You are on page 1of 2

eHow Brasil Educao e cincia Definio de Erro Quadrtico Mdio (EQM)

Definio de Erro Quadrtico Mdio (EQM)


Escrito por Curtis Seubert | Traduzido por Csar Campos
Tw eetar 0 0 Curtir 1

Em estatstica, o Erro Quadrtico Mdio (EQM) uma forma de avaliar a diferena entre um estimador e o verdadeiro valor da quantidade estimada. O EQM mede a mdia do quadrado do erro, com o erro sendo o montante pelo qual o estimador difere da quantidade a ser estimada.

Outras pessoas esto lendo


Como Calcular o RMS Como calcular o RMSE ou raiz quadrada do erro quadrtico mdio

Definio
Uma maneira simples de pensar em EQM como um critrio para selecionar um estimador adequado: em modelos estatsticos, os modeladores devem escolher entre vrios estimadores do potencial. Em termos prticos, o EQM igual soma da varincia e a tendenciosidade do quadrado do estimador. Um estimador usado para deduzir o valor de um parmetro desconhecido em um modelo estatstico. Tendncia a diferena entre o valor esperado do estimador e o verdadeiro valor do parmetro estimado.

Utilizao
Em modelagem estatstica, EQM usado para determinar em que medida o modelo no se ajustou aos dados ou se remover certos termos poderia simplificar o modelo de forma benfica. O EQM fornece um meio de escolher o melhor estimador: um EQM mnimo frequentemente, mas nem sempre, indica a variao mnima e, portanto, um bom estimador. Tirar a raiz quadrada de EQM produz o Desvio Quadrtico Mdio, uma boa medida de preciso tambm conhecida como Mdia Quadrtica.

Interpretao
Ter um Erro Quadrtico Mdio de zero (0) o ideal, mas na maioria das situaes nunca possvel. O EQM de zero significa que o estimador prev observaes com preciso perfeita.

Crtica
EQM coloca mais peso em grandes erros do que em pequenos (resultado do termo de cada quadratura), enfatizando, assim, dados discrepantes de maneira inconsistente com a mediana de dados de amostra.
Links patrocinados

Graduao a Distncia

So 34 Cursos Reconhecidos pelo MECEntre as melhores do Pas em EAD. www.ead.cesumar.br Vestibular 2013 com Vagas LimitadasNo Deixe pra Depois. Inscreva-se! Seleo.Nead.com.br/Uniasselvi Faa um Teste Rpido e Curto AgoraMesmo e Saiba Seu Nvel de Ingls. www.UPTIME.com.br/Teste_Ingles

Uniasselvi EAD

Quer Testar Seu Ingls?

Motos Usadas Busque em 60.000 Anncios de Motos.Honda, Y amaha, Suzuki e


muito Mais! bomnegocio.com/Motos

Referncias
Planet Math: erro quadrtico mdio Easy Calculation: aprenda raiz quadrada da mdia

No perca: Galeria de Fotos

As famosas que saram do armrio

Estrias de OVNI muito estranhas para serem mentiras

Roupas femininas que enlouquecem os homens

Read this article in English: Definition of a Mean Square Error


Tw eetar 0 0 Curtir 1

Comentrios
Comentar...

Publicar no Facebook
P lug-in social do F acebook

Publicando como Fabio Splendor (Trocar)

Comentar

You might also like