. EUBEL, Romae, 1898, p. 80-86. Ibidem, p. 83.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

12

Jos Antnio de C. R. de Souza

Miguel de Cesena, (c. 12701342)18 , solicitou ao papa Joo XXII que agisse com rmeza contra os membros mais radicais dos Espirituais. Atendendo s insistentes solicitaes de Cesena, em 7 de Outubro de 1317, o Sumo Pontce promulgou a bula Quorundam Exigit19 na qual, alm de armar que a prtica da virtude da obedincia era mais importante do que a pobreza, ordenou aos Espirituais que deixassem de usar hbitos curtos e remendados e se enquadrassem nas determinaes constitucionais exaradas no decreto Exivi de Paradiso, promulgado por seu antecessor imediato. Como os Espirituais persistissem naquele procedimento indisciplinar, movidos somente pelo amor estrita observncia da pobreza, conforme estipulavam a Regra (1223) e o Testamento de S. Francisco, os nicos textos que eles aceitavam como dedignos quanto prtica da mesma, em 30 de dezembro de 1317, o papa promulgou a bula Sancta Romana20 ,na qual, alm de cham-los de Fraticelli (fradezinhos), pela primeira vez, os acusava de cismticos, por viverem em conventos prprios, sob a liderana de superiores escolhidos por eles mesmos, revelia da Ordem e da Igreja. Finalmente, em 23 de janeiro de 1318, atravs ela bula Gloriosam Ecclesiam21 , mencionando apenas o grupo de Espirituais da Toscana, liderados por Henrique de Ceva, que havia se refugiado na Siclia, o Romano Pontce condenou-os todos como hereges, pelo motivo de armarem a existncia de duas Igrejas, uma carnal, representada pelo prprio papa e pela Instituio, e a outra espirCf. Armando CARLINI, Fra Michelino e la sua Eresia, Bologna, 1912; Carlo DOLCINI, 1l pensiero politico di Michele da Cesena, Faenza, Fratelli Lega Editore, 1977 e, ainda, L. BAUDRY, Guillaume dOccam, sa vie,ses oeuvres, ses ides sociales et politiques, Paris, J. Vrin, 1950; Marino DAMIATA OFM, op. Cit, p. 370389. 19 Bullarium Franciscanum,. V, p. 128-130. 20 Op. Cit., p. 134-135. 21 Ibidem, p. 137-142.
18

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

13

itual, constituda por eles mesmos. Inspiravam-se eles na Postilla super Apocalypsim22 , (1297), de Pedro de Joo Olivi, (124898)23 , lder Espiritual da Provena, e no Arbor vita cruxixae Iesu Christi, (c. 1305), Ubertino de Casale (* c. 1259 c. 1330) 24 , outro lder Espiritual da Itlia, tratados esses de natureza mstica, proftica e escatolgica. A represso ocial contra os Espirituais assumiu um carter mais violento na Provena, pois ali o referido grupo de frades era muito ativo. Alguns deles, que no quiseram aceitar as determinaes papais e a disciplina da Congregao, foram encaminhados ao inquisidor Miguel le Moine, que, aps inquiri-los e julg-los, acabou por condenar morte na fogueira os seguintes religiosos:
Cf. Raul MANSELLI, La Lectura super Apocalypsim di Pietro di Giovanni Olivi, Studi sull escatologismo medioevale, Roma, 1955; a tese de doutoramento de W. LEWIS, intitulada Peter John Olivi: Prophet of the Year 2000, Tbingen, 1972, a qual no sabemos se j foi publicada ou nao; David BURR, , Olivi, the Lectura super Apocalypsim and Franciscan Exegetical Tradition, in Francescanesimo e Cultura Universitaria, Assisi, Ed. Scientiche Italiana, 1990. 23 Alm das referidas obras de N. FALBEL e M. DAMIATA OFM, cf. tambm, L. JARROUX OFM, Pierre J. Olivi, sa vie, sa doctrine, Etudes Franciscaines 45 (1933): 129-153; 277-298; 513-529. Sobre a agitada trajetria de Olivi, Cf., ainda, E. BETTONI OFM, Le Dottrine Filosoche di Pier di Giovanni Olivi, Milano, Vita e Pensiero, 1959 e, mais recentemente, os estudos de David BURR, entre outros; Olivi e la povert francescana, Milano, Ed. Biblioteca Francescana, 1992; Jos Antnio de C. R. de SOUZA, Pedro de Joo Olivi (1248-98) e suas concepes a respeito da Histria e da Cristandade ou as fronteiras entre o imanente e o transcendente, Fragmentos de Cultura, X (2000), p. 9871008; Ana Paula Tavares MAGALHES, A trajetria e a obra de Pedro de Joo Olivi (c. 12481298): fundamentos para a elaborao do pensamento franciscano, Scintilla, Curitiba, 4, n. 2 (2007) p. 75108. 24 Cf. G. L. Potest, Storia ed escatologia in Ubertino da Casale, Milano, Vita e Pensiero, 1980 e Ana Paula Tavares MAGALHES, Contribuio questo da pobreza presente na obra Arbor Vitae Crucixae Iesu, de Ubertino de Casale, tese de doutoramento, mimeo, apresentada e defendida junto ao Dpto. de Histria da Universidade de S. Paulo, 2003. Esses dois trabalhos arrolam um nmero considervel de estudos.
22

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

14

Jos Antnio de C. R. de Souza

Joo Barrani, Deodato Miquelis, Guilherme Santoni e Ponce Roche. Os mesmos foram executados em Marselha em 7 de maio de 1318. Aps esse fato, as dissenses no interior da Fraternidade serenaram-se. O governo de Cesena, caracterizado pela ao, ... sembrava tornare procuo allOrdine, poich egli, in quanto generale, si interessava non soltanto della disciplina, ma anche degli studi o delle missione in Oriente ....25 A outra perspectiva mediante o qual o tema acerca da Pobreza Evanglica e Franciscana pode ser visto a exclusivamente terica e foi desencadeada assim: em 1321, um Terceiro Franciscano, ligado aos Espirituais, falando aos seus confrades em Narbona, Provena, armou que Jesus e seus Apstolos tinham sido completamente pobres, no tendo possudo nada nem pessoal nem coletivamente. Para muitos, essa opinio parecia idntica a uma das teses sustentadas pelos Espirituais como fundamento para seu rigor e exageros quanto observncia do voto de pobreza.26 Por isso, o inquisidor dominicano naquela cidade ordenou ao Beguino que comparecesse ao tribunal arquidiocesano para ser ouvido. Mas um dos juzes, o menorita Berengrio Tolon, ao questionar o suspeito de heresia, concluiu que sua armao estava perfeitamente de acordo com o que o papa Nicolau III (127780) havia declarado na referida bula Exiit qui seminat sobre aquela assero: Declaramos que a renncia ao direito de propriedade sobre todos os bens, em particular ou em comum, por amor a Deus,
Cf. Enciclopedia Cattolica, V, VIII, p. 956. Cf., M. D. LAMBERT, The Franciscan Crisis under John XXII, in Franciscan Studies 32 (1972) p. 134: . . . all friars, whether Spiritual or Conventual, believed in the vital importance of poverty in the religious life, and in the identication of their poverty with that of Christ and the apostles as recorded in the Gospel. Where they differed lay in the way to realize it, the Conventuals laying stress on the renunciation of all property rights as constituting true poverty, the Spirituals on the poverty of the actual day to day use of things. . . .
26 25

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

15

santa e meritria. Cristo, mostrando o caminho da perfeio, ensinou-a por meio da palavra e conrmou-a pelo exemplo. Os Primeiros Fundadores da Igreja, na medida em que beberam da Prpria Fonte a receberam e aqueles que desejavam viver de modo perfeito absorveram o lveo atravs do exemplo e da vida dos mesmos... Quanto aos bens materiais devem ser considerados principalmente a propriedade, a posse, o usufruto, o direito de uso e o simples uso de fato. O ser humano pode renunciar aos quatro primeiros, mas necessita indispensavelmente deste ltimo para sua sobrevivncia. Portanto, se impossvel que exista alguma congregao religiosa, cujo voto imponha a renncia ao uso dos bens materiais, pelo contrrio muito conveniente quela que se prope imitar ao Cristo pobre, renunciar a qualquer domnio sobre tais bens e contentar-se apenas com o uso daqueles que lhes so concedidos... o fato de os Menores renunciarem a todo direito de propriedade e domnio sobre os bens materiais no signica que tenham renunciado ao seu uso, embora no se trate de uso de direito, mas exclusivamente do simples uso de fato, que no confere direito algum de propriedade aos usurios. Por outro lado, o uso parcimonioso daquelas coisas indispensveis existncia e ao cumprimento de seu voto, est-lhes assegurado pela Verdade e pela Regra e os Irmos podem us-las licitamente, graas licena do proprietrio enquanto esta durar... no se impede aos frades trilhar o caminho deixado a todas as pessoas, estabelecido pelo Direito Natural, de prover o seu prprio sustento, em caso de extrema necessidade, usando aquilo que pertence a outrem como se fosse algo comum, visto que a extrema necessidade no regulada pela lei ....27 Notemos que nessa bula Nicolau III disse claramente: que a renncia ao direito de propriedade sobre todos os bens materiais, em particular ou em comum, por amor a Deus um ato virtuoso, inspirado na doutrina e nos exemplos de Jesus Cristo e de seus
27

Cf. Bullarium Franciscanum III, p. 404-416.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

16

Jos Antnio de C. R. de Souza

Apstolos; que o direito de uso e o simples uso de fato dos bens materiais so atos ou situaes diferentes, visto que o primeiro se sustenta no Direito positivo, enquanto o outro se apia no Direito Natural. De fato, o usus simplex facti signica para o ser humano servirse daqueles bens materiais indispensveis vida e sua conservao, tais como, os alimentos, a bebida, o vesturio, segundo os lugares e o clima, de modo que a separao do uso, do direito de uso, o qual implica necessariamente ou no direito de propriedade sobre este ou aquele bem, ou ainda na licena de usar tal ou tal coisa, concedida por seu proprietrio a algum, expressava uma ruptura essencial entre o microcosmo da vontade pessoal e o macrocosmo dos fatos regulados juridicamente. A reduo do uso a um mero fato, isto , ao ato de usar pura e simplesmente era uma concepo revolucionria que punha abaixo toda a estrutura do mundo medieval, idealizado e organizado hierrquica e harmonicamente, cujo exemplo relevante sob os prismas social, econmico e poltico foram a suserania/vassalagem e as relaes feudais de produo. Sob a tica do Direito, tal concepo vinha a romper com a teoria do fato normativo, sob o qual se alicerava todo o ordenamento jurdico do medievo, v.g. a teoria da representao, segundo a qual, o bispo representava a diocese; os Prncipes Eleitores do Sacro Imprio Romano Germnico, toda a nobreza e o alto clero talo-germnico e, ainda, o antigo Senado Romano, o papa a Igreja etc. Pouco depois, frei Tolon foi criticado pelos colegas inquisidores devido s conseqncias prticas implcitas na armao daquele Terceiro, isto , a indigncia voluntria de Cristo e de seus Apstolos questionava contundentemente as riquezas possudas pela Igreja. Por isso, no comeo de 1322, ao ser pressionado por eles, resolveu apelar para o Santo Padre. Percebendo claramente as implicaes prticas contidas na assertiva do tercirio de Narbona, no dia 6 de maro, durante uma

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

17

reunio consistorial, Joo XXII incumbiu todos os cardeais, prelados e Doutores em Teologia que trabalhavam na Cria naquele momento, de opinarem por escrito acerca daquela armao.28 Ademais, como Nicolau III havia ordenado ao nal da Exiit, que ningum viesse a discutir o contedo da Regra Franciscana, sob pena de castigos severos, da parte da Santa S, Joo XXII revogou aquela disposio de seu antecessor, considerando que a frase, objeto da polmica, se relacionava com o Estatuto dos Menores e, ainda, estabeleceu que nenhuma pessoa falasse a respeito da mesma at que seus peritos atendessem sua ordem. Entretanto, antes que os consultores do papa tivessem se manifestado, alguns Menores, entre os quais os ingleses Ricardo de Conyngton, Walter de Chaton, Guilherme de Woodford, os espanhis Alfredo de Gualtieri, leitor no convento de Barcelona, Jernimo da Catalunha, bispo de Caffa, e os lusitanos Estvo, bispo de Lisboa, e Simo, bispo de Badajoz e, at mesmo Roberto de Anju, rei de Npoles, resolveram manifestar-se por escrito acerca daquele assunto. Todos armaram consensualmente que os Franciscanos ao adotarem a Pobreza Evanglica como estilo de vida imitavam Cristo e seus Apstolos. Alm disso, outros Franciscanos passaram a questionar se o papa tinha direito ou no de revogar uma disposio de seu predecessor. Ao inteirar-se do que se passava, o Pontce sentiu-se desobedecido. Por isso, em 26 de maro de 1322, promulgou a bula Quia Nonunquam29 , em que armava que era perfeitamente legal a um papa alterar as decises dos seus antecessores, ainda mais que um nmero considervel de proposies contidas na citada bula de Nicolau III, concernentes ao estilo de vida Menorita e ao verdadeiro signicado atribudo ao conceito de pobreza, j tinham sido revistos vrias vezes, consoante, alis, aos documentos pontifcios promulgados a respeito.
28 29

Cf. L. BAUDRY, op. Cit., Paris, J. Vrin, 1950, p. 106. Cf. Bullarium Franciscanum, V, p. 224-225.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

18

Jos Antnio de C. R. de Souza

Ao notarem o descontentamento que essa bula estava causando entre os Menores, alguns cardeais, especicamente, Napoleo Orsini, (* 1263/1288 maro de 1342), Vital de Four O. Min., (c. 12601327), e Bertrando de la Tour O. Min., (c. 1262 1332)30 , sugeriram ao Geral, Miguel de Cesena que examinasse junto com os confrades aquele problema, por ocasio do futuro Captulo Geral a ocorrer em Pergia ou Persia, ao nal de maio e incio de junho daquele mesmo ano e, depois, externasse a toda Cristandade o ponto de vista ocial de Ordem sobre o mesmo. O Captulo Geral da Ordem foi aberto no dia 30 de maio, domingo de Pentecostes. Um bom nmero das sesses foi dedicado ao exame daquele assunto. Nos dias 4 e 7 de Junho os frades capitulares redigiram duas encc1icas a respeito da pobreza evanglicofranciscana. A segunda, conhecida pelas palavras iniciais com as quais comea, Ab Alto Prospectans, rica em citaes da Escritura e dos documentos pontifcios relacionados com a citada questo, continha a seguinte declarao: Acreditamos e armamos unnime e consensualmente que no hertico, mas catlico e digno de f, dizer e proclamar que Jesus Cristo mostrando o caminho da perfeio e os Apstolos seguindo o Seu exemplo e ensinando-o s pessoas que desejavam viver de modo perfeito, nada possuram em particular ou em comum graas ao direito de propriedade e domnio, isto , por fora do prprio direito....31
Cf. Patrick NOLD, Bertrand de la Tour O.Min., Life and Works, Archivum Franciscanum Historicum, 94 (2001), p. 275-323. Idem, Pope John XXII and his Franciscan Cardinal: Bertrand de la Tour and the Apostolic Poverty Controversy, Oxford, Clarendon Press, 2003; Christoph T. MAIER, Preaching the Crusades. Mendicant Friars and the Cross in the Thirteenth Century, Cambridge, CUP, 1994; Idem, Crusade Ideology and Propaganda: Model Sermons for the Preaching of the Cross, Cambridge, CUP, 2000. 31 Cf. BALUSE-MANSI, Miscellanea III, Lucae, 1762, p. 208-211. Cf., tambm A. B. LANGELI OFM, Il manifesto di Pergia del 1322 alle origini dei fraticelli de opinione, Picenum Seraphiucm 11 (1974), p. 204-261.
30

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

19

A natureza da argumentao desse documento essencialmente jurdico-institucional, correspondendo s circunstncias histricas daquele momento. Seu texto reete e a tendncia dominante na Ordem, quanto ao estilo de vida franciscano, segundo o pensamento da Comunidade, denido na Exiit e reconrmado posteriormente tanto na Exivi de Paradiso como na Quorundam Exigit do prprio Joo XXII. importante salientar que entre os 46 signatrios da Ab Alto, estavam Miguel de Cesena, Bonagrzia Boncortese de Brgamo, (c. 12651340), Procurador da Ordem e antigo adversrio dos Espirituais, altura do Conclio de Vienne, Guilherme de Nottinghan, provincial da Inglaterra, Henrique de Talhein, provincial da Alemanha e, ainda, inmeros doutores, mestres e bacharis em Teologia, Filosoa e Direito Cannico, isto , um grupo de frades que representava os dirigentes e intelectuais da Ordem. O Santo Padre considerou o gesto dos franciscanos capitulares como uma insubordinao coletiva, pois haviam denido uma questo ainda em estudo na Cria. Por isso, no dia 8 de dezembro de 1322, atravs da bula Ad Conditorem Canonum, sem abordar taticamente a questo da Pobreza Evanglico-Franciscana, entre outras coisas, ele declarou que a perfeio crist residia principalmente na caridade, no exclusivamente no desapego s riquezas, pois o mesmo apenas um meio para se atingi-la; que, conforme os Menores haviam dito, no havia uma distino entre o uso, o direito de uso e de propriedade, pelo menos quanto aos bens fungveis. E aps salientar que a Igreja s tinha tido aborrecimentos ao reservarse o direito de propriedade e domnio sobre os bens que os Menores estavam a usar, revogou aquela disposio que lhes fora concedida pela Igreja h vrias dcadas. Vejamos o texto da bula: No h dvida alguma de que compete ao autor dos cnones, fracassada uma experincia, tomar as medidas necessrias para que a mesma no subsista causando prejuzos... por esses motivos ns determinamos de ora em diante que a Igreja Romana no ter mais

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

20

Jos Antnio de C. R. de Souza

direito algum de propriedade sobre os bens que venham a ser doados aos Frades Menores ou que lhes cheguem s mos por qualquer outro meio, exceto sobre seus conventos, suas igrejas, seus objetos e ornamentos litrgicos e ainda sobre os livros destinados ao culto divino. Proibimos rigorosamente, a partir de hoje e para sempre, a nomeao de procuradores que em nome da Igreja, recebam, demandem, faam resgatar e administrem os bens que venham a ser ofertados aos Menores....32 Aquela bula causou um verdadeiro impacto sobre os Franciscanos que, de repente, se viram privados daquela cobertura jurdica que lhes assegurava uma forma especial de viver a pobreza evanglica e que, particularmente, Nicolau III e Clemente V lhes haviam garantido. Agora no mais podiam ser considerados absolutamente pobres e tampouco imitadores de Cristo e de seus Apstolos, pois passavam a se identicar com os religiosos de outras congregaes possuidores do direito de propriedade em comum sobre aqueles bens materiais que haviam recebido em oferta, adquirido ou construdo, apesar de a Igreja se reservar o direito de propriedade sobre os bens realmente valiosos dos Menores! Desde ento, muitos frades passaram a achar que havia uma contradio entre as opinies de Joo XXII e de seus predecessores. Por isso, um bom nmero deles comeou a questionar at que ponto o Soberano Pontce tinha o poder e o direito de tomar aquela medida. Bonagrzia de Brgamo foi enviado Cria para rearmar a posio ocial da Congregao sobre tal problema. No encontro que teve com o Soberano Pontce, em 23 de maro de 1323, este achando a argumentao do religioso muito ousada decretou imediatamente a sua priso. Bonagrzia permaneceu encarcerado quase um ano, tendo tido a ocasio de redigir um opsculo intitulado
32

Cf. Bullarium Franciscanum, V, p. 233-246

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

21

De Paupertate Christi et Apostolorum33 no qual defendendo com habilidade a tese franciscana mostrou as diferenas que havia entre os Direitos Divino-Natural e Humano-Positivo que, na verdade, estavam implicitamente contidas na polmica em tela. Em 12 de novembro de 1323, aps ter recebido as respostas de seus consultores quanto indagao que havia feito no tocante pobreza de Jesus e de seus Apstolos, o Santo Padre promulgou a bula Cum inter nonnulos contestando a declarao do Captulo Perusino: Como entre alguns escolsticos surgiu a dvida se se deve considerar hertica a armao pertinaz, segundo a qual Nosso Senhor e Redentor Jesus Cristo e seus Apstolos nada possuram particular e comunitariamente, ns com o rme desejo de pr um trmino a esta disputa e considerando que a Sagrada Escritura diz em muitas passagens que os mesmos possuram alguns bens; considerando que tal assero pertinaz a contraria abertamente. .. e que ainda abala e questiona o resto das verdades que nela se sustentam, ouvindo o conselho de nossos irmos, os cardeais, em primeiro lugar declaramos para sempre que a referida assero deve ser considerada errnea e hertica. Igualmente declaramos errnea e hertica aquela outra armao pertinaz, segundo a qual Cristo e os seus Apstolos no tinham o direito de uso sobre os bens que, de acordo com a Escritura, eles possuram, e ainda o direito que tiveram quanto a vend-los, dolos e inclusive o direito de adquirir outros mais....34 Essa bula deve ser avaliada no contexto em que Joo XXII a promulgou. No lhe faltaram conselhos ponderados e amadurecidos daqueles prelados e telogos que o assessoravam. Mas, o papa queria uma Ordem submissa, menos espalhafatosa ao se pro33 Cf. Archivum Franciscanum Historicum, (AFH), XXII (1929): 487-511 (texto). 34 Cf. Bullarium Franciscanum, V, p. 256-259. Cf. tambm, L. DE BONI, O debate sobre a pobreza como problema poltico nos sculos XIII e XIV,

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

22

Jos Antnio de C. R. de Souza

nunciar no tocante a uma questo cujas implicaes eram incmodas Igreja e, face ao comportamento recente dos Franciscanos se impunha tambm rearmar plenamente a autoridade pontifcia: ... Ci che la Cum inter mir a condannare, non dunque, quel que letteralmente essa esprime; ma uno stato danimo di chi, disputando intorno alla povert di Cristo, intendeva di mettere in questione il diritto della Chiesa alla ideale successione di Gesu....35 A partir desse momento a indisciplina e a insubmisso tornaramse fatos corriqueiros entre os Menores, os quais armavam que Joo XXII havia proferido heresias. Alguns deles temendo ser punidos optaram por se refugiar na Alemanha junto ao imperador Lus IV que, como vimos pginas atrs, tambm estava em luta com o Pontce que, comprometido com a poltica franco-angevina e anti-imperial, tinha enorme receio do fortalecimento do Imprio Germnico e no aceitava a pretenso do Duque da Baviera, quanto a tornar-se imperador. Por isso tambm e, insatisfeito quanto ao prvio questionamento dos Menores, se um pontce podia ou no simplesmente revogar as decises tomadas por seus predecessores ou armar o contrrio, quase um ano mais tarde, em 10 de novembro de 1324, Joo XXII promulgou a bula Quia Quorumdam mentes36 , na qual, alm de critic-los, dizendo que eles insana e petulantemente defendiam em pblico as opinies errneas sobre a pobreza absoluta de Cristo e de seus apstolos e acerca da pobreza franciscana, j condenadas por meio de suas referidas constituies, tambm continuou a no fazer uma distino entre as denies papais proferidas mediante a clavis scientiae, concernentes s questes relativas f e moral, (magistrio), e a clavis potentiae, no tocante s medidas governativas que eles ordenam com respeito administrao eclesistica e, haurindo-se no Evangelho de Mateus, 16, 19, Tudo
Cf. A. CARLINI, Op. cit., 261-262. Cf. Bullarium Franciscanum, vol. V, p. 271-280. Cf., Brian TIERNEY, Origins of papal infallibility, Leiden, E.J. Brill, 1972, p. 186196
36 35

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

23

o que ligares sobre a terra, concebeu-as como um poder uno e indiviso.37 Na verdade, prossegue o Pontce, seus antecessores, tantas vezes invocados pelos Menoritas, como respaldo para seus atos e escritos, entre os quais, Honrio III, (* c. 1150/121627), o qual apenas aprovou a Regra franciscana, (1223); Gregrio IX, Inocncio IV, Alexandre IV, (* c. 1220/125461), os quais aclararam o seu contedo; Nicolau III no disse que a mencionada Regra, em tudo que prescreve, se fundamenta no Evangelho, porque nela h muitas disposies especicas que no constam do mesmo, por exemplo, a proibio aos frades quanto a receber direta ou indiretamente dinheiro, as quais, tampouco, so corroboradas pela vida e pelo exemplo de Jesus e dos apstolos que, por sinal, possuram loculi.38 tambm uma fatuidade dos franciscanos armar que alguns dos referidos papas declararam que ter propriedade em comum sobre os bens materiais impede os religiosos de serem perfeitamente pobres. Ao contrrio, Alexandre IV declarou que, embora, possuindo em comum o direito de propriedade sobre os bens materiais semelhana de todos os demais religiosos os frades Pregadores imitam elmente a Jesus. 39 verdade, porm, que Inocncio V fez uma distino entre mdia, alta e altssima pobreza quanto aos que professam no possuir nada nem pessoal nem comunitariamente. Todavia, ele fez essa armao, no como papa Inocncio V, mas como frei Pedro de Tarantasia O.P. (* c. 1224 1276), primeiro papa dominicano.40 Ademais, nas declaraes ou esclarecimentos que zeram a respeito da Regra, os mencionados papas sempre falaram de usus
37 38 39 40

Ibidem, p. 273. Ed. Cit., 3, p. 274b. Ed. Cit., 4, p. 275b; 276a. Ibidem, p. 276a.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

24

Jos Antnio de C. R. de Souza

iuris, no de simplex usus facti, pois, quem usa qualquer bem sem ter o direito de fazer isso, comete uma injustia. 41 Por isso, os Menores no podem ler e interpretar os documentos pontifcios, promulgados por aqueles papas, consoante os pontos de vista deles, inferindo desses documentos o que no dizem, por exemplo, que a renuncia ao direito de propriedade e de uso dos bens materiais seria meritria e que o simples uso de fato dos bens materiais lcito, de modo que, ento, quem no concorda com eles, deva ser considerado como herege. 42 A liderana de Miguel de Cesena como Geral dos Menores tambm desagradava ao papa, pois, se muitos frades movidos pela obedincia ou por interesses pessoais, ou ainda pelo comodismo, haviam acatado as mencionadas bulas pontifcias, outros frades criticavam abertamente o papa e se recusavam a obedecer-lhe. Apesar disso, ele mostrava-se prudente e rme liderando os confrades, a ponto de ... nel Capitolo Generale del 1325 comand ai suditi parlare della Chiesa, della persona del Pontece e delle sue costituzioni con la debita riverenza e sobriet ...43 , sob pena de os mesmos serem punidos com o encarceramento. Nesse tempo, uma coligao franco-austraca venceu o imperador Lus IV. Ele prometeu libertar Frederico da ustria caso este desistisse de tornar-se imperador e viesse a dissuadir seu irmo Leopoldo de guerrear, pedindo-lhe que intercedesse a seu favor junto ao papa Joo XXII. Frederico no se saiu bem no desempenho desta trplice misso e, por isso, ao invs de se aproveitar da liberdade, voltou para junto de Lus IV. O imperador cou comovido com a hombridade de seu prisioneiro e, ao mesmo tempo, ocorreu-lhe a feliz ideia de neutralizar a ameaa austro-francesa, oferecendo a Frederico a chance de governar com ele. Isso aconteceu nos pactos de Munique e de Ulm (7 de janeiro de 1326). De
41 42 43

Ed. Cit., p. 276b. Ibidem, p. 277ab. Enciclopdia Cattolica, VIII, p. 956.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

25

fato, Lus IV conservava o ttulo de imperador e continuava governando a Itlia setentrional, por meio de seus propostos e Frederico passava a governar a Alemanha. No tocante a Lus da Baviera, Joo XXII no se incomodou com as suas diatribes e, excomungando-o novamente, fez questo de reiterar em ato pblico as sanes contra ele. Em seguida, em junho de 1326, o papa enviou Itlia outro poderoso exrcito formado por soldados francos, sob a liderana do cardeal Joo Caetano Orsini, (+ 1355)44 , a m de continuar a guerra contra os Gibelinos, comandados por Castruccio Castracane, (12811328), de Lucca, os quais, numericamente inferiorizados, ainda conseguiram resistir durante algum tempo, mas, logo os franco-angevinos conquistaram as cidades de Mdena, Parma, Rgio e Bolonha. Por isso os Gibelinos solicitaram a ajuda de Lus IV na luta que mantinham por causa dele. Atendendo solicitao de seus partidrios e comandando um forte exrcito, o imperador partiu para a Itlia e, aos poucos foi conquistando vrios lugares estratgicos. No dia 13 de maro de 1327 chegou a Trento. Nessa cidade, aconselhado por Marslio de Pdua, Joo de Jandum e alguns franciscanos rebeldes, ele publicou um novo manifesto no qual acusava o papa Joo XXII de herege por no admitir como verdadeira a opinio haurida no Novo Testamento, a respeito da pobreza absoluta de Cristo e dos Apstolos. De l, prosseguiu em direo a Roma. Alm disso, todos os dias ele assistia missa, durante a qual, o sacerdote Jacques Duse (nome de batismo do papa Joo XXII), era excomungado como herege, por haver negado que Jesus e os apstolos tinham sido completamente pobres. No dia 31 de maio, Lus IV recebeu das mos do bispo Guido Tarletti, excomungado anteriormente, a coroa de ferro, smbolo da realeza Romano-Lombarda.
Cf. Blake R. BEATTIE, ngelus pacis: the legation of Cardinal Giovanni Gaetano Orsini, 1326-1334, Leiden, Brill, 2007.
44

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

26

Jos Antnio de C. R. de Souza

Nesse nterim, a indisciplina e a intranqilidade tornaram-se fatos corriqueiros no interior da Ordem. Em 8 de junho de 1327, Joo XXII convocou, por escrito, Miguel de Cesena ordenando-lhe que fosse a Avinho, no prazo de 30 dias, aps receber aquele documento, a m de tratar de problemas relacionados com a Congregao. Todavia, porque se achava enfermo e acamado em Tivoli, no reino de Npoles, o Geral no pode atender imediatamente a convocao papal. Mas os Guelfos enviaram ao papa algumas cartas, nas quais injustamente acusavam frei Miguel de que ele estava a insuar os Menores e outras pessoas, a prestarem apoio irrestrito ao Bvaro em sua campanha militar na Itlia setentrional e central contra as foras papais e franco-angevinas. Acusavam-no tambm de querer tornar-se papa o que era mais grave ainda. Em face dessas cartas e dos acontecimentos acima referidos, o Sumo Pontce, se j antes nutria certa desconana quanto s verdadeiras intenes de Cesena, passou a suspeitar efetivamente que ele conspirava contra a sua pessoa. Entretanto, no dia 23 de outubro 1327, atravs da bula Licet iuxta doctrinam, Joo XXII condenou como hereges, Marslio de Pdua e Joo de Jandum por terem apresentado e defendido ideias eivadas de heresia na Dictio II de sua obra intitulada O Defensor da paz, (1324), muitas das quais, alis, iremos tratar adiante, nos captulos III e IV deste livro. Assim, caso eles no renegassem suas teses, seriam inexoravelmente excomungados, o que, de fato, veio a acontecer pouco depois. Finalmente, tendo melhorado, o Geral menorita chegou a Avinho em 1 de dezembro de 1327. O Santo Padre acolheu-o bem. Ordenou-lhe que substitusse os ministros das provncias de S. Francisco e de Arago, cuja indisciplina era um pssimo exemplo aos confrades. Recomendou-lhe ainda que no se ausentasse da cidade sem obter autorizao expressa para tanto. Frei Miguel acatou prontamente todas as ordens do papa.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

27

Paralelamente a isso, na iminncia da chegada de Lus da Baviera a Roma, os romanos solicitaram ao Romano Pontce que regressasse Cidade Eterna. Como este no atendesse aos reiterados apelos deles, em represlia, o povo uniu-se s tropas imperiais e juntos derrotaram os Guelfos. Ao chegar a Roma em 7 de janeiro de 1328, atravs de um referendo popular, o imperador tratou de obter sua conrmao como rei dos Romanos. Dez dias depois, foi entronizado por Sciarra Colona45 , agora, investido na funo de capito do povo romano e, coroado imperador. Pouco depois, em 02 de fevereiro, em meio a esses acontecimentos, rechaando e contestando o comportamento ousado e rebelde do Wittelsbach e de seus aliados, especialmente de Marslio de Pdua e, defendendo a legitimidade de Joo XXII, como papa, o menorita galego lvaro Pais, (c. 1275-1349), escreveu seu primeiro opsculo poltico, intitulado Epistula ad quosdam cardinales de auctoritate papae46 , o qual junto com um outro opsculo intitulado Sobre o poder da Igreja47 , indiscutivelmente, so os embries das teses polticas que ir retomar e ampliar no Livro I do seu Estado e pranto da Igreja48 , escrito pela primeira vez, entre 133032, em
Esse personagem havia participado do atentado de Anagni contra Bonifcio VIII em 7 de setembro de 1303. 46 Cf., V. MENEGHIN OFM, Scriti Inediti di Fra Alvaro Pais, Lisboa, Instituto de Alta Cultura da Universidade de Lisboa, 1969, texto: 96-132. Cf., tambm Jos Antnio de C. R. de SOUZA, Algumas consideraes acerca duma carta de lvaro Pais O.M. (1270-1349), datada de 1328, in Pensamiento Medieval Hispano, Homenaje a Horacio Santiago-Otero, (Jos Mara Soto RBANOS, Coordinador), Madrid, CSIC/Consejera de educacin y cultura de la junta de Castilla y Len, Diputacin de Zamora, 1998, vol. II, p. 1175-1201. 47 Cf. Jos Antnio de C.R. de SOUZA, O pensamento hierocrtico num texto annimo das primeiras dcadas do sculo XIV, in Temas de Filosoa Medieval (Jos Antnio de C. R. de SOUZA, org.), ed. Universitria Leopoldianum, Santos, 1990, p. 197220, estudo, p. 220231, texto. 48 Cf., edio bilngue e traduo por Miguel Pinto de Meneses, vols. I-III, Lisboa, INIC/JNICT/Fundao para a Cincia e a Tecnologia, 1988-1991. O
45

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

28

Jos Antnio de C. R. de Souza

Avinho, cujas ideias mais importantes, adiante, sero examinadas nos captulos III e IV deste livro. A par desses acontecimentos, algum tempo depois, Cesena pediu licena a Joo XXII para se dirigir a Bolonha, onde, no domingo de Pentecostes, como de praxe, seria aberto um novo Captulo Geral da Ordem. O papa negou-lhe a autorizao e, ainda, o acusou de querer ir Itlia a m de se tornar Pontce Romano. Cesena respondeu-lhe que no passava de um humilde professor de Teologia, a exercer naquele momento o cargo de Ministro Geral. Acrescentou, ainda, que considerava o Santo Padre legtimo sucessor de S. Pedro. Assim mesmo, o papa no acreditou que ele estava a falar a verdade.49 No dia 9 de Abril de 1328, o Sumo Pontce reuniu um consistrio ao qual Cesena foi intimado a comparecer. Durante o mesmo, Joo XXII insultou-o publicamente, chamando-o de louco, de temerrio, de fautor de heresia por haver divulgado a todos os is as encclicas redigidas ao nal do Captulo Perusino. O Geral retrucou enfaticamente as acusaes do papa, dizendo que a posio assumida pela Ordem naquela assembleia era absolutamente catlica. O Santo Padre treplicou-lhe proibindo terminantemente de se ausentar de Avinho, sob pena de vir a ser deposto e excomungado.50 Em vista desses acontecimentos, aps ouvir o parecer de Bonagrzia de Brgamo, Henrique de Talhein, Francisco de Ascoli ou da Marca ou de Appignano do Tronto (c. 1290c. 1343) e Guilherme de Ockham, os quais tambm se encontravam retidos no convento dos Menores em Avinho, Cesena redigiu uma Apelao Santa
resto da traduo deste tratado se encontra nos volumes IV-VIII, dos quais o ltimo foi publicado em 1998. 49 Cf. L. BAUDRY, op. Cit., p. 113. 50 CF. A. CARLINI, Fra Michelino e ta sua Eresia, Bologna, 1912, captulos VII-VIII, p. 101-138.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

29

Igreja Romana51 , receando eventuais medidas que o papa pudesse tomar contra ele e a Ordem. Aplicando outras ideias de Marslio de Pdua, contidas no Defensor da paz, em 14 de abril daquele mesmo ano, o imperador ordenou a instalao dum tribunal para discutir a respeito da ortodoxia de Joo XXII. No dia 18, em sesso solene, junto s portas da Igreja de So Pedro e diante de Lus IV, o frade agostiniano Nicolau Fabriano perguntou quem, dentre o povo, queria defender o sacerdote Tiago Duse, de Cahors, considerado por alguns como papa Joo XXII. Como ningum tivesse se disposto a fazer isso, ento, um frade alemo proferiu um discurso, primeiramente, acusando-o que ele era um herege contumaz por haver contradito os Evangelhos em dois pontos: um deles, ao negar que Cristo e aos Apstolos tinham vivido neste mundo em absoluta pobreza absoluta; o outro, ao extrapolar os poderes conferidos por Jesus a So Pedro, ao estabelec-lo como seu vigrio sobre a terra e, ainda, enm, por ter cometido o crime de lesa-majestade ao anular a eleio imperial de 1314. Em seguida, ento, Joo XXII foi deposto pelo imperador Lus IV. Algum tempo depois, em 12 de maio, o Bvaro instalou uma comisso constituda por 13 pessoas, nmero esse emblemtico, para elegerem um novo papa. O escolhido foi o menorita Pedro Rinalducci de Corvara (+ 1333)52 , que adotou o nome de Nicolau
Bullarium Franciscanum V, p. 341-343. No Estado e pranto da Igreja I, ed., cit, v. I, 1988, artigo 37, p. 475, ele retrata este seu confrade com palavras bem depreciativas: ... frei Pedro de Corbaria, pseudo-religioso da Ordem dos Menores, verdadeiro hipcrita que conheci na Cidade, quando eu era conventual em Roma no convento de Araceli, e que pagava a dzima da hortel e do endro com certas abstinncias exteriores, Mateus, XXIII, apanhava as bolsas s claras e s escondidas, vivia quase continuamente entre mulherzinhas romanas, e entre elas buscava a glria, e como me testemunharam o ministro daquela provncia e os [custdios] quando estvamos a tratar, em grande conclio, do feito dele e de outros que haviam se rebelado contra a Igreja e a Ordem ....
52 51

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

30

Jos Antnio de C. R. de Souza

V, provavelmente, em homenagem ao primeiro papa franciscano, Jernimo de Ascoli, o qual governou a Igreja com o nome de Nicolau IV de 1288 a 1292. Ciente desses novos acontecimentos e, receando que um nmero signicativo de Menores provocassem um grande cisma e se juntassem ao imperador, Joo XXII ordenou ao cardeal Bertrand de Pouget que fosse a Bolonha e tentasse impedir a reeleio de Cesena. Mas, apesar disso, os frades capitulares reconduziram-no ao posto de Geral. Em seguida um religioso foi incumbido de ir a Avinho notic-lo do que havia ocorrido durante o Captulo. Entretanto, o Ministro no recebeu aquelas informaes, porque ele e seus quatro mencionados amigos, premidos pelas circunstncias, na noite de 26 de maio, fugiram daquela cidade rumo a Pisa, que estava sob o controle das tropas imperiais, onde, nalmente aportaram em 9 de junho.53 No dia 6 de junho, o Santo Padre deps Cesena do cargo de Geral. Assim mesmo, em 9 de julho, Cesena enviou uma Epstola a todos os confrades, explicando-lhes os motivos porque fugira de Avinho. Dizia-lhes, tambm, que a partir do instante em que o papa tinha proferido uma srie de heresias, as quais todos conheciam, automaticamente deixara de ser Sumo Pontce, de modo que j no tinham a obrigao de obedecer-lhe e, caso viessem a faz-lo, estariam buscando a prpria condenao eterna, pelo fato de compactuarem com um herege. Finalmente, anunciava-lhes que, em breve, ia divulgar a Apelao que redigira em Avinho, o que, de fato, veio a fazer em 18 de setembro, dando quele documento uma forma bem mais ampla. Esse texto conhecido como 1a Apelao de Pisa ou Appellatio Maior. 54
Cf. J. MOORMAN, A History of the Franciscan Order, Oxford, at the Clarendon Press, 1968, p. 322: The ight of Michael and his companions from Avignon had clearly been made possible by the co-operation of the emperor, Lewis of Baviera, who had provided the ship to carry them from Aigues Mortes to Pisa .... 54 Cf. BALUSE-MANSI, Lucae, 1762, Miscellanea III, p. 246-303.
53

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

31

Em seguida deposio de Frei Miguel, Joo XXII nomeou o anteriormente referido cardeal Bertrando la Tour, vigrio da Ordem, tendo incumbido-o de promover uma nova eleio para o posto de Geral. A m de que no se repetisse novamente o que havia acontecido em Bolonha, aos poucos, o Cardeal Vigrio foi destituindo 20 dos 34 ministros provinciais, os quais vieram a ser substitudos por religiosos is ao Papado. Mais tarde, ento, convocou-os para um Captulo Geral extraordinrio a realizar em Paris, no domingo de Pentecostes, 11 de Junho de 1329, com vista a prover o cargo de Ministro Geral. Entretanto os sucessos militares imperiais duraram pouco tempo. Os exrcitos franco e angevino se reorganizaram e atacaram Roma. As tropas imperiais conseguiram resistir durante algum tempo, at que os romanos descontentes com a atuao poltica de Marslio de Pdua se rebelaram. Em 4 de agosto de 1328, Lus IV e seus comandos foram obrigados a deixar a Cidade dos Csares, dirigindose para o norte da Itlia. A perseguio continuou intensamente de forma que Marslio nem chegou a tomar posse de sua arquidiocese e a 15 de setembro Joo de Jandum acabou falecendo, quando rumavam para a Alemanha. No dia 12 de dezembro de 1328, Cesena publicou uma nova Apelao, a 3a , contra Joo XXII, conhecida como Appellatio Minor. 55 Com o propsito de demonstrar a ntima relao entre a questo terica acerca da pobreza Evanglico-Franciscana e a gnese duma forma de pensamento poltico, no seio dos Menores dissidentes, liderados por Cesena, a qual ir ganhar amplitude e fora, nos escritos polticos de Guilherme de Ockham, como teremos ocasio
55

In Bullarium Franciscanum V, p. 410-425.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

32

Jos Antnio de C. R. de Souza

de ver adiante, nos captulos III e IV, deste livro, vamos destacar abreviadamente as principais teses contidas nessas Apelaes. 56 No estado de inocncia original, sob o ordenamento das leis Divina-Natural, os homens no eram individualmente proprietrios dos bens criados por Deus para todos. Eles os usavam comunitariamente. A propriedade privada foi introduzida na face da terra, aps a Queda Original, atravs do Direito Humano-Positivo, em razo das apropriaes ocorridas injustamente, por causa da ganncia, ambio e avareza que passaram a dominar os seres humanos corrompidos pelo mal. Foi por isso que foram estatudos princpios e, mais tarde, normas regularizadoras da convivncia social e sobre a posse individual dos bens. Enquanto viveu neste mundo, Jesus no quis ser mais um dentre os usurpadores. Ele e seus apstolos deviam viver conforme as determinaes dos Direitos Divino-Natural, pois o ser humano no precisa do direito de propriedade e domnio para assegurar o seu sustento, (Baluse-Mansi, Appellatio I, p. 248), considerandose que tais direitos estabelecem apenas o uso dos bens materiais como indispensveis sobrevivncia. Afastando-se da convivncia social e renunciando aos seus direitos, o ser humano pode abraar aquele estado de perfeio que o Senhor e seus Apstolos viveram e Ele recomendou, no a todos indiscriminadamente, mas apenas s pessoas que desejassem atingir um maior grau da perfeio crist. por esse motivo que o religioso menorita ao renunciar aos direitos de propriedade individual e em comum e ao se desapegar dos bens materiais segue os passos de Cristo e de seus Apstolos, em direo virtude e sanCf., a propsito, Carlo DOLCNI, Il pensiero politico di Michele da Cesena 13281338, Faenza Fratelli Lega Editore, 1977, captulo I, Nel 1328, p. 0945, no qual tambm abundam as transcries das fontes.
56

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

33

tidade. Da, os religiosos que desejavam imitar a vida de Cristo e de seus Apstolos terem renunciado ao direito de propriedade e domnio sobre os bens materiais como abdicaram tambm dos direitos estabelecidos pelos imperadores....(Op. cit., p. 250). Houve quatro espcies de sociedade: a paradisaca, a secular, a crist primitiva, mais perfeita de todas e semelhante ednica quanto idealizada por S. Francisco para si mesmo e para seus irmos, pois, a mesma no possua o direito de propriedade sobre os bens materiais ou seus membros tinham dinheiro, apenas distribua tais coisas entre eles bem como aos necessitados. A 4a a eclesistica. - O direito de propriedade exercido pela Igreja no da mesma natureza que o possudo pelos leigos ou outras instituies seculares, porque os bens que a mesma possui foram ofertados a Deus, ela apenas os administra, por meio de seus prelados, cujo chefe supremo o Sumo Pontce, de modo que lcito ao clero secular viver daqueles bens, conforme o ensinamento do Apstolo Paulo: ut de altari vivat, qui altari deservit 57 lcito anda aos prelados recorrerem aos tribunais em defesa de seus direitos sobre aqueles bens, destinados principalmente aos pobres por carncia ou opo religiosa. Os franciscanos no podem fazer isso porque eles apenas usam os bens materiais sem possu-los, mediante o direito positivo ou civil ou cannico. O uso de direito e o simples uso de fato no so idnticos. Os Atos dos Apstolos comprovam que os primeiros cristos usavam muitos bens sem possu-los. Alis no h abuso quando as pessoas servem-se daqueles bens que se consomem com o uso, embora, a substncia dos mesmos no permanea intacta, conforme estabelece a bula Exiit e a Igreja, ao reconhecer como legal e vlido o uso simples de fato vivido pelos franciscanos, e ao reconrm-los como tal, pela constituio Exivi de Paradiso,
57

1a Cor, 9, 13.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

34

Jos Antnio de C. R. de Souza

promulgada durante o Conclio de Vienne. Por sinal, tentar identicar esse conceito como um abuso o mesmo que desprezar a pobreza evanglica, pois Jesus e os apstolos teriam agido injustamente, ao comerem, beberem e se vestirem. Nem sempre o uso simples de fato para ser justo requer o uso de direito. Este se fundamenta unicamente nos Direitos Humano-Positivos, os quais regulam a vida scio-econmica e poltica. No difcil para o cristo demonstrar que legtimo e possvel usar dos bens materiais sem possu-los, visto que no estado de inocncia original as pessoas usavam de todos os bens materiais sem exercer sobre os mesmos o direito de propriedade particular. (Ibidem, p. 415). Igualmente, no se pode confundir licentia utendi, que consiste no uso provisrio de algo, concedida a algum da parte de quem tem o direito de propriedade sobre o bem que se usa, com o ius utendi, o qual implica sempre na determinao jurdico-objetiva acerca de bens que se detm e que so usados. A renncia ao direito de propriedade e domnio que os Menores praticavam at a promulgao da bula Ad Conditorem santa, meritria e perfeita, porque Jesus no iria dar aos seus apstolos um conselho intil e impossvel de ser praticado, ao recomendarlhes abandonar tudo para segui-Lo. Semelhantemente, os fundadores das Congregaes, inspirados naquele estmulo de vida, no iriam propor para si e para seus irmos algo invivel. Por conseguinte, ou Joo XXII ou a Igreja errou no tocante questo em exame. Ora, sabe-se com certeza que ele nunca se enganou a respeito dos ensinamentos envolvendo a doutrina e os costumes.58
A Igreja infalvel, pois, essa infalibilidade foi-lhe prometida por Jesus Cristo, os seus dirigentes, no o so. Miguel de Cesena repetiu insistentemente essa tese na Appellatio II, Cf. Miscellanea, p. 247, 249, 250, 252, 255, 256, 265, 266, 267, 268, 273, 275, 297.
58

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

35

A tese de Joo XXII, segundo a qual, Jesus e os seus Apstolos no foram absolutamente pobres uma heresia porque o N. Testamento contm inmeras passagens que demonstram justamente o contrrio. Quanto aos loculi, necessrio interpretar corretamente a Escritura, no se atendo literalidade. Jesus apenas administrava o dinheiro que lhe chegava s mos, tal como devem fazer o papa e os bispos, no que concerne s esmolas e doaes ofertadas pelos is. Por todos esses motivos no se pode confundir soberania com infalibilidade pontifcia, visto que, como qualquer outro ser humano, um papa pode errar contra a f. Alis, a histria crist relata vrios exemplos que comprovam que isso pode ocorrer. Ademais o papa no a Igreja. O Soberano Pontce infalvel quando atravs da clavis scientiae estatui algo em perfeita harmonia com a Revelao, com os ensinamentos da Santa Igreja Catlica Romana, depositria da mesma, por intermdio dos Padres e Doutores da Igreja, os quais foram conrmados, com o passar do tempo pelos Conclios Gerais, porque o papa o principal responsvel quanto ao Depsito e transmisso da f e da moral crists, patrimnio comum de todos os crentes. Assim, seus gestos e palavras podem contribuir para a condenao ou a salvao de todos. por esse motivo que o Santo Padre incorre automaticamente na excomunho quando erra explicitamente contra qualquer ponto doutrinrio. Conseqentemente, est privado de seu encargo, tornando-se o mais nmo dos catlicos, e dessa forma est inapto a julgar, a condenar e excomungar as pessoas, conforme determinam os Cnones. Tal o caso de Joo XXII, face aos seus erros contra a pobreza evanglica e franciscana.59
Op. Cit., p. 299: ... Decorre pela mesma razo que o senhor Joo aps haver ensinado, publicado e promulgado as mencionadas heresias, acabou sendo condenado e privado de todo o poder, segundo a sentena da Causa 24, questo
59

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

36

Jos Antnio de C. R. de Souza

A Santa Igreja Catlica Romana, comunidade de todos os is, recebeu de Cristo, por meio do Esprito Santo, a graa de jamais errar no respeitante f e aos costumes. Da no ser lcito ao Soberano Pontce revogar uma primeira denio da Igreja concernente pobreza evanglico-franciscana, porque o seu poder no ilimitado: ... o nono erro o seguinte: (Joo XXII) no referido estatuto Quia Quorundam dogmatiza tambm que o Sumo Pontce nas questes que se referem f e aos costumes pode revogar as denies e medidas tomadas por seus predecessores e estatuir o contrrio do que nelas foi determinado. Esse erro nega e repugna expressamente os ensinamentos dos Padres da Igreja, dos Sagrados Cnones e da F Catlica, conforme todo mundo sabe atravs do que se pode ler e constatar no Decreto, Causa XXV, questo I, captulo Contra Statuta e no captulo Si eam destruerem. Tal verdade ainda se encontra em muitos outros captulos bem como na Distino XV, captulo Sicut Sancti, no Livro Extra das Decretais, ttulo De statu monachorum, captulo Cum ad monasterium, no nal. Aquele erro de Joo poderia causar a destruio da f e da catolicidade da Igreja, pois qualquer Pontce Romano poderia sentir-se no direito de revogar e destruir tudo o que foi determinado e edicado por seus antecessores nos mbitos da f e da moral e, assim, a autoridade eclesial naqueles aspectos caria abalada e seria instvel e fraca. Ademais, aquela assero de Joo XXII contradiz abertamente o artigo da f: Creio na Igreja, Una, Santa, Catlica, da ela ser hertica..... 60
1, captulo dicimus e nos pargrafos si ergo, si autem e his autoritatibus. Nem h necessidade de vir a ser condenado por algum. Da, da o texto da mesma Causa 24, questo 1, captulo Achatius falar o seguinte: Qualquer pessoa que incorre numa heresia condenada, se envolve a si mesma naquela condenao... . 60 Cf. Bullarium Franciscanum, Appellatio III, p. 421-422.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

37

Enquanto Jesus viveu neste mundo, seus apstolos no foram prelados. ineludvel, porm, que aps a Ressurreio, o Senhor conferiu o Primado Apostlico a Simo Pedro. A Escritura demonstra esse fato sobejamente. No mnus petrino esto includos a solicitude pastoral e o poder de julgar e corrigir os que erram, de modo que o Santo Padre detm igualmente a clavis potentiae, s que esta se refere apenas aos problemas afetos administrao e disciplina eclesistica, no aos mbitos da f e da moral: ... [Joo XXII] declara que algumas pessoas acham que a chave espiritual a do conhecimento, s que ele prprio no emite seu parecer quanto a isso... arma, no entanto, que nada pode ser denido por seu intermdio... declarando que s compete chave do poder estatuir e denir algo, pois tudo indica que essa foi a inteno do Salvador ao conceder as chaves ao bemaventurado Pedro, pois em seguida acrescentou imediatamente: tudo o que ligares sobre a terra etc. Ora, Cristo no fez nenhuma aluso a conhecimento. Estas so as idias de Joo em sua bula. Entretanto, a Escritura Sagrada, os Santos Doutores da Igreja, e os Sagrados Cnones determinam expressamente de modo claro que a chave do conhecimento distinta da chave do poder, de acordo com o que est escrito explicitamente no Evangelho de Lucas, captulo 11, [52]: Ai de vs, legistas, porque tomastes a chave do conhecimento. Vs mesmos no entrastes e impedistes os que desejavam entrar. por isso que Cirilo armou que a chave do conhecimento a lei, que foi a sombra e a gura de Cristo. Igualmente, ao comentar a passagem do Evangelho de Mateus, captulo 16, [19], onde se l: dar-te-ei as chaves do Reino dos Cus, Rbano Mauro denomina tais chaves de conhecimento e de poder. De conhecimento, porque graas ao mesmo, o papa saber distinguir os dignos dentre os indignos. De poder, em razo de o Sumo Pontce, graas outra chave, ter o poder de ligar ou desligar. Esta a opinio de Rbano... igualmente... a mesma coisa est escrita na Distino XX 1: nas questes a serem denidas, no s

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

38

Jos Antnio de C. R. de Souza

necessrio o poder mas tambm o conhecimento. Por esse motivo Jesus disse a Pedro: tudo o que ligares sobre a terra [Mt 16, 19] etc., dando-lhe primeiramente as chaves do Reino dos Cus. Numa delas concedeu-lhe o conhecimento para poder discernir entre a lepra e a lepra e na outra deu-lhe o poder para expulsar ou introduzir as pessoas na Igreja. Logo, evidente que a chave do conhecimento necessria para se denir tais questes... .61 No incio de 1329, Bonagrzia de Brgamo redigiu um opsculo, o Clypeus62 , em defesa de Miguel Cesena, contra as arbitrariedades que lhe foram perpetradas por Joo XXII. No dia 20 de abril do mesmo ano, Joo XXII excomungou Cesena, seus quatro amigos e demais partidrios. No dia 11 de junho, os frades capitulares reunidos em Paris escolheram Geraldo Odon (+ 1348) da Aquitnia, amigo pessoal de Joo XXII, como Ministro Geral, a quem apoiara altura da controvrsia a respeito da Pobreza Evanglica e Franciscana, tendo chegado a sugerir, durante o Captulo Geral de Lio/Lyon, (1325), que os frades pudessem receber dinheiro por meio de intermedirios. Tal sugesto contrariava abertamente uma passagem da Regra dos Menores.63 Quando a notcia desses eventos chegou a Pisa, os quatro amigos de Cesena redigiram em conjunto o pequeno tratado Allegationes Religiosorum Virorum, denunciando aquelas srdidas manobras polticas, cujas idias tambm annunziano la teoria ecc1esiasticoMiscellanea, Appellatio II, p. 288. Chegaram at nossos dias apenas alguns fragmentos desse opsculo, transcritos numa carta de Francisco Bartoli de Assis, partidrio do ex Geral, publicada por A. MERCAT, Frate Francesco Bartoli dAssissi, Michaelista e la sua Ritrattazioni, Archivum Franciscanum Historicum, (AFH ), 20 (1927), p. 271274, estudo, p. 289-291, texto. 63 Regra Bulada, IV, 1, in So Francisco de Assis, Escritos e Biograas de S. Francisco de Assis, Crnicas e outros Testemunhos do Primeiro Sculo Franciscano, Petrpolis, Vozes, 1981, p. 134.
62 61

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

39

poltica che sucessivamente verr com ampiezza divulgata da Ockham....64 Os reis Roberto de Npoles, Pedro III de Arago e a rainha Sancha da Siclia censuraram abertamente o papa por ter deposto e excomungado Miguel de Cesena, em vista de sua grande atuao e vida edicante como frade Menor e Ministro Geral, funo que exercera durante 12 anos e, talvez, tambm devido inuncia indireta dos Fraticelli junto quelas cortes, porque, nessa ocasio, no nos parece verossmil que esses monarcas soubessem fazer uma distino clara, entre os partidrios de Cesena e os remanescentes dos Espirituais que haviam sido acolhidos naqueles reinos aps suas condenaes como hereges em 1318.
O texto desse breve tratado encontra-se publicado no Bullarium Franciscanum V, p. 388-396. Cf. M. DAMIATA, Op. cit., vol. I, p. 328. Esse opsculo tem trs partes. Na primeira delas, seus autores discorrem sobre os ltimos acontecimentos envolvendo Miguel de Cesena, a partir do instante em que ele fora intimado a comparecer na Cria avinhonesa por determinao de Joo XXII. Segundo os mesmos, o Santo Padre o teria censurado pela primeira vez somente em 9 de Abril de 1328, porque o Geral Menorita ordenara a divulgao da carta-manifesto do Captulo Perusino, sobre a Pobreza de Cristo, dos Apstolos e Franciscana, a todos os is. Em seguida, respeitando as formalidades cannicas em vigor, Cesena sentiu-se obrigado a apelar Santa Igreja Romana, divulgando tal apelao aps fugir de Avinho, pois sentia que estava correndo perigo de vida, face s acusaes injustas e s ameaas que o papa havia dito e lhe imputava. Na segunda parte do pequeno tratado, os quatro menoritas dissidentes reetem sobre o poder pontifcio e seus limites, demonstrando que h uma diferena entre potestas absoluta e potestas ordinata. Finalmente, com o intuito de comprovar que a destituio de Cesena e a eleio de Geraldo Odon so ilegtimas e juridicamente nulas, apresentam eles nove argumentos, considerando principalmente que o Sumo Pontce um herege notrio conforme atestam suas bulas, contrrias ao Estatuto franciscano, decretal Exiit qui seminat. Alm disso, o Direito Divino, os ensinamentos dos Padres da Igreja e dos santos e, ainda, as determinaes dos Conclios Gerais, tambm restringem o poder e a atuao papal no respeitante f e aos costumes, de modo que o Santo Padre no pode agir arbitrariamente.
64

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

40

Jos Antnio de C. R. de Souza

Joo XXII respondeu s trs Apelaes de Migue1 de Cesena, atravs da longa bula conhecida por Quia vir reprobus, frater Michael de Cesena, promulgada em 16 de Novembro de 1329.65 Examinemos agora as teses mais relevantes contidas nesse documento. - O simplex usus facti uma inveno dos Menores. A Sagrada Escritura no alude ao mesmo, pois impossvel aplic-lo aos bens que se consomem com o uso. Por isso, com toda a razo, os juristas dizem que uso o direito possudo por algum de servir-se das coisas alheias, conservada a substncia das mesmas. (Bullarium Franciscanum, v, p. 410). Logo, quem possui o direito de usar um objeto qualquer, deve ter a preocupao de conserv-lo intacto. Por outro lado, admitindo-se a hiptese que os Apstolos e os cristos possuam um direito de posse comum sobre os bens materiais, um absurdo armar que havia uma communio quanto ao uso de fato, pois tanto este, quanto o direito de uso e o prprio usufruto so intrinsecamente pessoais e inalienveis. Tal o caso do vesturio, da bebida e dos alimentos utilizados e consumidos pelas pessoas que vivem sob o mesmo teto de um convento. (Ibidem, p. 413). - Igualmente, no h uma distino concreta entre o direito ou a licena de uso, pois, quem obteve a permisso duma pessoa para usar algo, efetivamente, detm o direito de utilizar aquele objeto. No se pode admitir uma separao entre o usus facti e o usus iuris no direito de propriedade, pois, todos os religiosos, que escolheram a pobreza como opo de vida, admitem que a sua Regra, conforme as peculiaridades das congregaes, lhes faculta dispor pessoalmente de toda a espcie de bens que se consomem e que so possudos por todos em comum. (Ibidem, p. 414). - Isso tambm se aplica aos apstolos. A frase da Escritura: Ecce relinquimus omnia, deve ser entendida conforme o seu verdadeiro sentido. Seria um absurdo pensar que os apstolos abriram mo daqueles bens indispensveis sua sobrevivncia. (Ibidem: 416-417). Na verdade, Pedro tinha sandlias, vestes, espada e ali65

Ibidem, p. 408-449.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

41

mentos. Ser realmente pobre no era o que os Franciscanos dissidentes, liderados por Miguel, imaginavam. Sem dvida, Jesus e os apstolos foram pobres, enquanto se desapegaram dos bens materiais que possuam, considerando que a verdadeira pobreza reside no ntimo da pessoa. (Ibidem, p. 421). Alis, os apstolos se comprometeram a seguir Cristo, mas no zeram voto de pobreza. - A perfeio crist consiste essencialmente na caridade, no na renncia total posse de bens, quer em particular ou em comunidade. errneo, ainda, armar que originalmente havia uma communio de bens entre os seres humanos e que o direito de propriedade privada foi introduzido na face da terra por iniciativa dos homens. A Bblia diz que o mesmo foi estabelecido por Deus, fazendo assim parte do Direito Divino. (P. 438-440). Somente os aspectos formais, as modalidades e as especicaes respeitantes quele direito vieram a ser introduzidas ou pelo Direito das Gentes ou pelo Direito Civil imperial, isto , graas ao humana. (Idem, p. 440). - Desde a eternidade, Jesus foi o senhor de todos os bens materiais, enquanto Segunda Pessoa da Trindade. A partir de sua concepo como homem, aos poucos, foi adquirindo certos bens materiais e nem podia renunciar sua realeza e senhorio ou domnio sobre os mesmos. Sua realeza atemporal. Seu senhorio quanto aos bens materiais variou conforme as circunstncias de momento e lugar. Ele foi pobre ao ter optado por no gozar ou por ter renunciado ao gozo daqueles bens, no entanto, jamais renunciou ao direito de propriedade sobre os mesmos. (Ibidem, p. 443). Jesus agiu como se fosse um grande monarca de uma poderosa nao que, resolvendo se ausentar de seus domnios, viajou e retomou incgnito e, como um mendigo, veio a ser acolhido e sustentado em sua prpria corte. - Quanto pobreza apostlica, necessrio fazer uma distino entre momentos diferentes. Antes de os apstolos terem sido enviados a pregar, no consta que lhes fosse proibido possuir bens.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

42

Jos Antnio de C. R. de Souza

Quando foram divulgar a Boa Nova, Cristo lhes ordenou que andassem descalos, no levassem dinheiro, nem bolsa, nem vveres. Aps retornarem do apostolado e, igualmente, durante o perodo que se estendeu da morte do Senhor at o Pentecostes, novamente possuram bens, tais como barcos, redes, pes e peixes. - Os apstolos e os primeiros hebreus convertidos possuam em comum bens que no se consomem com o uso. Quanto aos que se consomem naquela circunstncia, cada um deles manteve o seu direito de propriedade particular sobre os mesmos. Os gentios que abraaram o Cristianismo, pelo contrrio, conservaram o direito de propriedade particular sobre seus bens individuais. (Ibidem, p. 445). - Como os apstolos possuram bens, bvio que lhes era permitido litigar num tribunal, caso viessem a ser prejudicados em seus direitos. Tanto assim que, fazendo valer seus direitos de cidado romano, Paulo apelou ao tribunal de Csar. Se eles no agiram normalmente como deviam foi exclusivamente porque no o quiseram. - Ningum est a ofender a Deus quando recorre aos tribunais em defesa dos prprios direitos, a menos que a caridade fraterna desaconselhe a tomar aquela atitude. por isso que as Congregaes religiosas podem comparecer aos tribunais para reivindicarem os seus legtimos direitos sobre os bens materiais que lhes pertencem. - O problema referente Pobreza Evanglica no pertence ao mbito da f. (Ibidem, p. 449). evidente que essas proposies deitavam por terra, de vez, o fundamento principal da pobreza franciscana, radicada na pobreza absoluta de Jesus Cristo e de seus apstolos, como ideal religioso de perfeio, mediante o qual, os Menores tinham renunciado aos direitos de propriedade e domnio em comum e em particular sobre os bens materiais que dispunham, tendo transferindo tais direitos Igreja, e conservando apenas o seu uso, conforme

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

43

estava denido em sua Regra, como tinha sido aclarado mediante inmeras denies pontifcias66 , sob a forma de bulas, inseridas nos cdigos de direito cannico. A Quia vir reprobus chegou s mos de Cesena quando ele e seus amigos j se encontravam em Munique, vivendo no convento da Ordem naquela cidade da Baviera. Eles tinham acompanhado Lus IV que havia tomado a resoluo de regressar ao seu pas, no somente por causa dos ltimos insucessos militares na Itlia setentrional, mas tambm porque Frederico de Habsburgo falecera em 13 de janeiro de 1330. A situao interna da Alemanha era bem diferente da que se passava na Itlia, onde os peninsulares, de modo quase geral, por um motivo ou outro, devotavam uma antipatia a Joo XXII. De fato, embora no admitissem a interferncia do papa em sua poltica interna, os alemes o reconheciam como chefe inconteste da Igreja e, tampouco, estavam interessados na rvolte de Michel de Czene et de quelques moines mendiants contre la papaut et moins encore leurs discussions subtiles sur la pauvret ....67 Percebendo muito bem essa realidade local, no dia 26 de maro de 1330, Miguel de Cesena reuniu um nmero considervel de cidados no refeitrio do convento dos Menores e leu-lhes uma sntese da mais recente e volumosa Appellatio, a 4a 68 , contra Joo XXII, na qual refutava a bula Quia vir reprobus. Nesse documento, alm de arrolar doze graves erros teolgicos cometidos pelo papa,
66 Cf., por exemplo, a Quo elongati (1230), de Gregrio IX, in Bullarium Franciscanum I, ed. C. EUBEL, Romae, 1898, p. 68-70; a tanta vezes referida bula Exiit qui seminat (1279), sancionada por Nicolau III, ibidem, III, p. 404416; e, ainda, a constituio Exivi de Paradiso, promulgada por Clemente V, em 6 de maio de 1312, durante o conclio ecumnico de Vienne, ibidem, V, p. 80-86. 67 Cf. L. BAUDRY, op. Cit., p. 128. 68 Cf. G. GAL OFM e David FLOOD OFM in Nicolaus Minorita:Chronica, St. Bonaventure, St. Bonaventure University,1996, Chapter VI The Appeal From Munich, p. 615-623, texto, p. 624-866. nossa a traduo das passagens infra.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

44

Jos Antnio de C. R. de Souza

a m de poder passar a contar com o apoio deles, ele criticou particularmente as opinies do Pontce, tanto acerca da realeza e do senhorio ou domnio temporal de Jesus, enquanto viveu neste mundo, quanto ao corolrio natural dessa ideia, a saber, a plenitudo potestatis e a suserania universal do vigrio de Cristo na terra sobre todos os homens e reinos, mostrando-lhes suas implicaes polticas em detrimento da nao germnica e do Imprio. Demonstrando que a opinio sobre a realeza temporal de Jesus no s errnea, mas tambm hertica, Cesena principia a refut-la arrolando uma sria de passagens evanglicas, (argumentos teolgicos), a saber, 1 Dai a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus, (Mt 22, 21; Mc 12, 17; Lc 20; 25), posto que ela atesta que Jesus reconheceu que Csar era um imperador legtimo e verdadeiro, a quem, de direito, se devia pagar os impostos. 69 2 Igualmente, ele tambm recorreu ao famoso passo do Evangelho de Joo, 18, 33-3770 , cujo pano de fundo o julgamento de Jesus pelo governador da Palestina romana e, na qual se narra o clebre dilogo travado entre Pilatos e o Filho de Deus, a respeito de sua realeza e poder. Frei Miguel interpreta a frase de Jesus o meu reino no deste mundo sob quatro aspectos, a saber, o da causa material, isto , sobre quem e aonde Jesus exercia a sua realeza; depois, sob a perEd. cit., p. 637: ... Dessas palavras de Cristo evidentemente se mostra que Csar era rei verdadeiro e senhor na esfera temporal, porque ordenou que lhe fosse dado o tributo, na condio de rei, o que, absolutamente no teria feito se no o considerasse como rei verdadeiro na esfera temporal, posto que pagar tributo uma prova de sujeio.... 70 ... Tu s o rei dos judeus? Respondeu Jesus: tu dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? Respondeu Pilatos: Por ventura sou eu judeu? A tua nao e os pontces so os que te entregaram nas minhas mos. Que zeste tu? Respondeu Jesus: O meu reino no deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, certamente, que os meus ministros se haviam de esforar para que eu no fosse entregue aos judeus; mas o meu reino no daqui. Disse-lhe, ento, Pilatos: Logo tu s rei? Respondeu Jesus: Tu o dizes, sou rei. Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade.....
69

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

45

spectiva da causa eciente, quer dizer, de quem ou de onde provinha o poder rgio de Cristo, armando que o Senhor no foi rei na esfera secular, por no ter exercido um direito de senhorio sobre os bens temporais deste mundo71 , muito menos pelo fato de, como ser humano, no ter recebido de ningum algum reino, a no ser, um reino transcendente, do Pai, na condio de Filho de Deus: ... Em segundo lugar, isso evidente a partir da resposta modicada de Cristo. De fato, por isso, Ele no armou nem negou simples e categoricamente que era rei, mas respondeu de outro modo meu reino no deste mundo a m de contrapor a falsa acusao ou o questionamento dos judeus que diziam: Todo aquele que se torna rei, se ope a Csar [Jo 19, 12], posto que, desejando rebatlas, ao mesmo tempo e de outro modo, Cristo respondeu cautelosa e verdadeiramente: O meu reino no deste mundo, como se claramente quisesse dizer a Pilatos: No me oponho a Csar, como os judeus me imputam isso falsamente, porque Csar procura o reino temporal deste mundo, entretanto, eu no busco o reino temporal deste mundo, mas um reino espiritual e celeste. Da, no me estar opondo a Csar... por meio da dita resposta, Ele reiterou que pretendia negar que o seu reino no era materialmente desse mundo e, no s efetivamente, porque se, de fato, possusse, no importa aonde, um reino temporal deste mundo, caso no reconhecesse que o recebera de Csar, teria se indisposto com Csar que reivindicava para si um senhorio universal sobre todo orbe, semelhana dos judeus que, embora, armassem que tinham obtido o reino judaico de Deus, se no reconhecessem que o tinham obtido de Csar, se lhe oporiam. Logo, posto que, mediante sua mencionada resposta, Cristo razoavelmente excluiu a referida acusao ou objeo, segue que ele entendia que o seu reino no s no era materialmente deste
71 Cf. Appellatio IV, ed. cit., p. 639-640: ... Cristo pretendeu negar materialmente que o seu reino era desse mundo, a saber, dos bens materiais deste mundo, conforme Pilatos indagou diretamente de quem ele era materialmente rei... Caso contrrio, Cristo no teria respondido pergunta....

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

46

Jos Antnio de C. R. de Souza

mundo, a saber, sobre os bens temporais deste mundo, mas tambm efetivamente....72 O terceiro aspecto que Cesena frisa, introduzindo, um pouco adiante, outros trechos do Novo Testamento, diz respeito, causa formal, isto , como se exterioriza o exerccio do poder terreno: ...Considerando-se que ao governo secular do rei compete guerrear em defesa dos sditos, punir os malfeitores, pagar estipndio aos soldados, ordenar e dispor a respeito de heranas e sucesses terrenas e, ainda, fazer outras coisas semelhantes, conforme est claramente escrito em 1 Reis, 8,19-22, na Epstola aos Romanos 13,1-7,e na 1a Carta de Pedro, 2,13-17 e, inegvel que, enquanto peregrino, nesta vida, Jesus de modo algum se envolveu com essas ocupaes, decorre que Ele no governou secularmente o povo que Lhe foi conado, s espiritualmente, porque no foi rei e senhor na esfera temporal. De outro modo, ao governar teria sido omisso e negligente por ter deixado de cumprir com suas obrigaes, o que um absurdo pensar tal coisa a seu respeito... Enquanto peregrino, durante essa vida, Cristo no julgou causas terrenas. Ao contrrio, a algum que lhe suplicava e dizia Mestre, diga ao meu irmo que reparta a herana comigo, respondeu: Homem, quem me estabeleceu juiz ou rbitro sobre vs?, como se tivesse querido dizer: ningum, conforme evidente no Evangelho de Lucas, 12, 13-14.De igual modo, enquanto peregrino, no deu alguma lei temporal sobre as coisas terrenas deste mundo. Por isso, est escrito no Evangelho de Joo, 1, 17:A lei foi dada por Moiss, a saber, acerca dos assuntos terrenos, a graa e a verdade nos vieram por Jesus Cristo. Igualmente, Ele no governou temporalmente o povo que lhe estava subordinado, mas espiritualmente. Por esse motivo, no Evangelho de Lucas, 22, 25-27, disse aos Apstolos: Os reis das naes as dominam, e os que as tiranizam so chamados benfeitores. Quanto a vs, no dever ser assim; pelo contrrio, o maior dentre vs torne-se como o menor, e o que governa como
72

Ibidem, p. 640.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

47

aquele que serve. E em seguida: Eu estou entre vs como aquele que serve....73 O quarto aspecto que frei Miguel ressalta concerne causa nal, quer dizer, a que visava o ministrio de Jesus e, a partir da explicitao e anlise desses dados, mostra como no h correlao alguma entre os mesmos e o propsito da Encarnao e a vida terrena de Jesus: ...Em quarto lugar, isso evidente tendo em vista a declarao nal de Cristo. De fato, quando depois da mencionada resposta de Cristo, Pilatos indagou: Logo, tu s rei? Em segundo lugar, Cristo respondeu: Para isto nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Dessa resposta de Cristo claramente evidente que o seu reino no foi temporal ou dos bens temporais deste mundo, porque seu reino foi tal qual a sua ocupao ou ofcio. Na verdade, do dever do rei, congruentemente, se discerne o seu reino, porque em matria moral a comprovao por meio da causa nal a mais importante, e por esse motivo, Cristo querendo mostrar qual era o seu reino pelo efeito de sua obra, e nalidade, comprovou dizendo: Se o meu reino fosse deste mundo, os meus
Ibidem, p. 646. Cf. tambm, Ibidem, p. 640-641: Em terceiro lugar, isso evidente do recurso ou prova que Cristo apresentou, porque Ele desejando comprovar que o seu reino no era deste mundo, atravs de um sinal ou efeito posterior acrescentou: se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam para que eu no fosse entregue aos judeus [Jo 18, 36]. Que o recurso conclua de maneira idntica ao fato que o seu reino no era materialmente deste mundo, a saber, dos bens temporais deste mundo, efetivamente conclui tambm, porque no importa onde o tivesse efetivamente um reino temporal ou dos bens temporais deste mundo, os seus ministros deviam combater por Ele, para que no fosse entregue aos judeus... por essa razo, conforme o recurso da prova de Cristo, o seu reino foi tal qual os ministros que escolheu para si. Caso contrrio, a prova que apresentou... seria invalida.. Ora, Cristo no escolheu para si ministros que lutassem por ele temporalmente, mas s espiritualmente, por isso, querendo lutar temporalmente por Cristo, Pedro foi impedido, ao lhe dizer: Coloca tua espada na bainha [Jo 18, 11]. Logo, seu reino no foi exercido sobre os bens temporais deste mundo, do mesmo modo que no escolheu para si ministros que lutassem temporalmente em favor do mesmo...
73

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

48

Jos Antnio de C. R. de Souza

ministros se empenhariam para etc. E acrescentou: Para isto nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Ora, a ocupao e o dever de Cristo e dos seus ministros no foi temporal mas espiritual, porque foi um testemunho para mostrar a verdade, como da premissa de sua resposta, evidente que foi uma ocupao espiritual, no temporal... Logo, esses foram o dever e a ocupao de Cristo e de seus apstolos: pregar o preceito do Senhor e ser testemunhos da verdade, o que foi, apropriadamente falando, um trabalho espiritual, no temporal... E por isso, como se diz que a palavra rei deriva de regendo...o reino de Cristo foi tal qual o seu governo. Ora, o governo de Cristo no foi temporal nem dos bens temporais, mas espiritual e dos bens espirituais. Logo, nem o seu reino foi temporal, mas espiritual. Por outro lado, teria usado o ttulo de rei temporal em vo, porquanto no teve um reino e, igualmente, tambm teria usurpado para si o nome e o ttulo de rei temporal, posto que no exerceu o governo terreno....74 Em seguida, como de praxe, Cesena corrobora seu texto com transcries de passagens recolhidas nas obras dos Padres da Igreja, (as auctoritates). Principia esse procedimento, arrolando a interpretao de Agostinho ao versculo de Joo, o meu reino no deste mundo75 , que se encontra no seu Comentrio ao Evangelho
Ibidem, p. 641-642. Cf. Appellatio IV, ed. cit. p. 656-657: ...O mesmo Agostinho, no Comentrio ao Evangelho de Joo, se referindo quela frase de Cristo: O meu reino no deste mundo [Jo 18, 36] diz o seguinte: Ouvi judeus e gentios, ouve circunciso, ouve prepcio, ouvi todos os reinos terrenos, no impeo vossa dominao neste mundo, porque o meu reino no deste mundo. No temais, pois, com um temor completamente em vo, por causa do qual Herodes, o Grande, se apavorou e matou todos os inocentes, mais temeroso do que irado. Ele disse, meu reino no deste mundo. O que quereis mais? Vinde ao reino que no deste mundo. Vinde com f, e no temais com medo... O que o reino dEle seno os que nele crem... Dessas palavras de Agostinho, evidente de muitas maneiras que o reino de Cristo, enquanto peregrino neste mundo, no foi temporal nem sobre os bens seculares, mas espiritual e celeste. Em primeiro lugar, por ter dito no impeo vossa dominao neste mundo. De fato, se tivesse sido
75 74

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

49

de So Joo76 , depois, recorre a uma passagem dum sermo do papa Leo Magno, em que o Pontce enfatiza que o reino de Cristo espiritual, no temporal. 77 A propsito de toda a referida argumentao de Cesena, tivemos ocasio de demonstrar78 e, convm ressaltar outra vez, com os mesmos intuitos, alguns anos mais tarde, Guilherme de Ockham ir retomar essas fontes ad litteram, em alguns de seus escritos propriamente polticos. Por ltimo, quase ao nal da anlise e refutao do predito erro e heresia de Joo XXII, passando a discutir os corolrios do mesmo, isto , a suposta plenitudo potestatis in temporalibus do sumo pontce, e argumentando ab absurdis, frei Miguel rechaaa de vez, armando que, se de fato, o papa a possusse, no s poderia considerar aqueles reis e demais potentados seculares que no admitem ter recebido os seus domnios do Sumo Pontce, como possuidores injustos e ordenar que os seus sditos no mais lhes obedecessem e, ainda, tambm poderia subtrair-lhes os seus territrios e os doar a quem quisesse ou, at mesmo, ao seu bel prazer, modicar os limites desses reinos, o que descabido pensar, porquanto esses atos no tm fundamento algum nem no Novo Testamento, onde esto explicitados os poderes que Jesus concedeu a Pedro e aos seus Apstolos, muito menos no direito civil:
rei verdadeiro e senhor na esfera temporal, teria impedido o senhorio temporal dos outros reis e prncipes seculares.... 76 In c. 18, 1, PL 35, p. 1938-1939. 77 Cf. Appellatio IV, ed. cit., p. 657: ...Item, falando a respeito do reino de Cristo, num determinado sermo festa da Epifania, [31, n. 2, PL 54: 236], que se l na Igreja, so Leo papa e doutor da Igreja diz: Herodes, ouvindo que o prncipe dos judeus havia nascido, assustou-se. E pouco depois: cega impiedade, fruto da rivalidade ignorante, que julgas que com o teu furor hs de perturbar o conselho divino. O senhor do mundo, a quem o reino eterno est disposio, no procura obter o reino temporal.... 78 Cf. Jos Antnio de C.R. de SOUZA, Guillermo de Ockham y el dualismo poltico, in La losoa medieval, (F. BERTELLONI, G. BURLANDO, orgs.), Madrid, Ed. Trotta, CSIC, p. 263284.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

50

Jos Antnio de C. R. de Souza

... Da predita assero decorre evidentemente que todos os reis e prncipes da terra que no admitem possuir os seus reinos e domnios temporais do Romano Pontce, vigrio de Cristo, os ocupam e os detm injustamente e devem ser considerados injustos proprietrios e, por conseguinte, conforme tal erro, no devem ser obedecidos, porque todos que possuem e detm algum senhorio temporal, o detm e o possuem injustamente a no ser que o reconheam como senhor principal e universal. Decorre tambm que, consoante o arbtrio de sua vontade, o Romano Pontce pode livre e plenamente transferir, dar e atribuir todos os reinos e principados da terra a quem quiser e, diminuir, aumentar, dividir e xar os seus limites, porque, se enquanto peregrino neste mundo, Cristo possuiu um reino e o senhorio universal sobre todos os bens materiais, como se fosse um rei e senhor, e os tivesse atribudo ao seu vigrio, o Pontce Romano, segundo o mencionado herege arma e entende, segue que a transferncia, a concesso e a partilha de todos os reinos e senhorios seculares est imediatamente no mbito do seu poder e arbtrio. No entanto, essa concepo repugna e contraria os direitos divino e humano....79 Com certeza, tambm, dessa mesma ocasio a Improbatio contra libellum domini Iohannis qui incipit Quia vir reprobus80
Cf. Appellatio IV, ed. cit., p. 666-667. Cf. Nazareno MARIANI OFM, Improbatio contra libellum domini Iohannis qui incipit Quia vir reprobus, Collegii S. Bonaventurae ad Claras Aquas, Grottaferrata, Romae, 1993. Cf., tambm, Roberto LAMBERTINI, 2000: La povert pensata. Evoluzione storica della denizione dellidentit minoritica da Bonaventura ad Ockham, Modena, 2000. Idem, Francesco dAscoli e la polemica francescana contro Giovanni XXII: A proposito dei rapporti tra lImprobatio e lAppellatio magna monacensis,in A. Degrandi et al., eds, Studi in onore di Girolamo Arnaldi offerti dalla Suola nazionale di studi medioevali (Rome 2001) p. 277308. Natural Law, Religious Poverty and Ecclesiology according to Francis of Marchia, in J. MEIRINHOS et M.C. PACHECO (eds.), Intellect et Imagination dans la philosophie mdivale. Actes du XI Congrs International de Philosophie Mdivale de la SIEPM, Porto, du 27 au 31 aot 2002, (Turnhout, 2006), vol 3, p. 16251634.
80 79

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

51

da autoria de Francisco de Ascoli, um dos mencionados cinco companheiros de Miguel de Cesena, na qual, as questes relacionadas com poltica aoram nos captulos XIV81 e XV82 . Entretanto, devido ao falecimento de Frederico de Habsburgo, em janeiro de 1330, na viso de Lus IV, em princpio, estava efetivamente eliminado o principal empecilho para ele vir a ser reconhecido como imperador por Joo XXII, pois, o papa no mais podia alegar que ainda havia um outro pretendente ao trono imperial e, ademais, tornava-se denitivamente mais fcil manter a unidade poltica em toda a Alemanha. Assim, desde 24 de maio de 1330, o imperador incumbiu o rei Joo da Bomia e seu tio, o arcebispo Baldono de Trves de negociarem, em seu nome, uma aproximao com o papa, contatos esses que perduraram at 1333. Como demonstrao de boa vontade, conquanto no desistisse de ser reconhecido como Rei e Imperador, Lus IV se dispunha a depor o antipapa Nicolau V, que ele prprio entronizara em Roma; a desistir de seus apelos a um Conclio Geral contra as heresias de Joo XXII e a reconhecer que fora excomungado por se voltar contra a Igreja. A reao inicial do Sumo Pontce no foi das mais amistosas. Os crimes do Bvaro eram muito graves para que ele merecesse rapidamente o perdo e a absolvio. Devido a esse comportamento ambguo do imperador em relao aos frades dissidentes de Munique, provavelmente em dezembro de 1330, Cesena escreveu a Litterae Deprecatoriae ad Regem Romanorum et Prncipes83 , na qual, apoiando-se na clebre disEd. Cit., p. 367388. Ed. Cit., p. 389423. 83 Cf. Melchior GOLDAST, Monarchia Sancti Romani Imperii, II, Francofordiae, 1614, p. 1344-61. A paginao irregular.
82 81

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

52

Jos Antnio de C. R. de Souza

tino formulada pelo papa Gelsio I (492496) 84 , referente s relaes de poder entre o Papado e o Imprio e, tendo presente a vacncia ipso facto da S Apostlica, face s heresias de Joo XXII, as quais so novamente arroladas e refutadas, suplicava-lhes que no deixasse de agir em defesa da f e em favor dos pobres. primeira vista, essa carta sugere uma reexo poltica em torno da problemtica Imperium-Sacerdotium, no entanto, esse tema a aora apenas supercialmente, prevalecendo em seu texto a tese fundamental do ex Geral, isto , a anttese que existe entre o poder e a pobreza, tanto em relao pessoa de Cristo quanto no tocante aos Franciscanos verdadeiros e Igreja. Em 24 de janeiro de 1331, Frei Miguel redigiu a Epstola ad omnes fratres, alertando-os sobre os rumores que haviam chegado a Munique, segundo os quais Geraldo Odon, pressionado por Joo XXII, tencionava revogar proximamente a declarao do Captulo Perusino, em torno Pobreza Evanglico-Franciscana, de modo a poder modicar o Estatuto menorita ao seu bel prazer. Ao nal da carta, ordenava-lhes que, com freqncia, a lessem tanto aos irmos quanto ao povo, a m de impedir que tais coisas viessem a acontecer.85 Ao se inteirarem daquela carta, muitos franciscanos e outras pessoas gradas imediatamente escreveram a Cesena, pedindo-lhe que retornasse Igreja e Ordem. O ex Geral e seus companheiros responderam quelas missivas em 25 de abril, atravs de uma outra Epstola, a qual tambm conhecida como Tractatus contra Errores Iohannis86 e, igualmente, dirigida aos frades que, proximaCf., Jos Antnio de C. R. de SOUZA, O Pensamento Gelasiano a respeito das Relaes entre a Igreja e o Imprio Romano Cristo, Leopoldianum, 31 (1984): 15-41. 85 Cf. M. GOLDAST, op. Cit., p. 13381344; Bullarium Franciscanum V, p. 427438 . 86 Ibidem, p. 12361238; Bullarium Franciscanum, V, p. 497500. Cf., tambm nossa traduo in Leopoldianum (1986), p. 140147.
84

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

53

mente, iam se reunir em Captulo Geral, na cidade de Perpigan, em 19 de maio, domingo de Pentecostes. Geraldo Odon inicialmente proibiu que a referida Epistula fosse lida aos frades capitulares. Depois, acusando injustamente frei Miguel e seus quatro companheiros de compactuar em tudo com o Bvaro, usurpador do Imprio, alm de endossar as teses de Marslio de Pdua e de Joo de Jandum acerca do poder do imperador sobre a Igreja, os expulsou da Ordem e os condenou priso perptua. No entanto, as preocupaes de Cesena no se efetivaram, apesar de Geraldo Odon haver promulgado novas leis disciplinares para a Congregao, in tone and texture, very different from the kind of the legislation to which the friars had hitherto been accostumed. Poverty, the foudation-stone of the whole franciscan way of life, is scarcely mentioned ... .87 Todavia, naquele mesmo ano, (1331), Joo XXII adotou uma atitude mais conciliadora. Ele se dispunha a reconhecer o Wittelsbach como Imperador, desde que este, primeiramente, renunciasse s dignidades real e imperial. Em seguida, os prncipes eleitores solicitariam ao Romano Pontce que o absolvesse das excomunhes, que o reconhecesse como Rei da Alemanha e Imperador e, enm, depois disso, Lus seria sagrado e coroado. Ademais, Joo XXII ainda exigia do Bvaro que obtivesse a submisso de Marslio de Pdua e de Miguel de Cesena, de seus quatro amigos e demais partidrios. Se eles no se submetessem ao papa, ento, Lus os devia expulsar de seus domnios. Em 14 de outubro de 1331, cheando uma nova embaixada, Arnold de Minneken e Ulrich Ofmaier partiram para Avinho levando cartas de Lus ao papa, nas quais, ele concordava com quase todas as exigncias de Joo XXII, posto que, no abria mo das dignidades rgia e imperial.88
87 88

Cf. J. MOORMAN, op. Cit., p. 322. Cf. L. BAUDRY, op. Cit., p. 129, 146, 130.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

54

Jos Antnio de C. R. de Souza

Portanto, com certeza, foi exatamente aps outubro de 1331, durante a intensicao das negociaes, entre Munique e Avinho que veio a lume um opsculo annimo, eminentemente poltico, conhecido por suas palavras iniciais, Quoniam Scriptura testante89 , cujos objetivos principais so tentar dissuadir Lus IV de restabelecer a paz com Joo XXII e, ressaltar os privilgios e direitos do Imprio, de seu titular e dos prncipes eleitores. Iremos examinar e analisar novamente seu teor, reticando algumas interpretaes que, anteriormente zemos, embora, en passant, porque, alguns anos mais tarde, em seus escritos especicamente polticos, Guilherme de Ockham ir retomar muitas das ideias contidas nesse opsculo, como teremos ocasio de vericar, nos captulos III e IV. Na introduo ao opsculo, em face daqueles acontecimentos aos quais acabamos de referir, de um lado, cam bem evidentes a preocupao pessoal dos seus autores e, de outro, o objetivo que tinham em mente ao escrev-lo: caso o Imperador zesse as pazes com Joo XXII, dando ouvidos aos seus conselheiros maus e ignorantes que, efetivamente, no do importncia causa imperial e, que desprezam os ensinamentos da Escritura e da reta razo acerca da mesma, estar: 1 a destruir o Imprio Romano e tudo o que nele existe; 2 a abolir os direitos dos seus sucessores e dos prncipes eleitores; 3 a expor-se ignomnia; 4 a, igualmente, expor seus herdeiros a perigos de todo tipo; 5 a prejudicar os
89 Utilizamos a edio de C.DOLCINI, publicada s pginas 415-426 de sua obra intitulada Crisi di Poteri e Politologia in Crisi, Bologna, Ptron Editore, 1988, como apendice ao texto Marsilio e Ockham. Il Diploma Imperiale Gloriosus Deus, la Memoria Politica Quoniam Scriptura, Il Defensor Minor. Cf., tambm nosso artigo intitulado Os franciscanos dissidentes de Munique, Marslio de Pdua e o opsculo Quoniam scriptura testante, in Cultura, Revista de Histria e Teoria das Ideias, Lisboa, XII (2000-2001), p. 287-306, estudo, traduo nossa do texto latino, p. 306-314. Um grande nmero de estudiosos admite a hiptese que esse opsculo foi redigido em conjunto pelos Menoritas dissidentes de Munique junto com Marslio de Pdua.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

55

seus amigos e os defensores da majestade imperial, os quais sero obrigados a afastar-se dele; 6 a deixar a ortodoxia indefesa.90 Relembrando-lhe quais so os direitos imperiais, do imperador e dos prncipes eleitores ainda, que os mesmos estejam sendo violados e usurpados arbitrariamente por um indivduo que se reputa Sumo Pontce, embora nem mesmo um papa legtimo tenha o direito de fazer isso, acreditam eles que mais fcil demonstrar como Lus IV estar a aniquilar o Imprio, caso proceda de maneira diferente, para a qual est sendo alertado. Assim, resumidamente, o primeiro bloco de privilgios termo esse, aqui, utilizado por ns em seu sentido medieval do Imprio, de direitos do imperador e dos prncipes eleitores so os seguintes: 1 o Imprio ocupa uma posio mais eminente em relao aos outros reinos; 2 o Imprio no est mais subordinado ao papa do que os demais reinos do mundo; 3 uma pessoa legitimamente eleita Imperador pelos prncipes eleitores no precisa ser conrmada pelo papa e, tampouco, lhe deve prestar qualquer espcie de juramento, porque no seu vassalo, muito menos precisa ser coroada por ele, exceto se livremente o quiser. 4- Do mesmo modo como no pode nomear e depor os monarcas dos outros reinos, o papa tambm no tem o direito de fazer isso no tocante ao imperador. 5- De igual modo, como ele no pode transferir um reino dum povo para outro, no pode fazer isso com o Imprio. 6- Na condio de Rei dos Romanos, ele possui imediatamente o poder para governar e administrar os bens do Imprio: ... De fato, em primeiro lugar, sabido que entre os direitos do Imprio enumeram-se os seguintes: ele est acima dos outros reinos e principados; ele continua to independente quanto era antigamente, nem est mais subordinado em qualquer aspecto ao Pontce Romano do que os outros reinos do mundo. Disto claramente se infere tambm, que uma pessoa idnea eleita legitimamente rei dos Romanos pelos prncipes eleitores do
90

Cf., traduo citada, p. 306-307.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

56

Jos Antnio de C. R. de Souza

Imperador, com certeza no precisa ser conrmada pelo romano pontce nem lhe deve prestar juramento de delidade ou de vassalagem ou de qualquer outro tipo de sujeio na esfera temporal, e que tampouco necessita de ser coroado por ele, a menos que espontaneamente o deseje. Da, essa pessoa, na condio de verdadeiro rei dos Romanos, possui a autoridade para governar o Imprio Romano e para administrar todos os seus bens temporais, no necessitando da conrmao do Romano Pontce para tanto, podendo vir a ser legitimamente coroado por quem ele o quiser, semelhana do que acontece com os outros reis, os quais assumem a administrao de seus reinos e so coroados por quem o desejam, no precisando consultar o Pontce Romano acerca deste assunto....91 Nota-se que implicitamente, em primeiro lugar, os autores do Quoniam Scriptura contestam as teorias dos juristas assessores de Felipe IV, os quais, durante o conito entre ele e Bonifcio VIII, em textos annimos, por exemplo, o Dialogus inter clericum et militem, alicerados na Decretal Per Venerabilem92 (1202), sancionada por Inocncio III, (11981216), tinham proposto, no apenas, a completa soberania do rei dos francos em seus territrios, mas tambm a autonomia da Francia em relao ao papado e ao imprio.93 Para tanto, embora anacronicamente, se considerarCf. traduo citada, p. 307. Cf. Jos Antnio de C. R. de SOUZA/ + Joo Morais BARBOSA, O reino de Deus e o reino dos homens As relaes entre os poderes espiritual e temporal na Baixa Idade Mdia, Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997, c. 2, documento 29, p. 133-136. 93 Cf. Jos Antnio de C.R. de SOUZA, A Eleio de Celestino V e a crise da Igreja no nal do sculo XIII, Veritas, 155 (1994), p. 481-498. Cf., a propsito, um trecho do mencionado opsculo, que traduzimos, p. 496 ... Clrigo: soldado, foram os bons imperadores que sancionaram aquelas medidas, no os reis, e agora os demais governantes sero controlados por suas leis. Soldado: Esta resposta um insulto, pois, ao que tudo indica, ou ignorais a origem do reino ou, o que denota ser mais verdadeiro, tendes inveja de sua grandeza. Por conseguinte, se examinardes os registros de Carlos Magno e as
92 91

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

57

mos que as ideais concernentes monarquia universal pontifcia ou imperial j estavam cronologicamente defasadas, face ao surgimento das monarquias nacionais, com esse propsito, os redatores do Quoniam Scriptura fundamentam-se nos tratados Monarquia94 , de Dante (12651321) e no Defensor da Paz de Marslio de Pdua. Mas, alm disso, em termos pragmticos, essa contestao visava a criticar a poltica e a aliana fraco-pontifcia. Em segundo lugar, os autores desse opsculo refutam a teoria da Translatio Imperii e, todas as suas consequncias, teoria essa, reiteramos, formulada por Inocncio III, na decretal Venerabilem95
Histrias dedignas, encontrareis e vericareis que o reino da Frana uma parte do Imprio de condio mui digna... usufruindo de igual importncia e autoridade, com aproximadamente quinhentos anos de existncia bem distintos...Por esse motivo, como sabemos que tudo que se encontra no interior do Imprio deve estar subordinado ao Imperador, assim tambm o que se acha em territrio deste reino deve estar submisso ao rei. E como o imperador tem a obrigao de legislar para todo o Imprio, ampliando ou diminuindo o nmero de suas leis, do mesmo modo, o rei da Frana, se o quiser poder ou recusar as leis imperiais em geral, ou alterar qualquer uma delas ou ainda prescrev-las e aboli-las como sendo inaplicveis ao seu reino. Por outro lado, conforme acontece muitas vezes, quando for necessrio estatuir alguma coisa nova, se o rei que o primeiro no reino, no puder fazer isso, ento ningum mais ter competncia para tanto, porque acima dele no h ningum. Portanto, senhor clrigo, moderai vosso linguajar e no ignoreis as leis, os costumes bem como vossos privilgios e imunidades que vos foram concedidos pelo rei. O poder real est acima de tudo, e consultando seus prceres, conforme j ocorreu, ou apoiando-se na equidade natural e na razo, pode ampli-los, diminu-los ou revog-los. Assim, igualmente, se constatardes neste momento, que algo imutvel deve ser sacricado em vista do bem-estar do reino, aceitai e suportai isto com pacincia. Alis, tal atitude vos recomendada pelo Apstolo Paulo, na Carta aos Romanos, captulo XIII [1-7].... 94 Monarquia, traduo de Carlos do Soveral, in Coleo Os Pensadores, vol. VIII, S. Paulo, Abril Cultural. Cf., respectivamente, Livro III, na ntegra, p. 220232; por exemplo, I, XVII, 3, p. 182-184. Utilizaremos aqui, nossa traduo dessa obra, publicada pela Vozes, em 1997. 95 Cf. Jos Antnio de C. R. de SOUZA/ + Joo Morais BARBOSA, O reino de Deus e o reino dos homens As relaes entre os poderes espiritual e temporal

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

58

Jos Antnio de C. R. de Souza

(maro de 1202), segundo o qual, por intermdio de Leo III, (795816), ao coroar Carlos Magno Imperador do Ocidente em 800, foi o papado que transferiu o Imprio dos gregos para os germnicos, considerando, portanto, a S Apostlica como a causa eciente do Sacro Imprio Romano Germnico e a origem prxima e imediata do poder do Imperador e, por isso, ele era considerado como lius, advocatus et protector Ecclesiae, assuntos esses que iremos tratar minuciosamente no captulo IV deste livro. Ao contrrio, os autores do Quoniam Scriptura sustentam a teoria, de acordo com a qual, na condio de representantes de todos os habitantes do Imprio, os prncipes eleitores so os instrumentos mediante os quais Deus se utiliza, para transmitir ao imperador o seu poder. Da, ele no precisar da conrmao, uno e coroao do Pontce Romano para poder governar e administrar o Imprio. Esses atos so acessrios ao principal que a prpria eleio. Por isso, tambm defendem a ideia que, apenas se quiser, a m de conferir mais solenidade ao acontecimento, o Imperador ser coroado pelo Papa. E posto que, segundo eles, no tocante aos demais reinos, o Imprio ocupa uma posio preeminente, uma vez que os monarcas dos mesmos no precisam nem ser conrmados nem coroados pelo Santo Padre, se o mesmo princpio no se aplicar ao imperador, consequentemente, este no estar a ocupar aquela posio de destaque em relao aos demais reis. De igual modo, refutando os pensadores hierocratas como sob hiptese alguma, o papa no tem o direito de depor qualquer rei, tambm no goza da autoridade para destituir o imperador, porque ele o supremo governante da Cristandade, tese essa recolhida nos sobreditos textos de Dante e de Marslio de Pdua, os quais justicando a monarquia universal como o regime poltico mais perfeito, tinham se inspirado na Poltica de Aristteles, dando
na Baixa Idade Mdia, Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997, c. 3, e documento 28, p. 131-133.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

59

obviamente uma amplitude muito lata s idias do Estagirita que, certamente, ao escrever seu livro, s tinha em mente as cidadesestado gregas. Em seguida, apoiados diretamente no texto96 do Pensador paduano, os autores do pequeno tratado poltico explicam que: ... Quanto ao fato de alguns imperadores terem prestado juramento ao Romano Pontce quando dele receberam a coroa imperial, respondo que o zeram no por obrigao, mas por espontnea vontade ou por respeito ou, talvez ainda, por causa da sua ingenuidade. Por isso, quando o prestaram, no puderam prescrever como lei esse procedimento aos seus sucessores, obrigando-os a cumpri-lo, porque o igual no exerce poder sobre o seu igual....97
Cf. Defensor da Paz II, XXVI, 4, ed. cit., p. 575-576: ... De fato, alguns dentre os Prncipes Romanos, depois da poca de Constantino, quiseram deferentemente informar os Bispos de Roma a respeito de sua escolha, a m de que manifestando uma espcie de reverncia a Cristo na pessoa dos mesmos, obtivessem dEle, por seu intermdio, uma bno e uma graa mais amplas para governar o Imprio. Alguns outros Prncipes Romanos desejaram tambm que o diadema rgio lhes fosse colocado na cabea pelos Pontces de Roma, tendo em vista tornar mais solene sua ascenso ao poder, e ainda cogitando com isso obter de Deus uma outra graa especial,porm, indagamos, porque a coroao do Imperador realizada pelo Pontce de Roma d-lhe mais autoridade sobre ele, do que ato semelhante efetivado pelo Arcebispo de Reims, com referncia ao rei dos Francos? Com efeito, solenidades desta espcie no conferem nenhuma autoridade, apenas mostram que ela foi adquirida ou recebida. Desta reverncia espontnea manifestada por aqueles Prncipes, os Bispos de Roma, buscando constantemente obter o que no lhes pertencia, introduziram o costume, ou melhor, a bem da verdade, o abuso, de reivindicar oralmente ou por escrito, a conrmao da citada eleio, o elogio e a bno da pessoa eleita, a qual lhe devia solicitar isso tudo na ocasio apropriada. Eles conseguiram introduzir esse procedimento, face simplicidade dos Prncipes, para no dizer devido sua ignorncia.... 97 Cf. traduo citada, p. 307.
96

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

60

Jos Antnio de C. R. de Souza

Tambm vericamos novamente, no opsculo em tela, a inuncia do tratado98 do Mdico paduano, quanto importncia da eleio imperial efetuada pelos prncipes eleitores, e ao direito imediato de o Imperador governar o Imprio e lanar mo de suas rendas para poder administr-lo. O opsculo em exame, ainda, aponta mais um atributo do Imprio: tanto quanto os demais reinos, ele no pode ser dividido, aumentado ou diminudo por ningum, nem mesmo pelo Papa.99 Em seguida, os escritores do pequeno tratado indicam os fundamentos as teorias da plenitudo potestatis pontifcia e da Translatio imperii nos quais se estribam as pretenses de Joo XXII sobre o Sacro Imprio Romano Germnico e seu imperador: ... Ora, o mencionado Tiago empenha-se em anular todos os citados direitos do Imprio, dizendo que, na condio de vigrio
Cf. Defensor da Paz, II, XXVI, 5, ed. cit., p. 576-577: ... De fato, se a autoridade do Rei eleito depender apenas do arbtrio do Bispo de Roma, o ofcio dos eleitores intil, uma vez que, por seu intermdio, essa pessoa no escolhida Imperador nem deve ser designada como tal, antes que venha a ser conrmada pela autoridade ou vontade papal, que ele chama de apostlica. Destarte, a pessoa escolhida no pode exercer nenhum dos poderes rgios, e o que pior ainda e isto um fato muito estranho, simultaneamente to duro de se suportar quanto difcil de se compreender - no tem o direito de usufruir das rendas do Imprio, a m de poder fazer frente s despesas cotidianas, sem a autorizao daquele Prelado. Qual ento a espcie de autoridade que a eleio dos Prncipes conferiu ao Imperador, a no ser uma simples indicao, quando a deciso estaria na dependncia da vontade de outra pessoa e apenas dela? Uma autoridade dessa espcie poderia muito bem ser-lhe conferida ou por sete barbeiros ou por sete parvos. No dizemos isso, como se estivssemos desprezando os Eleitores, mas para zombar daquele indivduo que os quer privar dum direito que de sua alada. O Bispo de Roma desconhece quais so o verdadeiro motivo e o peso desta eleio e porque sua importncia repousa na parte preponderante dos que tm o direito de eleger o Imperador, e sabe muito menos ainda que sua caracterstica especca faz com que no possa nem dependa somente da vontade dum s indivduo, mas antes que depende exclusivamente do legislador sob quem o Prncipe deve ser escolhido, ou apenas daqueles a quem o prprio legislador delegou essa autoridade.... 99 Cf., ibidem, p. 308.
98

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

61

de Cristo, sucessor do bem-aventurado Pedro, e Romano Pontce, o Imprio Romano est-lhe subordinado; que a pessoa eleita rei dos Romanos, antes de ser conrmada por ele, no deve ser designada como rei; que tampouco, de direto, pode administrar o reino; que deve-lhe prestar juramento de delidade e de submisso; que no pode ser legitimamente coroado seno por ele prprio ou por algum que designe para fazer isso, e que o Imprio pode ser dividido, diminudo ou aumentado. Da, termos ouvido falar que ele fez um determinado libelo, que designa por decretal, no qual arma que a provncia da Itlia devia separar-se do Imprio e do reino da Alemanha; que pode depor o imperador e substitu-lo por outrem; que pode transferir o Imprio de nao para nao e que, vago o trono imperial, tem autoridade para administrar o Imprio Romano e exercer todos os seus direitos e jurisdies seculares....100 Logo aps, os autores do Quoniam scriptura apresentam nove possveis consequncias desastrosas ao imprio, ao imperador e a todos os seus sditos, as quais decorreriam das sobreditas teorias.101 A seguir, convictos quanto atitude pedaggica que tinham adotado no princpio do pequeno tratado, isto , lembrar Lus IV dos direitos inalienveis que o Imprio e o imperador possuem, eles passam a arrolar outros mais: 1 ele tem o direito de cobrar impostos de todo clrigo que possua qualquer tipo de benecio localizado no interior do Imprio, inclusive o prprio Sumo Pontce102 , contestando o direito de imunidade scal sancionado ocialmente por um cnone do IV Conclio de Latro (novembro de 1215), porque eles no obtiveram esses bens nem tampouco a pretensa iseno de impostos por intermdio do Direito Divino, o qual, de acordo com o cnon Quo iure, se encontra explicitado na Sagrada Escrit100 Cf., traduo citada, p. 308. No comeo do 2o pargrafo h uma meno implcita decretal Si fratrum, referida pginas atrs. 101 Cf., ibidem, p. 309-310. 102 Cf., traduo citada, p. 310.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

62

Jos Antnio de C. R. de Souza

ura e ela no diz nada a respeito de tais coisas. Alm disso, conforme estipula esse mesmo cnon, dado que esse Direito no trata de questes puramente seculares, os eventuais conitos surgidos entre os eclesisticos e seus vassalos tero de ser dirimidos no tribunal do Imperador, porque ele o autor das leis humanas que regulam as relaes sociais, polticas e econmicas entre as pessoas. Ademais, na condio de vassalos do imperador, conforme determinava o direito feudal, quando as circunstncias o impusessem, ainda, tm o dever de lhe prestar auxilium et consilium. 2 Igualmente, tambm com base no direito humano que todos os eclesisticos e leigos que exercem algum cargo administrativo no Imprio, devem a sua competncia para tanto, no potestas ordinis ou potestas iurisdictionis que, por ventura, exeram concomitantemente, mas designao do imperador que os incumbiu daquele ofcio. 3 O imperador atual o legtimo sucessor dos antigos Imperadores Romanos e, graas ao direito de sucesso, possui e exerce a soberania sobre todos aqueles territrios que, outrora, seus antecessores exercitaram tais direitos, principalmente, sobre a Itlia, as ilhas adjacentes e aquelas terras, ento, ocupadas pelos inis, mesmo que, com base na teoria da plenitudo potestatis e, tambm, na apcrifa Doao de Constantino, o pseudo pontce alegue que exerce um dominium sobre todas essas terras e que tem o direito de as governar, particularmente, certas regies da Itlia, Roma e o Imprio: ... Alm disso, enquadram-se no mbito da jurisdio imperial toda a Alemanha, a Itlia e todas as suas ilhas adjacentes, toda a Terra Santa e as outras terras vizinhas dos inis que, outrora, estiveram submissas ao Imprio, uma vez que a competncia para dispor das mesmas da alada exclusiva do Imperador Romano. Ora, o citado Tiago empenha-se em abolir todos os sobreditos diretos, porque no admite que possui bens temporais pertencentes ao Imprio, e porque inclusive se atribui a jurisdio temporal so-

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

63

bre eles, armando que no a recebeu do Imperador; dilacera e destri torpemente o Imprio, visto no ter receio de armar que o imperador romano no tem nem exerce o domnio temporal sobre o reino de Jerusalm, da Siclia e Aplia, todas as terras prximas dos inis, todas as ilhas existentes naquelas partes do mar; sobre Roma com todas as cidades do Patrimnio, toda a Campnia, sobre o ducado de Espoleto e a marca de Ancona, o condado da Romanha, sobre Bolonha e Ferrara....103 A segunda parte do Quoniam Scriptura contm dez argumentos, de acordo com os quais, o imperador ir car numa situao muito embaraosa, caso venha a fazer as pazes com o herege Joo XXII. Os dois primeiros argumentos esto sob a forma dum dilema e, de um lado, tm como pressuposto a heresia ou a ortodoxia daquele papa e, de outro, a ortodoxia ou a heresia de seus antecessores, a partir de Nicolau III que, como vimos, promulgou a bula Exiit qui seminat, concernente pobreza de Cristo e dos Apstolos, como fundamento para o ideal de pobreza franciscano. O primeiro dos dilemas tambm se haure no, anteriormente, referido e citado Manifesto de Sachsenhausen, 28, no qual Lus IV tinha acusado Joo XXII de ser herege, inclusive, por se opor aos esclarecimentos de seus predecessores, acerca daquele assunto e apelado a um Conclio Geral. A 1a Apelao de Miguel de Cesena contra Joo XXII, de 13 de abril de 1328, tambm o fundamento prximo para o segundo dilema. Os dois referidos dilemas tambm podem ser considerados como uma espcie de cobrana dos Menores dissidentes de Munique, exigindo do imperador uma atitude eticamente mais coerente e responsvel. Heresia e ortodoxia so questes muito srias que no podem car meramente ao sabor dos interesses pessoais e das convenincias polticas.
103

Ibidem, p. 310.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

64

Jos Antnio de C. R. de Souza

Logo, a m de que Lus IV no venha a entrar em contradio consigo prprio, reconhecendo como papa ortodoxo, a quem, antes, acusara reiteradamente de herege e, por isso, depois, correr o risco de ele prprio vir a ser tachado como herege, o melhor comportamento a ser adotado por ele ser no rmar nenhum tratado de paz com aquele pontce. ... Em segundo lugar, se o Imperador zer as pazes com ele, o estar reconhecendo como Papa verdadeiro. Desse fato evidentemente advir um dentre dois inconvenientes, a saber: ou o Imperador considera Papa um herege, ou julga o Papa um catlico, que, no entanto, jamais foi Papa verdadeiro, pois um fato mais claro do que a luz que, ou esse Tiago herege ou seus predecessores o foram, dado que ele ou os seus antecessores emitiram opinies contrrias verdade evanglica, uma das quais hertica, porque, conquanto contradiga a Sagrada Escritura, ele ou seus predecessores a defenderam pertinazmente e obrigaram os cristos, mediante preceitos e sob a coero de punies a acreditarem em suas asseres. Ora, se esse Tiago herege, logo o Imperador, o reconhecendo como papa, tem um herege na conta de papa. Se, ao contrrio, os seus antecessores que foram hereges, logo no foram verdadeiros Sumo Pontces, e assim, os cardeais que elegeram papa esse Tiago no foram verdadeiros cardeais. Disto conclui-se evidentemente que, o mencionado Tiago nunca foi papa verdadeiro, e assim, o Imperador ao reconhec-lo como tal, estar considerando como papa uma pessoa que realmente nunca o foi....104 O quarto argumento uma espcie de corolrio dos imediatamente referidos antes. Rearmando a sua convico de que Joo XXII um herege, e que, por isso, mais cedo ou mais tarde, ir ser julgado, condenado, e depois, substitudo por um papa catlico, os autores do Quoniam Scriptura alertam o imperador para que se acautele, porque todos os fautores de Tiago de Cahors futura104

Cf. traduo citada, p. 311.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

65

mente, tambm, sero condenados. Alm disso, Lus IV no ter como se eximir dessa acusao, porque, no s conhece muito bem a heresia daquele falso papa, tendo-o, vrias vezes, denunciado publicamente como herege, e se comprometido a defender a ortodoxia, conforme, igualmente vimos no citado Manifesto de Sachsenhausen 32. Em seguida, hauridos nas determinaes do Decretum Gratiani (c. 1140), (cnon Si papa), e dos Cinco Livros das Decretais, (1234), de Gregrio IX, no tocante heresia do papa e, certamente tambm, e na doutrina conciliarista do dominicano Joo Quidort (12701306), explicitada numa passagem do seu tratado Sobre o poder rgio e papal105 e, convictos de que, proximamente, ir ocorrer um Conclio, os autores do opsculo alertam o imperador, caso, antes, ele venha a celebrar a paz com Joo XXII que, outra vez, no s ir meter-se num beco sem sada, como tambm ser considerado incoerente e inconsequente pela posteridade. De fato, se o pseudo papa for julgado e condenado como herege, Lus IV no ter como se escusar, caso seja ou acusado de professar uma heresia ou de apoiar um herege, pois, ele tambm o ser por lhe ter
Introduo, notas e traduo por Lus Alberto DE BONI, in Coleo Clssicos do Pensamento Poltico, vol., 8, Petrpolis, Vozes, captulo XXII, p. 137138: ... O mesmo pode acontecer por causa do defeito da pessoa [do Papa], pois s vezes pode algum ter certas falhas que o afastam do trono pontifcio... Devese contudo observar que no sejam permitidas acusaes no fundamentadas e desmesuradas, no que preciso levar em considerao a poca e as pessoas que as levantam. Se, pois, acerca da pessoa ou da eleio do Sumo Pontce, aps um cuidadoso exame por parte dos peritos e das pessoas a quem compete, encontrar-se algo de legtimo contra a condio no deve ser dissimulado, devendo-se admoestar o interessado para que ceda, e caso no o queira, podese recorrer da sentena, requerendo um Conclio Geral, e a ele apelando. E mesmo em tal caso, se mostrar-se pertinaz, deve ser removido da Sede fora, chamando-se para tanto o brao secular, para que os sacramentos da Igreja no sejam profanados...Quem, porm, haver de julg-lo como herege? Respondo: se armar e conrmar algo contra o que se acha no Smbolo da f ou em algo aprovado pela Igreja, j deve ser considerado como julgado, pois quem no cr j est julgado....
105

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

66

Jos Antnio de C. R. de Souza

aderido; entretanto, na hiptese pouco provvel de Tiago de Cahors no vir a ser condenado, ento, ele prprio ser condenado, porque, inmeras vezes dissentiu dos ensinamentos dum papa catlico: ... Em quinto lugar, caso o Imperador venha a celebrar o mencionado acordo com o citado Tiago, dever temer um futuro Conclio Geral. Na verdade, se este vier a ocorrer, o Imperador no ter como justicar-se, na hiptese de vir a ser acusado de herege ou de fautor de um herege. De fato, se o Conclio Geral vier a condenar esse Tiago como herege, o que no poder deixar de o fazer para salvaguardar a ortodoxia, tambm condenar o senhor Imperador, enquanto seu fautor e adepto de seus erros, e lhe imputar a mesma sentena. Mas, se ao contrrio, o futuro Conclio Geral julgar esse Tiago como catlico, o que, no entanto, pouco provvel que acontea, na mesma sentena o Imperador ser julgado como herege. E assim, caso o Imperador venha a fazer as pazes com ele, no poder escapar daquela mencionada sentena do futuro Conclio Geral, ou enquanto viver ou at mesmo depois de sua morte. Ento, nas crnicas futuras e nos documentos autnticos ser relegado ao oprbrio, porque o senhor Ludovico, duque da Baviera, Imperador dos Romanos, primeiramente condenou o Papa como herege de maneira solene, e depois, reconhecendo-o como papa catlico e verdadeiro, submeteu-lhe o Imprio....106 Ademais, pelo fato de estarem convictos daquele ponto de vista, os Menoritas dissidentes de Munique, igualmente, acreditavam serem eles os mantenedores da ortodoxia acerca da doutrina relativa absoluta pobreza de Cristo e dos Apstolos, fundamentada no Novo Testamento e conrmada pelo ensinamento de muitos papas e, como zemos referncia pginas atrs, pelo prprio Conclio de Vienne, (1312), atravs do decreto Exivi de Paradiso, e que, Joo XXII, por discordar da mesma e, por causa dos pronunciamentos de seus antecessores, a respeito dela, evidentemente, era um herege
106

Ibidem, p. 312313.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

67

notrio. por esse motivo, ento, acreditam eles, que, o pseudo papa, temendo vir a ser julgado e condenado como tal, pelo futuro Conclio Geral, desejava ansiosamente celebrar o acordo de paz com Lus, para evitar que tais fatos se efetivassem. Por isso, acreditamos que esse passo do Quoniam scriptura genuinamente fruto do pensamento dos Menores, pois, Marslio de Pdua achava que outras eram as competncias do Conclio Geral, a saber, oferecer aos is uma interpretao ortodoxa das passagens controversas da Escritura107 ; regulamentar a liturgia das celebraes religiosas; disciplinar as prticas ou devoes dos is; proceder canonizao dos santos e regular o culto deles. Todavia, para o Mdico paduano, o imperador tem o direito de depor um papa herege e, como vimos, alguns anos antes, foi exatamente isso que Lus IV fez. Ademais, como sabemos, para Marslio, a Igreja est completamente subordinada ao Imprio e, em toda Cristandade s h uma autoridade suprema, de modo que: ... Compete, pois, ao legislador humano ou ao prncipe, atravs de sua autoridade, no apenas sancionar decretos coercivos sobre a observncia das decises do Conclio, mas ainda estabelecer a
Cf. Defensor da Paz II, XIX, 2: 469-470: ... Ora, como a congregao dos is ou o Conclio representa verdadeiramente por sucesso, nos dias atuais, a congregao dos Apstolos, dos ancios e do conjunto dos is, verdade, e bem mais seguro que, nas denies acerca dos signicados duvidosos de passagens da Escritura, especialmente daquelas em que o erro levaria ao risco da condenao eterna, a graa do Esprito Santo, guia e reveladora, est presente durante as deliberaes do Conclio Geral.... Idem, ibidem, II, XX, 9, p. 484485: ... Portanto, desde que as denies relativas Escritura tenham sido feitas por um Conclio Geral devidamente convocado, reunido, realizado e concludo, de acordo com a maneira requerida para tanto, especialmente aquelas a respeito de pontos doutrinrios em que preciso acreditar como necessrios salvao eterna, tais denies se revestem duma verdade imutvel e infalvel, conforme o mostramos no princpio do captulo anterior, desta Parte.... Sobre esse assunto, cf., Jos Antnio de C.R. de SOUZA, A teoria conciliarista de Marslio de Pdua, Theologica, Braga, XVI, (1981), p. 720-732.
107

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

68

Jos Antnio de C. R. de Souza

forma e o modo de se proceder sucesso na S Apostlica ou eleio do Pontce Romano....108 O terceiro e o stimo argumentos, propostos pelos autores do pequeno tratado, com vista a dissuadir o imperador de restabelecer a paz com Joo XXII, at certo ponto, so semelhantes. So recordadas medidas tomadas por Joo XXII e, por seu predecessor imediato, Clemente V, e ainda, por seus aliados, que servem de alerta para Lus IV. No terceiro argumento, ainda, merece destaque um dado tcnico relativo processualstica, ento em voga, associado anteriormente provvel contradio em que o imperador se meter, caso venha a reconhecer Tiago de Cahors como papa. Pensamos que esses argumentos sejam especicamente da autoria de Bonagrzia de Brgamo, experiente canonista, e de Marslio109 , pois, no terceiro nota-se uma nfase ao comportamento ambicioso de Joo XXII, aspecto esse que o Paduano salientou por diversas vezes no Defensor da Paz.110 Ainda quanto ao stimo argumento, ele predominantemente de natureza poltica. Ainda que Lus IV restabelea a paz com Joo XXII, isso no lhe assegura que Roberto de Npoles ir renunciar ao seu projeto poltico quanto a se tornar rei da Itlia, apoiado diretamente pelos Guelfos, por seu primo Felipe VI, rei da Francia e, disfaradamente, pelo prprio papa. De fato, o rei de Npoles e os Guelfos intrigaram a tal ponto o imperador Henrique VII com Clemente V, que ele acabou sendo excomungado por aquele papa:
Cf. Defensor da Paz, II, XXI, 5, p. 492-493. Cf., traduo citada, p. 311/312 313. 110 A m de no nos alongarmos demais, citamos apenas um passo bem sugestivo que se encontra em II, XXVI 18, p. 597: ... A causa e a fonte dessas inverdades foram a avareza ou cobia, a ambio ou soberba, mas teriam sido um meio desprezvel para seu desenvolvimento e sustentao, se no tivesse encontrado suporte nesta tese execrvel, mediante a qual o Bispo de Roma e seus ulicos ou grupo de padres pretendem que a plenitude do poder lhe tenha sido conferida por Cristo, na pessoa do Apstolo So Pedro.... Cf. tambm todo o captulo XXX da 2a Parte.
109 108

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

69

... Em stimo lugar o predito acordo intil ao Imperador, dado que no ser em consequncia do mesmo, que os Guelfos e outros rebeldes contra o Imprio iro lhe aderir. Pelo contrrio, seguramente, Aquele que inspira os coraes [J XII, 24] far com que atribuam a ele bem como ao mencionado Tiago o ttulo de praticantes da perverso hertica. O senhor Imperador recorde-se de que os Guelfos e o rei Roberto, no obstante o fato de o Imperador Henrique ter feito as pazes com a Igreja, se lhe opuseram com toda fora....111 Os dois argumentos seguintes se revestem duma roupagem afetiva e moral e visam a mexer com a sensibilidade e os brios do imperador. De fato, seus lhos correro o risco de virem a ser perseguidos e ter os seus bens conscados, pelo futuro imperador e seus aliados, porque Lus IV aderiu a um herege. Igualmente, pelo mesmo motivo, seus is partidrios, inclusive os prprios autores do opsculo, tambm sero perseguidos e, no futuro, caso, ele torne a voltar atrs e, outra vez, rompa o acordo com Joo XXII, ser difcil recuperar esses amigos, devido sua inconstncia ou oportunismo poltico, sem tica e, ainda, carente de lealdade, hombridade e delidade: ... De fato, ningum duvida de que o Imperador, enquanto viver, embora tenha feito as pazes com o referido Tiago, possa se defender dos seus inimigos, recorrendo fora, contudo, pouco importa quem ser o seu o prximo sucessor, no h como saber e ter certeza se o futuro imperador ser um inimigo mortal seu e de seu lhos. E caso isto venha a acontecer, na hiptese de ele igualmente querer se apossar dos bens pertencentes aos herdeiros do atual Imperador, para tanto, juntamente com o papa catlico ir comprovar e alegar contra eles que o seu pai foi fautor da perverso hertica. Ora, ningum capaz de assegurar que, os lhos do Imperador possam, mesmo recorrendo fora, se defender do futuro imperador, do papa e de seus aliados.
111

Cf., traduo citada, p. 313.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

70

Jos Antnio de C. R. de Souza

bvio ainda, que se o citado acordo for celebrado, acabar lanando os amigos do Imperador na confuso e os destruir. Na verdade, o sobredito Tiago, no momento que lhe parecer mais oportuno, poder dizer aos seus is aliados que eles apoiavam o Imperador herege, e assim, no podero escapar do castigo normalmente atribudo aos fatores de hereges. Por isso, o prprio Imperador note muito bem que, se agora zer as pazes com o mencionado Tiago, seguramente, depois no ir encontrar pessoas sensatas que, na hiptese de ele vir a discordar novamente do prprio Tiago, se atrevam a car convictamente de seu lado, ao contrrio, absolutamente no iro acreditar na sua constncia....112 A derradeira justicativa desta segunda parte do opsculo, novamente uma advertncia psicolgica e moral ao imperador, para que, agora, seja coerente e cumpra com seu dever em relao a Deus e f, no se esquecendo das ideias que defendeu e atitudes que tomou em defesa da ortodoxia: ... Finalmente, se o Imperador zer as pazes com o sobredito Tiago, ele que foi incumbido por Deus de defender a f, com toda certeza, ir deix-la desprotegida, fato esse que macular sua honra, principalmente porque jurou defender a f catlica e publicou processos e ditou sentenas em prol da ortodoxia contra o mencionado herege....113 A concluso do opsculo est em perfeita consonncia com seu teor. Primeiramente, baseados num versculo do Eclesiastes, seus autores fazem um ltimo apelo ao imperador, lembrando-o de que o cargo que exerce, impe-lhe um dever tico de lutar pela ortodoxia e pela conservao da soberania do Imprio. Se zer isso, alm de ser coerente consigo mesmo, tambm ser o guardio da verdade e da justia e, el aliado de seus aliados.
112 113

Ibidem, p. 313. Ibidem, p. 314.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

71

Em segundo lugar, o alertam para trs atitudes simultneas que ter de adotar, se quiser ser bem sucedido naquela luta: 1 recorrer no somente s armas para combater os adversrios, mas tambm s palavras de sabedoria e verdade eternas que se encontram na Escritura e,aos conselhos de seus assessores is, a quem, inadvertidamente, determinou que se calassem. 2 no se deixar seduzir pelas armadilhas traioeiras e falaciosas de Joo XXII. 3 divulgar por toda parte, inclusive entre seus adversrios e aqueles que no comungam plenamente das suas convices, que ele inocente e que combate pela verdadeira ortodoxia. Entretanto, ao contrrio do que temiam os autores do Quoniam scriptura, o acordo de paz entre Ludovico IV e Joo XXII no se concretizou, porque, desde 1329, mas, principalmente, entre dezembro de 1331 e janeiro de 1332114 , posto que o Pontce Romano gostava de pregar durante as solenidades litrgicas, embora, ... linsufsance de sa formation thologique ne lui permetait pas daborder sans danger les points de doctrine un peu dlicats...115 , em oposio ao ensinamento tradicional da Igreja, sustentando que seus pontos de vista se fundamentavam nas prprias palavras de Jesus, nos testemunhos dos Apstolos e na interpretao das Escrituras oferecidas pelos Padres e Doutores da Igreja, ele armou em alguns sermes que as almas dos eis eleitos s iriam ver a Deus face a face, aps o Juzo Final; que os demnios ou os condenados ao suplcio eterno no habitavam no inferno; que estes s iriam viver naquele lugar, aps a consumao dos sculos. Tais ideias puseram novamente a Cristandade em polvorosa e, sobre Joo XXII pairou a suspeita de que estava a ensinar novas heresias, provocando rplicas e protestos por toda parte, tanto nos meios eclesisticos quanto universitrios, porque as mesmas con114 Esses sermes foram proferidos nas seguintes ocasies: 17-12-1329, 3 domingo do Advento; em 1330, em 1o de novembro de 1331; em 15-12-1331, 3o domingo do advento; em 5-1-1332. 115 Cf., L. BAUDRY, Op. cit., p. 147.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

72

Jos Antnio de C. R. de Souza

tradiziam verdades, h muito, aceites como pontos fundamentais da f crist. A par disso, cientes de que seus interesses e poder poltico cariam seriamente ameaados, caso o Wittelsbach fosse absolvido pelo papa, Felipe VI, Roberto de Anju e o rei Joo da Bomia trataram de denegrir-lhe a imagem, lembrando ao Sumo Pontce do comportamento rebelde e cismtico do duque da Baviera e que ele ainda protegia em sua corte perigosos hereges, inimigos da Igreja. Por isso, as negociaes entre Munique e Avinho arrefeceram e, se aproveitando das referidas heresias proferidas por Joo XXII, Bonagrzia de Brgamo escreveu uma Apelao Igreja universal contra ele.116 Alguns cardeais italianos, liderados pelo j mencionado Napoleo Orsini, descontentes com o Pontce que, sob a presso poltica que lhe movia Felipe VI de Valois, (132850), rei da Francia, havia desistido de regressar a Roma, resolveram urdir uma conspirao, com o propsito de organizar um Conclio Geral, em que Joo XXII viesse a ser julgado como herege, por causa de suas opinies errneas no tocante Viso Beatca. Com esse propsito, o cardeal Orsini desaconselhou Lus IV a no renunciar ao Imprio, como este chegara a cogitar e, escreveu a Cesena e seus amigos, exortando-os a prosseguir na luta em defesa da ortodoxia e a serem os mediadores entre Roberto de Npoles e Lus IV, os quais deveriam fazer um acordo sobre os destinos polticos da Itlia.117 Aos poucos, o projeto de efetivao dum Conclio Geral foi se delineando.
Cf. Ms Cod. Vat. Lat. 4009 ff. 207-213. Cf., L. BAUDRY, Op. Cit., p. 147-148; cf., igualmente, A. CARLINI, Op. Cit., p. 182.
117 116

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

73

Em 29 de Junho de 1334, assessorado pelos Menores dissidentes de Munique, numa carta endereada aos cardeais, o imperador pedia-lhes para convocar aquela assembleia, devido s recentes heresias propaladas por Joo XXII. Ele e os dignitrios civis e eclesisticos da Alemanha haveriam de comparecer ao Conclio a m de os apoiarem em defesa da ortodoxia. Noutra carta dirigida a Napoleo Orsini, conforme o cardeal lhe pedira, o imperador se comprometia a banir de sua corte o heresiarca Marslio de Pdua e, ainda, lhe sugeria que, se por acaso os cardeais temessem convocar o Conclio, ele e seus partidrios deixassem Avinho e se reunissem com prelados alemes e de outros pases num local mais apropriado para realiz-lo. Foi nessa ocasio, provavelmente, que Guilherme de Ockham redigiu a sua primeira obra individual e polmica, o Opus Nonaginta Dierum118 , nela refutando todas as heresias de Joo XXII, contidas em suas mencionadas bulas, particularmente, na Quia vir reprobus, no tocante Pobreza Evanglica e Franciscana e, destinada a servir como uma espcie de dossier a ser usado pelos participantes do futuro Conclio Geral. Ao receber todos aqueles documentos, o cardeal Napoleo Orsini passou a trabalhar intensamente, a m de que o Conclio fosse logo convocado e viesse a se reunir em Bolonha. A populao local daria todo o apoio quela assembleia, porque estava revoltada contra o governo tirnico do cardeal Bertrand de Pouget, comandante das tropas pontifcias na Itlia. Mas, pouco depois, o sonho dos conspiradores se desvaneceu como fumaa. No princpio de dezembro de 1334, o idoso Pontce que j tinha mais de 90 anos, caiu doente. No dia 3, por sugCf. H.S. OFFLER (ed), Guillelmi de Ockham Opera Poltica, vol. I, 2nd ed., Manchester, MUP, 1974, captulos 17, p. 293368; vol. II, 1st ed., Manchester, MUP, 1963, p. 375858. Ambos os volumes so precedidos de uma Introduo.
118

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

74

Jos Antnio de C. R. de Souza

esto de alguns cardeais, Joo XXII assinou em seu prprio leito uma retratao de seus ltimos erros: ... Cremos que as almas puricadas, separadas de seus corpos, esto no cu, reino ou paraso, em unio com Cristo e os anjos, podendo ver claramente a Deus e a Essncia Divina face a face, enquanto o permitem o estado e a condio de almas separadas dos corpos ... Na verdade, armamos e pregamos essa questo como tambm muito se escreveu a seu respeito. E ao fazermos isso e outras coisas, ensinamos contra a f catlica, a Sagrada Escritura e os bons costumes. Renunciamos quelas opinies e acatamos a determinao da Igreja e da Bblia Sagrada, submetendo-nos autoridade eclesistica e aos nossos sucessores ....119 No dia seguinte, Joo XXII entregou sua alma ao Criador. No dia 20 de dezembro de 1334, o antigo monge cisterciense e ex bispo de Pamiers, cardeal Jacques Furnier (c. 1280) foi eleito papa, tomando o nome de Benedito ou Bento XII. Trs dias aps, em consistrio pblico, censurou as atitudes dos franciscanos rebeldes, reprovando-lhes suas heresias separatistas, o relaxamento disciplinar existente na Ordem, e outros problemas, sem, no entanto, dar importncia s aludidas cises provocadas por seu antecessor. Igualmente, sem mencionar o nome de seu imediato predecessor, por intermdio da bula Benedictus Deus120 rechaou as ideias daquele pontce quanto doutrina da Viso Beatca, reiterando a doutrina tradicional da Igreja acerca desse assunto. Durante 1335-36, Lus IV tentou uma nova reaproximao com a Santa S, enviando legados a Avinho. Inmeras vezes os mes119 Cf. Jos Antnio de SOUZA, Guilherme de Ockham e sua poca, Leopoldianum 26 (1982) p. 23. 120 Cf., Pe. Antnio A. Brum HOFMEISTER, Benedictus Deus, Aproximao ao contedo escatolgico dogmaticamente denido pelo papa Bento XII na constituio de 1336, dissertao de mestrado em Teologia Sistemtica apresentada ao Departamento de Teologia da PUCRS, com vista obteno do ttulo de mestre em Teologia, Porto Alegre, PUCRS, 2004 (mimeo).

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

75

mos trouxeram ao Bvaro as condies necessrias para o seu perdo e, de volta, levaram a Benedito XII a resposta do imperador. Temendo que o papa absolvesse Lus IV, socapa, os reis Filipe VI e Roberto de Anju insidiosamente convenceram o Pontce de que o imperador preparava uma expedio contra a Francia e a Borgonha. Em vista disso, o Pontce exigiu explicaes minuciosas do Bvaro, que prontamente no s esclareceu as dvidas de Bento XII, mas tambm, reiterou suas boas intenes e, ainda, desculpouse por ter anteriormente deposto Joo XXII, eleito um antipapa, protegido os franciscanos rebeldes e divulgado suas Apelaes e obras. Enm, comprometia-se a no mais proteg-los, caso no se submetessem Igreja. Benedito XII conou nas intenes de Lus da Baviera e, julgando ter seu apoio, no dia 26 de novembro de 1336, publicou a bula Redemptor Noster. Nesse documento o papa condenou os Fraticelli em geral, todos os suspeitos de professarem heresias, pertencentes famlia franciscana e, ainda, prescreveu aos Menores a elaborao de normas para um preparo cuidadoso de seus candidatos vida religiosa, atravs de um rigoroso noviciado e, alm disso, obrigou-os assiduidade aos Ofcios Litrgicos e a uniformidade quanto ao hbito. As conversaes entre os emissrios imperiais e Benedito XII continuaram at meados de 1337, mas, entretanto, foram prejudicadas pelas artimanhas de Filipe VI, que temia a unio de Lus IV com Eduardo III (131277), rei da Inglaterra, candidato ao trono francs. 121 a partir dessa ocasio que Guilherme de Ockham principia a escrever seus tratados propriamente polticos, nomeadamente, o Livro Sexto do tratado contra Benedito (c. 133738), o Pode
Eduardo III era neto de Filipe O Belo, pelo lado materno, lho de Isabel de Valois e Eduardo II (1284-1327). Entretanto, a Lei Slica impedia a sucesso real atravs da linha feminina. Por isso, quando em 1328, Lus X, lho caula de Felipe IV faleceu sem deixar herdeiros do sexo masculino, a coroa foi dada a seu primo Felipe (VI) de Valois.
121

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

76

Jos Antnio de C. R. de Souza

um prncipe, quando o requerem as necessidades blicas, receber bens das igrejas, mesmo contra a vontade do papa?122 , (c. 1338 39), o Dialogus III 123 (c. 1338 41),o Brevilquio sobre o principado tirnico124 , (c. 134041), cujos Livros II, III, IV e V so estreitamente dependentes e correlatos com a 1a Questo das Oito Questes sobre o poder do papa125 , (c. vero de 1340/outono de 1341), A Consulta sobre uma questo matrimonial, (c. 134142),e o Sobre o poder dos imperadores e dos papas126 (c. 1347), sobre os quais discorreremos um pouco mais no prximo captulo, ao falarmos especicamente a respeito do Venerabilis Inceptor. Na verdade, Eduardo III principiou suas negociaes com o Wittelsbach em 1335. Dois anos mais tarde, os embaixadores ingleses assinaram um tratado com o imperador, reticado em 26 de agosto de 1337, no qual cava estabelecido que o monarca ingls auxiliaria Lus IV a recuperar, defender e conservar os territrios imperiais anexados pela Francia. Em contrapartida, o imperador ajudaria o rei da Inglaterra com dois mil soldados, pelo que iria receber parceladamente um pagamento de 400.000 orins: 300.000
Cf. Guilherme de Ockham Obras Polticas, vol. II, traduo, introduo e notas, Jos Antnio de C.R. de SOUZA, in Coleo Pensamento Franciscano, Porto Alegre, co-edio USF/EDIPUCRS, 1999, respectivamente, p. 25-71; p. 79-141. 123 Cf. ed. eletrnica em progresso, na internet, a cargo de J. Kilkulen, G. Knysh, John Scott, no site www.britac.ac.uk/pubs/dialogus/wtc.html, cujos passos traduzidos por ns ao portugus, iremos utilizar, adiante, nos captulos III e IV deste livro. 124 Cf. introduo, em parceria com Jos Antnio de SOUZA, traduo e notas, Lus A. DE BONI, in Coleo Clssicos do Pensamento Poltico, vol. 9, Vozes, Petrpolis, 1988, p. 27-194. 125 Cf. Guilherme de Ockham, Oito questes sobre o poder do papa, traduo, introduo e notas, Jos Antnio de C.R. de SOUZA, in Coleo Pensamento Franciscano, vol. VI, Porto Alegre, co-edio USF/EDIPUCRS, 2002. 126 Cf. Guilherme de Ockham Obras Polticas, traduo, introduo e notas, Jos Antnio de C.R. de SOUZA, in Coleo Pensamento Franciscano, vol. II, Porto Alegre, co-edio USF/EDIPUCRS, 1999, respectivamente, p. 150-162; p. 170-254.
122

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

77

em 29 de setembro e 100.000 em 2 de fevereiro do ano seguinte (1338). Foi, portanto, esse acordo poltico e militar que, enm, contribuiu para o trmino das negociaes entre o Papado e o Imprio. Alguns meses depois, na vila imperial de Rense, todos os prncipes eleitores, exceto o rei Joo da Bomia, dada sua poltica de aproximao com Felipe VI, promulgaram um documento no qual armavam e propunham uma nova concepo poltica sobre o reino alemo e o Sacro Imprio Romano Germnico em sua relao com o papado, de acordo com a qual, a pessoa unnime ou majoritariamente eleita rei da Alemanha no precisava ser conrmada pelo Romano Pontce para poder assumir o ttulo de imperador, nem tampouco para poder governar o Imprio: Em nome do Senhor amm. Atravs deste instrumento pblico todos os sditos do Imprio devem saber claramente que no ano da encarnao do Senhor, no dia 16 de julho de 1338, quase stima hora..., no quarto ano do ponticado do senhor papa Benedito XII, no pomrio localizado junto vila de Rense..., onde os prncipes eleitores do Sacro Imprio deviam tratar de assuntos pertinentes ao mesmo, entre os quais a eleio, se reuniram ali os reverendos pais e senhores em Cristo. Henrique de Mogncia, Walram de Colnia, Baldono de Trves, arcebispos das respectivas igrejas locais e, tambm, os outros prncipes eleitores, Randulfo, duque da Saxnia, Lus, marqus de Brandenburgo, e os senhores Randulfo, Ruperto, Estvo e Ruperto, representantes do conde Palatino do Reno, pois no se denira qual deles falaria em nome do referido conde ... todos armaram, deniram e estabeleceram que legal e que um antigo costume imperial h muito aprovado, segundo o qual, aps algum ter sido eleito rei dos Romanos pelos prncipes eleitores ou pela maior parte deles, ainda que haja divergncia entre eles quanto pessoa a ser escolhida, a mesma no precisa ser nomeada, aprovada, conrmada e indicada pela autoridade da S

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

78

Jos Antnio de C. R. de Souza

Apostlica para administrar os bens e gerir os direitos do Imprio nem para assumir o ttulo de imperador ... .127 Apoiado pelos prncipes eleitores, poucos dias mais tarde, em 6 de agosto, na cidade de Frankfurt, Lus IV promulgou o decreto Licet Iuris, no qual reiterava a declarao de Rense e contestava a intromisso papal nos assuntos do Imprio: Lus, pela graa de Deus sempre augusto imperador dos Romanos e os prncipes eleitores... conrmam peremptoriamente que a dignidade e o poder imperial, desde o incio dos tempos, procedem nica e imediatamente de Deus, O Qual, por intermdio dos reis e imperadores do universo, estabeleceu os direitos para o gnero humano, e que s o imperador atravs da eleio realizada por aqueles a quem compete esse direito, considerado como tal, no precisando da conrmao ou aprovao de outrem, pois o imperador no possui nenhum superior na esfera civil, neste mundo. No entanto, algumas pessoas cegas pela ambio e avareza prorrompem contra o poder e a autoridade imperial, contra os direitos dos eleitores e de outro prncipes e sditos do Imprio, armando falsamente que o poder, e a autoridade imperial procedem do papa, de modo que o escolhido para o cargo atravs do sistema eleitoral no deve ser considerado legtimo imperador ou rei, salvo se anteriormente tiver sido conrmado pelo papa ou pela S Apostlica ... Por isso, a m de minimizar to grande mal, ouvindo a sugesto, armamos que o pode a autoridade imperial procedem imediatamente de Deus e que legalmente foi aprovado por um antigo costume imperial que, aps algum ter sido escolhido imperador ou rei pelos eleitores em concrdia ou pela maioria deles, deve este ser considerado legtimo imperador exclusiva e imediatamente aps tal processo, devendo ser obedecido por todos os sditos, e que possui o poder de administrar os bens e direitos do Imprio e de fazer tudo aquilo modo que no precisa ser aprovado e conrmado pela
In Quellen zur Geschichte des Papsttums und des Romischen Katholizismus, n. 383, 1934, p. 223.
127

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

79

autoridade da S Apostlica ou de outrem a m de poder exercer aquela funo ... .128 Em seguida, fundamentando-se na teoria dualista proposta pelo papa Gelsio I, ao nal do sculo V129 , no tocante s relaes de poder entre o Papado e o Imprio Romano-cristo, Lus IV expediu para todo o imprio a encclica Fidem Catholicam130 , na qual, no s separava as esferas de atuao dos poderes papal e imperial, mas tambm explicava aos sditos os principais aspectos do decreto Licet Iuris, professando a teoria descendente do poder, porm, de certo modo diferentemente do que pensavam Marslio de Pdua e Guilherme de Ockham, como teremos ocasio de ver no captulo IV deste livro. Nesse momento, estava em circulao o opsculo Allegationes de potestate imperiale131 , escrito em conjunto, pelos Menoritas dissidentes de Munique. A propsito, seria interessante uma investigao comparativa, com vista a saber se foram ou os textos de Miguel de Cesena, ao menos os de vis poltico, ou os de Bonagrzia de Brgamo ou o de Francisco de Ascoli132 ou os de Ockham que tiveram mais peso na elaborao desse pequeno tratado. No incio de setembro daquele ano, Lus IV e Eduardo III se encontraram em Coblena, (Koblens, Coblence), durante a Dieta Imperial. No dia 15, o imperador anunciou a todos os sditos imperiais que nomeara o soberano ingls vigrio imperial. Na carta
Ibidem, n. 384, p. 223-224. Cf. tambm, H. J. BECKER, Das Mandat Fidem Catholicam Ludwigs de Bayern von 1338, in: Deutsches Archiv fr die Erforschung des Mittelalters, 26, 1970, p. 455493. 129 Cf. Jos Antnio de C.R. de SOUZA, artigo supracitado, na nota 81. 130 Cf. Analecta Franciscana, II, p. 169-177 131 Cf. H.S. OFFLER, William Ockham Opera Politica IV, Introduction, p. 359365, texto, p. 367444, British Academy, Oxford University Press, 1997. 132 Cf. Roberto LAMBERTINI, Nonnumquam impugnantium diversorum personas assumpsi: Francesco dAscoli come fonte del pensiero politico di Ockham, Pensiero Politico Medievale 1 (2003), p. 97140; Idem, Francis of Marchia and William of Ockham: Fragments from a Dialogue, in Friedman-Schabel, 2006, p. 184204.
128

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

80

Jos Antnio de C. R. de Souza

de nomeao, dirigida a Eduardo III, o Bvaro estendia os poderes de seu vigrio sobre a Itlia e suas provncias e, se por ventura, ele renunciasse ao cargo, teria o direito de indicar o sucessor.133 Durante essa assembleia, em nome de seus colegas prncipes eleitores, o j mencionado arcebispo Baldono de Trves declarou que o vigrio imperial possua os mesmos poderes que o imperador. Ora, toda regio a oeste do rio Reno era considerada Glia, e os francos identicavam esse territrio com o seu prprio pas. Em termos prticos, a concesso do ttulo de vigrio imperial a Eduardo, com poderes sobre a regio renana, ressaltava a identicao de interesses polticos entre os dois soberanos, pois, como se sabe, desde o incio do sculo, Filipe IV, O Belo empreendera diversas campanhas contra o rico pas de Flandres, tentando ampliar seus domnios e recursos econmicos para a Francia, mas os nobres e burgueses da regio, ciosos de sua autonomia poltica e econmica, mantida graas s atividades manufatureiras e mercantis, sempre regiram quelas agresses, solicitando ajuda aos imperadores germnicos. Por tal razo, Lus IV declarara aos prncipes eleitores, diante do prprio Eduardo, que todos os sditos do Imprio estavam obrigados a auxili-lo ou ao seu vigrio, a m de manter e preservar os direitos, a honra, os costumes e os territrios imperiais contra as incurses estrangeiras. A partir de ento, at ao nal de setembro, muitos senhores feudais da regio renana se comprometeram a ajudar o monarca ingls. Receando que o imperador e Eduardo III encetassem uma campanha militar conjunta contra a Francia e o Papado, ao nal de 1338, Benedito XII enviou o legado Arnaldo de Verdale at Munique para saber o que, de fato, os dois soberanos pretendiam. O imperador respondeu-lhe que enviaria uma explicao ao Santo Padre, mas, a promessa no foi cumprida.
Cf., H. S. HOFFLER, England and Germany at the Beginning of the hundred Years War, in The English Historical Review, 54, 1939.
133

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

81

Em maro de 1339, o Bvaro escreveu aos habitantes de cidade de Ypres, no condado de Flandres, incitando seus moradores a apoiarem Eduardo III na luta contra Filipe VI, rei da Francia suserano principal daquela regio. Concomitantemente, o soberano ingls escreveu aos residentes no condado, solicitando-lhes ajuda e obedincia, visto ser ele o legtimo rei da Francia e vigrio imperial. De uma forma ou de outra os habitantes do condado de Flandres estavam diante de um dilema insolvel. Todavia, naquele mesmo ano o Wittelsbach e Eduardo III se desentenderam por dois motivos: 1) o soberano ingls no pagara atempadamente sua dvida para com o imperador, parcelando-a at abril de 1339; 2) O imperador persistia em sua poltica voltada para a Itlia, enviando constantemente reforos militares e pecunirios aos seus aliados Gibelinos contra as foras Guelfas e napolitanas. Isso gerava muitos gastos vultosos e impedia um ataque anglogermnico Francia. Ento, algum tempo depois, aproveitando-se da circunstncia, Filipe VI reatou a amizade com o Bvaro atravs do tratado de Vincennes, celebrado em 1 de maro de 1341, mediante o qual se comprometia em servir de intermedirio entre o imperador e Benedito XII. Entretanto, as negociaes diplomticas eram morosas. Em abril de 1342, Benedito XII faleceu, sendo eleito para sucedlo no slio pontifcio o cardeal Pedro Roger OSB, administrador do bispado de Avinho, (1338), nascido em 1291 no Limousin, que adotou o nome de Clemente VI (134252). Lus da Baviera estava entusiasmado com a vitria ideolgica da causa imperial e com o apoio recebido de seu povo. Por isso, partiu outra vez para a Itlia a m de auxiliar os Gibelinos, mas, reagindo contra a provocao do Wittelsbach, Clemente VI enviou um legado especial pennsula italiana, a m de assumir o comando dos Guelfos, caso estes fossem atacados. O imperador notou ento que o novo papa no era to conciliador ou diplomata quanto Benedito XII, de modo que a melhor

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

82

Jos Antnio de C. R. de Souza

atitude foi tentar reaproximar-se da Santa S. Tudo parecia mais fcil porque Marslio de Pdua j tinha morrido, Miguel de Cesena veio a falecer a 29 de novembro daquele ano, tendo conando a direo dissidente da Ordem Menorita a Guilherme de Ockham. Entretanto, Clemente VI no deu ouvidos s solicitaes do imperador, optando por prejudic-lo, ao solapar-lhe o apoio que recebia dos prncipes eleitores. Para tanto, alm de tornar a excomunglo atravs da bula Prolixa Retro, promulgada a 12 de abril de 1343, ordenou que, no prazo de trs meses, ele renunciasse ao governo do Imprio e viesse at Avinho retratar-se de seus erros. Alm disso, o arguto pontce reatou a amizade com o rei Joo da Bomia e seu tio, o poderoso arcebispo Baldono de Trves e com outros bispos alemes e, trs meses depois, como Lus IV no tivesse atendido s determinaes papais, foi declarado herege contumaz. Na verdade, Clemente VI estava a par dos acontecimentos que tinham abalado completamente a amizade entre os Luxemburgo e os Wittelsbach e o apoio que aquela famlia vinha prestando ao imperador e soube tirar proveito do que tinha ocorrido alguns anos antes.Examinemos esses fatos. Mainardo II, (123895), conde do Tirol, era tio por anidade do imperador Lus IV. Em 1286, foi enfeudado como senhor da Carntia, pelo, ento, imperador Rodolfo I de Habsburgo (12181291). Seu lho Henrique, (c. 1265), herdou aqueles territrios, legandoos posteriormente sua lha mais velha, Margarida Maultasch, (131869), posto que no tivera descendentes vares. Em 1327, Margarida casou com Joo Henrique de Luxemburgo, (13221375) segundo lho varo do rei Joo da Bomia, o qual visava a ampliar seus domnios e fora poltica no interior do Imprio. Em 1330, Lus IV assegurou ao duque Henrique que sua lha o sucederia no governo do Tirol-Carntia. Entretanto, pouco depois, voltou atrs em sua promessa, acertando com o duque Alberto II da ustria que, aps a morte do citado duque, o Habsburgo assumiria

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

83

o controle da Carntia e o sul do Tirol, enquanto ele prprio iria ocupar a regio tirolesa do Oberland, onde estavam localizadas as rotas alpinas, (passo do Brenner), que ligavam a Alemanha Itlia, posio estratgica de vital importncia para o Bvaro, face ao seu envolvimento com a poltica peninsular. Quando Henrique morreu em 1335, esse acordo se efetivou. Entretanto, as relaes entre Lus IV e os Luxemburgo caram estremecidas, e o conito armado entre estes e os Habsburgo foi inevitvel. A paz entre as duas famlias s veio a ser rmada em 1336, graas mediao do imperador, tendo cado acertado que Alberto II denitivamente assumia o controle sobre o ducado da Carntia, enquanto Margarida e Joo Henrique permaneciam como senhores do Tirol, de modo que o Bvaro acabou por ser prejudicado em seus interesses polticos. Com o propsito de assegurar para sua famlia o controle efetivo do Tirol, o rei Joo incumbiu seu lho mais velho, Carlos de Luxemburgo, (13161378), futuro imperador, de proteger aquele territrio com tropas bomias. Decorrido algum tempo, os tiroleses passaram a exteriorizar claramente a sua insatisfao com a prepotncia dos Luxemburgo. Alm disso, transcorridos mais de dez anos, como da unio entre Margarida e Joo Henrique, no haviam nascido lhos, dizia-se que o cnjuge varo era impotente. Em 1340, Margarida e seus vassalos resolveram enfrentar e expulsar Carlos de Luxemburgo e suas tropas do Tirol. Tendo sido bem sucedidos no empreendimento, em novembro do ano seguinte, ela separou-se do marido, Joo Henrique, eliminando o ltimo foco de presena luxemburguesa na regio, no que foi diretamente auxiliada por Lus de Brandenburgo, (1315-61), uma vez que os Wittelsbach ainda tinham interesse em recuperar os passos alpinos. Em seguida, Margarida e Lus resolveram casar, consolidando a aliana familiar e poltica. Mas havia dois bices para que o intento do casal pudesse vir a ser realizado, a saber, o primeiro casamento de Margarida tinha de ser dissolvido de alguma forma; era preciso

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

84

Jos Antnio de C. R. de Souza

que Lus e Margarida obtivessem da Cria Romana a dispensa do grau de consanginidade, porque eram primos em terceiro grau. Os pretendentes solicitaram a Bento XII que examinasse aquelas causas, mas dada a antiga querela entre o Papado e o Imprio, alm de no as examinar, o Pontce ameaou o casal com a excomunho, caso persistissem em seu propsito. Ento, Lus IV consultou o bispo Lus de Chamerstein se ele, mesmo sem a autorizao papal, declararia nulo o primeiro casamento de Margarida, dado que o mesmo no tinha se consumado, hiptese essa prevista nos cnones eclesisticos e, ainda, dispensaria os pretendentes do impedimento matrimonial, por causa do grau de anidade. Depois de ter consultado outros dignitrios eclesisticos e, apoiado por boa parte da nobreza germnica, o prelado se disps a atender aos pedidos do imperador. Entretanto, no transcurso de 1341, quando o bispo partiu para o Tirol, a m de casar os dois primos, caiu do cavalo em que montava e veio a falecer pouco depois. Este acidente foi interpretado por alguns outros prelados alemes como se fosse um castigo divino, por isso retiraram o apoio s causas de interesse do imperador. Entretanto, pouco depois, tendo ouvido e acolhido os pareceres de Marslio de Pdua e Guilherme de Ockham sobre as referidas questes, Lus IV anulou o casamento de Margarida e Joo Henrique e autorizou o casamento dela com seu lho, Lus de Brandenburgo.134 Portanto, em vista das ameaas papais e devido retratao e submisso dos Menoritas Francisco de Ascoli e Henrique de Talhein e, sem mais poder contar com o apoio dos Luxemburgo, o imperador enviou embaixadores a Avinho, levando uma carta na qual ele se arrependia de todos os erros que tinha cometido e se
134 Cf. Jos Antnio de C.R. de SOUZA, Guilherme de Ockham Obras Polticas, in Coleo Pensamento Franciscano, vol. II, Porto Alegre, EDIPUCRS/Bragana Paulista, USF, 1999, Introduo Consulta sobre uma questo matrimonial, p. 145-147.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

85

dispunha a aceitar a penitncia que lhe fosse imposta por Clemente VI. O Sumo Pontce imps condies to exorbitantes ao imperador que os prncipes eleitores reunidos na Dieta de Frankfurt, celebrada em 8 de setembro de 1344, o aconselharam a no aceit-las, porque violavam os direitos do Imprio. Mas, Baldono de Trves sugeriu aos seus pares que escrevessem ao Santo Padre perguntando-lhe se no admitia os direitos do Imprio ou apenas era contra Lus da Baviera. O Pontce ardilosamente respondeu-lhes que era apenas contra a permanncia do Wittelsbach frente do Imprio. O Bvaro ainda tentou manter o apoio dos prncipes eleitores, prometendo que abdicaria em favor de seu lho Lus, marqus de Brandenburgo, mas essa no teve acolhida entre eles.135 Nesse nterim, Clemente VI j tinha escolhido seu candidato ao Imprio, isto , Carlos de Luxemburgo, lho do rei Joo da Bomia e sobrinho de Baldono de Trves. No dia 13 de abril de 1346, Lus foi novamente excomungado e destitudo de todos os seus feudos. Simultaneamente, o papa convidou todos os eleitores a indicarem um novo imperador. Nessa ocasio, Carlos de Luxemburgo se encontrava em Avinho e, a 22 de abril, prometeu que, se fosse eleito imperador, anularia os atos de seu av Henrique VII e de Lus da Baviera contra Roberto de Npoles; quanto aos territrios pontifcios, armou que jamais penetraria neles sem a autorizao formal da Santa S e s entraria em Roma por ocasio de sua coroao e partiria daquela cidade no mesmo dia. Alm disso, destituiria todos os prelados rebeldes ao Papado, substituindo-os por aqueles nomeados pelo Romano Pontce. A eleio imperial realizou-se em Rense em 11 de julho de 1346. Carlos obteve 5 votos, a saber, o de seu pai, o rei Joo da Bomia, de seu tio-av, Baldono, arcebispo de Trves, de Wal135

Cf., G. MOLLAT, op. Cit., p. 368.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

86

Jos Antnio de C. R. de Souza

ram, arcebispo de Colnia, de Gerlach de Nassau arcebispo de Mogncia e de Rodolfo II, duque da Saxnia, pertencente ao ramo Wittemberg, entretanto, no foi reconhecido como imperador pelos habitantes da Baviera, sob o controle dos Wittelsbach, que o chamavam de imperador dos papas. Alm disso, o partido Wittelsbach tentou impugnar a eleio baseando-se nas clusulas estabelecidas na declarao de Rense, segundo as quais o rei dos Romanos ou imperador seria o candidato que obtivesse a maioria dos votos. Alegava-se que dois dos votos que Carlos recebera no eram vlidos, pois Gerlach de Nassau fora nomeado arcebispo de Mogncia em substituio proposital de Henrique de Virnenburg, o titular daquela arquidiocese, porque ele apoiava Lus da Baviera. Mas, com o apoio do cabido metropolitano, o arcebispo continuava normalmente governando a arquidiocese. Alm disso, como desde o incio do sculo XIV, a casa ducal da Saxnia estava dividida em dois ramos, o Lauemburg e o Wittemberg, questionava-se qual deles tinha o direito de participar da eleio imperial. Por outro lado, Lus recebeu 4 votos legtimos, a saber, o de Rodolfo II, sobrinho de Lus da Baviera, conde Palatino do Reno, de Henrique de Virneburg, de Lus de Brandenburgo, lho do imperador, e o voto do ramo Lauemburg da casa ducal da Saxnia. Alegavam, ainda, que Carlos havia sido eleito e coroado em lugar no costumeiro, isto , em Bonn, em 23 de novembro de 1346, contrariando o que prescrevia o direito germnico, que dizia claramente que eleio devia ocorrer em Frankfurt e coroao em Aachen. Ante esses acontecimentos, denunciando as manobras polticas do papado de Avinho, Ockham escreveu mais livro intitulado Sobre o poder dos imperadores e dos papas136 (c. 1346 47).
Cf. Guilherme de Ockham Obras Polticas, traduo, Introduo e notas, Jos Antnio de C.R. de SOUZA, in Coleo Pensamento Franciscano, vol. II,
136

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

As Relaes de Poder na Idade Mdia Tardia

87

Como se nota, de certo modo, repetiam-se os acontecimentos da eleio de 1314, mas, isso, agora, no interessava ao Romano Pontce. Por esse motivo, rearmando o pensamento poltico pontifcio acerca das relaes de poder entre o Papado e o Imprio e, agindo astuciosamente, Clemente VI permitiu que bispos do Imprio absolvessem de suas faltas os clrigos e leigos, desde que assinassem um documento no qual deveriam ... admitir o que a Igreja cr, ensina e professa; admitir que o imperador no tinha nem tem o direito de depor nem de escolher algum como papa; que essa idia heresia e, por isso, condenada pela Igreja; jurar sobre o Evangelho obedincia Igreja, ao papa e aos seus sucessores; reconhecer Carlos de Luxemburgo como rei dos Romanos e lhe prestar juramento de delidade e no considerar ningum como imperador se o mesmo no fosse conrmado pela Igreja; prometer no prestar auxlio direto ou indireto, pblico ou particular, aos descendentes de Lus da Baviera, enquanto eles continuassem a desobedecer Igreja... .137 As exigncias polticas do aludido papa continuaram dividindo o Imprio. Algumas regies submeteram-se completamente, aceitando Carlos de Luxemburgo como novo imperador e prestandolhe o juramento de delidade. Outros, porm, se recusaram a aceit-las, por exemplo o burgomestre de Basilia e o seu conselho, os quais entregaram a Carlos IV a seguinte declarao: ... Ns no admitimos nem cremos que Lus da Baviera herege. Se nos derem um Imperador eleito pela maioria dos prncipes, ns lhe obedeceremos imediatamente, mesmo que ele jamais pea a aprovao do papa....138 Pela ltima vez, Lus da Baviera tentou reagir contra o Pontce e seu protegido organizando um exrcito a m de invadir a Bomia,
Porto Alegre, co-edio USF/EDIPUCRS, 1999, respectivamente, p. 150-162; p. 170-254. 137 Cf. L. BAUDRY, op. Cit., p. 236. 138 Idem, ibidem, p. 237.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

88

Jos Antnio de C. R. de Souza

mas a morte o surpreendeu em uma caada a 11 de outubro de 1347, prximo da cidade de Frstenfeldbruck. A questo das relaes de poder entre o Imprio e o Papado s veio a ser denitivamente resolvida em 1356, mediante a Bula urea139 , haurida na Declarao de Rense, promulgada pelo imperador Carlos IV. Nela, deniram-se todas as questes pertinentes s eleies real e imperial: os direitos dos sete prncipes eleitores, os privilgios dos mesmos, e os procedimentos no tocante s sobreditas eleies.

139 Wolfgang FRITZ (Hg.). Die Goldene Bulle Kaiser Karls IV. vom Jahre 1356, in: Fontes iuris Germanici antiqui in usum scholarum 11,Weimar, 1972.

www.lusosoa.net

i i i

You might also like