You are on page 1of 3

Mitologia grega e religio Na Grcia Antiga, as pessoas seguiam uma religio politesta, ou seja, acreditavam em vrios deuses.

Apesar de serem imortais, possuam caractersticas de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egosmo, fraqueza, fora, vingana e outras caractersticas estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o de maior importncia, considerado a divindade seprema do panteo grego. Acreditavam tambm que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heris eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grcia Antiga possua um deus protetor. Cada entidade divina representava foras da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenmenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grcia, os romanos absorveram o panteo grego, modificando apenas os nomes dos deuses.

DEUSES
Nome do deus - O que representava
Zeus - rei de todos os deuses Afrodite - amor Ares - guerra Hades - mundo dos mortos e do subterrneo Hera - protetora das mulheres, do casamento e do nascimento Poseidon - mares e oceanos Eros - amor, paixo Hstia - lar Apolo - luz do Sol, poesia, msica, beleza masculina rtemis - caa, castidade, animais selvagens e luz Demter - colheita, agricultura Dionsio - festas, vinho Hermes - mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes, dos viajantes e dos diplomatas. Hefesto - metais, metalurgia, fogo Crono - tempo Gaia - planeta Terra

rtemis, deusa da caa.


Quem , histria e significado na mitologia grega Na mitologia grega, rtemis era a deusa da caa, da luz suave e da vida selvagem. Era filha de Zeus com Leto (deusa da noite clara). Era considerada, na mitologia grega, como a mais pura de todas as deusas. Era representada nas pinturas e esculturas sempre vestida com uma tnica branca, trazendo ao seu lado um co ou um animal (geralmente um veado) representando a caa. Aparece tambm com arco e flechas de prata (presentes de seu pai Zeus). De acordo com a mitologia grega, Zeus deu de presente filha rtemis uma corte repleta de ninfas, tornando-a a rainha dos bosques. comum tambm a imagem de rtemis rodeada de ninfas em um lindo bosque. Curiosidade: - O templo de rtemis, situado em feso (cidade jnica localizada na sia Menor), considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Demter: deusa da agricultura e da colheita.


Quem era: Na mitologia grega, Demter era a deusa da agricultura e da colheita. Era ela quem nutria a terra com a vegetao verde. Era considerada tambm como a deusa protetora do casamento e da lei sagrada. Era venerada como a responsvel pelas estaes do ano. Demter e sua filha Persfone eram as principais personagens dos mistrios eleusinos (rituais de iniciao realizados na cidade grega de Eleusis). Genealogia: De acordo com a genealogia dos deuses gregos, Demter era filha de Cronos (tit, deus da agricultura) e Ria (titanide). Desta forma, Demter era irm de Zeus (deus dos deuses). As sacerdotisas (responsveis pelo culto deusa) de Demter eram chamadas de melissas. Representao: Demter era representada (em pinturas e escultras), muitas vezes, subindo em um carro com uma grande quantidade de produtos agrcolas como, por exemplo, gros, flores e frutos. Curiosidade: - Na mitologia romana, Demter era chamada de Ceres.

Ares: deus da guerra.

Quem , histria, poderes Ares, na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus (deus dos deuses), Ares e Hera (deusa do casamento, irm e esposa de Zeus). De acordo com a Ilada (poema de Homero), Ares tinha uma quadriga (carroa puxada por 4 cavalos). Os garanhes, de acordo com o poema, eram imortais e soltavam fogo pelas narinas. Os gregos costumavam fazer sacrifcios de animais, na noite anterior aos combates, para conseguir a ajuda do deus Ares. De acordo com os mitos gregos, o deus Ares teve vrios filhos e filhas. Entre eles, podemos citar: Cicno (ladro de estradas que foi assassinado pelo heri Heracles); Anteros, Deimos e Phobos (filhos de Ares com Afrodite) e Hiplita (filha de Ares com a rainha amazona Otrra). Curiosidade: - Na mitologia romana, Ares era identificado como Marte (deus da guerra

e da agricultura).

You might also like