You are on page 1of 2

Ficha Tcnica de Produto

MASTERMIX BFD
Aditivo plastificante polifuncional Aditivo para concreto, lquido pronto para o uso e livre de cloretos. Indicado para a produo de concreto uniforme e com maior qualidade. Possui em sua composio componentes que atuam como dispersantes do material cimentcio, propiciando grande reduo de gua sem alterao do tempo de pega do concreto. Compatvel com todos os tipos de cimento Portland. Atende os requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo P) e ASTM C494 (tipo A).

Benefcios Estado Fresco - Aumento da coeso e reduo da segregao; - Aumento da trabalhabilidade do concreto; - Incremento da manuteno de slump; - Facilita o adensamento e o lanamento; - Facilita o bombeamento; - Reduz o fator A/C*. Campos de Aplicao MASTERMIX BFD recomendado para uso em todos os tipos de concreto onde desejada a reduo da gua de amassamento e aumento do tempo de trabalhabilidade, tais como: Concretos usinados em geral (dosados em centrais, barragens, rodovias, etc.); Concretos reforados, pr-fabricados, bombeados, fluidos; Concreto protendido; Concretos para reparaes de superfcies de pontes; Concreto aparente. Estado Endurecido - Aumento da resistncia compresso; - Aumento da resistncia flexo; - Aumento do mdulo de elasticidade; - Aumento da durabilidade do concreto; - Melhor acabamento do concreto endurecido; - Reduo de permeabilidade; - Reduo de retrao e fissuras.

Modo de Utilizao / Aplicao MASTERMIX BFD deve ser adicionado aps o final da mistura dos componentes do concreto (cimento Portland, gua e agregados, etc.), conjuntamente com a segunda parte da gua de amassamento que ser utilizada na mistura. Nunca deve ser adicionado aos componentes secos do concreto ou cimento.

DOSAGEM: MASTERMIX BFD um aditivo com caractersticas polifuncionais podendo ser dosado em uma ampla faixa, propiciando efeitos diferentes, de acordo com sua aplicao. A faixa de dosagem recomendada de MASTERMIX BFD de 0,6 a 1,0% s.p.c**. Estas dosagens so orientativas, sendo imprescindvel a realizao de testes laboratoriais e/ou de campo. A dosagem tima de MASTERMIX BFD para uma boa reduo de gua (>10%) pode variar de acordo com a temperatura ambiente, tipo de cimento, quantidade de finos na mistura, fator A/C*, condies de mistura, tipos de agregados, etc. O tempo de pega pode ser influenciado pela temperatura e umidade ambientes, bem como pelo aumento da dosagem de MASTERMIX BFD. MASTERMIX BFD compatvel com outros aditivos utilizados na fabricao de concretos. Para dosagens fora da faixa recomendada e para maiores informaes, entrar em contato com nosso departamento tcnico. A limpeza dos equipamentos e ferramentas que foram contaminados com MASTERMIX BFD deve ser feita com gua abundante. MASTERMIX BFD, quando utilizado com outros aditivos, deve ser adicionado separadamente.

Dados Tcnicos

Funo Base Qumica Aspecto Cor

Aditivo plastificante polifuncional para concreto. Lignosulfonatos e aditivos especiais Lquido Castanho escuro

Teste Aparncia pH Densidade Slidos

Mtodo BASF TM 761B TM 112 B TM 103 B TM 613 B

Especificao Lquido castanho escuro 7-9 1, 170 - 1, 210 38,0 - 42,0

Unidade Visual g/cm3 %

Embalagem e Armazenagem Embalagem Validade Armazenage m MASTERMIX BFD fornecido em embalagens de 238 kg e caminho tanque. 09 meses a partir da data de fabricao, se respeitadas as condies de armazenagem. Em condies ambientais adequadas e devidamente embaladas. Local coberto, fresco, seco, longe de temperaturas extremas ou fontes de calor, embalagens originais e lacradas. Armazenar fora do alcance de crianas.

Transporte e Segurana Transporte Manuseio MASTERMIX BFD classificado como Transporte No Perigoso. Utilizar EPI's adequados: luvas e botas impermeveis, culos de segurana qumica. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. No beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Produto no inflamvel e no explosivo. Produto no considerado txico, porm imprprio para o consumo humano. Para maiores detalhes, consultar a Ficha de Segurana do produto.

Fogo Toxicidade Segurana

Informaes Complementares Siglas: Fator A/C* - relao entre gua e cimento. s.p.c** - sobre o peso de cimento. Os dados mencionados nesta ficha tcnica so baseados em provas de laboratrio cuidadosamente controlados. Possveis variaes podem ocorrer dentro de limites que consideramos razoveis, mas recomendamos que o cliente realize testes previamente nas suas condies especfica para possveis ajustes, se necessrio. Em caso de dvidas, recomendamos consultar nosso Departamento Tcnico. Aprovao: Eduardo Machado Coelho BASF S/A Rua Costa Barros, n 3089 - Bairro Vila Prudente - So Paulo/SP - CEP: 03210-001 Tel.: (0xx11) 2718-5555 FAX: (0xx11) 2718-5500

You might also like