You are on page 1of 21

PARTES

CLASSIFICAO

RGO JURISDICIONAL

TEMPO

ATOS PROCESSUAIS

PRTICA

LUGAR: via de regra, considera-se lugar dos atos processuais a sede do juzo. H atos, porm, que so praticados em lugar diverso. Ex.: percia num imvel, quando se tratar de ocupantes de certas funes (considera-se o lugar onde residem ou onde exercem suas funes).

Atos processuais so aqueles que tm como consequncia imediata a constituio, a conservao, o desenvolvimento, a modificao ou a extino de um processo. Exemplos: constituio (demanda); conservao (medida cautelar); desenvolvimento (audincia preliminar); e extino (sentena).

FORMA: constitui garantia de segurana para as partes, uma vez que assegura seja alcanada a finalidade essencial dos atos processuais.

(demanda); conservao (medida cautelar); desenvolvimento (audincia preliminar); e extino (sentena).

FORMA: constitui garantia de segurana para as partes, uma vez que assegura seja alcanada a finalidade essencial dos atos processuais.

EXISTNCIA: ocorre quando estiverem presentes todos os elementos identificadores essenciais do ato.

ANLISE TRIDIMENSIONAL

VALIDADE: ocorre quando o ato processual se conforma com o esquema abstrato predisposto pelo legislador. Ressalte-se que no existe ato processual invlido de pleno direito.

EFICCIA

REQUERIMENTOS: quando se tratar de solicitaes relacionadas a questes processuais. Ex.: requerimento para citao do ru. POSTULATRIOS: So aqueles que contm alguma solicitao ao Estado-juiz. PEDIDOS: refere-se ao mrito da causa, aquele pedido solicitado no momento do ajuizamento da ao. UNILATERAIS: so os atos praticados por apenas uma das partes. Ex.: reconhecimento do pedido; renncia pretenso ou desistncia da ao. DISPOSITIVOS: so declaraes de vontade destinadas a dispor da tutela jurisdicional BILATERAIS: so os atos praticados por ambas as partes. Ex.: transao e conveno para suspenso do processo.

ALEGAES: manifestaes aduzidas em defesa do interesse de uma ou outra das partes. Ex.: sustentao oral no julgamento de um recurso, memoriais e alegaes contidas na petio inicial e na contestao. INSTRUTRIOS: so os que tm por finalidade convencer o julgador da verdade, preparando-o para decidir a questo. ATOS PROBATRIOS: atos de produo de prova praticados pelas partes, como a confisso e o depoimento pessoal.

REAIS: atos que se caracterizam por seu aspecto material, no sendo propriamente atos de postulao, razo pela qual so chamados de atos jurdicos de evento fsico. Ex.: pagamento de custas judicias.

PROVIMENTOS: atos pelos quais o juiz se manifesta no processo, os seus pronunciamentos.

ATOS DO JUZO

ATOS REAIS: atos que se manifestam re, non verbis, caracterizando-se por seu aspecto material.

ATOS DE MOVIMENTAO: o termo de abertura de vista e o termo de concluso

ATOS DE DOCUMENTAO: a certido e o termo de juntada

ATOS DOS AUX. JUSTIA ATOS DE EXECUO: a citao e a percia

ATOS DE COMUNICAO

CLASSIFICAO

HORRIO: estabelece o art. 172, do CPC, que os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. A prtica de ato processual fora deste horrio excpecional, e se dar apenas quando estritamente necessrio.

PRAZOS: omissa a lei, e no havendo fixao de prazo pelo juiz, dever o ato ser praticado dentro do prazo de cinco dias. Os prazos so contnuos, no se interrompendo nos feriados.

CONTAGEM: exclui-se o dia do incio e inclui-se o dia do vencimento. O prazo comea a correr, em regra, da intimao parte (incio do prazo), sendo que tal dia ser excludo da contagem.

SISTEMA DA LIBERDADE DAS FORMAS

SISTEMAS TEORICAMENTE ADMISSVEIS

SISTEMA DA SOBERANIA DO JUIZ OU DA EQUIDADE

SISTEMA DA LIGALIDADE DAS FORMAS

LIBERDADE DAS FORMAS: os atos processuais, em princpio, no dependem de forma determinada, seno quando a lei expressamente o exigir.

VINCULAO DAS FORMAS

INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS: os atos processuais solenes, tendo sido praticados sem observncia das formalidades impostas por lei, ainda assim sero vlidos, desde que atinjam sua finalidade essencial. PRINCPIOS ORALIDADE

DOCUMENTAO: os atos devem ser praticados por escrito ou, quando de prtica oral, reduzidos a termo.

PUBLICIDADE: os atos processuais so pblicos, salvo aqueles que - em razo do interesse pblico, ou para resguardar algum interesse particular relevante - devem ser realizados em segredo de justia.

DEFINIO

PERFEIO FORMAL DO ATO

MERAS IRREGULARIDADES

IRREGULARIDADES

COM CONSEQUNCIAS EXCLUSIVAMENTE EXTRA PROCESSUAIS

INVALIDANTES

PREJUZO/TRANSCEDNCIA CAUSALIDADE NORMATIVA PRINCPIOS INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS DO INTERESSE ECONOMIA PROCESSUAL

OBJETIVA

CONVALIDAO SUBJETIVA

SENTENA: o ato pelo qual o juiz pe fim ao seu ofcio de julgar, resolvendo ou no o mrito da causa.

DESPACHOS: so provimentos judiciais destitudos de qualquer contedo decisrio, como o ato que determina a remessa dos autos ao contador judicial, ou o que abra vista s partes para que se manifestem sobre o laudo pericial.

DECISES INTERLOCUTRIAS: o ato pelo qual, no curso do processo, o juiz resolve questo incidente. Ex.: exceo de incompetncia ou impugnao ao valor da causa.

DE DOCUMENTAO: ato de rubricar e assinar a ata de audincia.

INSTRUTRIOS: so os atos de oitiva de testemunha. POSTAL REAL: o demandado verdadeiramente citado, o que ocorre, em regra, por meio de via postal. S ser considerado citado validamente o ru se foi ele prprio quem assinou o aviso de recebimento. Se se tratar de pessoa jurdica, ser vlida a citao se o aviso de recebimento foi assinado por quem exera poderes de gerncia geral ou de administrao.

MANDATO

ELETRNICA

CITAO: ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. A definio insuficiente e possui equvocos. Segundo, Cmara, o ato pelo qual se integra o demandado relao processual, angularizando-a. Assim, a citao o ato que outorga ao demandado a qualidade de parte do processo, tornando ntegra a relao processual, que at aquele momento estabelecia-se to somente entre autor e Estado. A falta ou nulidade de citao so supridas pelo comparecimento espontneo do demandado.

EDITAL: utilizada no caso do ru que se encontre em lugar ignorado, incerto ou inacessvel. O edital dever ser afixado na sede do juzo e, alm disto, publicado trs vezes, num prazo de quinze dias. A primeira, no Dirio Oficial, e as outras duas, em jornal de grande circulao local. Ao determinar a citao por edital , dever o juiz fixar uma dilao de prazo, entre vinte e sessenta dias, a correr da data da primeira publicao. FICTA: no h verdadeira comunicao ao ru da existncia de demanda movida em face dele, mas mera fico.

INTIMAO: ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que se faa ou deixe de fazer alguma alguma coisa. Trata-se de ato pelo qual se comunica qualquer pessoa de alguma forma ligada ao processo (autor, ru, testemunha, perito, entre outros) dos acontecimentos do processo.

COM HORA CERTA: realiza-se quando o oficial de justia, depois de se dirigir por trs vezes ao endereo do ru, no o encontra, suspeitando aquele auxiliar de justia que o demandado esteja se escondendo para impedir a citao. Nesse caso, dever o oficial de justia informar a qualquer pessoa da famlia do ru ou qualquer vizinho ou mesmo o porteiro de prdio, de que voltar ao local no dia seguinte, em hora determinada. No sendo encontrado, ter-se- como citado, deixando cpia com a famlia ou vizinho.

ROGATRIAS: a carta enviada por juzo brasileiro a juzo estrangeiro.

CARTAS: permitem que um rgo jurisdicional solicite a outro que pratique determinado ato processual.

PRECATRIAS: a dirigida por um juzo brasileiro a outro juzo, tambm nacional, quando entre eles no houver hierarquia.

DE ORDEM: a dirigida por um tribunal a um rgo judicirio a ele subordinado hierarquicamente.

LEGAIS

QUANTO ORIGEM

JUDICIAIS

CONVENCIONAIS

PAREMPTRIOS: prazos que no podem ser alterados pela vontade das partes. Ex.: oferecimento de resposta do ru. QUANTO ALTERAO DILATRIOS: prazos que podem ser dilatados ou reduzidos por conveno das partes. Ex.: apresentao das testemunhas pelas partes.

PRPRIOS: so os prazos cujo decurso leva perda da possibilidade de se praticar o ato processual (ou seja, todos os atos fixados para as partes).

QUANTO S CONSEQUNCIAS

IMPRPRIOS: so os prazos cujo descumprimento no acarreta consequncias processuais (prazos fixados para o Estado-juiz).

TERMO INICIAL (DIES A QUO)

TERMO FINAL (DIES AD QUEM)

EXTERNA

IMEDIATA INTERNA MEDIATA

NULIDADE ABSOLUTA: quando violada uma norma cogente de proteo do interesse pblico. vcio insanvel, podendo ser reconhecida de ofcio ou por requerimento de uma das partes, a qualquer tempo. Ex.: atos decisrios praticados por juizo absolutamente incompetente.

NULIDADE RELATIVA: quando se infringir norma cogente de tutela de interesse privado. vcio sanvel, e pode ser reconhecida de ofcio ou a requerimento das partes. Ex.: consentimento do cnjuge para propor aes que versem sobre direitos reais.

ANULABILIDADE: quando transgredida norma jurdica dispositiva. sanvel, s pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz, e depende de provocao. Ex.: impenhorabilidade de determinados bens. A incidncia dessa impenhorabilidade pode ser afastada pelo devedor, que poder oferecer penhora um dos bens relativamente impenhorveis, mesmo que disponha de outros.

INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS

PREJUZO INTERESSE

PRECLUSO

OBJETIVA

SUBJETIVA

You might also like