You are on page 1of 5

Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram?

sta uma das questes mais difceis para um cristo

responder. O problema da dor, como o famoso estudioso cristo, C.S. Lewis, uma vez chamou, a arma mais poderosa do atesmo contra a f crist. Toda a cincia verdadeira e a Histria, se bem entendidas, apiam a existncia de Deus. Esta evidncia to forte que, como diz a Bblia, " Diz o nscio no seu corao: No h Deus" (Salmo 14:1).

Muitos ateus, portanto, sem qualquer evidncia objetiva sobre qu basear sua f na inexistncia de Deus, finalmente recorrem a objees filosficas. E o problema do sofrimento

a maior destas. Isto _ dizem _ como pode um Deus de amor permitir coisas como guerras, doenas, dor e morte em seu mundo, especialmente quando seus efeitos so freqentemente mais intensos contra pessoas que so aparentemente inocentes? Ou Ele no um Deus de amor e indiferente ao sofrimento humano, ou no um Deus de poder e intil para fazer algo a respeito. Em qualquer dos casos, o Deus da Bblia, que supostamente um Deus de poder absoluto e de amor perfeito, se transforma num anacronismo impossvel. Ou isso que eles dizem! Esta uma grande dificuldade, porm, o atesmo, certamente, no a soluo, e tampouco o agnosticismo. Mesmo havendo muita coisa m no mundo, existem muito mais coisas boas. Isto provado pelo simples fato de que as pessoas normalmente tentam agarrar- se vida o quanto podem. Alm disso, todos reconhecem instintivamente a superioridade do bem contra o mal. Precisamos reconhecer tambm que as nossas prprias mentes foram criadas por Deus. Ns s podemos us-las at onde Ele nos permite, e , portanto, altamente presunoso de nossa parte us-las para questionar a Ele e aos seus motivos. "No far justia o juiz de toda a terra?" (Gnesis 18:25). "Porventura a coisa formada dir ao que a formou: Por que me fizeste assim?" (Romanos 9:20). No somos ns que traamos o padro do que certo, mas apenas o Criador de tudo. Precisamos ter em nossas mentes e coraes que, quer entendamos ou no, tudo o que Deus faz , por definio, certo. Tendo aceitado isto pela f, somos libertos para pensar em como podemos crescer espiritualmente com os sofrimentos e

bnos da vida. Ao considerarmos tais assuntos, til cativar em nossas mentes as grandes verdades seguintes:
No existem inocentes sofrimento.

Desde que "todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus" (Romanos 3:23), no existe ningum que tenha o direito de escapar da ira de Deus com base em sua prpria inocncia. No que concerne aos bebs e outras pessoas que so impossibilitadas mentalmente de distinguir entre certo e errado, claro, tanto pela Escritura quanto pela experincia universal, que eles so pecadores por natureza, e, por isso, sero, inevitavelmente, pecadores voluntrios to logo possam faz-lo.

O mundo est agora sob a maldio de Deus (Genesis 3:17) devido rebelio do homem contra a palavra de Deus. Este cativeiro da corrupo ligado ao fato de que "toda a criao, conjuntamente, geme e est com dores de parto " (Romanos 8:21, 22) universal, afetando todas as pessoas em toda parte. Deus no criou o mundo assim, e um dia Ele restaurar todas as coisas. Nesse dia, "Ele enxugar de seus olhos toda lgrima; e no haver mais morte, nem haver mais pranto, nem lamento, nem dor..." (Apocalipse 21:4).

Learn about how muchJesus Christ suffered

O Senhor Jesus Cristo, foi o nico verdadeiro inocente e justo em toda a histria humana, todavia sofreu mais que qualquer um. E Ele fez isso por ns! "Cristo morreu por nossos pecados" (I Corntios 15:3). Ele sofreu e morreu para finalmente libertar o mundo da maldio e para que, mesmo agora, Ele pudesse salvar do pecado e da escravido deste todos os que O receberem pela f como Senhor e Salvador pessoal. Esta grande libertao da pena do pecado herdado, bem como dos pecados que cometemos, muito possivelmente tambm assegura a salvao daqueles que morreram antes de atingir uma idade de consciente escolha do errado sobre o certo. Com toda a nossa f na bondade de Deus e na redeno de Cristo, podemos reconhecer que o nosso sofrimento atual pode ser transformado para a Sua glria e para o nosso bem. Os sofrimentos das pessoas que ainda no foram salvas so freqentemente usados pelo Esprito Santo para lev-las a perceber que precisam de salvao e que precisam voltar-se para Cristo em arrependimento e f. Os sofrimentos dos cristos devem ser sempre um meio de desenvolver uma mais forte dependncia de Deus e um carter mais semelhante ao de Cristo, se neles eles forem exercitados (Hebreus 12:11). Assim, Deus amor e misericordioso mesmo que no presente Ele permita que provaes e sofrimentos entrem em nossas vidas.

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito" (Romanos 8:28).

You might also like