You are on page 1of 4

ANO III EDIO II

CRISTVO INFORMA
Instituto Estadual de Educao Cristvo de Mendoza

JUNHO-JULHO-AGOSTO 2013

Iniciando bem o semestre!


No dia 31/07, tivemos a grata satisfao de receber o Frei Jaime Bettega na escola, iniciando o segundo semestre de 2013. Seu discurso e sua prtica servem de exemplo a qualquer cidado e, na oportunidade, professores e funcionrios puderam saborear uma fala dinmica, onde a solidariedade, o respeito, a pacincia, o perdo, o amor e a compaixo, entre outros, foram evidenciadas como condio de bem viver. Oportunidade mpar para rever conceitos e nortear a dinmica do trabalho realizado. Foi timo!

Tribos -Desfile Alternativo Festa Junina Formatura do C. Normal

NESSA EDIO
Mostra Cientfica BMCM Workshop Desfile -7 de Setembro

Tribos - Desfile Alternativo


No dia 10/07/2013, evento que vem se tornando referncia nas atividades do Instituto, aconteceu mais um Desfile Alternativo organizado pela Tribos TRIATITUDE, representante da Parceiros Voluntrios na Escola. O evento, que mostra a criao de roupas feitas com material alternativo, emocionou quem assistia, tamanha a beleza e seriedade com que foi organizado. Certamente o corpo de jurados teve trabalho ao atribuir a premiao s equipes vencedoras, pois o empenho dos alunos resultou em trabalhos belssimos. A Escola agradece a todos que se envolveram e participaram da atividade, em especial professora Rosecler Lain, coordenadora da Tribos. Vencedores do Turno da Manh - 1 lugar Turma 3201, 2 lugar Turma 1205, melhor torcida Turma 3101; Turno da Tarde - 1 lugar Turma 2202, 2 lugar Turma 2081, originalidade Turma 2301 e melhor torcida Turma 2108. Foi lindo!!! O mural de vidro continua lindo, a cada roupagem nova que recebe dos anos iniciais!

Pgina 2

CRISTVO INFORMA

Workshop : Curso- FSG- UCS


O Workshop das profisses/2013 do I.E.E. Cristvo de Mendoza realizou-se de 13 a 15/08, para alunos dos 2 e 3 anos do Ensino M. Politcnico e C. Normal, dos 3 turnos. As Instituies que realizaram o evento foram Curso, FSG e UCS. Temas Abordados: Enem, Engenharias e Administrao, reas Exatas, Sade, Negcios e Esclareci-

Findado o primeiro semestre de 2013, sinto-me feliz ao compartilhar com a comunidade escolar mais um breve relato do muito que tem sido feito na escola, atravs da segunda edio do Cristvo Informa. Procuramos valorizar tudo que feito e sinto-me feliz ao passar os olhos neste informativo. Tanta coisa sendo feita, tantos registros fotogrficos de momentos bonitos, que impossvel no se encantar com o cotidiano da escola, mesmo que situaes difceis e entraves se faam presentes. Natural; no somos todos iguais, no pensamos todos da mesma forma. E neste momento, volto meu olhar apenas ao que realmente encanta, e cito Paulo Freire, para corroborar esta idia. A alegria no chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender no pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. E que venham os prximos semestres, recheados de bonitezas como as expostas aqui.

mento sobre Estrutura e Funcionamento dos Cursos. A participao de alunos e professores foi muito significativa e importante.

Dando Voz aos Alunos-Fatos Nacionais


Vinda do Papa ao Brasil O papa sensibilizou muitas pessoas, at aquelas que no acreditam em Deus, pela sua simplicidade, simpatia e humildade. Amanda Denise Bora T 2103 O Papa deixou um bom exemplo ao Brasil, dizendo que devemos nos unir, sermos mais caridosos e com mais f. Fbio Castilhos T 2102 As manifestaes no Brasil - O povo est certo em se manifestar, porque os governantes tem que aprender a cumprir sua promessas; cada um tem que fazer a sua parte. Felipe de Souza T 2012 Acredito que muitos dos que protestam esto centrados, com foco e sabem exatamente o que almejam. Anglica de CarvalhoT-2102 Copa do Mundo no Brasil De forma bem administrada, seria muito bom sediar a Copa do Mundo, como forma de arrecadao de dinheiro. Jlio Fernando Dresh T 2101 Copa das Confederaes 2013 Um Brasil desacreditado, com um futebol que no agradava a ningum, acabou surpreendendo. Christian Siqueira T 2101

1Mostra Cientfica e Tecnolgica na Escola


No dia 20/08/2013, foi realizada a I Mostra Cientfica e Tecnolgica da nossa Escola. Participaram do evento os alunos dos 2 anos do E. M. Politcnico do turno da manh. Os organizadores da Mostra foram os professores da rea de Cincias da Natureza e do Seminrio Integrado.Com o evento da I Mostra Cientfica e Tecnolgica os alunos tiveram a oportunidade de perceber e comprovar a nova realidade mundial, atravs de projetos de pesquisa e projetos experimentais, que podero contribuir para a construo de sociedades democrticas, sustentveis e pacficas. Toda a comunidade escolar foi convidada a visitar os projetos, e contamos tambm com a presena do Sr. Jos Artur Martins, representante da UCS na MOSTRASEG. A direo da Escola, coordenao pedaggica e colegas agradecem o empenho dos professores e alunos na concretizao deste projeto.

Turma 1201Manta Trmica com embalagens de caixas de leite

Pgina 3

ANOS INICIAIS - TURNO DA TARDE

Formatura do Curso Normal -1 semestre

A atividade ocorreu dia 28/06, com as turminhas das professoras Adriana Nicolini Gomes, Dienifer Lopes de Mesquita, Fabiana Briance Scharnowski, Tatiane Dutra e Thamires da Silva. O objetivo maior, alm de integrar as turmas, com uma atividade ldica e a partilha de alimentos, preparar as crianas para participar de outros eventos ou atividades que envolvem grande nmero de pessoas, de forma a saber conviver harmoniosamente com o coletivo. Isso demonstra todo o carinho e cuidado que as professoras tm com as crianas.

A Formatura do Curso Normal do primeiro semestre 2013 aconteceu dia 17 de agosto no auditrio do Colgio So Jos , tendo como paraninfa a diretora Fabiana Simonaggio. Como sempre, foi um evento muito significativo, pois as formandas carregam consigo a expectativa de contribuio na qualificao da Educao.

4 CRE realiza 2 Roda de Conversa sobre E. Mdio


No dia 31 do ms de julho passado professores de nossa escola participaram de um encontro promovido pela 4 CRE, representando o E. M. Politcnico e E. M. Curso Normal do I.E.E. Cristvo de Mendoza, falando de projetos desenvolvidos por professores e alunos deste nvel de escolaridade. Os professores Beto, Anglica, Luciana, Etelvina e Jaqueline apresentaram para representantes de outras escolas da regio, o projeto de construo conjunta entre alunos e professores do site umnovoolharparaofuturo, no componente Seminrio Integrado. A professora Laurinha juntamente com os alunos Graziela Ritter, Tauane Correa, Lisiane Pedroni, Aline Prestes, Jssica Lima e Alson Chaves, da turma 3201, apresentaram os projetos Literatura e Letramento e Qualificando a Leitura na Infncia, tambm do componente Seminrio Integrado.

Programa Mais Educao


O Programa Mais Educao visitou o 3 Grupo de Artilharia Antiarea de Caxias do Sul para comemorar o Dia do Soldado no dia 25 de Agosto. Os alunos do Programa puderam conhecer diferentes oficinas como: equipamentos de sobrevivncia usados em acampamentos, uso do rdio amador, travessia de pontes mveis e os prottipos dos avies usados em combates.

Banda Marcial Cristvo de Mendoza


A B M C M esteve participando em So Loureno do Sul no dia 18 de agosto de 2013 do Vigsimo Quarto Festival de Bandas . Executaram duas obras de Temas do Cinema : Medley do Batman e Piratas do Caribe . O trofu foi pela participao no evento.

Trabalho dos alunos de Geografia da Professora Vera B. de Medeiros:


Av. Jlio de Castilhos,3947 CEP: 95010-005 Bairro Cinquentenrio Caxias do Sul-RS T e l:5 4 3 2 2 51 1 30 Fa x :5 4 32251130 E-mail: i n s t i t u t o c r i s tovao@yahoo.com.br

Desfile de 7 de Setembro
Nosso Instituto, como sempre, fez bonito no Desfile Cvico de Sete de Setembro. Neste ano, apresentou-se com a Banda Marcial, Ala de Bandeiras, Ala das Saias, Alunos do Mais Educao, Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Time do Futsal. Equipe Diretiva e muitos Professores acompanharam os alunos e certamente todos os envolvidos sentiram orgulho de fazer parte da instituio.

Visualizao de Mapas Turmas: 2060A e 2060B :Localizao dos Continentes 2070A e 2070B: Brasil Poltico 2171 e 2172 :Amricas

Foto:26/08/2013
Expediente Produo e Digitao:

Professoras: Miria D.S. da Silva Rosana Borchardt T. Bernardete Motter Reviso: Rosana Borchardt Colaboradoras Professoras

FESTA JUNINA-2013
Um show!!! Assim foi a Festa Junina no Cristvo de Mendoza! Aproveite as oportunidades que lhe so oferecidas.O CLECS faz parte do Cristvo e lhe oferece cursos de Lnguas Estrangeiras: Espanhol, Francs e Ingls, com preos especiais e, na conCheia de atraes, comida boa, gente bonita e divertida. Essa festa j est se tornando tradio na escola e vai se superando a cada ano que passa. Ela fruto de muito trabalho, de muita dedicao, do empenho de vrios segmentos da comunidade escolar, e reflete a alegria de seus participantes. por isso que vai tomando maiores propores a cada ano. Fica tambm registrado o nosso agradecimento a todos que participaram do evento, tanto no trabalho quanto na diverso e que fazem elevar cada vez mais o nome de nossa instituio. A verba arrecadada distribuda entre Biblioteca Infantil, Premiao da Tribos, Escolinhas do Futsal, Jardinagem, entre outros . cluso, Certificado com registro da Secretaria Estadual de Educao e Selo de Qualidade da Oxford. O conhecimento de uma nova pode lngua lhe estrangeira proporcionar

Cssia Bossardi Maristela M. Kessler Marlene T.Boschetti Garbin Fotos:

grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. No deixe de aproveitar esta oportunidade e as vantagens de ter um curso de lnguas estrangeiras dentro da sua escola.

I.E.E. Cristvo de Mendoza Professora:Roseli Bergozza Google Imagens Impresso: Grfica Continental Tiragem: 1600 Exemplares

You might also like